Top Banner
Em semana de diplomações dos eleitos, o próximo prefeito de Santana de Parnaíba, Marmo Cezar (PSDB), surpreendeu ao faltar à solenidade. O filho dele, vereador Elvis Cezar (PSDB), diz que o Marmo é ameaçado de morte. O Visão Oeste relembra momentos marcantes de 2012, como o cinquentenário de Osasco, o início da demoli- ção dos prédios do Conjunto Nova Grécia, além das eleições municipais. Nos esportes, ano de ouro para o vôlei de Osas- co, com os títulos do Sollys, mais uma ascensão do Grêmio Osasco e a decepção do Barue- ri, que caiu para a Série C do Brasileirão. O Sindicato dos Bancá- rios de São Paulo, Osasco e Região, e o banco Santander assinaram acordo judicial que prevê indenizações aos bancá- rios demitidos neste mês. Em apenas três dias, banco espa- nhol demitiu 440. O desconto do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre eletrodomésticos, carros e móveis foi prorrogado, mas alíquotas sobem gradativamen- te até voltarem ao normal em julho de 2013. Nesta semana, o prefeito elei- to de Osasco, Jorge Lapas (PT), divulgou nove membros de sua equipe de governo, somando 19 cargos já definidos. Elvis Cezar representou o pai na diplomação; Gê, de Jandira, e Gil Arantes (Barueri) também foram diplomados A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira, 20, projeto que torna a Lei Seca mais rígida. Multa ficará maior e outras provas serão aceitas. Novas regras já valem neste fim do ano. Sollys ganhou tudo neste ano Prefeito eleito falta à própria diplomação DISTRIBUIÇÃO GRATUITA www.visaooeste.com.br ano 10 - nº 471 - de 21 de dezembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013 Dilma sanciona Lei Seca mais dura Confira na página 11 as vagas de empregos no Programação da TV tem especiais de fim de ano, como o tradicional show de Roberto Carlos PÁGINA 16 Corinthians termina o ano em festa e tenta contratações de peso para temporada 2013 PÁGINA 14 Em retrospectiva cidades, política e esportes Demitidos do Santander serão indenizados IPI vai voltar aos poucos ano que vem Lapas termina o ano com 19 nomes definidos Divulgação Fabio Rubinato/AGF Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR Fotos: Francysco Souza e divulgação Divulgação Almeida Rocha/Folhapress PÁGINAS 3, 4 E 8 PÁGINAS 5,6 E 7 PÁGINA 12 PÁGINA 10 PÁGINA 12 PÁGINA 4 Dezembro Sábado - Chuva 27 o C máx - 20 o C mín Domingo - Sol/Chuva 28 o C máx - 20 o C mín Nova Crescente Cheia Minguante 13 20 28 6
16

Edição 471

Mar 09, 2016

Download

Documents

Visão Oeste

Edição 471 do jornal visão oeste
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Edição 471

Em semana de diplomações dos eleitos, o próximo prefeito de Santana de Parnaíba, Marmo Cezar (PSDB), surpreendeu ao faltar à solenidade. O filho dele, vereador Elvis Cezar (PSDB), diz que o Marmo é ameaçado de morte.

O Visão Oeste relembra momentos marcantes de 2012, como o cinquentenário de Osasco, o início da demoli-ção dos prédios do Conjunto Nova Grécia, além das eleições municipais. Nos esportes, ano de ouro para o vôlei de Osas-co, com os títulos do Sollys, mais uma ascensão do Grêmio Osasco e a decepção do Barue-ri, que caiu para a Série C do Brasileirão.

O Sindicato dos Bancá-rios de São Paulo, Osasco e Região, e o banco Santander assinaram acordo judicial que prevê indenizações aos bancá-rios demitidos neste mês. Em apenas três dias, banco espa-nhol demitiu 440.

O desconto do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre eletrodomésticos, carros e móveis foi prorrogado, mas alíquotas sobem gradativamen-te até voltarem ao normal em julho de 2013.

Nesta semana, o prefeito elei-to de Osasco, Jorge Lapas (PT), divulgou nove membros de sua equipe de governo, somando 19 cargos já definidos. Elvis Cezar representou o pai na diplomação; Gê, de Jandira, e Gil Arantes (Barueri) também foram diplomados

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira, 20, projeto que torna a Lei Seca mais rígida. Multa ficará maior e outras provas serão aceitas. Novas regras já valem neste fim do ano.Sollys ganhou tudo neste ano

Prefeito eleito falta à própria diplomação

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.visaooeste.com.br

ano 10 - nº 471 - de 21 de dezembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013

Dilma sanciona Lei Seca mais dura

Confira na página 11 as vagas de empregos no

Programação da TV tem especiais de fim de ano, como o tradicional show de Roberto Carlos

PÁGINA 16

Corinthians termina

o ano em festa e tenta contratações de peso para

temporada 2013

PÁGINA 14

Em retrospectiva cidades, política e esportes

Demitidos do Santander serão indenizados

IPI vai voltar aos poucos ano que vem

Lapas termina o ano com 19 nomes definidos

Divulgação

Fabi

o Ru

bina

to/A

GF

Fab

io R

odrig

ues

Pozz

ebom

/ABR

Fotos: Francysco Souza e divulgação

Divulgação

Almeida Rocha/Folhapress

PÁGINAS 3, 4 E 8

PÁGINAS 5,6 E 7 PÁGINA 12

PÁGINA 10

PÁGINA 12PÁGINA 4

Dezembro

Sábado - Chuva27oC máx - 20oC mín

Domingo - Sol/Chuva28oC máx - 20oC mín

Nova Crescente CheiaMinguante

13 20 286

Page 2: Edição 471

Não foi o besteirol sobre o calendário maia nem tão pouco algum guru de uma tresloucada seita apocalípti-ca. O que deixou a sensação de que o mundo esta mes-mo acabando foram três decisões polêmicas que saíram ao longo desta semana. Duas pelo Supremo Tribunal Federal, o STF, e outra do Congresso Nacional.

No início da semana, o Congresso deixou um gosto de pizza estragada na boca do brasileiro ao encerrar a CPI do Cachoeira sem nenhum indiciamento. “Pizza geral”, conforme lamentou o relator do processo, o deputado Odair Cunha (PT-MG). Nem contraven-tor, nem empresários, nem políticos ou quaisquer outros envolvidos no escândalo foram citados. Por-que o Congresso “abdicou da sua responsabilidade de investigar”, como justificou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

O Judiciário também mandou seus sinais, ao produ-zir duas históricas intervenções: na mesma terça-feira, o ministro Luiz Fux concedeu liminar que, na prática, travou a pauta do Congresso determinando que o veto da presidente Dilma ao projeto dos royalties do petró-leo aguarde a votação de outros 3060 vetos parados no parlamento há anos. Nota posterior abrandou a interpretação para permitir a votação do orçamento, mas a ingerência já estava colocada.

Um dia antes, o STF contrariou decisões anteriores dele próprio, além da Constituição, segundo alguns juristas, ao estabelecer a automática perda de mandato dos parlamentares condenados no mensalão, prerro-gativa histórica e legalmente delegada ao Congresso Nacional, através de votação secreta. E isso antes do trânsito em julgado. A decisão só causou mais espanto no cenário político e jurídico ao ser seguida por uma manobra no procurador Roberto Gurgel que tenta conseguir a prisão imediata de todos os condenados, subvertendo a jurisprudência nacional.

De fato, uma semana para deixar no chinelo qual-quer prognóstico de final dos tempos.

opinião2

Sinais do fim do mundo

“As conclusões são um nada, um vazio, uma pizza geral, lamentável”.

Odair Cunha (PT-MG) - deputado federal, sobre o fim da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou as

relações do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, da qual era relator

“Estou tendo tanto carinho ou até mais do que no começo do meu governo. Isso é sinal de que tudo valeu a pena. E eu faria tudo de novo”.

Emidio de Souza - prefeito de Osasco, durante evento em que recebeu os cumprimentos de despedida dos servidores

“[Oscar] Niemeyer fez o esboço e já ali estava a linha que o diferenciava. Depois, finalizado o projeto [da Capelinha], ele doou sua obra a nosso município. Hoje, o reverenciamos, com a marca da justiça que devem receber todos aqueles que fizeram o bem por Osasco”.

Celso Giglio (PSDB) - deputado estadual, que apresentou requerimento de nota de pesar na Assembleia Legislativa pela

morte do arquiteto aos 104 anos no dia 5, lembrando que Niemeyer projetou a Capelinha do Helena Maria

“Vagabundo não me derrotará”.

Luiz Inácio Lula da Silva - ex-presidente, sobre os ataques da oposição e as acusações do publicitário Marcos Valério

EDITORIAL ARTIGOS

21 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

FRASES

Uma semana para deixar no chinelo qualquer prognóstico de fim dos tempos

Diretor ExecutivoValter Santos

Diretor de redaçãoRenato Rovai - Mtb 23.140

EditorJeferson Martinho

([email protected])Projeto Gráfico

Carmem Machado/Publisher BrasilDiagramação

Rodrigo Domingues([email protected])

Chefe de ReportagemFernando Augusto

([email protected]) Repórter

Leandro Conceição([email protected])

EstagiárioWilliam Galvão

Depto. JurídicoEdu Éder de Carvalho

[email protected] Publicitário

[email protected]ãoFolha GráficaTiragem

35.000 exemplares

Visão Oeste é uma publicação semanal da Editora Visão Oeste.

Av. Yara, 223 - Vila Yara - Osasco - SP Cep 06028-100

Redação/publicidadeTel.: 3683-3592 - Fax.: 3681-3150

Filiado a ABRARJ / ADJORI-SPRegistro n° 3247 - 1° Oficial de Registro Civil das

Pessoas Jurídicas de Osasco

Osasco - Carapicuíba - Santana de Parnaíba - Cotia - Itapevi - Taboão da Serra - Barueri

Pirapora do Bom Jesus - Vargem GrandeEmbu das Artes - Itapecerica da Serra - Jandira

*Renato Rovai

O ex-comandante da “humanitária” Rota, o não menos “humanitário” Coronel Telhada (PSDB), foi diplomado vereador nesta semana.

Quem achou que o coronel iria pegar mais leve como vereador, foi otimista ou simplesmente ingênuo. Telhada mostrou como vai levar seu mandato logo na sua primei-ra coletiva depois de ser diplomado.

