Top Banner
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 19 Abril de 2012 Sabia que... A Ermida de Nossa Senhora da Cabeça, na Rua Mendo Estevens, é dedicada a uma curandeira do Séc. XVII? 94 Câmara de Évora cria Banco de Manuais Escolares Dar para ajudar com o projeto “estudar maisfacil@cmevora” A Câmara Municipal de Évora está a dinamizar um projeto, intitulado estudarmaisfacil@cmevora”, que engloba a criação de um Banco de Manuais Escolares e a obtenção de Apoio Escolar Gratuito para alunos do secundário com carências económicas. Para a concretização plena do referido Banco, a Câmara está agora a informar a população dos diversos pontos de recolha de manuais escolares, que são escolas do concelho, juntas de freguesia, associações juvenis, diferentes entidades e Ponto Jovem.
12

Évora Local n.º 94

Mar 09, 2016

Download

Documents

dcre cmevora

Évora Local n.º 94
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Évora Local n.º 94

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 19 Abril de 2012

Sabia que... A Ermida de Nossa Senhora da Cabeça, na Rua Mendo Estevens, é dedicada a uma curandeira do Séc. XVII?

94

Câmara de Évora cria Banco de Manuais Escolares

Dar para ajudar com o projeto “estudar maisfacil@cmevora”A Câmara Municipal de Évora está a dinamizar um projeto, intitulado “estudarmaisfacil@cmevora”, que engloba a criação de um Banco de Manuais Escolares e a obtenção de Apoio Escolar Gratuito para alunos do secundário com carências económicas. Para a concretização plena do referido Banco, a Câmara está agora a informar a população dos diversos pontos de recolha de manuais escolares, que são escolas do concelho, juntas de freguesia, associações juvenis, diferentes entidades e Ponto Jovem.

Page 2: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 02

EM EXIBIÇÃO NO DIA 25 DE ABRIL | 21H30 | SOCIEDADE RECREATIVA E

DRAMÁTICA EBORENSE

Page 3: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 03

Câmara de Évora cria Banco de Manuais EscolaresDar para ajudar com o projeto “estudar maisfacil@cmevora”

A Câmara Municipal de Évora está a dinamizar um projeto, intitulado“estudarmaisfacil@cmevora”, queengloba a criação de um Banco de Manuais Escolares e a obtenção de Apoio Escolar Gratuito para alunos do secundário com carências económicas. Para a concretização plena do referido Banco, a Câmara está agora a informar a população dos diversos pontos de recolha de manuais escolares, que são escolas do concelho, juntas de freguesia, associações juvenis, diferentes entidades e Ponto Jovem.Esta é uma forma de facilitar a vida a quem tem livros de estudo entre o 5 e o 12º ano que já não utiliza e pode doar, ajudando também os estudantes com mais carências económicas a ter acesso aos referidos manuais de estudo. A partir de Agosto, a autarquia prevê já ter uma base de dados on-line com todos os livros disponíveis que os estudantes podem consultar em casa e se desejarem requerer o livro necessário. Ao longo de todo o ano serão recebidos e doados livros, fomentando o espírito de partilha e terão preferência no acesso a livros os jovens que também contribuíram doando livros. Apresentando duas vertentes específicas o projeto estudarmaisfacil@cmevora, apresenta como objetivo geral promover iniciativas que facilitem o estudo e promovam o sucesso escolar a todos os jovens munícipes.

 

O enquadramento desta decisão insere-se no quadro legal de atribuições que competem às autarquias, e que visam: prosseguir os interesses das populações respetivas, designadamente no que respeita à ação social e à educação; dinamizar a formação como fator de valorização cultural, académica e profissional, propiciando e estimulando o acesso à mesma a todas as crianças e jovens do seu concelho, com especial preocupação com as oriundas de agregados familiares económica e socialmente mais débeis. Considerando que Évora assume com orgulho o seu estatuto de Cidade Educadora faz todo o sentido criar projetos que apoiem e valorizem o percurso escolar dos seus jovens munícipes.

Page 4: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião de 28 de MarçoCâmara de Évora recebeu luz verde para avanço da Escola dos Canaviais

No período antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, informou que finalmente o Tribunal de Contas deu provimento ao recurso apresentado pela autarquia eborense relativo à obtenção de visto prévio para o contrato de empreitada para construção da Escola de Canaviais. A informação foi recebida com agrado pela Câmara que assim vê ultrapassadas as dificuldades que lhe foram levantadas para finalizar a obra e colocar esta infraestrutura ao serviço das famílias e alunos dos Canaviais.

