Top Banner
OT 47 anos São Cristóvão Grande e tradicional procissão motorizada em homenagem ao santo padroeiro dos motoristas será realizada neste domingo, 28, reunindo milhares. O jornal O Timoneiro, o mais antigo canoense em atividade, completa 47 anos no próximo dia 29 de julho. Confira os principais temas abordados pelo jornal dos canoenses. Canoas, 26 de julho a 1º de agosto de 2013 Edição n° 2558 Fundado em 29.07.66 R$ 1,50 Pág. 8 Última página. GUAJUVIRAS Começa construção do presídio UPA DO BAIRRO RIO BRANCO Pacientes encaram o frio da madrugada para conseguir atendimento Pág. 5 15 HORAS 03 HORAS Pág. 7
16

Edicao 2558

Mar 27, 2016

Download

Documents

O Timoneiro

O Timoneiro
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Edicao 2558

OT 47 anos São CristóvãoGrande e tradicional procissão motorizada em homenagem ao santo padroeiro dos motoristas será realizada neste domingo, 28, reunindo milhares.

O jornal O Timoneiro, o mais antigo canoense em atividade, completa 47 anos no próximo dia 29 de julho. Confira os principais temas abordados pelo jornal dos canoenses.

Canoas, 26 de julho a 1º de agosto de 2013

Edição n° 2558Fundado em 29.07.66

R$ 1,50

Pág. 8 Última página.

GUAJUVIRAS

Começa construção do presídio

46anos

UPA DO BAIRRO RIO BRANCOPacientes encaram o frio da madrugada para conseguir atendimento

Pág. 5

15 HORAS03 HORAS

Pág. 7

Page 2: Edicao 2558
Page 3: Edicao 2558

CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013 I POLÍTICA I O TIMONEIRO I 3

AIRTON DE SOUZAO Partido Progressista (PP) da Região Metropolitana

registra apoios de diretórios e lideranças à pré-candidatura a deputado estadual ao vereador mais votado da história de Canoas, Airton de Souza.

SAÚDEÉ impressionante como em 55 meses de governo, Jairo

Jorge (PT) não deu nenhuma alternativa positiva para o problema da saúde em Canoas. Apenas paliativos, propa-ganda e marketing, utilização para indicações partidárias e resultado quase zero.

Nos últimos quatro anos, a saúde na cidade piorou mui-to, ou seja, muito pior do que o governo Ronchetti neste quesito. Gastou-se muito dinheiro, ou seja, muito mais do que naquele governo. Usou-se a máquina e propaganda e marketing muito, ou seja, muito mais que no criticado governo do prefeito Ronchetti.

Para a saúde pública, o atual governo é um fracasso.

PRECATÓRIOSUma tônica do atual governo é não pagar os precatórios,

ou seja, quem tem para receber do município, não consegue. Assim vai deixar uma herança maldita para seu sucessor. E tudo faz crer que em abril, quando o atual prefeito Jairo Jorge poderá licenciar-se para concorrer nas eleições de 2014, a bomba vai estourar nas mãos da vice-prefeita, que é do PP, partido da candidata a governadora Ana Amélia, adversária do governador Tarso Genro em 2014.

PDTOs dirigentes estaduais decidiram consultar as bases

para saber se teriam candidatura própria na próxima eleição para governador ou se apoiarão a reeleição de Tarso Genro.

Fontes partidárias informam, extraoficialmente, que é grande o desejo do partido de candidatura própria, para tentar voltar ao governo do Estado, onde esteve pela última vez com Alceu Collares, na década de 80.

CALÇADAS55 meses de governo: resultado inexpressivo na

melhoria do caminho dos pedestres na cidade. É uma situação lamentável e dramática para uma das cidades mais ricas do país. Não falta dinheiro, falta prioridade e competência.

Nesse período, muita propaganda e marketing dizendo o que seria feito nas calçadas para o povo andar, mas de prático nada.

A cidade vai ter que esperar nova eleição, que é lamentável, para amenizar o problema dos passeios públicos.

90 MILEsse é o total de jornais que a Prefeitura lança às ruas

TODAS AS SEMANAS, em processo de promoção do governo e de seus dirigentes.

Não tem exemplo na história do país de uma prefeitura que gaste tanto em propaganda e publicidade e marketing como a de Canoas. Na proporção dos recursos, território e população, é a que mais gasta.

Se formos olhar na proporção da qualidade dos ser-viços prestados, é a campeoníssima.

DONA CELESTINAFaleceu, nesta quarta-feira, dona Celestina Menegina

Paris Kaspary, que residia à rua Rio de Janeiro, 100. Era viúva de Armando Kaspary e, durante a luta contra a dita-dura, muitas das reuniões eram na sua casa, pois Armando era um grande militante.

Debates acalorados entre os democratas que queriam chegar ao fim do regime de exceção, varavam a noite, e dona Celestina, sempre amável e solícita, nos brindava com o café e o bolo, e com uma frase, que ficou inesque-cível para nós: “O país precisa da força, do entusiasmo e da coragem da juventude. Foi sempre assim, e agora mais do que nunca”.

Nosso respeito à nossa amiga, leal colaboradora e cons-trutora do bairro Mathias Velho e de nosso clube Gremave.

DIRETAS JÁAcende a luz vermelha entre os associados do CANO-

ASPREV. E é importante salientar que esta instituição não pertence à Prefeitura, mas é mantida pelos direitos funcio-nais e contribuições dos servidores públicos municipais, com intuito de garantir a aposentadoria e atendimento à saúde.

Ocorre que, por política ou politicalha, os governos intervém, nomeando dirigentes do CANOASPREV, quando, na verdade, seriam os associados que teriam a responsabilidade de escolher os dirigentes para garantir a sua entidade.

Agora, com o avanço do governo Jairo Jorge sobre os recursos financeiros do CANOASPREV, sob a alegação de empréstimo, de milhões de reais, sem pagamento de juros e correção, e sem garantia de devolução, os associados começam a ingressar nos ventos da primavera brasileira.

Querem eleição direta para o comando do CANOAS-PREV, não querem mais a interferência por política ou politicalha da administração pública. Não querem fazer parte do jogo “toma lá, dá cá”, mas querem ser responsá-veis pela direção de seu organismo.

DIRETAS JÁ é a frase que se ouve entre funcionários e aposentados e, provavelmente, é a que se vai ler nos cartazes das futuras caminhadas.

CADIN IRecebo nota da assessoria de imprensa da Prefeitu-

ra, acompanhada de imagens reproduzidas de telas do sistema da Secretaria Estadual da Fazenda onde mostra que não constam pendências de Canoas com o Estado no dia 15/07/2013, às 13h50min, com o seguinte teor: “O secretário municipal da Fazenda, Marcos Bosio, informa que é improcedente a informação publicada pelo jornal O Timoneiro, edição de 12 de julho de 2013, de que o Município de Canoas está inadimplente com o Estado”.

CADIN IIReafirmo que o município estava no Cadin até junho,

quando por um acordo político foi retirado. Estou enca-minhando documentação ao Tribunal de Contas para que providencie e me responda como um município pode não cumprir convênio com o Estado, não devolver o dinheiro e ser retirado do Cadin sem nenhuma explicação técnica e financeira. Os acordos políticos interpartidários não são superiores à Lei.

PRESTÍGIOA escolha pela advogada canoense Gisele Uequed

como a porta-voz feminina do primeiro diretório da Rede Sustentabilidade foi um produto da importância de Cano-as na organização, do prestígio da canoense no processo político gaúcho, e o destaque nacional de sua atuação.

[email protected]

“Se o homem amoldara as cousas a seu jeito,não admira que amoldasse também o homem.”

Machado de Assis

Quaisquer semelhanças com fatos, dados, nomes ou pessoas conhecidas, relacionados com esta estória, é simplesmente mera coincidência, ou produto da inteligência fantasiosa ou excepcional do leitor.

Cidade do Faz de ContaPREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: Chamei vocês

para essa reunião, por que vamos iniciar uma nova etapa, e como vocês sabem, nossa organização precisa estar preparada para os novos tempos, cada um na sua missão. Por exemplo, quem estava destinado a destruir placas e material publicitários de nossos adversários, que eu chamo de inimigos, agora devem se preparar para uma nova missão, que o marqueteiro vai explicar.

MARQUETEIRO: Nós precisamos destruir qualquer forma de constatação ou posição ao nosso governo. Por exemplo, quando numa reunião de entidade de classe ou comunitária, mesmo sindical, esportiva ou cultural, se alguém tomar a pala-vra e falar qualquer tipo de crítica ao nosso governo, deve ser vaiado ou interrompido com palavras de ordem ou acusações da pessoa que está falando. Mas se o orador tecer considerações elogiosas ao nosso governo, deve ser aplaudido. E se um dos nossos dirigentes falar, deve ser sempre aplaudido de pé e com gritos de apoio.

O mesmo deve ocorrer nas manifestações de rua ou quando um idiota qualquer tentar distribuir material impresso contra nosso governo. Pegue sempre o material e rasgue acintosamente, na presença de todos. Não suporte qualquer tipo de oposição.

MILITANTE: Mas quando o nosso prefeito fala, ele sempre tem palavras doces para os opositores, fala em democracia, em respeito às diferenças e muitas coisas bonitas.

MARQUETEIRO: Isso é ele, porque precisa iludir eles e pa-recer doce e sincero. Mas vocês não precisam enfeitar ninguém, tem que ser no pau, nada de considerações.

PREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: Entendido, pessoal! Agora, outro ponto que temos que aperfeiçoar de agora em diante é o recolhimento das “contribuições espontâneas”. Quem dá “contribuições espontâneas” sempre está protegido. Nada de perseguição ou difamação contra ele, a pessoa física ou jurídica deve ter conhecimento dessa proteção que nos damos. Quem recolhe as “contribuições espontâneas” deve sempre

salientar: “Você é um dos nossos, nós o protegemos, e você nos ajuda a ficar no poder aqui na CIDADE DO FAZ DE CONTA”.

MILITANTE: E quem se nega a dar “contribuições espontâ-neas” ou até ofende quando pedimos?

MARQUETEIRO: Esses são nossos inimigos, devem ser destruídos. O bom é relacioná-los, para que nossa fiscalização, de todos os níveis, acha alguma coisa na sua empresa ou na sua pessoa. A vida dele virará um inferno, e nos fazemos questão de mostrar quem manda na CIDADE DO FAZ DE CONTA.

MILITANTE: E quando o cara não tem problemas?MARQUETEIRO: Se ele não tem, coloque, nossa fiscaliza-

ção esta bem preparada para isso. Acharemos qualquer coisa pejorativa para difamá-lo e caluniá-lo.

PREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: Vocês sabem que é importante a gente ter o poder aqui na CIDADE DO FAZ DE CONTA. Melhorou a vida de todo nosso grupo, nos deu ima-gem. Todos ficaram com patrimônio, alguns (“sorrisos”) têm até dinheiro lá fora. Nosso grupo está rico, mas tem que aumentar o patrimônio para gente continuar mandando. Não se esqueça que o importante é mandar.

MARQUETEIRO: Estejam sempre prontos para rebater as acusações de nossos inimigos, de que nos acusam de todo tipo de fraude. A qualquer acusação na hora, alto e bom tom: “É mentira! Isso é invenção de quem quer impedir a ação positivo do nosso grande governo!”.