De cara, propôs que seja controlada a entrada na Câmara. O futuro vereador não consegue aceitar “um monte de pessoa que entra lá para tomar banho nas pias do banheiro”. O coronel também quer que na casa do povo paulistano, o visitante tenha que tirar uma foto na entrada, forneça um documento de identificação e diga para qual gabinete está indo.

Se isso for colocado em prática, os movimentos sociais ficarão impedidos de entrar na Câmara para realizar pro-testos.Ou seja, é o fim da democracia na Casa.

* Paulo Pereira da Silva

Numa reunião realizada pelas centrais sindicais, em São Paulo, ficou claro que há um descontentamento generalizado dos representantes dos trabalhadores em relação ao governo Dilma Rousseff.

Ela tem demonstrado reiteradamente total descaso a respeito da agenda da classe trabalhadora, que propõe um novo projeto nacional de desenvolvimento, com valoriza-ção do trabalho, soberania nacional e democracia.

Por isso, os trabalhadores vão organizar uma grande manifestação no dia 6 de março, em Brasília. O objetivo será defender as bandeiras imediatas e históricas do sin-dicalismo contempladas no projeto nacional das centrais.

Reivindicamos a extinção imediata do fator previden-ciário, a reforma agrária e a redução da jornada de tra-balho sem redução salarial. Mas nossa luta não vai parar por aí. O acordo entre as centrais prevê que 2013 será

E não para por aí. Telhada foi indicado pelo “humani-tário” PSDB para uma das vagas na Comissão de Direi-tos Humanos.

Perguntado se gostaria de assumir a Comissão, veja a brilhante resposta do coronel:

“Olha, não existe ninguém que defenda mais os direi-tos humanos, os direitos dos cidadãos, do que a PM. Mas defendo que o cidadão de bem seja valorizado e o bandi-do seja colocado na cadeia. Precisamos de uma mudança na legislação para acabar com o indulto e com as visitas íntimas. Isso só existe no Brasil”

Impressiona a visão ampla de prioridades em termos de direitos humanos do futuro vereador tucano. Tudo que é necessário é acabar com o indulto e a visita íntima.

A situação de barbárie dos presídios são meros detalhes para o tucano. Aliás, Telhada se esqueceu que acabar com indulto e visitas íntimas são atribuições do Estado e da União.

*Renato Rovai é diretor de redação do Visão Oeste

um ano de ampla mobilização nacional pelo projeto de desenvolvimento das centrais.

Fazem parte de nossas preocupações, também, a falta de disposição da presidente Dilma em negociar a pauta trabalhista com as centrais sindicais, enquanto se mostra sempre disposta e cordial com os empresários.

Ficamos ainda mais preocupados porque passamos por um momento em que a economia patina, os patrões reclamam do Custo Brasil e propõem a redução de impostos e de direitos trabalhistas.

Nós, que também temos nossas propostas de desen-volvimento, de crescimento econômico, com elevação dos salários e manutenção dos nossos direitos trabalhis-tas e sociais não podemos negociar com a presidente.

Por isso, precisamos mobilizar o país para protestar contra um governo que despreza os trabalhadores.

* Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, é presidente da Força Sindical

Telhada quer o fim da democracia na Câmara Municipal

À luta pela valorização do trabalho

Page 3: Edição 471

Leandro Conceição

O prefeito eleito de Santana de Parnaíba, Antonio da Rocha Marmo Cezar (PSDB), surpre-endeu ao faltar à sua diplomação para o cargo, na quarta-feira, 19, em Barueri. Ele foi representado no evento pelo filho, o vereador reeleito Elvis Cezar (PSDB), que disse que Marmo não compare-ceu devido a “ameaças de morte” que estaria sofrendo e fez duras críticas ao atual prefeito, Silvinho Peccioli (DEM).

De acordo com Elvis, “o pre-feito eleito não para de sofrer ameaças contra a vida. [Marmo Cezar] Não veio aqui hoje para se resguardar. Temos que andar de carro blindado, com seguranças”.

Ele não explicou como são fei-tas as supostas ameaças. Afirmou apenas que “toda hora um [diz]:

SANTANA DE PARNAÍBA

Elvis Cezar fez discurso emocionado durante diplomação em Barueri

política 321 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

Prefeito eleito diz que sofre ameaça de morte

Prefeitura nega sumiço de documentos

Afirmações são “grande circo midiático”, diz atual administração

Aliança 2Em meio aos ataques entre

o prefeito eleito de Santana de Parnaíba, Marmo Cezar, e o atual, Silvinho Peccioli, o vice-prefeito eleito, Osvaldo Borelli (PSDB), afirma que é “prematuro” cogi-tar a possibilidade de PSDB e DEM repetirem no município a aliança que têm na esfera nacio-nal. No entanto, ele não descarta a possibilidade: “Política é a arte de negociar e conversar”.

DiplomaçãoO prefeito, Gregório Maglio

(PMDB), e os vereadores eleitos de Pirapora do Bom Jesus foram diplomados junto aos eleitos de Santana de Parnaíba pela Justiça Eleitoral em evento realizado em Barueri na quarta-feira, 19. Gregório subiu ao palanque para

receber o diploma acompanhado da mãe e agradeceu aos eleitores pela vitória nas urnas. Ele teve 3.621 votos (40,17%) nas elei-ções de outubro e desbancou o atual prefeito, Bananinha (PT) e o anterior, Raul Bueno (PSDB).

ElizabethA petista Elizabeth Dutra, que

foi pré-candidata a prefeita em Barueri, lançou um novo núcleo dentro do diretório municipal do PT, o Renovação, em evento rea-lizado no sábado, 15. Elizabeth será a coordenadora do grupo. “Me sinto muito honrada em fazer parte do time de idealizadores do Núcleo Renovação e ter sido con-templada como coordenadora. São companheiros muito sérios que vêem com ótimos olhos a necessidade de uma renovação dentro do PT de Barueri”.

Aliança 1Reeleito vereador, o atual pre-

sidente da Câmara de Santana de Parnaíba, Régis Salles (PMDB), aliado do prefeito Silvinho Peccioli (DEM), diz que ainda não houve conversas sobre uma possível ida para a base do pre-feito eleito, Antonio da Rocha

Marmo Cezar (PSDB). “É muito cedo para a gente conversar sobre isso agora”. No entanto, ele deu pistas de que o partido pode se aliar aos tucanos. “A gente torce pela cidade, nós não estamos aqui para fazer entrave com prefeito nenhum”.

Cadeirante é vereadorO vereador eleito em Santana de Parnaíba Nilson Cadeirante (PDT) foi o mais aplaudido na diplomação realizada na quarta--feira, 19. Ao subir no palanque, foi saudado de pé pelo público presente. Nilson é o único cadeirante eleito na região.

Francysco Souza

Francysco Souza

De acordo com o secretário Jamil Akkari, Marmo Cezar solicitou oficialmente a transi-ção apenas no dia 4 de dezem-bro, solicitação que o atual chefe do Executivo tem 20 dias para atender.

Mesmo assim, a adminis-tração está aberta à transição e representantes do prefeito elei-to já foram recebidos por secre-tários municipais, afirma. “Eles é que não têm nem pessoal para fazer transição”.

Sobre o suposto sumiço de documentos, Jamil afirma que “tudo que é feito pela Prefeitu-

‘não vai tomar posse, vão matar o prefeito’”. “Registramos Boletim de Ocorrência já”.

Elvis também criticou o atual prefeito, Silvinho Peccioli: “Até agora não conseguimos transição de governo. O prefeito só tenta renovar contratos, nomeia pesso-as”, disparou.

Além disso, acusou Peccioli de extraviar documentos da Prefei-tura. “Toda hora estão sumindo

documentos. Estão queiman-do, deletando”. Segundo ele, o sumiço de arquivos é denuncia-do por funcionários da adminis-tração.

O secretário de Comunicação da Prefeitura, Jamil Toufic Akka-ri, nega as acusações e rebate os ataques dizendo que a ausência de Marmo Cezar na diplomação e as afirmações de Elvis são “um gran-de circo midiático”.

ra é registrado em computador, em rede, não existe nada de ras-gar, de sumir documentos”.

Jamil disse duvidar das supos-

tas ameaças de morte a Marmo Cezar e que, se existem, não partem de pessoas ligadas a Pec-cioli.

Page 4: Edição 471

SECRETARIADO

Lapas anuncia Yamato para Cultura e Branco vai assumir na Câmara

Justiça Eleitoral dá diploma aos eleitos

Secretarias já definidas

Divulgação

política4 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

Nesta semana, o pre-feito eleito de Osasco, Jorge Lapas (PT), vol-tou a anunciar membros da equipe de governo que assume em janeiro. Foram revelados mais nove nomes, totalizando 19 secretários já defini-dos para a próxima ges-tão. Dessa vez, foram contemplados mais dois partidos aliados: o PSDC e o PSC.

Com a nomeação do vereador Fábio Yamato (PSDC) para a Secreta-ria de Cultura, o suplente Reinaldo Hipólito Leal, o Branco (PMDB) assume uma cadeira na Câma-ra Municipal. Branco recebeu 4.750 votos e só não foi eleito porque seu partido não atingiu o quociente eleitoral. “Foi a pessoa com a maior vota-

No parque Chico Mendes, prefeito eleito anunciou mais nove membros da equipe de governo

Visão Oeste contrata:

Representante Comercial

Experiência de 2 anos no mercado editorial

Enviar currículo para:

[email protected]

TRABALHE CONOSCO

ção que não entrou na Câmara, e a gente achou importante fazer esse gesto”, disse Lapas.

Portanto, dois suplen-tes já têm vaga garantida na próxima legislatura. Além de Branco, o vere-ador Aluísio Pinheiro (PT) irá assumir, já que João Góis (PT) irá para a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana.

O PSC vai ocupar a Secretaria de Indústria, Comércio e Abasteci-mento (Sica), com o ex--vereador (2001-2004) Marcos Arruda.

Continuam com o PT as secretarias de Gabinete (Waldyr Ribeiro), Habi-tação (Sérgio Gonçalves), Orçamento Participativo (José Pedro), Assistên-cia e Promoção Social

(Gelso de Lima), Coor-denadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial (Sônia Rainho).

À frente do Fundo Social de Solidariedade estará a primeira-dama, Sandra Regina Missiano Lapas, e para a Secretaria de Obras foi anunciado o engenheiro Carlos Alber-to Baba, que atualmente é diretor na pasta.

