Top Banner
Escuta o Passarinho De olhos bem fechados os alunos da Escola de Picadas prestavam muita atenção aos 13 cantos. Depois de algumas dicas adivinhavam a qual das aves pertencia aquela voz. O minúsculo auto-falante pedia silêncio, tal qual na floresta. As fotos circulavam a von- tade e os assuntos brotavam. Quando a Saracura cantou, por exemplo, foram unâni- mes: aí vem chuva! Daí, para comparar a ave com um barô- metro foi um pulo; conecta-la com a umidade, a casinha-do- -tempo (lembra?), banhados, lagoas e rios. Cada um teve o seu tempo. Onomatopéia fez sucesso no Corocochó. Falou-se da forma do bico do Patinho, do rabo do Arapaçu, da mimeti- zação da Feiticeira, do voo a jato do Martim-pescador, da sensibilidade dos fotófobos e da necessidade de se escutar o mato crescer. Escuta! RESERVA RIO DAS FURNAS | MARÇO 2012 | WWW. RIODASFURNAS. ORG. BR NEWS
1

Escuta o Passarinho

Mar 22, 2016

Download

Documents

Renato Rizzaro

News de março de 2012 da Reserva Rio das Furnas
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Escuta o Passarinho

Escuta o PassarinhoDe olhos bem fechados os

alunos da Escola de Picadas prestavam muita atenção aos 13 cantos. Depois de algumas dicas adivinhavam a qual das aves pertencia aquela voz. O minúsculo auto-falante pedia silêncio, tal qual na floresta.

As fotos circulavam a von-tade e os assuntos brotavam. Quando a Saracura cantou, por exemplo, foram unâni-mes: aí vem chuva! Daí, para comparar a ave com um barô-

metro foi um pulo; conecta-la com a umidade, a casinha-do--tempo (lembra?), banhados, lagoas e rios. Cada um teve o seu tempo.

Onomatopéia fez sucesso no Corocochó. Falou-se da forma do bico do Patinho, do rabo do Arapaçu, da mimeti-zação da Feiticeira, do voo a jato do Martim-pescador, da sensibilidade dos fotófobos e da necessidade de se escutar o mato crescer. Escuta!

reserva rio das furnas | março 2012 | www.riodasfurnas.org.br n e w s