Qualquer acusação mesmo com provas claras, deve ser respondida, rispidamente, com a afirmativa: “É mentira! Nosso governo não faz isso!”.

Naquele instante, o BAJULADOR PERMANENTE ingressa na sala gritando:

- Prestem atenção, a televisão está difamando nossos com-panheiros, precisamos reagir.

O que na verdade eles querem atingir são as conquistas do nosso governo aqui na CIDADE DO FAZ DE CONTA.

Republicado a pedido de grupo de canoenses.

Page 4: Edicao 2558

Outra vez

Junho passou, deixando marcas no Brasil. Mi-lhões de pessoas saíram às ruas para gritar por um país mais justo, mais humano, mais dos brasileiros. Excetuando alguns pontos de resistência, como o Rio de Janeiro, as ruas estão calmas novamente. Mas as pautas suscitadas ainda não foram atendidas. Saúde, educação, segurança, transporte público. Todos estes temas só serão melhorados quando o sistema político for reformado e, com ele, os seus atuais integrantes. Para isso, a tão falada reforma política não pode fi-

car na conversa mole de politiqueiros, que tentam ganhar uma sobrevida a partir de estratégias ultrapassa-das, como a enrolação dos discursos vazios. A reforma já é dis-cutida há 15 anos no Congresso Nacional. Há alguns anos, o de-putado federal Henri-que Fontana (PT-RS)

trabalha na reforma, e tem um relatório pronto, que pode ser e deve ser discutido, mas que poderia servir de ponto de partida. No entanto, o Congresso mon-tou nova comissão de parlamentares para começar, novamente, a discutir o tema. Ou seja, tudo começa praticamente do zero, e, se for aprovada, não valerá nas próximas eleições. A sociedade deve continuar atenta e mobilizada, de todas as formas, para que os anseios da nação não caiam em esquecimento.

4 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013

Editorial

Reforma política

Diretor: Feres Jorge UequedRedator: Émerson VasconcelosDiagramação: Sinara DutraColaboradores: Daltiva UequedCirculação: Celço Andreotti Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andarSala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-000Circulação SemanalFechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horasIMPRESSO: Gazeta do Sul S/A - Rua Ramiro Barcelos, 1.206Santa Cruz do Sul-RS.Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda. CGC/MF 02.347.932/0001-30

Fone/fax: 3032.3022 - 3472.3022 e-mail: [email protected]

site: www.otimoneiro.com.brEscritório comErcial Porto alEgrE

AV. CARLOS GOMES, 126/207 - HIGIENÓPOLIS - F.:8415.3142

Desde 1966 relatandoa história de Canoas

“A sociedade deve continuar atenta e mobilizada...”

Na Jornada Mundial da Juventude, programada para os dias 23 a 28 de julho, foi previsto o recrudescimento dos movimentos populares.

Ocorre que o povo, cada vez mais esclarecido, com a participação das redes sociais, não está mais fácil de ser enganado.

Não se restringe as reclamações de melhor atendimento na saúde, educação e segurança.

O povo quer ir no fulcro da questão, que é o sistema de organização político-administrativo do Brasil.

Os parlamentares estão fazendo jogo perigoso, para eles mesmos. Não querem plebiscito nem constituinte ex-clusiva, para fazer a reforma política, coisa imprescindível a esta altura dos acontecimentos. Insistem na retórica, na afetação da eloquência, no estilo da enganação, que vigora desde a proclamação da república.

O senador Requião, do Paraná, apresentou no Sena-do, há alguns dias, um pronunciamento, onde preconiza a solução para reforma política, que consiste, basicamente, na “radicalização da democracia”, ou seja: devemos praticar a democracia, fazendo com que todos os problemas sejam resolvidos e que todos os brasileiros tenham acesso à saúde, educação, segurança e aos demais caminhos do paraíso. Uma pérola!

Enquanto isso, ficamos com o Congresso entupido de parlamentares, prefeituras entupidas de CCs, todos ganhando dinheiro aos tubos e dando risada do povão.

*Advogado

Os recentes acontecimentos, que vêm ocorrendo em todo o país, todos tem acompanhado. De forma madura, as manifestações vêm acontecendo. Este processo, pode-se dizer, é resultante de um amadurecimento gestado ao longo de vários anos. As causa dos protestos estão sendo mostradas nas ruas. A insatisfação atingiu o grau de ebulição. E veio a última gota.

Todas as mazelas, deste calvário de longa data, estão sendo colocadas para fora. Porque o povo, o cidadão comum e honesto, não suporta mais. Não há como conviver, sendo explorado feito de bobo. E ainda por cima sendo debochado, ridicularizado, ignorado. Por quem? Por muitas e sucessivas administrações que alimentam esta situação absurda que assola o Brasil. Por que? Por inúmeros interesses maquiavé-licos que corroem e deterioram a moral e a política nacional. E que obviamente, não são os interesses da população.

Então, quando os governantes, políticos e assemelha-dos, que se aproveitam desta desordem intencional e crimi-nosa, sentem-se ameaçados, a coisa adquire uma nova feição. Na iminência de perderem suas fontes maravilhosas de renda (o nosso dinheiro), eles correm como ratos desesperados. Porque suas tocas recheadas estão próximas a serem inun-dadas. Querem de qualquer modo, continuar a roer pública e desavergonhadamente, a vida, a segurança e o futuro da nação. E mentem, prometem, iludem mais outra vez.

Mas, as pessoas se aperceberam, que podem mudar esta situação. E agora, mais do que nunca, não podem desanimar nem desistir de melhorar tudo. Devem continuar firmes, mas de forma civilizada, a buscar melhores dias. Assim, é preciso vigiar as ações que os vilões estão adotando, num contra-ataque desesperado.

Como por milagre, tudo a partir de agora é possível resolver. As leis passaram a ser votadas aceleradamente, após anos de espera. A redução das tarifas de transportes pode ser atendida. Os governantes agora entendem e concordam com as reivindicações. Até as verbas necessárias para financiar tudo, num passe de mágica, existem; e podem ser aplicadas imediatamente.

Ora, isso é tão somente ativado pelo medo de perder. Perder o que? Várias coisas: foro privilegiado, descumprir a lei, verbas diversas, viagens pagas por nós, funcionários, veículos, combustíveis, cartões corporativos, não serem presos, mesmo sendo condenados (a justiça é só para o povo que os paga), nepotismo, etc.

Que não nos iludamos com a súbita bondade anuncia-da. Eles querem tentar manobrar e enganar a opinião pública como sempre fizeram.

*Colaborador

Alerta vermelho

Luiz Argeu Costa*

Júlio C. de Vargas Neto*

Está suficientemente provado que não temos me-mória. Reelegemos políticos que já nos traíram, mas cujas palavras ainda nos encantam. Lamentavelmente, para nós, os políticos infiéis fingem esquecer confiados em nossa falta de memória. O povo está nas ruas, agora com menor ímpeto, berrando por um novo jeito de fazer política, com mais trabalho, menos mordomias, ataque aos problemas em rigorosa ordem de importância, me-nos individualismo e muito maior respeito aos ideias da coletividade. Do Município Governo Federal, sofremos o custo de uma pirâmide invertida: vereador ganhando mais de dez mil reais/mês e professora ganhando mil e poucos. O povo está curvado por esse peso injusto, mas sua indignação está ereta, trovejante, apontando o caminho. Pois, agora mesmo, a gritaria ecoando lá em Brasília, a Câmara Federal vai pagar (com dinheiro do povo) um jantar de R$ 28.400, em que o PMDB se festejou sem merecer. Os fatos da indignação, ainda ocorrendo, não foram esquecidos, foram desprezados...

Tomara que o povo, os indignados, identifiquem os traidores e não os reelejam. Aí, então, eles lembra-rão...

Bagagem“Evidentemente, dizer que quem não está a nosso

favo está contra nós, em matéria política, é uma forma de exercer a violência, é uma ameaça, uma promessa de ditadura... Mas, não apenas em política, mas em todos os campos da vida, o melhor, o mais saudável, o mais construtivo, é ser a favor de algumas coisas, desde que elas sejam benéficas ao ser humano”. ( O Timoneiro, 3 de outubro de 1986).

Não devemos esquecer!

*Escritor, jornalista, editor dos Cadernos Canoenses, mantenedor da Fundação Cultural de Canoas, membro da

Associação Canoense de Escritores, da Associação Canoense de Comunicação Social e da Casa do Poeta

Canabarro Tróis filho*

Uma pessoa leva uma filha de 17 anos, indo à consulta pela primeira vez, uma segunda vez e, somente na terceira vez, o mesmo anestesista, juntamente com o obstetra, os quais trabalhavam conjuntamente no hospital da cidade, aceitaram fazer o parto de cessaria. A jovem grávida de nome Kelen saiu do leito e ainda brincou com a colega, dizendo: “Daqui a pouco, estarei com meu filhinho nos braços”. As colegas, diante do tempo passado, tinham o telefone dos pais de Kelen, senhor Jair e senhora Silvia, os quais não sabiam que o parto seria naquela noite e de imediato foram ao hospital. Lá encontraram a filha já morta, seu netinho havia sobrevivido. Hoje, com cerca de seis anos, é criado pelos avós. A mãe de Kelen, inconformada, foi à Delegacia de Polícia, registrando um BO, e também ao Jornal Fato Novo, de Taquari/RS. Nunca ninguém explicou nada convincente ao casal de pais. Todos estes fatos mais graves, sequencialmente contados na audiência pública, cuja solicitação do sr. Solon, presidente do CMS – Conselho Municipal de Saúde, no dia 8 de dezembro de 2008, na qual participou o sr. Paulo Humberto G. da Silva, na época vice-presidente do CES/RS – Conselho Estadual de Saúde, que eu, da Comissão de Fiscalização, acompanhei, onde perdemos cerca de uma hora, pois o local marcado, parte aberta da Prefeitura, havia sido ocupada por festa de encerra-mento de fim de ano, em razão do que foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde, com pouco espaço e di-ficuldades de som. Mesmo assim, o sr. Eugênio Kerne, a sra. Lenira Goethel, Carmem Martins Labres, Israel Medeiros Ramos, os pais da jovem Kelen, também a sra. Deia, mãe do jovem que ficou tetraplégico, que é questão em participar, dizendo que o anestesista, que após 14 anos, tendo perdido na Justiça, tentava tirar os bens de penhora no decorrer do processo... (Segue).

*Comunitarista

O ato médico e os direitos humanos - II

Odil Gonçalves Gomes*

Page 5: Edicao 2558

CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

UPA Rio Branco

Pacientes encaram frio na madrugada para fugir das filas

Realidade da UPA na madrugada contrasta com lotação no Pronto-Socorro

CONTRATOS EMERGENCIAIS OU DEFINITIVOS? CADÊ O

CONCURSO PÚBLICO?Infelizmente, está acontecendo o que o Sindicato

previu e alertou. Em vez de resolver o problema da falta de educadores nas escolas canoenses com soluções definitivas e duradouras, a Secretaria de Educação repete erros de outros governos e não cumpre suas promessas.

Estamos nos referindo à contratação emergen-cial de professores, que deveria ser provisória. O próprio Secretário, na primeira reunião que teve com o Sindicato após assumir a pasta, falou que lançaria o edital do concurso de novos professores ainda no primeiro semestre, junto com a contra-tação emergencial, que, segundo suas palavras, seriam de seis meses (podendo ser prorrogada por mais seis) e que acabaram sendo de um ano (podendo ser prorrogado por mais um).

