Top Banner
Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade
18

Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Apr 07, 2016

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate

Maria Helena Guimarães de CastroOutubro de 2015Fundação Seade

Page 2: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

O número de matrículas no Ensino Médio está estagnado. A taxa de escolarização líquida cresceu pouco e é a menor da AL ( BID, 2015)

Os resultados das avaliações nacionais SAEB/Prova Brasil ao final do EM estão estagnados.

Uma pesquisa recente indica baixo nível de audiência no Ensino Médio público, com níveis elevados de faltas de professores e alunos*.

Problemas cumulativos no ensino fundamental, especialmente nos anos finais. Os alunos chegam despreparados ao EM.

As sucessivas reformas dos últimos anos não chegaram na sala de aula....

* IBOPE, 2011. Audiência do Ensino Médio. São Paulo: Ibope/Instituto Unibanco .

Page 3: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

1996: LDBEM: etapa final da Educação Básica Carga horaria 800 horas; 200 dias letivos

• 1998: PROMED Racionalização e expansão das redes Desenvolvimento Curricular Descentralização e Autonomia da escola

Quase 20 anos de reformas curriculares do E. Médio

Page 4: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

1998: Diretrizes CurricularesInterdisciplinaridade e contextualização Base comum: áreas de conhecimento

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCiências da Natureza, Matemática e suas TecnologiasCiências Humanas e suas Tecnologias

Base diversificada integrada com a base comumMáximo 25% da carga total

Escolas com liberdade de organização do currículo

Não foi por falta de reforma curricular que o ensino médio não melhorou....

Page 5: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

2006: novos conteúdos e disciplinasHistória e Cultura Afro-Brasileira; Filosofia, Sociologia.

2009: Filosofia e Sociologia obrigatórios2010: Ensino Médio Inovador

Apoiar o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras Aumento da carga horária ( 3 mil horas)Nova discussão curricular: formação geral, científica, tecnológica, cultural e conhecimentos técnicos-experimentais

Mais mudanças curriculares...

Page 6: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

2012: novas diretrizes curriculares13 disciplinas obrigatóriasOferta obrigatória de língua espanholaInclusão de conteúdos transversais:

Educação alimentar e nutricionalRespeito e valorização do idosoEducação AmbientalEducação para o TrânsitoEducação em Direitos Humanos

Outros componentes a cargo de cada sistema

Novas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio

Page 7: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Após tantas mudanças, resultados pífios:Um currículo extenso, superficial e fragmentadoMelhora lenta e tímida dos resultados (SAEB, PISA)Programas inadequados de formação de professoresProblemas graves na infraestrutura das escolasIniciativas estaduais: dificuldades na implementação ( Pesquisa FCC) O ENEM como o norteador do currículo!

Cenário Atual

Page 8: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Os currículos dos estados são desiguais e se concentram nas áreas ou disciplinas obrigatórias. Não há tempo para a parte diversificada. Formação de professoresHá excesso de disciplinas e de conteúdos. Desmotivação dos alunos.Cursinho preparatório ao ENEM, SISU e PROUNI Caminho Único para tudo: ensino técnico, tecnológico e superior.

Principais criticas ao Currículodo E. Médio

Page 9: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Carga horária diária de 7 horas? Recursos? 13 disciplinas no currículo ( DCNs 2012)A formação geral é dada pela BCN Componentes curriculares obrigatórios ainda pautados pelo ENEMCursos técnicos não são colocados como alternativas de fato, mas somam-se ao currículo básico da Base Comum

A Base Nacional proposta não abre alternativas, apenas congestiona o único caminho existente

Page 10: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

O que se espera de uma Base Nacional Comum: o detalhamento dos indicadores de realização e expectativas do resultado para uma dada disciplina ou área, para orientar os currículos, no plural.

Uma base não é um currículo. É a indicação das aprendizagens esperadas em termos de competências e habilidades que todo aluno deve constituir e dos conhecimentos que dão substância a essas competências e habilidades.

E. Médio X Base Nacional Comum: questão central

Um modelo único para um público tão heterogêneo?Como compatibilizar a Base com a diversificação do sistema?O que significa 60% e 40%?

A Base Nacional e o Ensino Médio

Page 11: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Uma Agenda mínima de reformulação do EM:Uma nova arquitetura do sistema: mais opções curriculares e itinerários de aprendizagemMais ensino diurnoPrioridade: Formação de Professores e CarreiraFlexibilizar o ENEM: ENEMs + núcleo comumMais inclusão: EJA noturno profissionalizanteA diversificação do sistema a partir do terceiro semestre do EM: trajetórias diversificadas

O desafio da reforma do EM é político

Page 12: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

É suficiente reformar o currículo sem alterar a arquitetura do sistema de ensino médio? Como viabilizar um sistema mais diversificado e flexível sem impedir os alunos de prosseguir os estudos? Quais as implicações do novo conceito de aprendizagem ( habilidades cognitivas e socio emocionais) para o desenho e organização do novo currículo?

Provocações para o debate

Page 13: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Quais habilidades e conhecimentos nossos estudantes deverão aprender para enfrentar o futuro como cidadãos globais? O que é essencial?

Como a tecnologia pode enriquecer o currículo? O mundo jovem é tecnológico e aberto à experimentação.

Projeto de vida e protagonismo dos jovens como diferencial

Mudanças na sociedade e na natureza do trabalho

Questões em Aberto

Page 14: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Base comum nos 3 primeiros semestres do EMDiversificação e construção de Percursos de Aprendizagem ou Trilhas a partir do segundo semestre do segundo anoAprofundamento das áreas do conhecimento Itinerários acadêmicos ou técnicos Articulação dos cursos técnicos com carreiras tecnológicas de nível superior

Propostas e Sugestões ao CONSED....

Page 15: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

14 anos de educação compulsóriaFormação e contratação de professores dificulta a diversificaçãoLegislação e burocratização excessivasTendências no mundo: diversificação a partir dos 15 anosO que mostra a experiência internacional?

PROBLEMAS E DESAFIOS A ENFRENTAR

Page 16: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Educação compulsória no mundo

Idade início Idade término Duração (em anos) 4 5 6 7 14 15 16 17 18

Brasil 14Argentina 13Chile 13Colômbia 10México 14Uruguai 14Canadá 10EUA 12Alemanha 12Espanha 10França 11Itália 12Portugal 9Finlândia 10Suécia 9Inglaterra 11Holanda 12Austrália 10China 9Japão 9Coreia do Sul 9

Fonte: UNESCO Institute for Statistics, 2014.

O Institute for Statistics da UNESCO tem dados de mais de 200 países:

- Idade de início média: 5,7 anos

- Idade de término média: 14,5 anos

- Duração média: 9,8 anos

Page 17: Ensino Médio no Brasil: sugestões para o debate Maria Helena Guimarães de Castro Outubro de 2015 Fundação Seade.

Ensino médio* em países selecionadosParte comum Trilhas

Inglaterra 1 anoAcadêmica (5 áreas)

Vocacional

França -

Acadêmica (lycée general)

Acadêmica (lycée tech.)

Vocacional (lycée prof.)

EUA 3 anos Comprehensive HS (disciplinas de especialização)

Finlândia -AcadêmicaVocacional

Portugal 1 ano

Acadêmica

Vocacional (profissional)

Vocacional (artístico)

Espanha 2 anos Geral (“comprehensive HS”)

Alemanha -

AcadêmicaVocacional

Geral (“comprehensive HS”)

Coreia do Sul -AcadêmicaVocacional

* Aqui refere-se ao upper secondary (ISCED 3).