O juiz eleitoral de Osas-co, Samuel Karasin, diplo-mou na segunda-feira, 17, o prefeito eleito de Osasco, Jorge Lapas (PT), o vice Valmir Prascidelli (PT), além dos vereadores e suplentes eleitos em outu-bro. A cerimônia aconte-ceu no Teatro Municipal.

O prefeito Emidio de Souza (PT) elogiou a con-dução do processo eleitoral pela Justiça que, segundo ele, “soube conduzir com tranquilidade para procla-mar eleitos aqueles que o povo de Osasco escolheu e que estiveram conforme os ditames legais”.

Emidio também ressal-

tou dois índices que foram divulgados recentemente. O Produto Interno Bruto (PIB), que é o 12º maior do país, segundo o IBGE, e o índice Firjan, de qualidade de vida, onde Osasco sal-tou da 101ª posição para 50ª. “Você é prefeito de uma cidade que vai dar orgulho não só a seu povo, mas a todo o país”, disse a Lapas.

Jorge Lapas lembrou que nunca almejou ter uma carreira política. “A dedicação à engenharia e ao cargo público em São Paulo eram priori-dade, mas com o convite do prefeito Emidio tudo

mudou”.

CONTINUIDADE

O prefeito eleito disse que tem a missão de “dar continuidade às políti-cas públicas que tiraram a cidade do ostracismo”. “Vamos tornar as repar-tições mais eficientes e humanizados, além de buscar recursos dos gover-nos federal e estadual”, discursou.

Lapas voltou a citar prioridades de sua gestão, como a implantação de um bilhete integrado e uma nova entrada para a cidade através da rodovia Castello Branco.

Gestão Pública – Dulce Helena CazzuniAdministração – Marisa Elizabeth da SilvaComunicação Social – Roberto TrappFinanças – Marcelo ScalãoTrânsito e Mobilidade Urbana – João Gois NetoMeio Ambiente – Carlos MarxSaúde – José Amando MotaEducação – Régia Maria Gouveia SarmentoEsportes, Recreação e Lazer – Tinha Di FerreiraIPMO – Francisco Cordeiro da LuzGabinete – Waldyr RibeiroServiços e Obras – Carlos Alberto BabaCultura – Fábio YamatoHabitação e Desenvolvimento Urbano – Sérgio GonçalvesIndústria, Comércio e Abastecimento – Marcos ArrudaAssistência e Promoção Social – Gelso de LimaOrçamento Participativo – José PedroFundo Social de Solidariedade – Sandra Regina LapasCoordenadoria da Mulher e Promoção da Igual-dade Racial – Sônia Rainho

Page 5: Edição 471

521 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

O tradicional bolo no Calçadão da Antônio Agu foi uma das atrações dos 50 anos do municípioNovos prefeitos: Jaci Tadeu (Itapevi), Jorge Lapas (Osasco) e Sergio Ribeiro (Carapicuíba)

Prédios abandonados estão sendo demolidos manualmente e darão lugar a novo conjunto

MARCO O ANO NA POLÍTICA

Osasco completa 50 anos de emancipação

Eleições têm disputas acirradas e reeleições fáceis

Medidas para o trânsito e demolição do conjunto Nova Grécia

Eduardo Metroviche

Eduardo Metroviche

Em fevereiro deste ano Osasco completou 50 anos de emancipa-ção. A data foi come-morada com shows populares, mas tam-bém com debates sobre metas para o futuro da cidade.

A a d m i n i s t r a ç ã o municipal desenvolveu

um livro com diretrizes em nove eixos temá-ticos: Saúde, Educa-ção, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Eco-nômico, Desenvolvi-mento Urbano, Inclu-são Social, Segurança, Reforma e Moderniza-ção do Estado.

A “Virada do Cin-

quentenário”, dia 18 de fevereiro, foi marca-da por uma queima de fogos no Viaduto Metá-lico. As comemorações seguiram com o tradi-cional corte do bolo no Calçadão da Antonio Agu e show com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba.

As eleições municipais neste ano tiveram ingre-dientes que deixaram as disputas ainda mais acir-radas. Em Osasco, por exemplo, o PT trocou de candidato há cerca de um mês da votação, devido a condenação do deputado João Paulo Cunha pelo STF.

Além de ter pouco tempo para fazer uma nova campanha, o par-tido precisou mostrar à população quem era Jorge Lapas. Com perfil técnico, o próximo pre-feito da cidade cresceu rapidamente nas pesqui-sas e, com a impugnação da candidatura de Celso Giglio (PSDB), foi elei-to.

Ao fim, o grande ven-cedor da eleição em Osasco foi o próprio prefeito Emidio de Sou-za, que foi o fiador da candidatura Lapas e tra-balhou noite e dia para mostrar à população o novo nome do PT.

O pleito ainda reser-vou mais apreensão mesmo depois do dia 7 de outubro. Ainda era preciso esperar pelo julgamento do Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE), que acabou man-tendo a impugnação de Giglio.

A eleição do engenhei-ro Lapas também seguiu uma mudança de perfil político que tem acon-tecido em todo o país. Em Itapevi, o próximo

prefeito também é enge-nheiro e não tem perfil político. Jaci Tadeu (PV) foi a aposta da prefeita Ruth Banholzer (PT) e derrotou o vereador Teco (PSD) e o ex--prefeito João Caramez (PSDB), que amargou um terceiro lugar.

BARUERI

Dois ex-aliados se enfrentaram em Barue-ri. O prefeito Rubens Furlan lançou Carlos Zicardi, pelo PMDB, que acabou derrotado pelo ex-prefeito Gil Arantes (DEM).

A derrota imposta ao grupo de Furlan colocou fim a um ciclo de poder que durou três décadas.

Onde também acon-teceu a volta de um ex--prefeito foi em Taboão da Serra. Após oito anos no governo, o PSB, de Evilásio Farias, lançou o vereador José Aprígio da Silva, mas foi derrotado por Fernando Fernan-des (PSDB), que já havia administrado a cidade de 1997 a 2004.

Outro “império” que ruiu foi o do prefeito de Santana de Parnaíba, Sil-vinho Peccioli (DEM), que buscava seu quarto mandato na cidade e aca-bou derrotado por Mar-mo Cezar (PSDB), que teve 51,63% dos votos válidos.

REELEIÇÕES

Em Carapicuíba e

Cotia, os atuais prefeitos conseguiram reeleições fáceis. Sergio Ribeiro (PT) foi um dos mais votados, proporcional-mente, no estado, com 67,68% dos votos váli-dos.

Já em Cotia, o pre-feito Carlão Camargo (PSDB) fez campanha quase sozinho e obteve 71,7%.

JANDIRA

Após o assassinato do ex-prefeito Braz Paschoalin, no fim de 2010, a cidade de Jan-dira foi administrada por Anabel Sabati-ne (PSDB), que teve uma gestão marcada por polêmicas, como o fechamento de uni-dades de saúde duran-te festas de fim de ano e uma guerra com a Câmara Municipal que resultou em dois afasta-mentos temporários.

O conturbado cená-rio político levou a uma eleição com sete candi-datos. A campanha teve apenas um incidente grave, quando o comitê do candidato Dr. Sato (PMDB) foi alveja-do por tiros durante a madrugada.

Ao fim, o vereador Geraldo Teotônio, o Gê (PV), foi eleito com 45,88%, após campa-nha em que prometeu mudanças completas na maneira de administrar o município.

Duas medidas da Pre-feitura causaram reper-cussão neste ano. Em abril passou a valer a restrição a circulação de caminhões em algumas vias de Osasco.

No entanto, a medida foi criticada por empre-sários e a administração municipal foi obrigada a abrandar a restrição. Os horários de restrição ficaram definidos das 5h às 21h, durante a sema-

na, e das 10h às 14h aos sábados, no Centro, e das 7h às 9h e das 17h às 19h nas chamadas Vias Máximas de Restrição de Circulação.

NOVA GRÉCIA

Ta m b é m m a r c o u 2012 o anúncio e início da demolição de dois esqueletos que estavam abandonados há quase 40 anos em plena entra-da de Osasco.

Os três prédios do Conjunto Residencial Nova Grécia, no bairro Bonfim, foram pivôs de um imbróglio jurídico de difícil solução. No fim de maio, o prefeito Emidio de Souza (PT) anunciou a demolição, que é feita de forma manual, pois não seria seguro implodir as construções. Um novo residencial deve ser construído no local.

RETROSPECTIVARETROSPECTIVA

2012

Page 6: Edição 471

Como compensação ambiental, município ganhou parque com 135 mil m² de área

Ônibus foi queimado na Vila Silvânia, em Carapicuíba

Secretaria de Segurança e Controle Urbano realizou apreensões e blitze

Itapevi sofreu uma das maiores enchentes de sua história

O ANO NAS CIDADES POLÍCIA

SEM SOLUÇÃO

Carapicuíba: novo centro, parque estadual e shopping

Onde de violência amedronta população

Pancadões e pirataria na mira em Osasco

Enchentes continuam

6 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

Edua

rdo

Met

rovi

che

Edu

ardo

Ani

zelli

/Fol

hapr

ess

Aloi

sio

Mau

ricio

Ales

sand

ro S

hino

da/F

olha

pres

s

No dia 11 de novembro foi inaugurado um parque estadual em Carapicuíba. Com investimento de R$ 17,3 milhões, o parque faz parte do projeto de compensação ambiental do Governo do Estado por conta das obras de ampliação da calha do rio Tietê, que utilizou a lagoa da cidade para despejo de materiais retirados do rio.

O parque tem 135 mil m² de área, a estimativa é de que mais de oito mil pessoas frequentem o local aos finais de semana. Entre as atrações, cinco quadras poliesportivas, dois cam-pos de bocha, três quadras de tênis, quadra de areia, pista de skate e ciclovia.

Outro avanço carapi-cuibano foi o anúncio da

construção e o início das obras do primeiro shop-ping center da cidade, que ficará no Jardim Planalto, a cerca de 5 km do Centro da cidade.

Carapicuíba também terá em breve a região central reformada, com a construção de um túnel na avenida Governador Mario Covas, para desa-

fogar o trânsito no acesso a Alphaville e Tamboré. A obra, feita em parceria com o governo do estado, começou em julho e deve custar R$ 60 milhões.