O edital do concurso não foi lançado até ago-ra, e as contratações emergenciais poderão se perpetuar, trazendo muitos prejuízos à categoria, trazendo desvalorização da carreira, dividindo o Magistério e tirando força da categoria.

Somente o concurso público com uma valori-zação e melhorias na carreira de professor em Canoas poderá resolver o problema de evasão de educadores em nossas escolas. O Sindicato continuará cobrando que o Secretário cumpra sua palavra de realizar o concurso público.

A CRISE DO FASSEMO Sinprocan está atento, há muito tempo, à gra-

ve situação em que se encontra o Fassem. Muitos médicos, demais profissionais e casas de saúde estão se descredenciando do plano de saúde do funcionalismo municipal alegando atrasos nos pagamentos e problemas de gestão do fundo. Alguns contam que procedimentos médicos foram cancelados na última hora, ou que tiveram que trocar de médicos por conta de seus descreden-ciamentos, além de problemas com realização de exames complementares e consultas em hospitais.

O Sinprocan enviou, no mês de junho, ofício à Presidência do Canoasprev pedindo esclarecimen-tos sobre a situação do Fassem. As diretorias das duas instituições estiveram reunidas discutindo o tema e o resultado deste encontro será contado na próxima edição do jornal impresso A Voz do Pro-fessor, que chega às escolas na próxima semana.

Para embasar nossas ações, estamos pedindo que os colegas enviem relatos de dificuldades encontradas ao buscar atendimento e tratamento médico a partir do Fassem para o e-mail [email protected].

A Diretoria.

SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE CANOAS

CNPJ 97.130.835/0001-06

A VOZ DO PROFESSOR

SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE CANOAS

SINPROCANRua XV de Janeiro, 121, conj. 203. Centro. Canoas-RS.

Cep. 92010-300 Telefone: 3476-4033E-mail – [email protected]

Na madrugada de quinta-feira, nossa equipe de repor-tagem visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rio Branco. Ao contrário do que encontramos em nossa visita anterior, realizada à tarde, desta vez a UPA tinha pouco movimento, contrastando com a realidade encontrada no Hospital de Pronto Socorro na mesma faixa de horário.

No entanto, um profissional que trabalha na UPA explicou que há uma discrepância na distribuição do atendimento na unidade. Segundo ele, o local possui estrutura para atender a demanda que surge na madru-gada, mas não dá conta em horários de pico, como o final da tarde. Confirmando o que havíamos detectado na visita realizada durante o dia, ele disse que é comum ocorrerem momentos de superlotação e demora de muitas horas para atendimento. A pediatria seria o maior dos problemas, pois a procura aumentou muito depois que o os dois maiores hospitais da cidade passaram a não ter emergência pediátrica.

“Não posso dizer que é todo dia tranquilo na ma-drugada, mas geralmente é muito mais fácil conseguir um atendimento rápido nas madrugadas do que no final da tarde. As coisas só pioraram depois que o Hospital

Universitário deixou de ter emergência pediátrica para atender apenas crianças encaminhadas pelas UPAs. Antes o movimento já era grande, mas nada comparado ao que está acontecendo agora. Tem gente preferindo trazer o filho doente na madrugada, justamente para evitar a con-fusão que ocorre nos horários de pico”, disse.

Relação com o HPSCNa edição anterior de O Timoneiro foi publicada

uma reportagem sobre a madrugada no HPSC, onde ficou claro que o movimento na madrugada é intenso no local, principalmente para o atendimento de crianças. A demora para atendimento no Pronto-Socorro equivale ao tempo de espera para atendimento na UPA Rio Branco durante a tarde.

Como a UPA tem um movimento menor neste horário, muitas vezes os pacientes são orientados a saírem do HPSC para buscarem atendimento na unidade do Rio Branco, especialmente quando se trata de emergência pediátrica. Embora a falta de médicos seja um problema nacional, isso não diminui a responsabilidade da Prefei-tura, que entregou a administração do HPSC, do HU e da UPA rio Branco para o Grupo Mãe de Deus.

UPA Rio Branco durante a tarde

UPA Rio Branco durante a madrugada

Page 6: Edicao 2558

6 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013

LIVROS

[email protected] Uequed Pitol

Roma por Montesquieu

Lição de Unamuno

A obra que quase sempre associamos a Mon-tesquieu é “O Espírito das Leis”, referência do Iluminismo e bibliografia básica de qualquer segundanista de Direito. E não é sem razão que o clássico do barão francês ocupa este elevado posto. A ele devemos, entre outras coisas, a idéia de tripartição de pode-res, presente em quase todos os regimes demo-cráticos do mundo. Seu trabalho, contudo, não se esgota aí, como com-prova o recém lançado Considerações sobre as causas das grandezas dos romanos e sua de-cadência (EDIPUCRS, tradução e comentários de Renato Moscatelli).

Publicado 14 anos antes da obra-prima do autor, as Considerações a prefiguram em vários pontos importantes. Como muitos homens de sua época, Montesquieu foi um grande admirador do gênio político romano e considerava Roma como o exemplo máximo do tipo republicano de governo apresentado em “O Espírito das Leis”. Nas Considerações, Montes-quieu enfatiza a virtude guerreira dos romanos como o fator maior de seu sucesso e toma como exemplo as Guerras Púnicas , travadas contra Cartago, então a grande potência marítima do Mediterrâneo.

Onde encontrar:www.pucrs.br/edipucrs/(51) 3320.3523

Um leitor desavisado que tome “Como escre-ver um romance” (É Realizações, 143 páginas, tradução de Antonio Fernando Borges) em mãos poderá pensar que se trata de uma espécie de versão materializada dos cursos de criação literária tão comuns em nossa província: em outras palavras, um manual. Mais do que isso: um manual escrito por ninguém menos do que Miguel de Unamuno, um dos maiores escritores espanhóis de todos os tempos.

Eu disse: um leitor desavisado. Quem conhece minimamente o tempera-mento, a visão de mundo e os posicionamentos de Unamuno sabe que ele seria dos últimos neste mundo a escrever um manual do que quer que seja. “Como escre-ver um romance” não é um guia neste sentido (embora possa sê-lo em outro). A história de U. Jugo de Larraza,

um espanhol desterrado em Paris que leva uma vida sem sentido, lendo qualquer livro que se lhe caia às mãos, serve de ponto de partida para uma reflexão sobre a condição do autor e do romance que se desdobra numa reflexão sobre a própria vida e a morte, conflito agônico – de ‘agon’, luta em grego – que aparece, de uma forma ou de outra, em todas as obras de Una-muno. Um grande lançamento, que conta com um excelente ensaio introdutório sobre todas as edições anteriores da obra.

Onde encontrar:www.erealizacoes.com.br(11) 5572.5363

O novo aeroporto

O que não podia morrer

Estou aposentado então ouço esses programas de reportagens e entrevistas nas rádios AM. Gostaria muito de um dia participar de alguns assuntos polêmicos como o novo aeroporto. Rui servidor público militar e sei de informações que certos repórteres desconhecem. Outro dia enviei um e-mail a uma apresentadora de um progra-ma matutino, mas esta não deu lá muita atenção ao tema mencionado. Preferiu falar sobre terapias alternativas, horóscopo, numerologia, calendário maia e reclamações do serviço público. Assisto o programa de debates na TV com importantes temas, mas decepciono-me quando vejo autoridades suspeitas. Pessoas vaidosas que só de-fendem seus cargos parlamentares e comprometidas com os partidos de apoios às grandes corporações capitalistas do logro. Naquele filme Tropa de Elite I o personagem Capitão Nascimento definiu muito bem como é o servi-ço público quando disse: “A Polícia em primeiro plano preserva-se, depois ela realiza seu trabalho público de Segurança”. Quando eu era major na Marinha Paraguaya anotei enormes aberrações. Mais de cem homens com seus altos soldos jogando e tomando o tererê sem abso-lutamente nada a fazer, o comodoro determinou sigilo absoluto. Ouvi falar sobre falta de assistência a pessoas enfermas e necessitadas em transporte aéreo. Ao mesmo tempo militares sendo transportados em avião prá uma pelada de futebol na unidade com churrasco e cervejada. Penso que o MP deveria fazer visitas surpresas aos quar-téis e falar com graduados da tropa, pois as inspeções militares são previstas em meses antecedentes e culminam em formaturas com condecorações e cocktail. Vamos ao tema Aeroporto de N.S.R. Antes porém permitam-me algumas considerações necessárias e me perdoem os ca-maradas, mas usarei uma linguagem bem primária para a melhor compreensão da situação de fato. Na Força Área

há basicamente quatro modelos de quartéis de aviação: Escola de Formação de Pilotos, as Bases Aéreas que são as unidades de guerra, os Destacamentos Aéreos para diversas atividades e Parques de manutenção de aviões; em alguns lugares operam juntos em outros não. No Re-cife (PE), fica a Base Aérea para o suporte a Fernando de Noronha e patrulha ao litoral, o Parque da Manutenção de Aeronaves e o Aeroporto Internacional para cargas e passageiros com grande movimento turístico operando todos juntos na mesma pista e no mesmo controle de tráfego aéreo funcionando durante às 24hs. Aqui os vôos encerram à meia-noite. Poderiam operar 24hs o Aeroporto Salgado Filho e aproveitar os ociosos espaços deixados pelo ex SRPV, prédios e hangares das empresas falidas. Poderiam compartilhar o Aeroclube de Belém Novo, em aeroporto regional. A Base Aérea de Canoas é uma unidade de combate, de apoio logístico e tem espaço à aviação de carga com acesso à Cachoeirinha e Free Way. Poderiam aproveitar o moderno Aeroporto de Torres para destaca-mento aéreo com os barulhentos F5 na patrulha ao litoral e trazer helicópteros que usam o táxi da pista, de grande utilidade em perímetros urbanos. Vale lembrar que a FAB possui as unidades celulares de intendência que montam em 24hs o destacamento aéreo sobre qualquer tipo de terreno. Um novo aeroporto capitalizaria as empreiteiras que alimentarão futuras campanhas políticas. Já ouvi falar em demolir o atual que nem pago está. Pelo Brasil é assim também. No sudeste carente de aeroportos há bases aéreas e parques de manutenção bem localizados e com espaço para a aviação comercial e ainda existem os aeródromos da Marinha e Exército.

*Colaborador

A maneira tragicômica como a maioria de nosso povo encara diversos fatos de cada dia, traz dentro de cada pessoa, por indisfarçável que seja, a roupagem vestida de um grande senso de autocrítica. Assim é que, por mais que se mude os cenários, as personagens são, na maioria das vezes, sempre as mesmas.

A estória (ou história, meu inseparável conselheiro Caldas Aulete?) me fora contada há bastante tempo. Para ser mais exato, foi antes de 1964. Agora, como doce acessível a repetição, coloco-a diante de todos, evitando que um teimoso qualquer me conte outra vez.

Dois leões, com grande amor pelas suas vidas, de-pois de várias e frustradas tentativas, conseguem (com a conivência do tratador), mitigar na rua angustiosa fome que os torturava. Passem-se os dias e as notícias sobre os dois fugitivos não são, para o bem geral da população, nada boas. O pessoal encarregado continua, como sempre, procurando, mas entre o procurar e o achar há distâncias que, talvez, só a polícia de nossa terra saiba verdadeiramente.

