Top Banner
JORNAL de ARARAQUARA Edição 1.154 Ano 24 R$ 2,00 - 04 e 05 julho 2015 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze Coincidência interessante: presi- dente da Câmara, vereador Chediek e esposa Regina Francisco; Márcia e o governador de Rotary, Adelino Francisco; Zi Francisco e Marcelo Bar- bieri. Em termos de Executivo faltam alguns primos diretos e por afinida- de. O perigo da democracia repre- sentativa é levar alguns agentes a pen- sar que podem tudo, não podem. São detentores de mandato outorgado pela população, a titular do poder. Curso de adulto Precisava de casa central? A residência era do saudoso Wilton Lupo, hoje, não se sabe de quem é. Mas, com certeza solar faltou previsão adminis- trativa na escolha. Casa na pe- riferia custaria bem menos para abrigar salas de educação para jovens e adultos. Temos ve- readores para defender o inte- resse da população? A saúde exige providências para se adequar: União Operária nada de braçada, não precisa da onerosa infraes- trutura, Beneficência patina em problemas estruturais, Unimed cresce uma enormidade e Plano São Francisco volta a procurar a Santa Casa que ressuscita com a experiência e dedicação do Pro- vedor Walter Cury e servidores capacitados. Página 12 Mensagem aos jovens que estão num período de férias que tem validade inquestionável: descanso e reflexão sobre o futuro. Mas, com bastante informação. Páginas 8 e 9 Caminhões grandes circu- lam pela cidade, acabam com o asfalto e com a paciência dos motoristas da “Morada do Sol”. Até quando? Até novo pre- feito dentro de pouco tempo. Coração não gosta de frio Massafera reafirma que o poder é do povo e merece respeito. (páginas 6 e 16) Deputada Márcia Lia quer analisar contratos da Polícia Militar. (página 14) São Francisco em Américo Brasiliense Progresso Mobilidade Comissão da Verdade (página 14) Tigre é o Campeão Santa Lúcia Casa à Avenida Espanha entre Ruas 3 e 4, coração da cidade (página 11) (página 14)
16

Edição 1154

Jul 22, 2016

Download

Documents

 
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Edição 1154

JORNAL de ARARAQUARAEdição 1.154 Ano 24 R$ 2,00 - 04 e 05 julho 2015 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze

Coincidência interessante: presi-dente da Câmara, vereador Chedieke esposa Regina Francisco; Márcia eo governador de Rotary, AdelinoFrancisco; Zi Francisco e Marcelo Bar-bieri. Em termos de Executivo faltam

alguns primos diretos e por afinida-de. O perigo da democracia repre-sentativa é levar alguns agentes a pen-sar que podem tudo, não podem. Sãodetentores de mandato outorgadopela população, a titular do poder.

Curso de adultoPrecisava de casa central?

A residência era do saudosoWilton Lupo, hoje, não se sabede quem é. Mas, com certezasolar faltou previsão adminis-trativa na escolha. Casa na pe-

riferia custaria bem menospara abrigar salas de educaçãopara jovens e adultos. Temos ve-readores para defender o inte-resse da população?

Asaúde exige providênciaspara se adequar: UniãoOperária nada de braçada,

não precisa da onerosa infraes-

trutura, Beneficência patina emproblemas estruturais, Unimedcresce uma enormidade e PlanoSão Francisco volta a procurar a

Santa Casa que ressuscita com aexperiência e dedicação do Pro-vedor Walter Cury e servidorescapacitados. Página 12

Mensagem aos jovens que estão num períodode férias que tem validade inquestionável:descanso e reflexão sobre o futuro. Mas, combastante informação. Páginas 8 e 9

Caminhões grandes circu-lam pela cidade, acabam como asfalto e com a paciência dosmotoristas da “Morada doSol”. Até quando? Até novo pre-feito dentro de pouco tempo.

Coração nãogosta de frio

Massaferareafirma queo poder é dopovo e merece

respeito.(páginas 6 e 16)

DeputadaMárcia Lia

quer analisarcontratos daPolícia Militar.(página 14)

São Francisco em Américo Brasiliense

Progresso Mobilidade

Comissão daVerdade(página 14)

Tigre é oCampeão

Santa LúciaCasa à Avenida Espanha entreRuas 3 e 4, coração da cidade

(página 11)

(página 14)

Page 2: Edição 1154

OOOO PPPP IIII NNNN IIII ÃÃÃÃ OOOOJORNAL DE ARARAQUARA

www.jornaldeararaquara.com.brSÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 201502

Editorial

Por que deixar o Brasil?Mesmo convivendo com a depressão,

como milhares de concidadãos diante defatos lamentáveis no dia a dia, por que dei-xar o país? Viver numa outra terra em bus-ca da felicidade ou simplesmente fugir doepicentro da desonestidade? Existem la-mentavelmente os matadores da vontadepopular, mas, fugir quando podemos ficare influenciar os meios decisórios para cons-trução de um desenvolvimento harmo-nioso, não vale a pena. Essa “meia dúzia”não vai conseguir matar nossa fé, o com-promisso com o presente e futuro é sério,existe uma geração sequiosa por exemplosde cidadania plena. Não podemos decep-cioná-la, resultado seria desastroso.

Isso posto vamos permanecer em nos-sa terra, adubada com o amor de famílias

centenárias que têm raízes fortes para ven-cer adversários travestidos de defensoresdo povo. Eles estão traindo a confiança demilhões de apaixonados, obviamente nãomerecem perdão e vão pagar pelos ilícitospraticados. Com o instituto da delação pre-miada, menos cadeia e mais devolução dodinheiro para o bem da coletividade.

Para os indivíduos que subtraíramsem dó nem piedade, a certeza de que aurna (mortuária, não eleitoral) não temgaveta e ação-reação não se discute. Os sa-queadores não conseguirão achar suadignidade perdida pelo caminho e a feli-cidade se distanciará a cada dia deixandoa vida desses criminosos sem sal e sem osol. Sem respeito de amigos e da própriafamília, um horror!

Vive momentos difíceisna Lava Jato. FSP, edição3/7, na capa, informaque Edinho Silva negaque doleiro Youssef tenha mantido contatocom comitê da candidatura de Dilma:“só eu tinha autorização para estabelecer contatos eefetuar arrecadação”.

Edinho

A reforma da escadariada Matriz São Bento érevestida de arenito retangular. A antiga,com muretas e rampapara veículos, foi demolida. Em seu lugaruma nova com degraus,como originalmente.

Igreja

Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264PABX:(0xx16) 3332-1002End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165

Diretora Administrativa: Marilene VolpattiHome page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: [email protected] facebook.com/jornaldeararaquarayoutube: Jornal de AraraquaraImpressão: Jornal “O Liberal” Americana

Publicação semanal da empresa“Jornal de Araraquara Ltda”.

JORNAL DEARARAQUARA

O Conselho Municipalde Defesa dos Direitos

das Pessoas comDeficiência (Condef)realizou eleição. O

representante da Udefaé César Augusto Ferreira, biênio

2015/2017.

Eleição

No próximo dia 8, salãodo Lar Nosso Ninho, bingo Beneficente daOng Espaço Criança.

Grana para atender 160crianças. Informações

fones: (16) 99707-4927/ 98111-8242.

Bingo

Procon Municipal estáorientando os setores

de comércio e de serviços de Araraquarapara que seja cumpridaa legislação em relaçãoao Código de Defesa do

Consumidor. Nos próximos meses,haverá

atos de fiscalização.

Orientação

Logística

Para atender exigênciasda comunicação, J.A. sepermite adaptar texto aopadrão. Obrigado!

Chamem os universitáriosDesembargador José Renato Nalini (*)

A Universidade brasileira se as-senta sobre três pilares: o ensino,a pesquisa e a extensão. Se em re-lação ao primeiro o sistema pro-cura dar conta, os dois outros sãodeficitários. Pesquisar é essencialpara aprofundar o conhecimen-to, detectar novos rumos para oensino, adotar estratégias queotimizem a transmissão do saber.E a extensão é o que justifica aexistência de uma Universidadevoltada à transformação do mun-do. O saber pelo saber é nobre,mas o saber que muda a vida daspessoas é ainda melhor.

Neste momento dramáticoda República, em que o inespe-rado acontece e a incerteza parecerepresentar o único núcleo in-questionável, a Ministra CÁR-MEN LÚCIA, do STF, lança umabandeira instigante. Conclamaos Reitores das UniversidadesBrasileiras a firmarem compro-misso público pela Campanha Na-

cional Justiça pela Paz em Casa,com vistas à superação da vio-lência contra a mulher.

O plano é perfeitamente fac-tível: estabelecer convênios entreas Instituições de Educação Su-perior e os Tribunais de Justiçapara o desenvolvimento de está-gios não remunerados nas áreasde Direito, Psicologia e Serviço So-cial, em varas especializadas e decompetência comum.

