Top Banner
Ano II • Edição 0026 Preço R$ 1,50 Sábado, 26 de janeiro de 2013 Deus é Fiel. Folha de São Miguel Prefeitura pode decretar intervenção no PA A Prefeitura de São Mi- guel Arcanjo entrou com pedido junto ao Grupo Es- pecial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público, para Prefeito e vereadores eleitos tomam posse Economia: Conta de Luz mais barata a partir do dia 24 Safra de uva de mesa cresce 20% na cidade INSS revisa benefícios e diz que pagará diferenças Cultura: Projeto Guri está com vagas abertas PÁG. 3 PÁG. 6 PÁG. 3 PÁG.5 PÁG.5 PÁG. 2 Folha Regional receber informações sobre as atividades do Sistema de Assistência Social e Saúde (SAS), entidade que admi- nistra o Pronto-Atendimento da cidade.
8

Folha 0026

Mar 31, 2016

Download

Documents

Folha de São Miguel - Edição 0026 de 26 de janeiro de 2013
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Folha 0026

Ano II • Edição 0026 Preço R$ 1,50Sábado, 26 de janeiro de 2013

Deus é Fiel.

Folha de São MiguelPrefeitura pode decretar intervenção no PA

A Prefeitura de São Mi-guel Arcanjo entrou com pedido junto ao Grupo Es-pecial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público, para

Prefeito e vereadores eleitos tomam posse

Economia: Conta de Luz mais barata a partir do dia 24

Safra de uva de mesa cresce 20% na cidade

INSS revisa benefícios e diz que pagará diferenças

Cultura: Projeto Guri está com vagas abertas

PÁG. 3

PÁG. 6

PÁG. 3

PÁG.5

PÁG.5PÁG. 2

Folha Regional

receber informações sobre as atividades do Sistema de Assistência Social e Saúde (SAS), entidade que admi-nistra o Pronto-Atendimento da cidade.

Page 2: Folha 0026

Sábado, 26 de janeiro de 20132

Prefeito José Kodawara e vereadores tomam posse CIDADE Folha de São Miguel

Fotos: Folha de São MiguelNo Primeiro dia de janeiro, foi reali-

zado na Câmara Municipal de São Mi-guel Arcanjo a cerimônia de posse dos candidatos eleitos do município nas Elei-ções 2012. Tomaram posse o prefeito eleito Tsuoshi José Kodawara (PTB), o vice prefeito Luiz Carlos Arantes de Bar-bosa (PV), e os onze vereadores.

Os representantes do executivo con-correram ao cargo pela coligação “A Hora é Agora: São Miguel para todos”, composta pelos partidos PTB, PV, PP e PSD. O prefeito foi eleito com 7.289 vo-tos, o que representou 39,71% dos votos válidos.

Na Câmara, a maior parte dos concor-rentes conseguiu a reeleição. Das onze cadeiras, seis serão ocupadas por parla-mentares que cumpriram a gestão 2009-2012. Os vereadores empossados foram: Elias da Ambulância, Miguel do Posto de Saúde, Paulo Oreia, Juninho Silva, Cid do Gás, Claudinho, Marcelo da Vila Nova, Toninho Fiscal, Eliana Psicóloga, Marquinhos Paraná e Chico Professor.

Page 3: Folha 0026

Sábado, 26 de janeiro de 2013 3

Prefeitura pode decretar intervenção no Pronto AtendimentoEconomia: Conta de Luz mais barata a partir de ontem (24)

CIDADEFolha de São Miguel

Divulgação / TV TEM

Divulgação / TV TEM

A Prefeitura de São Miguel Ar-canjo entrou com pedido junto ao Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público, para receber informações sobre as atividades do Sistema de Assistência Social e Saúde (SAS), entidade que ad-ministra o Pronto-Atendimento da cidade.

