Top Banner
24/02/2015 Geologia Ambiental O Caso da barragem de Vaiont http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GAn_Casos/Vaiont/Vaiont_1.html 1/25 Geologia Ambiental Elementos de apoio preparados por J. Alveirinho Dias 99 mod. Mar 06 Casos de Estudo O caso da Barragem de Vaiont, Itália, 1963 1 2 3 4 5 1. Enquadramento O rio Vaiont (ou Vajont) é um afluente do rio Piave (do latim Plavis = bater ruidosamente), localizado no nordeste de Itália (fig. 1), que nasce nos Alpes Italianos (na região das Dolomites, assim designada pela abundância de dolomite que aí existe) e desagua no Mar Adriático, próximo da cidade de Veneza. A bacia hidrográfica do Piave está muito intervencionada, principalmente com sistemas de irrigação, na parte inferior, correspondente a uma planície aluvial, e com aproveitamentos hidroeléctricos, na parte superior, montanhosa. O vale do Vaiont, situase próximo da fronteira com a Áustria e com a Eslovénia, a cerca de 100km a norte de Veneza. Tratase de um vale profundo e apertado, isto é, uma verdadeira garganta em que, consequentemente, as condições fisiográficas são muito propícias à construção de uma barragem. Devido a tais condições, na transição das décadas de 50 para a de 60 do século XX, foi aí efectivamente construída uma grande barragem destinada à produção de energia eléctrica, que ficou conhecida por barragem de Vaiont. A área é geologicamente caracterizada por litologias carbonatadas intercaladas com areias e argilas. Existem dois sistemas principais de fracturas, um paralelo e outro perpendicular aos planos de estratificação. Especificamente no vale onde foi edificada a barragem a estrutura geológica (fig. 3) corresponde a um sinclinal cortado pelo rio. As formações dominantes são carbonatadas, do Jurássico Inferior e Médio (Lias, Dogger), a que se sobrepõem calcários mais argilosos do Jurássico Superior (Malm). Sobre este conjunto dispõemse terrenos do Cretácico e do Terciário, caracterizadas por litologias mais detríticas, com maiores conteúdos argilosos e, por consequência, menos resistentes. A s vertentes do vale têm, em geral, pendores muito elevados, chegando a ser quase verticais. .. Fig. 1 Bacia hidrográfica do rio Piave. .. Fig. 2 Mapa de localização da barragem de Vaiont com indicação das principais áreas afectadas. 2. Movimentos de massa antecedentes Na região, a documentação histórica que alude a movimentações de massa é relativamente abundante. A título de exemplo referese o que ocorreu nas proximidades de Belluno (a SW de Vaiont), e que destruiu a ponte que dava acesso à cidade.
5

Geologia Ambiental - O Caso Da Barragem de Vaiont

Dec 18, 2015

Download

Documents

Ricardo Gomes

Estudos sobre desastres naturais
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
  • 24/02/2015 GeologiaAmbientalOCasodabarragemdeVaiont

    http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GAn_Casos/Vaiont/Vaiont_1.html 1/25

    GeologiaAmbiental ElementosdeapoiopreparadosporJ.AlveirinhoDias99mod.Mar06

    CasosdeEstudoOcasodaBarragemdeVaiont,Itlia,1963

    1 2 3 4 5 1.Enquadramento OrioVaiont(ouVajont)umafluentedorioPiave(dolatimPlavis =baterruidosamente),localizadononordestedeItlia(fig.1),quenascenos Alpes Italianos (na regio das Dolomites, assim designada pelaabundncia de dolomite que a existe) e desagua no Mar Adritico,prximodacidadedeVeneza.AbaciahidrogrficadoPiaveestmuitointervencionada, principalmente com sistemas de irrigao, na parteinferior,correspondenteaumaplanciealuvial,ecomaproveitamentoshidroelctricos,napartesuperior,montanhosa.