Simultaneamente projeta-sedesenvolver em âmbito nacionalações de reflexão e divulgação des-sa campanha prioritariamentepor meio de cursos de extensãoque instruam estudantes e vo-

luntários a assistir mulheres emseu percurso pela Justiça nassemanas de 3 a 7 de agosto e de23 a 27 de novembro deste 2015.Pensa-se em adotar medidas es-pecíficas vinculadas à educaçãodas mulheres e estudantes egres-sos de famílias vítimas de vio-lência doméstica, tudo com vis-tas a superar as consequênciasdas lesões e/ou ameaças sofridase potencializar iniciativas uni-versitárias de apoio à mulherem prol da paz e casa. Não só aolongo do segundo semestre des-te ano, mas para que essa preo-cupação perdure para sempre.

Todos estão chamados a par-ticipar desse empenho. Uma Na-ção justa, fraterna e solidária co-meça dentro de casa. É lamen-tável verificar que um grandenúmero de agressões ocorra na-quele espaço sagrado que já foichamado de "lar" e que precisatornar a sê-lo.

(*) É presidente do Tribu-nal de Justiça de São Paulo.

Senac-Araraquara oferece de 6 a 29 deste julho, curso livre “Oficina de DJ”para capacitar aluno a tocar e mixar músicas, ajustandosuas velocidades pormeio de equipamentos.Inscriçõeswww.sp.senac.br/ oufone (16) 3114-3000.

Curso

Estudantes treinarãoassistindo mulheres e crianças vítimas

da violência perpetrada

dentro de casa.

Page 3: Edição 1154

03SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Agenda

Sábado (4)

SESC- Música “Jaques Morelen-baum”, 20h no Teatro: R$7,50, 12,50 e 25,00.- Artes visuais – “ExposiçãoGênesis” - 100 fotografias do“Planeta Sul”, “Santuários”,“África”, “Terras do Norte”,“Amazônia e Pantanal”. Até20/9. Terça a sexta, 13h às21h30. Sábados, domingose feriados, 9h30 às 18h. Grá-tis. Agendamento de grupos eescolares 3301-7528.- Exposição – “Arte da Arte: amemória reeditada” - Até 2/8na Galeria.

Domingo (5)

Choro das Águas - Praça Fonte Luminosa

- 16h Feira de Artesanato econtação de histórias comCriart. - 18h apresentação de MarcosVolpi e Nalini

SESC- Projeto Teatrada “Procu-rando Luiz”, Grupo Cena Tea-tral, 11h30 no Teatro, in-gresso a partir das 9h30. Livre. - Cinema – “Club Sandwich”,14h no Teatro, grátis. Ingres-so 1 hora antes.- Show aos Domingos – “Ban-da da Feira”, 16h no Estacio-namento. Grátis.

SESCSuper Férias Julho – destinadoa crianças de 7 a 12 anos dis-postas a brincar e conhecernovas pessoas. Atividades de14 a 24/7, das 14h às 17h30.Inscrições dias 7 e 8/7 paramatriculados; dias 9 e 10/7para os demais públicos. Nasala Múltiplo Uso 4. É im-portante a presença da crian-ça durante a inscrição. R$4,00 (Credencial Plena) R$8,00 (Aposentado, pessoacom deficiência, estudante eservidor da escola públicacom comprovante) R$ 20,00(Inteira).

Cinemas

Programação até 09 de julho

O Exterminador doFuturo - Gênesis

Moviecom 1 (3D) Dublado: Dia-riamente, sessões às 14h10,16h45 e 19h15.Moviecom 1 (3D) Legendando:Diariamente, sessão às 21h45.Moviecom 3 Dublado: Diaria-mente, sessões às 16h30 e 21h.Cine Lupo 2 (3D) Legendado:Diariamente, sessão às 21h15.

Meu Passado me condena 2

Moviecom 5 Nacional: Diaria-mente, sessões às 15h, 17h10,19h20 e 21h40.

MinionsMoviecom 3: Dublado: Diaria-mente, sessões às 14h30 e 19h.Moviecom 4 (3D): Dublado:Diariamente, sessões às 15h30,17h30, 19h30 e 21h30. Sáb,Dom, e Feriado, sessões às13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e21h30.Cine Lupo 2 (3D): Dublado:Seg, Ter, Quin e Sexta-feira, ses-sões às 16h e 19h. Quarta, Sá-bado, Domingo e Feriados, ses-sões às 15h, 17h e 19h.

Michael Kohlhaas:Justiça e Honra

Cine Lupo 1: Legendado: Dia-riamente, sessões às 16h e21h15.

Divertida MenteMoviecom 2: Dublado: Diaria-mente, sessões às 14h20 e19h10.

Jurassic World - O Mundo dos DinossaurosMoviecom 2: Dublado: Diaria-mente, sessões às 16h40 e21h20.

Deixa RolarCine Lupo 1: Legendado: Dia-riamente, sessão às 19h.

internauta Bom senso

“A presidente Dilma preci-sava levar bicicleta para Es-tados Unidos? Ainda bemque não pedalou por lá, se-gundo a Globo News, gruposde brasileiros esperavampara um panelaço. É o povodescontente espalhado pelomundo dando recado aos po-líticos”. (Roberta)

A pé“25% dos brasileiros deixamcarro em casa em favor dotransporte coletivo e bicicleta.É a crise mudando costumes.As cidades que estão sem ci-clofaixa precisam acelerar.Araraquara não tem transportecoletivo se qualidade e muito me-

nos ciclovias ou ciclofaixas.Como fica?” (Ricardo)

Abandono“Não fosse o DAAE e particu-lares cuidando um poucodas ruas e praças, a cidadeestaria entregue ao aban-dono. Vereadores não estãonem aí... ano que vem temeleição, tomara que o povopense duas vezes. Precisa-mos fazer limpeza no Le-gislativo e Executivo se qui-sermos ser novamente acidade mais limpa das ‘Amé-ricas’.” (Renato)

Sacrifica“As árvores de Araraquara con-

tinuam sendo arrancadas oupodadas drasticamente e nin-guém faz absolutamente nada.Cadê a fiscalização?” (Rosa)

Crise“Tire o ‘s’ e vá em frente. Ocomércio do centro e bair-ros está paradinho. Quedesilusão, não se esque-çam da imagem, faça pu-blicidade na crise e saia nafrente”. (Sandra)

Tristeza“Passando pelo Tropical Shop-ping vimos o estado lastimável.A impressão é que existe algumacoisa por trás da recuperação quenão ocorre. Existem forças ocul-tas?” (Luciana)

Legendapra quê?

Carro de trabalhador(manhã desta semana, na Alameda Paulista)

Condomínio Manoela convida residentes de edi-fícios de Araraquara para a 64ª Missa em Con-domínio.

Salão de festas do Condomínio Manoela(Rita Scarpa). Data: terça-feira (7/7) às 20h com Diácono Ulis-ses (Paróquia N.S. das Graças. Após haverá con-fraternização, leve prato de doce e/ou salgado euma bebida de sua preferência.

“Estamos irritados com alguém? Rezemos por essapessoa. Isto é amor cristão.” (Papa Francisco).

Condomínio Manoela - Rita Scarpa Scabello [email protected] - Av. Felipe Mauro, 138- defronte ao Flamboyants, caminho para Bueno.

Para agendar Missa em Condomínio, Carlos ouTerezinha Bellote Chaman - [email protected] 3331-3707 ou 9.9782-6116.

Missa em Condomínio

O jornal recebeu a programaçãodiretamente dos promotores.

Page 4: Edição 1154

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br04 SÁBADO E DOMINGO

04 E 05 DE JULHO DE 201504Santa Lúcia:

Chaparral classificado

Invicta com duas vitórias, 3 a2 sobre os anfitriões da Copae 10 a 4 sobre Curupá, a

equipe já está classificada.

Fabiano, do Chaparral, cre-dita o sucesso ao empenho dosatletas. “O time tem a base doTorneio Verão e Olimpíada do

Trabalhador com reforços im-portantes e apoio da SEEC ePrefeitura”, afirma aos segui-dores da região de Santa Lúcia.

Texto: Vilma Fernandes Alves

Ao todo 30 alunos foramselecionados no tema:“A Educação que eu te-

nho é a que eu deveria ter?”.A divulgação dos semifina-listas será em 11/09 e clas-sificação final das 10 melhoresredações, 23/10.

Departamento de Educação,dirigido por Maria Angela Fer-nandes Bortolli, parabeniza osclassificados.

(Rede Municipal de Ensino)

EMEF AMÉRICO RONCAL-LI: Luciana Rodrigues da Sil-va, Rafaela dos Santos No-gueira, Samara de Oliveira,

Diego Agustinho de Abreu, Ga-briel S. Carneiro dos SantosDias e Sávio Oliveira Rios.

EMEF PROFº VIRGÍLIO GO-MES: Ana Laura Lopes Martins,Kauany Lais da Silva Martins,Maraia P.s Ribeiro, MarcosHenrique Rodrigues Oliveira ePedro dos S. Dias de Moura.

(Rede de Ensino Estadual)

EE ALBERTO ALVES ROLLO:Monique Souza de Carvalho,Luan Merola Pereira Lupe,Luiz Gabriel de Paulo, JéssicaMilena Rodrigues de Brito e Julia Fernanda Oliveira Bernardo.

