Top Banner
Física IV 2015/2 Prática 1 Clemencia MORA HERRERA Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca 1
42

Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Dec 16, 2018

Download

Documents

ngonhu
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Física IV2015/2

Prática 1Clemencia MORA HERRERA

Baseado nos slides do Prof. Sandro Fonseca

1

Page 2: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Normas e Datas• Atendimento ao estudante: quarta-feira de 14:30 - 15:30 na sala 3024 A.

• Presença é obrigatória as aulas de lab. e os alunos somente podem faltar a uma prática.

• A partir da segunda falta a média de lab. será reduzida em 10%

• Os gráficos correspondentes a cada prática serão usados na avaliação.

• Os alunos com menos de 75% de presença serão reprovados por falta.

2

Normas Gerais

A parte experimental dos cursos de Física IV é composta de dez práticas de labo-ratório, as quais são descritas neste roteiro.

Os alunos devem elaborar os gráficos correspondentes a cada uma destas práticas,os quais serão usados na avaliação da parte experimental do curso. É importante que estesgráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Receberão nota zero os gráficos entregues fora do prazo, ou relativos a uma práticaque o aluno não tenha participado ou assinado a lista de freqüência. A assinatura da listade freqüência é de responsabilidade do aluno.

Ao longo do semestre serão aplicadas duas provas práticas, abrangendo todas asexperiências realizadas no período.

A média final da parte experimental da disciplina (ME

), será calculada da seguinteforma:

ME

=

✓P

1

+ P2

2

◆⇥ F (1)

F =

1

N

NX

i=1

pi

.ri

(2)

onde P1

e P2

são as notas das provas práticas de laboratório. pI

corresponde apresença na prática i, que pode assumir o valor 0 , quando o aluno não comparecer à aulae o valor 1 indicando a sua presença; r

i

corresponde à entrega do gráfico da prática i, quepode assumir o valor 0 ou 1 e N o número de práticas.

Existe a possibilidade do aluno recuperar apenas uma das práticas perdidas paracada das provas através de uma aula de reposição previamente definida pelo professor.

Elaboração dos gráficos e conclusões

O gráfico deve conter os pontos experimentais e a curva obtida através do método dos míni-mos quadrados. Observe as unidades utilizadas, a diferença entre os pontos experimentais eos pontos usados para traçar a reta, a escala do gráfico, os valores e grandezas de cada eixo,o título do gráfico, enfim o gráfico precisa ser compreendido por alguém que não entendessenada do conteúdo do experimento;

Além do gráfico é obrigatório apresentar suas conclusões a respeito dos resultadosobtidos a partir da análise dos dados. Incluir também uma discussão dos principais erros daexperiência e uma comparação com a expectativa teórica.

O gráfico é obrigatório, caso contrário, o aluno perde a presença na respectiva aulae deve ser entregue sempre até a aula seguinte.

i

Page 3: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Normas e Datas• P1 e P2 lab: na sala 3050F no horário da aula.

• Turma1 : P1 09 Outubro, P2 04 Dezembro

• Turma 3 : P1 07 Outubro, P2 02 Dezembro

• Turma 6 : P1 19 Outubro, P2 30 Novembro

• Não haverá reposição da prova do lab.

• Entretanto, solicitações extraordinárias devem ser feitas por escrito na secretaria do DFNAE (3001A).

• Cada estudante receberá um formulário sobre o método dos mínimos quadrados e deverá fazer suas próprias cópias dos mesmos.

3

Page 5: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Aula de Hoje

• Medidas, Ajustes e Gráficos;

• Métodos dos Mínimos Quadrados-MMQ.

• Prática 1: Transformadores

5

Page 6: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Principais fontes de erros em medidas

experimentais

6

Page 7: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Erros sistemáticos• Tem sua origem:

✓ Erro da medida;

✓ Falta de ajuste do instrumento de medida;

✓ Calibração do instrumento.

• Exemplos:

✓ Procedimento do experimentador;

✓ Alinhamento incorreto do instrumento.

7

Page 8: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Erros estatísticos• Tem sua origem:

✓ Ocorrem por variações incontroláveis e aleatórias dos instrumentos de medida;

✓ Condições externas, por exemplo:

‣ Temperatura;

‣ Umidade do ar;

‣ Variação da rede elétrica.

8

Page 9: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

• Minimizar ao mínimo as fontes de erros sistemáticos em suas medidas.

• De modo que restam “apenas” os erros estatísticos que podem ser tratados por métodos matemáticos.

9

Como você deve proceder c o m s u a s m e d i d a s experimentais.

Page 10: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Algarismos Significativos

10

0,05

Page 11: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Quais são os algorismos

significativos?

11

Page 12: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Algarismos Significativos

12

Page 13: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Aproximações

13

Page 14: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Dominando os Gráficos

14

Page 15: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

GráficosDevem conter

1. os pontos experimentais com seus erros

2. a curva obtida através do método dos míni- mos quadrados.

