Top Banner
62

Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

Dec 14, 2018

Download

Documents

ngothuy
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família
Page 2: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

Encontros para Grupos Bíblicos em FamíliaAdvento/Natal – 2007

VENHA A NÓS O VOSSO REINO!(Mt 6,10)

Arquidiocese de Florianópolis

Page 3: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

2

SUMÁRIO

Apresentação ..................................................................................... 3

Orientações para os animadores e animadoras dos grupos .............. 4

Celebração Inicial: Venha a nós o vosso Reino! ................................ 6

1º Encontro: Advento – Tempo de Vigilância .................................... 14

2º Encontro: Advento – Tempo de Espera ....................................... 20

3º Encontro: Advento – Tempo de Alegria ........................................ 26

4º Encontro: Advento – Tempo de Justiça e Paz .............................. 34

Celebração Final: Maravilhas do Mistério do Natal .......................... 40

Anexo 1: Campanha da Evangelização ........................................... 48

Anexo 2: Símbolos Natalinos ........................................................... 50

Anexo 3: Cantos extras .................................................................... 51

Anexo 4: Leitura Orante da Palavra de Deus ................................... 55

Equipes: Elaboração, revisão e editoração ...................................... 56

Equipe de articulação ....................................................................... 57

Avaliação .......................................................................................... 59

Page 4: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

3

APRESENTAÇÃO

Por que celebrar o Natal?

Celebramos o Natal porque o Filho de Deus assumiu nossa na-tureza humana e entrou em nossa história. No Natal, nossa pobreza e nossas limitações são abraçadas pelo amor infinito de Deus. Em nossa vida há o pecado e o mal, há o sofrimento e a dor; desde a encarnação do Filho de Deus, porém, a misericórdia divina abraça esse sofrimento e esse pecado: “A Palavra se fez carne e veio morar entre nós!” (Jo 1,14). Essa certeza faz nascer uma nova estrela nos céus de nossa vida, e essa estrela se chama esperança. Temos certeza de que nossa esperança não ficará decepcionada (cf. Rm 5,5).

Celebramos o Natal em família: “No Evangelho não encontramos discursos sobre a família, mas uma admoestação que vale mais do que qualquer palavra: Deus quis nascer e crescer em uma família humana” (Bento XVI, 31.12.06).

Celebramos o Natal em Grupos Bíblicos em Família porque, ao nos aceitar como irmãos, Jesus Cristo nos fez membros de uma mesma e única família.

Celebramos este Natal de 2007 com uma motivação maior: no próximo ano, a “Diocese” de Florianópolis fará 100 anos. Ao longo desse tempo, muito recebemos; hoje, muito temos para agradecer. Comecemos nossa ação de graças aos pés do Menino que nos é dado neste Natal (cf. Is 9,6).

Dom Murilo S.R. Krieger, scjArcebispo de Florianópolis

Page 5: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

4

ORIENTAÇÕES PARA OS ANIMADORES E ANIMADORAS DOS GRUPOS

BÍBLICOS EM FAMÍLIA

Para dinamizar e melhorar o funcionamento dos Grupos Bíblicos em Família vale a pena observar algumas recomendações:

1. PLANEJAMENTO: Dar início aos grupos. Colaborar com a pa-róquia na divulgação e organização da prioridade única da Ação Pastoral Evangelizadora em nossa Arquidiocese, que são os Grupos Bíblicos em Família.

2. DATA DA REALIZAÇÃO DOS ENCONTROS: A data não está no livreto. Procure saber qual é o dia que sua paróquia escolheu para fazer os encontros e, assim, estar em comunhão com a Igreja Arquidiocesana.

3. CELEBRAÇÃO INICIAL: Prepará-la bem. Reunir os vários grupos da comunidade ou da paróquia para fazê-la em comum.

4. AMBIENTE: É muito importante usar a criatividade, preparando bem o ambiente, com alguns símbolos que ilustrem a idéia central do encontro. a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha,

porque identifica os Grupos Bíblicos em Família como “Igreja nas casas”, lembrando as primeiras comunidades cristãs.

b. A Bíblia não pode faltar, porque é a fonte inspiradora de toda oração, reflexão e proposta de ação do grupo. É importante que todos os participantes a levem sempre, e que se acostumem a ler com antecedência o texto proposto para cada encontro.

5. CANTOS: Quando não são conhecidos, poderão ser rezados, ou substituídos por outros que o grupo conhece.

6. GENTE NOVA: Apresentar os novos membros ao grupo. Promover um clima de acolhida e bem-estar para todos.

7. TAREFAS DO GRUPO: Envolver todos os participantes, distri-buindo responsabilidades. Dar atenção especial aos jovens e crianças. Se o grupo se tornar muito grande, a ponto de dificultar a participação ativa de todos, a saída seria propor que alguns membros, já bem familiarizados com a vida dos grupos, se dis-

Page 6: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

5

ponham a iniciar novos grupos, colaborando com a difusão desta prioridade da arquidiocese na sua paróquia ou comunidade.

8. QUESTÕES DA COMUNIDADE: Trazê-las para o grupo, conver-sar sobre elas. Lembrar as necessidades materiais e espirituais da comunidade (água, esgoto, lixo, calçamento, policiamento, controle do tráfico e uso de drogas, violência, locais para cele-brações e de lazer, etc...), a fim de que o grupo esteja sempre atento, valorizando a vida e colaborando com o bem-estar da comunidade.

9. COMPROMISSOS: Insistir neles, a fim de que a vida do grupo não fique restrita àquela hora do encontro e desligada da realidade. Se o compromisso sugerido para um encontro for difícil de ser executado, escolha-se outro. O importante é ligar sempre oração, reflexão e ação.

10. AVALIAÇÃO: É importante fazer a avaliação dos encontros do livreto. Avaliando é que se aprende a melhorar a qualidade do nos-so trabalho de evangelização. Após o último encontro, provoque o grupo a fazer a avaliação em conjunto, seguindo o questionário que está no final do livreto. Envie o resultado à Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

11. CONTINUIDADE: Manter o grupo bem unido e articulado, moti-vando-o a dar continuidade aos encontros durante todo o ano. A equipe de redação prepara um livreto para os encontros de cada tempo litúrgico do ano, ou seja: Advento e Natal; Quaresma e Páscoa; Tempo Comum.

Obrigada pela sua valiosa colaboração e bom trabalho!

Equipe de Redação e Articulação

Page 7: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

6

Celebração inicial

“VENHA A NÓS O VOSSO REINO!”

(Mt 6, 10)

Ambiente: Casinha, Bíblia, Coroa do Advento, 4 velas, árvore verde, água, pão, cartaz do Tempo Comum, algum símbolo que lem-bre os 100 anos de caminhada da nossa (arqui)diocese.

Acolhida: Feita espontaneamente por alguém da equipe de Coordenação dos GBF.

Motivação e Oração inicial

Animador/a 1: Irmãos e irmãs, esta celebração nos traz presente a solenidade de Cristo Rei, celebrada nestes dias, e que encerra o Tempo Comum no Ano Litúrgico. Durante esse Tempo Comum, refletimos e rezamos, em nossos Encontros dos Grupos Bíblicos em Família, diversos temas relacionados ao projeto do Reino de Deus: Discípulos e missionários, esperança, paz, vida, nosso cen-tenário, vocações, família, missões, evangelização, e outros.

Canto: Tu vens, tu vens

/: Tu vens, tu vens! Eu já escuto os teus sinais. :/

1. É muito bom, que alegria te louvar, ó Pai querido, dom de amor e de bondade! Há muito tempo prometeste ao teu povo que tu virias visitar a humanidade.

(Entra o cartaz do Tempo Comum e o símbolo que representa o centenário de nossa diocese.)

Animador/a 2: Esta celebração nos leva a refletir sobre o Advento, tempo de preparação para o Natal. Iniciamos um novo ano li-túrgico que, para nós, será muito especial, pois celebraremos o Centenário da Diocese de Florianópolis.

No Tempo do Advento, fazemos memória do mistério da Encarna-ção: Deus envia ao mundo o seu Filho, que anuncia o Reino de

Page 8: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

7

justiça, verdade e paz. O Reino de Deus foi confiado à humani-dade. Nossa tarefa é trabalhar para que ele aconteça em nossa história.

Canto: Tu vens, tu vens

/: Tu vens, tu vens! Eu já escuto os teus sinais. :/2. Ao povo antigo te fizeste escutar pelos profetas da primeira

aliança.

Tuas promessas se cumpriram plenamente em Jesus Cristo, que é nossa esperança.

(Entram os símbolos: Casinha, cartaz do Advento, árvore, água.)

A 1: A alegria e a ternura do Natal já se prenunciam desde o início do Advento. Assim, motivados pelo anúncio do Natal do Senhor, que se aproxima, queremos iniciar este nosso encontro de fé e esperança com o sinal da cruz, cantando:

Canto: Em nome do Pai...A 2: Neste momento, vamos receber um dos símbolos que mais ex-

pressa o sentido do Advento.

(Entra a Coroa do Advento com as 4 velas.)

Canto: No advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Se-nhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar.

A 1: Advento é tempo de oração, esperança, vigilância e vivência amo-rosa da acolhida. Peçamos ao Senhor que a preparação do Natal nos ajude a termos atitudes novas. Atitudes de quem acredita e deseja que o Reino de Deus se faça presente entre nós.

Todos/as: Venha a nós o vosso reino!Lado A: Advento é tempo de preparar os caminhos do Senhor e de

endireitar as estradas tortuosas.

Lado B: Advento é tempo de descobrir o rosto de Jesus nos pequenos, nos excluídos e marginalizados.

T: Venha a nós o vosso Reino!Lado A: Advento é tempo de erguer a cabeça, de libertar-nos da ce-

gueira e do apego às tradições anti-fraternas.

Page 9: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

8

Lado B: Advento é tempo de reconquistar a dignidade e de abrir-nos à luz nova de Jesus na caminhada do nosso dia-a-dia.

T: Venha a nós o vosso Reino!Lado A: Advento é tempo de ajustar os nossos sonhos ao grande sonho

de Deus para a humanidade.Lado B: Advento é tempo de termos atitudes que nos levem a acentuar,

em nosso meio, os valores do Reino: verdade, justiça, partilha, solidariedade e perdão.

