Top Banner
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 26 Abril de 2012 Sabia que... A Rua Mendo Estevens é uma das mais antigas da cidade de Évora? 95 Junto ao Mercado Municipal (Praça 1º de Maio) Feira Medieval em Évora A Praça 1º de Maio, em Évora, vai ser palco este fim-de-semana de uma Feira Medieval, numa organização da Câmara Municipal de Évora. Nestes dias, a animação junto ao Mercado Municipal está garantida, através de um evento que procura transportar-nos até à idade média.
12

Évora Local n.º 95

Mar 25, 2016

Download

Documents

dcre cmevora

Évora Local n.º 95
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Évora Local n.º 95

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 26 Abril de 2012

Sabia que... A Rua Mendo Estevens é uma das mais antigas da cidade de Évora?

95

Junto ao Mercado Municipal (Praça 1º de Maio)Feira Medieval em Évora

A Praça 1º de Maio, em Évora, vai ser palco este fim-de-semana de uma Feira Medieval, numa organização da Câmara Municipal de Évora. Nestes dias, a animação junto ao Mercado Municipal está garantida, através de um evento que procura transportar-nos até à idade média.

Page 2: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 03

Junto ao Mercado Municipal (Praça 1º de Maio)Feira Medieval em Évora

A Praça 1º de Maio, em Évora, vai ser palco este fim-de-semana de uma Feira Medieval, numa organização da Câmara Municipal de Évora. Nestes dias, a animação junto ao Mercado Municipal está garantida, através de um evento que procura transportar-nos até à idade média.

A Feira Medieval, que poderá ser visitada entre as 10h00 e as 22 horas no sábado – domingo termina às 19h00 -, conta com trabalhos ao vivo feitos por um conjunto de artesãos, venda de artesanato típico e diversos artefactos: flautas em bambu, brasões em madeira e pele, bolsos, cintos e pulseiras em couro, tecelagem em linho e em trapo, bijutaria com pedras semi-preciosas e joalharia, cestaria e alfaias e brinquedos em madeira, talha e torneados em madeira, cerâmica, peles curtidas, pantufas, sacos em pele e cornos para beber e tocar, feltro artesanal e tanoaria, sabões naturais e vidrofusão…

 

Nesta Feira Medieval haverá ainda música da época, cortejos, animadores de rua, bruxinha e cartomante, um castelo de Ginginha e frutos secos caramelizados, chás naturais e licores, doces tradicionais (rabanadas e sonhos) e uma Pulperia (com esplanada coberta), onde se venderá carne grelhada, polvo cozido, água e vinho.

Durante os dois dias do certame, que conta com o patrocínio do Pingo Doce, haverá ainda demonstração de aves de rapina com sessões de voos comentados.

Page 4: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 23 de AbrilCâmara de Évora aprovou moção alusiva ao 25 de Abril

A Câmara Municipal de Évora aprovou uma moção alusiva ao 25 de Abril, proposta pelo Vereador Eduardo Luciano (CDU). A moção foi aprovada com seis votos favoráveis (CDU e PS) e a abstenção do Vereador António Dieb (PSD), por discordar com os termos usados, mas manifestando total identificação e saudando o simbolismo da data.

Esta moção salienta que “comemorar a revolução de Abril é, nas atuais circunstâncias políticas e sociais, um imperativo de que os defensores dos valores matriciais da revolução portuguesa não se podem demitir”.

Recordando que “há 38 anos um grupo de jovens militares, interpretando o sentimento do povo português, teve a coragem e ousadia necessárias para pôr fim a 48 anos de ditadura e devolver aos portugueses a liberdade sonhada por muitas gerações”, a moção sublinha também que “esses jovens militares foram capazes da rutura necessária que encheu de esperança e trouxe uma vida mais digna à maioria do povo português”.

Considera igualmente que “com a Revolução de Abril, não foi conquistada apenas a liberdade e a democracia política”, também foram criadas “condições para notáveis avanços civilizacionais ao nível dos direitos dos trabalhadores, do acesso à saúde e à educação, da melhoria das condições de vida do povo português, valores inscritos na Constituição da República promulgada em 1976”.

Declara ainda que “trinta e oito anos depois, muitas conquistas e avanços obtidos com a revolução são hoje postos em causa e a própria lei fundamental parece suspensa em matérias tão importantes como o direito ao trabalho ou o direito à saúde”.

Por isso, defende que “tal como há 38 anos é hoje necessária a coragem e ousadia para romper com inevitabilidades e soluções únicas que agravam as condições de vida da maioria dos portugueses” e sublinha que “comemorar Abril é também exigir o regresso ao caminho que os jovens militares abriram e que o Povo Português começou a desbravar a partir da madrugada libertadora de 1974”.

Aprovadas as normas regulamentares das Tasquinhas

De entre o conjunto de assuntos tratados nesta reunião, destaca-se ainda a aprovação das Normas Regulamentares para Atribuição e Funcionamento das Tasquinhas na Horta das Laranjeiras” – Festas Populares da Cidade – Feira de S. João 2012. A proposta obteve três votos a favor (PS), três contra (CDU), a abstenção do PSD e o voto de qualidade favorável do Presidente.

O Espaço das Tasquinhas tem como objetivo a promoção da gastronomia local, o apoio e dinamização do associativismo do concelho, constituindo-se um espaço privilegiado de convívio e encontro entre a população e as suas associações socioculturais e desportivas, onde decorre também um conjunto de eventos recreativos e culturais que dão uma forte animação ao local.

Page 6: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Rua Mendo Estevens é uma das mais antigas da cidade de Évora?

Esta rua é uma das mais antigas da cidade de Évora. Desde o século XIV que é referida sempre pela mesma denominação, sendo que pouco se sabe acerca de Mendo Estevens. Uma das hipóteses avançadas é a de que seria um juiz da cidade de Évora no início do século XIV, e que provavelmente teria moradia na rua. Por outro lado, sabemos que era uma rua onde existiram imensas casas do bispo de Évora entre o século XIV e XV. No fim da rua existia uma porta da antiga muralha medieval: A Porta de Mendo Estevens.

Rua de Mendo Estevens

Page 8: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 03

Cinema na Casa da Zorra | 27 Abril | 21h30

Page 10: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 95

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 95