    OvaledoVaiont,situaseprximodafronteiracomaustriaecomaEslovnia, a cerca de 100kma norte deVeneza.Tratase de um valeprofundo e apertado, isto , uma verdadeira garganta em que,consequentemente, as condies fisiogrficas so muito propcias construodeumabarragem.Devidoataiscondies,natransiodasdcadasde50paraade60dosculoXX,foiaefectivamenteconstrudaumagrandebarragemdestinadaproduode energia elctrica, queficouconhecidaporbarragemdeVaiont.

    A rea geologicamente caracterizada por litologias carbonatadasintercaladas comareias eargilas.Existemdois sistemasprincipais defracturas, um paralelo e outro perpendicular aos planos deestratificao.

    Especificamente no vale onde foi edificada a barragem a estruturageolgica (fig. 3) corresponde a um sinclinal cortado pelo rio. Asformaesdominantessocarbonatadas,doJurssicoInferioreMdio(Lias, Dogger), a que se sobrepem calcrios mais argilosos doJurssicoSuperior(Malm).SobreesteconjuntodispemseterrenosdoCretcicoedoTercirio,caracterizadasporlitologiasmais detrticas,commaiorescontedosargilosose,porconsequncia,menosresistentes.Asvertentesdovaletm,emgeral,pendoresmuitoelevados,chegandoaserquaseverticais.

    ..

    Fig.1BaciahidrogrficadorioPiave...

    Fig.2MapadelocalizaodabarragemdeVaiontcomindicaodasprincipaisreasafectadas. 2.Movimentosdemassaantecedentes Naregio,adocumentaohistricaquealudeamovimentaesdemassarelativamenteabundante.AttulodeexemplorefereseoqueocorreunasproximidadesdeBelluno(aSWdeVaiont),equedestruiuapontequedavaacessocidade.

  • 24/02/2015 GeologiaAmbientalOCasodabarragemdeVaiont

    http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GAn_Casos/Vaiont/Vaiont_1.html 2/25

    As cedncias das vertentes doMonte Antelao (a NNW de Vaiont) so repetidamente referidas na documentao, tendoatingido,provavelmente,maioramplitude,asqueocorreramem1347,em1737,em1814eem1868,emqueaslocalidadesdeSala,TaoleneMarceana,entreoutras,sofreramgrandesdanos.Snoltimoeventoaludidoverificouseadestruiode70habitaeseamortede300pessoasede400animaisdomsticos,tendocentenasdehectaresdeterrenocultivadoficadocobertospelosmateriaisentomobilizados.

    Comfrequncia,ageomorfologiadaregioestmuitomarcadaporestesmovimentosdemassa.oqueseverifica,porexemplo,noLagoAlleghe(situadoaNWdeVaiont,norioCordevole,queafluentedoPiave),queseconstituiuem1771,nasequnciadacednciadeumavertentedoMonteSpiz,cujosmateriaissepultaramasaldeiasdeAriete,deFucineedeMerin,causando70vtimas,einterromperamocursodorio.

    Estasmovimentaes so frequentes, tambm, noutras zonas prximas, como no vale do S. Lucano, onde h notcia daocorrnciadeeventosdestrutivosem1748eem1908.Em1925verificouse,a,novacedncia,cujosmateriaisdestruramocentrodePredeLagunaz,tendoprovocado28mortoseumadezenadeferidos.

    Mesmono vale doVaiont existem indcios geolgicos e geomorfolgicos claros de antigas cedncias de vertentes, sendontidaacicatrizdeumamovimentaodemassa,situadanasproximidadesdolocalondeseerigiuabarragem,masdequenoseconheceaidade.

    ..

    Fig.3CortegeolgicoesquemticotransversalaovaledoVaiont. 3.ConstruodabarragemdeVaiont Emboraa ideiade construirumabarragemnovaledoVaiont fosse j antiga, tendo sidoinicialmente proposta na segunda dcada do sculo XX, a solicitao oficial paraconcretizaodoprojectofoiapresentadapelaSADE(SocietAdriaticadiElettricit)em22deJunhode1940(emplenaIIGuerraMundial).