EE PROFª ALZIRA DIAS TO-

LEDO PIZA: Gabriela Apare-cida Francisco, Karen da Silva,Lucas Lima da Silva, MateusHenrique da Silva e Thais Limada Silva.E.E PROFª DINORÁ MAR-CONDES: Thainá RodriguesSilva, Ana Julia da Silva Mendes,João Ricardo Rodrigues, In-grid Oliveira Araújo e Alinedos Santos Lima Lopes.

(Rede Particularde Ensino)

CENTRO EDUCACIONALRAIO DE SOL: Vitor Bellar-mino e Maria Eduarda Veríssimo. ESCOLA MARIA IMACULA-DA: Carlos Daniel Seno Bizar-ro e Lucas Gabriel Luchini.

Alunos de Américo na EPTV

O técnico Rubão está feliz na Copa Gavião Peixoto

+ Cícero Dutra dos Santos, 79 anos.Viúva Marinalda da Mota dos Santos. Se-pultado, dia 26, em Matão.

+ Angelina Fadelli de Souza, 63anos. Viúvo Petrucio Monteiro de Souza.Sepultada, dia a 26, em Nova Europa.

+ Plínio Aparecido da Silva, 51 anos.Sepultado, dia 27, em Américo Brasiliense.

+ Odete da Silva Leite, 83 anos. Se-pultada, dia 27, Cemitério das Cruzes.

+ Fernando Mario Zurlian Ruiz, 47anos. Viúva Renata Custódio de Souza. Se-pultado, dia 27, Cemitério São Bento.

+ Ronaldo Ramos da Costa, 72 anos.Viúva Maria Verônica Garcia. Sepultado,dia 27, Cemitério São Bento.

+ Maria Aparecida Luciano, 67 anos.Sepultada, dia 28, Cemitério das Cruzes.

+ João Ferreira, 75 anos. Viúva MariaBenedita Bueno Ferreira. Sepultado, dia28, Cemitério São Bento.

+ Eduardo Henrique Rodrigues Sgo-be, 4 anos. Sepultado, dia 28, CemitérioSão Bento.

+ Anor Carlos da Cruz, 79 anos. Se-pultado, dia 28, em Nova Europa.

+ Antonio De Ponte, 82 anos. Viúva An-tonia Rosado De Ponte. Sepultado, dia 29,em Nova Europa.

+ José Carlos Momo, 73 anos. Viúva Ali-ce Teresinha. Sepultado, dia 29, Cemité-rio São Bento.

+ Rosicler Angélica Jorge Gregório,66 anos. Viúvo Benedito Gregório. Se-pultada, dia 29, Cemitério das Cruzes.

+ Dinalva Ramos de Santana Piove-zan, 52 anos. Viúvo Anisio FernandoPiovezan. Sepultada, dia 29, Cemitério dasCruzes.

+ Claudivan Ambrozio da Silva, 31anos. Sepultado, dia 29, C. das Cruzes.

+ Alcéa Franco Ianelli, 83 anos. Se-pultada, dia 30, em Jaú.

+ Alfredo Nogueira Netto, 63 anos. Viú-va Gilda de Fátima Pulsini. Sepultado, dia30, em Boa Esperança do Sul.

+ Geraldo Inácio da Silva, 80 anos. Viú-va Conceição Aparecida da Silva. Sepultado,dia 30, em Santa Lúcia.

+ Sebastião Roberto Mendonça, 72anos. Viúva Beatriz Segura Mendonça. Se-pultado, dia 30, Cemitério P. dos Lírios.

+ Marilene Aparecida Abelhaneda, 52anos. Sepultada, dia 30, C. S. Bento.

+ Jonas Alves, 59 anos. Sepultado, dia

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

30, em Matão.

+ João Floriano, 90 anos. Sepultado, dia01, em Américo Brasiliense.

+ Ermelinda Pereira Martins, 82anos. Sepultada, dia 01, Cemit. S. Bento.

+ Andréia Silvério Fernandes, 38anos. Viúvo André Luiz da Silva Fernandes.Sepultada, dia 01, C. das Cruzes.

+ Orlando Francisquini, 91 anos. Viú-va Rosa Gouveia Francisquini. Sepultado,dia 01, Cemitério São Bento.

+ Antonio Alves, 68 anos. Viúva Ruth Ma-ria Rodrigues Alves. Sepultado, dia 01, Ce-mitério São Bento.

+ Emilia Gomes de Oliveira, 80 anos.Sepultada, dia 01, em Boa Esp. do Sul.

+ Maria Aparecida Capella Gouvea, 74 anos. Sepultada, dia 01, Cemitério SãoBento.

+ Kaduo Mitsuhara, 68 anos. Viúva Te-resa Mioko Hocama. Sepultado, dia 01, Ce-mitério São Bento.

+ Maria Santanielo Mansur, 82 anos.Viúvo Nunes Mansur. Sepultada, dia 01, Ce-mitério São Bento.

+ Jacintha de Abreu Bonetti, 94 anos.Sepultada, dia 01, Cemitério São Bento.

+ Nazarena Cortese, 94 anos. Crema-da, dia 01, em Ribeirão Preto.

+ Maria Aparecida da Cruz dos San-tos, 66 anos. Viúvo Fernando dos Santos.Sepultada, dia 01, em Américo Brasiliense.

+ Rachel Venier Oliveira Soares, 71 anos. Sepultada, dia 02, Cemitério SãoBento.

+ Vicente José da Silva, 61 anos. Viú-va Zélia Maria Gomes da Silva. Sepultado,dia 02, em Américo Brasiliense.

+ Lazara de Oliveira Orloski, 90 anos. Sepultada, dia 02, Cemitério dasCruzes.

+ Hilda de Jesus Souza Spinelli, 63anos. Sepultada, dia 02, em AméricoBrasiliense.

+ Antonio Matiusso, 80 anos. Viúva Ma-ria Celeste Moutinho Matiusso. Sepultado,dia 02, em Jaboticabal.

+ Antonio Natalino Ventura, 71 anos.Viúva Luzia Antonio Lourenção Lanca. Se-pultado, dia 03, Cemitério das Cruzes.

+ Agenor dos Santos, 72 anos. ViúvaLindalva Pereira dos Santos. Sepultado, dia03, em Nova Europa.

+ Dorival Cavicchioni, 72 anos. ViúvaMaria Aparecida Roveri Cavicchioni. Se-pultado, dia 03, Cemitério São Bento.

Page 5: Edição 1154

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 2015 05

Social Bom Dia!Aos advogados da região de Araraquara quese preparam para o Congresso sobre Processode Direito Civil. (Página 10)

ANIVERSARIANTES04- Antônio Carlos Julianetti,Paschoal Malara Júnior, CarlosAlberto Menin e Maria Aparecida da Silva

05- Valquírio Ferreira CabralJúnior, Sônia Maria CorrêaBorges, Armando José Zanin,José Benedito Pilon, Ana RosaMalara Caparelli, Érica Samaha Gritti, Ivo EduardoMoroni, Aluízio Walter de Castro Lima, Claudinei Flamínio, Andréia Cury de Andrade e Fábio de Souzae Silva

06- José Antonio Neves, SôniaAparecida Masson Silva, Alessandra dos Santos, Marlene Porsani, Márcia da Silva Bonavina, RobertoAmbrósio, Joaquim HonórioTorres Aro e Euclides Robert

07- André Cefaly de ArandaGatti, Ricardo Smirne, CarlosEduardo F. de Andrade, SérgioBonini, Edwin Montague Star,Gabriel Dias, Ildemar LuizKurmann, Isabela Tâmara Carrascoza Juarez e AlexandreEdgar de Rizzo

08- Clélio Bacaglini, Kátia Murakami, Agnaldo G. Freirese Rubens Benedito de Oliveira

09- Carlos Augusto Staufackar,Marcelus de Freitas Biagioni,Luiz Augusto Cirelli e NatháliaPatrezzi

10- Angélica Regina R. de Araújo, Sidney Requejo, Carlos Gonzales e Dorival Dias

11- Rosimeire Aparecida Lujan,Décio Antônio de Paula BuenoFilho, Antonio Carlos Camargo,Rafael Pazetto Logatti e MarinaCorvello

12- Carlos Eduardo Pucca,Aparecido Antônio Rodela, Luciano Abelhaneda, NatáliaLeite Coletti, Jair AparecidoMartineli, Ângelo Smirne Neto,José Henrique Pelegrini, Manoel Maximiano Moraes deSouza, Marcos Teodoro Gomes, Irene Luz e Joel da Silveira Filho

Renner abre loja em Araraquara e co-meça vestindo 1.500 pessoas assistidaspelo Fundo Social com presidência deZi Barbieri. Está no Shopping Jaraguágerenciada por Nilson Morgado.

Marco, Volpe, Joel, Danilo, Alício, Sér-gio, Grifoni e Ricardo se reunirampara discutir detalhes da Festiara – Fes-tival Social e Cultural de Araraquara.Será em agosto, aniversário da cidade.

Presidente Nicolau de Souza Freitas re-cebeu homenagens referentes ao cin-quentenário do Sindicato Rural enquan-to o presidente da Federação da Agricul-tura, Fábio Meirelles, foi agraciado como título de “Cidadão Araraquarense”.

Deputada Márcia Liapresta contas dos 100dias de seu mandatorealizado com a for-ça dos movimentossociais e de todos queajudaram a construirsoluções para mui-tos problemas.