Uma semana e eis que os conselhos do profes-sor Zebedeu, doutor em decifrar enigmas selváticos, descobre um dos leões e as autoridades só tem que capturá-lo. Até aí, nada a comentar. Afinal, umas das etapas fora vencida e, quem sabe, o outro leão (num ato de caridade bichófila) poderia entregar-se, espontânea e mansamente.

Foi no quarto dia que a casa veio abaixo e com ela todo o pessoal. Foi preso ou caçado (por favor, revisor, confirma pra não dar galho) numa repartição pública o famigerado leão que há dias havia escapado do Zoo. Naquele momento, peço licença e entro no falado mundo falado dos bichos. Há um encontro dos leões e o diálogo se estabelece:

- Pucha! Consegui fugir para o mato (não con-fundir com o que havia na BR-116, antes da visita do marechal Costa e Silva) e, após saborear uns míseros animais, interromperam minha festa e aqui estou, com fome de liberdade e comida. E tu, irmão, desapareceste qual dinheiro em mão de pobre e aí estás, mais gosto de que barriga de afogado.

- Ora, ora, o segredo é a alma do negócio. Quando saí daqui, fui direto a uma repartição pública. Fiquei lá até que me prenderam. Comia um funcionário por dia e, por um descuido imperdoável, deixe-me prender.

- Mas, como assim? Explica melhor...- É que, na minha fome voraz, não me dei conta

de quem ia morrendo para que eu vivesse uns dias. Só agora, depois de preso, é que me dei conta: comi o encarregado de fazer o cafezinho...

* Luiz Carlos dos Santos Valdez (Caio), que perdemos em

28.06.2013, foi um inteligente e sensível cronista deste jornal. Esta sua crônica saiu em 04.09.1968.

Bronquinha*

Luiz Carlos Valdez*

Page 7: Edicao 2558

CANOAS, 26 DE JULHO A 1º AGOSTO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 7

Obra do presídio deve começar nos próximos diasComplexo prisional será construído sem licitação pelo governo do Estado

Dr. Ednilson S. O. Lautenschläger

Gastroenterologia e Endoscopia DigestivaCremers 18980

Atende Convênios IPE, Caixa Federal, Unimed, Fassem e Particulares

CONSULTÓRIO: Rua 7 Povos, 200/401 - Canoas - F: 3466-9124

A Susepe anunciou que as obras do presídio de Canoas podem ser iniciadas ainda em julho. Esta é a primeira notícia do avanço da con-troversa obra desde abril, quando foi anunciado que o Município entregou à Susepe uma Licença Prévia para construção do presídio. O complexo prisional é inicialmente resultante de um acordo firmado entre o Prefeito e a ex-governadora Yeda Crusius. O acordo chegou a ser posteriormente cancelado pela própria chefe do Exe-cutivo estadual, e, por fim, retomado pelo atual Governador

O projeto, controverso por ser extremamente destrutivo a uma área de preservação ambiental no bairro Guajuviras e por ser em parceria público-privada (PPP), ganhou novo

fôlego com o anúncio de que o Muni-cípio entregou à Susepe uma Licença Prévia para construção do presídio. A LP assegura a viabilidade ambiental do empreendimento e estabelece condições para a realização da obra. No entanto, ambientalistas contestam esta viabilidade desde que o projeto foi anunciado. A área da Fazenda Guajuviras, onde o presídio será instalado, é rica em flora e fauna, além de abrigar diversas nascentes. Na ocasião do anúncio do projeto, em 2010, diversas entidades civis se posicionaram contra a utilização da área, mas foram ignoradas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado.

O Governador anunciou que a obra deve ficar pronta em oito meses e que foi autorizada sem licitação.

Este é o primeiro dos presídios que deverão compor o complexo prisio-nal. As demais obras ainda estão em fase de estudos.

JustiçaEnquanto a derrubada das árvores

começa a abrir espaço para a constru-ção do complexo prisional, uma ação judicial segue em andamento, poden-do mudar totalmente os planos do Governo do Estado e da Prefeitura. Os herdeiros de Nodário Caetano Dias, que viveu com sua família na Fazenda Guajuviras desde a década de 1940, estão reivindicando a posse da área através de usocapião. A Fazenda foi desapropriada na década de 1970, mas os herdeiros de Nodário afirmam que não receberam nenhuma indenização.

Estimados Colegas,

INSTALAÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO NA JUSTIÇA DO TRABALHO DE CANOAS E A

CERTIFICAÇÃO DIGITAL PARA ADVOGADOS

A OAB Subseção Canoas alerta os advogados de Canoas e Nova Santa Rita sobre a importância da obtenção do certificado digital, tendo em vista a sua obrigatoriedade para atuação na plataforma do processo eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), que no Foro Trabalhista de Canoas, segundo o cronograma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, confirmado pela Portaria Conjunta n. 5134/13, será implantado no dia 29 deste mês, situação que reforça a relevância na adoção imediata de tal medida, principalmente aos advogados militantes nesta área do direito.

O certificado digital pode ser adquirido junto à autoridade certificadora credenciada pela OAB Subseção Canoas, que disponibiliza atendimento específico e direcionado aos advogados todas as quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, na sede da Subseção, localizada na Rua Ipiranga, n. 95, sala 303, no centro de Canoas (telefone 3466-2122).

Nossa Subseção está atenta e ao lado dos advogados para enfrentar as naturais dificuldades advindas desta significativa mudança. Nesse sentido, cumpre trazer algumas informações práticas: Para advogados devidamente inscritos na OAB, o valor do investimento para a obtenção do certificado digital é de R$ 115,00. É indispensável o instrumento de validação da assinatura digital. O usuário pode optar entre duas ferramentas para assinar digitalmente os documentos: leitora USB do cartão (Carteira da Ordem) ou Token (objeto similar a uma �pen-drive�). A OAB Subseção Canoas possui Tokens à disposição dos advogados ao preço de R$ 30,00. Para utilizar o método de assinatura mediante leitura do cartão (Carteira da Ordem), é indispensável que o documento tenha sido emitido a partir de junho de 2012. Para os adquirentes do certificado digital através da OAB Subseção Canoas, a empresa certificadora credenciada junto à Subseção oferece gratuitamente o serviço de configuração do computador e cadastro do advogado no sistema do PJe (processo eletrônico) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Nos dias 14 de junho, 5 e 19 de julho, OAB Subseção Canoas e o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região promoveram quatro edições do Treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) para os Advogados de Canoas e Nova Santa Rita. Ao todo, aproximadamente 400 advogados participaram dos treinamentos ministrado pelos juízes do Traba-lho Dr. Marcelo Bergmann Hentschke, integrante do grupo de implantação do PJe-JT e pela diretora do Foro Trabalhista de Porto Alegre, Dra. Maria Silvana Rotta Tedesco.

SEMANA DO ADVOGADO 2013A OAB Subseção Canoas preparou diversos eventos para a Semana

do Advogado deste ano, que ocorrerá entre os dias 1º e 9 de agosto. A abertura do calendário de eventos ocorre na quinta-feira, dia 1º, com o inédito Happy Hour Jurídico e o encerramento dar-se-á na sexta-feira da semana seguinte, dia 9, com o tradicional Jantar Baile do Advogado. A programação da semana inclui missa em ação de graças, jogo amistoso de futebol 7, palestra, homenagem à presidente da Subseção no triênio 2010/2012, Dra. <https://www.facebook.com/neusamaria.bastos> Neusa Maria Rolim Bastos e a animada noite de talentos. Confira nesta coluna o calendário, divulgue as atividades programadas entre os colegas e participe!

1º de agosto (quinta-feira): Happy Hour Jurídico com Dr. Amadeu de Almeida Weinmann, advogado e professor de direito penal; Hora e local: às 18 horas, no Marquês Bier (Rua Dr. Barcelos, 1202, Centro); Valor: por ade-são (despesas individuais conforme consumo). Inédito na nossa Subseção, o evento reúne num único espaço a qualificada abordagem da temática com a descontração de um Happy Hour no fim de tarde.

2 de agosto (sexta-feira): Missa em Ação de Graças; Hora e local: às 18 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças (Rua Tamoio, 3285, bairro Niterói).

3 de agosto (sábado): Jogo amistoso de Futebol 7 e churrasco de con-fraternização; Hora e local: às 9 horas, na Coball (Av. Guilherme Schell, 2856, bairro Fátima); Valor: R$ 15,00 (inscrição e almoço - bebida não incluída); Convites à venda na Sede da Subseção; Não haverá inscrição de equipes prontas � os times serão formados no início do evento.

5 de agosto (segunda-feira): Palestra Direito de Família na Prática com Dr. Luiz Felipe Brasil Santos, desembargador do TJRS; Hora e local: às 19 horas, na sede da Subseção; Evento gratuito. Vagas limitadas. (Inauguração da Campanha de arrecadação de brinquedos para o dia da criança. Haverá caixa de coleta para doações).

6 de agosto (terça-feira): Descerramento da foto da Dra. Neusa Bastos, presidente da Subseção no triênio 2010/2012, na galeria de presidentes; Hora e local: às18 horas, na sede da Subseção.

7 de agosto (quarta-feira): Noite de Talentos; Hora e local: às 19h30min, no Hangar 14 Bis, no 2º piso do Canoas Shopping; Valor: R$ 5,00; Prazo para inscrições das apresentações: 31 de julho; Convites à venda na Sede da Subseção e salas da OAB nos Foros Estadual, Federal e Trabalhista. A quarta edição deve repetir o sucesso das primeiras edições, contando com número expressivo de apresentações de música, dança e poesia protago-nizados por talentosos advogados e estagiários de direito.

9 de agosto (sexta-feira): Jantar Baile do Advogado; Hora e local: às 20 horas, no Clube Caça e Pesca de Canoas; Valor: R$ 60,00; Convites à venda na Sede da Subseção e salas da OAB nos Foros Estadual, Federal e Trabalhista. Atração musical: Banda Aeroporto.

Colega, a Semana do Advogado 2013 reserva opções para todos os gostos! Não deixe de participar!

Charles Rodrigues PachecoSecretário-Geral Adjunto.

Palavra da Ordem

Jairo Jorge não ouviu comunidade e fez uma negociata diretamente com a ex-governadora Yeda Crusius, doando mais de 500 hectares da Fazenda Guajuviras para o Governo Estadual

Page 8: Edicao 2558

8 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013

Meus parabéns aos 47 anos informando os canoenses com coragem, qualidade e responsabilidade.

Um forte abraço do deputado estadual Jurandir Maciel

O Timoneiro 47 anosJornal segue sua linha editorial, posicionado sempre ao lado dos leitoeresO Timoneiro vem servin-

do há 47 anos como a voz da comunidade canoense. Saiba quais são alguns dos temas mais abordados nas páginas do jornal e como OT se posi-ciona frente a seus principais assuntos.

PolíticaNa cobertura dos acon-

tecimentos envolvendo a esfera da política, OT é um destaque na cidade. Sempre se posicionando do lado do seu leitor e do povo canoense em geral, o jornal periodica-mente noticia os principais fatos envolvendo o poder público. Sempre que neces-sário, OT expõe problemas gerados ou não corretamente solucionados pelo Executivo e o Legislativo.