A entidade, que administrava o Hospital Regional de Itapetininga e ainda mantém contratos com hos-pitais da capital paulista, America-na, Araçariguama, Vargem Grande Paulista - todos no estado de São Paulo -, além do Rio de Janeiro – RJ e Araranguá - SC, foi denuncia-da pelo MP por suspeita de fraude.

Diante das denúncias, a Prefeitura de São Miguel Arcanjo analisa como deve ficar a administração do serviço de pronto-socorro da cidade.

De acordo com o prefeito da cidade, Tsuoshi José Kodawara, a quebra de contrato entre a pre-feitura e a operadora do PA pode ser feita a qualquer momento. “A nossa assessoria jurídica está pro-curando argumentos e provas para que possamos tomar uma decisão mais correta e ver se é for possí-vel a suspensão do contrato. Nós temos que ter provas para que isso aconteça”, diz.

Segundo a assessora jurídica de São Miguel Arcanjo, Maria Eliza-

bete Marcondes, foi aberto um pro-cesso administrativo para apurar o que havia acontecido e como foi a gestão do SAS no Pronto-Atendi-mento. “Tomamos a providência de solicitar ao Gaeco documentos que instruem o inquérito do Minis-tério Público para que possamos ter notícias e informações corretas sobre o que estava acontecendo. Além disso, queremos identifi-car eventuais irregularidades que o Gaeco tenha levantado sobre a empresa SAS aqui na cidade”, co-menta.

Paralelamente à possibilidade de quebra de contrato, o Ministério Público moveu no início de dezem-bro de 2012 uma ação civil públi-ca no Fórum contra a prefeitura. O motivo é a contratação do SAS como organização social para ad-ministrar o hospital da cidade. No último 15 de janeiro a Justiça de-terminou que a prefeitura não pode mais renovar a parceria emergen-cial com a entidade que terminará em 31 de julho de 2013.

De acordo com a Justiça, a pre-feitura deve reassumir o Pronto--Atendimento da cidade. “Seja por servidor público, seja por empresa terceirizada ou qualquer outra for-ma que o município encontre para tocar o PA, o munícipe não terá nenhuma paralisação do serviço. Disso ele pode estar seguro”, diz a assessora jurídica. O prefeito reafirma a garantia do serviço: “A população pode ficar tranquila. Ja-mais o atendimento em saúde será paralisado”, completa Kodawara.

A presidenta Dilma Rousseff disse na última quinta-feira (23), em pronunciamento em rede na-cional de rádio e televisão, que o Brasil tem energia suficiente para o presente e para o futuro, “sem nenhum risco de racionamento ou qualquer tipo de estrangula-mento, no curto, médio ou no longo prazo”. Dilma anunciou que, a partir de amanhã, a conta de luz dos brasileiros terá uma re-dução de 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.

O corte é maior do que o anunciado em setembro do ano passado. “Com a redução de ta-rifas, o Brasil passa a viver uma situação especial no setor elétri-co, ao mesmo tempo baixando o custo da energia e aumentando sua produção elétrica”, disse Dil-ma. Ela assinou hoje um decreto e uma medida provisória com os novos índices de redução das ta-rifas.

Segundo ela, os consumido-res que são atendidos pelas con-cessionárias que não aderiram à prorrogação dos contratos (Com-panhia Energética de São Paulo - Cesp, Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e Compa-nhia Paranaense de Energia - Co-pel) também terão a conta de luz reduzida.

A presidenta criticou dura-mente as previsões sobre a pos-sibilidade de racionamento de energia por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétri-cas. Ela explicou que praticamen-te todos os anos as usinas térmi-cas, movidas a gás natural, óleo diesel, carvão ou biomassa, são acionadas com menor ou maior exigência para garantir o supri-mento de energia do país. Segun-do Dilma, isso é “usual, normal, seguro e correto”.