Observe as unidades utilizadas, a diferença entre os pontos experimentais e os pontos usados para traçar a reta, a escala do gráfico, os valores e grandezas de cada eixo, o título do gráfico.

15

Page 16: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Gráficos

16

Page 17: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Gráficos

17tempo, t (s)

Page 18: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Ajuste de Funções

18

Page 19: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Métodos dos Mínimos Quadrados• Encontrar a melhor curva regular que se ajuste aos dados

experimentais.

• Pode-se usar um critério individual para traçar uma curva que se ajuste a um conjunto de dados.

• Entretanto, afim de evitar este tipo de critério, vamos utilizar o MMQ que possibilita encontrar uma curva que melhor representa um determinado conjunto de dados experimentais.

19

Métodos dos Mínimos Quadrados (MMQ)

• Encontrar a melhor curva regular que se ajuste aos dados experimentais.

• Pode-se usar um critério individual para traçar uma curva que se ajuste a um conjunto de dados.

• Entretanto, afim de evitar este tipo de critério, vamos utilizar o MMQ que possibilita encontrar uma curva que melhor representa um determinado conjunto de dados experimentais.

20

•Capa •Volta •Anterior •Pr´oxima •Tela cheia •P´ag. 169 •Última•Sair

y

xx x2

ax + b

y

y(x) =

! i

i

i

y(x )y(x )y

i

ii

Figura 20: Diagrama de dispersão de alguns pares (x, y), onde se ilustram:a reta y(x) = ax+b; três desses pares; o resíduo yi � y(xi) = yi � (axi+b) dopar genérico (xi, yi) em relação a referida reta e, também a incerteza "i damedida yi.

Page 20: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Métodos dos Mínimos Quadrados

20

Vamos definir uma função linear do tipo:

Pelo MMQ a função de melhor se ajusta ao conjunto de dados experimentais, é aquela que minimiza a soma do quadrado dos desvios,

N�

i=1

(yi � y�i)

2

valor experimental

valor obtido pela função

y� = m.x + b

Page 21: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Métodos dos Mínimos Quadrados

21

Considerando todos os dados, temos que o conjunto de desvios:

di = yi � (m.xi + b), i = 1, 2, . . . , N

Assim utilizando o quadrado da soma dos desvios, a soma dependerá apenas da escolha dos coeficientes da função.

f(m, b) =N�

i=1

d2i

f(m, b) =N�

i=1

[yi �mxi � b]2

Page 22: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Métodos dos Mínimos Quadrados

22

�f(m, b)�m

=�

�m

�N⇤

i=1

[yi �mxi � b]2⇥

= 0

�f(m, b)�b

=�

�b

�N⇤

i=1

[yi �mxi � b]2⇥

= 0

mN�

i=1

(xi) + Nb =N�

i=1

(yi)

Estas são chamadas equações normais.

N é o número de medidas

experimentais

Page 23: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Mxx =N⇤

i=1

x2i �

1N

�N⇤

i=1

xi

⇥2m =

Mxy

Mxx

b =1N

�N⇤

i=1

yi �mN⇤

i=1

xi

Métodos dos Mínimos Quadrados

Resolvendo o sistema de equações anteriores, temos que:

Mxy =N⇤

i=1

xi.yi �1N

�N⇤

i=1

xi

N⇤

i=1

yi

23

Page 24: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Métodos dos Mínimos Quadrados

O desvio padrão e os erros associados ao coeficiente angular (m) e linear (b) são respectivamente:

� =1

N � 2

N�

i=1

(yi � b�mxi)

�m =

�⇥2

Mxx

�b =

⌅⇤⇤⇥ ⇥2

NMxx

N�

i=1

x2i

24

Page 25: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Usando os MMQ

25

Page 26: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Métodos dos Mínimos Quadrados

26

N y x xx yy x.y Mxx Mxy m b σ^2 εm εb0,174 0,122 0,015 0,030 0,021 0,013 0,019 1,40 4,00E-04 1,46E-060,342 0,242 0,059 0,117 0,083 0,052 0,074 1,41 1,95E-04 3,47E-070,500 0,350 0,123 0,250 0,175 0,109 0,156 1,42 2,54E-04 5,90E-070,643 0,438 0,192 0,413 0,282 0,171 0,251 1,47 -3,91E-05 1,39E-080,766 0,522 0,273 0,587 0,400 0,243 0,356 1,46 1,46E-04 1,94E-070,866 0,588 0,345 0,750 0,509 0,307 0,452 1,48 -1,89E-04 3,27E-070,940 0,649 0,422 0,883 0,610 0,375 0,542 1,45 2,34E-04 5,00E-07

N ∑ y ∑ x ∑ x.x ∑ y.y ∑ x.y Mxx Mxy m b σ^2 εm εb9,0 4,231 2,911 1,429 3,030 2,080 0,487 0,712 1,46 -2,00E-03 3,66E-05 5,06E-03 4,89E-02

m =�2

�1= 1, 46± 0, 01

y = 1, 46.x

Page 27: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Métodos dos Mínimos Quadrados

27

Page 28: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Prática 1 Transformadores

28

Page 29: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Introdução

• A corrente alternada que atravessa um dos enrolamentos, origina um fluxo magnético alternado sobre o núcleo. Parte deste fluxo induz uma força eletromotriz (fem).