Boi, na prefeitura, recepcionaMarkinho do Moto Clube ”Águiasde Cristo”: sábado (4), das 8 às13h, haverá conscientização a mo-tociclistas sobre linha com cerol.

Page 6: Edição 1154

06 JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 2015

JOSÉ DIRCEU nada no Tribunal. Elequeria “H.C.” preventivo. Pelo jeitopoderá ter habeas corpus curativo.

CICLOFAIXA é essencial na “Mo-bilidade Urbana” de qualquer ci-dade, principalmente as seme-lhantes a Araraquara.

ESTACIONAMENTO anacrônico nasruas e avenidas da “Morada doSol” mostra que algo precisa ser fei-to, com urgência.

SIMPLICIDADE é fruto da expe-riência e de elevado conheci-mento. Por isso espera-se mo-bilidade com pitadas de mo-dernidade.

1

2

3

5

4

7

6

VERBA PARA MODERNIZAR não pre-cisa ser elevada. A maioria das obrascusta um pouquinho só e exige exce-lente vontade política.

CICLOFAIXA com início e fim unin-do pontos de grande fluxo depessoas pode dar ares modernose eficientes para a nossa mobili-dade urbana.

ENQUANTO continua este modeloantigo, com péssimo transporte co-letivo, vaga para estacionar vale ouro.Atualmente R$ 3,00 para cada MEIAHORA. É a lei da procura e oferta...

CTA MORRE na administração deMarcelo Barbieri. Afinal 8 anosmaltratam qualquer pessoa bem

intencionada, com o coração puroe cabeça cheia de alternativas.Aliás, 8 anos também acabamcom a paciência da comunidade.

BREDA E PARATY, segundo informa-ção de pessoa qualificada, ficarão comos restos da C.T.A. e com a incum-bência de atender à expectativa da po-pulação em conviver com transpor-te de primeira qualidade.

RADIAIS poderão ser adotadas eônibus menores com refrigeraçãopoderão ser um dos diferenciaispara transformar o serviço quenasceu com o saudoso prefeitoRômulo Lupo. OBRIGADO aos quechegaram até aqui e bom final desemana para todos, até paraquem pensa ser eterno e quandoda viagem natural não poderá le-var medalhas, grana ou bensmateriais. Somente serviços pres-tados com honestidade aos se-melhantes.

9

10

8

As 10 pílulas

GepolBBBBaaaassss tttt iiiiddddoooorrrr eeeessss

Massafera quer novomodelo de democracia

Deputado Massafera defendenovo modelo de democraciaque garanta mais espaços

para a participação direta da popu-lação nas decisões políticas. Doevento, mediado pela vereadoraEdna Martins, participaram o pro-fessor de Ciências Políticas da Unesp-Araraquara, Milton Lahuerta; vice-

presidente do Tribunal de Contas, Di-mas Ramalho; prefeito Marcelo Bar-bieri; e presidente da ACIA, RenatoHaddad.

Milton Lahuerta afirma quemaioria dos países enfrenta crise po-lítica; Marcelo Barbieri defende fi-nanciamento público na campa-nha e voto distrital misto; conselheiro

Dimas Ramalho propõe a reinven-ção dos modos de se fazer política:“crise no Brasil é de representativi-dade e de lideranças. Não temos si-tuação e não temos oposição”.

Massafera sonha com agentes po-líticos comprometidos com o bem-estar do povo e que cumpram man-dato com honra.

Foto: Douglas Braz

(*) Mande sua dica pelo e-mail [email protected]

Luigi

Orca não é baleia!

A tão famosa baleia assassina oubaleia Orca não é uma baleia. Ésimples se formos pensar que oscetáceos (da classe dos mamí-feros) são divididos em doisgrupos: os com e os sem dentes. No grupo com dente está aOrca, golfinho, boto, cachalote,narval e a beluga. Enquanto nodos sem dentes estão as Baleiasque se alimentam de plânc-tons, não de carne.

O maior lagartodo mundo

O maior é o dragão-de-comodo podendo medir até3 metros, é considerado umdos mais perigosos. Possuimordida capaz de matar ani-mais maiores do que ele de-vido ao seu veneno e bacté-rias presentes. Utilizando-seda língua é capaz de encon-trar sua presa pelo cheiro.

O animal mais mortal

Por mais estranho que pareça oanimal mais mortal é o mos-quito. Não é o mais perigoso,mas, mata mais de um milhãode pessoas por ano. Essa “pra-ga” esta em todo lugar podendotransmitir todo tipo de doençacom sua picada.

Carro mais rápido

O Venom GT da Hennessey éo novo recordista de veloci-dade. Após quatro anos de li-derança dos carros da Bu-gatti, em 2014 houve a vira-da. O superesportivo da Hen-nessey conseguiu atingir435,3 km/h. Foi de 0 a 300quilômetros em apenas 13,63segundos, tempo que os car-ros comuns levam para che-gar a 100 km/h. O Venon GTcusta U$ 1,2 milhões.

Você conhece o Wing Walking?

Isso nada mais é do que um es-porte radical, um dos mais mor-tais. Consiste em você andar so-bre a asa de um avião em plenoar, fácil não é? Tem variações,como: plantar bananeira, sependurar pelos dentes, ir paraoutro avião. Infelizmente decada mil praticantes cinco mor-rem.

A fome é o melhor tempero?

Muitos já ouviram este dita-do, mas no que ele se baseia?É bem simples, com certezavocê não gosta de algum tipode comida, verdura ou outroprato. Quando se está comfome o cérebro produz estí-mulos nervosos que fazemvocê comer o que normal-mente rejeitaria para su-prir suas necessidades. Até apróxima!

Panificadora CristalPizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

RRuuaa AAllmm.. TTaammaannddaarréé,, 336677 --((VV.. XXaavviieerr)) -- FFoonnee::33333322--33776688

Page 7: Edição 1154

07SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Reitor Luiz Felipe (Uniara)

Valquírio Cabral (Lupo)

Rubinho Tositto (Itoara)

Cláudio Claudinho (móveis)

José Roberto Cardozo excelentepresidente da

Câmara Municipal.

José Carlos Porsaniuma vida dedicada àpromoção social. É vereador atuante

Repercussão positiva de indicados ao Executivo

Gente que é sucesso!

Indústria da multaPrefeito Marcelo Barbieri: J.A.

pratica jornalismo crítico. Apo-sentadoria de deputado federal, as-soreamento da Represa das Cruzes,falta de zelo com Aquífero Guara-ni, política equivocada do lixo diá-rio levando Daae a fugir de sua mis-são e perder cerca de 40% deágua tratada, autoestima baixapela cidade suja e poluída visual-

mente, fraude das lousas se ar-rastando sem intervenção dos ve-readores (...). A multa se deve aparada rápida dentro do tempo se-mafórico para entregar pacote dejornal que o Restaurante do Cidi-nho distribui. Isso acontece sr.prefeito há muitos anos. Estranha-se multa agora. Ou teria outramotivação?

Prefeito não fala J.A. apenas personifica contribuintes que desejam a resposta do prefeitoEle é “empregado” do povo e o jornal é uma ferramenta democrática.

Criação de programa nacional de combate à burocracia em todos os ní-veis da administração pública. Aprimoramento do aparato legislativoquanto às licitações públicas. Redução dos cargos e funções de livre pro-vimento. Autonomia financeira e administrativa dos órgãos de controleinterno da administração pública. Aplicação rigorosa da Lei de Res-ponsabilidade Fiscal. Regulamentação da atividade de lobista. Definiçãode regras claras e procedimentos transparentes para o financiamento decampanhas eleitorais. Todos esses itens são pontos de um manifesto quea OAB SP leva à sociedade civil e às autoridades como um manifesto quevem com a assinatura: "Corrupção, NÃO".

Sindicato Rural de Araraquara comemorou50 anos de existência eentregou, através da Câmara de Vereadores,título de Cidadão Araraquarense ao presidente da Federaçãoda Agricultura e Pecuária do Estado deSão Paulo (Faesp) Fá-bio Meirelles. O Sindicato rural deAraraquara é o mais antigo do Brasil.

Comemoração

Muita gente na abertura da Conferência Municipalde Saúde, tema escolhido: “Saúde Pública de Qualidadepara cuidar Bem das Pessoas: direito do Povo Brasileiro”.

Conferência

Melhorias estão no prédio sul do Centro de Eventos de Araraquara (Cear) “Prefeito Waldemar de Santi”.Com as reformas prédio abrigará as secretarias municipais de ArticulaçãoInstitucional e Participação Popular, Assistência e desenvolvimento Social, Habitação e Meio ambiente.

CEAR

Page 8: Edição 1154

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 201508

Oprimeiro semestre vai embora e, comele, outra fração de nosso tempo embusca de conhecimento formal, su-

bordinado às regras. O período muito espe-rado das férias é para descansar, dormir efazer tudo o que se gosta e sem as tais regras,não é mesmo?