“Surpreende que algumas pessoas, por precipitação, de-sinformação ou outro motivo, tenham feito previsões sem fun-damento quando os níveis dos reservatórios baixaram e as tér-micas foram normalmente acio-nadas. Como era de se esperar, essas previsões fracassaram, o Brasil não deixou de produzir um único quilowatt que precisava. E agora, com a volta das chuvas, as térmicas voltarão a ser menos exigidas”, explicou.

A presidenta disse que o país irá dobrar em 15 anos a capaci-dade instalada de energia elétrica, que hoje é 121 mil megawatts. Segundo ela, no ano passado, o país colocou em operação 4 mil megawatts e 2,7 mil quilôme-

tros de linhas de transmissão e, este ano, deve colocar mais 8,5 mil megawatts de energia e 7,5 mil quilômetros de novas linhas. “Temos contratada toda a energia que o Brasil precisa para cres-cer e, bem, neste e nos próximos anos”. Dilma também disse que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais seguro do mundo por-que trabalha com fontes diversas de produção de energia, o que não ocorre na maioria dos países.

Durante o pronunciamento, a presidenta também criticou os que, segundo ela, “são sempre do contra”, e não acreditavam que o governo conseguiria baixar os ju-ros, aumentar o nível de emprego e reduzir a pobreza.

“Nesse novo Brasil, aqueles que são sempre do contra estão ficando para trás. Pois nosso país avança sem retrocesso em meio a um mundo cheio de dificuldades. Hoje podemos ver como erraram feio no passado os que não acre-ditavam que era possível crescer e distribuir renda, que pensavam ser impossível que dezenas de milhões de pessoas saíssem da miséria e não acreditavam que o Brasil virasse um país de classe média”.

Dilma disse que os que ten-taram “amedrontar” os brasilei-ros com a queda do emprego ou a perda do poder de compra do salário também erraram e que “não faltou comida na mesa nem emprego”. Também citou a saída de 19,5 milhões de brasileiros da linha da extrema pobreza nos úl-timos dois anos.

“O Brasil está cada vez maior e imune a ser atingido por pre-visões alarmistas. Nos últimos anos, o time vencedor tem sido os do que tem fé e apostam no Brasil. Por termos vencido o pessimismo e os pessimistas, es-tamos vivendo um dos melhores momentos da nossa história”.

Além de baixar o custo da energia, o Brasil tem baixado juros, reduzido impostos e tam-bém ampliou investimentos em infraestrutura, saúde e educação, segundo a presidenta. Na avalia-ção de Dilma, o país vai alcançar uma situação ainda melhor quan-do todos os brasileiros trabalha-rem para “unir e construir” e não para “desunir ou destruir”. “So-mente construiremos um Brasil com a grandeza dos nossos so-nhos quando colocarmos a nos-sa fé no Brasil acima dos nossos interesses políticos e pessoais”, concluiu.

Fonte: Agência Brasil

De acordo com o promotor do Gaeco, Wellington Veloso, as in-vestigações continuam e no atual estágio estão sendo analisados documentos e computadores apreendidos durante a operação.

“A nossa assessoria jurídica está procurando argumentos e provas para que possamos tomar uma de-cisão mais correta e ver se é possível a suspensão do contrato. Nós temos que ter provas para que isso aconteça” afirma o Prefeito José Kodawara em entrevista a TV TEM

Page 4: Folha 0026

Sábado, 26 de janeiro de 20134

Polícia Militar da região receberá 85 novas viaturas

CIDADE Folha de São Miguel

A redação não se responsabiliza pelos artigos assinados; não devolve os originais, mesmo quando não são publicados e faculta o direito de resposta.

