Top Banner
radar meio ambiente integração esporte Veja notícias da sua cidade nas páginas 04 a 08 Sancionado Estatuto da Juventude Desperdício: 1/3 da produção de alimentos no lixo IDH mostra avanços nos municípios da Região Metropolitana Estrangeiros disputam espaço na dupla Gre-Nal DE PAI PARA FILHOS Página 13 Nova lei altera regras para meia entrada de estudantes e jovens de baixa renda. Página 10 Página 16 Página 09 Página 12 Págs. 22 e 23 CASA PRÓPRIA: emoção na hora de pegar a chave Foto: Luciana Birck/JE Pais são exemplos e fonte de inspiração na questão de valores, condutas e hobbies. A família Cardoso é a prova disso. Conheça essa e outras histórias de admiração à figura paterna na página 16. Planeje 2014: engorde o porquinho já Página 14 www.jornaldaestacao.com.br - Agosto de 2013 - Ano 5 - nº 166 - Distribuição gratuita em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo
24

Edição 166

Mar 16, 2016

Download

Documents

Leia na íntegra!
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Edição 166

radar

meio ambiente

integração

esporte

Veja notícias da sua cidade nas páginas 04 a 08

Sancionado Estatuto da Juventude

Desperdício: 1/3 da produção de alimentos no lixo

IDH mostra avanços nos municípios da Região Metropolitana

Estrangeiros disputam espaço na dupla Gre-Nal

DE PAI PARA FILHOS

Página 13

Nova lei altera regras para meia entrada de estudantes e jovens de baixa renda. Página 10

Página 16

Página 09

Página 12

Págs. 22 e 23

CASA PRÓPRIA:emoção na hora de pegar a chave

Foto: Luciana Birck/JE

Pais são exemplos e fonte de inspiração na questão de valores, condutas e hobbies. A família Cardoso é a prova disso. Conheça essa e outras histórias de admiração à figura paterna na página 16.

Planeje 2014: engorde o porquinho jáPágina 14

www.jornaldaestacao.com.br - Agosto de 2013 - Ano 5 - nº 166 - Distribuição gratuita em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo

Page 2: Edição 166

23%não

77%sim

EDITORIAL

ENQUETE

Você é a favor da vinda de médicos estrangeiros?

radar leitor 02 l jornaldaestação l agosto de 2013

As medidas propostas pelo governo federal através do programa Mais Médicos é o assunto dominante no momento e está fomentan-do debates e questionamen-tos. A saúde é o bem maior do ser humano e todos têm interesse no tema, médicos e pacientes. Segundo a Cons-tituição, “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políti-cas sociais e econômicas”. Tendo em vista esta respon-sabilidade do Estado, é per-tinente e necessário que me-didas sejam tomadas para que isso realmente aconte-ça. Sem entrar no mérito do que o programa propõe, deve-se defender a ingerên-cia governamental na área, a qual somente é necessária porque a situação da Saúde atualmente não atende sa-tisfatoriamente a população que recorre ao SUS.

O governo federal já teve que interferir na área da construção civil, criando programas específicos para

a construção de moradias para as classes mais baixas, pois o setor tinha o foco apenas nas classes média e alta. Ele também atuou na Economia, quando bancos estatais passaram a praticar

juros menores, forçando a queda em todo setor bancá-rio. Agora é a vez da Saúde.

As críticas mais veemen-tes ao Mais Médicos são de entidades da classe médica, que acreditam que o gover-

no está criando uma Saúde de segunda classe, quando propõe a contratação de mé-dicos estrangeiros sem a re-validação do diploma. Nesta questão, seria muito impor-tante que o usuário do SUS pudesse se manifestar. Esta-ria esse usuário tendo uma Saúde de primeira classe agora, quando deve dispu-tar uma ficha para consul-ta permanecendo durante horas em filas em frente ao posto de saúde? Ou, quando

é atendido, deve relatar seus males em poucos minutos e, muitas vezes, sem ser convi-dado a se sentar? O usuário poderia ser questionado ob-jetivamente se ele prefere o (não) atendimento atual ou um atendimento de “segun-da classe”.

Uma consulta ampla com todos os envolvidos poderia subsidiar e, provavelmente, avalizar algumas ações do governo, como mostra a en-quete ao lado.

Medicina de primeira ou segunda classe

“O usuário poderia

ser questionado objetivamente se

ele prefere o (não) atendimento atual

ou um atendimento de “segunda classe”.

Expediente: Editora Versão Impressa Ltda.• Av. Pará, 984, bairro São Geraldo • Porto Alegre• Diretora e editora: Liselote Rahmeier Marquetto• Textos e fotos: Liselote Marquetto, Luciana Birck e Stéfano Marquetto• Diagramação e arte: Luciana Birck e Thayse Scussel • Colaboradores: Alex Vaz, Cristine Marquetto, Laura D’Ângelo e Thayse Scussel• Contatos: [email protected] (51 3363 4003)[email protected] (51 3363 4004)[email protected] (51 3363 4014)

Horário de fechamento da edição: 06 de agosto às 14h30.

previsão tempodofonte: www.inmet.gov.br

11 18 12

25 29 14

quar

ta 0

7/08

quin

ta 0

9/08

sext

a 10

/08

pelo trem

O Personagem do Trem deste mês é o portoalegrense Thúlio Fuhr Aiksch. O nome é de origem alemã e austrí-aca: “Pelo menos é o que meus pais disseram, e eu acre-dito”! Ele trabalha com comércio exterior há dois anos, e prefere pegar o trem para ir até o trabalho, que fica perto da Estação Aeroporto. “O trem é mais rápido, para mim vale mais a pena do que ir de ônibus, porque tem maior disponibilidade de horário, assim posso chegar mais cedo na empresa.”

Não é só de trabalho que vive o Thúlio. Nos dias de fol-ga, ele frequenta parques, toma chimarrão e lê livros. Ele até indicou um que acha bem interessante: Crônicas de Artur, que na verdade é uma trilogia escrita por Bernard Cornwell sobre a lenda do Rei Artur.

O economista gosta muito da sua cidade: “Me sinto a vontade em Porto Alegre. Gosto daqui.” Uma das coisas que ele mais aprecia na cidade éo frio do inverno.

PoRToALeGRenSe AMAnTe Do fRio

charge

Feliz dia dos pais!ALEX VAZ

Médicos brasileiros e governo federal estão em debate devido ao programa Mais Médicos, que pretende, entre outras medidas, trazer profissionais estrangeiros para trabalhar em áreas carentes do Brasil. Mas o que a população acha disso? o Jornal da estação pergun-tou a opinião dos passageiros do trem sobre a medida. A maioria se mostrou a favor, destacando a necessida-de de mais profissionais de medicina no interior e em regiões de menor estrutura. Por outro lado, alguns pas-sageiros acreditam que é preciso valorizar os médicos brasileiros e melhorar as condições de trabalho em hospitais e postos de saúde. Confira o resultado:

Você utiliza serviços médicos do SUS?

24% 6%

6%

contra concorda parcialmente

indiferente64%a favor

Page 3: Edição 166
Page 4: Edição 166

integração 04 l jornaldaestação l agosto de 2013

NOVO HAMBURGO

Fotos: Paulo Barcelos

As obras de recapea-mento asfáltico da Rua Marcílio Dias, no bairro Rio Branco, estão conclu-ídas. Para o melhoramen-to da via foram investidos mais de R$ 400 mil.

Com as obras de re-

capeamento a Prefeitura pretende recuperar a ma-lha viária do Município. As revitalizações têm por objetivo oferecer mais conforto e melhorar a tra-fegabilidade nas vias da cidade.

Os hamburguenses em dívida com a Secretaria da Fazenda podem receber anistia em juros e multas moratórias, graças a Lei Municipal que estabelece descontos para o pagamento de débitos que tiveram seu fator gerador até 31 de dezembro de 2012. Para receber os descontos, o morador deve entrar em acordo para quitar seus débi-tos até o dia 30 de setembro. Quem pagar à vista está isento da multa e paga apenas 50% dos juros, e quem escolher parcelar receberá desconto de 30% sobre os juros, e também não pagará a multa.

O curso de especia-lização em Informática Instrumental para Pro-fessores da Educação Básica está com ins-crições abertas até 7 de agosto. A formação é destinada a professores da Educação Básica. O curso é gratuito e terá duração de 360 horas. Serão disponibilizadas 30 vagas para Novo Hamburgo.

O projeto pedagó-gico do curso e as in-formações para inscri-ção, que acontece de forma on-line, estão à disposição no endere-ço www.inf.ufrgs.br/informatica-uab.

Rua Marcílio Dias já está pavimentada

Abertas inscrições para curso de informática para professores

Anistia de juros e multas para quem atrasou pagamento

Cidade terá 4,5 km de ciclovia entre estações do trem

Desde o início de ju-lho está sendo construí-da em Novo Hamburgo uma ciclovia que terá 4,5 quilômetros de extensão. A iniciativa é parte do acordo de expansão da Linha 1 da Trensurb. A pista destinada ao trân-sito de ciclistas terá dois metros de largura e cobri-rá o trecho entre as esta-ções Santo Afonso e Novo Hamburgo (no centro da cidade).

A ciclovia será bidire-cional e aproveitará o es-paço disponível na mar-gem leste do Arroio Luiz Rau. A previsão é que a obra, que inclui ainda a sinalização do espaço, seja concluída até o final deste mês.

Fotos: Luís Francisco Caselani

Foi aprovado no dia 29 de julho o projeto de lei que cria 262 Cargos em Comissão (CCs) para São Leopoldo. O projeto ins-titui a reforma adminis-trativa para o município e teve nove votos favo-ráveis, dois contrários e uma abstenção. Em 2008, a cidade chegou a ter 415 CCs, número mais tarde reduzido por imposição judicial.

Os novos cargos são destinados à Prefeitura, à Fundação Hospital Cen-tenário e ao Serviço Mu-nicipal de Água e Esgotos (Semae).

Aprovada Reforma administrativa

O PPA (Plano Pluria-nual), que estabelece os programas, as ações, ob-jetivos e metas da admi-nistração pública munici-pal direta e indireta, para o período de 2014 a 2017 foi apresentado no dia 02 de agosto.

O Plano tem 5 eixos, onde se destacam:

a criação da Escola de Gestão Pública;

projeto de um novo hospital e escolas de en-sino integral;

modernização dos ei-xos comerciais atualiza-ção do Plano Diretor;

modernização do sis-tema de água tratada, de coleta e tratamento do esgoto.

Apresentado plano de metas e ações até 2017

SÃO LEOPOLDO

São Leopoldo Fest reúne 42 mil pessoas

Próxima ediçãoo Ginásio Municipal

Celso Morbach e o Lar-go Rui Porto continuarão como os palcos oficiais das próximas edições. na São Leopoldo fest de 2014 será comemorado o aniversário de 190 anos da imigração alemã.

A 22ª edição da São Leopoldo Fest ocorreu de 22 a 28 de julho na cida-de. Neste ano a festivida-de teve foco no resgate da cultura germânica e foi voltada para a família.

O lucro da festa será utilizado para a reforma do antigo posto de saúde da rua Oswaldo Aranha.

