Top Banner
Eu sei em Quem Tenho Crido 3º Trimestre 2015 Lição 7 A Igreja e seu Testemunho As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
16

Eu Sei em Quem Tenho Crido.

Aug 17, 2015

Download

Spiritual

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

Eu sei em Quem Tenho Crido

3º Trimestre 2015

Lição 7

A Igreja e seu Testemunho

As ordenanças de Cristo nas

cartas pastorais

Page 2: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

TEXTO ÁUREO

“[...] porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar

o meu depósito até aquele dia.” (2Tm 1.12)

Page 3: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

VERDADE PRÁTICA

O crente, assim como o líder, precisa ter convicção de sua

chamada e de sua condição de salvo em Jesus Cristo.

Page 4: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

2 Timóteo 1.3-8; 2.1-42 Tm 1.3 – Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura, porque sem cessar faço memória de ti nas minhas orações, noite e dia;

4 - desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo;

5 - trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.

6 - Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos.

7 - Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Page 5: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

8 - Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes, participa das aflições do evangelho, segundo o poder de Deus,

2 Tm 2.1 - Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.2 - E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 3 - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.4 - Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

Page 6: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

INTRODUÇÃO

Esta segunda carta foi escrita enquanto Paulo se encontrava preso. A prisão é um lugar que destrói a esperança de muitos levando ao desespero e à descrença.Esta foi a última vez que esteve preso, pois veio a perder nela a sua vida.

Page 7: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

I -ORAÇÕES E AÇÃO DE GRAÇAS (1.3-5)

1. “Ao amado filho” (v.2)

Paulo sabia que logo morreria, talvez por isso tenha demonstrado afeição e amor por Timóteo, isso nos mostra que o líder precisa ter afeição, amor e carinho pelos seus liderados.

Page 8: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

I -ORAÇÕES E AÇÃO DE GRAÇAS (1.3-5)

2. A sensibilidade de Paulo.

Paulo sabia que logo morreria, talvez por isso tenha demonstrado afeição e amor por Timóteo, isso nos mostra que o líder precisa ter afeição, amor e carinho pelos seus liderados.

Page 9: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

I -ORAÇÕES E AÇÃO DE GRAÇAS (1.3-5)

3. A fé de Timóteo. (v.5)

O discipulado de Timóteo iniciou-se no lar, com o exemplo de sua avó, Loide, e sua mãe, Eunice, ambas judias mas convertidas ao evangelho. Na segunda carta, Paulo diz:”[...] trazendo à memória a fé não fingida que há em tí...

Page 10: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

II – A CONVICÇÃO EM DEUS (v.v. 6-14)

1. Dons espirituais. (v.6)

Paulo lembra o momento em que Timóteo foi ordenado ao santo ministério. Ocasião em que recebeu dons espirituais que o capacitariam no serviço de Deus. Paulo o encoraja a permanecer em seu ministério.

Page 11: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

II – A CONVICÇÃO EM DEUS (v.v. 6-14)

2. “Espírito de fortaleza, e de amor, e de moderação” (v.7).

Ao que parece Timóteo estava enfrentando grande oposição à sua liderança. Paulo então exorta Timóteo a que tenha coragem. Um líder precisa ser corajoso. O Espírito Santo nos ajuda a superar o medo e nos encoraja a prosseguir.

Page 12: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

II – A CONVICÇÃO EM DEUS (v.v. 6-14)

3. Apóstolo dos gentios (v.11)

Paulo tinha consciência de que recebeu, da parte de Deus, a vocação e o chamado para pregar aos gentios, Paulo exorta Timóteo a manter-se firme na fé, conservando “o modelo das sãs palavras”.

Page 13: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

III – UM CONVITE AO SOFRIMENTO POR CRISTO (2.1-13)

1. O fortalecimento na graça (v.1)

Todo cristão precisa ser forte, principalmente no aspecto espiritual. Timóteo certamente enfrentava desafios além de suas forças. E quando a luta está além das nossas forças, somente o Senhor para nos ajudar, pois Ele é Poderoso.

Page 14: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

III – UM CONVITE AO SOFRIMENTO POR CRISTO (2.1-13)

2. Soldado de Cristo (v. 3)

A vida cristã é um misto de alegrias e tristezas; de lutas e vitórias. Jesus advertiu seus discípulos sobre as aflições da vida cristã (Jo 16.33). Para os que aceitam tomar a cruz (Mt 16.24), renunciando a sí mesmos, a vida cristã é uma luta sem tréguas.

Page 15: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

III – UM CONVITE AO SOFRIMENTO POR CRISTO (2.1-13)

3. O lavrador (v.6)

O agricultor precisa trabalhar com afinco a fim de preparar a terra para receber as sementes. Depois, precisa regar, adubar a semente para que surjam os frutos. Muitos querem colher sem esforço ou onde não plantaram.

Page 16: Eu Sei em Quem Tenho Crido.

CONCLUSÃO

Mesmo sabendo que em breve iria morrer, Paulo não perdeu sua esperança e fé. Até em seus últimos momentos procurou incentivar e orientar seu filho e companheiro de ministério, Timóteo. Seja você também um intercessor e incentivador daqueles que estão labutando na obra do Mestre.

Depto. de Ensino da Congregação Lagoa Azul Setor XI – Natal RN