Em novembro, a Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Osasco (Secontru) e a Polícia Militar iniciaram operações de combate à perturbação do sossego na cidade. Os bailes funk realizados no meio da rua estão entre os principais alvos de reclamações do tipo. Dezenas de auto-móveis e motos foram apreendidas nas ações.

A Secontru também realizou durante o ano uma série de operações

A onda de violência no estado, intensificada nos últimos meses do ano, amedrontou moradores de cidades da região.

No fim de outubro, uma chacina no bair-ro Pestana, em Osas-co, deixou três mor-tos e cinco feridos. Nas semanas seguin-tes, foram registradas no estado dezenas de assassinatos, com casos também em municípios como Barueri e Cara-picuíba, onde o guarda municipal osasquense

Valdomiro Hipólito dos Santos, de 51 anos, foi executado no dia 15 de novembro.

Em Carapicuíba, um ônibus foi incendiado por homens armados na Estrada do Gabiroba, na Vila Silvânia, na noite de 30 de outubro. A polícia investiga os casos.

Boatos de toque de recolher, mesmo nega-dos pela polícia, fize-ram comércios e escolas fecharem as portas mais cedo em áreas como a região central de Osasco.

As enchentes continu-am a castigar as cidades da região. No dia 12 de novembro, Itapevi registrou um dos maio-res alagamentos de sua história. Em apenas seis horas choveu o espera-do para uma semana, alega a Prefeitura, e o

Centro foi a área mais afetada, com 60 casas inundadas. Os vereado-res aprovaram isenção no IPTU dos atingidos pela enchente.

Osasco também vol-tou a sofrer com alaga-mentos em áreas como o calçadão, no Centro.

de combate à pirataria. Em 22 de novembro oito estabelecimentos que

vendiam produtos irre-gulares foram lacrados no Centro. Em julho,

foram apreendidas 30 toneladas de produtos ilegais na cidade.

RETROSPECTIVARETROSPECTIVA

2012

Page 7: Edição 471

721 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

Jogadoras comemoram novamente em rotina de títulos

Lucas levanta a taça

Atletas e torcida comemoram acesso no Rochdalão

Euforia dos corintianos após vitória por 1 a 0 em Yokohama

O ANO NOS ESPORTES

Vôlei de Osasco volta ao topo Fiel tem ano inesquecível

Palmeiras: do título à queda

Santos conquista tri do estadual

Craque se despediu com taça do São Paulo

Em ascensão, GEO chega à Série A2

Barueri: 2012 para ser esquecido

Fabi

o Ru

bina

to/A

GF

Alm

eida

Roc

ha/F

olha

pres

s

Luís

Pire

s/fin

ePho

to

O vôlei de Osasco voltou a comemorar um título da Superliga Feminina com a conquista da temporada 2011/2012 pelas meninas do Sollys diante do arquir-rival Unilever/RJ, em abril. Foi o quinto título do vôlei osasquense no principal competição no vôlei nacio-nal. Também ganhou em 2002/03, 2003/04, 2004/05 e 2009/10.

O Sollys/Osasco também conquistou este ano o Mun-dial de Clubes, pela primei-ra vez, o Sul-Americano e o Campeonato Paulista.

A heroica conquista do Mundial de Clubes da Fifa sobre o “poderoso” Chelsea, domingo, 16, no Japão, encerrou um ano inesquecível para a Fiel Torcida, que não para de comemorar.

Em 4 de julho o Timão comemorou seu primei-ro título da Libertadores batendo o Boca Juniors por 2 a 0 na final no Pacaembu.

O goleiro Cássio, que saiu da reserva para ser um pare-dão nos momentos decisi-

O ano do Grêmio Osas-co foi marcado pela con-quista do acesso à segunda divisão do Campeonato Paulista.

O time terminou a Série A3 estadual, realizada entre janeiro e maio, na segunda colocação, sendo derrota-do na final pelo tradicional Rio Branco.

No segundo semestre, os osasquenses disputa-ram a Copa Paulista, na qual foram eliminados nas quartas de final, pela Fer-roviária.

O Grêmio Barueri começou 2012 com gran-des pretensões: no primeiro semestre, subir da segunda para a primeira divisão do Campeonato Paulista; no segundo, voltar à primeira divisão do Brasileirão. Mas o ano foi marcado por frus-trações.

No Paulistão, o clube ter-

minou apenas em 10º lugar e se manteve na A2, onde em 2013 encontrará o rival Grêmio Osasco.

No Brasileirão, o desastre do rebaixamento à terceiro-na. O campeonato começou com o elenco liderado pelos veteranos Ronaldo Ange-lim e Marcelinho Paraíba e o problemático Jóbson na

esperança do acesso. Mas as contratações não deram certo e, com o time indo de mal a pior, Angelim e Jób-son pularam do barco.

A equipe foi comandada por cinco técnicos diferen-tes ao longo do campeona-to e terminou na lanterna, com 30 pontos (7 vitórias, 9 empates e 22 derrotas).

Quem viu o Palmeiras de Felipão celebrar o título da Copa do Brasil diante do Coritiba, em 11 de julho, não imaginaria que, qua-tro meses depois , o clube passaria pelo vexame de ser novamente rebaixado à Série B do Brasileirão

depois de dez anos.A reta final da Copa do

Brasil e a euforia pela con-quista do título deixaram o clube fora de foco no Brasileirão.

A luz amarela acendeu tarde e, mesmo trocando Felipão por Gilson Klei-

na no comando, o Verdão não conseguiu escapar da queda, confirmada em 17 de novembro, num empate por 1 a 1 com o Flamen-go, em Volta Redonda. O Alviverde terminou a competição em 18º, com 38 pontos.

O Santos comemorou em 13 de maio o tricam-peonato Paulista com goleada por 4 a 2 sobre o Guarani na final.

Mas o clube não con-seguiu se manter bem ao longo do ano. Foi eli-minado da Libertadores pelo Corinthians. No

Brasileirão, sofreu com as ausências de Neymar, frequentemente convo-cado à seleção, e ficou em oitavo.

O São Paulo teve como destaque no ano a conquis-ta da Copa Sul-Americana sobre o Tigre-ARG, em um jogo marcado pelo W.O dos argentinos, que disseram ter sido agredi-dos por seguranças e não voltaram para o segundo tempo. A partida marcou a despedida do craque Lucas, que jogará no Paris Saint Germain.

vos, os atacantes Emerson, autor dos gols do título da Libertadores, e Guerreiro, que marcou na conquista do

Mundial, são os destaques, ao lado da dupla de volantes Paulinho e Ralf, símbolos da raça corintiana.

Com Ney Franco, que assumiu em julho no lugar de Emerson Leão, o clube voltou a ser competitivo e, além de conquistar a Sul--Americana, terminou em quarto no Brasileirão, resultados que garantiram a volta do Tricolor à Liber-tadores. Nos bastidores, destaque para a contratação de Paulo Henrique Ganso junto ao Santos.

RETROSPECTIVA

Fiel tem ano inesquecível

RETROSPECTIVA

2012

Page 8: Edição 471

política8 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

JUSTIÇA ELEITORAL LEGISLATIVO

Prefeitos de Barueri e Jandira são diplomados

Partidos lançam candidaturas

O prefeito eleito de Barueri, Gil Arantes (DEM), foi diplomado pela Justiça Eleitoral dia 14, em evento no plená-rio da Câmara Munici-pal. Após uma campanha eleitoral com ataques de ambas as partes, Gil optou por um discurso de união. Ele destacou

a necessidade de superar as divergências políticas de Barueri, em nome de propostas para manter e acelerar o desenvolvi-mento da cidade.

“Quero agradecer a todos que participaram e ajudaram a realizar esse sonho, que era gover-nar novamente a cidade

onde nasci, minha mãe nasceu, meus filhos e netos nasceram. É uma honra voltar a ser prefei-to”, discursou.

A única mulher eleita para a próxima legisla-tura, Maria Evangelista (DEM), discursou em nome dos 21 vereadores eleitos.

Na Câmara Munici-pal de Carapicuíba, a uma semana da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2013/2014, a situação está indefini-da. Vários partidos que apoiaram a reeleição do prefeito Sergio Ribeiro (PT) lançaram candi-datos e, mesmo entre os petistas, dois nomes pleiteiam a presidência do Legislativo: Alexan-dre Pimentel e Abraão Junior.

O PDT teve a verea-dora mais votada, Pro-fessora Sônia, e deve continuar com a Secre-taria de Trabalho. No entanto, o sindicalista Tadeu Morais, principal articulador do partido na cidade, diz que Sônia é candidata à presidên-cia porque “acordos não foram cumpridos” pelo PT. O PDT também pode lançar José Wan-

derley, o Zé Amigui-nho, que foi o segundo mais votado na eleição de outubro.

O prefeito Sergio Ribeiro anuncia nesta sexta-feira, 21, parte do secretariado que assume em janeiro.

Na semana passada, o vereador Elias Cas-sundé, do PMDB, disse que o partido lançou o vereador Francisco Fer-nandes Teixeira, o Tan-tinho, à presidência da Câmara, e espera uma retribuição dos petistas pelo apoio que os pee-medebistas deram em outras eleições.

Outro partido que esteve aliado ao PT na reeleição de Sergio Ribeiro, mas que tem candidato à presidên-cia da Câmara é o PRB, com Sergio Fernandes Filho, o Serginho da Sabesp.

Fotos: Divulgação

Div

ulga

ção

A vereadora Prof. Sônia, do PDT, é um dos nomes cotadosGil Arantes foi diplomado no plenário da Câmara de Barueri; em Jandira, Gê recebeu diploma no cartório eleitoral da cidade

A posse do novo pre-feito, dia 1º, começa às 15hs, também na Câmara.

JANDIRA

Geraldo Teotônio, o Gê (PV), foi diploma-do na quarta-feira, 19, no cartório eleitoral de Jandira.

“Agradeço a todos os grupos que me apoia-ram, incluindo aqueles que são anônimos e tra-balhadores que lutam por uma nova Jandira. Sei que vou encontrar uma Prefeitura deses-truturada, mas não devemos cruzar os bra-ços diante dos proble-mas e sim buscar por soluções”, disse Gê.

Dezenas de militantes ficaram do lado de fora do cartório, pois a entra-da foi limitada pela Jus-tiça Eleitoral.