    Faziapartedeumprojectomaisvastoquetinhacomoobjectivoa implementaodeumacascatadebarragensnestapartedabaciadorioPiave.

    ..

    Efectivamente, o crescimento do consumo de electricidadeimpunhaque se aumentasse significativamente a produodeenergiaelctricanaregio.

    Tal ficou bem expresso em declaraes da SADE, nessaaltura,quandoafirmavaque"...snoltimoanooconsumode energia de Veneza e do porto industrial de MagheraultrapassouomeiomilhardeKWh,isto,umterodetodaaenergia produzida na regio, verificandose tendncia paraque, no futuro prximo, haja um crescimento rapidssimodevidodemandadaindstriaaquiinstalada".

  • 24/02/2015 GeologiaAmbientalOCasodabarragemdeVaiont

    http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GAn_Casos/Vaiont/Vaiont_1.html 3/25

    ..

    Fig.4ProjectodosistemaPiaveBoiteMaVajontapresentadoem1940.Clicarpara alargar. Extrado de .

  • 24/02/2015 GeologiaAmbientalOCasodabarragemdeVaiont

    http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GAn_Casos/Vaiont/Vaiont_1.html 4/25

    Nadcadade40foramapresentados,pelascomunidadeslocais,vriosprotestos,dequesoexemplo os de Longarone (preocupada com o desvio da corrente e eventual eroso deterrenosagrcolas)eodeErtoCasso(quelamentavaaperdadeterrenosfrteis).

    Oprojectoobtevecompletaaprovaoapenasem6deJulhode1957,embora,naprtica,aSADEtenha iniciadoos trabalhosdeescavao (embora semasnecessriasautorizaes)emSetembrode1956.

    Fig.5Projectodoesquemafuncionaldabarragem de Vajont. Clicar para alargar.Extradode.

    .

    Fig. 6 Vista do ncleo urbano de Longarone, duramente atingido pela catstrofe,localizadonamargemdireitadorioPiave,quaseemfrentedo localondeoVaiont,afluente da margem esquerda, desagua. (Foto: Zanfron extrada de ).

    Fig. 7 Vista da vertente direita do Monte Toc, que haveria de ceder aps aconstruodabarragem.(Foto:E.Semenza,extradade).

    ..EmSetembrode1959abarragemestavajpraticamenteedificada(emborafaltassemostrabalhoscomplementares),tendooparedo261,60mdealtura,eespessurade22,11mnabasee3,40mnotopo,sendo,naaltura,umadasbarragensmaisaltasdomundo.Ocoroamento,localizadoaltitudede725,50m,tinha190,15mdecomprimento.Nostrabalhosde construoforamescavados760000m3demateriais,dosquais400000m3eramrochafirme. .

    .

    Fig.8Aspectodostrabalhosdeconstruodabarragem.(Foto:Zanfronextradade).

    Fig.9Aspectodabarragemduranteaconstruo,vendosejaalbufeiraacomearaencher.(Foto:Zanfronextradade).

    medidaque se ia construindoabarragemequeaalbufeira comeavaaarmazenarquantidade significativade gua,perturbandooequilbriodosnveisfreticos,comearamaocorreralgunsmovimentosdemassacompequenaamplitude,peloqueseimplementouumesquemacontnuodemonitorizao.De1960a1963verificouse,naencostasul,umareptaodemenosde1cm/semanaquefoiprogressivamenteaumentandoatatingirmaisde30cm/semana.

  • 24/02/2015 GeologiaAmbientalOCasodabarragemdeVaiont

    http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GAn_Casos/Vaiont/Vaiont_1.html 5/25

    .. ..

    Fig. 10 O vale do Vaiont antes da barragem, numaperspectiva conhecida como "das 3 pontes". (Foto:Zanfronextradade).

    Fig. 11 Vista da parte frontal da barragem de Vaiont.(Foto:Zanfronextradade).

    Fig. 12 Vista (de jusante para montante) da barragemde Vaiont. (Foto: Eddie Bromhead, extrada de