Top Banner
ffitu furn 17 de, rrbrfl de^ 2Ol4 Ar.nregõo de Pânei
8

Exposição Filatélica - Tema mar

Jun 12, 2015

Download

Education

Organização Núcleo de Filatelia Juvenil de Armação de Pêra
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Exposição Filatélica - Tema mar

ffitufurn

17 de, rrbrfl de^ 2Ol4Ar.nregõo de Pânei

Page 2: Exposição Filatélica - Tema mar

Exposições

Exposiçõo Filqtélicq luvenil de Armoçõo dePêrq:

- Mqr (Núcleo de Filotelio e Colecionismo do Escolq E.8.2/3 Dr.António do Costo Contreiros de Armoção de Pêro - AgrupomentoSilves sul- "O Bichinho do Selo")

- Religiõo (Alexondro lorq)

-Comido (Alexondro loro)

-Cinemo (Alexondro Joro)

-Poíses "Foroguoi" (Ano Vieiro)

-Músico (Ariono Dios)

-Cosmos (Ariono Dios)

-Conqdq (Ariono Dios)

-Poisogens (Ariono Dios)

-Borboletqs (Luono Chicqmbi)

-Flores (Luono Chicombi)

-Flores (Mqrgqrido Corvolho)

-Animqis morinhos (Tomós Ferreiro)

-Aves (Tomós Ferreiro)

Page 3: Exposição Filatélica - Tema mar

Exposiçõo Filqtélico Infqnto-luvenil de Estoi:

-Selos de Portugql (Diogo Fernondes)

-S<ilos (Ano Vorelo)

- Selos (Leondro Boiõo)

-Animqis Domésticos (Letíciq Brito)

-Animqis no Filqtelio (Evo Anjos)

- Borboletos o inseto exótico (Evo Anjos)

- Morcofiliq de PoÈugol (Coleçõo do Núcleo Filqtélico

Infqnto-Juvenil "Os omiguinhos dos Selos")

Dqtq e Horório:

17 De Março a21,de Março de2014, no seguinte horár io de 5sfeira

das th3Omin às L2h30min e nos restantes dias das 10h00 às 18h00

Page 4: Exposição Filatélica - Tema mar

O Mqr

Em sent ido largo, "mar" é um conjunto deáguas salgadas do globo terrestre integradas,na sua maÍor parte, nos oceanos. Em restr i tosent ido ut i l iza-se aquele termo para designar todaa massa de água salgada que se opõe aooceano por alguma forma de descont inuidade,como, por exemplo: uma parte ident i f icada de umoceano, como o mar de Sargaços; uma partecosteira do oceano (mar de Ber ing e mar daIslândia) uma extensão marí t ima relat ivamenteisolada do oceano (mar Mediterrâneo e mar doNorte) ou uma toalha de água salgadaintercont inental (mar Cáspio e mar Morto).

As Importância dos Oceanos.

As águas oceânicas ocupam 7Lo/o da superfície daTerra, o que signi f ica que desempenham um papelextremamente importante na regulação da vida doplaneta.As interações entre o oceano e a atmosferacondic ionam o cl ima mundial . Não só peladistr ibuição de calor no globo, através dascorrentes marinhas, como também pela suaimportância no ciclo da água, pois no oceano existe97o/o de toda a água.

Page 5: Exposição Filatélica - Tema mar

Neste ciclo contínuo, pode-se inferir que uma gotade água permanece, em média, 9 dias numanuvem, 2 horas num r io e 5000 anos no oceanoantes de se evaporar novamente.Por outro lado, o oceano é fundamental para oequi l íbr io ecológico do planeta, pois cerca de 7Oa/odo oxigénio l ibertado para a atmosfera é produzidopelo f i toplâncton durante o processo fotossintét ico.

Recursos mineraisDo fundo do mar são extraídos minerais, como omagnésio que é ut i l izado em l igas metál icas,especialmente com o alumínio.O bromo é ut i l izado na indústr ia al imentar,farmacêutica e fotográf ica.O sal de cozinha (c loreto de sódio) é o mineralmais importante obt ido diretamente a part i r daágua do mar.

Fonte de energiaA energia da água do mar é aprovei tada dediversos modos. Em alguns locais, a força dasmarés é convert ida em energia elétr ica.Noutros, a água fr ia é ut i l izada para arrefecer asturbinas de centrais térmicas:- No túnel que atravessa o Canal da Mancha atemperatura dos carr is tende a aumentar, devidoao atr i to provocado pela passagem do comboio.

Page 6: Exposição Filatélica - Tema mar

A f im de evitar possíveis incêndios, uff i complexosistema de arrefecimento com água do marmantém a temperatura dentro dos níveis deseg u ra nç4.

Recursos vivosAnualmente, cerca de 100 mi lhões de toneladas depescado, são a principal fonte de proteína para

2.000 mi lhões de pessoas.Muitas algas e animaÍs marinhos são ut Í l izadospara os mais var iados f ins. As algas são ut i l izadasna indústr ia do papel , fotográf Íca, a l imentar,farmacêutica e vinícola, Da carapaça doscrustáceos ret ira-se quit Ína, QUe é ut i l izada notratamento de queimaduras e reconstrução devasos sanguíneos.Do peixe ret iram-se diversos compostos, commúlt ip las apl icações desde a pintura, lubr i f icantes eindústr ia da borracha.Das esponjas ret iram-se substâncias que sãoempregues no fabrico de fármacos para combaterdoenças, como o cancro e a SIDA.

Page 7: Exposição Filatélica - Tema mar

Núcleo de Filotelio e Colecionismo dq Escolq E.8.2/3 Dr.António do Costo Contreirqs de Armoçõode Pêrq - Agrupomento Silves sul"O Bichinho do Selo"

O nosso núcleo formou-se o 12 de dezembro de2C12.

Atuolmente, o núcleo contq com o poÉicipoção dos seguinteselementos Anq Vieiro, Alexondro Joro, Eduordq Sorqivo e MorgqrídoCqrvolho do 598; Tomós Ferreirq do 6aE; Luqnq Chicqmbido 898 eAriono Dios do 8sC.

O núcleo reúne-se à segundo-feirq nq escolo E.B.zl3 Dr. António doCosto Contreiros e òs sextos-feirqs no sede do ogrupqmento 598.

Este estó o ser opoiodo pelq Federoçõo Portugueso de Filqtelio

Page 8: Exposição Filatélica - Tema mar

engunize.çãe

^6peÍes,,sÉGut.ü5,

."* 4)t

Ëtffii3\*ro,r:''l

"#5=if f i . ::w4f;*-