29

Page 30: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Modelo Ideal

30

• onde:

✓ Vp=V1 = voltagem no primário

✓ Vs=V2 = voltagem no secundário

Pp = IpVp = Ps = IsVs

✓ Pp= Potência no primário

✓ Ps= Potência no secundário

Page 31: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Modelo Ideal

31

Ns = n de espiras do secundário

Np = n de espiras no primário

"esp =d�B

dt=

Vp

Np=

Vs

Ns

Vp

Vs=

Np

Ns

Page 32: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Transformador Real

32

• Potencial fornecida pelo transformador é menor que a consumida, devido a perdas inevitáveis.

‣ Efeito Joule;

‣ Correntes de Foucault no núcleo;

‣ Histerese

Page 33: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

• Quando um bloco metálico sobre a influência de um campo magnético surgem por indução correntes conhecidas como correntes de Foucalt ou correntes parasitas.

• A energia perdida (por efeito Joule) num bloco metálico maciço decorrente destas correntes é proporcional a espessura do material. Por este motivo, os blocos dos transformadores são laminados.

33

Correntes de Foucault

https://en.wikipedia.org/wiki/Eddy_current

Page 34: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Correntes de Foucault

• Quando temos núcleos laminados dos transformadores (b), os elétrons das correntes de Foucault não conseguem atravessar o espaço entre os laminas e as cargas se acumulam nas bordas das laminas (similar ao Efeito Hall).

34

https://en.wikipedia.org/wiki/Eddy_current

Page 35: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Perdas por Histerese

• Quando um material é submetido a um campo magnético externo alternado, seus domínios, estarão em contínuo movimento, buscando alinhar-se com o campo magnético.

• O “atrito” entre os domínios causa aquecimento do material causando perdas por histerese.

35

https://en.wikipedia.org/wiki/Hysteresis

Page 36: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Objetivo• Verificar a razão entre a tensão de entrada (Vp) e a tensão de

saída (Vs) de um transformador

• Comparar com o modelo de um transformador ideal.

36

y = m.x + b

Vs =Ns

NpVp

Page 37: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Setup Experimental

37

Page 38: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Setup ExperimentalSolenóides

38

Page 39: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Procedimentos• Monte a prática como mostrado anteriormente;

• Efetue as medidas para a configuração do transformador elevador (Np<Ns) de tensão;

• Meça as tensão de entrada e saída para 10 valores diferentes;

• Faça um gráfico de Vs x Vp em papel milimetrado;

• Obtenha a relação entre o número de espiras (Np/Ns) usando o MMQ;

• Compare o valor esperado com o verificado utilizando o método;

• Interprete os resultados e as possíveis causas de problemas encontrados;

• Repita todo o procedimento anterior para a configuração do transf. abaixador de tensão (Np>Ns).

39

Page 40: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Resultados

40

N y x xx yy x.y MXX MXY m b σ^2 εb εb3,90 6,70 44,9 15,2 26,1 39,9 23,2 0,58 -4,9E-17 2,82E-32

5,90 10,20 104,0 34,8 60,2 92,5 53,5 0,58 0,0E+00 0,00E+00

7,90 13,80 190,4 62,4 109,0 169,3 96,9 0,57 0,0E+00 0,00E+00

10,00 17,40 302,8 100,0 174,0 269,1 154,7 0,57 0,0E+00 0,00E+00

12,00 20,90 436,8 144,0 250,8 388,3 222,9 0,57 0,0E+00 0,00E+00

14,00 24,50 600,3 196,0 343,0 533,6 304,9 0,57 -2,0E-16 4,51E-31

16,00 27,90 778,4 256,0 446,4 691,9 396,8 0,57 2,0E-16 4,51E-31

18,00 31,30 979,7 324,0 563,4 870,8 500,8 0,58 3,9E-16 1,80E-30

20,10 34,90 1.218,0 404,0 701,5 1.082,7 623,5 0,58 3,9E-16 1,80E-30

N ∑ y ∑ X ∑ X.X ∑ Y.Y ∑ X.Y MXX MXY m b σ^2 εb εb

9,0 107,80 187,60 4.655,3 1.536,4 2.674,4 744,9 427,4 0,57 1,8E-02 2,94E-03 7,94E-04 4,91E-02

Transformador AbaixadorNp= 500Ns= 250

Ns/Np =0,5

Vs =Ns

NpVp

Vs = 0, 57.Vp + 0, 01

Page 41: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Conclusões

41

Page 42: Física IV - dfnae.fis.uerj.brdfnae.fis.uerj.br/twiki/pub/DFNAE/FisicaExp/FisicaIV-Lab_Aula01... · gráficos sejam elaborados de acordo com as regras gerais descritas mais adiante.

Próxima Aula

• Prática 2: Intensidade Luminosa.

42