Responsável: Renata ApolinárioDiagramação: ArtedesignImpressão: NG Editora Tiragem: 1.500 exemplaresPeriodicidade: Quinzenal

Folha Regional de São Miguel Ltda - ME.CNPJ: 14.738.995/0001-05Telefone: (15) 3279.4045 das 9h às 17hContato pelo e-mail: [email protected]

Folha de São Miguel

...Este é o primeiro artigo que escrevo no raiar de 2013. Gostaria de colocar nele algumas gotas de otimismo e outras pinceladas de esperança, de que tudo vai mudar neste ano. Nem que seja daqui para ali, mas a mudança tem que acontecer na minha cidade e no mundo para o ano ser bom. Pessoalmente, quero preencher uma página por dia de bem viver com bom humor e andar pela vida sem pensar no amanhã, sem precisar contar nos dedos o dinheiro que não deu até o fim do mês. Triste sina dos brasileiros é essa. Aprender morder com os dentes para mastigar com a gengiva, como diz meu irmão. Nada de meta para cumprir, seja na área que for: espiritual, social, pessoal, profissional. Quero ver se no ocaso, no entardecer dos meus anos haja tempo para encontrar a receita do bem viver. ...Por falar em ano novo, como foi seu Réveillon? Você mantém ainda viva algumas das antigas supersti-ções nestes tempos de alta tecnologia? Comeu lentilhas? Aqueles grãozinhos verdes que crescem e você imagina que crescerá com eles. Só por curiosidade, diz-se que a lentilha foi o primeiro cereal cultivado pelo homem. Os irmãos bíblicos Esaú e Jacó tiveram uma pendenga de herança por causa de um prato de sopa da dita cuja. Colocou folha de louro na carteira para atrair dinheiro? Mandou ver pra goela três bagos de uva e fez um pedido especial? Em São Miguel Arcanjo, tem que ser uva - Itália... Quebrou o cofrinho das crianças só para jogar as moedinhas de fora para dentro de casa? Ou só deu três pulinhos com o pé direito segurando uma taça de champanhe na tentativa de não derramar uma gotinha sequer e, em seguida, jogou a bebida por cima do ombro para apagar de vez as tristes lembranças do passado? ...Eu sou do tempo em que se colocava nota alta de dinheiro dentro do sapato. E no raiar do dia primeiro, você abriu as portas e janelas de sua casa, acendeu todas as luzes? Muitas vezes a gente fica entretida com essas coisas mágicas e se esquece abrir a janela da alma e escan-carar a porta do coração. Vestiu-se de branco outra vez, usou uma cueca velha e a patroa uma calcinha branca? Fez o primeiro negócio do ano sem pedir fiado? Nem comeu peru ou caran-guejo na ceia porque são bichos que ciscam e andam para trás, levando nossa sorte junto? ...Seria muito bom que todo brasileiro, do rico ao pobre; da cidade grande ao menor arraial, soubesse que o que sobra neste país são crendices e superstições incapazes de alavancar a nossa triste história. São magias inócuas contra o antro de corrupção que se instalou de norte a sul. Entra ano, sai ano e a sem-vergonhice aumenta. É triste observar um povo atrelado em mitos prosaicos, tentando se livrar com eles da servidão escravagista de um salário minguado, acreditando ainda que pular sete ondas na praia e oferecer prendas para Ogum e Iemanjá consegue a volta de um grande amor. Se o amor fosse grande não ia embora; e se foi embora é porque nenhum dos dois amava tanto. Logo, não era amor. Superstição ou não, existe aquela de você beijar sua amada para ser amado o ano todo. Nossa! Como os amantes se beijam no dia 31 e depois se cospem no ano inteiro. O amor verdadeiro em sua autenticidade não requer muito rapapé. Ele por si só torna a vida melhor de ser vivida. ...E o mundo não acabou! Chegamos em 2013 com a mesma carga emocional, além da tri-butária, é claro, que adquirimos não só no ano passado, mas ao longo da existência. Impor-tante mesmo é termos força para carregá-la. O mundo não acabou, mas algumas previsões procedem como a continuidade do modelo político em que vivemos neste país. A soberania da arrogância dos senhores do poder que sapateiam sobre a Carta Magna, julgando não só estarem acima da lei, como acima de qualquer suspeita. Videntes ainda estão consultando os búzios, bolas de cristais e cartas de tarô. Outros vendem o evangelho de Cristo em carnês... Estamos como dizia o mestre Chico Buarque: “levando pedras feito penitentes e erguendo estranhas catedrais”. ...Poderíamos pensar diferente. Além de rir das crendices que se perdem no mundo dos I-pad, I-pod, aposentando o Aipim, deveríamos ter a consciência de que 2013 está em nossas mãos. Temos um ano inteiro para moldá-lo como quisermos. Está nas mãos calejadas do sãomiguelense a mudança estrutural do município que inaugura o novo ano, sob nova gestão. Basta só recarregarmos nossas pilhas para a construção de um futuro melhor já que renovamos a esperança. Para conquistarmos o chamado “ano bom”, temos de dispor de talento, trabalho intenso e perseverança, muito mais que sorte. ...Como estou ficando velho, decidi que o primeiro artigo do ano não seria de otimismo, mas de realismo. Não depende de sorte ou acaso para se viver plenamente bem. A única receita para mudar de vida é mudar-se a si mesmo. Não sei se é mania ou alguma síndrome desco-nhecida, mas à cada final de ano eu passo um filme da minha vida pela lente dos meus olhos cansados. Em 2012 tive a feliz oportunidade de ser vovô pela primeira vez na vida. A emoção foi tanto que acabei não escrevendo nenhum verso sobre o primeiro chorinho da minha neta justo eu que gosto de compor choro, em música, claro. Já compus um choro para minha fi-lha Carolina, outro quando meu filho Marcelo nasceu. Pouco antes de Marina, minha neta nascer, depois de muitos anos sem compor, escrevi “Sonata para Marina”. Isso me fez bem. Rejuvenesceu meu coração cansado. Só por isso, 2012 foi um ano bom para os meus. ...Problemas? Muitos... Quem nãos os têm? Entra ano, sai ano a história continua. A vida é como uma colcha de retalhos feita de momentos em momentos. A gente tem que ser determinado naquilo que faz, sem se esquecer da integridade humana para a vida fluir como um rio. Cada um de nós, à cada ano que passa, traz o coração marcado em sua trajetória de vitórias, provações, perdas, mas sabe que nada impedirá o dia seguinte. A renovação é constante. Por isso, meu amigo. Deixe de crendices. Acredite em você mesmo e no maravilhoso dom da vida que Deus lhe deu e seja feliz em 2013.