Assim aceite o convite e pule num “BalãoMágico”, vá aonde sua criatividade levar.Numa ilha, trilha ou praia (mesmo no frio,por que não?) e leve um livro, leia jornais dodia e faça síntese, conte uma história so-bre o texto. Goste de contar histórias...qualquer uma, dê asas à imaginação.Afinal você terá vestibular e a redaçãotem peso. Leia, entenda o significado daspalavras, deixe o dicionário por perto e,depois de reunir informações, cuidadocom a qualidade de seu texto que oportu-

dia a dia rotineiro, cheio de afazeres. A “viagem”torna-se valiosa por isso mesmo. Nada melhor doque ler para criar fatos, buscar personagens e lem-brar de que você é protagonista de seu destino.

namente será analisado, éfundamental para suaaprovação na universida-de. Obviamente respeita-das as suas aptidões.

A viagem neste “BalãoMágico” tem sentido por-que seus pais certamentenão estarão de férias e têm

Ensino superior tem tantos cursos que levam dúvida ao jovem,

plenamente natural. Vale escolher, sem pressões!

Page 9: Edição 1154

09JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Escolha doEmprego

A escolha do curso, em termos de futuro, significa oleque de empregos. Por isso, antes do curso ou da facul-dade é interessante um mergulho em seu interior parase perguntar: quem sou, o que desejo da vida, qual a pro-fissão que me deixará feliz, realizado de verdade? Se nãotiver resposta hoje, leia mais, investigue as profissões e nahora certa faça a escolha. Pensando que “nunca” não exis-te e “nada” é pra sempre.

Estudos recentes indicam que a juventude não está al-mejando cargos diretivos, mas, um lugar bom para rea-lizar seus sonhos de produzir para a sociedade e partici-par da construção de um mundo melhor.

Ótica ampla

Em cada curso existem pessoas contrárias, outrasfavoráveis. Essa a razão de você ser bem informado an-tes de decidir o caminho. Vale ouvir família e pro-fissionais da área cobiçada e usar a tecnologia para pi-sar em terra firme.

Só para exemplificar, alguns dizem que o Direito nãoé aconselhável devido ao número elevado de advogados.Mas, uma questão essencial: se o Direito propicia habi-litação para concurso de Promotor, Magistrado, Procuradordo INSS e muitas outras áreas, inclusive departamento tra-balhista independente e outras possibilidades empresa-riais, como afirmar que é um ramo estressado?

Vá em frente, boas férias, durma e viaje no seu “Ba-lão Mágico” para somar emoções. Elas garantem a qua-lidade de sua vida baseada nos princípios de uma cidadania plena.

(Votos da Leliana emnome do Progresso)

Page 10: Edição 1154

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 201510

O vereador-pastor Raimundo vai contataro setor de Posturas naPrefeitura para acabarcom a poluição visualde Araraquara “que estádemais”. O vereadortem razão. Antes, o vereador Chediek tentou mas esbarrou nagaveta do prefeito, seuconcunhado Barbieri.Artigo 127 do Código dePosturas determina“fica proibida a colocação de cartazes,faixas, placas, tabuletas,impressos e outros,sejam quais forem assuas finalidades, formase composições, nos se-guintes casos: (...) nospostes de energia elétrica, iluminação, indicativos de trânsito,de telefone e da companhia TroleibusAraraquara. Será que agora vai?

Poluição

Onde funcionava o Instituto de Psiquiatria, na Vila Xavier, deverá ser instalada escola de nível médio para aárea odontológica. A área construída deverá ser vendida para ajudar no investimento de recuperação de outros setores. Em 2006 a área foi adquirida pela Prefeitura por aproximadamenteR$ 1 milhão.

Alívio

Direito Processual Congresso na OAB-Araraquara, dias 6 e 7 de agosto

6 de agosto (quinta-feira)

8h - Credenciamento e Coffee deboas vindas.

8h30 - Abertura solene

9h - 1º Painel “A Advocacia e onovo CPC” com presidente daOAB-SP MARCOS DA COSTA.

11h - 2º Painel "Processo Penalou Opressão Estatal”, com ad-vogado criminalista, mestre edoutor em Direito Penal, presi-dente da OAB-SP em três man-datos, LUIZ FLAVIO BORGESD’URSO.

12h30 - Almoço

14h - 3º Painel "A Terceirizaçãono Atual contexto” com ARI POS-SIDONIO BELTRAN: Graduado,Mestre, Doutor e Livre – Do-cente pela Faculdade de Direitoda USP.

15h - 4º Painel “Novos Direitosdos Empregados Domésticos”com EDUARDO CARRION: Ad-vogado, Graduado em Admi-nistração, Professor das Fa-culdades Integradas Padre

Albino e da Faculdade de Direitoem São Carlos.

15h30 - Café

16h - 5º Painel “Novo CPC e suaAplicação no Processo do Traba-lho” com JOSÉ ANTONIO RI-BEIRO DE OLIVEIRA SILVA: Juizda 6ª Vara do Trabalho de Ribei-rão Preto. Mestre em Direito Ob-rigacional Público e Privado –UNESP.

Dia 7 de agosto (sexta-feira)

8h40 - Coffee Break

9h - 1º Painel “ProcedimentosEspeciais no Novo CPC” comPAULO CESAR SCANAVEZ: Juizde Direito da 1ª Vara da Famíliae das Sucessões da Comarca deSão Carlos.

10h30 - 2º Painel “O Processode Conhecimento no Novo CPC”com MARIA CRISTINA ZAI-NAGHI: Advogada; Mestre em Di-reito Processual Civil pela Uni-versidade Mackenzie; Doutoraem Direito pela PUC; Professorana Uninove e de Direito Proces-sual Civil em Pós-Graduação.

AGUIRRE: doutor em DireitoCivil pela USP, Mestre em Di-reito Civil pela PUC e especia-lista em Direito Processual Ci-vil pelo Centro de ExtensãoUniversitário.

17h30 - Encerramento

20h30 - Jantar Comemorativo

Informações / Inscrições:OAB - Araraquara

Rua Voluntários da Pátria, 1907,fone (16) 3336-0703

Profissional: R$ 100,00;Estudante: R$ 80,00

REALIZAÇÃO:OAB-SP Presidente: Dr. Marcos da Costa

Departamento de Cultura:Dr. Umberto Luiz Borges D’Urso

5ª SUBSEÇÃO da OAB- ARARAQUARA

Presidente: Dr. João Milani VeigaVice-Presidente: Dr. BeneditoAparecido RochaSecretária Geral: Dra. AdrianaGalhardo AntoniettoSecretário Adjunto : Dr. LincolnJosé GuidolinTesoureiro: Dr. Tiago Romano

LOCAL: SESC Araraquara - RuaCastro Alves, 1315

12h30 - Almoço

14h - 3º Painel "O Recurso noNovo CPC" com RENATO MON-TANS DE SÁ: mestre em DireitoProcessual Civil pela PUC, Pro-fessor de processo civil da RedeLFG e pós graduação da EscolaPaulista de Direito, Escola Su-perior da Advocacia e CândidoMendes.

15h30 - Café

16h - 4º Painel “O Direito de Fa-mília no Novo CPC” com JOÃO

Diretoria da OAB-Araraquara: presidente João Milani Veiga, vice Be-nedito Ap. Rocha, secretária geral Adriana Galhardo Antonietto, se-cretário adjunto Lincoln José Guidolin e tesoureiro Tiago Romano.

Apoio Cultural

Page 11: Edição 1154

11JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 2015

Rita Múcio é PsicólogaClínica, especialista emTerapia Sistêmica comPsicoterapia Individual,Casal e Família. CRP06/124680. TerapeutaHolística, CRT 26694. Atendimento Av. Bandei-rantes, 167 Centro. Con-tato: 9.9112-4348

Psicóloga

Risco de infartoAcidente no coração aumenta 30%, gravi-dade nos meses mais frios como crises hiper-tensivas e acidente vascular cerebral (AVC).

No inverno, muitos se preo-cupam com gripes e res-friados, mas esquecem de

cuidar do mais importante: o co-ração. De acordo com uma pes-quisa realizada pelo Hospital dasClínicas, da Faculdade de Medici-na da Universidade de São Paulo,a mortalidade por infarto agudo domiocárdio é 30% maior nos mesesmais frios, chegando a crescer44% entre as pessoas com mais de75 anos. Nesse período do ano,também foi constatado um au-mento de 20% no número de pa-cientes internados por insuficiên-cia cardíaca congestiva.

“Os riscos de problemas car-diovasculares aumentam no in-verno porque, com a queda datemperatura, diversos hormôniosque atuam sobre o sistema circu-

latório podem apresentar aumentode atividade pela simples exposi-ção do corpo ao frio intenso. O re-sultado dessas alterações meta-bólicas é a contração das artérias,que leva ao aumento da pressão ar-terial e da frequência e intensida-de das contrações cardíacas, so-brecarregando ainda mais o cora-ção e o aparelho circulatório”,esclarece o cardiologista da Redede Hospitais São Camilo de SãoPaulo, Luiz Guilherme Velloso.

Embora a temperatura baixaseja um fator muito importante,não é a único.

Infecções“A poluição atmosférica e in-

fecções respiratórias aumentamnesta época do ano, podendo pre-cipitar ou agravar problemas no co-

ração. Além disso, a diminuiçãodos níveis de vitamina D no orga-nismo, devido à exposição menorao sol pode desempenhar um pa-pel significativo no desenvolvi-mento de doenças cardiovascula-res. As taxas de colesterol tambémapresentam variação sazonal, compico nos meses mais frios, assimcomo o fibrinogênio e adesividadedas plaquetas, que podem gerar aformação de coágulos nos vasossanguíneos”, explica.

