Top Banner
11

Fanzine #2 | Variações sobre a Europa

Mar 14, 2016

Download

Documents

Setepés

Publicação independente desenvolvida por cidadãos no âmbito do projeto cultural de participação cívica 'Variações sobre a Europa', integrado no Plano de Comunicação da Comissão Europeia em Portugal, promovido pelo CIEJD enquanto Organismo Intermediário no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal. Os conteúdos - texto e imagem - vinculam exclusivamente os seus autores, não representando a opinião da União Europeia. A Comissão Europeia não se responsabiliza por qualquer uso que possa ser feito da informação aqui contida.
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa
Page 2: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa

As fanzines, publicações independentes e editadas por fãs de um tema em específi-co, foram o veículo de comunicação que muitos cidadãos europeus encontraram para exprimir os seus pensamentos e opi-niões acerca de uma Europa que é nossa mas muitas vezes fica esquecida. Com mensagens bastantes concretas ou com uma linguagem abstrata, esta publi-cação recorreu a várias formas de expres-são no que toca à sua linguagem gráfica, como a pintura, o desenho, a colagem e o stencil, relacionando-se assim com as primeiras publicações deste género.Esta coleção de fanzines resulta do projeto Variações sobre a Europa e integra alguns dos seus temas: “Este país não é para ve-lhos”, “A pele que habito”; “Quo Vadis Eu-ropa?” e “Occupy Politics”. Pretende ser um desafio à reflexão e discussão para a construção de uma Europa democrática.

A velha Europa – jovem inovadora em mo-vimento acelerado durante séculos – enve-lheceu.Esqueceu-se de algumas datas – coitada -, de algumas pessoas que outrora lhe foram próximas. Já foi uma só – humana. Já foi outros continentes em impérios com fim. Já iluminou. SEMPRE LUTOU. Já ficou em ruínas.Uniu-se: é uma só; assim se apregoa ao mundo.Viu morrer os seus pais, avós e bisavós. Está só. Angustiada, mentirosa, avarenta. Sempre o dinheiro.Europa: faz o que nos ensinaste a fazer. Lê, escreve, canta. Relê, reescreve, encanta.Não te esqueças, Europa, de que vale a pena a nossa diferença. Não te dês à nos-sa indiferença.

Os conteúdos – texto e imagem – vinculam exclusivamente os seus autores, não representando a opinião da União Eu-ropeia. A Comissão Europeia não se responsabiliza por qualquer uso que possa ser feito da informação aqui contida.

Page 3: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa
Page 4: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa
Page 5: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa
Page 6: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa
Page 7: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa
Page 8: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa
Page 9: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa
Page 10: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa

A participação nos mecanismos de decisão democrática e a recusa dos fatalismos (em terra de comodistas quem se incomoda é rei…) são uma verdadeira declaração de amor aos valores europeus. Porque esgotar as nossas reservas de sentido e de futuro pode ser mais desastroso do que esgotar os nossos meios financeiros.

Page 11: Fanzine #2 | Variações sobre a Europa