EsportesNos esportes, além de ter

seu time fixo de colunistas o jornal também apoia anual-mente a realização a Copa O Timoneiro, torneio de futebol voltado a jovens canoenses, que trazem o melhor do es-porte para as páginas de OT

semanalmente. Nossos colu-nistas trazem os acontecimen-tos do esporte para as páginas de OT semanalmente, mas quando um fato esportivo na cidade ganha destaque, ele acaba também sendo tema de reportagens realizadas com nossa equipe.

CulturaA vertente cultural é outra

abordada com frequência nas páginas de OT. Além de resgatar a memória de Canoas em uma página fixa em todas as suas edições, o jornal está sempre atento às movimen-tações culturais da cidade e possui colunas que tratam diretamente deste tema. Al-guns destaques são a coluna da Associação Canoense de Escritores (ACE) e os artigos semanais do fundador do jornal O Timoneiro, Antonio Canabarro Tróis filho.

SaúdeA saúde é possivelmente

o tema que mais teve espaço nas páginas de O Timoneiro ao longo dos últimos anos. Infelizmente, na maioria das

vezes, em reportagens retra-tando a precariedade, cada vez maior, do SUS na cidade. Nossa equipe está sempre de olho no que acontece nos hospitais, UPAs e postos de saúde. Além disso, foram vários os casos pontuais no-ticiados por OT e resolvidos logo depois da publicação da reportagem.

EducaçãoNa área da educação,

nossas reportagens mostram as dificuldades enfrentadas pelo professor em sala de aula. O Timoneiro conti-nuará acompanhando a luta dos educadores por melhores salários e por adequações em seu plano de carreira. Em recente protesto, professores municipais bloquearam a BR-116 e OT deu amplo destaque ao ato e às causas defendidas pelos educadores.

SegurançaOutro tema frequente-

mente abordado nas páginas de OT é a precariedade da segurança pública. Reclama-ções relacionadas ao sistema

de videomonitoramente vem sendo noticiadas há vários meses nas páginas do jornal.

TransporteQuem utiliza o sistema

de ônibus de Canoas sabe o quanto o serviço carece de melhorias. OT está atento à situação e já produziu di-versas matérias mostrando a situação dos usuários.

Page 9: Edicao 2558
Page 10: Edicao 2558

10 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013

Dona Sara: ensino e fraternidadeMaria Sara Del Cueto dos Reis é uma precurssora da área da Educação em Canoas

O primeiro fato do ensino em Canoas foi, talvez, a nomeação da professora Clotilde Batista, em 1886, para assumir a aula mista criada pela Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, dias antes. Desde então, até mar-ço de 1937, quando Maria Sara Del Cueto Iglesias, argentina de Entre Rios, depois Maria Sara Del Cueto dos Reis por seu casa-mento com Elesbão Correia dos Reis, em Santana do Livramento, chegou a Canoas. Chegou e logo que pode, em 1941, abriu sua escola na rua Luiz Milanez (atual Fioravante Milanez), batizando-a de Escola Barão do Rio Branco, onde ela ensinava “todas as ma-térias, com exceção do Latim, em todas as séries, desde o 1° ano primário até o 2° grau”. A Escola funcionava diariamente, dona Sara sempre presente. Graças ao conceito conquistado, a Escola chegou atender 120 alu-nos/dia. E assim foi por mais de 40 anos, tempo em que a Escola também ensinou datilografia e preparou para concursos públicos estaduais e federais (Exército, Marinha e Aeronáutica). Além disso, a professora Sara achava tempo para fazer a contabilidade de “inúmeros estabelecimentos

comerciais”.“A professora Sara acreditava

acima de tudo na educação, trans-mitindo incansavelmente conhe-cimentos, vivências e amor aos alunos. Às vezes, algum aluno não dispunha de recursos financeiros para custear seus estudos, mas mesmo assim não eram privados destes, pela saudosa professora”.

“Dentre seus alunos, desta-camos: João Terres Tróis , Léo Medina Martins, Etevaldo Sil-veira, Ilza Santos Rocha, Antônio Canabarro Tróis Filho, Lauro Santos Rocha, Carlos Santos Rocha Filho, Cláudio Rezende Vieira, Flávio Rezende Vieira, Felícia Queroll Lucca, José Pio Bernardes Milanez, Breno Santos Rocha, Sérgio Milanez Marocco, Luís Lampert, Alfredo Lampert, Conceição Nienow, Edith Venho-fen, Rudi Wolf, Léo Dexheimer, Ulísses Machado Filho, Erenita Parmeggiani, e membros das famílias Blume, Finkler, Butten-bender, Peuckert, Longoni e de outras”.

PoesiaDona Sara, como modelo de

pessoa e de profissional, con-quistou amizades, respeito geral e inclusive inspirou poetas como

EXTRAVIO DENOTAS FISCAIS

ENE PISOS E INSTALÇÕES I N D U S T R I A I S LT D A . CNPJ. 11 953 413/0001-7, Inscrição Municipal n° 75268, com endereço a Av. A. J. Renner, n° 2.293 – Canoas/RS., COMUNICA, que foi extraviado 1 (hum) talonário de Notas Fiscais de Prestação de Serviços de n° 001 à 050, autorização n° 1.311/10. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido do mesmo.Canoas, 26 de Julho de 2013.

EXTRAVIO DENOTAS FISCAIS

DIRCEU DA SILVA, inscrito no CNPJ sob nº 03 303 135/0001-14, Inscr ição Municipal nº 52039, com endereço a rua Maranhão, 70 – Canoas/RS., COMUNICA, que foi extraviado 1 (HUM) talonário de Notas Fiscais de Prestação de Serviços de nº 200 à 251.Não nos responsabilizamos pelo uso indevido do mesmo.Canoas, 26 de Julho de 2013.

PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E CONVITE PARA MISSA DE 7º DIA

Os familiares da sempre lembrada

CELESTINA MENEGINA

PARIS KASPARYPARTICIPAM seu falecimento, ocorrido dia 22/7, e convidam para missa de 7º dia, que farão realizar na Igreja São Pio X, que farão realizar dia 27/7, sábado, às 17 horas.

Antecipam agradecimento.

Canoas, 26 de julho de 2013.

Seminário de direção defensiva na Câmara

A Câmara de Vereadores se-diou, na tarde desta segunda-feira, 22, o 1º Seminário de Direção Defensiva, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsi-to Seguro de Canoas, coordenada pelo vereador Francisco da Men-sagem (PSB). O evento tratou do tema Comportamento Humano do Condutor no Trânsito, a partir de fatores físicos, emocionais e sociais, além de abordar as condições adversas e medidas preventivas.

O deputado estadual Miki Breier (PSB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro na Assembleia Legislativa, destacou o fato de as pessoas, muitas vezes, assumirem outra personalidade no trânsito. O deputado defendeu a ideia de um transporte coletivo de qualidade e acessível para todos. “Precisamos avançar na visão de que o trans-porte coletivo deve ter qualidade para que as pessoas possam deixar o carro em casa”, afirmou.

O seminário foi dividido em duas palestras. A primeira, apre-sentada pela psicóloga Vanessa do Carmo, abordou o peso dos aspectos físicos, emocionais, so-ciais e motivacionais do condutor no trânsito. Segundo ela, quatro motivos fundamentais para a ocorrência de desastres no trânsito são: imprudência, negligência, imperícia e violência. Diretora de Ensino e Instrutora teórica em Centro de Formação de Condu-tores, ela ressaltou que 90% dos acidentes acontecem por falha humana, 6% por más condições da via e 4% por falha mecânica.

A segunda palestra foi proferi-da por Everton Luis Zacher, tam-bém diretor de Ensino e Instrutor Teórico de Centro de Formação de Condutores. Em sua fala, ele abordou as condições adversas no trânsito e os princípios da direção defensiva para condutores de veí-culos e motociclistas.

O Coletivo Coca-Cola, pro-grama social que promove qua-lificação profissional a jovens de comunidades carentes de todo o País, abriu inscrições para novas turmas do Curso de Preparação para o Mercado de Varejo nas

unidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. O novo ciclo de atividades está previsto para iniciar no dia 12 de agosto nos núcleos dos bairros Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e Campo da Tuca, na Capital, e também em Canoas e

Novo Hamburgo. Serão ministra-dos cursos de comércio e varejo no qual o aluno aprende a como se comportar numa entrevista de em-prego, elaborar um bom currículo, merchandising, promoção de ven-das, relacionamento com o cliente,

expansão de negócios assim como dicas de português e matemática. Em Canoas, o curso será na Escola Martinho Lutero, na avenida Cel Vicente, 1340, bairro Harmonia. Mais informações pelos telefones 8474.7007 e 8281.5001.

Programa de qualificação profissional Coletivo Coca-Cola abre novas turmas

Começava a demolição da casa onde dona Sara dava suas aulas. Em seu lugar foi construído o edifício Centro Empresarial Del Cueto

Canabarro Tróis filho que, no seu livro “À procura de Deus e do Outro”, lhe deixou este poema: “Lições. / Dona Sara / gracias. / Deixei passar o dia que determi-naram / seja o do Professor. / E aqui estou / retornado no tempo / as escutar se palavra / que tem-perava o ensino com fraternidade continental. / O coração é um tigre / que se recusa à jaula dos calen-dários: / em um só dia / (vaso de barro soprado pelo sol efêmero / não cabe sequer uma gota de um oceano de saudade. Minha falta de hoje (este registro falho e tardio) / posso justificá-la: as rosas que

não mandei cultivei-as na sombra / para depositá-las / (vermelhas, gigantescas, siderais) / nas mãos que empunhavam o giz como a um cinzel / para gravar na pedra / o segredo das letras e os caminhos da vida. / E agora que merecem horas férteis / onde possam se-mear de novo / as lições que não soubemos aprender.

O poeta, como outros, passou no “vestibular” ao curso ginasial do colégio lassalista.

A filha de dona Sara, Maria Níbia de Reis Zubaran, forne-ceu informações necessárias à redação.

Foto

Rex

, cor

tesia

/OT

Page 11: Edicao 2558

CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 11

Onda de frio testa solidariedade de todos

CAMPANHA DO AGASALHO

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de redução no frio, mas ele continuará

ADVOGADOS

Linda Lúcia Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol

Celso Augusto Uequed Pitol

OAB 24.996

OAB 85.730

OAB 87.612

Linda Lúcia Uequed Pitol

Yassmine Uequed Pitol

Celso Augusto Uequed Pitol

OAB 24.996

OAB 85.730

OAB 87.612

[email protected] - (51) 3059.0471

[email protected] - (51) 3059.0471

Rua Monte Castelo, 1000, Bairro Nossa Senhora das Graças, Canoas/RS.

(PRÓXIMO AO HOSPITAL N. SRA. GRAÇAS)Telefones: (51) 3059.0831 e 9238.0831

O tempo frio registrado desde segunda-feira, 22, no Sul, no Su-deste e no Centro-Oeste deve ser atenuado a partir de sexta-feira, 26. A tendência é que, nessas regi-ões, a temperatura comece a subir a partir de sexta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorolo-gia (Inmet). Desde quarta-feira, o Norte também convive com o frio que deve começar a perder força nesta sexta-feira. A semana foi marcada por neve, geada, chuva, chuva congelada e tempo nublado nestas regiões.

O meteorologista Luiz Caval-cante explicou que o motivo da permanência do frio nas quatro regiões do país é decorrente da “grande massa polar que se formou e atingiu várias cidades, resultando em frio e neve em vários municípios”.