...Até a semana.

RápidasOrlando Pinheiro

[email protected]

Um investimento de R$ 3.276.600 milhões do governo estadual vai dis-tribuir 85 novas viaturas para as bases da Polícia Militar de 47 municípios da região de Itapetininga.

A Polícia Militar de São Miguel Arcanjo re-cebeu dois novos veícu-

los do governo estadual. O anúncio do inves-

timento foi realizado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta--feira (23). Na ocasião, foi informado que o in-vestimento será realizado em todo o estado. Serão 2.751 viaturas, entre car-

São Miguel Arcanjo recebeu duas novas viaturas do programa do governo estadual

Divulgação

ros e motocicletas.Alckmin também in-

formou que o investi-mento será dividido em dois lotes. Neste primei-ro, em janeiro, serão en-tregues 1.271 viaturas, e o restante está previsto para ser distribuído em fevereiro.

Page 5: Folha 0026

Sábado, 26 de janeiro de 2013 5CIDADEFolha de São Miguel

INSS revisa benefícios e diz que pagará diferenças a 454 mil pessoas

Salário mínimo passou a ser de R$ 678 em 2013

Projeto Guri está com vagas abertas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) infor-mou nesta sexta-feira (25) que 2,3 milhões de bene-fícios foram revistos e que 454 mil pessoas têm “dife-renças a receber” do institu-to, já na folha de pagamento de janeiro.

