Top Banner
A fadiga da carne Gustavo Henn Baseado em: GANDEL, P.; KATZ, R.N.; METROS, S. E. A “fadiga da carne”: reflexões sobre a vida da mente na Era da Abundância.
22

Fadiga da carne

Jul 10, 2015

Download

Education

Gustavo Henn
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Fadiga da carne

A fadiga da carne Gustavo Henn

Baseado em: GANDEL, P.; KATZ, R.N.; METROS, S. E. A “fadiga da carne”: reflexões sobre a vida da mente na Era da Abundância.

Page 2: Fadiga da carne

A história do aprendizado humano pode talvez ser melhor descrita em termos de

falta de abundância ou escassez.

Page 3: Fadiga da carne

Como se deu a mudança da escassez para a abundância?

Page 4: Fadiga da carne

Primeiro, mudança de uma economia industrial para uma do conhecimento

Page 5: Fadiga da carne

(1) tecnologias de informação e telecomunicações;

(2) serviços financeiros;

(3) entretenimento, notícias e mídias em geral;

(4) farmacologia e biotecnologia.

Page 6: Fadiga da carne

Elas são essencialmente indústrias do conhecimento – dependentes da aquisição e utilização de tecnologia de informação, de ter (ou restringir) acesso à informação correta no tempo correto e do gerenciamento do fluxo da informação.

Page 7: Fadiga da carne

Segundo, a economia da produção de semicondutores (e relacionados) deve forçar uma reavaliação dos conceitos de escassez e abundância.

Page 8: Fadiga da carne

Lei de Moore.

Page 9: Fadiga da carne

(…) o custo de acesso a modernas ferramentas eletrônicas de aprendizagem agora se compara ao custo de livros e gradativamente incluem os custos de alguns recursos licenciados como apostilas, telefones e televisões. Esses custos continuarão em declive (em relação à performance) dramaticamente.

Page 10: Fadiga da carne

Terceiro, integração informacional está se tornando a norma.

Page 11: Fadiga da carne

Desde 1997, faculdades e universidades dos Estados Unidos gastaram mais de $5 bilhões para modernizar e padronizar seus núcleos administrativos e sistemas de informação.

Page 12: Fadiga da carne

XML. SCORM. ISO. ABNT.

Page 13: Fadiga da carne

Quarto, na era do conhecimento a educação é um esforço de uma vida inteira.

Page 14: Fadiga da carne

Em relação à informação, conhecimento e aprendizagem, o futuro é de uma inimaginável abundância.Em relação à informação, conhecimento e aprendizagem, o futuro é de uma inimaginável abundância.Em relação à informação, conhecimento e aprendizagem, o futuro é de uma inimaginável abundância.Em relação à informação, conhecimento e aprendizagem, o futuro é de uma inimaginável abundância. Em relação à informação, conhecimento e aprendizagem, o futuro é de uma inimaginável abundância. Em relação à informação, conhecimento e aprendizagem, o futuro é de uma inimaginável abundância.Em relação à informação, conhecimento e aprendizagem, o futuro é de uma inimaginável abundância.Em relação à informação, conhecimento e aprendizagem, o futuro é de uma inimaginável abundância.Em relação à informação, conhecimento e aprendizagem, o futuro é de uma inimaginável abundância.

Page 15: Fadiga da carne

Como Como gerenciar gerenciar

informação informação infinita?infinita?

Page 16: Fadiga da carne

Instituições estão se tornando cada vez mais sofisticadas em relação ao uso da informação que possuem e precisarão tornar-se melhor na modelagem, armazenamento, busca e disseminação dos dados.

Page 17: Fadiga da carne

Profissionais da informação estão em guerra entre si?

Page 18: Fadiga da carne

Precisamos de uma ecologia informacional.

Page 19: Fadiga da carne

A chave é capturar não simplesmente os dados e a informação mas as relações contextuais e significados que as pessoas dão para os dados e para a informação.

Page 20: Fadiga da carne

Foco no indivíduo.

Page 21: Fadiga da carne

A abundância trabalha em nosso favor permitindo a criação de informações comuns gerenciadas coletivamente ao redor do mundo.

Page 22: Fadiga da carne

OBRIGADO!

gustavohenn.com

Imagens: FLICKR – Commons