Para os canoenses, o que mais importa é a situação do nosso Estado. O Inmet divulgou que o Sul, região mais afetada pelo frio, registra temperaturas baixas em

todas as cidades. Segundo o Cen-tro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorolo-gia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM), durante cinco dias nevou em 93 municípios e em 32 ocorreu chuva congelada. A temperatura mínima registrada pelo Inmet, a madrugada, foi –7,4 graus Celsius (ºC).

No Rio Grande do Sul, a geada permanece em vários municípios até sexta-feira. Na última quarta-feira, a mínima no Estado foi –2ºC, segundo o Inmet. Na capital Porto Alegre a mínima chegou a 3ºC e, no decorrer do dia, pode chegar a 13ºC. No Paraná, tem-peratura mínima para o estado, na madrugada, chegou a –0,8ºC. Na capital Curitiba o frio vem acom-panhado de chuva e a temperatura mínima chegou a 0ºC e a máxima prevista é 9ºC.

SolidariedadeDevido ao rigor do inverno,

o jornal O Timoneiro está rea-

lizando a terceira edição de sua Campanha do Agasalho. Enquan-to muitos de nós nos aquecemos em lareiras ou mesmo perto de uma fogueira improvisada em uma churrasqueira, tem gente que não tem condições nem mesmo de fazer isso, pois vivem nas ruas, abrigando-se embaixo de viadutos ou, quando tem sorte, dentro de prédios ou constru-ções abandonadas. Quem quiser doar cobertores, mantas de lã, edredons, ou qualquer tipo de cobertas, também pode deixar estes materiais em nossos pontos de coleta. Toda e qualquer peça que possa servir para diminuir o frio destas pessoas será repassada a alguém que de fato necessite das doações.

Pontos de coletaJornal O Timoneiro (avenida

Victor Barreto, n° 3056, sala 314)Sinprocan (rua 15 de Janeiro,

n° 121, sala 203)

Corretora Jaqueline Beck (avenida Ipiranga, n° 95, sala 406).

17 ANOS

Page 12: Edicao 2558

12 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013

“O Livro está na mesa” dia 27O professor, historiador e pesquisador Dari José

Simi será o convidado especial do almoço do projeto "O Livro está na mesa", dia 27, no Canoas Tênis Clube. Reside em Canoas desde 1958. Licencia-do em Estudos Sociais, História, Arqueologia e Pré-História. Não concluiu o curso de Jornalismo. Apresentou a tese "Padre Antonio Ruiz de Montoya, insigne ancisco Pinto Bandeira. Colaborou na série História de Nossos Prefeitos, criada pela Fundação Cultural de Canoas. Convite individual por R$ 15, sem bebida. Cada conviva ganhará um exemplar do livro "Crônicas de um amor crônico", de Canabarro Tróis filho, que será lançado na ocasião.

Leitura na escola“...pedir simplesmente que os alunos leiam um

texto qualquer, sem a análise criteriosa e sem o planejamento prévio do professor, é coisa que pode parecer aula de leitura a um desvisado, mas, obviamente, não corresponde aos critérios de leitura como conteúdo em sala de aula. Ou seja, defendendo a idéia de que a leitura de textos lite-rários na escola pode ser uma leitura sem amarras (uma leitura que seduz e encanta o leitor e induz ao gostar de ler), mas a mediação do professor desempenha um papel fundamental na realização desse processo”> Roberto de Queiroz – Jornal O Nheçuano, abril/maio de 2013).

“Uma literatura dá a medida de uma sociedade”*

Airton Joel Cardoso*

Segurado do INSS que têm a receber até R$ 67.000,00 podem conferir dívida a partir deste mês, podem consultar no site do INSS. Mais de 440 mil segurados do INSS podem consultar a partir de hoje na internet atrasados de até R$ 67 da revisão de benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-doença) concedidos com erro entre 1999 e 2009. Para confirmar a dívida, é pre-ciso acessar www.previdência.gov.br e clicar em “Consulta a Revisão referente ao Artigo 29”. As informações também serão repassadas a partir de segunda-feita pela Central 135.

O instituto informou que o sal-do é devido a trabalhadores que tiveram benefícios cessados ou suspensos, mas não receberam os atrasados. O pagamento dos valores será feito, de acordo com o INSS, quando esses segurados voltarem a requerer novo bene-fício previdenciário, em caso de acidente, por exemplo, ou de se aposentar definitivamente.

Ao preencher os campos no site que dão acesso à consulta, o sistema emitirá a seguinte mensagem “Conforme acordo firmando entre INSS, MPF e Sin-dinapi, o pagamento da diferença inferior a R$ 67 será efeuado quando da concessão de um novo benefício”.

O INSS estabeleceu o limite de R$ 67. E a decisão foi tomada pelo fato de o instituto considerar que o custo do envio de corres-pondência para esse pessoal seria superior ao que se deve em atrasados. Segundo o ór-gão,443.750 segurados não vão mais receber correspondência em casa com aviso do crédito. Com a iniciativa, o INSS retira o contingente do cronograma de pagamento, que termina em 2020, que faz parte do acordo entre o Ministério Público Fede-ral e o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical. O termo foi formalizado em 5 de setembro de 2012.

Fonte: Jornal O DIA.

*Advogado OAB/RS 43.486 Telefone: 3059.1111 / 8419.5050

INSS - Consulta a atrasadosDireito Previdenciário

* Frase do poeta português Guerra Junqueiro.

Marco leite

INFORMATIVO ASMCNº. 417 - Ano III

Associação dos Servidores Municipais de Canoas Fundada em 12/06/62

e-mail: [email protected] site: www.asmc.com.brFone: (51) 3472-1866

AEROPORTOQuando em 2011, surgiu a notícia de que Nova Santa Rita rece-

beria um novo aeroporto, muita gente ficou eufórica com a notícia. Inicialmente, a notícia só dizia que era entre Nova Santa Rita e Portão. No dia 05 de setembro de 2011, sai o decreto nº 041/2011 da Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita, com o seguinte texto: Declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, os bens necessários à construção do Aeroporto Internacional 20 de Setembro, os bens constituídos pelas propriedades, localizadas no seguinte perímetro, pelo Sistema de Referência DATUM SIRGAS 2000, onde consta as coordenadas.

Assinada pelo prefeito Francisco Antônio Brandão Seger, naquele ano conversei com o vice-prefeito Juca, sobre a nossa preocupação, pois a área onde a Sede Campestre da ASMC fica localizada, a mais ou menos 03 (três) quilômetros de distância da área central, onde está prevista a construção do Aeroporto, que na semana passada, saiu em matéria no jornal Diário de Canoas, a confirmação definitiva da localização, onde será construído o novo aeroporto.

A nossa preocupação diz respeito aos investimentos que foram feitos e que continuamos a fazê-los na Sede Campestre. No mês de janeiro de 2012, uma empresa registrada no governo do Estado, fez o levantamento patrimonial em todas as áreas, bens da ASMC e a Sede Campestre foi avaliada, oficialmente, em R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais). Depois dessa avaliação, construímos uma cancha de futebol de salão, padrão FIFA, com cerca de tela, construímos um galpão de madeira de 15mx12m, 04 cabanas de alvenaria e uma churrasqueira com área coberta, além das obras de preservação.

Creio, que se fosse para desapropriar a área hoje, a indeni-zação deveria ser em torno de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais).

No final da semana passada estive na Sede Campestre, onde plantamos dezenas de mudas de árvores nativas, flores e chu-chu. No domingo, fizemos no fogão a lenha, uma bela feijoada acompanhada de refrigerante, pois na volta para casa temos que enfrentar o trânsito da Tabai.

AMIGOQuero aqui, através desta Coluna, retribuir as dezenas de

mensagens que recebi em meu celular no dia 21 passado. Eu disse, meu celular, por estar na Sede Campestre e como lá o sinal do celular é fraco, tem os lugares pertos para que possamos falar no mesmo. Quem sabe, com a construção do aeroporto, alguém lembre de colocar uma antena de telefonia, na área rural de Nova Santa Rita.

Hoje, no centro da Amazônia tem antena, no interior de Nova Santa Rita não tem, mas esta Coluna alcança ou chega às mãos dos meus amigos, vereador Patricio, Ana Scorsatto, tio Ito, Os-valdo, Paulo Brombate, Leandro, Jairo, Diego, Róbson, Paulinho, Lauri, João Pereira, Bertolini, Paulo Souza, Paulo, Maria, Braga, Martim, Dirceu Gonçalves, Leonardo, Leandro, Bruna, Daiane, Tatiane, Valdir, Mariana, Parente, Moisés, Jair, Laine e todos os demais que congestionaram a minha caixa de correspondência, que só fui ver em casa, à noite, mesmo com uma semana de atraso, mas como amigo é todos os dias, parabéns pelo nosso Dia, Amigos.

PARABÉNSO nosso parabéns nesse final de semana é para o jornal “O

Timoneiro”, que na próxima segunda-feira, dia 29, estará come-morando 47 Anos de Fundação. O Informativo ASMC, no dia 1º de julho passado, completou 08 anos em atividade, com 413 edições. A ASMC também faz parte dessa família.

No domingo próximo, dia 28, estaremos em Nova Santa Rita festejando o 1º aninho da Jamile e do Joaquim, que nasceram no dia 23 de julho de 2012, e que com 23 dias de vida fizeram parte no jornal da ASMC, onde saiu as suas fotos na Coluna Amiguinhos da ASMC. A Jamile é minha afilhada de batismo, eles são filhos do compadre Francisco Nazaré da Silva e da comadre Carem Oliveira da Silva. Domingo, irei fugir perto do meio dia, da Convenção Tradicionalista do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho, que estará ocorrendo nos dias 26, 27 e 28 de julho, no parque Harmonia em Porto Alegre, para chegar a tempo de cantar o parabéns ao casal de gêmeos Joaquim e Jamile.

SALÕESNa próxima quinta-feira, dia 1º, a ASMC estará iniciando a reser-

va de datas nos salões da ASMC (Social e do Esporte) para o ano de 2014. Do dia de 1º a 09 de agosto, as reservas serão somente para os associados e seus dependentes legais. A partir do dia 12 de agosto será liberada a reserva para parentes e particulares.

Em 2014, quem reservar e desistir, terá que pagar a locação. Em 2013, tivemos mais de 30% de desistências e as datas ficaram vagas. Pensem bem antes de concretizar a reserva e o contrato. Os valores aumentaram em 6,95% pela inflação de 2013/2014. Novas tabelas na ASMC e no site www.asmc.com.br.

Canoas, 26.07.13.

ASMC 51 ANOS COM VOCÊ!Firmo Farias dos Santos

Presidente

LABIRINTOSDA VIDA

A d o r o e s c r e v e r o que estou vivendo, pois s ã o d e p o i m e n t o s d e uma pessoa que busca melhorar sempre, o que não me exime de erros e grandes falhas. Mas se tem uma coisa que gosto é de desafios. Nem sempre foi assim, foi na mudança de vida que ganhei a coragem de enfrentar o que temo, e é isso ai mesmo, a coragem não é a ausência do medo, mas sim a maneira como o enfrentamos.

Em um de meus tantos passeios encontrei um interessante labirinto, e eu, minha companheira e sua filhinha de 5 anos resolvemos entrar. O início é tudo uma diversão, estamos alegres por estar enfrentando o desconhecido e sabedores de que podemos fazer aquela brincadeira.