Page 9: Edição 471

cidades 921 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

A Assembleia Legislati-va aprovou na quarta-feira, 19, projeto de lei que pro-íbe a fabricação, comer-cialização, uso, armazena-mento e reparo de instru-mentos de medição como esfigmomanômetros e termômetros contendo mercúrio. O projeto é de autoria do deputado esta-dual Marcos Martins (PT) e segue agora para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

No fim de novembro, em audiência pública, o deputado falou sobre a periculosidade da subs-tância. “O mercúrio é um metal inodoro,

SAÚDE

Projeto proíbe uso e venda do mercúrio em São Paulo

Se projeto for sancionado, termômetro de mercúrio será abolido

Proposta segue para sanção do governador

que evapora de forma imperceptível, mesmo em baixas temperaturas, contaminando o ar que respiramos, aumentando o impacto da transmis-são do material tóxico”, disse e complementou: “A letalidade e nocivida-de desta substância já foi comprovada. Agora, pre-

cisamos levar informação à sociedade e desenvol-ver, para o bem da saú-de pública, trabalhos de conscientização”.

Para o parlamentar, o Brasil já tem disponíveis outras opções de apare-lhos de medição sem o metal e viabilidade eco-nômica para fazer a tro-

Você acredita em alguma superstição de fim de ano?

Sim, acredito. Mas porque já pesquisei o ‘porquê’ delas. Acredito na purificação do banho de mar, na boa sorte das sementes de uva na carteira, em tudo o que leva sua mente a pensar positivo repetidamente. O que faz a diferença não é a semente de uva, mas sim a convicção do pedi-do repetidas vezes. Poder da atração: você deseja, pede, e atrai.

Alethea Meira, 38, advogada, Osasco

Não acredito. Isso é lenda das pessoas, coisa inventada pelo pessoal mais antigo. Dizem que não pode comer frango porque cisca pra trás e aí sua vida não vai pra fren-te. Isso só pode ser brin-cadeira.

Maria Elisa Barbosa, 52, dona de casa, Barueri

Não tenho, mas minha mãe tem. Ela faz a gente comer lentilha, diz que dá sorte.

Fernando Gomes da Silva, 28, fotografo e

diagramador, Carapicuíba

Não acredito. Conheço pessoas que acreditam em coisas como banho de sal grosso, pular sete ondas etc. Respeito isso, mas acho que se você acreditar e tiver alvos na vida, comunhão com a família e orar bastan-te, você consegue o que quer.

Marco Aurélio Souza, 40, empresário, Osasco

Tenho o habito de comer lentilhas todo ano novo para não faltar dinheiro. Às vezes dá certo. Penso que se não comesse pode-ria ser pior.

Marcos Mello, 42 anos, publicitário, Osasco

Não faço, mas não con-trario ou desacredito de quem faz. Cada um busca o que é compatível com sua própria fé.

Cristiano Aro, 16, estudante, Cotia

Não acredito em nenhu-ma, não sei de onde sur-giram.

Dennis Mitchell, 28, designer gráfico e web,

Osasco

ca . Com a aprovação do projeto de lei esses ins-trumentos deverão ser destinados à reciclagem em empresa ou ater-ros públicos e privados, licenciados por órgão competente e inscritos no Cadastro Técnico Federal do Ibama.

PERIGO

Volátil, o mercúrio pode ser absorvido pelo nosso corpo e conta-minar rios e alimentos. Alguns dos efeitos da contaminação são alte-rações no sistema ner-voso central, gerando sequelas neurológicas permanentes, além da possibilidade de atraves-sar as barreiras placentá-rias de gestantes, com-prometendo o desenvol-vimento da criança.

Page 10: Edição 471

trabalho10 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

iro sindicaliro sindical

DEMISSÕES

DESEMPREGO

JANDIRA

Bancários e Santander assinam acordo judicial

Prefeitura não pagou 13º a servidores

Banco demitiu 440 em três dias

Taxa registra terceira queda

Mau

rício

Mor

ais

Raqu

el D

uart

e/N

ova

Ond

a

Sindicato organizou manifestações em diversas agências

Presidente do Sintrasp, Jessé Moraes, critica prefeita

A Prefeitura de Jandi-ra não pagou o 13º salá-rio de seus cerca de 5 mil funcionários públi-cos, segundo o Sindi-cato dos Servidores de Osasco, Cotia, Itapevi e Jandira (Sintrasp).

“Não antec iparam a primeira parcela e não fizeram o depósito hoje (quinta-feira, 20) que era o prazo limite. Além disso, não deram nenhuma previsão de pagamento”, afirma o presidente do sindicato, Jessé de Castro Moraes.

De acordo com ele, o sindicato vai “estudar medidas contra a adminis-tração municipal, especial-mente a prefeita (Anabel Sabatine - PSDB)”.

“Essa administração que está acabando foi

um fracasso e o funcio-nalismo paga o pato”, critica Jessé Moraes.

O sindicalista diz que se Anabel Sabatine dei-xar a Prefeitura sem pagar o 13º dos funcio-nários públicos, pode ser enquadrada na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Ela não pode deixar dívida para o próximo prefeito”.

Anabel não foi loca-lizada para comentar o não pagamento do 13º e as criticas do sindica-lista.

TRAPALHADAS

A administração da atual prefeita foi mar-cada por confusões, como o fechamento de postos de saúde durante as festas de fim de ano em 2011.

Na ocasião, Anabel disse que foi vítima de uma armação e demitiu o secretário de Saúde.

A direção do Sindicato dos Bancários de São Pau-lo, Osasco e Região e o banco Santander assinaram acordo judicial no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) que prevê indenizações aos trabalha-dores demitidos sem justa causa em dezembro que tinham menos de 10 anos de empresa.

Pelo acordo, homologa-do em audiência na quarta 19, ficou estabelecido que esses trabalhadores rece-berão um salário nominal, com limite de R$ 5 mil, e seis meses de vale-alimen-tação. O acordo judicial foi construído após quatro audiências, presididas pela desembargadora Rilma Hemetério, e três reuniões de conciliação, intermedia-das pelo Núcleo de Solução de Conflitos do TRT.

O acordo extrajudicial, que regra outros casos, ain-da está sendo redigido por representantes do Sindicato e do banco e a redação final deve sair nos próximos dias. Os casos previstos no docu-mento são os de funcioná-rios demitidos que estavam na estabilidade pré-aposen-tadoria; os desligados que estavam há seis meses de entrar na estabilidade pré-

-aposentadoria; e os que têm HIV, câncer ou lúpus. O banco se comprometeu

em reintegrar ou indenizar esses bancários.

“Após muitos debates

Em apenas três dias de dezembro, o Santander promoveu 440 demissões em São Paulo, Osasco e região. Diante da dispen-sa em massa, o Sindicato entrou com ação no TRT dia 5 e conquistou liminar que suspendeu todas as dis-

pensas sem justa causa no mês. Após a assinatura do acordo judicial, a liminar foi revogada.

Além da disputa na Justi-ça, o Sindicato realizou pro-testos em agências do ban-co. A luta dos bancários do Santander também recebeu

solidariedade de diversas entidades de trabalhadores em todo o mundo.

O acordo com o Sindica-to pode ser estendido para todo o território nacional, mas isso depende de nego-ciações posteriores com o banco.

A taxa de desemprego registrou a terceira queda seguida no conjunto das sete regiões metropolitanas onde é feita a pesquisa da Fundação Estadual de Aná-lise de Dados (Fundação

Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômi-cos (Dieese). O índice caiu de 10,5%, em outubro, para 10%, em novembro. O setor da construção

civil foi o que mais gerou empregos, ao abrir 106 mil vagas, o que representou um aumento de 7,1%. Em seguida, vem a indústria, com 21 mil novos postos de trabalho e alta de 0,7%.

Banco deve indenizar demitidos

“Administração foi um fracasso”

chegamos a acordo judi-cial, mas ainda estamos acertando os detalhes finais da redação do docu-mento com o banco. Com isso, pudemos reduzir par-te do impacto social das 440 demissões anunciadas pelo Santander na base do Sindicato em dezem-bro. Mesmo assim, o que conseguimos até agora está longe daquilo que o Sindicato defende para os trabalhadores e do que eles têm direito”, disse a coordenadora da mesa de negociações com o San-tander e diretora executiva do Sindicato, Rita Berlofa.

Page 11: Edição 471

Essas vagas foram divulgadas na última quarta-feira e estão disponíveis nos Portais do Trabalhador da Região Oeste Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro – Osasco/Avenida João de Andrade, 1778 – Jardim Santo Antonio - OsascoVagas sujeitas a alterações por fluxo de atendimento. A partir do dia 7 de fevereiro, além da carteira de trabalho, será necessário apresentar o CPF para atendimento no Portal de Trabalhador devido à atualização do sistema.

trabalho1121 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

Acabador de Mqarmore e Granitosal. R$1300 - Diversas Regiões

Açougueirosal. R$1200 - Osasco

Açougueirosal. R$1206 - Carapicuiba

Ajudante de Carga e Descargasal. R$750 - Osasco

Ajudante de Carga e Descargasal. R$885,3 - Osasco

Ajudante de Confeiteirosal. R$900 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$825 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$786 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$804 - Osasco

ajudante de Cozinhasal. R$755 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$825 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$870 - Cotia

Ajudante de lavador de Automóvelsal. R$700 - Osasco

Ajudante de Pintorsal. R$750 - Diversas Regiões

Ajudante de Pizzaiolosal. R$755 - Barueri

Analista de Creditosal. R$1000 - Osasco

Analista de Documentossal. R$803 - Cotia

Assistente de Vendassal. R$1000 - Osasco

assitente de Vendassal. R$1129,77 - Osasco

Atendente de Balcãosal. R$804 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$825,6 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$900 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$825 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$786 - Osasco

Atendente de lanchonetesal. R$900 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$850 - Osasco

Auxiliar Contábilsal. R$1200 - Osasco

Auxiliar de Costurasal. R$800 - Osasco

Auxiliar de cozinhasal. R$825 - Osasco

Auxiliar de depositosal. R$850 - Barueri

Auxiliar de Escritóriosal. R$800 - Osasco

Auxiliar de Escrituraçãosal. R$850 - Osasco

Auxiliar de estoquesal. R$900 - Osasco

Auxiliar de jardinagemsal. R$702 - São Paulo

Auxiliar de Jardinagemsal. R$750 - Diversas Regiões

Auxiliar de Limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$748 - São Paulo

Auxiliar de Limpezasal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$916 - São Paulo