Canto: Chegou a hora de sonhar de novo1. Chegou a hora de sonhar de novo, de tornar-se povo e se fazer

irmão. Chegou a hora que ligeiro passa, de ganhar a graça e a con-

versão./: Irmã, irmão, olha pra dentro do teu coração./ Vê se o Natal se tornou conversão/ e te ensinou a viver. :/

A Palavra de Deus nos ilumina

A 2: Neste instante, acolhemos a Bíblia, o livro da Palavra de Deus. Ali encontramos a revelação de um Deus que faz aliança com seu povo e envia seu Filho para anunciar a todos os povos a Boa Notícia da Salvação. Acolher a Bíblia é acolher o próprio Deus.

(Entrada solene da Bíblia: pode ser trazida por uma mulher grávida, se houver, ou mãe acompanhada pelo marido e filhos ou com outras crianças.)

Canto: A Bíblia é a Palavra de Deus

/: A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meio do povo. Que cresceu, cresceu, e nos transformou, ensinando-nos a viver um mundo novo. :/

Leitor/a da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Marcos, capítulo 1º, versículos 14-15 (Mc 1, 14-15).

(Momento de silêncio para interiorizar a Palavra.)

Page 10: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

9

A 1: A Palavra de Deus tem muito a nos dizer. Vamos lembrar o que foi proclamado no Evangelho de Marcos:– O que o texto nos diz?– O que quer dizer para nós: “o Reino de Deus está próximo?”– Como acontece o Reino de Deus entre nós, hoje?

(Momento de conversa.)

Canto: Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado, aleluia, aleluia!

Aprofundamento da Palavra de Deus

A 2: Para os povos cristãos, o tempo de Natal é muito rico em tradi-ções, comidas e festas.

Leitor/a 1: Mas existem símbolos, gestos e ações simbólicas que expressam melhor a verdade dessa festa e nos ajudam a viver mais intensamente nossas celebrações.

T: E qual é o verdadeiro sentido do Natal?

L 2: Celebrar o Natal é fazer memória do nascimento de Jesus, nosso Salvador, o Messias, Verbo de Deus encarnado no seio da Virgem Maria.

L 3: Com o nascimento de Jesus, a história da humanidade toma novo rumo, manifestando o amor, a ternura, a solidariedade do Deus fiel.

L 4: Ao iniciar sua missão, Jesus afirma: “O tempo já se completou, e o Reino de Deus está próximo” (Mc 1,15).

T: Venha a nós o vosso Reino!

Canto: O tempo vai passando

1. O tempo vai passando sutilmente, de repente a gente lembra que o Natal já vai chegar.

É preciso parar, é preciso lembrar que Cristo veio para nos salvar.

A 1: Ouvir do próprio Jesus que “o Reino de Deus está próximo” deve nos trazer uma grande alegria.

Page 11: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

10

L 1: O Reino de Deus está próximo, quando todos os seres vivos, es-pecialmente a pessoa humana, têm sua vida valorizada, protegida e amada.

T: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

L 2: O Reino de Deus está próximo, quando desenvolvemos uma consciência ecológica capaz de valorizar a natureza, utilizando seus recursos para o bem de todos.

T: “Deus colocou o ser humano no Jardim do Éden, para que o cultivasse e guardasse” (Gn 2,15).

L 3: Ao celebrar o centenário da criação da Diocese de Florianópolis, queremos nos comprometer ainda mais com o Reino de Deus e anunciá-lo com mais entusiasmo e empenho.

Canto: /: De graça recebestes, de graça dai :/

L 4: Fazemos o reino de Deus acontecer entre nós, quando acolhe-mos o doente, o marginalizado, o ferido, o dependente químico, o aidético e todo aquele que sofre.

T: “Tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25, 40).

L 1: O Reino de Deus está próximo, quando as mulheres grávidas respeitam a vida do novo ser que foi gerado, e quando elas são respeitadas pela sociedade.

T: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1, 42).

L 2: O Reino de Deus está próximo, quando as crianças têm seus direitos básicos respeitados e podem crescer com dignidade.

T: “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus” (Mt 19, 14).

L 3: O Reino de Deus está próximo e nos pede a conversão, a justiça, a verdade, para que a paz se estabeleça no mundo.

T: “Convertei-vos, porque o Reino do céu está próximo” (Mt 3, 2).

L 4: O Reino de Deus está próximo, quando rezamos como Jesus nos ensinou:

Page 12: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

11

T: Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino (Mt 6, 9-10).

L 1: O Reino de Deus acontece, quando agimos de acordo com a sua vontade.

T: Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu (Mt 6, 10).

L 2: A partilha e o perdão são sinais do Reino de Deus acontecendo entre nós.

T: Dai-nos o pão nosso de cada dia; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos ofendeu (Mt 6, 11-12).

Canto: Pai nosso, que estais no céuPai, Pai, Pai, Pai Nosso, que estais no céu!

1. Santificado seja o vosso nome! Venha a nós o vosso reino! Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu!Pai, Pai, Pai, Pai Nosso, que estais no céu!

2. O pão nosso de cada dia nos dai hoje! Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos ofendeu! Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.Pai, Pai, Pai, Pai Nosso, que estais no céu!

Assumindo compromisso

A 2: Que gestos concretos po-deremos fazer durante este período do Advento?a) Organizar e realizar os

encontros dos Grupos Bí-blicos em Família em locais (casas ou apartamentos) onde ainda não aconte-cem.

b) Identificar, durante o Ad-vento, qual é a maior difi-culdade que enfrentamos para a preservação do nosso meio ambiente, da saúde e da vida.

Page 13: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

12

Oração final e bênção

A 1: Na fé e na certeza de que o nosso maior presente de Natal é Jesus mesmo, que nossa Mãe Maria, a grande mulher geradora de vida, trouxe em seu seio e há dois mil anos deu à luz em Belém, reze-mos e cantemos a ela no final desta celebração.

T: Ave Maria...

Canto: Maria do sonho de Deus

1. Maria do sonho de Deus, do sonho mais lindo que é seu, do sonho do povo em clamor: “Que venha Jesus Salvador!”

/: Sonho lindo, encantador, esperança, amor e fé. Sonha Deus libertador com Jesus de Nazaré! :/

2. A graça do Pai, em Maria, um anjo de Deus anuncia. Ao mundo revela Jesus, o Espírito Santo a conduz.

A 2: Supliquemos a Deus, Pai de bondade, que nos enviou seu Filho Jesus Cristo e nos ungiu com o Espírito Santo, que derrame sobre nós suas bênçãos.

(Convidar mulheres grávidas ou simplesmente mães, para fazer a bênção que segue. Após a oração de bênção,

aspergir os/as participantes.)

Mães: Que Deus nos abençoe e derrame sobre nós, a cada instante, muitas bênçãos: a serenidade, o frescor da água e os horizontes vastos.

O céu aberto, as estrelas, para iluminar nossos caminhos nas trevas. Que a terra que pisamos faça nossos pés dançarem e fortaleça

nossos braços; que ela encha os nossos ouvidos de música e que nosso nariz aspire suaves aromas.

Que os céus sobre a nossa cabeça encham nossa alma de ternura e nossos olhos de luz.

Que os céus façam nascer alegria no nosso coração e música em nossos lábios.

Page 14: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

13

T: Em nome do Pai...Canto: Senhor, vem salvar

1. Senhor, vem salvar teu povo das trevas, da escravidão. Só tu és nossa esperança, és nossa libertação.

/: Vem, Senhor, vem nos salvar. Com teu povo vem cami-nhar :/

2. Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor. Da rocha brota água viva, da treva nasce esplendor.

Atenção: É bom que nos preparemos para o próximo encontro, lendo o tema e o texto bíblico. Levar a Bíblia em todos os encontros.

Page 15: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

14

1º Encontro

ADVENTO – TEMPO DE VIGILÂNCIA

“Vem, Senhor Jesus!”

Ambiente: Os símbolos no centro: Imagem de Maria, Bíblia, casinha, coroa do Advento e 1ª vela.

Acolhida: Por alguém da casa ou por uma mãe, que acende a 1ª vela do Advento, enquanto se canta:

Canto: As quatro velas do Advento

1. Uma vela se acende! No caminho a iluminar, preparemos nossa casa: é Jesus que vai chegar.

/: No advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar. :/

Motivação e Oração Inicial

Animador/a: Iniciemos o nosso encontro, saudando a Santíssima Trindade.

Todos/as: Em nome do Pai...

Canto: Tu vens tu vens

/: Tu vens, tu vens! Eu já escuto os teus sinais. :/

1. A voz do anjo sussurrou no meu ouvido. Eu não duvido, já escuto os teus sinais. E tu virias numa manhã de domingo. Eu te anuncio nos sinos das catedrais.

A: A letra desta canção popular pode ajudar-nos a entrar no espíri-to do Advento, seguir as pistas dos sinais do Reino e acolher a presença de um Deus que vem ao nosso encontro.

Page 16: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

15

Leitor/a 1: As primeiras comunidades celebravam o Natal como des-dobramento da alegria pascal, da vitória de Cristo. Assim o come-moravam como celebração do início do mistério da Salvação.

L 2: Os cristãos costumavam celebrar o domingo com uma vigília de oração. Dizia Santo Agostinho: Para nós, cristãos, viver não é outra coisa que vigiar. Vigiar é abrir-se à vida. E São Paulo diz:

T: “Sejam constantes na oração; que ela os mantenha vigilantes, dando graças a Deus” (Cl 4,2).

A: Rezemos o salmo 103 em dois lados:

T: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ao Senhor, ó minha alma, e não esqueças nenhum dos seus benefícios.

Lado A: É ele quem perdoa todas as tuas culpas e sara as tuas enfer-midades. É ele que redime a tua vida da cova e a coroa de amor e de compaixão. Ele sacia os teus anos de bens, e a tua juventude se renova, como a da águia.

Lado B: O Senhor executa atos de justiça a favor de todos os oprimidos. Revelou seus caminhos a Moisés, e suas façanhas aos filhos de

Israel. Compassivo e misericordioso é o Senhor; lento para irar-se e

cheio de amor.

Lado A: A bondade do Senhor desde sempre e para sempre é para os que o temem, e sua justiça para os filhos dos filhos, para os que guardam sua aliança e se lembram de observar seus preceitos.

Lado B: Bendizei ao Senhor, anjos seus, executores poderosos de suas ordens, obedientes à voz da sua palavra! Bendizei ao Senhor, seus exércitos todos, ministros que cumprem a sua vontade!

T: Bendigam ao Senhor todas as suas obras, em todos os luga-res onde Ele governa. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

A Palavra de Deus Ilumina

A: No Evangelho, encontramos muitas palavras de Jesus exortando-nos à vigilância. Um dos textos que inspirou muito a Liturgia do

Page 17: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

16

Advento é a parábola das dez virgens, com a imagem das lâm-padas e do dever de vigiar. Vamos aclamar a Palavra de Deus, cantando.