Mas o labirinto tem a sua força e a exerce sobre quem entrar nesta aventura. Passados alguns minutos, o entusiasmo passa e dá lugar à preocupação e com ela vem o medo de não conseguir sair dali. Não estávamos sós no labirinto e pude observar várias feições de quem passava e o medo foi o que mais vi.

Também fiquei com medo, pois com o tempo e a menina em meu colo querendo sair eu fiquei preocupado e ansioso para achar a saída. A ansiedade é uma grande inimiga de quem procura uma saída do mundo da dependência química e foi nisso que pensei naquele momento. Minha caminhada da recuperação foi um grande labirinto e eu o venci, encontrei a saída e a vitória disso é que estou indo na direção certa.

Mas voltando ao labirinto do passeio, andamos por mais alguns minutos e eu tinha que transmitir coragem para menina. E como fazer isso se nem eu estava certo para onde estava indo? Achei a solução procurando me acalmar e também transmiti isso para a criança. Calmos, os três achamos a saída e vibramos com a nossa vitória.

Foi muito legal a brincadeira, mexeu com os sentimentos e foram vários. Em poucos minutos passamos por várias emoções. E minha caminhada foi assim, ela mexeu com minhas emoções e com isso libertou meu espírito de seu labirinto.

E foi muito legal, pois o resultado da saída do labirinto do passeio é o mesmo que eu procurava em minha recuperação, uma vitória sobre meus medos e por conseguinte a conquista da felicidade.

Voltamos os três para casa felizes, pois nós três fomos guerreiros, não apenas vencemos o labir into, mas principalmente vencemos os nossos medos. Isso não é nada mais nada menos que uma demonstração de coragem.

ADEUS LEÃODA MONTANHA

O meu Leão da Montanha, o Negão, nos deixou justamente no Dia do Amigo.

Esse cachorro, símbolo da Comunidade Terapêutica Fazenda Renascer, não parte sozinho leva consigo a gratidão de cada residente que por lá passou nos últimos 17 anos. Vai descansar meu amigo e leva contigo a certeza que em teu silêncio está a esperança de cada vez mais ver vidas reconstruídas e vencendo as drogas. Adeus meu, teu, nosso Leão da Montanha.

Page 13: Edicao 2558

CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 13

Coluna do JuninhoRestou a base para o Canoas SC

Segundo informações, o clube da nossa cidade disputará apenas o estadual de juvenis, pois para o sub-19 os dirigentes ainda buscam patro-cinadores. Já para a categoria profissional, não haverá nenhuma atividade prevista até o término deste ano. Circula que a dívida do Canoas é aproximadamente de R$ 1,7 milhão, o que estaria inviabilizando mais uma parceria com a Prefeitura. Rumores indicam que nosso município terá mais um clube profissional disputando as competições a nível estadual, o clube seria o Estância Velha, que hoje em dia participa de competições amadoras em Canoas. Espero que independentemente do clube a ser profissionalizado, os canoenses tenham oportunidade para mostrar seu potencial, pois algumas vezes o Canoas não abriu as portas e preferiu atletas de fora do nosso município e estado. Não sou contra atletas de fora da cidade representar o clube, mas não percebi no último Gauchão o interesse do Canoas em contar com os canoenses.

Liga Canoense de FutsalComeça neste domingo mais uma edição do certame mais disputado da cidade,

a Liga de Futsal. Serão seis categorias e mais de 40 equipes buscando o titulo da competição. A expectativa é que os ginásios da nossa cidade fiquem lotados com a presença dos torcedores. Uma das grandes novidades desta edição é a presença da categoria sub-7, há muito tempo a Liga não realizava campeonatos para estes pequenos. Três cidades estarão representadas Canoas: Esteio e Sapucaia, isto va-loriza ainda mais o trabalho realizado pelos organizadores da instituição. Desejo boa sorte aos clubes e escolinhas, mas não esqueçam que o principal objetivo deve ser o aprendizado dos atletas e que os torcedores possam fazer uma bonita festa com muito respeito aos adversários e arbitragem.

Escolinha do JuninhoNossa escolinha estará representada em todas as seis categorias da Liga de

Futsal, do sub-7 ao sub-17. Estaremos contando com presença maciça da nossa grande Família Unidos. Entre em nosso site e agende um treino grátis em qual-quer um dos nossos três núcleos: Niterói, São José e Tênis Clube. Contato pelo telefone: 9145.7810 ou no site www.escolinhadojuninho.com.br.

Dia dos Pais e Libertadores 30 anosA Futuro Craque promove no domingo, 28 de julho, sua festa em homenagem ao

Dia dos Pais antecipada, e aproveita para comemorar os 30 anos da primeira conquista da Copa Libertadores da América pelo Grêmio FBPA.

O evento ocorre no Sindicato dos Metalúrgicos, a partir das 9 horas com o já tradi-cional jogo dos pais. Na sequência, os torneios de integração entre as unidades da nossa escola, nas categorias sub-13, sub-11, sub-9 e sub-7. Ao meio-dia, parada para o almoço e sorteio de uma camisa oficial autografada pelo grupo profissional do clube.

Confirmada já presença do Cônsul do Grêmio em Canoas e aguardamos a confirmação dos ex-jogadores China e Mazzaropi, campeões da Libertadores e do Mundo em 1983. Também a presença dos atletas da Futuro Craque, que fazem parte da categoria de base e um avaliador do Grêmio.

Com certeza teremos um domingo de muitas emoções com a família Futuro Craque. Mais informações em www.futurocraque.com.br.

negócios & serviçosJúlio Fontes

[email protected]

No Mundo das Históriasem Quadrinhos

O Canoas Shopping preparou uma atração inédita para deixar estas férias inesquecíveis: No Mundo das Histórias em Quadrinhos - um espaço temático interativo da Turma da Mônica desenvol-vido pela Maurício de Sousa Produções.

O evento será dividido em dois espaços: a área de brincadeiras, com atividades interativas para crianças de 3 a 10 anos e que conta com: escorregador de rolinhos, tubo flexível, teatrinho de fantoches, parede de escalada, mesas de pin-tura e painéis para que os pais possam fazer fotos com os seus filhos; e o espaço da exposição, onde visitantes de todas as idades conhecem a trajetória de Maurício de Sousa, a evolução de seus perso-nagens e o processo de criação de uma história em quadrinhos.

As atividades no Canoas Shopping acontecem entre os dias 10 a 28 de julho, de segunda a do-mingo, das 12 às 20 horas, na Praça de Eventos Guilherme Schell e a entrada é gratuita. Então, vá logo aproveitar!

Sindilojas Canoas participa do Movimento Lojista, RS sem diferença; ICMS Justo já!

Mais de mil empresários do comércio varejista parti-ciparam do manifesto que ocorreu essa semana em frente ao Palácio Piratini. O motivo principal do protesto foi a alta carga tributária que os comerciantes são submetidos no Rio Grande do Sul, além de aclamarem para que o Governador não vete a decisão da Comissão de Consti-tuição e Justiça da Assembleia Legislativa que derrubou o decreto que retira a diferença de alíquota para as micro e pequenas empresas que pagam os mesmos encargos das grandes empresas.

Entre os integrantes, lideranças do movimento entre-garam uma carta do manifesto “Chega de Mordida” aos representantes do governo da Casa Civil para chamar a atenção do Governador que, no próximo dia 1 de agosto, irá decidir se veta ou não o decreto.

De acordo com o assessor jurídico do Sindilojas Canoas, Darci Campos Corso, que participou também das manifestações, um documento foi encaminhado ao governador Tarso Genro, para reforçar as reivindicações já firmadas em 16 de julho, data que comemora o Dia do Comerciante. Na ocasião, acompanharam a votação na CCJ, da Assembleia Legislativa, que aprovou a sus-tação da cobrança do imposto de fronteira. Segundo Corso, o Governador tem até o dia 1 de agosto para se manifestar, caso não aprove, retorna ao Legislativo para formulação de projeto e votação em plenário onde serão necessários 28 votos, “mas espero, assim como os demais empresários do comércio varejista, a qual nossa entidade representa, que o Governador não vete o decreto”, ressalta Corso.

As aulas do segundo semestre de 2013 do UNILASALLE iniciaram na sexta-feira, 26 de julho. E para receber seus novos alunos, o Uni-lasalle promoveu, no dia 25 de julho, a já tradi-cional Recepção aos Calouros, às 19h30min, no Salão de Atos. O objetivo do evento foi acolher os acadêmicos ingressantes, além de apresentar os coordenadores dos cursos de graduação e os serviços oferecidos pela Instituição como: Monitorias, NAE, Mobilidade Acadêmica, entre outros. Na ocasião, os calouros também puderam esclarecer suas dúvidas nos lounges dos cursos e assistir à palestra A Vida Acadêmica, ministrada pelo professor Augusto Niche Teixeira.

A Seguros Unimed acaba de anunciar Adelson Seve-rino Chagas como diretor de Finanças e Administração da seguradora. Ele estará à frente já a partir deste mês de julho, dos núcleos de Administração, Finanças e Asses-soria Jurídica.

Chagas é pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Tiradentes – UNIT e graduado em Medi-cina, pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Sergipe. Em 31 anos de carreira, foi diretor geral do Hospital Regional da Folha – SE, sócio-administrador da empresa Clínica Integrada Homo Ltda. e Adelson Severino Chagas & Cia. Ltda, membro do Conselho de Administração da Unimed Sergipe, do Con-selho Fiscal da Unimed Sergipe, coordenador do Conselho

Fiscal da Unicred Aracaju e Conselho de Administração da Unimed Sergipe. Ainda foi diretor-presidente da Unimed Sergipe no período de 2008 a 2012.

Atualmente é presidente da Federação Interfederativa das Sociedades das Cooperativas de Trabalho Médico da Região Equatorial (2011-2015), além de assumir novo posto na seguradora do Sistema Unimed. “É com imensa satisfação que assumo esse novo desafio em minha carrei-ra. O meu maior objetivo agora é reforçar o ótimo trabalho que já vem sendo feito na Seguros Unimed”, declarou.

Além de Adelson Chagas, a seguradora conta com ou-tros quatro diretores: Rafael Moliterno, diretor-presidente; Mauri Raphaelli, diretor de Negócios; Alexandre Ruschi, diretor-técnico, e Helton Freitas, diretor de Operações.

Seguros Unimed anuncia novo diretor

Page 14: Edicao 2558

14 I O TIMONEIRO I CULTURA I CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013

Memória da Cidade

A história de Canoas, mês a mês

AGOSTO, 1941Saía às ruas o primeiro número do jornal semanário “Folha

Canoense”, que se apresentava como “Órgão independente e de interesses gerais”. No editorial, afirmava: “Compressadas as despesas ao mínimo possível, já compensadas pelo desinteresse de lucros que absolutamente não esperamos nem desejamos, é de se crer conseguirmos aquilo que há muito necessita Canoas: um jornal, embora modesto, como dissemos, e sem pretenções. Moralmente estamos confiantes. O povo canoense, com seu proverbial cavalheirismo, com sua cultura e com seu acendrado amor e apego à terra em que nasceu saberá corresponder à nobre, elevada e útil iniciativa, e disso estamos absolutamente certos, a se inferir pelas manifestações espontâneas de entusiasmo que observamos quando amadurecia a idéia, o que fazem garantidas a leal acolhida e a franca aceitação”.

