Top Banner
Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad? UNA ALTERNATIVA PARA LA PAZ Y EL DESARROLLO DE UNA CIUDADANÍA INTEGRAL Córdoba 29,30,31 de Octubre y 1 de Noviembre 2005 LA COEDUCACIÓN:
21

Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

Jan 18, 2016

Download

Documents

morag

Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?. LA COEDUCACIÓN:. UNA ALTERNATIVA PARA LA PAZ Y EL DESARROLLO DE UNA CIUDADANÍA INTEGRAL. Córdoba 29,30,31 de Octubre y 1 de Noviembre 2005. União de Mulheres Alternativa e Resposta. - PowerPoint PPT Presentation
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

Foro Social Ibérico por la Educación

¿Qué Educación para que Sociedad?

UNA ALTERNATIVA PARA LA PAZ Y EL DESARROLLO DE UNA CIUDADANÍA INTEGRAL

Córdoba 29,30,31 de Octubre y 1 de Noviembre2005

LA COEDUCACIÓN:

Page 2: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

Um olhar sobre a Um olhar sobre a coeducação em coeducação em

PortugalPortugal

União de Mulheres Alternativa e Resposta

Artemisa Coimbra (2005)

Page 3: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃORuptura político-social em PortugalRuptura político-social em Portugal

25 de Abril de 197425 de Abril de 1974Dinamizador de diversos sectores da sociedadeDinamizador de diversos sectores da sociedade

Campo Educativo:Campo Educativo:algumas transformações significativas na área algumas transformações significativas na área

dadaIgualdade de Oportunidades, Igualdade de Oportunidades,

mas confinadas a:mas confinadas a: Generalização do ensino mistoGeneralização do ensino misto

Diversidade das escolhas de carreirasDiversidade das escolhas de carreiras Acesso mais fácil ao prosseguimento de Acesso mais fácil ao prosseguimento de

estudosestudosFernanda Henriques e Teresa Pinto (2001)

Page 4: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃO

Falta de Falta de relevância da relevância da questão da questão da

igualdade de igualdade de género em género em educaçãoeducação

•Não atribuição de significado nas políticas educativas•Escassez de legislação

•Não consciencialização académica

•Poucas investigações significativas

Page 5: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃO

ANOS 80ANOS 80 Aumento e diversificação da produção:

Investigação académica institucionalizada (dissertações)

Iniciativas de divulgação pública (congressos e similares)

Actividades de acção/intervenção (projectos)

Page 6: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃOMARCOS DE MUDANÇAMARCOS DE MUDANÇA

A primeira tese de doutoramento em A primeira tese de doutoramento em Educação e Género da autoria de Ana Educação e Género da autoria de Ana Benavente (1985)Benavente (1985)

Os colóquios:Os colóquios: “ “A Mulher na Sociedade Portuguesa A Mulher na Sociedade Portuguesa ” ”

(IHES da Fac. Letras da Univ. Coimbra) (1985)(IHES da Fac. Letras da Univ. Coimbra) (1985)

“ “Mulheres em Portugal Mulheres em Portugal ””(ICS da Univ. Lisboa) (ICS da Univ. Lisboa) (1985)(1985)

Diversas iniciativas ao nível da Diversas iniciativas ao nível da produção no campo da Igualdade de produção no campo da Igualdade de Oportunidades em EducaçãoOportunidades em Educação

Page 7: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃO

Categorias temáticas:Categorias temáticas:

Educação e GéneroEducação e Género

História da EducaçãoHistória da Educação

Page 8: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃOEducação e GéneroEducação e Género

(produção)(produção)

Artigos / Capítulos em obras 82Artigos / Capítulos em obras 82 Obras 47Obras 47 Projectos 21 Projectos 21 Dissertações de Mestrado 19 Dissertações de Mestrado 19 Comunicações em congressos 18Comunicações em congressos 18 Congressos específicos 11Congressos específicos 11 Teses de Doutoramento 3Teses de Doutoramento 3

Page 9: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃO

Origem das produçõesOrigem das produções

Até 1985:Até 1985:- Da área da Educação Da área da Educação

e dos Estudos sobre e dos Estudos sobre as Mulheresas Mulheres

Após 1985:Após 1985:- Psicologia, Psicologia,

Sociologia, HistóriaSociologia, História

Entidades promotoras deEntidades promotoras de

congressos e projectoscongressos e projectos

CCF / CIDM 9CCF / CIDM 9

FPCE-UP 5FPCE-UP 5

ONG de Mulheres 3ONG de Mulheres 3

Ministério da Educação Ministério da Educação 22

Page 10: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃO

RESISTÊNCIAS À MUDANÇARESISTÊNCIAS À MUDANÇA

PRODUÇÃO CIENTÍFICAPRODUÇÃO CIENTÍFICA LEGISLAÇÃOLEGISLAÇÃO RELAÇÕES DE PODERRELAÇÕES DE PODER ESTRUTURAS CURRICULARESESTRUTURAS CURRICULARES PRÁTICAS EDUCATIVASPRÁTICAS EDUCATIVAS DIVERSIFICAÇÃO DE ESCOLHAS DE DIVERSIFICAÇÃO DE ESCOLHAS DE

PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOSPROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

Fernanda Henriques e Teresa Pinto (2001)

Page 11: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃOPLANO DAS MENTALIDADESPLANO DAS MENTALIDADES

Ainda se pensa que “ser mulher” corresponde a uma Ainda se pensa que “ser mulher” corresponde a uma natureza específicanatureza específica

Dicotomia de papéis atribuídos aos homens e às Dicotomia de papéis atribuídos aos homens e às mulheresmulheres

Persistência de estereótiposPersistência de estereótiposPLANO EPISTEMOLÓGICOPLANO EPISTEMOLÓGICO

Persistência do paradigma positivista na investigaçãoPersistência do paradigma positivista na investigação Persistência do universal neutro na formação dos/as Persistência do universal neutro na formação dos/as

investigadores/asinvestigadores/asPLANO POLÍTICO-SOCIALPLANO POLÍTICO-SOCIAL

Difícil acesso a cargos públicosDifícil acesso a cargos públicos Menor poder económico das mulheresMenor poder económico das mulheres Reduzida visibilidade dos movimentos feministasReduzida visibilidade dos movimentos feministas

Page 12: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃO

É necessário:É necessário: ““inflectir a produção de políticas inflectir a produção de políticas

educativas no que respeita à educativas no que respeita à problematização das orientações e problematização das orientações e práticas da coeducação” (Silva e práticas da coeducação” (Silva e Perista, 1995)Perista, 1995)

ultrapassar “a fase de acumulação ultrapassar “a fase de acumulação caracterizada por pesquisas caracterizada por pesquisas empíricas de valor desigual” (Cova, empíricas de valor desigual” (Cova, 1998)1998)

Page 13: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃOPerspectiva da UMAR Perspectiva da UMAR

((União de Mulheres Alternativa e Resposta)

Sistema Escolar

implementar o conceito de igualdade combater a divisão sexual do trabalho e das

funções reflectir sobre a utilização dos espaços

informais nas escolas integrar diferentes culturas numa perspectiva

crítica e reflexiva sem cair na anulação nem na aceitação incondicional

Page 14: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃO

Perspectiva da UMAR Perspectiva da UMAR ((União de Mulheres Alternativa e Resposta)

Manuais escolares

implementar regulamentação e um observatório de avaliação para desconstrução de estereótipos, eliminação da linguagem sexista e do falso neutro

Page 15: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃOPerspectiva da UMAR Perspectiva da UMAR

((União de Mulheres Alternativa e Resposta)

Currículo introduzir conteúdos na área da igualdade de

oportunidades e da igualdade de resultados dar visibilidade ao papel das mulheres nas

diferentes áreas (científica, política, artística,…) introduzir temas relevantes:

violência / violência contra as mulheres / violência doméstica

a guerra o comércio justo

Page 16: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃOPerspectiva da UMAR Perspectiva da UMAR

((União de Mulheres Alternativa e Resposta)

Currículo paridade e representatividade de género conciliação entre a vida familiar e a

profissional partilha das decisões educação para os afectos acesso igualitário à diversidade das

carreiras profissionais

Page 17: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃOPerspectiva da UMAR Perspectiva da UMAR

((União de Mulheres Alternativa e Resposta) Currículo

direito à sexualidade, ao prazer, sem discriminação de orientação sexual

prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, da SIDA, das Hepatites

planeamento familiar / contracepção aborto

maternidade e paternidade conscientes

respeito pelo meio ambiente

igualdade da justiça social para acabar com a pobreza

cooperação entre os povos

Page 18: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃOPerspectiva da UMARPerspectiva da UMAR

((União de Mulheres Alternativa e Resposta)

Práticas pedagógicas impulsionar a construção de uma rede de

docentes que partilhe e trabalhe entre si com vista à mudança

Liderança das escolas implementar o modelo igualitário em detrimento

do modelo patriarcal

Page 19: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃO

Perspectiva da UMARPerspectiva da UMAR ((União de Mulheres Alternativa e Resposta)

Sensibilizar os sindicatos do professorado Sensibilizar os sindicatos do professorado para as temáticas atrás referidaspara as temáticas atrás referidas

Continuar e aumentar a investigação nas Continuar e aumentar a investigação nas questões de género e educaçãoquestões de género e educação

Page 20: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

COEDUCAÇÃOCOEDUCAÇÃOPerspectiva da UMARPerspectiva da UMAR

((União de Mulheres Alternativa e Resposta)

FACTORES FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A PAZ E PARA A CIDADANIA

COEDUCAÇÃO IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

DIALÉCTICA ENTRE:IDENTIDADE / DIFERENÇAMESMIDADE / ALTERIDADE

“INTERNALIZAR” A PERSPECTIVA DE GÉNERO(Manuela Silva)

Page 21: Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

 

Rua Formosa, 433-3º andar

4000 - 253 Porto

Tel..: 351222010326

e-mail: [email protected]

União de Mulheres Alternativa e Resposta