Auxiliar de Limpezasal. R$730 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$700 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$700 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$720 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de manutenção Predialsal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de manutenção Predialsal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de Mecânico de Autossal. R$800 - Osasco

Auxiliar de Pessoalsal. R$850 - Osasco

Balconista de Lanchonetesal. R$840 - Osasco

Camareira de Hotelsal. R$881 - Osasco

Confeiteirosal. R$1800 - São Paulo

Costureira em Geralsal. R$933 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$900 - Osasco

Cozinheiro de Restaurantesal. R$1300 - Cotia

Eletricistasal. R$7,50 por hora - Osasco

Eletricistasal. R$1400 - Diversas Regiões

Eletricistasal. R$1500 - Barueri

eletricista de Manutenção Industrialsal. R$1300 - Osasco

Encarregado de Restaurantesal. R$1050 - Osasco

Fiscal de Lojasal. R$853 - Carapicuiba

Fiscal de Lojasal. R$850 - Osasco

Forneirosal. R$900 - Osasco

Frentista sal. R$1000 - Osasco

Impressor de Máquina Ofsetesal. R$2000 - Osasco

Instalador de Alarmesal. R$695 - Osasco

Jardineirosal. R$805 - Diversas Regiões

Manobristasal. R$800 - Osasco

Marceneirosal. a combinar - Osasco

Marceneiro de móveissal. R$1000 - Osasco

Mecânico de Automóvelsal. R$1100 - Osasco

Monitor de Videosal. R$1355 - Osasco

Motorista de Automóveissal. R$1184 - Osasco

Oficial de Serviços em Geralsal. R$860 - Osasco

Operador de Caixasal. R$910 - Osasco

Operador de Caixasal. R$853 - São Paulo

Operador de Caixasal. R$825 - Osasco

Operador de Empilhadeirasal. R$1234 - Osasco

Operador de Máquina Ofsetesal. R$1000 - Osasco

Operador de Telemarketing ativosal. R$650 - São Paulo

Operador de Telemarketing Ativo sal. R$630 - Barueri

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivosal. R$630 - Osasco

Operador Graficosal. R$1000 - Osasco

Opetrador de Acabamento (Industria Grafica)sal. R$2000 - Osasco

Orientador de Trafego para Estacionamentosal. R$800 - Osasco

Pintor de Edificiossal. R$1100 - Diversas Regiões

Pizzaiolosal. R$900 - Osasco

Polidor de Metaissal. R$1000 - Osasco

Porteirosal. R$970 - Osasco

Porteirosal. R$820 - Osasco

Porteirosal. R$850 - Osasco

Porteirosal. R$838 - São Paulo

Porteirosal. R$838 - Osasco

Professor de Espanholsal. a combinar - Osasco

Professor de Inglêssal. a combinar - Osasco

Recepcionista Atendentesal. R$690,45 - Osasco

Recepcionista de Hotelsal. R$1030 - Osasco

Saladeirosal. R$900 - Osasco

Salgadeirosal. R$1000 - Osasco

Serralheirosal. a combinar - Osasco

Serralheirosal. R$1500 - Carapicuiba

Serralheiro de Aluminiosal. R$2000 - Barueri

Servente de Pèdreirosal. R$1075 - São Paulo

Servente de Pèdreirosal. R$1265 - São Paulo

Soldadorsal. R$1500 - Barueri

Soldador à Oxigással. R$1305 - Diversas Regiões

tecnico de Telecomunicaçõessal. R$1150 - Barueri

Tecnico em Manutenção de Equipamentos de Informaticasal. R$1000 - Osasco

Vendedor Internosal. R$800 - Osasco

Vendedor Internosal. R$1012 - Osasco

índicesINFLAÇÃO

Outubro Novembro Ano 12 mesesIPCA 0,59% 0,60% 5,00% 5,53%

INPC 0,71% 0,54% 5,41% 5,95%

IGP-M 0,02% -0,03% 7,08% 6,95%

IPC-Fipe 0,80% 0,68% 4,29% 4,93%

ICV-Dieese 0,81% 0,57% 5,94% 6,47%

POUPANÇA* – ÍNDICE MENSALDezembro Janeiro No ano (2012)

0,500% 0,500% 6,5750%

CORREÇÃO DO FGTSSetembro - crédito em 10/11/2012 0,002466%

Outubro - crédito em 10/12/2012 0,002466%

INSS CONTRIBUIÇÃOAUTÔNOMO

Salário base (R$) Alíquota Contribuição (R$)622,00 11% 68,42622,01 a 3.916,20 20% 124,40 a 783.24ASSALARIADOS

Salário (R$) Alíquota (INSS)Até R$ 1.174,86 8,00%De 1.174,87 a 1.958,10 9,00%De 1.958,11 a 3.916,20 11,00%

DOMÉSTICOS

Alíquotas (%) Mínimo1 Máximo2

Empregado 8 a 11 R$ 49,76 R$ 430,78Empregador 12 R$ 74,64 R$ 469,94Total 20% a 23% R$ 124,40 R$ 900,72

1 Cálculo sobre um salário mínimo (R$ 622,00)2 Cálculos sobre o teto do salário máximo de contribuição (R$ 3.916,20)Obs.: Prazos para pagamentos: empresas, pagamento vence em 02/12. Para pessoas físicas, o prazo acaba no dia 15/12. Após o vencimento, o segurado fica sujeito a multas de 4% a 100% mais juros Selic, sendo 1% no mês de vencimento e 1% no mês do pagamento. Desde 01/04/2003, os segurados podem pagar de acordo com a remuneração declarada, independentemente do período de inscrição.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (2012)Base de cálculo (R$) Alíquota A deduzir (R$)Até 1.637,11 Isento ---

De 1.637,12 a 2.453,50 7,5% 122,78

De 2.453,51 a 3.271,38 15% 306,8

De 3.271,39 até 4.087,65 22,5% 552,15

Acima de 4.087,66 27,5% 756,53

Deduções do IR:a) por dependente, R$ 164,56 (mensal); b) por aposentadoria ou pensão paga por previdência pública ou privada para quem tem 65 anos ou mais, R$ 1.499,15; c) pensão alimentícia integral; d) contribuição previdenciária oficial.

Vendedor Internosal. R$1000 - Osasco

Vendedor Internosal. R$810 - Osasco

Vendedor Porta à Portasal. R$765 - Osasco

Vendedor Pracistasal. R$1500 - Carapicuiba

Vigiasal. R$838 - Osasco

VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Alimentador de Linha de Produçãosal. R$1073 - Barueri

Almoxarifesal. R$1001 - Diversas Regiões

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$1083,12 - São Paulo

Faxineirosal. R$723,04 - Osasco

Operador de Atendimento receptivosal. R$818 - Barueri

Porteirosal. R$824,03 - Osasco

Recepcionista de Consultóriosal. R$781,31 - Barueri

Vendedor porta à portasal. R$922 - Diversas Regiões

Vigilanesal. R$1024 - Osasco

Page 12: Edição 471

cidades12 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

Até junho de 2013, os consumidores continu-arão a comprar automó-veis, eletrodomésticos da linha branca (fogões, tanquinhos, máquinas de lavar e geladeiras) e móveis com desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prorro-gou a desoneração para esses produtos por mais seis meses.

A partir de janeiro, as alíquotas serão recom-postas gradualmente, até voltarem aos níveis nor-mais em julho. A exceção são os caminhões, cujo IPI será zerado perma-nentemente, as máquinas

ESTÍMULO TRÂNSITO

Governo prorroga IPI menor para carros e linha branca

Fim de ano terá Lei Seca mais rigorosa

Eletrodomésticos estão entre produtos com desconto

Além do bafômetro, testemunhas e perícia valem como prova

Alíquotas vão voltar gradualmente

de lavar e os papéis de parede, cuja alíquota per-manecerá em 10% por tempo indeterminado.

No caso da linha bran-ca e de móveis, painéis e laminados, as alíquotas atuais permanecerão em vigor até o fim de janei-

ro. De fevereiro a junho, haverá a cobrança de alíquotas intermediá-rias. Para os veículos, a recomposição do impos-to se dará em duas eta-pas: as alíquotas subirão em janeiro, em abril, até alcançarem os patamares

normais em julho.De acordo com o minis-

tro, o governo deixará de arrecadar R$ 3,263 bilhões com a prorroga-ção do IPI reduzido. Do total, R$ 2,063 bilhões se referem à desoneração dos automóveis, R$ 650 milhões aos móveis e pai-néis e R$ 550 milhões aos produtos da linha branca.

Na avaliação de Mante-ga, as desonerações foram necessárias para reativar o consumo. “Se o gover-no não tivesse reduzido os impostos, as vendas teriam sido 30% a 40% menores do que foram. No caso do setor auto-mobilístico, as vendas se intensificaram a partir de julho e se mantive-ram em níveis acima dos registrados no primeiro semestre”, ressaltou. (Da Agência Brasil)

A presidente Dilma Rousse f f sanc ionou nesta quinta-feira, 20, as novas regras da Lei Seca, que passam a valer já neste fim de ano.

Pela nova Lei Seca, a multa para quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool e de outras drogas passará de R$ 957,65 para R$ 1.915,30.

Caso o motorista rein-cida na infração em um ano, a proposta é dupli-car o valor, chegando a R$ 3.830, além de deter-

minar a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Além do bafômetro, equipamento que os motoristas podem se recusar a soprar, haverá outros tipos de provas, como vídeo, testemu-nhas ou perícia. “Acabou o grande entrave à apli-cação da lei, em que a pessoa que não soprava o bafômetro não era puni-da”, afirmou o ministro da Justiça, José Eduar-do Cardozo, segundo o Estado de S. Paulo.

Fabi

o Ro

drig

ues

Pozz

ebom

/ABr

Ger

vási

o Ba

tista

/ABr

.

Page 13: Edição 471

Sociedade em visão

almanaque 1321 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

Joana D’arc e Marinalva de Oliveira entregam presentesA secretária de Desenvolvimento, Jacira Moreti, e o pianista do rei Roberto Carlos

Sociedade em visãoSociedade em visão

Ivan

Cru

z

Rica

rdo

Vaz

Sonhos...A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, Joana D’arc, acompanhada

da secretária municipal de Educação, Marinalva de Oliveira, realizou na segunda-feira, 17, no auditório do órgão, mais uma ação da campanha Sonho de Natal. No projeto, cartinhas escritas pelas crianças da cidade ao Papai Noel são lidas, escolhidas e apadri-nhadas por servidores públicos, secretários municipais e vereadores, que, por sua vez, realizam as doações para a entrega de presentes.