Canto: Chegou a hora da alegria

/: Chegou a hora da alegria, vamos ouvir esta Palavra que nos guia! :/

1. /: Tua Palavra vem chegando bem veloz. Por todo canto hoje se escuta a tua voz. :/ /: Aleluia, aleluia. :/

Leitor/a da Palavra: Proclamação do Evangelho escrito por Mateus, ca-pítulo 25, versículos 1-13 (Mt 25,1-13).

(Silêncio para interiorização do texto que ouvimos. Em seguida, ler o texto bíblico novamente.)

Vamos conversar

A: Depois de lido e relido o texto, podemos ver como ele se relaciona com o nosso tema: Advento – tempo de vigilância: – O que mais nos chamou atenção, nesse sentido, no texto de

Mateus? – Quais os personagens? O que ele representa?– Qual a atitude que se espera do cristão no Advento?

(Tempo para partilha.)

Canto: /: Irmão, irmã, olha pra dentro do teu coração. Vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver. :/

A: À luz da Palavra de Deus e da Reflexão, peçamos que o Senhor nos ajude a sermos vigilantes e atentos, colaborando na constru-ção da nova sociedade.

T: Vinde, Senhor. Ficai conosco!

Page 18: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

17

L 3: Dai–nos, Senhor, a graça da vigilância, para mantermos acesas as nossas lâmpadas, e assim podermos caminhar mais depressa e seguros em direção ao Reino.

T: Vinde, Senhor. Ficai conosco!

L 4: Dai-nos a graça da prudência, do discernimento, do empenho pela construção da nova sociedade, onde todos possam viver com dignidade. Fazei-nos, Senhor, sensíveis aos problemas e desafios da nossa comunidade.

T: Vinde, Senhor. Ficai conosco!

L 1: Nós vos pedimos, Senhor, pelos doentes, presos e abandonados, que não podem celebrar o Natal com seus familiares, para que sejam abençoados, recuperando a saúde e a dignidade.

T: Vinde, Senhor. Ficai conosco!

L 2: Vinde, Senhor, e abençoai as nossas famílias. Pedimos que as famílias que têm a graça de festejar o Natal com a mesa abun-dante tenham a sabedoria, a sensibilidade cristã de repartir com as famílias mais pobres os seus dons.

Canto: /: Natal é tempo de rever, de a gente amar e renascer. Natal é tempo de pensar em Deus, que só nos quer salvar :/.

A: Na correria do dia-a-dia precisamos sempre pedir a graça da vigi-lância, da atenção, para que nossos Grupos Bíblicos em Família sejam como o óleo nas lâmpadas, o fermento na massa, ajudando a construir uma nova sociedade.

T: Bendito seja o Senhor Deus, porque o Natal está chegando.

L 3: Senhor, queremos ser presença em meio aos grupos, pastorais e organizações que trabalham pela qualidade de vida, na cidade e no campo.

T: Bendito seja o Senhor Deus, porque o Natal está chegando.

L 4: Vinde, Senhor, e orientai os animadores e animadoras dos pe-quenos grupos, pastorais, organizações e movimentos, para que mantenham viva a mística e a esperança das comunidades do Povo de Deus.

T: Bendito seja o Senhor Deus, porque o Natal está chegando.

Page 19: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

18

Compromisso

A: Vamos partilhar o que fizemos, a partir do compromisso que assumimos na celebração inicial.– Diante de tantas realidades

que constatamos, o que podemos fazer em nossa comunidade para defender a vida, na preservação do meio ambiente e na busca da promoção humana?

Oração e bênção final

A: Concluindo este encontro, saudemos Maria, a Virgem prudente e vigilante por excelência, sempre atenta às necessidades do momento, sempre pronta para cumprir a vontade de Deus.

T: Ave Maria, cheia de graça...L 1: Com Maria, renovemos o compromisso de permanecermos unidos

na comunidade, perseverando nos Grupos Bíblicos em Família e criando laços fortes de amizade e fraternidade na espera do Emanuel, Deus conosco.

T: Bendito seja Deus para sempre.L 2: No Natal, o céu se abre, e Deus Pai concede-nos o seu grande

dom: Jesus Cristo, nosso Salvador.

T: Bendito seja Deus para sempre.

A: Vigilantes, e com nossa lâmpada da fé e do amor sempre acesa, rezemos a oração que o próprio Jesus nos ensinou, a oração da fraternidade, da partilha, do compromisso com a von-tade do Pai.

T: Pai Nosso... Glória ao Pai, ao Fi-lho...

Page 20: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

19

A: Peçamos ao Senhor a sua bênção salvadora. Queremos ser pessoas novas, renovadas por seu amor.

T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.Canto: Ó Maria, tu és venerada

1. Mãe Maria, um dia fizeste o mundo cantar, ao trazer o teu Filho menino pra nos alegrar.

/: Ó Maria, tu és venerada, pelo mundo tu és aclamada. O teu povo a cada momento mais quer te amar! :/.

2. Mãe Maria, o mundo caminha com muita aflição, procurando buscar em teus braços a libertação.

Atenção: É bom que nos preparemos para o próximo encontro, lendo o tema e o texto bíblico. Levar a Bíblia em todos os encontros.

Page 21: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

20

2º Encontro

ADVENTO – TEMPO DE ESPERA

Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo (Lc 1,28).

Símbolos: Imagem de Maria, Bíblia, casinha, vela, coroa do Advento, terço, flores, recortes de jornal com figuras de mulher...

Acolhida: Pela família da casa.

Motivação e oração inicial

Animador/a: É com grande alegria que mais uma vez nos reunimos, preparando-nos para o Santo Natal, esse Natal que deve acon-tecer todos os dias em nossas vidas.

Canto: /: O nosso encontro será abençoado, pois o Senhor vai der-ramar o seu amor. :/ Derrama, ó Senhor, derrama, ó Senhor, derrama sobre nós o teu amor.

A: Em nossa vida, preparamos muitas festas e delas também par-ticipamos: aniversários, casamentos, bodas, etc. Neste Tempo de Advento estamos também nos preparando para celebrar uma grande festa. As pessoas se encontram, a alegria se multiplica e o espírito natalino cresce dentro de nós. É com Maria, a Imacu-lada Conceição, que caminhamos para a grande festa do Natal, que é a presença de Deus definitiva no meio de nós. Saudemos a Trindade Santa, rezando:

Todos/as: Em nome do Pai...A: Nessa caminhada do advento da festa do aniversário de Jesus,

a coroa do advento nas casas e nas igrejas simboliza a atitude de espera, acendendo-se a cada semana uma das quatro velas, a luz que ilumina a caminhada cristã. Nesse clima de oração, acenderemos a segunda vela da coroa do advento.

Canto: As quatro velas do Advento

Page 22: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

21

2. A segunda vela acesa vem a vida clarear. Rejeitemos, pois, as trevas, é Jesus que vai chegar.

/: No Advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar. :/

A: Maria engravidou pela ação do Espírito Santo. Ela é a mãe da divina graça, é a mãe do Filho de Deus, de Jesus, que vem anunciar a Boa Notícia do Reino. Cantemos e rezemos em louvor a Maria.

Canto: Ave, cheia de graça! Ave, cheia de amor! /: Salve, ó Mãe de Jesus, a ti nosso canto e nosso louvor. :/

Leitor/a 1: O amor do Pai nos é revelado por Jesus de Nazaré, no mistério da encarnação. O Filho de Deus se apresenta como presente para a humanidade, se faz gente como a gente, se manifesta como luz e alegria para todos os povos.

T: Senhor, venha a nós o vosso Reino.

Lado A: O anjo diz a Maria: “Não tenhas medo! Darás à luz o Filho do Altíssimo”.

Ela confia e diz Sim ao anúncio da sua maternidade.

T: Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo. (Lc 1,28)

Lado B: Tu és formosa, ó Maria, e o pecado original não te manchou.

T: Alegra-te, cheia de graça.

Lado A: Tu és a glória de Jerusalém, és a alegria de Israel.

T: Alegra-te, cheia de graça.

Lado B: Tu és a honra do teu povo, és advogada dos pecadores.

Canto: Ave, cheia de graça! Ave, cheia de amor! /: Salve, ó Mãe de Jesus, a ti nosso canto e nosso louvor. :/

A: Pela humildade, coragem e aceitação de Maria, temos a graça de sonhar e ter esperança de um mundo mais fraterno, mais humano e com mais vida, na realização do projeto de Jesus:

T: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abun-dância” (Jo 10,10).

Page 23: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

22

L 2: O Senhor nos convida a permanecer em espera vigilante e ativa, alimentados pela oração e pelo compromisso concreto de amor ao próximo. Ele é a fonte de nossa esperança, e a certeza de sua vinda nos enche de alegria.

T: Senhor, venha a nós o vosso Reino. L 3: A nossa atitude de espera, de alegre esperança, deve contagiar

as pessoas de nossas comunidades, nossas famílias, ao ponto de podermos compreender o verdadeiro sentido do Natal: que Jesus vem ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana.

T: “Sejam como pessoas que esperam o seu senhor... Tão logo ele chega e bate, elas imediatamente vão abrir a porta” (Lc12,36).

A Palavra de Deus ilumina

A: Com o coração aberto, vamos acolher a mensagem do Evan-gelho, cantando:

Canto: /: Escuta, Israel, Javé, teu Deus, quer falar :/

/: Fala, Senhor Javé! Israel quer te escutar :/

Leitor/a da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, capítulo 1, ver-sículos de 26 a 38 (Lc 1, 26-38).

A: Vamos recordar o que ouvimos, repetindo pausadamente o texto bíblico.

(Em seguida, um momento de silêncio.)

A Palavra ilumina o chão da vida

A: Vamos refletir: 1. Que personagens, palavras fortes, ou frases, aparecem no

texto?

Page 24: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

23

2. Maria, com a graça divina, não teve medo de assumir a mater-nidade. Quais são os medos que existem dentro de nós, nos nossos Grupos Bíblicos e em nossa comunidade?

3. Maria soube enfrentar os desafios da época. Diante dos desa-fios, da opressão que hoje envolve as nossas famílias, como são vistas as mães solteiras, prostitutas, pobres, e mesmo as casadas, perante a nossa sociedade?

(Tempo para conversar.)

A: A partir do gesto de Maria, Deus nos chama ao serviço em defesa da vida e a assumir com amor e alegria o dom da maternidade.