Foto: Mariana Zimmerman

A primeira unidade do Grupo Hyundai Elevado-res no Brasil está sendo construída em São Leo-poldo e deve entrar em operação em janeiro de 2014. A fábrica terá uma torre de testes de eleva-dores nos mesmos mol-des da fábrica na cidade de Icheon, na Coreia do

Sul, onde tem 210 metros de altura.

Em São Leopoldo a torre terá 110 metros. Além de servir para testes de diferentes modelos de equipamentos, a unidade contará com infraestru-tura completa para rece-ber mais de 50 mil visi-tantes por ano.

Indústria deve começar a operar em janeiro

Com 2 metros de largura, a ciclovia margeia o Arroio Luiz Rau

Page 5: Edição 166

Meta é estar entre as melhores da Região Metropolitana“Não podemos esquecer que em um passado não muito distante tínha-

mos sérios problemas que pareciam insolúveis, e hoje nós estamos en-frentando com muita humildade e naturalidade. Que a população possa ter um feliz aniversário; vamos comemorar, nossa cidade é bastante jo-vem ainda e a nossa tarefa é trabalhar para estarmos entre as melhores da Região Metropolitana.”

SAPUCAIA

integração 05 l jornaldaestação l agosto de 2013

Agosto é o mês da cidade de Sapucaia. No dia 20 de agosto de 1961, acontecia o plebiscito dos moradores do sétimo distrito de São Leopoldo, e assim surgia a cidade de Sapucaia do Sul.

Com uma população caracterizada por uma mis-celânea de todas as raças, a cidade foi se moldando conforme a migração de pessoas de outros muni-cípios, principalmente do interior. Essa característica também foi um dos fatos que originou o crescimento desordenado de Sapucaia, o que levou pessoas a se insta-larem às margens das BRs e em locais perigosos. Segun-do o prefeito Vilmar Ballin, essa realidade já está mu-dando graças aos conjuntos habitacionais construídos na cidade.

Não mais uma cidade dormitório

Morar em Sapucaia e tra-balhar em outro município

já foi mais comum aos cida-dãos. A maioria dos traba-lhadores saía para trabalhar na região do calçado ou na capital. “Essa tese já esteve mais forte, mas a vinda de empreendimentos para a nossa cidade está permi-tindo que consigamos uma concepção diferente”, afirma Ballin.

Uma das mudanças que está acontecendo na cidade, e que fará com que muitos trabalhadores permaneçam, é a criação do Distrito In-dustrial. “Nosso foco é ten-tar resolver os conflitos que temos dentro da cidade com empresas pequenas que querem crescer, mas estão localizadas em áreas resi-denciais. Essas empresas são as maiores geradoras de mão de obra, e dando essa oportunidade a elas estaremos contribuindo para que mais sapucaien-ses permaneçam na ci-dade”, destaca o prefeito. Com isso, o comércio e os

52 anos e em pleno crescimentoFoto: Suzana Pires

serviços podem se desen-volver, fazendo com que a cidade cresça.

DesenvolvimentoAlém do desenvolvi-

mento econômico que dará um salto com o dis-trito industrial, as áre-as sociais também estão evoluindo. “A cidade deu mais importância à Saú-de, e até o final do ano serão inauguradas mais seis Unidades Básicas de Saúde. Hoje o hospital também é referência em termos de modelo de ges-tão”, coloca Vilmar Ballin.

A Educação Infantil também é foco; a segun-da escola de Educação Infantil da cidade será inaugurada este mês e já estão em obras mais duas. “Apesar de existirem mui-tas obras em andamento, também temos humilda-de para reconhecer que precisamos crescer ainda mais”, diz o prefeito.

Page 6: Edição 166

integração 06 l jornaldaestação l agosto de 2013

SAPUCAIA

23ª edição da Guyanuba reúne o melhor da música nativista

Sapucaia realiza de 8 a 11 de agosto a tradicional Guyanuba da Canção Na-tiva, que reúne o melhor da música nativista. No mesmo período também será realizada a 16ª Guya-nuba Piá.

A estrutura do evento já começou a ser montada no Ginásio Municipal Ku-rashiki. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ales-sando Nicoletti, os sapu-caienses podem esperar um grande festival. “Es-tamos esperando de 3 a 4 mil pessoas em cada dia do festival. Além disso, a qualidade das canções que estarão na competi-ção deste ano é elevadís-sima”, garantiu.

Confira a programa-ção completa na pági-na 20!

No mês de aniversário de Sapucaia, a cidade ganhará mais uma praça. Dentro das comemorações, será entregue à comunidade no dia 24 de agosto, a partir das 10h, o maior complexo es-portivo e cultural da cidade: a Praça da Juventude.

Com mais de 18 mil m², a obra do complexo espor-tivo e de lazer da cidade é reflexo da parceria entre a Prefeitura e Governo Fe-deral. Foram mais de R$ 2 milhões investidos no espa-ço, que contará com quadra poliesportiva, campo de fu-tebol sete, anfiteatro, pista para caminhada, pista de skate, salas de inclusão digi-

tal, entre outros aparelhos, reunindo sapucaienses de todas as idades em um am-plo espaço gratuito de lazer e de prática esportiva.

DiferencialNa entrada principal

da Praça da Juventude um grande painel feito em gra-fite é o diferencial. A obra é dos grafiteiros sapucaienses Luciano Figueira e Aquiles Dorneles, moradores do Bairro Cohab. Os dois pai-néis foram pintados com uma técnica de grafite mais comercial, utilizando tinta esmalte e compressor. O trabalho foi feito em dois dias.

Praça da Juventude será inaugurada neste mês

No dia 1º de agosto o prefeito de Sapucaia, Vilmar Ballin, sancionou a Lei 3451, que cria e dá regramento ao Distrito Industrial do Muni-cípio. Atualmente, o Distrito Industrial aguarda a libera-ção das licenças ambientais da Fepam e da anuência da Metroplan, para dar início à venda dos 117 lotes para instalação de pequenas e médias empresas.

Quando estiver em fun-cionamento, o Distrito In-dustrial vai gerar cerca de duas mil novas vagas de em-prego.

Local terá infraestrutura com Creche e Unidade de Saúde

Os funcionários das empresas que se instala-rem no Distrito Indus-trial de Sapucaia poderão contar com restaurante comunitário, biblioteca, auditório, salas de treina-mento, agência bancária e lojas de conveniência. No local também funcionará uma Unidade de Saúde, uma creche para até 400 crianças e um posto po-licial.

Sancionado projeto do Distrito Industrial

AtraçõesAs 32 canções que farão parte da mostra com-petitiva do festival deste ano foram selecionadas pela comissão organizadora do evento. Além da mostra competitiva de canções e interpretação, as quatro noites do festival contarão com shows de grandes nomes da música nativista do Rio Grande do Sul.

Premiaçãoos vencedores da 23ª Guyanuba da Canção nativa e 16ª Guyanuba Piá serão premiados com troféus e dinheiro. o primeiro lugar rece-berá R$4.000, o segundo R$2.500, e o terceiro R$1.500. os primeiros colocados nas fases Piá e Piazito receberão R$300, enquanto os segun-dos colocados ganharão R$200.

Foto: Rodrigo Guerin

O maior prêmio da 22ª Guyanuba, em 2012, ficou com a música “O Tempo Madura os Homens”, de Gujo Teixeira, João Bosco Ayala e Robledo Martins

A Praça da Juventude está localizada na Rua César Alves de Souza, esquina com Rua Enor Holmer, no Bairro Capão da Cruz.

Foto: Susana TomazSerá inaugurada no dia

22 de agosto a Escola Mu-nicipal de Educação Infantil Mara Mattos, no bairro Co-hab, em Sapucaia. O local, antiga Creche Menino Jesus de Praga, teve obras de am-pliação e reforma incluin-do a troca de piso, telhado, janelas e construção de um prédio anexo com dois pavi-mentos.

A escola foi construída dentro das normas de aces-

sibilidade e terá um eleva-dor para que pessoas com deficiência tenham amplo acesso. A estrutura compre-enderá berçários, fraldários, banheiros infantis com sani-tários e chuveiros, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, pátio coberto, playground e salas para atendimentos.

A escola tem capa-cidade para atender 186 crianças

Cidade terá nova escola de Educação Infantil

Foto: Luciana Reichert

No dia 9 de agosto acontece em Sapucaia a II Conferência Municipal do Idoso. Serão debatidos temas como direitos e qua-lidade de vida dos idosos sapucaienses. O evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, ocorre das 8h às 17h30min, no

Auditório do Instituto Fe-deral Sul-rio-grandense.

O presidente do Conse-lho Estadual da Defesa dos Direitos do Idoso, Leonil-do Mariani, abrirá a con-ferência com a palestra “A Pessoa Idosa e o Protago-nismo nas Transformações Sociais”.

Conferência do Idoso debate direitos

A nova sede já está fun-cionando na Rua José Fe-lipe, 201, Bairro Primor. O atendimento ao públi-co é de segunda a sexta--feira, das 12h15min às 18h15min. O novo espaço deve qualificar o atendi-mento. O local é maior e tem melhores condições de atender as pessoas que buscam amparo e orienta-ção na secretaria.

A Secretaria Munici-pal de Direitos Humanos

tem como função execu-tar e promover políticas públicas para jovens, ido-sos, mulheres e vítimas de preconceito racial; fis-calizar e adotar as provi-dências necessárias para garantir o cumprimento da legislação pertinen-te aos direitos humanos; entre outras competên-cias.

O telefone da secre-taria é 3451-1034.

Secretaria de Direitos Humanos está em novo endereço

Page 7: Edição 166

ESTEIO

integração 07 l jornaldaestação l agosto de 2013

Nos dias 6 e 7 de agos-to, os gaúchos escolhem projetos e prioridades para fazer parte do orça-mento do Rio Grande do Sul em 2014. A votação pode ser feita através do site www.participa.rs.gov.br. No dia 7 estarão dis-poníveis urnas para o voto presencial, das 7h às 18h.

As propostas de Esteio foram definidas no final de junho, durante assembleia

municipal da Consulta Popular. Nove deman-das municipais e quatro regionais farão parte da cédula. Quanto mais pes-soas votarem, mais recur-sos serão destinados pelo Governo Estadual para o Município. Em 2012, Es-teio foi o terceiro municí-pio que mais conquistou investimentos da região do Vale dos Sinos, ficando atrás somente de Canoas e Novo Hamburgo.

No dia 10 de agosto en-trará em vigor em Esteio a integração tarifária para usuários das linhas 7 e Cir-cular Novo Esteio. Além disso, a linha 7 passará a operar apenas em quatro horários durante o dia.

Com a integração tarifá-ria, quem pegar o ônibus no Bairro Novo Esteio e preci-sar utilizar outro coletivo com destino a outra parte da cidade, ou quem vier de qualquer ponto do municí-pio e tiver que trocar para um veículo da Linha 7 ou Circular Novo Esteio com destino ao bairro, não paga-rá a segunda passagem den-tro do período de uma hora e meia. Só poderá usufruir do benefício quem tiver o cartão TEU. Com dinheiro, o usuário continuará pa-gando as duas passagens.

os coletivos da linha 7 circularão apenas nos seguintes horários: 6h05min, 6h50min, 16h50min e 17h30min.

Mudanças no transporte coletivo

Esteienses podem escolher prioridades

A etapa inter-regional do Encontro de Artes e Tra-dição Gaúcha (Enart) será realizada em Esteio nos dias 10 e 11 de agosto. O evento trará no palco principal as apresentações dos grupos de danças tradicionais, maior atração do evento.