InauguraçõesO SuperShopping Osasco recebeu na semana passada a inauguração de duas novas

lojas. A Mr. Cat investe no mix de calçados 40% mais leves que os calçados convencio-nais. A Artex, loja no segmento de casa e decoração, conta com itens de cama, mesa e banho. “Essas novas operações refletem nosso trabalho para ser referência na região como mix de serviços e produtos”, disse Milena Damásio, superitendente interina do shopping.

... de NatalA previsão é de que 380 Sonhos de Natal tenham sido realizados, de acordo com a

organização. Entre os presenteados, a pequena Larissa, de 3 anos, ganhou uma boneca. Mateus, de 7 anos, foi presenteado com uma bicicleta. “É do jeito que eu queria. Agora é aproveitar as férias e brincar bastante”, destacou o jovem.

FormaturaNa sexta-feira, 14, foi realizada formatura de 530 alunos das escolas de gastronomia e

construção civil de Taboão da Serra, no Cemur. “Hoje celebramos o final deste trabalho, o da valorização da pessoa humana”, afirmou a secretária de Desenvolvimento, Jacira Moreti. O evento teve apresentação do pianista Antônio Vanderlei, que toca com o rei Roberto Carlos.

ÁRIES (21/03 a 20/04)Para manter o carneiro quie-to sentado em uma cadeira é

só amarrando. Difícil é pegá-lo para tal. Saber o que quer fazer é outra his-tória. A fase continua boa para você. Empreendimentos em geral pipocam em sua seara. Família continua na paz.

TOURO (21/04 a 20/05)Empreitadas à parte, o taurino vai nadando até chegar em terra

firme. Nada como colocar os pés bem assentados no chão. Não vai querer pro-curar nada novo agora. Tem conseguido sair com amigos e a vida familiar desliza na paz. Cursos em alta.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Dormir não tem sido uma das coisas mais fáceis para você.

Acaba voltando tarde das baladas e é difícil conciliar o sono. Não sabe até quando os chefes vão compreender e abonar os atrasos. Tem trabalhado muito e a semana promete muito mais.

CÂNCER (21/06 a 21/07)Se for obrigado a escolher, prefere largar do jeito que está. O cance-

riano não gosta dessas situações. Prefere não reclamar e dar seu jeito. Cursos e palestras continuam na sua seara. A família está alvoroçada com as festas que se aproximam.

LEÃO (22/07 a 22/08)Não quer falar sobre seus pla-nos com ninguém antes de

colocá-los em prática. Sente segu-rança na sua intuição. Seus negócios prosperam e as expectativas são as melhores possíveis. Viagens devem se confirmar e serão muito proveitosas. Sucesso.

VIRGEM (23/08 a 22/09)O virginiano não se preocupa com a fraqueza alheia. Lastima apenas,

pois sabe que é forte. Porém, sempre que possível, ajuda pessoas nessas con-dições. Seu astral iluminado faz com que os negócios fluam sempre para o bem. Família amparada.

LIBRA (23/09 a 22/10)Todos temos coisas para fazer em casa, mas parece que o libriano

tem mais. Sem querer parecer diferente, você acaba se tornando um exemplo para muitas pessoas. Os amigos não têm reclamado, pois sua presença indica consideração para com eles.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Não adianta querer se livrar da dependência dos outros.

Isso acontece pela sua personalidade forte e marcante. Na parte comer-cial, o escorpiano sempre se destaca pela competência. Seus planos de liberdade estão fora de cogitação na semana.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)A bondade é a grande pedida para o sagitariano. Seus passos são

guiados por esse sentimento nobre. Os amigos e a família sempre estão a sua volta e isso é gratificante. Semana em que o trabalho será mais árduo do que o normal, mas sem danos.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Nessa época, reuniões familiares

são muitas e constantes. Aproveite para contabilizar o ano que vai terminando. Procure não se envolver em energias negativas, pois sua saúde merece uma atenção especial. Seus negócios seguem normalmente. Paz.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)O entendimento do aquaria-no nunca esteve tão grande.

Aproveite o período para orientar e ajudar as pessoas do seu convívio. O trabalho, apesar de cansativo, não será empecilho para que você se envolva na ajuda aos menos favorecidos. Sorte.

PEIXES (20/02 a 20/03) Mansidão de pensamentos faz com que você não erre em seus

julgamentos. Precisa se munir de muita paciência para conviver junto a pessoas inconvenientes. As solicitações de ultima hora não deverão tirar você do prumo. Atenção com sua saúde.

Horóscopo

E na novela...SALVE JORGESexta-feira, 21Junior procura por Théo e pede ajuda a Drago. Rosângela des-cobre o esconderijo de Morenae Jéssica. Ayla afirma que não vai esperar por Zyah. Rosângela orienta Russo a revistar o quarto que Jéssica, Morena e Waleska arrumaram.

Sábado, 22Érica fala para Julinha que Élcio irá visitá-la. Antonia discute com Celso. Morena e Jéssica repre-endem Rosângela. Irina questio-na Waleska sobre a fuga ea prende no depósito. Segunda-feira, 24A delegada questiona Berna sobre o telefonema deWanda.

Miro acerta com Vanúbia para ela trabalhar na laje com os turis-tas. Érica passeia com Ricardo. Um dos seguranças passa mal e Jéssica e Morena pensam em fugir.

GUERRA DOS SEXOSSexta-feira, 21Nenê mostra Nando para Marivalda. Lucilene conversa com Ulisses sobre Carolina. Juliana flagra Carolina com seu vestido e fica irritada. Charlô encontra Vânia na casa de Felipe.

Sábado, 22Carolina humilha Zenon. Kiko é solidário ao sofrimento de Roberta. Otávio aconselha Nando a se afastar de Roberta, para Felipe se aproximar dela. Nando

invade a casa de Nieta. Charlô tem uma ideia para descobrir o que Vânia, Felipe e Otávio estão escondendo.

LADO A LADOSexta-feira, 21Quequé ajuda Neusinha a se livrar de Pessoa. Afonso ofen-de Isabel. Guerra comenta com Neto que a matéria sobre Isabel foi um sucesso. Carlota alerta Constância sobre o sucesso de Isabel.

Sábado, 22Luciano desiste do ensaio, depois de ser humilhado por Frederico. Eulália se impressio-na com o instinto materno de Sandra no cuidadocom o irmão. Oswaldo escreve

um artigo no jornal difamando Isabel. Laura e Edgar se beijam.

MALHAÇÃOSexta-feira, 21Ju pede para Orelha lhe ajudar a provar para Lia que Lobo e Lupe são a mesma pessoa. Lia não consegue falar com Gil e vai sozinha para o estúdio foto-gráfico. Ju descobre que Lia foi encontrar Lupe e segue ao seu encontro. Lobo recebe Lia.

Segunda-feira, 24Lia e Ju se abraçam e a polícia chega. Lorenzo repreende a filha mais velha por se meter em mais uma situação de risco. Valentina fala com Dinho sobre a possibi-lidade de também voltar para o Rio de Janeiro.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

www.coquetel.com.br

Nas bancas e livrarias.

BANCO 79

PRPOTICAPAUL

REINARSACADKOTANAVONIMURO

ASNÃODLONGITUDEIDOOC

UNICAROMAGAFUIR

QUALIFICARFAROFALOVE

IUAHOIPEROLASR

SOLIDARIA

(?) Mc-Cartney,cantor

britânicoSalvadorAllende,políticochileno

Carta quevale onzepontos na

sueca

Respostado inde-

ferimento

(?)2,grupo

musicalirlandês

Coordena-da-base

para o fu-so horário

Mão (?),sentido do

trânsitoem vielas

Pedro (?):criou o

Poder Mo-derador

Alunoiniciantena uni-

versidade

Cidade doCastelo

de SantoÂngelo

OswaldoCruz, sa-nitaristapaulista

Unidadeda Fede-

ração(sigla)

Avaliar;apreciar

Signo deSenna,

Chaplin eDa Vinci

Santa Ana,em rela-

ção a Cris-to (Rel.)

Vágner(?), atletado Flamen-go (2012)

Califa su-cessor deMaomé(Rel.)

Causa deestresseentre osidosos

Dominar

Cadete(abrev.)

Forma de valorizar o servidor público

Aplicar;empregar

Representante doMinistério Público

Critério para escolhados cabeças de cha-ve na Co-pa (fut.)

Que tem compaixão101, emromanos

Potássio(símbolo)

Norte(abrev.)

Introduzmudanças

Aliançamilitar

ocidentalEm cimado (?):

hesitante

A terceiraconsoanteTítulo de

arcebispos

Interjei-ção dealívio

Isolada

Senhor(abrev.)

Roentgen(símbolo)

Ponto devista (fig.)

Jogo verbal como "Trêspratos de trigo para

três tigrestristes"

Economia (?): baseia-se na valorização do ser humano e

não do capital

Acompanhamento dofrango assado

Página(abrev.)"Não se

deve dar(?) aosporcos"(dito)

4/otan — roma. 5/inova — ótica. 6/reinar. 9/solidária. 13/ranking da fifa.

Page 14: Edição 471

Fernando e Sorocaba são atração na Band; Globo exibe tradicional show do rei dia 25

Warner exibe maratona da série The Big Bang Theory

TV

Programações de Natal marcam fim de ano

AS AVENTURAS DE PI Kinoplex Osasco10 anos/DubladosSala 5 (3D): 13:20, 16h, 18:40, 21:20Segunda: 13:20, 16hTerça: 16h, 18:40, 21:20

O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADAKinoplex Osasco12 anos/DubladoSala 4: 13:20, 16:40, 20hSegunda: 13:20, 16:40

Terça: 16:40, 20hSala 6 (3D): 13:40, 17hTerça: 17hSexta a Quinta: 20:20 (legendado)Sala 7: 14h, 17:20, 20:40Segunda: 14hTerça: 17:20, 20:40Osasco Plaza Shopping12 anos/DubladoSala 1 (3D): 14:30, 17:30, 20:30Sala 3: 15h

A ORIGEM DOS GUARDIÕESKinoplex OsascoLivre/DubladoSala 1: 13:50, 16:50, 19h (Sab/Dom)Segunda: 14:40, 16:50Terça: 14:40, 16:50, 19hOsasco Plaza ShoppingLivre/DubladoSala 4: 14:30, 16:30, 18:30, 20:30

FeirartEm Barueri, a Feira de

Artes e Artesanato espe-cial de Natal estará mon-tada no Centro da cidade até sábado, 22. Além de conferir a produção arte-sanal, o visitante tem à sua disposição uma praça de alimentação com comidas típicas. Mais informações: 4199-1600.