Canto: /: Maria, cheia de graça e consolo, vem caminhar com teu povo, nossa Mãe sempre serás :/

Compromisso

A: As nossas comunidades são mar-cadas pelos encontros dos grupos nas famílias, na espera da vinda do Emanuel, Deus conosco. Neste momento, vamos relembrar os com-promissos que estamos assumindo para bem celebrar o Natal.

(Tempo para falar sobre o que fizemos e estamos fazendo.)

A: A partir da nossa reflexão, nesse clima de espera do Natal, o que de fato podemos assumir concretamente em nossa comunidade, em nosso grupo e em nossas vidas?

(Tempo para o grupo refletir e decidir que compromisso vai assumir.)

Oração e bênção final

A: Em nossa reflexão, vimos que Maria é modelo de esperança não só para todas as mães, mas também para todas as mulhe-res e todos os homens. Por isso, rezamos a Ela, em forma de ladainha.

Page 25: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

24

T: Salve, santa e gloriosa Virgem Maria, filha do Altíssimo, templo do Espírito Santo, Mãe do Filho de Deus, bendita entre todas as mu-lheres, Mãe da Igreja, vida, doçura e esperança do povo sofredor.

L 4: A ti, Mãe querida, elevamos nosso louvor e a nossa prece suplicante.

T: Santa Maria, mãe de Deus, mãe de Cristo, nosso Redentor! Abre as nossas portas a Cristo.

L 1: Mãe da Igreja, Mãe de todos os povos da América Latina!

T: Restaura a fraternidade entre as nações!

L 2: Mãe do belo amor, sinal do rosto materno de Deus, presença feminina e maternal na Igreja!

T: Liberta-nos do egoísmo, da vaidade e de toda a ambição do ter, do poder e do prazer.

L 3: Mãe da intimidade com Deus, Virgem do silêncio, da adoração e da contemplação do Senhor!

T: Educa nossa fé na presença viva de Cristo!

L 4: Mãe da esperança, discípula perfeita do Senhor, aberta e dócil à palavra de Deus!

T: Ensina-nos a ouvir e a viver a palavra do Senhor!

L 1: Filha do Altíssimo, realização mais alta do Evangelho, imagem ideal da Igreja!

T: Dirige nossos corações às necessidades de nossos irmãos e irmãs.

L 2: Anunciadora da presença do Senhor, Mãe dos que crêem, tes-temunha viva da fé operante, assumida como dom, abertura, resposta e fidelidade.

T: Dá-nos a fortaleza no testemunho da fé, da esperança e da caridade.

Page 26: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

25

L 3: Serva do Senhor, Virgem fiel, esposa e mãe, em ti o Evangelho penetrou, redimiu e exaltou a feminilidade!

T: Abençoa as nossas mães, e todas as mulheres da terra, para que sejam testemunhas do amor materno de Deus.

L 4: Mãe das dores, mulher forte, duramente provada pelo sofrimento, pela perseguição e pelo exílio.

T: Maria, tu és mãe dos que sofrem por causa do Evangelho do Senhor, Mãe dos pobres que esperam a libertação, Mãe do Bom Conselho, Mãe de bondade, Mãe do Sim a Deus, desde a anunciação até a cruz.

A: Guardando no coração as bonitas invocações a Nossa Senhora, que acabamos de rezar, e que podem acompanhar-nos em nossa espera pela vinda de seu Filho no Natal, vamos terminar o nosso encontro, pedindo a bênção de Deus, Pai e Mãe.

Dois a dois: Deus te abençoe (mãos na cabeça), Deus te proteja (mãos nos ombros), Deus te dê a paz, Deus te dê a paz (abraço).

Canto: Companheira Maria1. Companheira Maria, perfeita harmonia entre nós e o Pai. Mo-

delo dos consagrados, nosso “sim” ao chamado do Senhor confirmai.

/: Ave Maria, cheia de graça, plena de raça e beleza. Que-res com certeza que a vida renasça. Santa Maria, Mãe do Senhor, que se fez pão para todos, criou mundo novo só por amor. :/

Atenção: É bom que nos preparemos para o próximo encontro, lendo o tema e o texto bíblico.Levar a Bíblia

em todos os encontros.

Page 27: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

26

3º Encontro

ADVENTO – TEMPO DE ALEGRIA

“A minha alma engrandece ao Senhor, meu espírito se alegra em Deus,

meu Salvador” (Lc 1-47).

Ambiente: Bíblia, casinha, Coroa e 3ª vela do Advento, imagem de Maria e José, terço, figuras de revistas ou jornal com gestos de solidariedade.

Sugestão: Fazer pequenos corações de papel cartão vermelho, com um desenho de porta cortada no centro, com uma frase bíblica: “Eis que estou à porta e bato” (Ap 8,20) e entregar a todos e todas, na acolhida.

Acolhida: Uma família dá as boas-vindas.

Motivação e oração Inicial

Animador/a: Sejam todos e todas bem-vindos. Vamos partilhar como estamos praticando os compromissos dos encontros anteriores.

(Tempo de partilha.)

A: Queridos irmãos e irmãs, vivendo a alegria do Advento em prepa-ração para receber Aquele que veio e que vem ao nosso encon-tro, ontem, hoje e sempre, caminhamos para o Natal do Senhor, abrindo o nosso coração para acolhê-lo. Saudamos a Santíssima Trindade, rezando.

Todos/as: Em nome do Pai...

A: Advento: tempo de vigilância, de conversão, de espera, de espe-rança e da alegria que anuncia a proximidade do Natal, a presen-ça do Emanuel, o Deus-Conosco em nosso meio. Acendamos a terceira vela do Advento, cantando:

Canto: As quatro velas

Page 28: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

27

1. Na terceira vela temos a esperança a crepitar; nossa fé se reanima: É Jesus que vai chegar.

/: No Advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar. :/

A: Maria diz Sim, com confiança e alegria, ao plano de Deus, que nos envia o Salvador. Ela se entrega a Deus, colocando-se a serviço da humanidade. Rezemos a tradicional oração da Igreja, lembrando o mistério da encarnação.

Lado A: O Anjo do Senhor anunciou a Maria, e ela concebeu do Es-pírito Santo.

T: Ave Maria ...

Lado B: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra.

T: Ave Maria ...

Lado A: O verbo de Deus se fez carne, e habitou entre nós.

T: Ave Maria ...

Lado A: Gloria ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Lado B: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Canto: Minh’alma dá glória ao Senhor. Meu coração bate alegre e feliz.

Olhou para mim com tanto amor, que me escolheu, me elegeu e me quis!

E, de hoje em diante, eu já posso prever: Todos os povos vão me bendizer.

O poderoso lembrou-se de mim! Santo é seu nome sem fim!

A: Caminhando com Maria e José, vamos renovando o nosso co-ração para celebrar a alegria do Deus menino. O motivo maior da nossa alegria é a nova aliança revelada por Jesus de Nazaré, nascido em Belém, que mostra o caminho para vivermos, em nossa realidade concreta, o Reino de Deus anunciado por Ele.

Page 29: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

28

T: “Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo...” (Lc 2,11)

L 1: A proposta de Deus, na encarnação de seu Filho amado, é uma mudança radical na história entre os povos. Ele nos convida a continuar o seu projeto e trabalhar por um novo tempo, uma nova sociedade, em favor da vida em todas as dimensões.

Canto: Irá chegar um novo dia, um novo céu, uma nova terra, um novo mar. Neste dia, os oprimidos, numa só voz, a liberdade irão cantar.

L 2: O advento nos leva a uma conversão de nossa mentalidade e nossas atitudes: uma vida nova, com esperança e certeza de que outro mundo é possível e necessário: um mundo de justiça, de paz, de alegria e de fraternidade.

Canto: As colinas vão ser abaixadas

1. As colinas vão ser abaixadas, os caminhos vão ter mais fulgor. O Senhor quer as vidas ornadas para a festa da vida e do amor.

Vem, Senhor! Vem salvar teu povo, Deus conosco, Ema-nuel! Neste pão, um mundo novo quer teu povo, Deus fiel!

A Palavra de Deus ilumina

A: Aclamemos com entusiasmo a Palavra de Deus, cantando e, em seguida, ou-çamos com atenção o hino de louvor que Maria faz a Deus.

Canto: Alegrai-vos, alegrai-vos! Alegrai-vos sempre no Senhor! Alegrai-vos, alegrai-vos! Alegrai-vos no Senhor!

Leitor/a da Palavra: Proclamação do Evan-gelho de Lucas, capitulo 1º, versículos de 45 a 55 (Lc 1, 45-55).

(Momento de silêncio, para interiorizar a Palavra que ouvimos.)

Page 30: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

29

A: Cantemos com a mesma alegria com que Nossa Senhora reco-nhece a ação de Deus em sua vida.

Canto: /: O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome! :/.

Trazendo a Palavra de Deus para o chão da vida

A: O Cântico de Maria é muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido. Vamos refletir o texto, tentando compreendê-lo melhor e ver o que nos ensina, para bem celebrarmos o Natal, hoje.

L 3: Maria começa seu cântico com uma expressão de profundo louvor e celebra com alegria a bondade de Deus para com ela e com seu povo.

T: Minh’alma engrandece ao Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva.

L 4: Faz memória do passado e prediz que todos louvarão a Deus, com ela, pelas maravilhas que nela operou. Diz que a confiança que temos hoje em Deus brota da lembrança da sua ação no passado.

T: Doravante as gerações hão de chamar-me de bendita, porque o Todo-Poderoso realizou grandes obras em meu favor. Santo é seu nome.

L 1: Diante do contexto social, político, econômico e cultural, ela traz a esperança do futuro, a nova aliança de Deus com a humanidade. Isso só depende da nossa adesão a Ele.

Canto: O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é seu nome!L 2: Refletindo ainda um pouco mais. Esse texto nos coloca diante

de duas posições fundamentais na nossa caminhada de fé: a memória e a esperança.

T: Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o te-mem.

L 3: A memória traz a promessa feita aos nossos antepassados e a ação forte de Deus agindo em favor do povo, diante de toda a opressão da época.

Page 31: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

30

Canto: O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é seu nome!L 4: A esperança aumenta nossa fé que temos no Senhor, que caminha

conosco nos momentos de luta por justiça, dignidade, inclusão, diante dos desafios que o mundo nos apresenta:

L 1: O ter e o poder geram o individualismo, a indiferença, o consumis-mo, a desvalorização da vida, das famílias e do ser humano.

T: Manifesta o poder de seu braço, dispersa os soberbos; der-ruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes.

