Top Banner
AFNATURA Associação de Fotografos da Nutureza Fundada em 19 de agosto de 2009, a AFNATURA é a primeira instituição a divulgar, normatizar e defender a atividade de Fotografia de Natureza no Brasil.
21

FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

Jul 25, 2015

Download

Art & Photos

Marta Gomes
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

AFNATURA Associação de Fotografos da Nutureza

Fundada em 19 de agosto de 2009, a

AFNATURA é a primeira instituição a divulgar, normatizar e defender a atividade de Fotografia de Natureza no Brasil.

Page 2: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

COMO SURGIU

A associação surgiu a partir do aglutinamento de idéias de fotógrafos com especialização em natureza, que percebiam as mesmas dificuldades em lidar com questões de ordem prática e legal em relação a atividade de fotografia em Unidades de Conservação em todo o país. Postas à mesa, as idéias e necessidades se revelaram muito mais ambragentes que a questão inicial de obter liberdade para a prática de fotografia em áreas naturais.

Toda uma questão ética, ideológica, comercial, didática e principalmente de reconhecimento e paixão por uma atividade tão nobre passou a nortear o grupo. Surgiu assim. uma associação formal, constituida por trabalho voluntário, que, agora, constroi a identidade da Fotografia de Natureza em nosso país.

Gustavo Pedro

João Quental

Ricardo Siqueira

José Caldas

Page 3: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

JOSÉ CALDAS

Sergipano de 38 anos especializado em natureza e documentação geográfica, tem trabalhos publicados nas principais revistas e jornais brasileiros e fotos distribuídas internacionalmente através de agências de notícias e catálogos de imagens - nove livros publicados – também teve participação significativa em mais seis com outros fotografos - Fotoarquivo com mais de 15.000 cromos em vários formatos – ministra Workshop “ Fotografia de Natureza “ no RJ - Exposição Individual - BRASIL E A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM”

Page 4: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

Suas fotos são documentos que se agregam ao patrimônio de imagens da nação, não só pelo que documentam, mas por expressarem a visão do artista.

Page 5: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

As fotos deste parque revelam a imensidão de Minas Gerais e o misticismo do Sertão de que falava Guimarães Rosa. Entre muitos quilômetros de arbustos e relva, vários filetes de água cor de cobre misturam-se para formar o Rio São Francisco. Mais adiante, a primeira cachoeira mostra a força que o rio terá mais tarde, em seu caminho até o mar. O parque abriga também animais ameaçados, como o raríssimo pato mergulhão, que José Caldas descobriu em seu esconderijo.

Parque Nacional da Serra da Canastra

Page 6: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

Desde 1992, José Caldas vem investigando o mundo destes macacos ameaçados de extinção. Em seu principal refúgio, a Fazenda Montes Claros, em Caratinga, Minas Gerais, ele descobriu por que os Brachyteles arachnoides atraem a atenção de tantos pesquisadores no Brasil e no mundo. As fotos mostram a inteligência e a delicadeza dos muriquis, que formam grupos nos quais as fêmeas têm o mesmo poder que os machos e a união dos vizinhos é demonstrada com abraços.

Muriquis

Page 7: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

A foz do rio Parnaíba transforma o pequeno litoral do Estado do Piauí numa paisagem inesquecível. O cenário nunca é o mesmo: dunas de areias branquíssimas surgem entre lagoas cristalinas e canais de rio cortam o verde exuberante dos manguezais. Em meio a

tantas cores, o povo do delta, principalmente os pescadores, foi fotografado por José Caldas em seu cotidiano de trabalho e beleza.

R IO

PARNA IBA

Page 8: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

São Francisco

Litoral de Sergipe, rio São Francisco, águas cálidas do Atlântico, que carrega a força de um Brasil quase desconhecido pela mídia e pela população urbana do Sudeste. Apesar das inúmeras agressões ambientais que vem sofrendo continua oferecendo riquezas.

Page 9: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

Perdido no coração da Bahia, este santuário esteve durante séculos reservado aos povos nativos.

Chapada Diamantina

Seus caminhos são um inesgotável manancial de surpresas para o visitante: cachoeiras ocultas em meio a cânions assustadores, montanhas e rochas de cores e formas variadas.

Page 10: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 11: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 12: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 13: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 14: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 15: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 16: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 17: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 18: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 19: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS

Disciplina: Fotografia AmbientalProfessor: Fernando PiresAluno :Marta Gomes2012-2 http://www.afnatura.org.br

Page 20: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS
Page 21: FOTOGRAFO JOSÉ CALDAS