Os mais castigados pelos me-ses de inverno são os idosos, prin-cipalmente porque devido ao en-velhecimento, há maior incidênciade alterações cardiovasculares nes-sa faixa etária. “Entre as doençasque apresentam mais frequênciae gravidade no inverno, estão an-gina, infarto agudo do miocárdio,

crises hipertensivas, insuficiênciacardíaca congestiva, trombose ve-nosa profunda, ruptura ou dis-secção de aorta e acidentes vas-culares cerebrais isquêmicos ehemorrágicos”.

PrevençãoNesta época do ano é preciso

minimizar a exposição ao frio ex-cessivo, expor a pele ao sol, man-ter uma alimentação e hidrataçãoequilibradas, evitando consumo ex-cessivo de gorduras, sal e bebidasalcoólicas, praticar atividade físicaregular e prevenir as infecçõesrespiratórias com a administraçãode vacinas contra gripe e pneu-monia. Recomenda o médico.

([email protected])

Objetivando incentivar o Pro-grama de Arrecadação Tri-butária, a Nota Fiscal Ara-

raquarense distribuirá inicial-mente até R$ 10 mil em prê-mios. A solenidade ocorreu no

Centro de Convenção com a pre-sença de lideranças regionais.Toda pessoa física, portadora deCPF, poderá participar dos sorteiosdesde que não esteja em débitocom cofres públicos.

Na praça da Matriz de SãoBento, a partir deste sá-bado (4), a festa do pa-

droeiro da cidade. Toda rendaserá revertida para a reforma daMatriz, que já se encontra nafase de revestimento externo.

Show ao vivo, sempre: nosábado “Os Quarentões”, do-mingo (5) a banda “A Voz doSamba, segunda-feira (6) rockanos 80 com a banda “Sr. Vi-nil”, na terça-feira (7) o grupo“Os Chicos” e quarta-feira (8)o cantor “Emílio Carlos”. No fe-riado de quinta-feira (9), anoite será de muito samba eMPB com o grupo “Mulheresem Canto”. Na sexta-feira (10)haverá apresentação do grupo“Paralelas”,e no dia (11), Sá-bado, a festa será animadapelo sertanejo “Luan Marçal”.

NovenaSempre às 19 horas, nove-

na em honra a São Bento. Dia11 (sábado), quatro missas: 7h,12h, 16h30 e 19h com pro-cissão. No dia 11 será servidoo tradicional bolo a preço po-pular, a partir das 8 horas.

CaminhadaA 2ª Caminhada da Fé terá

trajeto de cinco quilômetros,dia 9 (feriado), às 9 horas, sain-do defronte à Igreja Matriz.

Para a caminhada, camisetacomemorativa já está à vendana secretaria paroquial (16) 3322-1535.

Nota Fiscal

Quermesse na Matriz

Page 12: Edição 1154

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br12 SÁBADO E DOMINGO

04 E 05 DE JULHO DE 2015

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail [email protected]

Fone: 3301-2299

Apoio Cultural

Parabéns aos aniversariantes

DDDDoooo ççççuuuu rrrraaaa

04- José André GomesFigueira e Tamires Crescenzio Brizolari05- Manoel Brito do Nascimento06- Silverio Margutti Júnior e Valdir Foltran Pavan07- Giordano Bortolli,Mariana Laurindo, Cleusa Joaquim de Almeida, Flávia R. Mori, Izabela Guidone

Ferreira e Geovana Maria Rabatini08- Guilherme Belinelli de Jesus, Igor Zaniollo Motta e Vanilda Miquelino Ferreira Júnior10- Odete Mancini Salvino, Antonio Domingos Candozine eGabriela Salvino Uzone12- Lucas Cavallari eJosé Bezerra dos Anjos

Cada dia mais gente feliz

Encomendas: 3392-4870

S. Francisco em AméricoSérgio Belinelli representou o Executivo ameriliense na inauguração

Gerente regional Antonio César Justo, e o

vice-prefeito Sérgio Belinelli

Convidados prestigiam inauguração do Plano de Saúde São Francisco.

Américo Brasiliense gasta uma verbaenorme na manutenção do hospital dacidade (maternidade já tem convênio

com a Gota de Leite de Araraquara), não so-bra quase nada para a manutenção de servi-ços essenciais. Novas instalações da unidadede Pronto Atendimento do Plano de Saúde SãoFrancisco foram apresentadas em Américo(sede em Ribeirão Preto) que mantém trata-tivas com Santa Casa de Araraquara para abriro leque logístico objetivando atender melhoros clientes. Enquanto isso a Beneficência pa-tina com seus problemas financeiros que serefletem no atendimento geral. A União Ope-rária, cuja publicidade tem enaltecido exce-lência no atendimento, festeja sucesso e ga-nha corpo na concorrência sem ter a res-

ponsabilidade de manter moderna e ampla in-fraestrutura hospitalar. A saúde regional pas-sa por uma metamorfose natural considerandoa lei da procura e oferta com novas fontes deserviços.

ImportânciaSérgio Belinelli, representando Cleide

Berti, a inauguração do São Francisco dese-jando que “Deus possa iluminar a todos nacondução do melhor atendimento”. Repre-sentaram o Plano de Saúde São Francisco: Jú-lio Braga (Diretor Comercial), Lúcio Cintra(Superintendente), Roberto Gusmão (DiretorMédico), e Antonio Justus (Gerente Regional);Mauricio Ometto (Diretor da Usina Santa Cruz),Marcos Mônaco (Usina São Martinho), Vania

(Fábrica de Meias Lupo), Provedor ValterCury (Santa Casa de Araraquara), NelsonLima (Presidente da Associação Comercial deAmérico), Paulo Abi–Jaudi (Laboratório de Aná-lises Clínicas) e representantes de diversos se-tores da saúde pública e privada.

Hospital “Dr. José Nigro” de Américo gasta mais de 35% da arrecadação.

Sobre o procedimento judi-cial, envolvendo procurado-res da prefeitura de Améri-

co Brasiliense, embora procurada,a prefeita Cleide Berti preferiu sesilenciar. “Não é o melhor proce-dimento para um representante dacomunidade, essa atitude espelhafalta de transparência e pode sig-nificar pouco caso com as coisaspúblicas. A população pode regis-

trar como falta de interesse em go-vernar e buscar solução para pro-blemas administrativos, mesmocom cofres raspados”, diz analis-ta creditado pelo J.A.

VanguardaO vereador Luzimar Alves dos

Santos, mais conhecido por Baia-ninho, enviou notícia à redação do

J.A. sobre a “Justiça bloqueia bensde todos os procuradores da Pre-feitura de Américo Brasiliense emAção de Improbidade Adminis-trativa”. Em nome dos vereadoresJosé Roberto, Alemão, Dega, Ro-berto da Anchieta, Valdomiro Bri-zolari e Diego Viveiros.

O Juiz da 1ª Vara Judicial deAmérico acatou pedido do MP“pela prática de ato atentatório a

princípios da Administração Pú-blica com (eventual) obtenção devantagem pecuniária ilegal nomontante de R$ 202. 237, 67 de-terminando bloqueio de bens dosservidores em questão”.

Espera-se depoimento da pre-feita Cleide, mesmo com os cui-dados éticos ao falar de assunto emparte ligado à administração deAdemir Gouvêa.

Beneficência vendeuPlano de Saúde Benemed à São

Francisco e murchou...

Santa Casa (equipa-mentos de imagens) é procurada peloSão Francisco.

União Operária usa a Santa Casa sem sem manter a sua infraestrutura

A Unimed tem logística eficiente para atender a

milhares de clientes.

Cleide adota o SILÊNCIO

Page 13: Edição 1154

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 2015 13

Clássico do Futebol Feminino WilsonSilveira Luize equipe

Neste domingo(5), às 10hna ARENA DA FONTE aequipe feminina de fu-

tebol da Ferroviária enfren-tará o Audax de Osasco, líderdo Campeonato Paulita da 1ªDivisão. Não há cobrança de ingresso.

PPaannaammeerriiccaannoossNo próximo sábado(11), a

seleção de futebol feminino doBrasil vai estrear nos Jogos Pa-namericanos de Toronto (Ca-nadá), contra Costa Rica. OBrasil está no Grupo B comCosta Rica, Canadá e Equador.O técnico Vadão convocou 18jogadoras. Goleiras: Luciana eBárbara; zagueiras: Mônica,Rafaele Leoni e Erika; laterais:Fabiana, Tamires e Poliana;meio de campo: Andressinha,Formiga, Thaísa, Gabriela Za-

notti, Maurine, Andressa Alvese Raquel; atacantes: Cristiane,Darlene e Rafaela Travalão.

VVOOLLEEIISSOOLLNeste sábado (04), no Gi-

násio de Esportes do ClubeAraraquarense, serão realiza-das duas partidas das equipesdo Projeto Voleisol, contraIbaté: 15 horas: Voleibol In-fantil e 16 horas: voleibol in-fanto-juvenil

IInnddiivviidduuaallNeste sábado(4), às 14h

começam as disputas do Cam-peonato Individual Femininode Bocha organizado pelaLIBA.