“O INSS ainda está ana-lisando outros 2,2 milhões de benefícios que serão concluídos nos próximos meses”, acrescentou o go-verno. Os benefícios revi-sados se devem à uma mu-dança na interpretação do inciso II do Artigo 29 da Lei 8.213 de 1991, que trata da fórmula de cálculo da renda mensal dos benefícios por incapacidade ou pensões por morte deles originadas.

RecebimentoSegundo o Ministério

da Previdência Social, a re-visão está sendo realizada automaticamente e não é necessário que os benefici-ários procurem uma Agên-cia da Previdência Social (APS). “Aqueles que têm direito à revisão vão rece-ber a correspondência em sua residência. O primeiro lote de cartas, informando a data e o valor do paga-mento, foi liberado nesta sexta-feira (25)”, infor-mou.

O INSS também dispo-nibilizou sistema de con-sulta ao resultado da revi-são no site da Previdência Social na internet e por meio da Central de Aten-dimento 135, que funciona

Começam na próxima segunda-feira (28) as inscri-ções para cursos de música do Projeto Guri na região de Sorocaba (SP). Neste primeiro semestre, serão oferecidas 975 vagas.

Para participar, o inte-ressado precisa apenas estar matriculado em uma esco-la pública ou particular, e ter entre seis e 18 anos. As aulas serão iniciadas dia 18 de fevereiro. Na primeira semana, serão realizadas atividades de integração, confirmação das matrículas e reuniões de pais.

Confira abaixo os ende-reços de todos os polos do Projeto Guri, onde os can-didatos devem se apresen-

O Palácio do Planalto anunciou no dia 24 de de-zembro passado que, a partir de 1º de janeiro de 2013, o valor do salário mínimo será de R$ 678, o que representa um reajuste de 9% em rela-ção aos atuais R$ 622.

O anúncio foi feito pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, após reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

O valor do salário míni-mo é calculado com base no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a re-posição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Em 2011, a variação do PIB foi de 2,73%, e a infla-ção de 2012 medida pelo INPC, de 6,1%.

O Orçamento de 2013 - ainda não aprovado pelo Congresso - previa alta do

de segunda a sábado, das 7h às 22h. Porém, o valor do pagamento não será in-formado pela Central 135 e nem pela internet, con-cluiu.

A revisão“A revisão é fruto do

cumprimento do acor-do firmado em agosto de 2012, entre o INSS, o Mi-nistério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensio-nistas da Força Sindical, homologado pela Justiça Federal em São Paulo, no âmbito da Ação Civil Pú-blica (ACP)”, informou o Ministério da Previdência.

Segundo o governo, a revisão abrange o reproces-samento de mais de 17,4 milhões de benefícios pa-gos pelo instituto e concedi-dos entre os anos de 2002 e 2009. Do total de benefícios revisados, 11,5 milhões não se enquadraram nos crité-rios da alteração legal; 1,2 milhão, apesar de revistos, não tiveram qualquer al-teração na renda mensal e 2,3 milhões de benefícios foram revistos e possuem diferenças a receber, en-quanto ainda estão sendo analisado outros 2,2 mi-lhões de benefícios.

“O pagamento da ren-da mensal atualizada para 454 mil beneficiários que possuem benefícios ativos será realizado já na folha de janeiro, que começa a ser paga no dia 25. Como os se-gurados que se enquadram

mínimo para R$ 674,96. A proposta original do governo era de aumento de R$ 622 para R$ 670,95, mas o cálcu-lo da inflação foi reajustado, e isso elevou o valor.

A ministra também infor-mou que a presidente assinou

nos critérios da alteração le-gal têm seus benefícios aci-ma do salário mínimo, o pa-gamento estará disponível a partir do dia 1º de feverei-ro”, informou o Ministério da Previdência Social.

Gasto anual do INSS subirá R$ 637 milhões

Segundo o governo, a correção da renda mensal desses benefícios acarre-tará um aumento de R$ 49 milhões mensais na folha de pagamentos do INSS. “Por ano, haverá um incre-mento de R$ 637 milhões na folha de pagamento do instituto, levando em conta o pagamento do 13° salá-rio”, acrescentou.