A estrutura será montada na Praça da Juventude, junto ao Parque Galvany Guedes. Outros locais estão previstos para as demais modalidades,

como o CTG Chama Nativa, a EMEI Pedacinho do Céu, CMEB Santo Inácio, Igreja Nossa Senhora Aparecida e Igreja Santo Inácio.

Maior festival artístico amador da América Latina

Além dessa inter-regio-nal, outras três serão reali-zadas em Uruguaiana (24 e 25 de agosto), Caxias do Sul (7 e 8 de setembro) e São Jerônimo (12 e 13 de

outubro). De cada inter--regional, classificam--se oito concorrentes em cada modalidade, que vão disputar a finalíssima do Enart, em Santa Cruz do Sul, entre os dias 15 e 17 de novembro.

Além das danças, ou-tras 14 modalidades fa-zem parte do festival, como chula, declamação, intérpretes vocais e con-juntos instrumentais.

Cidade será sede de etapa do EnartFoto: Divulgação Enart 2013

Foto: Adriano Rosa da Rocha

Page 8: Edição 166

PORTO ALEGRE

integração 08 l jornaldaestação l agosto de 2013

Vii Semana da Juventude deve reunir mais de 2 mil estudantes

Capital recebe novas estações de bicicletas A VII Semana da Juven-

tude de Canoas será entre os dias 12 e 18 de agosto. Conforme o coordenador da juventude, DJ Cabeção, a programação do evento pretende envolver mais de dois mil alunos das 42 es-colas municipais e comuni-dade em geral.

Uma extensa programa-ção está sendo preparada, incluindo um espetáculo de teatro, debates, um cam-peonato de skate e um flash mob de dança (aglomera-ção instantânea em uma ação inusitada previamente combinada), a ser realizado no centro da cidade.

CANOAS

Mortalidade infantil diminuiO índice de mortalidade

infantil de Canoas dimi-nuiu em 2012. Segundo a Secretaria Estadual da Saú-de, o município conseguiu reduzir o coeficiente de 13 em 2011 para 6,8 em 2012.

Algumas ações e políti-cas públicas contribuíram

para a melhora, como a implantação do Programa Nascer Canoas. Através dele é possível ter um me-lhor controle e monitora-mento da gestante, assim como a marcação de con-sultas e exames do pré--natal .

O programa está em funcionamento nas UBS Olaria e Vila Cerne e deve ser implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde até o final de 2013.

Foto: Secom/PMC

As atividades vão ser realizadas na região cen-tral e nas escolas municipais.

Abertas inscrições para curso de instalações hidráulicas

O curso gratuito de aperfeiçoamento em ins-talações hidráulicas está com inscrições abertas em Canoas. São 90 vagas e o público alvo são profissio-nais da construção civil (instaladores hidráulicos, eletricistas, encarregados, pedreiros, entre outros), desempregados em busca de um novo ofício, estu-dantes de edificações, en-genharia e arquitetura.

O curso será entre os dias 12 e 16 de agosto, com turmas à tarde e à noite.Inscrições

A inscrição pode ser realizada através do site www.canoas.rs.gov.br, pelo telefone 3429.2383 ou pessoalmente na Coordenadoria de Revi-talização - Rua XV de Ja-neiro, 321 - Galeria fre-derico José Martini - 5º Andar, sala 512 ;

Desde o dia 2 de agosto, Porto Alegre está com mais cinco estações do sistema de aluguel de bicicletas. Os no-vos pontos foram instalados na Rua Botafogo, na Rua da República, no Parque Har-monia, na Rua Santana e na Praça da Matriz, no Centro. No total, o Bike POA conta com 28 estações e 280 bici-cletas.

Porto Alegre é a cidade que mais utiliza bicicletas públicas no Brasil, conside-rando números de viagens e de cadastros ativos. Apesar do crescimento da procura por bicicletas para locomo-ção diária, a maioria dos porto-alegrenses utiliza o serviço como forma de lazer nos finais de semana.

Serviço apresenta poucas reclamações e tem previsão de expansão até o final de setembro

De acordo com a Em-presa Pública de Transpor-te e Circulação (EPTC), em quase um ano de ope-ração, o sistema de aluguel de bicicletas ainda não re-gistrou queixa. “O índice de vandalismo é pratica-mente zero e os ciclistas têm demonstrado muito cuidado com o equipa-mento”, acrescenta o presi-dente da EPTC, Vanderlei Capellari.

No entanto, os usuários reclamam da dificuldade

de contato com a opera-dora do serviço na hora de fazer o cadastramento e liberar a bicicleta. É o caso da agente de pastoral Sophia Kath, que costuma utilizar o Bike POA para passear à beira do Guaíba ou fazer compras no Mer-cado Público da capital: “Já tive muitos problemas antes de baixar o aplicativo no celular. Às vezes, fica-va até 15 minutos só para conseguir ligar e pedir a liberação da bicicleta”.

Qualidade do serviço

Foto: Luciana Birck/JE

Foto: Lucas Barroso/PMPA

Segundo a EPTC, os pe-didos de expansão do sis-tema são constantes. Até o final de setembro, quando o Bike POA completa um ano, a prefeitura espera ter 40 estações e 400 bicicletas.

O aumento de ciclis-tas e a relação com os au-tomóveis no trânsito de

Porto Alegre não preocu-pa Capellari: “O uso mais intensivo das bicicletas está criando uma cultura de respeito por parte dos motoristas”. No primeiro semestre de 2013, houve uma redução de 24% de acidentes envolvendo bici-cletas.

Expansão

As novas estações estão localizadas na Rua Botafogo, Rua da República, no Parque Harmonia, na Rua Santana e Praça da Matriz. Os demais pontos podem ser conferidos no site www.movesamba.com/bikepoa

Locais das estações:Quem quiser alugar as

bicicletas pode se cadas-trar no site do BikePoa (www.movesamba.com/bikepoa), em aplicativos para smartphone (IPhone e Android) ou por celular convencional, via por-tal de voz, ligando para

o fone (51) 4063-7711 e informar o número do cartão de crédito. O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5. A retirada da bicicleta das estações é feita também através do aplicativo ou do portal de voz.

Como usar?

Page 9: Edição 166

região metropolitana 09 l jornaldaestação l agosto de 2013

RS tem apenas uma cidade entre os 50 melhores IDHs do país

Foi divulgado no dia 29 de julho o estudo feito pelo Programa das Nações Uni-das para o Desenvolvimento (Pnud), intitulado “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”. Os dados do estudo mostram que Porto Alegre é a única cidade do Rio Grande do Sul que ficou entre as 50 primeiras colo-cações no Índice de Desen-volvimento Humano (IDH). A capital ocupa a posição de

número 28 no ranking, com 0,805 no índice que vai de 0 a 1.

O IDH mede o nível de desenvolvimento huma-no de determinada região e considera indicadores de saúde, renda e educação. No Atlas de 2013, o IDH foi cal-culado com base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Novo Hamburgo mostrou que está acompanhando o de-senvolvimento do Brasil, que como um todo, teve um impor-tante avanço nos indicadores do IDHM. Houve um avanço considerável e 74% dos municípios brasileiros já tem médio e alto desenvolvimento humano, e Novo Hamburgo está neste patamar. É importante destacar ainda que tivemos nos úl-timos 10 anos um crescimento superior a 10%. Outro fator de grande relevância é que o nosso carro-chefe é a Educa-ção, que em 10 anos evoluiu em mais de 20%. A tendência é que tenhamos para os próximos anos um crescimento ainda maior, pois estamos construindo mais escolas e postos de saúde e melhorando a infraestrutura da cidade com proces-sos de habitação popular e tratamento de esgoto.

Na média, o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios brasileiros melhorou bastante. Houve aumento da renda e da ex-pectativa de vida. A educa-ção também avançou, mas foi o indicador que menos contribuiu para o resultado positivo.

O IDH dos Municípios brasileiros apresentou uma melhora de quase 50% em 20 anos.

Passou de muito baixo, em 1991, para alto, em 2010. Essa mudança se deu prin-cipalmente pela queda da mortalidade infantil e pela longevidade dos brasileiros. O que mais deixa a desejar,

no entanto, é a educação: apenas 41% das pessoas en-tre 18 e 20 anos concluíram o Ensino Médio, e pouco mais da metade da popu-lação com mais de 18 anos conseguiu terminar o Ensi-no Fundamental.

Os municípios com os melhores índices ficam nas regiões Sul e no Sudeste, além do Distrito Federal. Os municípios com piores índi-ces ficam nas regiões Norte e Nordeste. São Caetano do Sul, em São Paulo, tem o melhor IDH municipal do país, com 0,862. Os piores resultados ficaram com o município de Melgaço, no Pará (0,418).

Melhores e piores no país

Novo HamburgoCanoas

Esteio

SapucaiaLuis Lauermann, prefeito de Novo Hamburgo

1991

1991

1991

2000

2000

2000

2010

2010

2010

0,556

0,589

0,543

0,665

0,693

0,656

0,750

0,754

0,739

IDHIDH

IDH

IDH

ano

Nós comemoramos com a colocação de Porto Alegre como primeira cidade no RS e 28ª no Brasil. Estamos satis-feitos por ter o índice em um patamar alto, acima de 0,8. Por-to Alegre tem um histórico de qualidade de vida muito boa. Atribuo essa classificação ao trabalho da administração e à participação da comunidade através de programas como o orçamento participativo.

Porto Alegre

Cezar Busatto, secretário da governança de Porto Alegre

IDHano

São Leopoldo IDHano

ano

ano

ano

Nós precisamos melhorar cada vez mais. Acho que a boa pontuação é reflexo dos investimentos que estamos fazendo com foco bastante pesado na área social, mas sem descuidar do desenvolvimento da cidade. Estamos com investimentos muito pesados na Educação e na Saúde.”

Vilmar Ballin, prefeito de Sapucaia

Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

O IDH vai de 0 a 1: quanto mais perto de 1, melhor. Os quesitos considerados são educação, renda e saúde.

Confira como está a sua cidade e a manifestação de al-guns gestores:

1991

20002010

0,660

0,744 0,805

1991

20002010

0,513

0,633 0,726

1991

20002010

0,544

0,671 0,747

Porto Alegre ocupa a 28ª colocação no ranking dos munícipios brasileiros

Page 10: Edição 166

radar país mundo 10 l jornaldaestação l agosto de 2013

PAÍS

NO FUNDO DO MAR, CIENTISTAS ENCONTRAM ANTIBIÓTICO PARA SUPERBACTéRIAS Um novo antibiótico foi recentemente descoberto por

um grupo de cientistas da Califórnia, EUA. A descober-ta não é apenas um novo método para matar bactérias, mas pode também servir para eliminar as famosas su-perbactérias que afligem hospitais do mundo inteiro, por serem resistentes aos antibióticos já conhecidos. O novo agente surge promissor, por ter conseguido elimi-nar bactérias do antrax, arma bioquímica que já foi uti-lizada em ataques terroristas. Além disso, os cientistas descobridores afirmam que se trata de um antibiótico de composição única, que pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos.