L 2: Perceber a presença e ação de Deus e alegrar-nos por isso de-pende muito da nossa fé, da nossa oração e de nosso querer. Para isso, temos o exemplo de Maria, mulher forte, humilde, servidora, e, acima de tudo, temente a Deus.

Canto: O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é seu nome!L 3: Maria, mulher que valoriza a vida, que aceita o dom da materni-

dade com confiança, ternura, amor e respeito pela vida do novo ser que está gerando, que sonha com a justiça a ser feita aos pobres e louva a Deus por sua fidelidade à promessa feita a seu povo.

T: Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor. Como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

L 4: Homens e mulheres, mães e pais, neste tempo do advento, mais do que nunca, temos que refletir e contemplar o Sim de Maria e o dom precioso que Deus nos deu: “a vida” que “gera vida”.

T: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

A: Vamos conversar sobre a reflexão que fizemos: 1. Qual nossa responsabilidade de filhos e filhas de Deus, ao

anunciarmos sua Palavra na construção do seu Reino? 2. Como discípulos/discípulas e missionários/missionárias, es-

tamos realmente sendo testemunhas dos seus ensinamentos na construção de uma nova sociedade? Como?

(Tempo para conversa.)

Page 32: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

31

Compromisso

A: Neste momento, relembremos os compromissos que estamos assumindo em favor da vida: p.ex., a vida em comunidade, a promoção das pessoas empobrecidas e excluídas; o cuidado com o meio ambiente.

(Tempo para relembrar.)

A: Algumas propostas:– Lembrar os compromissos que

queremos fortalecer e vivenciar neste Tempo do Advento e ao longo do Ano de 2008.

– Recordar os momentos de alegria que vivemos nos Grupos Bíblicos em Família, na comunidade e na nossa vida particular.

– Perceber, na celebração do Cen-tenário, os sinais de vida e de

esperança que os Grupos Bíblicos em Família semearam na comunidade, na família e na Arquidiocese.

– Motivar a Campanha da Evangelização, que acontece no ter-ceiro domingo do Advento, colaborando com o nosso trabalho e a nossa contribuição para a missão da Igreja: a missão de evangelizar, em nossa Arquidiocese e no Brasil. Ofereçamos ao Senhor da Messe a nossa colaboração espontânea.

Oração e bênção final

A: Advento – tempo de alegria! Alegria pelo Sim generoso de Maria! Alegria pela vinda de Jesus, presente de alegria e graça para toda a humanidade.

Um Deus que se aproxima, caminha conosco lado a lado, ensina, liberta, ama, sonha, sorri, transmitindo a imensa alegria do Pai através de sua Palavra, de seus gestos e ações. Por isso, as pessoas o seguiam e o seguem em todos os tempos.

T: Viver a alegria de Jesus é alegrar-se sempre no Senhor! Pois a sua alegria é a nossa força, a nossa esperança.

Page 33: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

32

L 1: Que a alegria de Jesus nos leve ao serviço fraterno, ao desapego do nosso egoísmo, em busca de vida digna para todas as pessoas.

T: O Senhor fez por eles grandes coisas. Sim, o Senhor fez por nós grandes coisas. Ficamos exultantes de alegria!

L 2: Que na nossa vivência pessoal, comunitária e familiar sejamos testemunhas do amor misericordioso e libertador de Deus, da sua bondade e da sua compaixão.

T: Com zelo incansável e fer-vor de espírito, servi o Se-nhor. Alegrai-vos na espe-rança, sede pacientes nas tribulações, perseverantes na oração... (Rm 12,11-12)

L 3: Que os Grupos Bíblicos em Família sejam cada vez mais um espaço de acolhida, de partilha e fraternidade, pro-porcionando a todos e todas a esperança e a paz de Cristo Jesus na construção do seu Reino.

T: “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. Vivei em boa harmonia uns com os outros” (Rm 12, 15-16).

L 4: Alegremo-nos, o Senhor está próximo! Que os nossos corações se encham com sua alegria, e que aprendamos com Maria a ouvir, meditar e guardar no coração a Palavra e os sinais de Deus.

T: Alegremo-nos, o Senhor está próximo!

A: Que o Deus da ternura, da compaixão e da misericórdia nos ilumine, nos dê a alegria de bem celebrarmos o Natal e nos abençoe.

T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Canto: Amar como Jesus amou.

1. Um dia uma criança me parou. Olhou-me nos meus olhos a sorrir.

Page 34: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

33

Caneta e papel em suas mãos, tarefa escolar para cumprir. E perguntou, no meio de um sorriso: O que é preciso para ser

feliz? Amar como Jesus amou. Sonhar como Jesus sonhou. Pensar como Jesus pensou. Viver como Jesus viveu.

/: Sentir o que Jesus sentia. Sorrir como Jesus sorria, e, ao chegar ao fim do dia, eu sei que dormiria muito mais feliz. :/

Atenção: É bom que nos preparemos para o próximo encontro, lendo o tema e o texto bíblico.Levar a Bíblia

em todos os encontros.

Page 35: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

34

4º Encontro

ADVENTO – TEMPO DE JUSTIÇA E PAZ

“Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça” (Mt 6,33).

Ambiente: Bíblia, casinha e a Coroa do Advento; símbolos de justiça e paz (balança, ramo de oliveira); vaso com flores e um laço com fita branca ao redor do vaso.

Acolhida: Os moradores da casa dão as boas-vindas.

Motivação e Oração Inicial

Animador/a: Vamos olhar e contemplar os símbolos, enquanto acen-demos a 4º vela, que lembra o próprio Messias, aquele que traz e promove a Paz e a Justiça, cantando:

Canto: As quatro velas

3. Eis a luz da quarta vela, um clarão se faz brilhar. Bate forte o coração: É Jesus quem vai chegar.

/: No Advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu Natal, vem nascer em nosso lar. :/

A: Nos encontros anteriores refletimos sobre o tempo que estamos vivendo, o Advento. Lembramos os temas: Advento – tempo de vigilância; Advento – tempo de espera; Advento – tempo de ale-gria. Hoje vamos refletir: Advento – tempo de justiça e paz, para que, assim, possamos, através do Natal, participar do Reino de Deus.

Vamos começar, lembrando brevemente o que nos propusemos na semana passada.

(Tempo para lembrar e comentar.)

A: Com alegria cantamos o sinal de nossa fé.

Page 36: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

35

Canto: Em nome do Pai...A: O Natal celebra o nascimento do Salvador, que é chamado o

“Príncipe da Paz” e que vem implantar a justiça de Deus. Vamos rezar, em dois lados, alguns versículos do Salmo 72 (Sl 72,1-3.7).

Lado A: Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza.

Lado B: Com justiça ele governe o vosso povo, e vossos pobres con-forme o direito.

Canto: Quando o Espírito de Deus 1. Quando o Espírito de Deus soprou, o mundo inteiro se iluminou.

A esperança na terra brotou e um povo novo deu-se as mãos e caminhou./: Lutar e crer, vencer a dor, louvar o Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor! :/

Lado A: Que os montes tragam a paz, e as colinas a justiça.Lado B: Que em seus dias floresça a justiça e muita paz até o fim das

luas.Canto: Quando o Espírito de Deus

2. Quando Jesus a terra visitou, a boa nova da justiça anunciou. O cego viu, o surdo escutou, e os oprimidos da corrente libertou./: Lutar e crer, vencer a dor, louvar o Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor! :/

Refletindo o tema

A: Todos os dias somos confrontados com notícias de guerra, de violência, de injustiças cometidas contra os ex-cluídos, os fracos e indefesos.

Leitor/a 1: Essas injustiças não acontecem somente em grande escala, longe de nós, onde nós não temos influência.

L 2: Se pensamos um pouco, vemos que elas acontecem também entre nós, até mesmo em coisas pequenas do dia-a-dia.

Page 37: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

36

L 3: Podem ser coisas pequenas, mas muitas vezes prejudicam ou magoam alguém, e assim põem em risco a paz, a solidariedade e a amizade entre as pessoas e entre nós.

Canto: Quando o Espírito de Deus

3. Cidade e campo se transformarão, jovens unidos na esperança gritarão. A força nova é o poder do amor, nossa fraqueza é a força em Deus libertador.

/: Lutar e crer, vencer a dor, louvar o Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor! :/

L 4: Se vivêssemos mais conscientes da recomendação de Jesus, que vamos ouvir daqui a pouco no texto do evangelho, certamente ajudaríamos a criar um ambiente de mais paz e mais justiça.

Canto: Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado, aleluia, aleluia.

A Palavra de Deus ilumina

A: Vamos acolher a Palavra de Deus, que ilumina nossa vida. É necessário que preparemos o caminho do Senhor.

Canto: Buscai primeiro o Reino de Deus

1. Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais vos será acrescentado, aleluia, aleluia.

2. Não só de pão a gente viverá, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus, aleluia, aleluia.

Leitor/a da Palavra: Proclamação do Evangelho de Mateus, capitulo 6, versículos 31 a 34 (Mt 6,31-34).

(Cada participante diz em voz alta o versículo ou palavra que mais lhe chamou atenção.)

Page 38: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

37

Trazendo a Palavra de Deus para o chão da vida

A: É preciso fazer do Advento um tempo forte de oração, de balanço de vida e correção dos erros. Advento é tempo de clamar, com voz alta, mas suave: Vem, Senhor Jesus!

L 1: A injustiça parece estar enraizada nas estruturas sócio-econômi-cas, que a cada dia matam milhares de seres humanos.

L 2: O Advento poderia ser esse momento de conversão, de solida-riedade, de reconciliação.

T: “Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça” (Mt 6,33).

L 3: Hoje as famílias continuam sonhando com o dia em que a paz e a justiça estejam presentes em todos os lares.

Todos/as: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chama-dos filhos e filhas de Deus” (Mt 5,9).

L 4: O Advento poderia ser esse momento de refletirmos sobre o que cada um e cada uma de nós pode fazer, para criar esse ambiente de paz e harmonia em nossos lares, em nossos ambientes de vida e trabalho.

Canto: No raiar de um novo tempo, vida nova então se faz. A es-perança do teu povo é justiça, amor e paz.

Nosso Compromisso

A: Lembrando o nosso encontro, o que de fato nós podemos assumir?

Sugestão:– Fazer visita a famílias que

não participam dos Grupos Bíblicos em Família, levan-do um cartão com men-sagem de justiça e paz e convidando para participar da celebração final.

– Outras sugestões conforme a realidade do grupo.

Page 39: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

38

Oração e bênção final

A: Para concluir nosso encontro, rezemos, lembrando com fé e con-fiança o grande sonho do povo do Primeiro Testamento (Is 51,7):

T: “Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa notícia, que anuncia a salvação” (Is 52,7).