Pagamentos de valores retroativos de benefícios cessados

O INSS informou que também efetuará o paga-mento dos valores retroa-tivos (aplicada a prescrição quinquenal) para aqueles beneficiários que tiveram o direito à revisão reconhe-cido, entre eles, 1,8 milhão de benefícios já cessados, mas que possuem data de concessão no período abrangido pela revisão.

“O pagamento dos va-lores atrasados seguirá cro-nograma estabelecido no acordo firmado pelo INSS e será realizado de 2013 até 2022. A previsão é de que, aproximadamente, R$ 6 bilhões sejam pagos pelo instituto nesse período”, acrescentou o governo.

uma medida provisória que isenta de imposto de renda o valor que os trabalhadores recebem referente à partici-pação nos lucros e resultados (PLR) das empresas. A isen-ção é para valores de até R$ 6 mil.

Divulgação

Divulgação

Anúncio foi feito pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann em dezembro

tar com os pais ou respon-sáveis, RG ou certidão de nascimento, e comprovante de matrícula escolar.

Polo São Miguel ArcanjoVagas: 30Cursos: Canto Coral; Per-cussão e Bateria; Violão; Cavaco; Iniciação MusicalFuncionamento: Terças e Quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30Endereço: R. Siqueira Campos, 718. CEP: 18230-000Telefone: (015) 3279-3148

Page 6: Folha 0026

Sábado, 29 de dezembro de 20126 CIDADE Folha de São Miguel

UBUNTU

Recebi o texto abaixo, já há algum tempo, por email, e pela segunda vez resolvi compartilhar. Quando publiquei pela primeira vez, dediquei principalmente aos candidatos que pretendiam assu-mir cargos públicos nas últimas eleições de nossa cidade. Dessa vez, dedico aos que assumiram. Sem conhecimento aliado à sabedoria, continuaremos reproduzindo uma realidade mantenedora dos piores indicadores sociais relativos à edu-cação, saúde e renda do Estado de São Paulo, cuja denominação oficial é “insatisfatórios”, segundo o Ín-dice Paulista de Responsabilidade Social. A violência que estamos presenciando ultimamente, e que só deixa os desavisados do “centro da cidade” perplexos porque não conhecem a realidade “por traz dos novos asfaltos”, é resultado e conse-qüência da “qualidade” dos nossos políticos, e da “qualidade” da “socie-dade são-miguelense”.

Entendo que caminharmos no sentido contado pela história abaixo, está muito longe da nossa forma de caminhar pelo mundo, e é exatamente por isso, que tais histórias devem ser repetidamente lembradas.

Segue um exemplo simples e real de uma essência que pode ser cultivada por qualquer ser humano:

“A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela contou que um antropólogo estava estudan-do os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de

volta para casa. Sobrava muito tem-po, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e co-locou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganha-ria todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele de-senhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a co-merem felizes. O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente res-ponderam: “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?” Ele ficou desconcertado! Meses e meses tra-balhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo? Ubuntu signifi-ca: “Sou quem sou, porque somos todos nós!””

UBUNTU PARA VOCÊS!

Um abraço,Tiago Mi.

Atas e Editais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL ARCANJO ESTADO DE SÃO PAULO

Secretaria Municipal de Educação Rua Campos Sales, 372 – São Miguel Arcanjo – São Paulo

Resolução SEM nº 01 de 09 de Janeiro de 2013. Dispõe sobre o processo de atribuição de classes e aulas ao pessoal docente do Quadro do Magistério. A Secretaria da Educação Municipal, no uso de suas atribuições, resolve: Artigo 1º - Fica estabelecida a data do dia 01 de fevereiro de 2013, para a atribuição de classes e aulas, na EMEF “José Gomide de Castro”, conforme horários abaixo descriminados:

a) 09h00– professores da Educação Infantil; b) 14h00 horas – professores do Ensino Fundamental Ciclo I c) 10h00 horas – professores do Ensino Fundamental Ciclo II

