Top Banner
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA TERÇA-FEIRA, 29 DE DEZEMBRO DE 2015 ANO: 46.º NÚMERO: 12.678 Pub. PSP contra “crimes inventados na net .... PÁG. 7 Campanha Especialista alerta agricultores para novos desafios .... PÁG. 5 Alentejo - Ambiente GNR detetou 1.127 condutores ao telemóvel .... ÚLTIMA PÁG. Fiscalização .... PÁG. 2 Organização da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) ‘Oficina de Natal’ levou mais e diferentes públicos ao Museu de Évora O desafio para deixar a curiosidade nascer, descobrir através da história dos objetos palavras e valores e experimentar as obras de arte da coleção permanente do Museu de Évora com o coração, com o corpo e com a imaginação foi lançado a todos os que quiseram participar nesta oficina especial de Natal, dinamizada no passado dia 26 de dezembro, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), através da mediadora cultural, Margarida Mestre. Aumentar o público nos museus e chamar a população local para este espaço de cultura tem sido, nos últimos três anos, um dos objetivos da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
12

Ds dia 29 12 2015

Jul 25, 2016

Download

Documents

Diario do SUL

Edição Diário do SUL (29-12-2015)
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Ds dia 29 12 2015

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIATERÇA-FEIRA, 29 DE DEZEMBRO DE 2015

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.678

Pub.

PSP contra“crimes inventadosna net”

.... PÁG. 7

Campanha

Especialistaalertaagricultorespara novosdesafios

.... PÁG. 5

Alentejo - Ambiente

GNR detetou1.127 condutoresao telemóvel

.... ÚLTIMA PÁG.

Fiscalização

.... PÁG. 2

Organização daDireção Regionalde Culturado Alentejo (DRCA) ‘Oficina de Natal’

levou mais e diferentes públicosao Museu de Évora

O desafio para deixar a curiosidade nascer, descobrir através da história dos objetos palavras e valores e experimentar as obras de arte da coleção permanente do Museu de Évora com o coração, com o corpo e com a imaginação foi lançado a todos os que quiseram participar nesta oficina especial de Natal, dinamizada no passado dia 26 de dezembro, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), através da mediadora cultural, Margarida Mestre.

Aumentar o público nos museus e chamar a população local para este espaço de cultura tem sido, nos últimos três anos, um dos objetivos da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Page 2: Ds dia 29 12 2015

2 RegionalTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015 diário do SUL

O

Direção Regional de Cultura do Alentejo organizou oficina de Natal

ÉVORA

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

Pub.

Aumentar o público nos museus e chamar a população local para este es-paço de cultura tem sido, nos últimos três anos, um dos objetivos da Dire-ção Regional de Cultura do Alentejo. Neste sentido, e como explicou uma técnica da instituição dinamizadora, Helena Rocha, a estratégia tem estado a resultar muito bem. “As oficinas já decorrem há algum tempo e verifica-se que temos públicos que ainda não vinham ao museu”, contou, acrescen-tando que têm conseguido que várias comunidades escolares se tenham aproximado desta forma de cultura. “É importante chamar as escolas ao museu porque constatámos que mui-tas crianças nunca tinham aqui vindo”, sustentou.

Helena Rocha explicou que surgiu a possibilidade de trabalhar com Mar-garida Mestre – “que trabalha com a

O jogo das coisas sagradas levou mais e diferentes públicosao Museu de Évora

desafio para deixar a curiosidade nascer, descobrir através da história dos objetos palavras e valores e experimentar as obras de arte da coleção permanente

do Museu de Évora com o coração, com o corpo e com a imaginação foi lançado a todos os que quiseram participar nesta oficina especial de Natal, dinamizada no passado dia 26 de dezembro, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), através da mediadora cultural, Margarida Mestre.

Gulbenkian e com outras instituições” - fazendo mediação cultural, tendo a DRCA proposto que ela fizesse várias oficinas aqui no Alentejo. Este ano, as iniciativas que ocorreram, inte-graram-se também na celebração do aniversário do Museu de Évora, con-siderando a DRCA que este trabalho de aproximação com a comunidade “requer continuidade, apesar das ofi-cinas terem resultado muito bem com as escolas, gostaríamos de reforçar os laços com as famílias para que se fomente as relações entre pais e filhos através da cultura”, afiançou a mesma representante da DRCA.

