Top Banner
EDUTEC 04 1 Escola E. B. 2. 3. Marvila - Lisboa Educação Tecnológica 2011 / 2012 EDUTEC 4 O B J E T O T E C N I C O CIENCIA – TECNICA Ao longo da Historia o Ser Humano observou fenómenos da Natureza que lhe despertavam a curiosidade. Observando, estudando e compreendendo, conseguiu dar respostas ás suas duvidas. São esses conhecimentos que nos foram deixados pelos antepassados, aos quais juntamos as descobertas do nosso tempo que constituem o saber actual. – Ciência. CIENCIA TECNICA A pressão é igual à força exercida por unidade de superfície. Destreza manual no uso de objetos. Um determinado material liberta calor quando é atravessado por uma corrente eléctrica. A construção de um ferro de engomar e a sua utilização no alisar dos tecidos. OBJETO TECNICO Da consolidação das necessidades humanas, da ciência e da técnica resultam os objectos técnicos. Design “O design é uma forma de se chegar a um objectivo.” O designer procura projetar objectos bonitos que deve desempenhar corretamente a sua função. O design tem em consideração o estudo tecnológico, social, histórico, antropometrico, ecológico e de gestão para conseguir um produto de qualidade. Biónica “A Natureza cria as suas formas de acordo com os materiais, o uso, a função, ao ambiente. Formas simples como a gota de água, ou formas complexas como o louva-a-deus, são todas elas construídas segundo a lei da economia construtiva.” Bruno Munari, A arte como oficio, coleção Dimensão. O Ser Humano cria objetos técnicos inspirados nas leis da Natureza. Estas funções biológicas que a Natureza nos mostra são muitas vezes inspiradoras de um projeto de design. Quando isto acontece estamos em presença de uma projeto de biodesign. Economia construtiva capacidade que a natureza tem de construir com economia, simplificação e otimização.
4

EDUTEC 04 ANALISE DO OBJECTO

Mar 26, 2016

Download

Documents

ET Marvila

EDUTEC 04 ANALISE DO OBJECTO
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: EDUTEC 04 ANALISE DO OBJECTO

EDUTEC 04

1

Escola E. B. 2. 3. Marvila - Lisboa

Educação Tecnológica

2011 / 2012

EDUTEC 4

O B J E T O T E C N I C O

CIENCIA – TECNICA Ao longo da Historia o Ser Humano observou fenómenos da Natureza que lhe despertavam a curiosidade. Observando, estudando e compreendendo , conseguiu dar respostas ás suas duvidas. São esses conhecimentos que nos foram deixados pelos antepassados, aos quais juntamos as descobertas do nosso tempo que constituem o saber actual. – Ciência .

CIENCIA TECNICA

A pressão é igual à força exercida por unidade de superfície.

Destreza manual no uso de objetos.

Um determinado material liberta calor quando é atravessado por uma corrente eléctrica.

A construção de um ferro de engomar e a sua utilização no alisar dos tecidos.

OBJETO TECNICO Da consolidação das necessidades humanas, da ciência e da técnica resultam os objectos técnicos . Design “O design é uma forma de se chegar a um objectivo.” O designer procura projetar objectos bonitos que deve desempenhar corretamente a sua função. O design tem em consideração o estudo tecnológico, social, histórico, antropometrico, eco lógico e de gestão para conseguir um produto de qualidade. Biónica “A Natureza cria as suas formas de acordo com os ma teriais, o uso, a função, ao ambiente. Formas simples como a gota de água, ou formas complexas co mo o louva-a-deus, são todas elas construídas segundo a lei da economia construtiva.”

Bruno Munari, A arte como oficio, coleção Dimensão. O Ser Humano cria objetos técnicos inspirados nas leis da Natureza. Estas funções biológicas que a Natureza nos mostra são muitas vezes inspiradoras de um projeto de design. Quando isto acontece estamos em presença de uma projeto de biodesign.

Economia construtiva – capacidade que a natureza tem de construir com economia, simplificação e otimização.

Page 2: EDUTEC 04 ANALISE DO OBJECTO

EDUTEC 04

2

Analise do Objeto Técnica No estudo do objeto consideramos seis parâmetros de análise:

Analise Estrutural – A análise estrutural ajuda a compreender a constituição dum objecto, a nível interior e a nível exterior. Um objecto pode-se dividir em varias partes. Pretende-se também analisar-se o material e a estrutura do objecto. Tem a resistência mecânica necessária para a função a desempenhar, se oferecem segurança para serem utilizados e se a estrutura proporciona facilidade de arrumação e transporte.

Page 3: EDUTEC 04 ANALISE DO OBJECTO

EDUTEC 04

3

Reconstrução Sócio - Histórica do Objeto Para fazer a reconstrução Sócio - Histórica de um Objeto teremos ter em conta a historia do ser humano e das técnicas (lê com atenção a Analise Social e Histórica da pagina anterior). Redesenho de Objetos com funções técnicas Todos os objetos tem um ciclo de vida que se caracteriza por lançamento (ou introdução), crescimento, maturidade, saturação e declínio. Uma das causas que leva a redesenhar um objeto é o seu declínio que pode ser provocado: - a tecnologia empregue estar ultrapassada - estar esteticamente desajustado - a função para que foi projetado não estar a ser bem desempenhada. - os modelos de produção estarem desajustados e economicamente terem custos elevados. - ser constituído por materiais prejudiciais ao ambiente. - ter sido rejeitado pelo mercado.

Redesenhar um Objeto é: - pensar um novo objeto ou melhorar o existente. - analisar de forma critica o objeto que tem de se reinventar. - projetar o novo objeto - reinventar O Objeto Técnico como sistema

Page 4: EDUTEC 04 ANALISE DO OBJECTO

EDUTEC 04

4

Funções Sociais dos Objetos

Forma e Função dos Objetos A Forma do Objecto é determinada:

1. Pelo uso a que se destina. 2. Pelos materiais em que é feito. 3. Pelas técnicas de fabrico. 4. Pela anatomia e pelas dimensões dos utilizadores. 5. Pela segurança de utilização.

As formas dos objectos são o resultado de uma época, de uma moda ou de uma cultura. Muitos objectos mudam de forma rapidamente (automóvel, telefone); outros mantêm formas semelhantes durante muito tempo (como os livros, gancho de cabelo).