Artigo 2º - O docente eventualmente impossibilitado de participar da atribuição, poderá fazê-la através de outro, mediante procuração. Parágrafo Único:- Verificada a ausência de qualquer interessado, este terá atribuído a última classe ou as últimas aulas existentes no saldo. Artigo 3º - No processo de atribuição o professor escolherá a Unidade Escolar, e o Período. Parágrafo Único:- As Classes de EJA será atribuídas, de acordo com a necessidade, pela Secretaria Municipal de Educação. Artigo 4º - Os critérios para atribuição de classes ou aulas serão de acordo com o Decreto nº 122 de 19 de Novembro de 2012. Artigo 5º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Rogério André de Almeida Coordenador de Divisão Administrativa da Educação

Safra de uva de mesa cresce 20% na cidade

Economia: Redução de juros impulsiona crédito para pequenas empresas

Os produtores de uva de São Miguel Arcanjo já iniciaram a colheita da nova safra. Eles come-moram a produção que será maior em relação a 2012. Segundo dados da Casa da Agricultura, o crescimento deve chegar a 20%.

O município é considerado um dos maiores produtores de uva de mesa do Estado de São Pau-lo. São aproximadamente 600 propriedades nas mãos de 1,5 mil produtores. Eles são responsá-veis por 40% da produção de uva no estado. A expectativa é colher entre 25 e 30 toneladas de uvas finas por hectare.

Mas, se por um lado a produção está em alta, por outro, os agricultores encontram dificuldades para contratar mão de obra para a colheita. Muita gente trocou o campo pela cidade e isso prejudica o trabalho.

A colheita na região segue até o fim de fe-vereiro. Apesar da fragilidade da produção, por falta de trabalhadores, os preços, segundo os pro-dutores, estão bons. O quilo da uva está entre R$ 2,20 e R$ 2,30.

A redução dos juros bancários, liderada pelos bancos públicos desde abril do ano passado, fez com que as micro e pequenas empresas fossem às instituições em busca de crédito. Só no Banco do Brasil (BB) e na Caixa Econômica Federal elas contrataram R$ 182,3 bilhões no ano passado, 34,7% a mais que em 2011.

Foram R$ 122,3 bilhões no BB, com incre-mento de 25% em relação aos R$ 98,1 bilhões do ano anterior, e R$ 60 bilhões na Caixa, onde o au-mento de crédito foi mais significativo, 61%, com-parado aos R$ 37,3 bilhões contratados em 2011.

De acordo com o vice-presidente de Agrone-gócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias, as principais linhas de crédito usadas foram para desconto de títulos, capital de giro e financiamentos com Cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e So-cial).

Além disso, o BB continua com a oferta de serviços financeiros para apoiar as operações e os negócios gerados pelos clientes, ressaltou. A par-ceria com a B2Brazil.com prevê o desenvolvimen-to de portal de negócios internacionais customiza-do para que as empresas clientes do BB possam se registrar e incluir seus produtos e serviços no mercado global.

Divulgação

Duda Correa

Page 7: Folha 0026

Sábado, 26 de janeiro de 2013 7SOCIALFolha de São Miguel

Reinaguração - Suas noites de sexta-feira votaram a ter endereço certo. SAMI CHOPPERIA a casa está novamente de portas abertas. Confira o que rolou por lá!

Page 8: Folha 0026

Sábado, 26 de janeiro de 20138 SOCIAL Folha de São Miguel

Remember the Night - A balada que agitou as

noites de sábado no mês de janeiro. Com horários

diferenciados o Clube Bernardes Jr. trouxe de

volta as melhores baladas dos anos 70, 80 e 90.

Parabéns aos organizadores pela excelente iniciativa.