Os cinco sentidos à desco-berta da cultura como cons-

trutora de uma melhorHumanidade

Para a mediadora cultural, Mar-garida Mestre, o percurso que tem sido feito ao longo deste tempo “tem ajudado a compreender elementos

culturais que são fundamentais para conhecer melhor a nossa história”. E lembrou: “Nos dois primeiros anos, as oficinas trabalharam as exposições temporárias. Este ano, a opção recaiu sobre a exposição permanente, no-meadamente sobre a sala onde está o Retábulo de Évora, o quadro da meditação de São Jerónimo e os seis quadros da paixão de Cristo”.

A última oficina relacionou-se com a quadra natalícia e com o tema do sa-grado. “O que eu faço com o público é preparar o corpo, mostrando que há

Um bombeiro da corporação de Évora sofreu ontem ferimen-tos graves devido ao despiste da carrinha de transporte de doentes que conduzia, ao início da manhã, perto daquela cidade, revelaram as autoridades.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o acidente, cujo alerta foi dado por volta das 07:30, aconteceu na estrada de Santo Antonico, perto de Évora.

O bombeiro ferido, de 25

anos, era o único ocupante da carrinha, que estava a iniciar a recolha de doentes para consultas e tratamentos, tendo sido transportado para o Hospital do Espírito Santo de Évora.

A companhia Pim Teatro apre-senta, até quarta-feira, no cente-nário Teatro Garcia de Resende, em Évora, a sua nova produção intitulada “À-Bi-Tá”, que “cruza”

várias formas de arte, foi ontem divulgado. A peça de teatro, que serve também para assinalar o 22.º aniversário da companhia de Évora, tem sessões diárias às 18:

30 e às 21:30.“À-Bi-Tá” é um espetáculo

onde se “cruzam” o teatro, música, palavra, vídeo e artes plásticas.

vocabulário relacionado com as mãos. Desafio a que olhemos para os porme-nores de mãos que estão nos 11 qua-dros do Retábulo e que façamos esses movimentos ao pormenor”, explici-tou. Quanto ao quadro da meditação de São Jerónimo, a ideia é descodificar os símbolos como o tempo, o saber, a luz, a vida e, “a partir daí, criar uma polifonia aproveitando a acústica do espaço”. Contar a história da Paixão de Cristo é outra das atividades, solicitan-do a que os nomes dos quadros sejam desvendados pouco a pouco.

Bombeiro de Évora ferido com gravidade em despiste de carrinhaPim Teatro apresenta nova produção

Margarida Mestre quis ir mais longe e associou a temática do sagrado a pessoas como Nelson Mandela, Mahat-ma Gandhi e Malala Yousafzai “como importantes na nossa sociedade e humanidade, fazendo uns quantos queres dos afetos em que cada cor tem um gesto de carinho. A finalidade é que sejamos capazes de fazer com os outros, o que estas personalidades fizeram com a Humanidade”.

As oficinas tiveram a duração de uma hora e meia e a DRCA espera que tenham continuidade em 2016.

Page 3: Ds dia 29 12 2015

Presidenciais:

3Tema de AberturaTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Pub.

Leio sempre com muito interesse os textos dos nossos colaboradores a quem devemos agradeci-mento pela sua dedicação ao Jornal e alguns deles já há mais de 20 anos. Para todos uma palavra de pro-fundo reconhecimento da Direcção deste diário.

Sucede que cada um deles faz abordagens temáticas com intenção valorativa nas áreas sociais, políticas e económicas em ideias ou críticas construtivas que confi rmam o empenho da Imprensa Regional que prefere a pedagogia jornalística ao frenesi dos escândalos que afl igem a sociedade em que vivemos.

Por isso deixamos aos "grandes" esse encargo com todas as consequências que advém logo que o leitor se cansa.

Pois os textos dos nossos colaboradores para além de esclarecer o que afi rmam tocam em pontos essenciais da vida da região e dos valores tradicionais da Nação.

Há dias Carlos Almeida no seu estilo subtil fazia uma abordagem real do que tem sido a agiotagem autorizada e a amarga situação daí resultante. Vezes sem conta o Estado é advertido mas as "políticas" de uns e doutros fazem orelhas moucas. E a desgraça acontece.

Ou há uma reestruturação do Estado ou a balburdia levará o País à miséria.

(...)Pois os textos

dos nossos colaboradores para além de esclarecer

o que afi rmam tocam em pontos

essenciais da vida da região e dos

valores tradicionais da Nação.

(...)

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica reco-lheu embalagens de carne de porco não rotulada no talho do Pingo Doce do Braga Parque, na sequência de uma denúncia de suinicultores que realizaram uma ação de protesto.