Jogos no MelusaCidinha Luiz x Claudimeire;Luzia x Claudimeire.

No NáuticoMarlene x Maria Souza, Mar-lene x Mercedes e Maria Sou-za x Mercedes. A 2ª rodada serásábado que vem, dia 11.

RReeggiioonnaaiissModalidades inscritas: Atle-tismo - fem e masc; Basque-tebol - masc e fem; Biribol; Bo-cha; Ciclismo - masc e fem;Capoeira - masc e fem; Damas-misto; Futebol - masc e fem;Futsal - masc e fem; Ginasti-ca - masc e fem; Handebol -masc e fem; Judô -masc e fem;Karatê - masc e fem; Malha;Natação - masc e fem; Taek-wondo - masc e fem; Tênis -masc e fem; Tênis de mesa -masc e fem; Voleibol - masc efem; Vôlei de praia - masc efem; Xadrez - masc e fem.

Tranquinio Geraldo Bombardailustra a coluna. O motivo: o ma-rido da Dona Terezinha é consi-derado nos meios esportivosum verdadeiro idealista. Atua no

esporte simplesmente porquegosta. Aqueles que o conhecemcom certeza estão aplaudindoesse destaque-homenagem. Parabéns!

(Apoio cul tu ral: Pa raty)

NNaa MMooll dduu rraa

Bem-estar, música, brincadeiras e emoção nos gramados

O início de Julho é mar-cado por grandes emo-ções, no Náutico! Além da

programação recreativa cheia dealegria, ainda tem grandes Finaisno Futgrama, neste domingo, 05.Confira as atividades que agitamo domingo nauticano e venhaaproveitar!

No salão do restaurante, o dia co-meça com mais arte, às 10h,com o ateliê de Pintura. E, aomeio dia, a brincadeira Exer-cício do Pulmão esquenta aindamais os associados!

O domingo é repleto de ação, no Náutico

O

Fotos: Henrique Santos

Paula Crespo - osgrandes nomes daMPB, interpretadospela cantora. 12h - Barda Praia.Eduardo e Lourival -ninguém fica paradocom o repertório dadupla! 14h30 - Bar daMata.

9h - Aula de Pilates (no EspaçoBrincar).10h - Aula de Yoga (encontro no sa-lão do restaurante).10h às 15h - Prova do Dia (salão dorestaurante).10h às 15h - Jogo dos números (sa-

Atividades fixas

Esporte

Shows musicais

Espaço Brincar

Caminhada pelo clube

Passeando no Náutico

Diversão no salão

Bem-estar pra toda a família:11h, tem Caminhada Orienta-da, com encontro no salão dorestaurante.

Embarque no trenzinho e venhapassear na parte superior doclube. A saída será às 14h30, dobalão do restaurante.

Das 10h30 às 16h, tem curso deartes Livre Caricatura. Às 11h,os pequenos se divertem com abrincadeira Lousa Maluca.E, às 14h30, a oficina de reci-clagem Porta-treco agita a ga-rotada.

lão do restaurante).

FutgramaO domingo é de grandes Finais,no Futgrama. As categorias deBase, Feminino, Livre e SuperMaster fazem suas partidas de-cisivas, na busca pelo caneco!

As atividades nauticanas agitam toda a família!

Acesse www.clubenauticoararaquara.com.br e confira os times finalistas, os horários e campos dos jogos e as emoções finais do Campeonato de Futgrama 2015 - 1º Semestre.

O domingo é de grandes Finais no Futgrama

Page 14: Edição 1154

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 201514

Santa Lúcia em festaTigre é campeão da Copa Nélvio Tintas

Tigre Clube sagrou-se cam-peão invicto da Copa deFutsal, um dos torneios

mais importantes da região.

“Chegamos após enfrentar ad-versários fortes: Futebol Shop,Melusa, Araraquarense e Américo sempre buscando a vi-

tória”. A final Tigre venceu De-tla/Américo 4 x 3 e conquistoutitulo inédito para Santa Lúcia.Foram 7 jogos com 5 vitórias e

02 empates: Tigre sem nenhu-ma derrota se fez campeão.

Em agosto disputa a CopaRecord.

Tigre, o campeão!

Santa Lúcia revitaliza Praça “Padre Patella”

com estacionamento 45º.

Trentim pleiteia recapeamento do Secretário Garcia e deputado Massafera.

Vereadores aprovam Plano Municipal de Educação:

validade 10 anos.

Marcos e Adail. Galera em festa.

Márcia estranha contratos da P.M.

De acordo com a imprensa,quatro empresas de fachadateriam um esquema de frau-

de de licitações no Comando Geralda Polícia Militar de São Pulo e, jun-tas, recebido mais de R$ 21,5 mi-lhões em contratos com a corpora-ção entre 2005 e 2012. As investi-gações se concentram nos anos de2009 e 2010 - gestões de José Ser-ra e Alberto Goldman -, mas as em-presas teriam recebido verba antese depois do período investigado, prin-cipalmente por meio de dispensa delicitação. Segundo as informações,as contratações envolveram desdeserviços de limpeza de telhado e pin-tura de paredes até compra de ma-teriais de escritório.

Para a deputada Márcia Lia é ne-cessário apurar essas informações,a legalidade dos contratos e licitaçõesrealizados pela Polícia Militar.

Deputada MárciaLia protocolou re-querimento so-bre investigaçõesem licitações daPolícia Militar.

Após término da grevedos professoresestaduais, direção deescolas de Araraquaraimpossibilita (sic) reposição das aulas.Para os professores, o impedimento prejudica os alunos.

Entrevero

São muitas e antigas,sobre a permanência de vagões de trem no centro da cidade. Ministério Público Federal ajuizou AçãoPública, com pedido deliminar, para que ALL(América Latina Logística) remova os vagões e locomotivas.O órgão exige também a limpeza periódica dos locais.

Reclamações

Dia: 11/07/2015 (Sábado)Horário: 9hLocal: Anfiteatro UNIARAAv. Dom Pedro II, 860 - Centro - Araraquara/SP

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Adami (Membro da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra do Brasil)

ARARAQUARA/SP

Apoio Cultural:

Criação da Comissão da Verdadesobre a Escravidão em Araraquara

É da nossa terra, é da nossa gente.

Page 15: Edição 1154

15SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Respostas:Resp 1.: b - O futebol é um grande en-tretenimentopara o povo.Entretenimento(= diversão, distra-ção).Resp 2.: d -É totalmente supérfluoescolher ou lavar um bom arroz.Supérfluo(= inútil, desnecessário).Resp 3.: d - No contexto, vezo significa:hábitos, costumes.Resp 4.: c -No contexto, chorrilhosig-nifica: grande quantidade.Resp 5.: b / c - Acho lindo, aquelas mo-ças com o umbigo / embigoà mostra!Umbigo / embigo(= cicatriz na regiãocentral do ventre, resultante do corte docordão umbilical, por ocasião do nasci-mento da criança).Cf. DUP Contemporâneo 2004 – Borba.Resp 6.: d -É um verdadeiro escrachoa educação pública em nosso país? É oque dizem.Escracho(= aquilo que é vergonhosoou desmoralizado).Resp 7.: b -No contexto, candonga sig-nifica: manha, intriga.Candongasubstantivo feminino.Resp 8.: c -No contexto, bricabraquesignifica: loja que compra e vende ob-jetos de arte.Resp 9.: b -No contexto, mancebo sig-nifica:homem jovem, rapaz.Resp 10.: a -No contexto, objurgaçãosignifica: repreensão violenta, cen-sura, reprimenda.

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário doGrande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jor-nal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna doNorte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diá-rio da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - So-rocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Li-beral Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tan-gara da Serra (MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP -Gazeta do Ipiranga/SP.

Laboratório de Análises ClínicasDr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Responsáveis:Dr. Arnaldo BuainaimDr. Arnaldo Buainaim Jr.

Análises ClínicasMarcadores Tumorais

Imunologia

HematologiaHormônios

Rua Carlos Gomes, 1560Fone: PABX (16) 3301-5599

Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506

a ( ) objeto de arte;b ( ) homem jovem;c ( ) cavalo de corrida;d ( ) carro antigo.

10 – O que significa objurgação, nocontexto? Será que vale a pena a objurgaçãoaos estudantes?a ( ) repreensão violenta;b ( ) distribuição de livros;c ( ) prova seletiva;d ( ) indicação de cursos.

05 - Acho lindo, aquelas moçascom o ____________ à mos-tra!a ( ) imbigo;b ( ) umbigo;c ( ) embigo.

06 - É um verdadeiro ________a educação pública em nossopaís? É o que dizem.a ( ) iscraxo;b ( ) escraxo;c ( ) iscracho;d ( ) escracho.

07 - O que significa candonga,no contexto? Você conhece alguém com mui-ta candonga?a ( ) grana;b ( ) manha;c ( ) virilidade;d ( ) vergonha.

08 - O que significa bricabraque,no contexto? Vou passar no bricabraque an-tes da viagem.a ( ) loja que conserta ob-jetos quebrados;b ( ) loja que vende brin-quedos;c ( ) loja que compra e ven-de objetos de arte;d ( ) loja que conserta re-lógios.

