Top Banner
Formação litúrgica Em módulos
20

Formação litúrgica 1

Dec 15, 2015

Download

Documents

lcmcib

formação de liturgia
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Formação litúrgica 1

Formação litúrgica Em módulos

Page 2: Formação litúrgica 1

Módulo 01 – Liturgia da Missa• Liturgia Eucarística – Estrutura e Conceitos

Page 3: Formação litúrgica 1
Page 4: Formação litúrgica 1
Page 5: Formação litúrgica 1
Page 6: Formação litúrgica 1

Módulo 2 – Liturgia em GeralTempo litúrgico

Page 7: Formação litúrgica 1
Page 8: Formação litúrgica 1
Page 9: Formação litúrgica 1

Módulo 2 – O Sacramento da Eucaristiahttp://www.ahoradamissa.com/index_sacramento.html

Page 10: Formação litúrgica 1
Page 11: Formação litúrgica 1

Módulo 3 – Espiritualidade líturgica

•O Compêndio do Catecismo se articula em quatropartes, em correspondência com as leis fundamentais davida em Cristo.

•A primeira parte, intitulada “A profissão da fé”, contémuma oportuna síntese da “lexcredendi”, isto é, da féprofessada pela Igreja Católica, retirada do SímboloApostólico ilustrado com o Símbolo Niceno-Constantinopolitano, cuja constante proclamação nasassembléias cristãs mantém viva a memória dasprincipais verdades da fé.

Page 12: Formação litúrgica 1

•A segunda parte, intitulada “A celebração domistério cristão”, apresenta os elementosessenciais da “lex celebrandi”. O anúncio doEvangelho encontra, de fato, a sua respostaprivilegiada na vida sacramental. Nela, os fiéisexperimentam e testemunham em cadamomento de sua existência a eficácia salvífica domistério pascal, por meio do qual Cristo realizoua obra da nossa redenção.

Page 13: Formação litúrgica 1

•A terceira parte, intitulada “A vida emCristo”, evoca a “lex vivendi”, isto é, o esforçoque os batizados fazem para manifestar nosseus comportamentos e nas suas escolhaséticas a fidelidade à fé professada ecelebrada. Os fiéis, de fato, são chamadospelo Senhor Jesus a realizar as obras própriasde sua dignidade de filhos do Pai na caridadedo Espírito Santo.

Page 14: Formação litúrgica 1

•A quarta parte, intitulada “A oração cristã”,oferece uma síntese da “lex orandi”, isto é,da vida de oração. A exemplo de Jesus, omodelo perfeito de orante, também o cristãoé chamado ao diálogo com Deus na oração,cuja expressão privilegiada é o Pai Nosso, aoração ensinada pelo próprio Jesus.

•fonte: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20050320_ratzinger-intro-compendium_po.html

Page 15: Formação litúrgica 1

Catecismo da Igreja Católica

122. « A liturgia é, ela própria, oração; a confissão da féencontra o seu justo posto na celebração do culto. A graça,fruto dos sacramentos, é a condição insubstituível do agircristão, assim como a participação na liturgia da Igreja,requer a fé. Se a fé não se realiza nas obras, é morta e nãopode dar frutos de vida eterna ».

Page 16: Formação litúrgica 1

Módulo 4 – Princípios de Liturgiahttps://books.google.com.br/books?id=h5FFBQAAQBAJ&pg=PA49&lpg=PA49&dq=liturgia+inserida&source=bl&ots=CCDbbEj9Da&sig=kxffrptej2C-t1czRDrTlXdKtss&hl=pt-

BR&sa=X&ei=NibyVIvvJ5efyAT_sYHwAg&ved=0CDoQ6AEwBg#v=onepage&q=liturgia%20inserida&f=false

Page 17: Formação litúrgica 1
Page 18: Formação litúrgica 1
Page 19: Formação litúrgica 1
Page 20: Formação litúrgica 1