A Lusa constatou no local que as montras do talho onde estavam as embalagens de carne de porco fi caram entretanto vazias.

Em declarações à Lusa, o porta-

voz da iniciativa dos suinicultores portugueses disse que esta foi “a primeira vez que a ASAE respon-deu prontamente a uma denúncia dos suinicultores”.

A iniciativa juntou cerca de 200 suinicultores de todo o país que chegaram em autocarros a Braga, entraram no Pingo Doce do Braga Parque vestidos com t-shirts brancas onde se lia “coma o que é nosso”.

De seguida, concentraram-se

na área do talho e das montras de embalagens de carne sob o olhar atento de alguns seguranças daquele supermercado.

A ação tinha como objetivo informar a opinião pública e alertar para “a prática de terro-rismo comercial que tem vindo acontecer por parte da grande distribuição relativamente aos produtores” de carne de suíno, disse João Correia, um dos pro-motores da iniciativa, à Lusa.

Protesto de suinicultores leva ASAEa recolher embalagens

num supermercado em Braga

O candidato presidencial Henrique Neto vai ser o primeiro nome nos boletins de voto das eleições de 24 de janeiro, ditou o sorteio realizado pelo Tribunal Constitucional (TC), em Lisboa, enquanto Paulo Morais ocupa o décimo lugar.

A seguir ao empresário e mili-tante socialista Henrique Neto segue-se o ex-reitor da Universi-dade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa e em terceiro lugar estará Cândido Ferreira, socialista e médico de profi ssão.

No quarto lugar fi gurará o can-

didato apoiado pelo PCP, Edgar Silva, antigo padre católico e deputado na Assembleia Legisla-tiva da Madeira, em quinto lugar o sorteio ditou o candidato Jorge Sequeira, psicólogo e docente, em sexto lugar Vitorino Silva, calce-teiro e ex-presidente de junta no concelho de Penafi el, conhecido por Tino de Rans.

Em sétimo lugar surge a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias, deputada europeia e dirigente bloquista.

Os últimos três lugares vão

respetivamente para Maria de Belém Roseira, antiga presidente socialista e ex-ministra da Saúde e deputada, Marcelo Rebelo de Sousa, comentador político, professor universitário e antigo presidente social-democrata e deputado à Constituinte, e Paulo Morais, gestor e ex-vice-presidente da autarquia portuense.

Por sua vez, eventuais recla-mações serão admitidas até 05 de janeiro. No dia 11 de janeiro, esgotados eventuais recursos, o rol de candidatos será, fi nal-mente, o defi nitivo.

Henrique Neto no topo do boletim de voto, Paulo Morais na 10.ª posição

Page 4: Ds dia 29 12 2015

diário do SUL4 OpiniãoTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015

Pub.

Pub.

• Uma das características mais marcantes da nossa vida social e política é que estamos sempre a falar de direitos. De facto, raros são os dias em que não dizemos ou ouvimos alguém dizer frases do género “você não tem o direito de fazer isso comigo!” Viver num mun-do no qual as pessoas são vistas como detentoras de direitos é uma grande conquista. Na sua origem, a palavra direito significa exatamente aquilo que é reto, correto ou justo. Mas os direitos não são apenas demandas por justiça. São também o reconhecimento de que algo nos é devido. Neste sentido, os direitos nunca podem ser identificados com favores, súplicas ou gentilezas. Se existe um direito, é porque há um débito e uma obrigação correlativa. Por conseguinte, não se pede um

Direitos, costumes e privilégiosdireito, luta-se por ele. Quando reivindicamos algo que nos é devi-do, não estamos a pedir por favor, mas a exigir algo que nos pertence. A civilização dos direitos humanos atingiu o apogeu neste século XXI. Em nome dos direitos se faz a polí-tica, a economia e mesmo a guerra. E o fervor é tanto que até as orga-nizações internacionais competem entre si no lançamento de novos catálogos de direitos. Mas algo negativo aconteceu: desde finais do século XVIII que a sociedade, para sobrelevar os direitos, pôs de lado os deveres. E hoje, é-lhes avessa.

