Top Banner
Estrutura e Estratificação Social PROF. BIDU
18

Estrutura e Estratificação Social

Jun 05, 2015

Download

Education

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Estrutura e Estratificação Social

Estrutura e Estratificação

Social PROF. BIDU

Page 2: Estrutura e Estratificação Social

O indivíduo apenas existe como ser humano porque é resultado de um processo de socialização e interação social, incorporando, rejeitando e reavaliando aspectos que chegam até si.

Page 3: Estrutura e Estratificação Social

Estratificação Social

“processo ou a estrutura resultante pelos quais as famílias se tornam diferenciadas umas das outras e são dispostas em estratos graduados segundo os vários graus de prestígio e/ou propriedade e/ou poder.”

Para Marx, a riqueza resultante do trabalho era responsável pela organização e divisão da sociedade em grupos, motivo pelo qual ele passou a estudar o desenvolvimento da luta de classes

Page 4: Estrutura e Estratificação Social

A análise marxista da sociedade

Page 5: Estrutura e Estratificação Social

O principal objeto de estudo de Marx era a sociedade capitalista europeia do século XIX.

O trabalho realizado pelo operário garante-lhe uma remuneração, o salário, que possibilita a satisfação de suas necessidades materiais por um certo período de tempo. Isso exige que ele continue a trabalhar para que possa permanecer existindo. Como o salário sustenta sua existência, o operário tem a impressão de que foi corretamente remunerado pelo burguês, mas isso, de acordo com Marx, é um equívoco.

A remuneração paga corresponderia apenas a uma pequena parte do valor do trabalho. A maior parte ficaria com o burguês. É a partir disso que o empresário extrairia seu lucro.

> “MAIS-VALIA”

Page 6: Estrutura e Estratificação Social
Page 7: Estrutura e Estratificação Social

Por fim, temos o modo de produção capitalista representado pela luta de classes entre a burguesia, que detém a propriedade privada dos meios de produção, e o proletariado, classe de trabalhadores livres diretamente explorados pela burguesia.

Page 8: Estrutura e Estratificação Social

“o desenvolvimento da grande indústria socava o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação dos produtos. A burgue-sia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.”

MARX; ENGELS. O manifesto comunista. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000042.pdf>.

Page 9: Estrutura e Estratificação Social

A análise weberiana da sociedade

Page 10: Estrutura e Estratificação Social

Ao contrário de Marx, Weber considerava que a esfera política não era subordinada à esfera econômica, mas a influenciava decisivamente; daí, a participação dentro de um partido político pode valer o controle sobre o Estado nacional ou sobre alguns de seus aspectos, dando certo poder e status ao indivíduo.

Por outro lado, o status é um fator de fácil compreensão na sociedade atual, uma vez que todo indivíduo dentro desta busca um status, uma posição e um reconhecimento legítimo da parte dos demais membros participantes da sociedade.

Page 11: Estrutura e Estratificação Social

Assim, ostentar um carro importado de última geração ou qualquer outra novidade tecnológica que o destaque diante da multidão gera certo status à pessoa; um médico possui muito mais chances de ser homenageado pela sociedade pelos serviços prestados do que um gari.

Page 12: Estrutura e Estratificação Social

Significado de Meritocracia:

Predominância dos que possuem méritos (numa sociedade, numa organização, num grupo, num trabalho ou ofício etc);

predomínio das pessoas que são mais competentes e eficientes.

Modo de seleção cujos preceitos se baseiam nos méritos pessoais daqueles que participam.

Método que consiste na atribuição de recompensa aos que possuem méritos. 

Page 13: Estrutura e Estratificação Social
Page 14: Estrutura e Estratificação Social

No Brasil contemporâneo, ainda que possa se observar certa melhora na distribuição de renda, a exclusão social manifesta-se também na forma da apartação social, uma forma de desigualdade que não se restringe apenas à questão racial, mas inclui o quesito econômico, em que se pode observar um grande distanciamento entre ricos e pobres, o que acaba por refletir em sua participação política na sociedade.

Enquanto se buscam as causas do sistema de apartação, estas apontam para um ensino massificado de baixa qualidade e preparação da criança, do jovem e do adolescente, impedindo-os de alcançar um potencial profissional que os impulsionaria socialmente. Eis aí o cenário e o desafio a ser enfrentado pela sociedade brasileira, se a mesma possui pretensões reais de combater efetivamente as causas da violência.

Page 15: Estrutura e Estratificação Social

Exercícios!!!

Page 16: Estrutura e Estratificação Social

UEM-PR02. Considerando o debate sociológico sobre o tema das “desigualdades sociais” no Brasil, assinale o que for correto.

1) O desemprego é uma condição de vida experimentada por muitos indivíduos na atualidade. Ele é analisado pelas teorias sociológicas como uma “questão social”, podendo ser um fenômeno que envolve diversos elementos estruturais de uma ou de várias sociedades.

02) O aumento significativo do número de divórcios é resultado dos problemas que afetam os indivíduos em particular, destruindo lares e famílias, exigindo soluções específicas para cada pessoa.

04) As desigualdades socioeconômicas entre brancos e negros são explicadas pelo sentimento de inferioridade que os negros, historicamente, cultivaram, não tendo relação com o regime de produção baseado na monocultura, no latifúndio e na escravidão.

08) Os negros integram o grupo social que permanece por menos tempo na escola. A implantação de políticas públicas que tenham como meta sua inclusão no sistema formal de ensino integra, na atualidade, o grupo das ações afirmativas, discutidas pelas instituições de ensino superior.

16) O desemprego, o divórcio e as desigualdades socioeconômicas entre negros e brancos podem ser analisadas como “questões sociais” que produzem efeitos perversos exclusivamente nas classes sociais menos favorecidas.

Page 17: Estrutura e Estratificação Social

UEL-PR03. A proteção e a promoção dos direitos humanos continuaram a se situar entre as principais carências a ser enfrentadas pela sociedade civil. [...] A enumeração das principais áreas de intervenção das organizações da sociedade civil soa como demandas de séculos passados: a ausência do estado de direito e a inacessibilidade do sistema judiciário para as não elites; o racismo estrutural e a discriminação racial e a impunidade dos agentes do Estado envolvidos em graves violações aos direitos humanos. Como vimos, a nova democracia continuou a ser afetada por um ‘autoritarismo socialmente implantado’, uma combinação de elementos presentes na cultura política do Brasil, valores e ideologia, em parte engendrados pela ditadura militar, expressos na vida cotidiana. Muitos desses elementos estão configurados em instituições cujas raízes datam da década de 30.Em relação à violência, analise o texto anterior e selecione a alternativa que corresponde à ideia desenvolvida pelo autor:

A- A democracia brasileira é fortemente responsável pelo a. surgimento de uma cultura da violência no Brasil.B- Muito mais do que os traços culturais, é o desenvolvimento econômico que acarreta o desrespeito aos direitos humanos no Brasil.C- Com a democratização, as não elites brasileiras finalmente tiveram pleno acesso ao sistema judiciário e aos direitos próprios do Estado de Direito.D- Historicamente, o desrespeito aos direitos humanos d. afeta de modo igual a brancos e negros, ricos e pobres.E- A violência no Brasil expressa-se na vida cotidiana e, e. para ser superada, depende de ações da sociedade civil.

Page 18: Estrutura e Estratificação Social

#partiu