JAPãO ENVIA PRIMEIRO ROBô FALANTE AO ESPAçOUm robô que possui a capacidade de conversar com

seres humanos foi enviado para o espaço no último do-mingo. Os japoneses o enviaram para fazer companhia ao astronauta Kochi Wakata, juntamente com um car-regamento de suprimentos para a Estação Espacial In-ternacional. O objetivo do androide, chamado Kirobo, é também ajudar cientistas a pesquisar novos métodos para prestar apoio emocional a pessoas que se encon-tram em situação de isolamento. Kirobo terá a capaci-dade de conversar em japonês, reconhecer a face de seu companheiro astronauta e transmitir mensagens dos controladores em Terra.

NOVO PRESIDENTE DO IRã ASSUME E PEDE FIM DAS SANçõESPrometendo livrar o país das sanções internacionais e

resgatar a economia, o clérigo moderado Hassan Rou-hani foi eleito o novo presidente do Irã, tomando posse no último sábado. Mas, para implementar as mudanças que quer, Rouhani depende do aval do supremo aiatolá Ali Khamenei, o líder religioso iraniano e responsável pela decisão final em questões estratégicas. Mesmo as-sim, a saída de Ahmadinejad do poder foi comemorada pelos iranianos, que passam sérias dificuldades econô-micas agravadas pelo isolamento político do país. Em seu primeiro discurso, o novo presidente pediu às po-tências ocidentais que removam as sanções, prometen-do melhorar as relações bilaterais.

pelo mundo

Expectativa é de que bons pagadores negociem taxas de juros menores

No dia 1º de agosto co-meçou a operar o cadastro positivo, banco de dados que reúne informações financeiras dos consumi-dores, como pagamentos, financiamentos e emprés-timos realizados. O obje-tivo é oferecer melhores condições de crédito para pessoas e empresas que mantêm suas contas em dia, permitindo que nego-ciem as taxas de juros mais baixas e prazos maiores ao

solicitarem empréstimos e financiamentos.

De acordo com o pre-sidente da Serasa, Ricar-do Loureiro, a expectativa é que, a médio prazo, a adoção do cadastro posi-tivo reduza em até 45% a inadimplência. Desta for-ma, o acesso às informa-ções dos chamados “bons pagadores” permitirá que bancos e financeiras te-nham maior segurança ao concederem crédito.

Cadastro positivo já está operando

pelo país BRASIL é 91º COLOCADO EM QUALIDADE DE

VIDACom o resultado da pesquisa Tábuas de Mortalidade 2010

– Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, o Brasil passou a ocupar o 91º lugar no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre expectativa de vida. O Chile está na 34ª posição e a Argentina, na 59ª. No grupo Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o país fica atrás apenas da China (70º). Depois do Brasil, estão Rússia (134º), Índia (149º) e África do Sul (179º).

EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASILEIRO é DE 73,76 ANOSDe acordo com o IBGE, a expectativa de vida do bra-

sileiro cresceu 11,24 anos entre 1980 e 2010. O cresci-mento entre as mulheres ficou em 11,69 anos, enquan-to entre os homens a elevação atingiu 10,59 anos. Os números são da edição 2013 da pesquisa “Tábuas abre-viadas de mortalidade por sexo e idade”.

Para fazer parte do cadastro, o consumidor deve autorizar o acesso a seus dados. isso pode ser fei-to através de sites de empresas responsáveis por recolher e disponibilizar informações financeiras - caso da Serasa e da Boa Vista (administradora do SCPC) -, das câmeras de dirigentes lojistas (CDLs) de cada cidade ou no momento da abertura de cré-dito. os dados só são liberados para bancos e lojas mediante a comprovação da existência da relação comercial. Uma vez feito o cadastro, novos registros serão incluídos automaticamente e o consumidor pode retirar seu nome quando quiser.

JMJ AGRADA TURISTASQuase todos os turistas estrangeiros que vieram para

a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Ja-neiro, querem voltar ao país, de acordo com um le-vantamento feito pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur). No total, 500 pessoas foram ouvidas entre 23 e 28 de julho e 89% delas disseram que deixaram o Brasil satisfeitos ou muito satisfeitos com o que viram.

Inscrição no cadastro

40% dos ingressos para eventos esportivos e culturais serão para estudantes e jovens de baixa renda, que pagam metade do valor. O projeto estava engavetado por nove anos

No dia 5 deste mês foi sancionado pela presi-dente Dilma Rousseff o Estatuto da Juventude, com dois vetos. Agora, 40% dos ingressos para eventos esportivos e cul-turais serão destinados para estudantes e jovens de baixa renda, que pa-gam metade do valor.

O Estatuto também prevê 50% de desconto para o segundo grupo em transporte interestadual. O texto original previa desconto na passagem interestadual tanto para estudantes quanto para os jovens de baixa ren-da, mas foi alterado pelo veto da presidente. A nova regra em relação a este transporte estipula que quatro assentos de-

verão ser reservados ex-clusivamente a jovens de baixa renda, obedecendo ao critério de ordem de chegada.

O projeto do Estatuto da Juventude estava en-gavetado por nove anos em Brasília, e sua apro-vação favorece os cida-dãos entre 15 e 29 anos. Mas ele não passa a valer imediatamente; as novas regras de meia-entrada só devem entrar em vigor daqui a seis meses.

A sanção, que ocorreu no Palácio do Planalto, é uma das respostas do governo às manifestações que ocorrem no país.

Sancionado com vetos o Estatuto da Juventude

Foto: Valter Campanato/ABr

Page 11: Edição 166

radar estado 11 l jornaldaestação l agosto de 2013

ESTADO

Todos os contemplados foram classificados como prioritários pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou no dia 1º a lista de municípios seleciona-dos para receberem pro-fissionais brasileiros ins-critos no Programa Mais Médicos. No primeiro mês foram selecionadas 1.753 vagas em 626 municípios brasileiros. Destas, 51,3% estão em municípios de maior vulnerabilidade so-cial do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.

No dia 6 de agosto, o ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha, divulgou a lista dos municípios que foram contemplados com

médicos. No Rio Grande do Sul, dos 346 municípios que se inscreveram, 58 fo-ram classificados como prioritários pelo Ministé-rio da Saúde, e 22 foram contemplados na primei-ra etapa. Os critérios de seleção foram a ordem de inscrição, a proximidade com o estado de origem e a necessidade do município.

Entre as cidades con-templadas estão Porto Alegre, com 11 profis-sionais, e Canoas, com três. Os médicos devem começar a atuar nos municípios em setem-bro.

Mais Médicos: 22 municípios gaúchos são selecionados

o primeiro mês de seleção apontou uma demanda de 15.460 médicos em 3.511 municípios. A próxima chama-da de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto. Cada profissional receberá R$ 10 mil líquido, mais curso de especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.

Demanda

A Expointer 2013 será entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro. Na 36ª edi-ção da feira, considerada a maior da América Latina e uma das maiores do mun-do, a expectativa é de que seja superado em pelo me-nos 15% o volume de R$ 2 bilhões comercializados em máquinas agrícolas na edi-ção de 2012.

Devem participar da Expointer cerca de 6 mil

animais - de 150 raças de bovinos, bubalinos, equi-nos, ovinos, suínos, entre outros. No ano passado, fo-ram comercializados R$ 13 milhões em animais.

O Parque Assis Brasil, local do evento, está sendo revitalizado. Durante toda a revitalização, cujo período é de oito anos, devem ser in-vestidos cerca de R$ 200 mi-lhões, entre verbas públicas e privadas.

36ª Expointer será no final do mês

Page 12: Edição 166

meio ambiente

O desperdício de alimen-tos é um problema mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), por ano, cerca de 1,3 bi-lhão de toneladas de co-mida são perdidas, en-quanto uma em cada oito pessoas passa fome. Esse desperdício ocorre desde o local de produção até o consumidor final.

No Brasil o desperdí-cio também não é pouco. Vão para o lixo 7 milhões de toneladas de frutas e quase 6 milhões de tone-ladas de hortaliças todos os anos. Os dados são do setor de Agroindústria de Alimentos da Empre-sa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Além de ser um desres-peito a quem tem fome, o desperdício de alimen-tos também gera um cus-to alto ao meio ambiente: lixo, gasto de água e de terra. A comida descar-tada também desperdiça energia e combustível usa-do para o seu transporte. Além disso, a decomposi-ção dos alimentos elimina uma grande quantidade do gás metano.

Quem nunca jogou fora comida ainda em condi-ção de ser consumida? Para que esse um terço de tudo que é produzido não vá para o lixo existem so-luções, a começar por um melhor planejamento do consumo dos alimentos.

O Banco de Alimen-tos da Ceasa é um projeto social com o objetivo de combater o desperdício de alimentos através da arre-cadação do excedente da comercialização da Ceasa – alimentos que não têm condições de serem co-mercializados. De acordo com o presidente da Cea-sa/RS, Paulino Olivo Do-natti, diariamente há um expressivo volume de fru-tas, legumes e verduras que não podem ser comerciali-zados unicamente pelo seu aspecto, mas encontrando--se em condições para o consumo. �

Marineli Mêliga, nutri-cionista que trabalha no local, explica que, mesmo não podendo ser vendidos, as frutas e verduras não perdem o valor nutricional.

Os alimentos coletados são encaminhados a entidades sociais filantrópicas, como creches, asilos, associações de bairro e igrejas.

A nutricionista trabalha na coleta e distribuição dos alimentos doados pelos atacadistas junto com mais seis funcionários e cerca de dez voluntários. Só em 2012, foram aproveitadas mil toneladas de alimen-tos. Segundo Marineli, não são todos os atacadistas que aceitam fazer a doação dos alimentos que sobram, mas a maioria contribui com o banco. “Recebemos as frutas e verduras e faze-mos uma separação do que ainda pode ser consumido. Se não existisse o banco de alimentos, tudo iria para o transbordo, o local onde se descarta os resíduos”.

A Ação Social Dom Orioni, em Porto Alegre, é uma das beneficiadas com o Banco de Alimentos. Diariamente, 302 crian-ças da Educação Infantil e de 6 a 15 anos recebem refeições compostas pelas frutas, verduras e pães do banco. “É fundamental para nós, pois assim po-demos direcionar nossos recursos para outras ne-

cessidades”, coloca o co-ordenador de programas sociais José Luís Neves. Segundo ele, as crianças têm acesso a uma diver-sidade de alimentos e gostam muito de frutas e verduras: “Todos têm que comer de tudo, tanto o que gostam e quanto o que precisam”. Por ano, são consumidas na ação social 20 toneladas de alimentos.

COMPRAR BEM: Planeje suas compras. evite excessos e prefira os alimentos da época, pois pos-suem melhor qualidade (maior durabilidade, maior teor nutricional e menor quantidade de agrotóxicos) além de apresentarem preços mais acessíveis.

12 l jornaldaestação l agosto de 2013

Iniciativa aproveita mil toneladas de alimento por ano

Em benefício de muitos

Dicas:

Nos países em desenvolvimento, cerca de dois terços da comida é perdida após a colheita e armazenamento inadequado

Quer consu-mir e produzir o mínimo de resíduo? Experimente a receita!

Não ao desperdício de alimentos!

O desperdício de alimento no Brasil é estimado em 26,3 milhões de toneladas. Cerca de 10% desse total se perdem ainda no campo, ou-tros 50% se dá no transporte e manuseio, e 10% da perda acontece na fase de consumo.