• O traço marcante do despo-letar dos direitos foi a noção de progresso, que se futurava ilimi-tado e sustentava a soberania do homem. Mas a história recorda-nos, entretanto, que, nestes dois séculos e meio de direitos do homem, ti-vemos as mais chocantes violações desse homem com os seus direitos invioláveis. Não podemos deixar de ficar perturbados quando verifica-mos que muitos dos que ditam as regras internacionais – obviamente, para defesa dos direitos do homem! – têm as mãos sujas. Mais precisa-

mente ainda: vemos na arena internacional os direitos humanos transformarem-se em arma de arre-messo. Quando um país ataca ou-tro, é sempre com o nobre intuito de defender os direitos humanos. Já repararam que são sempre os mais poderosos quem diz defender tais direitos e que os mais fracos são sempre quem os viola? Ironias do destino! Isso leva-nos a pensar no conceito de direito segundo a moral e segundo as leis. Segundo a Moral, é um código de regras, de valores e de princípios do foro interno, inscrito na natureza huma-na, que leva cada um a fazer as suas opções, sem carácter coercivo. Se-gundo as Leis, o direito é um códi-go exterior de regras, promulgado e aceite por legisladores e imposto aos cidadãos, com carácter coercivo e punitivo, mas a que faltam valores e princípios do foro interno.

• É por causa desta distinção que se levantam algumas questões. Por exemplo: Porque será que todos reclamam os seus direitos e ninguém aceita questionar-se se são mesmo direitos naturais e legítimos ou se não passam de costumes,

privilégios, heranças ideológicas, tradições, caprichos ou concessões de cidadania? Porque será que se reclama o direito à vida – mesmo depois de se ter declarado a ma-tança legal de bebés – quando se sabe que a vida é um dom e todos deveríamos era falar da obrigação de respeitar esse dom? Porque será que os defensores do pretenso direito à adoção se esquecem de que não existe o direito a ter filhos, naturais ou adotivos? – As crianças é que têm o direito natural de ter um pai e uma mãe biológicos ou, no caso de morte ou abandono ou incapacidade destes, o direito à adoção! A propósito, veja-se o n.º 2 do art. 68 da Constituição da República onde se lê: “ A materni-dade e a paternidade constituem valores sociais eminentes” (– não direitos!); e os n.os 1 e 2 do Art. 69: “As crianças têm direito à proteção da sociedade e do Estado [...]. O Estado assegura especial proteção às crianças órfãs, abandonadas ou por qualquer forma privadas de um ambiente familiar normal”. Cui-dado que a questão de «ter direito a» é passível de toda a manipulação ideológica e legalista!

Breves

Comentários

n Pe. Madureira da Silva

As fotos das crianças“Li surpreendida que revistas dos Estados Unidos davam milhões de

dólares pela exclusividade de fotos de crianças agora nascidas filhos de figuras públicas da TV americana.

Bem melhor seria distribuir esses dólares por centenas de crianças filhas de gente sem fama; mas gente honesta e também pelos filhos dos emigrantes que fogem para a Europa, saldo tão infeliz dos erros dos Estados Unidos que foram pôr o Médio Oriente em conflitos sem fim”.

A.L.

•Atenção Município

Há dias escrevi que há várias covas no piso alcatroado na Avenida Arantes e Oliveira ao pé da CCDRA o que causa problemas às suspensões dos veículos e pode originar quedas aos cidadãos. São covas pequenas e pede-se ao Município que as repare.

M.A.S.

Montemor-o-Novo: Acidente faz feridoUm acidente de viação causou 3 feridos na zona da A6.Um ferido com gravidade foi levado para o Hospital de Évora pelos

Bombeiros Voluntários.A GNR averigua o despiste.

Page 5: Ds dia 29 12 2015

5RegionalTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Pub.

n Roberto Dores

n João Trindade Efeitos do aquecimento global no Alentejo

Especialista em ambiente alertaagricultores para novos desafios

stá confirmado. 2015 foi o sétimo ano mais

quente no Alentejo desde que existem registos no nosso país. Com o início do inverno as temperaturas desceram a pique, mas até há uma semana atrás a média foi atípica para esta época do ano, tendo os termómetros rondado os 20 graus. Uma das consequências, dizem os especialistas, vai afetar a agricultura da região, obrigando os agricultores a mudarem os hábitos de cultivo. Afinal, o aquecimento global está marcha.

Após um ano em que houve menos 50% de chuva na região, face à média de épocas anteriores, o especialista em aquecimento global Filipe Duarte Santos alerta que os agricultores alentejanos deverão estar atentos ao fenómeno, começando a aceitar que é preciso pôr em prática novas regras que lhes permitam enfrentar os desafios impostos pelas alterações climáticas.