Reorganização de serviços camarários

A reorganização da estrutura interna dos serviços municipais também foi alvo de debate, centrado numa proposta de Modelo de Estrutura Orgânica, da Estrutura Nuclear e Definição das Unidades Nucleares, de número máximo de Unidades e Subunidades Flexíveis e de Equipas de Projeto, a qual foi aprovada com três votos favoráveis (PS), e o voto de qualidade do Presidente, uma abstenção (PSD) e três contra (CDU).

Extinção de empresas municipais

A Câmara Municipal aprovou o início do processo para extinção de três empresas municipais, SITEE-EM (Sistema Integrado de Transportes e Estacionamento de Évora), MME – Mercado Municipal de Évora, S.A. e Évora Viva – SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana – EEM.

A proposta de extinção e dissolução do SITEE-EM foi aprovada com quatro votos favoráveis (PS e PSD) e três contra (CDU), enquanto as restantes duas obtiveram aprovação unânime. Apesar das extinções, a autarquia assegurará a continuidade dos serviços prestados nestas áreas, no caso do SITEE a fiscalização do estacionamento no Centro Histórico, uma vez que o transporte rodoviário já é assegurado pela contratação dos serviços da Rodoviária do Alentejo.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara fez um breve historial destas empresas e suas fragilidades, sublinhando que em relação aos sete trabalhadores do SITEE sem vínculo laboral à Câmara, a autarquia garante, numa futura solução, ter em conta os mesmos e a manutenção dos seus postos de trabalho, estando agora em debate a melhor forma de avançar com a concretização desse objetivo.

Construção de mais fogos pelas Cooperativas de Habitação

O relatório de ponderação sobre o resultado da discussão pública da proposta de Plano de Pormenor da Área Residencial da Turregela foi aprovado com quatro votos a favor (PS e PSD) e três contra (CDU). A proposta será enviada agora para a Assembleia Municipal para aprovação e posterior publicação em Diário da República e deposito na DGOTDU da versão final do plano, que inclui as alterações introduzidas na proposta submetida a discussão pública.

Com a aprovação desta proposta fica viabilizada a construção de um número significativo de habitações, a cargo de cooperativas de habitação eborenses, com reconhecida qualidade e preços mais acessíveis do que os atualmente praticados no mercado.

Universitários e idosos unidos em projeto

A Câmara Municipal de Évora aprovou com quatro votos a favor (PS e PSD) e três abstenções (CDU) a implementação do projeto “Laços para a Vida – Casa & Companhia”, que visa promover o alojamento de estudantes da Universidade de Évora (em processo de licenciatura, pós-graduações, mestrados ou doutoramento) durante o ano letivo, em domicílios de seniores residentes na cidade de Évora, preferencialmente no Centro Histórico.

Pretende-se assim que o sénior disponibilize um quarto para um estudante do ensino superior, e em contrapartida o jovem ofereça companhia e apoio ao sénior. O projeto visa essencialmente promover a intergeracionalidade, minorar a solidão dos mais idosos e apoiá-los nalgumas das suas necessidades básicas, além de auxiliar também os estudantes com necessidades socioeconómicas e revitalizar o Centro Histórico através destes jovens habitantes.

Page 6: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Ermida de Nossa Senhora da Cabeça, na Rua Mendo Estevens, é dedicada a uma curandeira do Séc. XVII?

Esta pequena ermida tem mais de 300 anos, tendo sido fundada pelo Guarda da Universidade Luis Rodrigues e pelo colegial do Colé­gio da Purificação, João Vardom, para substituir um antigo oratório situado na mesma zona. Durante o século XVIII, esta igreja definia inclusive toda a rua, que era conhecida por Rua da Senhora da Cabeça. Foi construída para prestar o culto à Senhora da Cabeça, que, no século XVII, se dizia ser curandeira de dores de cabeça e enxaquecas. Nesta ermida trabalhou um dos mais famosos ceramistas de Lisboa, de seu nome Oliveira Bernardes.

Ermida da Nossa Senhora da Cabeça

Page 8: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 03

Cinema no Auditório Soror Mariana | Abril

Page 10: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 94