870 milhões de pessoas passam fome e, a cada dia, mais de 20 mil crianças menores de cinco anos morrem de fome.

1,3 bilhão de toneladas ou um ter-ço da produção total de alimentos no mundo vai parar no lixo.

Foto: Divulgação CEASA

Torta de Banana com cascas

■ Ingredientes:• 2 bananas inteiras• ½ xícara de água• 3 ovos• ½ xícara de óleo• 3 xícaras de farinha de trigo• 1 xícara de açúcar mascavo• 2 xícaras de açúcar• 1 colher (sopa) de fermento

■ Modo de fazer• Bata no liquidificador as cascas de banana, 2 xícaras de açúcar, ovos e óleo.• Acrescente a água e a farinha e bata um pouco.• Coloque no fundo de uma forma 1 xícara de açúcar mascavo e a banana cortada em fatias finas, por cima a massa do bolo.• Asse por 40 minuntos. Para desenformar, espere a torta esfriar. Aqueça o fundo da forma na chama do fogão para que o caramelo formado no fundo derreta.• Vire a torta em uma bandeja e está pronto.

Page 13: Edição 166

Comprar uma casa começa pela escolha de uma imobiliária de confiança. Ela será a respon-sável por verificar se o imóvel não tem dívidas, se ele realmente está no nome do vendedor, se ele não foi usado como garantia de locação de outro imóvel, entre outras coisas.

A escolha do imóvel deve levar em conta as ne-cessidades de quem vai morar lá. “nesse momento a questão sentimental prevalece, mas é preciso ser racional na escolha e não agir impulsivamente. É bom lembrar que essa casa será seu lar por um lon-go tempo”, lembra Aline Mercado.

Se o objetivo for a compra financiada, o compra-dor pode fazer várias simulações para ver qual se encaixa melhor no seu orçamento.

escolhido o imóvel, o comprador deve providen-ciar a documentação necessária (instruído pela imobiliária).

o banco analisa os documentos, e se estiver tudo certo, chama as partes para a assinatura do con-trato.

É de praxe que o comprador pague uma entra-da antecipada para garantir o negócio. A posse das chaves pode se dar tanto no momento do paga-mento desse valor quanto no momento da assina-tura do financiamento no banco, ou ainda na data que estiver estipulada no contrato.

móveis & imóveis 13 l jornaldaestação l agosto de 2013

Compra da casa própria: a realização de um sonho

A compra de uma casa é sempre motivo de ex-pectativas e realizações. Hoje em dia o brasileiro compra em média dois imóveis ao logo de sua vida. Ter uma casa pró-pria, no entanto, exige muito esforço, o que tor-na ainda melhor o senti-mento da conquista dessa posse.

A compra de um imó-vel mexe com questões muito particulares de cada um. Aline Gehl Mercado, gerente de ma-rketing de uma imobiliá-ria, relata que as pessoas ficam muito felizes quan-

do realizam esse sonho: “Quando a pessoa com-pra a casa, está concreti-zando um sonho de vida, e ao mesmo tempo come-çando uma vida nova”.

Segundo ela, esse é um momento muito impor-tante na vida das pessoas, pois elas se tornam mais confiantes com a pos-se. “É a confiança com a estabilidade e também com a certeza de renta-bilidade do imóvel. Ao mesmo tempo, desperta uma motivação para tra-balhar e pagar o imóvel, o que também movimenta a economia.”

Segundo a gerente de marketing Aline Gehl Mer-cado, as negociações para compra de um imóvel estão muito facilitadas. “É um óti-mo momento no ramo imo-biliário, o tempo de finan-ciamento aumentou para 35 anos e os juros estão baixos, o que facilita a compra de

um imóvel, pois é mais fá-cil pagar as parcelas, que se tornam menores.” Segundo a gerente, no momento tam-bém existem muitas opções de casas e apartamentos à venda, e o consumidor pode optar por aquilo que se en-caixa melhor nas necessida-des da sua família.

Angelita Teixeira Batista, de 39 anos, comprou sua casa este ano. “Foi uma vi-tória. Era uma coisa que eu queria muito, corri atrás e agora já estou planejando cada detalhe da minha casa nova.” Foram muitas bata-lhas até a conquista do so-

nho: “Peguei vários folders, conversei com meu marido e tomei a decisão de com-prar a casa. Depois passei por toda a burocracia para entregar a documentação, e quando recebi a confir-mação do banco chorei de alegria”.

Mercado aquecido

Planejando cada detalhe

Os passos

Adquirir um imóvel gera muitas expectativas

Page 14: Edição 166

mercado de trabalho economia

Os mais experientes têm cada vez mais espaço no mercado de trabalho

Se você pretende viajar nas férias de verão, quer comprar uma televisão ou tem qualquer outro plano para o final de ano, é bom já co-meçar a poupar

As mudanças nas fun-ções e nas profissões são cada vez mais constantes, e o mercado de trabalho se diversifica constantemente. Ganhar seu lugar no merca-do para quem tem mais de 40 anos não é tão fácil, mas para quem tem disposição e experiência sempre há es-paço.

Quem fica desemprega-do ou quer mudar de em-prego nessa faixa etária tem grandes chances de se dar

bem, já que hoje em dia as empresas também buscam experiência e maturidade nos funcionários.

Na Região Metropoli-tana de Porto Alegre, pes-soas com mais de 40 anos representam 42% do total da População economica-mente ativa. Elas passaram a representar a parcela mais importante do mercado de trabalho, que considera quem está trabalhando ou procura uma ocupação.

Economizar dinheiro não é uma tarefa fácil. Um real aqui, outro ali, e quan-do se vê a carteira já está vazia. Aí você parte para o cartão de crédito, e nem percebe o quanto está gas-tando.

Para a maior parte da

população, é difícil fazer so-brar salário no final do mês. Mas, como comprar à vista é sempre vantajoso por ter desconto, nada melhor do que poupar um pouco mais para realizar seus desejos. Veja algumas sugestões que podem facilitar a poupança:

- Registe todas as despesas. Pode parecer entediante, mas é a forma ideal para descobrir se está gastando di-nheiro desnecessariamente. Você pode fazer uma tabe-la no excel ou então anotar em um caderninho.

- Estipule quanto você pode gastar e quanto você quer poupar. no começo é difícil se ater a este valor, mas com o tempo você aprende a fazer escolhas.

- Compre só o que precisa, nada de ficar abrindo e--mails de ofertas e pegando catálogos em lojas. As ofertas são uma das armadilhas mais comuns para gas-tar dinheiro desnecessariamente.

- Prefira pagar em dinheiro, evite usar cartões. Use o cartão de crédito somente nas emergências.

- Leve comida de casa para o trabalho. os lanchinhos na padaria acabam levando uma boa parte do seu salá-rio se você for pensar.

- Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. explique porque um coleguinha tem um brinquedo que ele não tem, ou uma mochila mais cara.

- Quando for ao supermercado fazer compras, leve uma lista detalhada das coisas que precisa e limite-se a com-prar apenas aquilo que está escrito.

- Tenha um porquinho: todo mundo tem moedas so-brando. Coloque-as em um cofrinho e se impressione com o resultado no final do ano.

- Aprenda a dizer não: você não tem que comprar agora, saiba dizer não para si mesmo e para alguns convites dos outros quando você sabe que precisa economizar.

- Preste atenção nos pequenos gastos: é fácil lembrar--se de grandes despesas, mas difícil se dar conta dos inúmeros pequenos gastos.

14 l jornaldaestação l agosto de 2013

Segundo Ana Paula Sil-va dos Santos, psicóloga e gerente de seleção de uma empresa de RH, as áreas que mais contratam pes-

soas acima dos 40 anos são corretoras, área co-mercial no geral, jurídica, call center, instituições fi-nanceiras e contábeis.

A gerente de seleção co-loca que o currículo deve especificar as quatro últimas empresas em que o candida-to trabalhou, com as experi-ências de cada de forma de-

talhada. “A estabilidade nos empregos anteriores é um item importante”, lembra Ana Paula. Outro fator que conta bastante é a qualifica-ção e a experiência.

Quem está a procu-ra de um emprego e tem mais de 40 anos pode co-meçar pelas agências de recrutamento e seleção e as agências do Sine da sua cidade. Outra maneira é conversar com os amigos e ex-colegas de trabalho,

geralmente alguém sabe de alguma vaga de empre-go em aberto. Os conhe-cidos são uma excelente forma de conseguir uma indicação, por isso é fun-damental manter um bom relacionamento com cole-gas em todos os empregos.

Áreas mais favoráveis

O que conta mais no currículo?

Procure no lugar certo

Emprego depois dos 40

Leve comida de casa

Hora de engordar o porquinho

Manter a autoestima elevada. Há muitas pessoas desmotivadas, com aparência cansada buscando em-prego. É necessário também cuidar da saúde.

Ser criativo e tentar aprender com as pessoas mais jovens ao seu redor.

Usar a rede de amigos para recolocar-se no merca-do. O networking é fundamental.

Participar de palestras, cursos gratuitos e encontros.

Dicas

Page 15: Edição 166

oportunidades 15 l jornaldaestação lagosto de 2013

concursosCEEE-D - Companhia Estadual de Energia ElétricaPrazo: até 26/08Vagas: 35 vagas (Ensino Médio e superior)Remuneração: até R$ 3607,59Taxa: de R$ 50 a R$ 59,90Inscrições: www.fundatec.org.br

EGR – Empresa Gaúcha de RodoviasPrazo: até 8/08Vagas: 27 vagas (Ensino Médio e superior)Remuneração: até R$ 5127,15Taxa: de R$ 60,17 a R$ 137,19Inscrições: www.egr.rs.gov.br

FEPPS - Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em SaúdePrazo: até 12/08Vagas: 15 vagas (Ensino Médio e superior)Remuneração: até R$ 5244,90Taxa: de R$ 40 a R$ 90Inscrições: www.pontuaconcursos.com.br

Ministério PúblicoPrazo: até 9/08Vagas: 10 vagas para secretário de diligências (Ensino Médio)Remuneração: R$ 3782,59Taxa: R$ 101,06Inscrições: www.mp.rs.gov.br/concursos

Grupo Hospitalar ConceiçãoPrazo: até 11/08Vagas: 12 vagas para vários cargos (técnico e superior)Remuneração: até R$ 16 milTaxa: R$ 52 e R$ 92Inscrições: www.fundacaolasalle.org.br/concursos

MarinhaPeríodo: 12 de agosto a 12 de setembroVagas: 98 vagas de nível superiorRemuneração: não informadaTaxa: R$ 45Inscrições: www.ingressonamarinha.mar.mil.br

Vagas para o SisutecEstão abertas até o dia

12 de agosto as inscrições no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Nessa seleção será usada a nota do Enem 2012. São quase 40 mil vagas em todo o Brasil, 831 no Rio Grande do Sul. Do total de vagas, 85% são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral.

Os cursos são gratuitos e têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula.

InscriçõesPara se inscrever é preciso ter feito o Enem 2012 com nota maior que zero na redação. As inscrições devem ser feitas através do site sisutec.mec.gov.br.

CONCURSOS

A contração da preposição com o artigo (de + a) não pode ser feita se o elemento posterior à preposição funcionar como sujeito do verbo. Nesses casos o artigo deve ficar separado. Apesar de a crise ainda existir.