“Vai ser preciso começar a programar as vinhas mais cedo, tal como as sementeiras”, garante em declarações ao “Diário do Sul”, alertando ainda que até a azeitona

E

já começa a ficar madura mais cedo, obrigando a antecipar a apanha e a sua ida para o lagar.

Aliás, não é de hoje que Filipe Duarte Santos tem alertado que as gerações futuras vão sofrer com os impactos mais negativos do aquecimento global, com ondas de calor mais frequentes e uma temperatura média mais elevada, mas também com fenómenos meteorológicos extremos, como

é o caso de chuvas muito intensas.

O professor junta ainda à lista dos impactos os efeitos das alterações climáticas ao nível da saúde, para acrescentar que o país precisa de tomar medidas, procurando encontrar condições para minimizar os seus efeitos adversos e aproveitar algumas oportunidades que esta possa trazer em alguns setores sócio

económicos. “Penso que há bastante a fazer no futuro neste setor no sentido de nos prepararmos para uma mudança climática que já está em curso e que se poderá, muito provavelmente, agravar”, destaca o especialista em questões ambientais, que deixa esta recado: “Apesar de Portugal ser um dos países mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas, o tema não faz parte das preocupações dos responsáveis políticos”.

A falta de chuva que tem caracterizado o Alentejo desde 1960 é mesmo apontada como um dos exemplos mais negativos do impacto das alterações climáticas no sul da Europa, segundo o especialista em questões ambientais. “Os impactos já são bastantes gravosos”, alerta Filipe Duarte Santos, para quem além dos problemas já sentidos entre Portugal e Espanha, é no sul do país que se tem observado, há mais de meio século, uma redução da precipitação média anual, por década, na ordem de 39 milímetros, considerando tratar-se de um “valor significativo tendo em atenção que a precipitação média anual em certas regiões do Alentejo é da ordem de 500 milímetros”.

Portalegre

As Autarquias, Elvas, Marvão, Almeida e Valença apresentaram à Comissão Nacional da UNESCO, uma proposta para inscrever as suas fortificações na lista indicativa do Património Mundial. A apresentação foi feita no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa. Esta proposta inclui quatro bens: a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, Património Mundial desde 2012, a Praça de Marvão, a Praça-Forte de Almeida e a Fortaleza de Valença. Jorge de Oliveira, co-coordenador da candidatura, Vânia Rosa, consultora da Augusto Mateus Consultores e o vereador José Manuel Pires representaram o município de Marvão nesta reunião. As Fortalezas Abaluartadas foram estruturas defensivas de guerra que, nos últimos séculos, se transformaram em monumentos de paz e em espaços únicos de história, de cultura e de relação e vivência humanas.

Fundação Robinsonem risco de ser extinta

Em Portalegre o Executivo CLIP da Câmara delegou no Conselho de Administração da Fundação Robinson a responsabilidade de extinguir esta Instituição, criada para recuperar espaços da antiga Fabrica da Rolha, e aposta num projecto cultural dando visibilidade às Associações da Cidade. Na razão desta decisão apresentada pela Presidente da Edilidade, Adelaide Teixeira, aponta-se o facto de não ter verbas suficientes para suportar os custos da Fundação Robinson.

A proposta, foi aprovada com os votos favoráveis do CLIP e do PS, enquanto o PCP votou contra.

Castelo de Vide

Acordo com o STAL beneficia serviços do Município

Em Castelo de Vide, no Salão Nobre foi assinado o Acordo Colectivo de Entidade Empregadora Pública entre o município e o STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local Regional). Este acordo a entrar em vigor no dia 4 de Janeiro de 2016 entre outros baseia-se nos seguintes objectivos. “Considerando que o Município de Castelo de Vide promove a adopção de medidas tendentes ao incremento da eficácia e eficiência dos serviços em matéria de organização e duração do trabalho é desejável a celebração de um acordo que ajuste os períodos de duração semanal e diária do trabalho, e uma maior conciliação entre a vida profissional e pessoal dos seus trabalhadores, em prol do aumento dos níveis de motivação e produtividade”. Assinaram o documento António Pita, Presidente da Câmara Municipal, e os membros da Direcção Nacional, José Cardoso e Joaquim de Sousa.

Marvão

Fortificações candidatasa Património Mundial

Page 6: Ds dia 29 12 2015

diário do SUL6 RegionalTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015

Pub.

Sampaio da Nóvoa inaugura sede de campanha em Évoracandidato presidencial António Sampaio da Nóvoa acusou Marcelo Rebelo de Sousa de ter

justifi cado e apoiado, nos últimos anos, as políticas de austeridade do anterior Governo PSD/CDS-PP, como os cortes na saúde.