09 - O que significa mancebo, nocontexto? Era um belo mancebo. Provocoususpiros na platéia.

“Seja simples, pois, quandopartir, tudo que restará aosque ficarão será seu sorriso,seu olhar, seu modo de aca-riciar, seu perdão, o som desua voz, a alegria de suas gar-galhadas e a sinceridade desuas lágrimas... e saiba tam-bém que nenhuma estrelairá se apagar quando você sefor e, por mais que você nãocompreenda, esta será amaior homenagem que elaslhe prestarão...”

Cavar abismos: DOR

De agora em agora...De espera em espera...De momento em momento...Não há argumento...Não resolve lamento...Não há contrassenso...Não resolve tormento...Assumir!Não parar!Não desanimar!Só por um amigo!tão migo!tão sigo!tão mesmo!tão em si mesmo!Não há argumento...Não resolve lamento...

Não há contrassenso...Não resolve tormento...É viver!Intensa e tacitamente...Intensa e profundamente...VIVER!(CHAMAN, T. J. B.).

Teste o seu Português:

01 - O futebol é um grande____________ para o povo.a ( ) intreterimento;b ( ) entretenimento;c ( ) entreterimento;d ( ) intretenimento.

02 - É totalmente __________escolher ou lavar um bom arroz.a ( ) superflo;b ( ) supérfulo;c ( ) superflu;d ( ) supérfluo.

03 - O que significa vezo, no con-texto? Tinha vezos muito diferentesdo normal!a ( ) aparências;b ( ) roupas;c ( ) trejeitos;d ( ) hábitos.

04 - O que significa chorrilho, nocontexto? Era um chorrilho de informa-ções. Fiquei preocupado.a ( ) discrepância;b ( ) emaranhado;c ( ) grande quantidade;d ( ) desencontro.

TTTTeeeessss tttt eeee oooo sssseeeeuuuu PPPPoooorrrr ttttuuuugggguuuuêêêêssss ((((333366667777))))Terezinha Bellote Chaman (*)

(Campanha do J.A.)

RReeggiissttrree oo sseeuu iimmóóvveell..ÉÉ qquueessttããoo ddee sseegguurraannççaa..

CCCCaaaarrrrttttóóóórrrriiiiooooEDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO DE 30 DIAS. PROCESSO Nº 0009288-75.2011.8.26.0037.

O(A) Doutor(a) HEITOR LUIZ FERREIRA DO AMPARO, MM. Juiz(a) de Direito da 2ª Vara Cível, do Foro de Araraquara, da Comarcade Araraquara, do Estado de São Paulo, na forma da Lei, etc.FAZ SABER a(o) SIGJA QUÍMICA GERAL LTDA, na pessoa de seu representante legal, CNPJ: 03.725.040/0001-99, que lhe foi propos-ta uma Ação de COBRANÇA por parte de COMPANHIA PAULISTA DE FORÇA E LUZ - CPFL, alegando em síntese que: “foi celebrado en-tre as partes um contrato de fornecimento de energia elétrica nº ECVM/3321/2003 Estrutura Tarifária Convencional” com demandamínima contratada de 30 kW para o faturamento/leitura de agosto/2003 a agosto/2004, prorrogáveis; que a requerida não efetuouo pagamento das faturas vencidas nos meses de março/2006, maio a agosto/2006 e outubro/2006 referente a Unidade Consumido-ra nº 371297, no valor de R$ 18.946,90 (dezoito mil, novecentos e quarenta e seis reais e noventa centavos), atualizado até 22/01/2011,corrigidas monetariamente, acrescidas de multa contratual de 2% e de juros legais. Que foram várias as tentativas para recebimen-to, mas não houve o pagamento do débito pela requerida. E, constando dos autos que a requerida SIGJA QUÍMICA GERAL LTDA, en-contra-se em lugar incerto e não sabido, é expedido o presente edital com o prazo de trinta (30) dias, para que fique a requerida de-vidamente citada para os atos e termos da ação proposta, e para que, no prazo de 15 dias, que fluirá após o decurso do prazo do pre-sente edital, querendo, apresente contestação. Não sendo contestada a ação, presumir-se-ão aceitos, pelo(a)(s) ré(u)(s), como ver-dadeiros, os fatos articulados pelo(a)(s) autor(a) (es). E, para que chegue ao conhecimento de todos e não se possa alegar ignorância,vai devidamente afixado e publicado na forma da Lei. Araraquara, 09 de abril de 2014.

EDITAL DE INTIMAÇÃO - PRAZO DE 20 DIAS. PROCESSO Nº 1007634-31.2014.8.26.0037/01.

A MM. Juíza de Direito da 1ª Vara Cível, do Foro de Araraquara, Estado de São Paulo, Dr(a). ADRIANA DEL COMPARI MAIADA CUNHA, na forma da Lei, etc. FAZ SABER a executada BRUNA FRIGIERI, CNPJ 11.171.917/0001-75, na pessoa de seurepresentante legal, que tramita CUMPRIMENTO DE SENTENÇA por parte de CIRANDA CULTURAL EDITORA E DISTRIBUIDORALTDA., CNPJ 68.216.860/0001- 09, executando a quantia de R$ 20.022,84, atualizada até 28/04/2015, que inclui o prin-cipal corrigido e acrescido de juros, e constando dos autos que a executada encontra-se em lugar incerto e não sabido, éexpedido o presente EDITAL com prazo de 20 dias, a qual fica devidamente INTIMADA para o PAGAMENTO VOLUNTÁRIODO DÉBITO apresentado, no PRAZO de 15 DIAS, sob pena de aplicação da multa de 10% prevista no artigo 475-J do CPC.E para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente edital, por ex-trato, afixado e publicado na forma da lei, sendo este Fórum localizado na Rua dos Libaneses, 1998, Santana, CEP 14801-425, Fone: 16-3336-1888, Araraquara-SP, 29/05/2015.

(*) Professora de Português, es-pecializada em Linguística deTexto - UNESP de Araraquara/SP,Mestre em Comunicação Social -UNESP de Bauru/SP, Doutora emServiço Social - UNESP de Fran-ca/SP e Pesquisadora do GEPEFA- Grupo de Estudos e Pesquisas so-bre Famílias. É Jornalista e assi-na coluna semanal (Teste o seuPortuguês) em diversos jornais emtodo o Brasil. Publicações em re-vistas técnicas na área de ciên-cias humanas. Produtora de te-levisão do quadro “Teste o seu Por-tuguês” por 16 anos em algumasTVs nacionais.

Page 16: Edição 1154

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE JULHO DE 201516

O seu filho

ainda vai estudar aqui

Venda pela internetSebrae tem palestra gratuita, inscriçõespelo 0800 570 0800 ou 3332-3590

Ninguém duvida do poderda internet. Nesta se-gunda-feira (6), das 9h

às 12h, o Sebrae-Araraquara

oferece a palestra gratuita“Como vender pela internet”com os principais conceitos docomércio eletrônico, exem-

plos de soluções disponíveis nomercado e que podem seraplicadas aos pequenos ne-gócios. Inscrição por telefone

ou pessoalmente no Sebrae Av.Maria Antônia Camargo Oli-veira (Via Expressa), 2903,das 9h às 17h.

Placas para Prof.Alberto Senapeschi,ferroviário PedroRozatto, Prof. Regi-naldo Galli e fa-zendeiro FranciscoMalta Cardozo.

Massafera pres-tigia inauguraçãoda Via Parque noJardim Paraíso evaloriza ambien-te saudável paraa população.

Coca Ferraz mostra o avanço na Mobilidade

(Jornalista Douglas Braz)O deputado estadual Ro-berto Massafera participouda inauguração de quatrodispositivos viários em fren-

te à CDHU do Jardim Paraí-so. O prefeito Barbieri re-conheceu o apoio do parla-mentar em várias iniciativase investimentos que tem

melhorado a qualidade devida da população. Mora-dores da região terão amploespaço de lazer para cami-nhadas, passeios de bici-

cleta e convivência. A valo-rização do bairro permitefortalecimento do comér-cio ao longo da avenida Mário Ópice.

Simpósio de Medicina da UniaraInscrições abertaspara evento entre 17 e 19 de agosto

“I Simpósio de Medicinade Família e Comunidade”promovido pela Liga Uni-versitária de Medicina de Fa-mília e Comunidade -LUMFC do curso de Medi-cina do Centro Universitáriode Araraquara - Uniara,em parceria com a Se-cretaria de Saúde de Ara-raquara, a Associação Pau-lista de Medicina de Fa-mília e Comunidade, a So-ciedade Brasileira de Me-dicina de Família.

A coordenadora geral daLiga, Nayara Stephanie deJesus, menciona que os es-tudantes organizadores doSimpósio estão cursandoo segundo e terceiro anos deMedicina. “Almejamos al-cançar todos que estejamenvolvidos de alguma formacom a saúde pública, des-de gestores até usuários. Elevem para esclarecer dúvi-das, inovar técnicas, espa-lhar conhecimento e pro-vocar um sentimento deperseverança para buscaruma assistência à popula-ção de ótima qualidade”,destaca.