Canto: Como são belos os pés do mensageiro

/: Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor. :/

1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.

A: Com a Igreja, que é o povo de Deus do Segundo Testamento, rezemos uma parte do “Cântico de Zacarias”, que os padres, os diáconos e os religiosos e religiosas rezam todos os dias na oração da manhã (Lc 1,68-75.78-79):

Lado A: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que a seu povo visitou e libertou

Lado B: e fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu ser-vidor,

Lado A: como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos,

Lado B: para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam.

Lado A: A ele nós sirvamos sem temor, em santidade e justiça diante dele,

Lado B: enquanto perdurarem nossos dias (Lc 1,74-75).

Lado A: Graças ao misericordioso coração do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará,

Lado B: para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte,

T: para guiar nossos passos no caminho da paz” (Lc 1,78-79).

Page 40: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

39

A: Com a bênção de Deus que queremos invocar sobre nós, vamos dar-nos o abraço da paz, que é fruto da justiça, do respeito e do bem-querer.

Digamos, abraçando-nos: Deus te abençoe e te dê a sua paz!

Canto: Virá o dia em que todos

/: Virá o dia em que todos, ao levantar a vista, veremos nesta terra reinar a liberdade. :/

1. Minh’alma engrandece o Deus libertador, se alegra o meu espírito em Deus, meu Salvador. Pois ele se lembrou do seu povo oprimido e fez da sua serva a Mãe dos esquecidos.

2. Imenso é seu amor, sem fim sua bondade, pra todos que na terra o seguem na humildade. Bem forte é nosso Deus, levanta o seu braço, espalha os soberbos, destrói todos os males.

3. Derruba os poderosos dos seus tronos, erguidos com sangue e suor de seu povo oprimido. E farta os famintos, levanta os humilhados, arrasa os opressores, os ricos e os malvados.

4. Protege o seu povo, com todo o carinho, fiel é seu amor, em todo o caminho! Assim é o Deus vivo que marcha na história, bem junto do seu povo, em busca da vitória.

5. Louvemos nosso Pai, Deus da libertação, que acaba a injustiça, miséria e opressão. Louvemos os irmãos que lutam com valia, fermentando a história pra vir o grande dia.

Atenção: É bom que nos preparemos para o próximo encontro, lendo o tema e o texto bíblico. Levar a Bíblia

em todos os encontros.

Page 41: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

40

Celebração Final

MARAVILHAS DO MISTÉRIO DO NATAL

“A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).

Ambiente: Bíblia, vela, casinha de cada grupo, presépio, livretos e cartazes de 2007 e do Advento.

Acolhida: Animador/a ou equipe de acolhida

Motivação

Animador/a 1: Esse é um momento muito especial para a nossa comunidade, pois é o encerramento de nossos encontros dos Grupos Bíblicos em Família, nessa espera do Natal. Que alegria para nós podermos estar juntos, celebrando em comunidade essa grande Festa do Nascimento de Jesus! Ele nasceu pobre em uma manjedoura e permanece conosco para sempre. Para tornar mais calorosa essa nossa Celebração, vamos acolher quem está ao nosso lado, dizendo: “Seja bem-vindo, seja bem-vinda! Sinta-se feliz em nosso meio!”

(Tempo para os cumprimentos.)

Animador/a 2: Vamos, com carinho, acolher os cartazes e livretos do Tempo da Quaresma, da Páscoa e do Tempo Comum, que foram vivenciados durante esse ano, cantando.

(Em procissão, as pessoas entram com os materiais.)

Canto: Natal é vida que nasce

/: Natal é vida que nasce. Natal é Cristo que vem. Nós so-mos o seu presépio, e a nossa casa é Belém! :/

1. Deus se tornou nossa grande esperança, e como criança no mundo nasceu. Por isso vamos abrir nossa porta, pra Cristo o que importa é conosco viver.

Page 42: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

41

2. Ele assumiu nossa vida terrena, ao céu nos acena com gestos de amor. Veio a todos salvar igualmente, queria somente ser nosso pastor.

Oração inicial

A 1: Agora, depois dessa acolhida entre nós, vamos saudar a Santíssi-ma Trindade presente em nosso meio.

Todos/as: Em nome do Pai...

A 2: Em dois coros, rezemos alguns versículos do Salmo 72, em que o autor do hino proclama as maravi-lhas que o Messias fará pelo seu povo, as maravilhas do Natal.

Lado A: Ó Deus, confia o teu julgamento ao rei e a tua justiça ao filho do rei. Que Ele governe teu povo com justiça, e teus pobres conforme o direito. Que os montes tragam a paz, e as colinas, a justiça.

Lado B: Que ele defenda os pobres do povo, salve os filhos do indigente e esmague os seus opressores. Que todos os reis se prostrem diante dele, e as nações todas o sirvam!

T: Porque ele liberta o indigente que clama e o pobre que não tem protetor.

Lado A: Ele tem compaixão do fraco e do indigente, e salva a vida dos indigentes. Ele os redime da astúcia e da violência, porque o sangue deles é precioso aos seus olhos.

Lado B: Que seu nome permaneça para sempre, e sua fama dure como o sol. Que ele seja a bênção para todos os povos, e todas as raças da terra o proclamem feliz!

T: Seja bendito Javé, o Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Para sempre seja bendito o seu nome glorioso! Que toda a terra se encha da sua glória! Amém! Amém!

Page 43: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

42

Momento de perdão e louvor

A 1: É Natal! Tempo de festa, de alegria, de reencontro familiar. Para que este tempo seja alegre, de renovação de nossa esperança e aliança, somos convidados e convidadas a nos dar o direito de parar, retomar nossa vida e renovar a nossa aliança de filhos e filhas de Deus.

A 2: Vamos fazer memória de todos os encontros dos Grupos Bíblicos em Família de que participamos durante este ano. E, num rápido olhar, vamos também identificar os nossos erros, omissões, fra-quezas...

(Momento de silêncio.)

Leitor/a 1: Lembrando a Campanha da Fraternidade, pedimos perdão pelas vezes em que nos omitimos diante da cobiça e ganância dos poderosos, que em vista do lucro e do capital promovem a exploração desenfreada da Amazônia, e também pelo nosso descuido para a conservação do nosso próprio ambiente de vida e de trabalho.

Canto: Piedade! Piedade! Piedade de nós! L 2: Lembrando os compromissos que sempre nos propusemos, pedi-

mos perdão pelas vezes em que não fomos solidários com os que mais sofrem, principalmente as pessoas mais próximas de nós.

Canto: Piedade! Piedade! Piedade de nós! L 3: Lembrando o grande motivo do Centenário, pedimos perdão pe-

los nossos momentos de fraquezas e omissões como membros dessa Igreja Arquidiocesana, que celebra os seus 100 anos de existência.

Canto: Piedade! Piedade! Piedade de nós! A 1: Mas, nesse momento de celebração e alegria, queremos, sobre-

tudo, trazer presentes as maravilhas de Deus em nossa história, momentos marcantes, razões especiais para sempre louvar e glorificar a Deus.

Canto: Em coro a Deus louvemos: Eterno é seu amor! Pois Deus é admirável: Eterno é seu amor! Por nós fez maravilhas, lou-vemos o Senhor!

Page 44: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

43

L 4: Pela visita do Papa Bento XVI em terras brasileiras, com suas palavras de ânimo e incentivo impulsionando cada vez mais a caminhada da Igreja na construção do Reino de Deus.

L 1: Pela realização da V Conferência Episcopal Latino-Americana e Caribenha em Aparecida, reafirmando o papel social da Igreja e a sua opção preferencial pelos que mais sofrem.

(Entra algum símbolo que lembra a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, ou a V Conferência de Aparecida.)

Canto: Em coro a Deus louvemos: Eterno é seu amor! Pois Deus é admirável: Eterno é seu amor! Por nós fez maravilhas, lou-vemos o Senhor!

L 2: Pelos diversos projetos sociais e ambientais, em nossas comu-nidades, em favor da natureza e expressão do zelo pela obra criadora de Deus.

L 3: Pelos missionários e missionárias de nossa arquidiocese, que aceitaram o convite de Jesus e anunciam com alegria a Boa Nova aos irmãos e irmãs de nossas comunidades, especialmente nos Grupos Bíblicos em Família.

(Algumas pessoas entram com materiais recicláveis e com as sandálias nas mãos.)

Canto: Em coro a Deus louvemos: Eterno é seu amor! Pois Deus é admirável: Eterno é seu amor! Por nós fez maravilhas, lou-vemos o Senhor!

A Palavra de Deus ilumina

A 2: Queremos agora iluminar a nossa vida com a Palavra de Deus. Vamos ouvir a leitura do Evangelho de João, que nos diz que

Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem e toda mulher. Essa Palavra que no início era Deus e estava com Deus, hoje se faz também pessoa humana e está entre nós. Com muita alegria recebemos o livro da Palavra, cantando.

(Uma pessoa entra com a Bíblia, que será passada de mão em mão.)

Page 45: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

44

Canto: Chegou a hora da alegria

Aleluia, Aleluia. Chegou a hora da alegria, vamos ouvir essa Palavra que nos guia.

1. Tua Palavra vem chegando bem veloz, por todo o canto hoje se escuta a tua voz.

2. Nada se cria sem a força e o calor/ que sai da boca de Deus, nosso Criador.

Leitor/a da Palavra: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo se-gundo João, capítulo 1º e versículos 1-14 (Jo 1, 1-14).

(Momento de silêncio para interiorização da Palavra ouvida.)

Para conversar

A: Vamos recordar o texto:– O que mais chamou a atenção nesse texto bíblico?– Que frase ou palavra ficou mais forte?

Aprofundando a Palavra

A 1: Deus amou tanto a humanidade que lhe enviou seu próprio Filho.

T: “A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).

L 4: Deus Filho é a Palavra do Pai que vem e está entre nós.

T: Ele está no meio de nós. L 1: Nós encontramos Jesus na Palavra que

lemos e escutamos nas celebrações.

T: A Palavra se faz gente, para transformar a nossa vida.L 2: A Palavra de Deus é penetrante e eficaz, como uma espada de

dois gumes.

T: Vossa Palavra, Senhor, não passa por mim sem deixar um sinal.

Page 46: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

45

L 3: Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo!”

T: Jesus é a luz verdadeira que ilumina toda pessoa. L 4: Uma parte do mundo não recebeu Jesus como seu Salvador.

T: Mas todos os que o receberam se tornaram filhos e filhas de Deus.