Depois de ter dito, no sábado à noite, em entrevista à TVI, que “foi alertando, ao longo dos últimos anos, para a degradação dos serviços públicos e isso foi feito perante muita gente que se calou”, em Évora, esclareceu que se referia “a várias pessoas, mas também a Marcelo Rebelo de Sousa”.

“Nos seus comentários, mês após mês, semana após semana, [Marcelo Rebelo de Sousa] sempre justifi cou estas políticas de austeridade, nomeadamente no que diz respeito aos cortes no Serviço Nacional de Saúde [SNS], e apoiou sempre as políticas do anterior ministro da Saúde, Paulo Macedo, em todos os seus comentários”, referiu.

O António Sampaio da Nóvoa falava aos jornalistas no fi nal da cerimónia de inauguração da sua sede de campanha em Évora, na qual participaram, entre as dezenas de pessoas presentes, o atual ministro da Agricultura, Capoulas Santos, o deputado do PS Norberto Patinho e vários autarcas socialistas do distrito.

O candidato presidencial realçou que “a vida política é feita dos responsáveis políticos e dos membros do governo, mas é feita também de várias outras cumplicidades”, assinalando a proximidade entre Marcelo Rebelo de Sousa e o anterior Governo PSD/CDS-PP.

Sampaio da Nóvoa considerou que Marcelo fez “um comentário que, sistematicamente, todos os domingos, apoiou as políticas que levaram o país onde levaram”, e que “conduziu a que também o candidato Marcelo Rebelo de Sousa tenha estado em comícios da coligação PSD/CDS-PP”.

“Não é difícil imaginar que a pessoa possa agora lavar as mãos como se não tivesse nenhuma responsabilidade também nesta matéria”, acrescentou.

Sobre a morte de um homem de 29 anos no Hospital São José, em Lisboa, alegadamente por falta de neurocirurgiões ao fi m de semana, o candidato a Belém afi rmou que “é uma situação trágica”, que “resulta de muitos cortes que houve no SNS”.

“Fui avisando que havia um momento em que depois de cortes sucessivos certamente que começaria a haver situações de degradação do SNS”, disse, frisando que “houve muita gente” que justifi cou os cortes e defendeu estas políticas e “o resultado está agora à vista”.

Sampaio da Nóvoa defendeu que se deve “olhar para a frente” e “reforçar o SNS”, mas vincou que a situação “merece que todas as responsabilidades sejam apuradas em todos os planos”.

É

Foto - Facebook - Pedro Santos - grupo SNAP

Alma Sem Tempo

Maria José Correia lançou livro de poesiaeborense e foi professora do ensino

básico durante 32 anos. Lecionou no ensino básico e sempre fez questão promover a sensibilidade poética nas crianças que formou. Foi a facilidade com que utiliza a rima que a impeliu a trabalhar a poesia com os seus alunos, tanto no ensino formal como nas atividades extra-curriculares que promoveu. Chama-se Maria José Correia e apresentou a sua mais recente obra na Sala dos Leões da Câmara Municipal de Évora.

Alma Sem Tempo é o título de um compêndio de quase uma centena de sonetos e quadras em que a autora nos guia numa viagem sobre temas como a sua terra natal, a sua condição de mulher e os seus sentimentos. Páginas em rima simples e assertiva em que Maria José

Correia faz desfi lar as suas experiências e recordações de um percurso de vida repleto emoções e relações sentimentais com os outros e com o meio que a rodeia.

"Falar de Maria José Correia é falar de uma pessoa extremamente observadora, que traz para a sua poesia vivências que nos transportam essencial-mente a momentos em que a autora se recolhe num ser supe-rior a quem suplica num grito silencioso a paz e o amor" afi r-mou António Filipe a quem coube a apresentação de Alma Sem Tempo, na Câmara Munici-

pal de Évora.Durante o

lançamento, António Filipe destacou alguns dos poemas que Maria José Correia trouxe agora a público. Sobre a introspeção e o 'eu' da autora, Quem És Tu introspeção e o 'eu' da autora, Quem És Tu introspeção e o 'eu' da

(pág. 15), sobre o efémero e o desapego, Não Somos Donos de Nada (pág. 17) e, entre outros, Saudade (pág. 41) que nos leva a viajar por África e pelo Oriente.