Outros exemplos:Está na hora de ela descansar. (Quem é que descansará? Ela)Apesar de isso existir, cresceremos nos próximos anos. (Que é que existe? Isso)

abc na estação

Quer conferir todas as edições

do Jornal da Estação?

Acesse o nosso site!

www.jornaldaestacao.com.br

Apesar “da” ou “de a” crise ainda existir?

Page 16: Edição 166

Débora Lavinsky Roysen, estudante

Felipe Lanzoni Campos, analista de crédito

dia dos pais 16 l jornaldaestação l agosto de 2013

Paixão de pai para filha os ensinamentos dos paisOs filhos normalmente

seguem os exemplos dos pais. Na família Cardoso, de Novo Hamburgo, não é diferente. A filha Maria-na Cardoso, de oito anos, segue os ensinamentos do pai Márcio Cardoso. Mas, a paixão deles é um pouco fora do comum: eles ado-ram uma aventura em cima da moto, e cada um tem a sua.

Márcio Cardoso é pro-prietário de uma loja de motos na cidade, e a filha quando estava no local sempre pedia uma moto, e quando pequena, chorava quando o pai saía para as trilhas, querendo ir junto. Foi então que os pais de-cidiram presenteá-la no aniversário de oito anos. A surpresa foi enorme, a Mariana nem esperava que tão cedo já poderia pilotar uma moto especial para seu tamanho. Junto com o veículo vieram to-dos os equipamentos de segurança: “A combina-ção foi que ela não pode ligar a moto sem estar com todo o equipamento de segurança. É uma mini moto e requer bastante cuidado.

Há oito meses com a moto, Mariana já está craque. “Quando ganhei a moto ainda não sabia pilotar, mas meu pai foi me ajudando até eu pegar o jeito”, diz. Para praticar, os pais a levam nos finais

de semana para lugares abertos. Corajosa, ela não tem medo de cair. O pai coruja já cogita aumentar as cilindradas se a filha continuar com o gosto pe-las motos: “Por enquan-to ela só está brincando, ainda não vai nas trilhas por ser muito jovem e o esporte requer muito cui-dado. Mas se ela gostar, nós vamos aumentar as cilindradas mais tarde.”

Todos os dias são dos pais, das mães, dos filhos, dos avós, mas no domingo do dia 11, quem merece uma atenção especial são os pais. Não precisa ser pai biológi-co; pode serpadrasto, avô, padrinho, o nome tanto faz, o importante é comemorar e principalmente estar ao lado de quem sempre de-dicou amor e atenção na sua criação. Pai é aquele

que cuida, que ensina va-lores, que dá exemplo.

Cada um tem a sua his-tória com o pai. Neste mês especial para eles, mais do que dar presentes, o que vale mesmo é demostrar o que representam. O Jor-nal da Estação conversou com dois filhos corujas, que têm uma relação de muita cumplicidade com os pais:

“falar que o meu pai me ensinou a ser um homem

que luta cada vez mais para ser melhor, para

cada dia superar as dificuldades que possam aparecer com toda a força

possível, pode pa-recer um pouco clichê, mas esse é o homem que eu sigo. Mesmo com todas as dificulda-

des que a vida colocou em sua vida, ele soube superar e se tornar um arquiteto bem sucedido e criar, ensinar e sustentar uma família. Sendo surdo em um meio sem condições ele se destacou, enfrentou pessoas más in-tencionadas, escolas com crianças normais, faculdade e uma vida profissional. ele nunca precisou dizer nada, ele já é o exemplo que sempre seguirei e que não me falte forças para ser um terço do homem que ele é. Um feliz dia dos pais para todos e um grande beijo para o meu grande exemplo de vida.”

Consciência do perigo no trânsito

Apesar da paixão pe-las motos, o pai tem plena consciência do perigo que representa andar de moto no trânsito. “Tenho uma fi-lha de 16 anos e quando ela completar 18 não vou que-rer que ela tenha uma moto.

Para sair no trânsito é preci-so muito cuidado com você e com os outros motoristas. Acho que não vale a pena o risco.” Por isso, a aventura em cima da moto provavel-mente não passará de espor-te para a família Cardoso.

Amor antigo

A paixão de Márcio por motocicletas já é antiga: “Sempre fui motociclista e depois de abrir a loja virei um apaixonado por mo-tos.” Esse gosto pelas trilhas e por aventura passou para os filhos. “Eu sou trilheiro e obviamente a gente puxa

os filhos pro nosso lado. É um esporte que gosto de praticar.” Além de Maria-na, Márcio tem mais dois filhos. O pequeno Luca, de 3 anos, já dá suas fugidas com a motinho elétrica. “O Luca é doente também”, brinca o pai.

Exemplo a seguir

Porto seguro

Fotos: Luciana Birck/JE

Mariana Cardoso ganhou a moto de presente dos pais no aniversário de oito anos

“Meu pai é meu porto seguro, é aquele que sabe me dar segurança, me educou para os diversos aspec-tos da vida, sou-be me ensinar limites, a ter dis-ciplina, a ter foco, ser racional, lidar com a parte concre-ta da vida. Meu pai me ensinou a ter paixão por tudo o que fizermos na vida, a termos orgulho de ser quem somos e a dar valor para o trabalho e o estudo. Aquele que apoia incondicionalmente todas minhas escolhas, que tenta me aconselhar e me orientar, mas não corta minhas asas e deixa eu voar como quiser. Meu pai é uma daquelas pessoas que não tenho como mensurar o meu amor, porque é infinito e incondicional. Sou assu-midamente uma filha coruja.”

Page 17: Edição 166

lazer 17 l jornaldaestação l agosto de 2013

Cristine Marquetto

por ThayseScussel

Grafite e pichação costumavam ser muito con-fundidos. Costumavam, pois hoje o grafite vem se destacando e se firmando como uma modalidade de arte bastante expressiva da realidade social. Um dos precursores desse movimento foi Bansky, nome-artístico de um grafiteiro, pintor e ativista político nascido na inglaterra. Seus grafites estão espalhados pela cidade de Londres, mas também pelo mundo, sempre mostrando uma arte satírica e com crítica social. ele já tem um livro publicado e tam-bém um site para mostrar e comercia-lizar seu trabalho: http://www.banksy.co.uk. Muito admira-do pelos londrinos, Banksy consegue atingir as pessoas em todo o mundo por causar identifica-ção dos observado-res com sua crítica social. Vale a pena conferir um pouco de seu trabalho.

Apesar de decla-rar em seu site que não faz caridade, foi anunciado no mês passado que será feito um lei-lão beneficente de uma de suas obras. o mural, que mostra duas crianças brincando com uma placa que diz “Proibidos jogos com bola”, foi reti-rado de um muro em Tottenham, no norte de Lon-dres, em 27 de julho, causando alvoroço e revolta da população daquela comunidade. A alegação é de que o local estava inapropriado, que a obra estava sendo deteriorada e que poucas pessoas podiam vê-la. o grafite, que apareceu na lateral de uma loja em 2009, vai ser vendido e o total do valor arrecadado será revertido para a caridade. A expectativa é de que o valor seja alto, pois um colecionador das obras de Banksy já vendeu, em 2010, uma de suas obras por mais de um milhão de libras. Grafite é, hoje, arte renomada e reconhe-cida, financeiramente também.

Grafite de um milhão de libras

fique de olho nas passarelas

mandou bem

te liga nas tendências

para eles

inspiração do mês

o estilo barroco brilhou nas passarelas nas coleções outono/inverno de 2013. Inspirados em pintores italianos como Michelangelo e Caravaggio, o barroco foi um estilo artístico do século XVi. na moda, ele está representado através dos bordados, estampas e muitos detalhes em dourado.

A americana olivia Palermo mandou muito bem quando escolheu o vestido branco super simples com um maxi colar. A leveza do vestido com o colorido do acessório deixou a socialite com um look muito elegante.

os crop tops invadiram o verão europeu e prome-tem ser os queridinhos do verão brasileiro. essa tendência é influência dos anos 70 e 80 e o look é composto por uma blusa mais curta com uma peça de cintura mais alta.

Marcas como Prada, Gucci e Jil Sander deixaram claro nas passarelas: o vermelho é a cor da moda para homens. nesse final de inverno, abuse de casacos vermelhos, mas não se esqueça: os tons da tendência são os vermelhos escuros e discretos.

Você alguma vez já reparou no prazo de validade de uma maquiagem? Uma fórmula com a validade vencida pode conter além da maquiagem muitas bactérias, que podem causar irritações, alergias e acnes.nem sempre a data de validade está na maquiagem, algumas podem ter ficado na embalagem que você já jogou fora.Caso a data de validade não esteja visível, evite usar produtos com textura, cores e odores altera-dos, aguados ou ressecados.

Essencial para a maioria das mulheres, esse item exige alguns cuidados

Conservação: sempre deixe as maquiagens bem fechadas, limpe a néces-saire constantemente e evite deixar esses produtos em bancadas de banheiro onde o ambiente é úmido.

Maquiagem também tem prazo de validade

Keira Knightley é uma atriz britânica cheia de estilo. Com personalidade forte, a inglesa passa para seus looks toda sua versatilidade e elegância. Ícone da moda, Keira é reconhecida como a verdadeira porta voz do melhor estilo britânico de se vestir. Vale a pena ficar de olho nos seus looks inspirados no guar-da roupa masculino, mas sem perder a delicadeza.

cultura em foco

[email protected]ço da moda

dicas de maquiagem

As máscaras para cílios, por exemplo, tem uma duração média de apenas 3 meses.

Todos os produtos em creme como bases e blushs duram de 12 a 18 meses.

Os produtos com óleo na fórmula estragam mais rápido e os em pó duram mais, alguns podem chegar a dois anos no máximo.

Os batons podem durar um ano e o gloss, 18 meses.

Os produtos usados nos olhos estragam mais rápido e podem se tornar verdadeiros vilões. As som-bras têm validade média de um ano, e um lápis de olho dura dois anos se for apontado constantemente.

“Muito admirado pelos londrinos, Banksy consegue atingir as pessoas em todo o mundo por causar identi-ficação dos obser-vadores com sua

crítica social.

Page 18: Edição 166

famosos

“Alface não dá neurônio. Não sou coelho, nem nenhum animal

herbívoro, para ficar comendo folha”

Susana Vieira, no ar na novela “Amor à Vida”

Apesar de não estar muito bem no futebol, o jogador Adriano continua aprontando das suas. Depois de cur-tir uma saída com os amigos, o Imperador deu muita dor de cabeça aos seguranças de um shopping na Barra da Tijuca, no Rio. Na hora de ir embora, o atleta, que tinha tomado umas e outras, insistiu que queria des-cer por uma escada rolante configurada para funcionar no sentido oposto. Os seguranças tiveram que parar o equipamento para que “Sua Majestade” pudesse ter o desejo atendido. Na saída, Adriano ainda atropelou um gato no estacionamento.

Sharon Stone, uma das únicas atrizes de Hollywood que conseguiu escapar das cirurgias plásticas, quase foi convencida a fazer um lift facial. Sharon acha mais sexy a aparência natural, apesar de já ter recebido ofertas de di-versos cirurgiões. “Não posso dizer quantos médicos ten-taram me vender um lift facial. Eu cheguei ao ponto de cair na conversa para fazer o procedimento, mas quando eu voltei e olhei para minhas fotos, eu pensei, o que eles vão levantar?”, disse a atriz à revista americana New You.