L 1: Como bons filhos e boas filhas, queremos acolher o nosso irmão maior, que é Jesus, no Natal e em toda a nossa vida.

T: E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai.

Canto: Hoje é dia de a gente se encontrar

1. Hoje é dia de a gente se encontrar, hoje é dia de a gente re-solver: o Senhor no mundo quer morar, o que é que vamos responder?

/: É Natal, é Natal. O menino Jesus já nasceu/ É Natal, é Natal. E no meio de nós quer viver :/

2. Ele outrora não encontrou lugar, a cidade não tinha mais pensão./ Não sabia que ele vinha dar vida e paz, amor e salvação.

Assumindo compromisso

A 2: Durante os encontros do Tempo do Advento e Natal, nós assumimos alguns compromissos, os quais foram sendo concretizados a cada semana.

A 1: Os compromissos fazem parte de nossa vida de cristãos e cristãs batizados, que aceitam com ale-gria o chamado de Cristo para a construção do Reino.

Nesse sentido, renovemos os nossos compromissos assumidos neste ano, dando continuidade durante todo o Tempo do Natal.

Page 47: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

46

Oração e bênção final

A 2: O nascimento de Jesus é o grande sinal de amor de Deus. Pe-dimos que Deus abençoe as nossas comunidades e os nossos Grupos Bíblicos em Família neste Natal.

Lado A: Ó Deus, neste Natal queremos celebrar o nascimento de Jesus Cristo, comprometendo-nos com a construção de uma sociedade alicerçada na justiça e na solidariedade.

Lado B: Ó Deus, que tenhamos ânimo para lançar sementes, e esperança de vê-las brotar, crescer e dar frutos na nova sociedade que Cristo vem inau-gurar com o Natal.

Lado A: Ó Deus, que neste Natal possamos partilhar as maravi-lhas que a vinda de Jesus nos proporciona, com gestos de paz, alegria, solidariedade e fraternidade. Amém.

T: Obrigado pelo Sim de Maria, a portadora e geradora da Boa Notícia que é Jesus. Amém.

A 1: Impulsionados pela alegria do Natal, vamos dar um forte abraço em quem está ao nosso lado, desejando um Feliz Natal!

(Sugestão: Cantar Noite Feliz em volta do presépio, continuar cantando até o local da confraternização

e aí fazer a bênção final.)

A 2: Estendamos nossas mãos sobre os alimentos, em gesto de bên-ção, e digamos:

T: Deus, nosso Pai, abençoa esses alimentos que trouxemos e que serão partilhados entre nós.

Enche-nos de Tua ternura e bondade. Dá-nos a paz que os anjos anunciaram na noite de Natal. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Page 48: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

47

Canto: Noite Feliz

1. Noite Feliz! Noite Feliz! O Senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém. Eis na Lapa Jesus, nosso bem. Dorme em paz, ó Jesus! Dorme em paz, ó Jesus!

2. Noite Feliz! Noite Feliz! Ó Jesus, Deus da Luz, quão afável é teu coração. Que quiseste nascer nosso irmão e a nós todos salvar! E a nós todos salvar!

3. Noite Feliz! Noite Feliz! Eis que no ar vêm cantar aos pastores os anjos do céu, anunciando a chegada de Deus. De Jesus Salvador! De Jesus Salvador!

Sugestão: Em algumas comunidades é costume acontecer uma confraternização com todos os grupos,

lideranças e pessoas da comunidade. Isso é muito bom, mostra a unidade, amizade e comunhão.

UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL A TODOS E TODAS, E UM NOVO ANO DE MUITAS REALIZAÇÕES, PROSPERIDADE, MUITA PAZ E MUITO AMOR!

Lembrete:

É hora de pensarmos como preparar e organizar a Celebração inicial do novo Livreto: dia, hora e local, pois, no próximo ano, iniciare-mos uma nova jornada: o Tempo da Quaresma/Páscoa.

Em comunhão com toda a Igreja no Brasil, refletiremos sobre a Campanha da Fraternidade 2008, com o tema: Fraternidade e Vida, e o lema: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30, 19).

Fiquemos atentos aos seminários de estudos sobre a Campanha da Fraternidade, que vão acontecer em âmbito arquidiocesano.

Nesse período também vamos viver com gratidão e entusiasmo o centenário de criação de nossa Diocese.

Page 49: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

48

Anexo – 01

CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO

O que é?

É uma Campanha da Igreja no Brasil, que vai do domingo de Cristo Rei até o 3º domingo do Advento. Associa a Encarnação do Verbo e o nascimento de Jesus com a missão permanente da Igreja, que é evangelizar. Somos lembrados de que todos devemos contribuir para que os valores que Jesus pregou no Evangelho se encarnem na nossa vida, mudem o nosso modo de pensar e de viver o Reino de Deus meio das pessoas. (cf. EM 19).

Como surgiu?

A Campanha para a Evangelização foi criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1998, estabelecendo uma coleta nacional para a evangelização, que acontece no 3º domingo do Advento.

Qual seu Objetivo?

A Campanha da Evangelização tem por objetivo despertar uma consciência cada vez maior do nosso compromisso de participação na obra evangelizadora da Igreja. A exigência da graça batismal é viabi-lizar esta participação, seja nas atividades da obra evangelizadora da nossa comunidade eclesial, seja pela oração, seja pela nossa oferta material que garante recursos, para que a Igreja no Brasil e em nossa Arquidiocese possa realizar projetos evangelizadores.

A colaboração dos fiéis precisa repercutir em a toda Igreja, e é por isso que o resultado do nosso gesto concreto será partilhado, solidaria-mente, entre os organismos nacionais da CNBB, os seus 17 regionais e as dioceses, visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

Qual o destino dos recursos?

O valor angariado pela coleta nacional para a evangelização cons-titui o Fundo para a Evangelização, que é administrado pela Comissão

Page 50: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

49

para Assuntos Financeiros da CNBB e destinado a apoiar as estruturas da Igreja e sua atividade evangelizadora em nível diocesano, regional e nacional. A distribuição dos recursos arrecadados faz-se da seguinte forma: 45% do total arrecadado são destinados para apoiar obras de evangelização da Arquidiocese; outros 20% são destinado ao Regional Sul IV da CNBB, que compreende o Estado de Santa Catarina, e os restantes 35% são destinado para apoiar as obras de evangelização da CNBB Nacional.

Qual nosso compromisso?

Nosso compromisso é de participar ativamente desta campanha a partir dos Grupos Bíblicos em Família, das pastorais e movimentos e de toda a comunidade. É importante que o tema proposto seja apresentado nas celebrações, motivando os fiéis a colaborarem nesta grande obra de evangelização da Igreja no Brasil, especialmente através de sua doação espontânea no dia da Coleta Nacional para a Evangelização.

Page 51: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

50

Anexo – 02

SÍMBOLOS NATALINOS

O que representam:

Coroa do advento – É uma contribuição germânica incorporada aos lares cristãos de todo o mundo. Um mês antes do Natal costuma-se decorar a casa com uma guirlanda feita de ramos verdes, na qual são colocadas quatro velas, que serão acesas nos domingos que antecedem o Natal.

Vela – Simboliza Cristo, Luz do Mundo.

Pinheiro – Simboliza a árvore da vida, Jesus. O pinheiro tem sempre seus ra-mos verdes, mesmo com a mudança das estações. É o símbolo de Cristo, nossa Esperança, o mesmo – ontem, hoje e sempre.

Estrela – É um símbolo de nossa Fé, indica a noite do nascimento de Jesus e a estrela do oriente que conduzia os Reis Magos.

Cartões de Natal – São uma maneira simpática de compar-tilhar as festas natalinas, enviando uma mensagem de Feliz Natal para as pessoas que se encontram separadas pela distância. O costume de trocar cartões surgiu no século 19. Hoje já existe a opção de cartões virtuais pela INTERNET, o que não descaracteriza o gesto carinhoso e a difusão da mensagem cristã.

Presépio – É a representação do ambiente em que Jesus nasceu. O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis na cidade de Greccio, Itália, no Natal de 1223.

Anjos – Representam os anunciadores da mensagem de Deus.

Sino – Representa alegria, a festa pela vinda do Salvador.

Page 52: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

51

Anexo – 03

CANTOS DE ADVENTO – NATAL

1. MAGNIFICAT

O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é seu nome!

1. A minha alma engrandece o Senhor, exulta meu espírito em Deus, meu Salvador.

Porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é seu nome!

2. Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem.

Manifesta o poder de seu braço, dispersa os soberbos; derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes.

O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é seu nome!

3. Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é seu nome!

4. Como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e para sempre. Amém!

2. A ESCOLHIDA

1. Uma entre todas foi a escolhida. Foste tu, Maria, serva prefe-rida, Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.

/: Maria, cheia de graça e consolo, vem caminhar com teu povo. Nossa Mãe sempre serás :/

Page 53: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

52

3. O TEMPO VAI PASSANDO SUTILMENTE

1. O tempo vai passando sutilmente, de repente a gente lembra que o Natal já vai chegar. É preciso parar, é preciso lembrar que Cristo veio para nos salvar.

2. A praça apareceu iluminada... Na calçada o povo pensa que em pacotes compra a paz. Só de Deus vem a paz, é só ele quem traz felicidade para todos nós.

4. DEUS VEM A NÓS

/: Deus vem a nós, homem se faz! Festa de amor e paz! :/

1. A terra se ilumina na luz da noite santa, a estrela da esperança das trevas se levanta.

2. O povo preparado ao céu estende a mão, porque está bem perto a sua salvação.

5. VIVA JOÃO BATISTA

1. Um dia na Galiléia, um homem chamado João /: falava com ternura de amor a seus irmãos. :/

2. Viva João Batista, viva o precursor, /: porque João Batista anunciava o Salvador. :/

3. Seu rosto resplandecia a paz que ele trazia. /: Fazei penitência, sempre, sempre, João dizia. :/

4. Ás margens do Jordão, João batizava o povo, /: dizendo que Deus viria instaurar um reino novo. :/

6. CRISTO NASCEU PARA TODOS

1. Guiados pela estrela da nossa fé ardente, iremos ao altar ver Cristo que nasceu.

Cristo nasceu para todos nós.

2. Reis magos e pastores, os grandes e pequenos, conosco vinde ver o Cristo que nasceu.

Cristo nasceu para todos nós.

Page 54: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

53

7. HOJE A NOITE É BELA

1. Hoje a noite é bela, vamos à capela, sob a luz da vela, felizes a rezar. Ao soar o sino, sino pequenino, vai o Deus menino nos abençoar.