Sempre ligada ao Alentejo que assegura trazer no coração, Maria José Murteira Silva Correia está atualmente aposentada e tem dedicado grande parte do seu tempo à escrita poética. No

"Falar de Maria José Correia é falar de uma pessoa

pal de Évora.Durante o

lançamento, António Filipe destacou alguns dos poemas que Maria José Correia trouxe agora a público. Sobre a introspeção e o 'eu' da autora, Quem És Tu introspeção e o 'eu' da autora, Quem És Tu introspeção e o 'eu' da

(pág. 15), sobre o efémero e o desapego, Não

Diário do Sul, publica os seus poemas há mais de 25 anos e tem sido colaboradora assídua da rubrica D. Quixote desde a primeira hora.

Alma Sem Tempo é uma edição da Chiado Editora e faz

parte da Colecção Prazeres Poéticos. Está à venda nas livrarias e pode também ser adquirido no portal da internet wook. e no da própria editora em chiadoeditora.com/livraria/alma-sem-tempo.

Page 7: Ds dia 29 12 2015

7SociedadeTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Refugiadoe terrorismo lideram votação para Palavrado Ano 2015

s vocábulos “refugiado” e “terrorismo” lideram a votação para a Palavra

do Ano 2015, “seguidos de perto por “acolhimento” e “esquerda”, anunciou o grupo Porto Editora.

A Palavra do Ano 2015, que será conhecida no próximo dia 04 de janeiro, pelas 11:00, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, nos arredores de Lisboa.

Desde o início do mês, quando abriu a votação ‘online’ em www.palavradoano.pt, “cerca de 12.000 portugueses já participaram” na escolha da “Palavra do Ano”, segundo um comunicado da Porto Editora enviado à agência Lusa.

A meio da tabela, no 5.º posto,

está a palavra “drone”, seguida por “plafonamento” e “bastão de selfie”. Os vocábulos “festivaleiro”, “privatização” e “superalimento” ocupam os últimos lugares da votação, segundo a mesma fonte.

A votação termina no próximo dia 31.

A eleição da Palavra do Ano é uma iniciativa da Porto Editora, que se iniciou em 2009, tendo vencido a primeira edição a palavra “esmiuçar”.

Em 2010 venceu “vuvuzela” e, em 2011, “austeridade”. Em 2012, a palavra escolhida foi “entroikado” e, em 2013, “bombeiro”.

No ano passado, a palavra eleita foi “corrupção”.

O

GNR deteve 128 pessoasem flagrante delitoentre quinta-feira e domingo

GNR deteve 128 pessoas em flagrante

delito, a maioria por condução com excesso de álcool, em várias operações realizadas entre quinta-feira e domingo em todo o país, anunciou a Guarda Nacional Republicana.

Além da atividade operacional diária, a GNR realizou durante o período natalício várias operações

que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Na sequência destas operações, foram detidas 128 pessoas, 72 das quais por condução sob o efeito do álcool, 19 por condução sem habilitação legal, dez por tráfico de droga e dois por furto, adianta a GNR em comunicado.

Foram ainda apreendidas 554 doses de haxixe, 33 doses de heroína, cinco armas brancas, duas armas de fogo e 781 euros.

Nas ações de fiscalização rodoviária, os militares inspecionaram 11.643 condutores, tendo detetado 2.768 infrações, a grande maioria (2.359) por excesso de velocidade.

Entre as infrações detetadas, 231 foram por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 105 por falta de inspeção periódica obrigatória, 122 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou cadeirinha, 91 por uso indevido do telemóvel na condução e 46 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

PSP lança campanhano Facebook contra“crimes inventados na Internet”

PSP vai lançar no início do próximo ano uma

campanha “contra crimes inventados” na internet, com o objetivo de desmistificar “mitos urbanos” e informar os cidadãos, disse à Lusa uma fonte daquela força de segurança.

A iniciativa, divulgada pelo Jornal de Notícias, vai ser concretizada na página do Facebook da PSP a partir de janeiro próximo.

“Utilizando as nossas redes sociais, nomeadamente o Facebook, vamos tentar desmistificar algumas histórias. Temos recebido algum feedback de adolescentes, jovens adultos e idosos no que diz respeito às campanhas de alerta nas redes sociais”, disse à agência Lusa o subcomissário João Moura, da Direção Nacional da PSP.

De acordo com João Moura, a PSP tem, nos últimos tempos,

A

desmistificado alguns ‘mitos urbanos’ como as histórias relacionadas com as ‘máfias de Leste’ (raptos de crianças junto a escolas, golpe dos ovos no para-brisas dos carros com o objetivo de assaltar os condutores e os roubos violentos em semáforos).