FériasO shopping Taboão

preparou atrações espe-ciais para as férias da criançada. Em janeiro e

fevereiro, o empreendi-mento terá como atrações o Magic Games e o Cir-cuitoon, do canal Carto-on Network. Com ingres-sos a R$ 10,00, o Magic Games tem um elevador que despenca das alturas, e o tubarão inflável, inédi-to no Brasil, que propor-ciona uma inesquecível emoção de escorregar por dentro do enorme animal marinho, entre outros atrativos. O Circuitoon, gratuito, terá atrações l igadas a desenhos do canal, como o Ben 10.

CursosA partir do dia 2 de

janeiro serão abertas em Itapevi as inscrições para a Escola Municipal de Teatro, a Cia de Dança de Itapevi e para os cursos musicais da Casa da Cul-tura. Todas as atividades são gratuitas e os inte-ressados em participar deverão se inscrever até o dia 25 de janeiro. Mais informações pelos telefo-nes 4141-0403 (escola de teatro), 4142-2692 (cia. de dança) e 4141-0279 (música).

Endereços:Cinemark Osasco - (Shopping União): Preços (2ª, 3ª e 5ª, inteira R$ 13 / 4ª R$ 11 / 6ª, Sab, Dom e Fer, R$ 17 / preços diferenciados para as salas XD). Cartões: Visa, Mastercard e Amex. Endereço: Av. dos Autonomistas, 1.400. Fone: 3184-5120Osasco Plaza - R. Antonio Agu, 300, tel. 3682-3621. Ingr.: R$ 8 a R$ 14 (sessão pipoca: R$ 6). www.rbmcin-emas.com.br. Ar-condicionado Acesso a defcientes. Som dolby estéreo.Continental - Av. Leão Machado, 100, 3º piso, tel. 3765-3774. Ingr.: R$ 8 a R$ 14 (sessão pipoca: R$ 6). www.rbmcinemas.com.br.Kinoplex Osasco - Av. dos Autonomistas, 1.828, Osasco, tel. 3131-2004. Ingr.: R$ 10 a R$ 22 (3D). www.kinoplex.com.br. Ar-condicionado. Acesso a defi-cientes. Som digital Shopping Taboão - Rod. Régis Bitten-court, km 271,5 - Taboão da Serra. Tel: 4787-7644. Ingressos: de R$ 5 a R$ 18(3D). www.cinearaujo.com.br

Agenda CulturalCinema

As emissoras de TV têm uma série de atrações em suas tradicionais pro-gramações de fim de ano.

No SBT, o filme Natal S.A é atração no Cine Belas Artes de sábado, 22. As crianças da novelinha Carrossel participam do “Ídolos” especial na noite de segunda, 24. A Record exibe sua “Retrospectiva 2012” no domingo, 23, a partir das 21h15. Logo depois tem o especial de Natal da Era do Gelo.

A Band exibe na noi-te do dia 24, a partir das 22h20, o show Fernando & Sorocaba – Acústico na Ópera de Arame. Dia 26 a atração é o “CQC” especial de fim de ano. O show Chitãozinho & Xoro-

Foto

s/D

ivul

gaçã

o

cultura14 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

Shows, filmes e séries são atrações

ró – Sinfônico 40 Anos será exibido pela Band no dia 31, às 22h10. A apresen-tação da dupla tem parti-cipações especiais de João Carlos Martins, Caetano Veloso, Alexandre Pires e Jair Rodrigues, entre outras.

Na Globo, a manhã de Natal terá a exibição de especial do “Encon-

tro com Fátima Bernar-des”, com as presenças de nomes como Zezé Di Camargo & Luciano. O show de Roberto Carlos é na noite do dia 25, após Salve Jorge.

Também no dia 25 estréia a versão tele-visiva do filme Xingu (2012), que irá ao ar em uma microssérie de qua-

tro capítulos, até 28 de dezembro.

A Rede TV! mostra sua “Retrospectiva 2012” na noite do dia 30.

TV PAGAA Fox exibe na terça,

24, às 9h, o filme Um Natal Diferente. No mesmo dia, a partir das 14h10, o canal exibe em

sequência as animações A Casa Monstro, Tá Dando Onda e Kung Fu Panda. Às 22h15 é a vez de A Era do Gelo 3. Em meio aos longas, a Fox exibe diversos episódios de Os Simpsons e Futu-rama. Na noite do dia 31, a partir das 22h15 o canal exibe quatro epi-

sódios seguidos da série de sucesso The Walking Dead.

Para os fãs de Sheldon Cooper e cia., a Warner Chanel terá uma mara-tona de 30 horas de The Big Bang Theory entre 17h de segunda, 24, e a madrugada de terça para quarta-feira.

Page 15: Edição 471

1521 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

ENERGIA MAIS BARATA.

FUTURO MAIS RICO.

O Governo Federal decidiu, venceu obstáculos e pode garantir: a conta de luz dos brasileiros vai baixar.

O Governo cortou impostos, taxas e tomou outras medidas, porque o Brasil não pode continuar tendo uma das

tarifas mais caras do mundo. Essa redução no preço da energia vai trazer mais emprego e mais desenvolvimento.

A maioria dos brasileiros apoia a decisão. O Brasil vai crescer ainda mais rápido. E a gente vai crescer com ele.

Page 16: Edição 471

CORINTHIANS

MERCADOA2

VÔLEI

“O mundo é da Fiel”

São Paulo apresenta Lúcio, Santos sonha com Robinho e Palmeiras com Riquelme

GEO se reforça

Sollys pega Usiminas

Rodr

igo

Coca

/Fot

oare

na/F

olha

pres

s

Rube

ns C

hiri/

saop

aulo

fc.n

et

Fabi

o Ru

bina

tto/

AG

“Quando todos imaginavam que conquistar a América pela primeira vez já seria suficiente, Corinthians mostrou que sempre pode dar um passo à frente”, disse Tite

Tricolor apresentou zagueiro pentacampeão nesta semana

O zagueiro Hugo Alcântara

Time lidera a Superliga

esportes16 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2013

A Fiel Torcida continua eufórica com a históri-ca conquista do Mundial de Clubes da Fifa com a vitória por 1 a 0, gol de Guerrero, na final contra o Chelsea, domingo, 16, no Japão.

“Quando todos ima-ginavam que conquistar a América pela primeira vez já seria o suficiente, o Corinthians mostrou que sempre pode dar um pas-so a frente. O mundo é corintiano. O mundo é da Fiel”, comemorou o técni-co Tite.

Os heróis do título foram recebidos com festa por milhares de corintia-nos em desfile de trio elé-trico na zona Norte de São Paulo na terça-feira, 18.

“Ver essa emoção do torcedor corintiano não tem preço. É maravilho-so proporcionar alegria para tanta gente”, decla-rou o lateral Fábio Santos à Rádio Globo durante a comemoração com a Fiel.

O goleiro Cássio voltou a fechar o gol e foi esco-lhido o melhor jogador do Mundial. “Foi a minha maior partida”, declarou.

Tite destacou a conti-

nuidade de seu trabalho no comando do Alvine-gro, mesmo em momen-tos difíceis como a elimi-nação da Libertadores de

2011 contra o Tolima--COL. “Tive o privilégio de ter uma direção que acreditou no meu traba-lho. Às vezes depois de

uma derrota se faz trocas, porque técnico é vidraça, mas a médio e longo prazo a gente pode mudar isso um pouco. Eles acredita-

ram em mim”, disse.

REFORÇOS

Após a conquista de seu segundo mundial, o Timão

já se mexe em busca de reforços. Renato Augusto (ex-Bayer Leverkusen) foi confirmado, e Alexandre Pato está na mira.

O São Paulo começou com tudo a preparação para 2013, ano em que volta a disputar a Liberta-dores. O zagueiro Lúcio, de 34 anos, que brilhou com as camisas da seleção e da Inter de Milão, entre outros clubes, e estava encostado na Juventus--ITA, foi apresentado na quarta, 19.

O zagueiro Breno já tem contrato firmado, mas depende de liberação da justiça alemã.

Os atacantes Aloí-sio (ex-Figueirense) e Negueba (ex-Flamengo) e o goleiro Renan (ex--Atlético-MG) também já estão contratados pelo Tricolor. Nomes como Wallyson e Montillo (Cruzeiro) e Nilmar, que

Nos preparativos para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista, o Grêmio Osasco apresen-tou mais três reforços esta semana: os zagueiros Léo Kanu (ex-Ponte Preta) e Hugo Alcântara (ex-Mixto), e o atacante Kayanm (ex--Juventus).

Já haviam sido anuncia-dos nomes como o lateral Índio e o atacante Maciel.

Tentando manter a liderança da Superliga, as meninas do Sollys/Osasco enfrentam o Usiminas neste sábado, 22, às 16h, no giná-sio José Liberatti (transmis-sões da SporTv e Esporte Interativo).As osasquenses vêm de vitória por 3 sets a 2 sobre o Sesi-SP.

está no Catar, são espe-culados. Já João Filipe e Cícero devem sair, rumo a Grêmio e Santos, res-pectivamente.

O Santos sonha em contar novamente com o futebol de Robinho e o Milan está disposto a

negociar. Porém, os valo-res pedidos pela diretoria do clube italiano emper-ram o negócio.

O atacante Nenê (PSG), o lateral-esquerdo Mena (Universidad de Chile) e Montillo também esta-riam na mira do Peixe.

O zagueiro Neto (ex--Guarani) é reforço confirmado. O lateral--esquerdo Guilherme Santos (ex-Figueirense) e o volante Renê Júnior (ex-Ponte Preta) também já teriam acertado com o Peixe.

Em reformulação após o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasilei-ro, o Palmeiras estaria de olho no veterano Riquel-me, no volante Rodri-go Souto, que estava no futebol japonês, e no lateral-esquerdo Márcio Azevedo (Botafogo), para a disputa da Libertadores.

O Verdão já trouxe o goleiro Fernando Prass (ex-Vasco) e o lateral--direito Ayrton (ex-Cori-tiba).