A filha de Xuxa e Luciano Szafir, Sasha, que teve a co-bertura de seu nasci-mento feita em rede nacional, vai ganhar um irmão em breve. A namorada de Sza-fir, Luhanna Melloni, está grávida de um menino. O bebê se chamará David e está previsto para nascer no final do ano.

Grande nome brasileiro nas lutas, Anderson Silva quer agora perseguir um antigo sonho: ser ator. O lutador revelou que já está dando seus primeiros pas-sos na dramaturgia. Ele vai viver um policial na comé-dia brasileira “Até que a Sorte nos Separe 2”, e já gravou participa-ções em duas pro-duções hollywoo-dianas, que ainda estão para estrear. “Quero seguir a carreira de ator. Sei que é difícil, são muitos ato-res lutando por um papel. Mas só espero fazer bem feito e que as pessoas gostem, que eu consi-ga passar credibilidade para quem estiver me assistindo”.

Sasha vai ganhar um irmãozinho

Dos ringues às telas

Ela não é vegetariana

Imperador continua aprontando

Nada de plásticas

Page 19: Edição 166

18 e 19 l jornaldaestação l agosto de 2013

■ Vida boa em Barcelona

■ Presente para o príncipe

■ Bárbara Evans na capa

O marido de Scheila Carvalho admitiu em rede na-cional que traiu a esposa. O caso ocorreu em fevereiro, durante o carnaval. “Foi um deslize em uma época em que eu meio que estava separado da minha mulher”, as-sumiu Tony Salles, que garantiu que a “ficada” ocorreu apenas uma vez. Enquanto a esposa segue confinada em “A Fazenda 6”, Tony aproveitou para elogiar a ex--dançarina e garantiu que está tudo certo na vida do casal. “Quando ela entrou na ‘fazenda’ a gente estava bem demais, seria muita falta de caráter eu fazer algu-ma coisa enquanto ela está lá.”

Alexandre Pato, jogador do Corinthians, continua solteiro desde que se separou de Barbara Berlusconi, em julho. Pato está 100% focado no trabalho e des-mentiu todos os boatos envolvendo supostos relacio-namentos amorosos. Rolaram boatos de que o jogador estaria namorando uma atriz da novela “Sangue Bom”. Ellen Rocche e Isabelle Drummond foram apontadas como possíveis namoradas.

Mesmo com fama de galã por causa de seu persona-gem em “Amor à Vida”, o médico Michel, Caio Castro disse que nem sempre consegue conquistar todas as mulheres que deseja. “É normal, acho que todo mundo já levou um fora”. O ator confessa que a fama que vem de sua carreira nem sempre ajuda na paquera. “Fama é fama, então acho que de repente te atrapalha um pouco”.

Lavando roupa suja em rede nacional

Solteiro... por enquanto

Até ele já levou fora

Rafaella Beckran está acompanhando o irmão Neymar em Barcelona e, enquan-to o craque joga, ela toma sol e curte o ve-rão europeu. A “mana” até postou uma foto de biquíni em que apa-rece lendo um livro e chamando pela cunha-da e as amigas: “Cadê vocês?”

O raper Kanye West enviou ao Príncipe George, que nasceu no dia 22 de julho, mini versões da sua linha de roupas. As peças in-cluem um jeans skinny e moletons de capuz, mas não se sabe se William e Kate Middleton irão vestir o pequeno com esse estilo de roupa.

Aos 22 anos, a filha de Mo-nique Evans vai estampar pela segunda vez a primeira página da revista Playboy. Desta vez em uma edição especial dedi-cada às mulheres confinadas na sexta edição do reality show de celebridades da Rede Record. A edição terá também fotos de Scheila Carvalho, De-nise Rocha, da funkei-ra Mulher Filé e da ex-panicat Aryane Steinkopf. Serão reaproveitadas fo-tos de outras edi-ções da publicação.

Page 20: Edição 166

■ Ingredientes:• 2 caixas de morango de 200g• 2 latas de leite condensado• 2 latas de creme de leite• 1 barra de chocolate ao leite meio amargo de 200g• 2 colheres de manteiga ou margarina sem sal

■ Modo de fazer• Lave os morangos inteiros e seque em toalha de papel, para que não fiquem com água.• Faça um “branquinho mole” com o leite condensado e a manteiga.• Despeje em uma forma transparente (para que depois possa se ver as camadas) e enquanto esfria, distribua os morangos inteiros por cima, de forma uniforme.• Coloque o creme de leite e o chocolate picado em uma panela e aqueça em banho-maria. Mexa para incorpo-rar bem.• Coloque a mistura sobre os morangos.• Enfeite com alguns morangos inteiros.

Torta de morango

De 8 a 11 de agosto acontece em Sapucaia a 23ª edição da Guyanuba da Canção Nativa e 16ª Guyanuba Piá. Milongas, chamamés, chamarritas, polcas, entre outros ritmos, fazem parte da programação que trás compositores de Cruz Alta, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Vacaria, Palmeira das Missões, São Gabriel, Tramandaí, além de representantes da região.

Em Sapucaia, um dos maiores festivais nativistas do estado

lazer 20 l jornaldaestação l agosto de 2013

PROGRAMAçãO:08/0820h – Abertura oficial e show com Dante Ramon Ledesma21h - 16ª Guyanuba Piá – fases Piá e Piazito 09/0820h – Show com Cristiano Quevedo21h – 23ª Guyanuba da Canção nativa - fASe ReGionAL22h – Show com elton Saldanha

10/0820h – Show com Pirisca Grecco21h – 23ª Guyanuba da Canção nativa - fASe eSTADUAL 22h – Show com Wilson Paim 11/0819h – Show com Academia de Música Silvio Costa19h30 – Show com João Chagas Leite20h30 – Apresentação dos classificados e cerimônia de premiação22h – Show com neto fagundes

agende-se

gastronomiaespaço da

O evento começa a partir das 20 horas de quinta a sábado e a partir das 18 horas no domingo, no Gi-násio Municipal Kurashiki. A entrada é de um quilo de alimento não perecível.

PORTO ALEGRE

27 de agostoTombéOnde: Teatro Municipal (R. Osvaldo Aranha, 934)Horário: 20hIngresso: gratuito

11 de agostoBeatles instrumental - COME TOGETHER PROJECTOnde: Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028)Horário: 18hIngresso: R$10,00

7 e 21 de agostoPimenta Brasileira – Músicas para esquentar Onde: Café Sesc CentroHorário: 19hIngresso: gratuito

11 de agostoOrquestra de Câmara FundarteOnde: Catedral MetropolitanaHorário: 19h30minIngresso: gratuito

até 11 de agostoMostra da obra do diretor haitiano Raoul Peck Seis filmes emblemáticos constam da programação da mostra: Canto do Haiti; Lumumba; Lumumba, a morte do profeta; Moloch Tropical; O Homem das Docas, e O Lucro e Nada Mais. O conjunto da obra aborda assuntos variados como o genocídio de Ruanda, os círculos de poder franceses e outros assuntos sociais.Onde: CinebancáriosIngresso: gratuito

música

música

teatro

8 de agostoA banda que não existe Onde: Casa de Cultura Mário Quintana Horário: 12h30min Ingresso: gratuito

SÃO LEOPOLDOcinemacinema19, 21 e 23 de agostoMostra de filmes alemães (comentados)Onde: : Teatro Municipal (Osvaldo Aranha,934)Horário: 9 e 14 horasIngresso: gratuito

NOVO HAMBURGO

show

30 de agostoQuinteto BrasíliaOnde: Fundação Ernesto Frederico Scheffel (R. Gen. Daltro Filho, 911)Horário: 20hIngresso: gratuito

Cantor nativista Dante Ramon Ledesma fará show na abertuta oficial

Page 21: Edição 166

tirinha!

lazer 21 l jornaldaestação l agosto de 2013

Horóscopo Mensal

ÁRIES - Fase de muito envolvimento com assun-tos familiares e ajustes em questões do lar. Há tendên-cias para uma mudança de postura em seus relaciona-mentos com os mais ínti-mos, principalmente para esclarecer de vez antigos assuntos.

TOURO - Momento bom para se envolver com novos estudos e se apro-fundar em conhecimentos que tem interesse e que fa-voreçam seu trabalho. As relações amorosas exigem mais cuidado e paciência.

GÊMEOS - Dê aten-ção especial às finanças, você pode passar por um período complicado. Fase importante para uma re-flexão sobre valores diante de suas relações e para ob-servar o que as pessoas que estão ao seu redor conside-ram importantes.

CÂNCER - Momento bom para realizar objetivos e dar andamento a assun-tos que apresentam dificul-dades de solução. Evite se exceder em exigências ou

manias no convívio com familiares e na vida amo-rosa.

VIRGEM - O convívio com amigos tende a ser mais intenso, retomando contatos ou conhecendo novas pessoas. Mês impor-tante para mais cuidado com a comunicação junto aos familiares e também na vida afetiva. Uma nova fase marcará a direção de assuntos nessas relações.

LIBRA - Novas priori-dades profissionais tendem a aparecer neste período. Nos relacionamentos, mo-mento importante para não se comportar de maneira dispersa de quem gosta em função das responsabilida-des do cotidiano.

ESCORPIÃO - Bom momento para aperfeiçoar conhecimentos que ajuda-rão em ações ligadas a tra-balho. O contato com pes-soas à distância, planos de viagens ou atividades que envolvam vínculos com outros lugares deverá ser mais frequente em seu dia a dia.

SAGITÁRIO - Momen-to para revisões em as-suntos financeiros e temas materiais, áreas da sua vida mais propensas a contra-tempos neste período. Na vida amorosa, há tendên-cias para desvendar assun-tos e esclarecer os senti-mentos.

CAPRICÓRNIO - Fase de mais convivências com pessoas diferentes e dedi-cação maior aos assuntos de quem gosta. É um mo-mento de teste para aceitar as diferenças e não agir de maneira radical.

AQUÁRIO - Hora de valorizar as despesas mais essenciais na rotina, espe-cialmente com as coisas domésticas e com cuida-dos mais essenciais para si, como a saúde.

PEIXES - O momento pede um pouco mais de ousadia e criatividade na vida profissional. Será es-sencial expressar mais os sentimentos na vida amo-rosa, mas com atenção para não exagerar em pos-turas dramáticas.

SIGNO DO MÊS: LEãOLeão é conhecido pela força com que impõe sua vontade, para realizar seu próprio destino. É também o educador, aquele que dá o bom exemplo.Com temperamento ardente e apaixonado, ele precisa ser aceito e para isso ex-plora com maestria suas capacidades. no amor, o leonino se destaca pelo romantismo, dramati-cidade e sensualidade. Galante e possessivo, o que mais o atordoa é a rejeição, o descaso e a frieza.

