Top Banner
Trabalho realizado por: Márcio nº16; Mickael nº18; Nelson nº19. O grito - 1893 - Edvard Munch Ansiedade, Munch
12

Expressionismo 9ºD

Jun 14, 2015

Download

Documents

celiaprata

Movimento artítico manifestado ao longo da 1ªmetade do século XX
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Expressionismo 9ºD

Trabalho realizado por:Márcio nº16; Mickael nº18; Nelson nº19.

O grito - 1893 - Edvard Munch Ansiedade, Munch

Page 2: Expressionismo 9ºD

O Expressionismo designa um movimento cultural que se manifestou nos mais diversos campos artísticos como as artes visuais, o teatro, a literatura e o cinema. Nas artes plásticas (pintura, escultura, fotografia) e na arquitectura, esta tendência, de dimensão internacional desenvolveu-se a partir dos finais do século XIX, tendo conhecido uma importante expansão na Alemanha, no contexto de angústia e de agitação social que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.

O grito - 1893 - Edvard Munch

Page 3: Expressionismo 9ºD

• As primeiras manifestações que se podem considerarprecursoras do movimento expressionista datam de meados de

1880. Entre estas contam-se as obras do pintor holandês Vincent Van Gogh, marcante pelo uso intenso dos valores cromáticos e texturais. Os pintores Edvard Munch, e

James Ensor representaram outro momento de afirmação dos fundamentos da estética expressionista, como temas dramáticos e obsessivos e pela violência das formas e da cor.

"Composition VIII" Kandinsky 1923

Page 4: Expressionismo 9ºD

• Caracteriza-se pela procura de formas artísticas que exprimissem mais livre e subjectivamente os sentimentos do artista em relação à realidade. Os quadros tornaram-se o retrato intenso de emoções, transmitidas através de cores violentas, vibrantes, resplandecentes e de pinceladas vincadas e as esculturas apresentavam formas agressivas, modelações vincadas e texturas rudes.

• O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjectivamente a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão dos sentimentos mais do que à descrição objectiva da realidade.

Tirol (1914), de Franz Marc

Page 5: Expressionismo 9ºD

• A arquitectura expressionista desenvolveu-se nomeadamente na Alemanha, Países Baixos, Áustria, Checoslováquia e Dinamarca. Caracterizou-se pelo uso de novos materiais, suscitado ocasionalmente pela ampliação de possibilidades oferecida pela fabricação massiva de materiais de construção como o tijolo, o aço ou o vidro.

Pavilhão de Cristal para a Exposição de Colónia de 1914, de Bruno Taut

Page 6: Expressionismo 9ºD

• A escultura expressionista não teve um selo estilístico comum, sendo o produto individual de vários artistas que reflectiram, na sua obra, quer a temática quer a distorção formal próprias do expressionismo. Destacam-se especialmente três nomes:

Madre com gémeos (1927), de Käthe Kollwitz

Page 7: Expressionismo 9ºD

• As suas obras têm certo ar caricaturesco, trabalhando muito o volume, a profundeza e a articulação do movimento. Não imitava a realidade, mas criava uma realidade nova, misturando as linhas quebradas e os ângulos. Trabalhou preferencialmente com a madeira e o gesso, que ocasionalmente passava posteriormente ao bronze.

O espírito guerreiro (1928), de Ernst Barlach

Page 8: Expressionismo 9ºD

• As suas obras tem um marcado carácter classicista, deformado e estilizado, e com uma forte carga introspectiva e emocional. Durante a sua formação em Düsseldorf evoluiu dum naturalismo de corte sentimental, passando por um dramatismo barroco.

Kleine Sinnende, 1911, de Wilhelm Lehmbruck

Page 9: Expressionismo 9ºD

• Os elementos mais característicos das obras de arte expressionistas são a cor, o dinamismo e o sentimento. O fundamental para os pintores do princípio do século não era reflectir o mundo de maneira realista e fiel mas, sobretudo, expressar o seu mundo interior. O primeiro objectivo dos expressionistas era transmitir as suas emoções e sentimentos mais profundos.

Caliban, personagem de "A Tempestade" de Shakespeare (1914), de Franz Marc

Page 10: Expressionismo 9ºD

Hipnotizador (1912), de Bohumil Kubišta

Page 11: Expressionismo 9ºD

Cedro solitário (1907), de Tivadar Kosztka Csontváry

Page 12: Expressionismo 9ºD