/: Bate o sino pequenino, sino de Belém: já nasceu o Deus menino para o nosso bem. Paz na terra pede o sino ale-gre a cantar. Abençoe o Deus menino este nosso lar :/

2. Hoje a noite é bela, vamos eu e ela, sob a luz da vela, felizes a rezar. Ao soar o sino, sino pequenino, vai o Deus menino nos abençoar.

8. SONHAR

/: Ô, ô, ô, ô, ô, lá, laiá, lá, laiá, laiá! :/

1. Ninguém pode prender um sonho, e impedir alguém de sonhar. Ninguém pode cortar a esperança de um povo sofrido a lutar. Ninguém pode abafar o grito do oprimido clamando Javé. Deus que salva e liberta o seu povo, que ergue o caído e alimenta sua fé.

2. Todo sonho alimenta a história, e a vitória do povo a chegar. Vamos juntos, que neste caminho ninguém sobra ou fica pra trás. Para ver este mundo florindo, crianças sorrindo, sem fome e sem dor, é preciso cuidar bem da vida, que a vida sofrida se eleva em clamor.

9. IRÁ CHEGAR

/: Irá chegar um novo dia, um novo céu, uma nova terra, um novo mar, e, neste dia, os oprimidos numa só voz a liberdade irão cantar :/

1. Na nova terra o negro não vai ter corrente, e o nosso índio vai ser visto como gente. Na nova terra, o negro, o índio e o mulato, o branco e todos vão comer no mesmo prato.

Page 55: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

54

10. É COMO A CHUVA QUE LAVA

/: É como a chuva que lava, é como o fogo que abrasa, tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal. :/

1. Tenho medo de não responder, de fingir que não escutei. Tenho medo de ouvir teu chamado, virar-me de lado e fingir que não sei.

11. HINO DOS GRUPOS BÍBLICOS EM FAMÍLIALetra: Ir. Clea Fuck e Música: Pe. Ney Brasil

É fé e vida na partilha. É Grupo Bíblico em Família. 1. Igreja nas casas! Os grupos se encontram em torno da Bíblia,

Palavra de Deus. Refletem, conversam, e rezam, e cantam, na prece entrelaçam

a terra e os céus.

2. Igreja nas casas! Assim foi no início, aí se encontravam os grupos cristãos.

Por isso, o símbolo é hoje a casinha, a mística é o grupo de irmãs e irmãos.

3. Igreja nas casas! Modelo é a Trindade. Pessoas diversas constroem comunhão.

Partilham suas buscas, seus sonhos, problemas, e tudo se torna fraterna oração.

4. Igreja nas casas! O centro é a Bíblia, Resposta divina a hu-manas questões.

Assim, a oração, reflexão da Palavra, motiva e orienta concre-tas ações.

5. Igreja nas casas! São células vivas da comunidade em torno a Jesus.

Ninguém é cristão isolado, sozinho, amor verdadeiro à unidade conduz.

6. Igreja nas casas! A arquidiocese nos chama e convida a evan-gelizar.

Os grupos refletem o rosto da Igreja, que é graça presente em todo lugar.

Page 56: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

55

Anexo – 04

LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS

A Leitura Orante é uma das formas de espiri-tualidade bíblica. Consiste num momento em que se reflete e se reza um texto bíblico.

Como fazer a Leitura Orante:Algumas dicas poderão ajudar-nos na vivência de uma autêntica

espiritualidade bíblica.1. Escolher o texto.2. Rezar ou cantar, pedindo a luz do Espírito Santo.3. Ler e reler o texto. 4. Contar o texto. 5. Analisar o texto e situá-lo em seu contexto

de origem. Como Deus se revelou ao povo: personagens, lugar, quando e como Deus aparece no texto.

(Não se pode trazer o texto para o hoje.)

6. O sentido do texto para nós: ligar a Bíblia e a vida. Atualizar o texto para hoje.

(Em silêncio, abrir-se ao Espírito Santo e deixar que Ele nos fale.)

O que Deus pede de nós.

7. Rezar o texto: O que o texto nos leva a dizer para Deus.

8. Contemplar e comprometer-se: é olhar a reali-dade com os olhos de Deus. Senti-lo com o coração de Deus e assumir um compromisso diante da nossa realidade.

Sugestão: Fazer a Leitura Orante nos intervalos do término do Livreto do Tempo de Advento/Natal

até a chegada do Livreto do Tempo da Quaresma e Páscoa.

Page 57: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

56

ELABORAÇÃO, REVISÃO E EDITORAÇÃO

Equipe de elaboração e revisão do conteúdo

Celebração inicial: Comarca do Estreito – Maria Angelina da Silva, Diác. João Flavio Vendrúscolo, Valmira Bambinetti.

1º Encontro: Coordenação comarcal, animadores e animado-ras.

2º Encontro: Comarca de Biguaçu – Maria da Glória Agassi, Ir. Viola Veltrin.

3º Encontro: Comarca de São José – Osmarete Terezinha Barbo-sa, Maria Ida Gonçalves, Maria Glória da Silva Luz e Djalma Lemes

4º Encontro: Comarca de Tijucas – Pe. Revelino Seidler, Lucelaine Souza Lodetti, Iolanda da Costa Campos, Mailde Silva de Melo, Margarida Amaral Maia, Eliete Maria da Cruz Sena, Ir. Clea Fuck.

Celebração Final: Comarca da Ilha – Jupira Silva da Costa, Luce-lene Faustina Sabino, Maria Aparecida Pereira, Carla Cristiane de Oli-veira Guimarães, Diác. José Antônio Schweitzer, Carlos Pamplona.

Equipe de EditoraçãoDigitação: Maria Glória da Silva Luz eLenice Silva de Souza do Nascimento

Revisão Redacional: Diác. José Antônio SchweitzerRevisão Teológica: Dom Vito Schlickmann

Apresentação: Dom Murilo Sebastião Ramos KriegerRevisão Final: Ir. Clea Fuck

Editoração eletrônica e capa: José Valmeci de Souza (Atta)

Coordenação Arquidiocesana de PastoralLeda Cassol VendrúscoloPe. Carlos Rogério Groh

Page 58: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

57

EQUIPES DE ARTICULAÇÃO ARQUIDIOCESANA DOS GRUPOS BÍBLICOS

EM FAMÍLIA (GBF)Coordenação Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família.

Maria Glória da Silva Luz (48) 3224 4799 – (48) 3030 1091Rua: Esteves Júnior, 447 – Centro. 88015-130 – Florianópolis – SC

E-mail: [email protected]

Equipe Arquidiocesana de Articulação Comarcal

Comarca de Santo Amaro:Osvaldo Prim – (48) 3245 9020

Diác. José Altamiro Vilpert – (48) 3274 11 85Maria Helena Koster Westphal – (48) 3275 0108

Diác. Bruno João e Anita Steffen Degering – (48) 3252 0164

Comarca de São José:Jelcinei Paz e Neuza Machado Paz – (48) 3254 0201

Osmarete Terezinha S. Barbosa – (48) 3247 8886Maria Ida Gonçalves – (48) 3242 3697

Comarca da Ilha:Lucelene Faustina Sabino – (48) 3338 3217 ou 3237 3612

Maria Aparecida Pereira – (48) 3237 7121Diác. Pedro Carbonera – (48) 3333 7897

Comarca do Estreito:Diác. Antônio Camilo dos Santos – (48) 3244 3280

José Paulo Correa de Souza – (48) 3346 8262

Comarca de Biguaçu:Maria da Glória Agassi – (48) 3246 5945

Ir. Viola Feltrim – (48) 3243 5014

Comarca de Tijucas:Pe. Revelino Seidler – (47) 3369 4062

Lucelaine Souza Loudetti – (48) 3265 0807

Comarca de Itajaí:Marilene Melo – (47) 3365 1426 – 3365 1640

Pe. Flávio Feller – (47) 3365 1047Noêmia Mariana da Silva – (48) 3344 2561

Comarca de Brusque:Ana Regina Stocker Petermann – (47) 3350 5679

Igor Jerônimo A. Pereira - scj – (47) 3351 1499

Page 59: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

58

Para adquirir o folder, o livreto Igreja nas casas, o banner e o CD com o Hino dos GBF, entre em contato com a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral!

Rua Esteves Júnior, 447 – Centro88015-130 –Florianópolis, SC

Fone/Fax: (48) 3224 4799E-mail: [email protected]

Page 60: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

59

AVALIAÇÃO

As Equipes de Redação e de Articulação dos Grupos Bíblicos em Família pedem que você colabore com o sucesso dessa Prioridade Pastoral de nossa Arquidiocese, respondendo ao seguinte questionário e enviando a resposta, até o dia 20 de fevereiro de 2008, endereçado à Coordenação Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família ou E-mail: [email protected]

1) Os participantes do grupo:

– Quantas pessoas costumam participar das reuniões do seu grupo?

– Todas as pessoas colaboram com leitura, reflexões e suges-tões?

Sim ( ) Não ( ) Algumas ( ).– Existe a preocupação de convidar outras pessoas, principalmente

as que se encontram afastadas da Igreja? Sim ( ) Não ( ) Em parte ( ).

2) O conteúdo do livreto:

– Os assuntos tratados nos encontros são importantes para a Igreja, para a sua paróquia, para a sua comunidade?

Sim ( ) Não ( ) Em parte ( ).– As idéias e compromissos assumidos ajudam a transformar a vida

das pessoas e da comunidade? Sim ( ) Não ( ) Em parte ( ).

3) A linguagem do livreto:

– Dá para entender bem tudo o que está escrito? Tudo ( ) A maior parte ( ) Muito pouco ( ).– Se não dá para entender tudo, qual é a principal dificuldade?

Page 61: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família

60

4) Os cantos:

– Os cantos estão de acordo com os temas tratados? Sim ( ) Não ( ) Em parte ( ).– Os cantos são conhecidos pelo seu grupo? Todos ( ) A maioria ( ) Alguns ( ) Nenhum ( ).

5) A caminhada dos Grupos Bíblicos em Família:

– Existe incentivo e apoio do pároco aos Grupos na paróquia. Como?

– As pastorais e movimentos da sua paróquia estão assumindo a participação nos Grupos Bíblicos em Família? De que forma?

6) Sobre os Grupos Bíblicos em Família, indique:

– Três pontos positivos:

– Três pontos negativos:

– Três sugestões:

Page 62: Encontros para Grupos Bíblicos em Família - arquifln.org.br · a. Símbolo forte, que deveria estar sempre presente, é a casinha, porque identifica os Grupos Bíblicos em Família