LEãOO momento é especial para refletir sobre valores e se vale a pena cultivar certos costumes. Novas chances para realizar seus projetos surgirão. Sua autenticidade estará mais intensa na vida amorosa.Muitas oportunidades vêm pela frente. Não se isole, a não ser nos mo-mentos necessários para se encontrar.

o filme é baseado em uma história real. Richard Gere vive o professor Parker Wilson, que encontra um filhote de cachorro da raça Akita na estação de trem que frequenta, e em sua coleira está o nome Hachi. Mesmo com a reprovação da esposa, ele abriga o animal em sua casa. o cão acaba con-quistando a todos na casa. Quando Hachi cresce, passa a acompanhar o dono até a estação em sua ida para o trabalho, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Algo acontece e Parker não mais retorna para casa. Todavia, Hachi não desiste de esperar o seu dono todos os dias durante anos. Ano: 1999.

palavras cruzadasALmANAquE DE PASSAtEmPoS • Reprodução autorizada

Solução das Cruzadinhas

Preta Gil – 8 de agosto

Quer ficar informado o mês inteiro?

Curta também o Jornal da Estação no facebook!

facebook.com/JornaldaEstacao

“O homem não morre quando deixa de viver,mas sim quando deixa de amar.”

Charles Chaplin

Barack Obama – 4 de agosto

Mick Jagger – 26 de julho

Famosos do signo de LEãO

Madonna – 16 de agosto

Wagner Moura – 27 de

julho

dicade filme

Sempre ao seu lado

Page 22: Edição 166

esporte

duplagrenal

tênis

natação

UFC

giropelo esporte

O principal tenista brasileiro, Thomaz Bellucci, pas-sa por um de seus piores momentos, ao ser eliminado logo na estreia dos quatro últimos torneios que par-ticipou. O atleta foi eliminado em sua primeira par-tida no Masters 1000 de Montreal; antes, ele só havia conseguido classificação para a chave principal devido a desistência de outros dois tenistas, por lesão. Agora na 114ª posição do ranking, Bellucci pode perder o posto de melhor tenista do Brasil para João Souza.

Os nadadores brasileiros tiveram ótimo desempe-nho no recente Mundial de Esportes Aquáticos, rea-lizado em Barcelona, e voltaram para casa carregando dez medalhas. Começando por Cesar Cielo, o princi-pal nome da natação brasileira atualmente, que con-quistou o bicampeonato em nado borboleta (50m) e o ouro nos 50m livre, e Poliana Okimoto, que conquis-tou três medalhas (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze). Ana Marcela conquistou uma prata e um bronze; Thiago Pereira e Felipe Lima também conquis-taram medalhas de bronze. Os resultados fizeram o Brasil ficar na 8ª colocação na classificação geral.

Mesmo com o pé direito quebrado, o brasileiro José Aldo derrotou seu adversário, Chan Sung Jung, e man-teve o cinturão dos Pesos Pena no UFC. Aldo fraturou o pé logo no seu primeiro chute na luta, mas conseguiu um nocaute técnico no quarto round. Por outro lado, o também brasileiro Lyoto Machida não conseguiu derrotar o americano Phill Davis, em uma luta equili-brada, em que o vencedor foi apontado pelos juízes. A decisão de dar a vitória a Davis foi muito polêmica, e até mesmo o presidente do UFC considerou que Lyoto deveria ter sido declarado vencedor.

Prêmios milionários: o último Grand Slam da temporada está prestes a começar, e com um prêmio recorde aos vencedores. Com início dia 26 de agosto, o US Open anunciou que os prêmios deste ano foram aumentados, atingindo o valor recorde de 68 milhões de reais.

Em má fase, Bellucci cai na estreia pela 4ª vez

Brasileiros têm bom desempenho no Mundial de esportes Aquáticos

José Aldo mantém cinturão, mas Lyoto é derrotado

Sem Zé Roberto em cam-po, vítima de uma lesão na coxa, o técnico Renato Por-taluppi mudou o esquema tático tricolor e configurou um 3-5-2, e de acordo com o treinador, o desempenho da equipe nesse esquema o agradou. Dificilmente o es-quema poderá se repetir na próxima partida, devido à expulsão de Werley no Gre--Nal, mas não será surpresa alguma se o 3-5-2 se tornar padrão no Grêmio nova-mente. Na última passagem pelo clube, Portaluppi tam-bém utilizou esta escala-ção durante algum tempo.

Os lesionados Vargas e Zé Roberto ainda não tem data definida para voltar a cam-po, dando espaço para Kle-

ber e, possivelmente, Maxi Rodríguez. O uruguaio tem se destacado ao entrar em campo no segundo tempo, no lugar de Elano, e pode receber mais chances com a ausência de Vargas, que acaba abrindo uma vaga para estrangeiros no time.

Próximos desafiosO Grêmio agora joga

quatro partidas nas próxi-mas duas semanas. A pri-meira é na próxima quinta--feira, dia 08, às 21h, na Arena. Contra o Bahia, o Grêmio viaja para a par-tida que será às 18h30 de domingo, dia 11. Na outra semana, os adversários são Cruzeiro, na Arena, e depois o Vasco, no Rio de Janeiro.

Foi no calor de um Gre--Nal especialmente tenso que o argentino Scocco teve sua primeira participação com a equipe colorada, e causou boa impressão. Dos seus pés saiu a princi-pal chance de gol colora-da do segundo tempo, ao chutar de fora da área em um contra-ataque, quan-do o Inter já tinha um jogador a menos. Com

mais uma semana para se entrosar, o argentino agora dá mais uma dor de cabeça a Dunga, ao brigar por posição no ataque.

Já Alex, velho conhe-cido dos colorados, não teve chance de entrar no Gre-Nal, mas pode fazer sua reestreia com a cami-sa do Inter no próximo domingo, dia 11, no Es-tádio do Vale, quando o

colorado enfrenta o Atlé-tico Paranaense. A próxi-ma oportunidade vai ser no Rio de Janeiro, contra o Botafogo, às 21h do dia 15. No dia 18 o Inter enfrenta o Atlético Mineiro em casa.

Obras do Beira-Rio completam 500 dias

A última sexta-feira também foi uma data espe-cial para o estádio colo-

rado, que atingiu a marca de 500 dias de obras. A cobertura do estádio, a par-te que mais chama atenção na reforma, já tem mais da metade dos módulos insta-lados. Em setembro deve ser instalada a membrana que cobrirá o Beira-Rio. De acor-do com a direção, as obras seguem o cronograma, mas ainda não há data marcada para a reabertura do estádio.

Mudança tática de Renato pode continuar

Scocco estreia bem, e Alex deve ser o próximo na equipe

Maxi Rodríguez pode ganhar uma das vagas no meio-campo

Ausências de Jorge Henrique e Fabrício podem abrir espaço para Scocco (foto) e Alex

Page 23: Edição 166

22 e 23 l jornaldaestação l agosto de 2013

Luciana Birck

Quando o árbitro é o destaque Árbitro bom é aquele que passa despercebido.

Que faz o seu trabalho e não interfere no resultado do jogo. É claro que é quase impossível ver todos os lances com clareza, o árbitro é humano, erra tam-bém. Mas quando os erros são exagerados, não há como não reclamar.

no Gre-nal 397, o árbitro foi o personagem princi-pal da partida. falando de inter e Grêmio, os lances podem ter mais de uma interpretação, mas nesse jogo, a análise da arbitragem foi unânime para am-bas as torcidas. o juiz fabrício neves Corrêa não agradou nem a gregos, nem a troianos.

o 1 x 1 do primeiro Gre-nal da Arena do Grêmio foi regado a lances ríspidos, reclamações e princi-palmente expulsões: foram três. A expulsão de fa-brício, do inter, foi rigorosa demais. o jogador me-recia no máximo um cartão amarelo. no lance do pênalti de Willians em Kleber foi o contrário, o juiz foi brando e deixou barato não expulsando o jogador colorado que já tinha amarelo. Jorge Henrique foi ex-pulso sem nem mesmo encostar no adversário. foi uma sucessão de erros.

o clássico gaúcho é sem dúvida um dos jogos mais difíceis de apitar por todo o histórico de riva-lidade entre os times. fabrício Correa certamente não terá mais essa chance. Mas ele não foi o úni-co a cometer erros em Gre-nais. Quem não lembra do renomado Gaciba no lance em que Ronaldinho Gaúcho dominou a bola com a mão e fez o gol no Beira-Rio? Carlos eugênio Simon também deu suas mancadas: o lance em que o zagueiro Bolívar re-cuou para o goleiro Clemer, que pegou a bola com a mão, passou em branco pelo juiz.

entre todos os citados uma coincidência: são gaúchos. o correto seria a escalação de um árbitro de fora. Por mais que haja imparcialidade, um Gre--nal pesa muito para quem é daqui. e já que esta-mos falando de arbitragem, seria muito bom que as federações de futebol revissem o tempo de forma-ção dos árbitros, muito curto na minha opinião (seis meses de duração). esses profissionais deixam a desejar no Brasil.

boladentro

bolafora

vôlei

O Bola Dentro deste mês não poderia deixar de ser para o novo campeão da Libertadores, o Atlético Mi-neiro. Em seus 105 anos de história, o Galo conquistou seu primeiro título na competição, o que é também sua maior façanha desde 1971, quando foi campeão brasi-leiro. Os atleticanos estão em estado de graça e até mes-mo cogitam fazer estátuas para os jogadores.

No Grande Prêmio da Hungria, o piloto inglês Lewis Hamilton conseguiu sua primeira vitória neste ano na Fórmula 1, enquanto que Sebastian Vettel ficou em ter-ceiro lugar. A temporada agora chega na metade, e já começam as especulações sobre as trocas de pilotos, e o brasileiro Felipe Massa é o mais cogitado para sair de sua equipe, devido ao fraco desempenho na temporada.

Por chegar à metade da competição com um desem-penho muito abaixo do esperado, mesmo com um carro da Ferrari, Felipe Massa pode ser considerado o Bola Fora deste mês. Ficou apenas na 8º colocação na últi-ma corrida, e na classificação geral está em 7º, mais de 100 pontos atrás de Vettel. A imprensa italiana faz duras críticas ao desempenho da escuderia neste ano e princi-palmente ao piloto brasileiro, uma vez que seu compa-nheiro Alonso conseguiu chegar à terceira posição.

A seleção brasileira masculina de vôlei mostrou que seu processo de transição está em suas etapas finais, ao mais uma vez chegar à final da Liga Mundial. Antes da final, o Brasil já havia ganhado nove de suas dez partidas na competição, mas acabou deixando o ouro escapar para a seleção russa, que também é a atual campeã olímpica. O técnico Bernardinho admitiu que a derrota se deu devido ao nível superior em que se encontra a Rússia, mas a prata não deixou de ser considerada um ótimo resultado para uma equipe recém renovada.

A garra da nova geração masculina agora é o incentivo para as meninas da seleção feminina, que este mês começou a disputar o Grand Prix. E começou com grandes resultados, vencendo as três primeiras partidas contra adversárias de alto nível: Polônia, Rússia e Estados Unidos. Os resultados deixaram a seleção em quinto lugar na classificação geral, mas apenas 1 pon-to atrás do líder. Os próximos adversários são: República Dominicana, Bulgária e Porto Rico.

Atlético Mineiro quebra tabu

Brasil é prata na Liga Mundial Começou o Grand Prix feminino

Massa pode sair da Ferrari por mau desempenho

[email protected]

A vitória sobre o Olímpia quebrou de vez o jejum de títulos expressivos do Galo e afastou a fama de azarado do técnico Cuca.

Page 24: Edição 166