Em sua primeira edição, a Folha Canoense foi sustentada – em parte ou totalmente – pelos seguintes anúncios: Dr. – Victor Hugo Ludwig, médico, Dr. Santos Rocha, idem, Dr. Telmo Ro-vira Martins, ADVOGADO, Salão Oriente, barbearia, Oficina Mecânica Amazanos, Sala Gomes, Willy Regner, Cine Teatro Central, Torra-se um automóvel Buick – Instituto, Pestalozzi, Farmácia Porcello, Casa Langer e outros. As publicações de atos da Prefeitura Municipal foram, talvez, também remuneradas. A prefeitura era fortemente representada no jornal, flagrantemente getulista: seu diretor era Vitor Milanez, servidor do primeiro escalão do prefeito Aluízio Palmeiro de Escobar, nomeado pelo interventos federal no RS. Esses fatos enfraqueciam, de algum modo, a afirmativa de independência do jornal. CT.

Agenda tradicionalistaMaçonaria

O vinho, desde a antiguidade, é usado nas cerimônias ri-tualísticas, talvez porque nos esoterismo ele indica sabedoria espiritual. Nadia Julien, em seu Dicionário dos Símbolos, nos diz que a videira, a parreira, é uma “árvore sagrada que produz o vinho, bebida dos deuses, ... a árvore da vida, do paraíso”. E que o “vinho é o símbolo da revelação emanada do delírio pro-porcionado pela presença divina”, e salienta que “a Eucaristia e o vinho são assimilados ao sangue de Cristo”. René Guènon, filó-sofo francês (1886 – 1951), citado por Nicola Aslan, relaciona o vinho às antigas “bebidas da imortalidade”, como, pro exemplo, a ambrósia grega, o haoma persa e o soma védico. O vinho é sorvido (bebido lentamente) em alguma cerimônias maçônicas, “como símbolo de alegria e força”, e forma de consagração exprimindo, conforme Albert G. Mackey, “o alívio interior de uma boa consciência”. O vinho tem a ver com a fertilidade e a colheita, daí haver o entendimento de que o Templo, escola de ensino sagrado, é como um vinhedo. Em Loja, trabalhando pela regeneração humana, seríamos como uma assembléia fértil de idéias para colheitas de todos.

Quando erguemos as taças, antes de sorver o vinho, é para brindar a quem praticou virtudes, e para fazer votos de que possa-mos também praticá-las em proveito da humanidade. (Sócrates).

Os vinhedos

Ano 1964Ieda Maria Wobeto,

miss Canoas, foi homena-geada anos após em festa realizada pela AS Pro-moções, na sede da Liga Canoense de Futebol, à avenida A. J. Renner 1111 – Estância Velha. Tam-bém foram homenagea-das mulheres que haviam conquistado títulos de rainha, princesa e musa. (Do arquivo do fotógrafo Toninho Silva).

Olegar Lopes*

Folclore é um gênero de cultura de origem popular constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em gera-ção. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos caracterís-ticos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. Com a aproximação do mês de agosto, se intensificam os festivais de folclore, principalmente na Europa, que salta na frente com seus festivais, eventos preferidos pelos grupos de danças dos nossos CTGs. No Bra-sil não é diferente, a cada ano, durante o mês de agosto o folclore é lembrado por festivais públicos ou eventos promovidos por departa-mentos culturais de entidades privadas.

A cidade de Olímpia - SP promove o que é considerado o maior festival de folclore do Brasil. O CTG Estância da Serra, Osório, estará com seu grupo de danças tradicionais gaúchas, entre 20 e 28 de julho 2013, como

uma das as principais atrações do 49º Festival de Folclore de Olímpia, representando RS. O CTG Estância da Serra, em suas apresentações, valoriza a cultura litorânea, que apresenta forte influência afro e açoriana, fruto da herança dos colonizadores da região.

Já o CTG Rancho da Saudade, Cacho-eirinha, embarca com seu grupo de danças tradicionais gaúchas para sua segunda Turnê Internacional. Representará o Brasil em festi-vais de folclore na Europa, de 22 de julho a 7 de agosto. As apresentações serão no Festival Pikkeling, na Bélgica e no Festival SIVO, em Odoom, na Holanda - festival que reúne cerca de 15 nações a cada edição. O Rancho da Sau-dade completa a turnê com apresentações nas cidades de Bruxelas, Brugges e Amsterdam.

Aqui no Rio Grande do Sul, os festivais de folclore de maior importância são realizados em Nova Petrópolis, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Aqui em Canoas, pelo que sei até o momento, nada de comemorações.

Tradicionalista [email protected].

Agosto, mês do folclore

Page 15: Edicao 2558

AGENDA

Só Delas

CANOAS, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013 I SOCIAL I O TIMONEIRO I 15

[email protected] (51) 9906-1060 / 9110-0931

wwwwwww.w aaalalllll....r.rrrrrrrrrrrrrrrrrr..rssss.s.s.s.s.sssssssssssss.s gogogogogogogogogogogogogov.vv.v.v.v.v.v.vvvvvvv.vvvvvvvv..bbbbrbrbrbrbrbrrbrbrbrbrbbbrbbrrbb

AGRONEGÓCIO, UM PRATOCHEIO PARA A EDUCAÇÃO.A agricultura familiar é parte signi cativa do setor agrícola

no Rio Grande do Sul. Para valorizar ainda mais a nossa

produção, a Assembleia Legislativa aprovou diversas leis

que contribuíram para estimular a produção rural nos

últimos anos. Foram incluídos alimentos produzidos no

Estado na merenda dos estudantes da rede pública estadual,

valorizando o agricultor e quali cando as refeições de

nossos alunos. A Assembleia trabalha para a construção

do futuro do Rio Grande do Sul.

HISTÓRIA DAS LEIS

Leis: 13.247/2009; 13.369/2010; 13.370/2010;13.410/2010; 13.542/2010.

No próximo domingo, será realizado, no Canoas Tênis Clube, o BellyChá da Cia Horus Companhia de Dança do Ventre Kristian Galvão, às 15h30min.

Convites: ligar 8208.1110, com Kristian.

As cherry's, lideradas pela minha ami-ga Regina Guerra, realizaram um jantar no Canoas Tênis Clube. A festa Só Delas, com buffet de Maria Horus, que dispensa elogios, e animação e show da banda Fama, foi sucesso. Parabéns a essas mulheres, pois sabem se divertir.

Aline, Regina e Neusa Suele e Mariara

Elizabete, Cely, Vanessa e Neusa

Page 16: Edicao 2558

Canoas, 26 de julho a 1º de agosto de 2013

Segurado do INSS, requeira já sua aposentadoria, não espere mais tempo, procure-nos, pois encaminhamos revisão de pensão, aposentadoria, auxilio-doença e apo-sentadoria por invalidez.

O INSS indeferiu sua aposentadoria ou pensão, venha nos consultar.

INSS OAB-RS 43.486

Airton Joel Cardoso

Rua Frei Orlando, 33/404 - ao lado da Praça do Avião Centro - Fone: (51) 3059.1111 – 8419.5050

Festa de São Cristóvão ocorre neste domingo

No último dia 25, foi comemorado o Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. Por conta disso, a paróquia São Cristóvão, do bairro Igara, está realizando uma semana de comemorações em homenagem ao padroeiro. Uma novena está em andamento e segue até sábado, com o tema “o ano da fé”. Na ma-nhã do domingo, 28, ocorre também a festa de São Cristóvão, durante a qual ocorre a tradicional procissão motorizada, que sai do Santuário (rua Tupi, 228).

Domingo às 8 horas será celebrada uma missa, seguida pela procissão motorizada, que deve sair do santuário em torno das 9 horas. O padre Vanderlei Bock, pároco do santuário São Cristóvão, explica que a procissão segue pela BR-116 até a refinaria Alberto Pasqualini, onde será feito o retorno. Depois os veículos vão até o viaduto loca-lizado no bairro Rio Branco e retornam ao santuário. “Os veículos serão abençoados na hora do retorno e logo depois começa o almoço, seguido pelos festejos populares”, disse o padre. Os ingressos para o almoço custam R$ 18.

A história de CristóvãoO padroeiro dos motoristas, cujo dia se

comemora em 25 de julho, foi um grande guerreiro. Seu culto remonta do século V. Segundo a lenda mais conhecida, cresceu no meio pagão e dizia que somente serviria ao soberano mais poderoso. Portanto, trabalhou para vários, sendo um deles o próprio diabo,

em atitudes que se aproveitou da mania de grandeza do rapaz. Cristóvão, que em grego se escreve Cristophoros e significa "aquele que carrega cristo”, desapontou-se com tal rei e foi orientado por um ermitão que o maior rei do mundo era Deus e sua bondade era a melhor coisa existente.

Cristóvão, então, se converteu e passou a morar sozinho, nas margens do rio, onde passavam muitos viajantes.

Como era um homem de grande porte e estrutura física, começou a atravessar as pessoas que precisavam ir de uma margem à outra. Certa noite, uma criança pediu para que Cristóvão a atravessasse até o outro lado.

À medida que ia avançando no rio, a criança ficava mais pesada de tal maneira que Cristóvão tinha a sensação de carregar o peso do mundo inteiro. Ele disse ao me-nino não entender como ele poderia pesar tanto, e então a criança teria falado "Você não está carregando apenas o mundo nas suas costas, mas o criador dele”. Foi então que o guerreiro começou seu apostolado e virou pregador.

A pregação de São Cristóvão resultou na conversão de uma cidade inteira, quando dezoito mil pessoas pediram o santo batismo. O imperador exigiu a prisão de Cristóvão e o intimidou e a abandonar o cristianismo, mas ele se negou. Foi, então, condenado à cruel flagelação, usando um capacete de ferro in-candescido e teve o corpo banhado em azeite antes de ser jogado ao fogo. Apesar de todo o sofrimento, resistiu a todas as torturas e foi

decapitado. Por ter sido morto em razão de sua fé, é considerado mártir.

A tradicional procissão A Paróquia São Cristóvão foi desmem-

brada da Paróquia São Luis em dezembro de 1956 e já no ano seguinte foi realizada a pri-meira festa e procissão motorizada em louvor ao santo padroeiro, em benefício das obras paroquiais. O livro lançado em 2003 diz que a comunidade só pensava em fazer festa para angariar fundos para a obra da igreja. Como inicialmente não havia comprometimento com a data do Dia de São Cristóvão, várias festas foram realizadas.

Conforme contam os pioneiros, a pro-cissão surgiu por acaso. Os padres rezavam a missa em latim e de costas para o público, sem a participação da comunidade. Somente os poucos colaboradores sabiam do evento. Para completar, no dia da festa, estava um tempo horrível e não apareceu quase nin-guém. Como havia muita comida e bebida, a comissão achou por bem colocar a imagem do Santo em cima de uma caminhonete e sair pelo bairro e pela BR-116, chamando a população para participar.

Além da caminhonete mais uns dois car-ros seguiram atrás logo na partida e ao longo do caminho outros veículos foram aderindo à romaria motorizada. Foi então que decidiram organizar com mais detalhes uma procissão e carreata em homenagem a São Cristóvão, evento hoje tradicional em Canoas.

Tradicional procissão motorizada sairá do santuário em torno das 9 horas