“Não confirmamos nenhuma situação dessas em território nacional e daí a necessidade que a PSP tem de desmistificar estas histórias”, salientou.

O subcomissário João Moura lembrou que a PSP realizou recentemente campanhas em torno das sete burlas mais comuns e também a relacionada com a publicação pelos adultos de fotografias de crianças no Facebook.

“No início de 2016 queremos dar continuidade a esta desmistificação de mitos urbanos. As redes sociais podem tornar uma notícia viral pela positiva ou

pela negativa. São férteis nisso. Com esta campanha de cariz pedagógico e preventivo, queremos transmitir informação e segurança às pessoas e desmistificar mitos urbanos e alarmes sociais”, contou.

João Moura adiantou ainda que a PSP tem 400 mil seguidores no Facebook, que têm colocado cada vez mais questões de esclarecimento.

O Jornal de Notícias de hoje destaca na sua edição que muitas mensagens circulam na Internet e nos ‘emails’ há vários anos e até já foram desmentidas pelas autoridades, mas continuam a ser difundidas massivamente.

“A polícia admite que as redes sociais contribuem para uma maior divulgação de alertas duvidosos e tem recebido cada vez mais pedidos de esclarecimento de cidadãos querem saber se os relatos são verdadeiros”, escreve o jornal.

A

Page 8: Ds dia 29 12 2015

diário do SUL8 PublicidadeTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015

Pub.

Page 9: Ds dia 29 12 2015

9PublicidadeTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

[email protected]

��������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

��������������������

���������

���������������������������

�����������������������������

���������������������������

����������������������

��������������������������������

�������

��������������������

������������������

���������������������������������

��������������������������������

�������������������������

������������

����������������

�������

��������

�����������������������������

�������������������������������

�������������

��������������������

�������

����������

���������������������������

�����������������������������

�������������

��������������������

�������

Page 10: Ds dia 29 12 2015

diário do SUL10 SociedadeTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015

NECROLOGIACELESTINA MARIA ROUQUINHA

Faleceu dia 24/12/2015 em Évora a senhora Celestina Maria Rouquinha de 87 anos de idade natural de Santa Maria (Estremoz), viúva do senhor Hermenegildo de Oliveira Batista, e que residia em Évora.

Dia 25/12/2015 na Igreja da Sagrada Família (Álamos), foi celebrada encomendação de corpo presente às 09:45 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

JOAQUINA AUGUSTA CARAPINHA MACEDOFaleceu dia 25/12/2015 em Évora a senhora Joaquina Augusta

Carapinha Macedo de 89 anos de idade natural de Nossa Senhora de Machede, viúva do senhor Custódio Banha Calado, e que residia em Évora.

Dia 26/12/2015 na Igreja de Santiago, foi celebrada encomendação de corpo presente às 10 horas, seguindo o seu funeral para o cemité-rio dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

JOAQUIM MANUELFaleceu dia 25/12/2015 em Évora o senhor Joaquim Manuel de 84

anos de idade natural da Sé (Évora), casado com a senhora Rosária Cândida Saúde dos Santos, e que residia em Évora.

Dia 26/12/2015 na Capela do Hospital, foi celebrada encomendação de corpo presente às 14:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

AMÉLIA GARCIA SAÚDEFaleceu dia 25/12/2015 em Estremoz a senhora Amélia Garcia

Saúde de 93 anos de idade natural de São Manços, e que residia em Évora.

Dia 27/12/2015 na Igreja da Sagrada Família (Álamos), foi celebrada encomendação de corpo presente às 09:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

JULIA MARIA FERREIRA CAEIROFaleceu dia 25/12/2015 em Évora a senhora Júlia Maria Ferreira

Caeiro de 82 anos de idade natural de Santo Antão (Évora), e que residia em Évora.

Dia 29/12/2015 na Igreja da Sagrada Família (Álamos), será celebrada encomendação de corpo presente às 10:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

MARIANA DOS SANTOS LEAL VEIGA Faleceu dia 27/12/2015 em Évora a senhora Mariana dos Santos

Leal Veiga de 87 anos de idade natural de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz), e que residia em Évora.

Dia 28/12/2015 na Igreja de Santiago, foi celebrada encomendação de corpo presente às 14:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

MARIA AMÉLIA ROLÃO VARELAFaleceu no dia 25 de Dezembro de 2015, em Estremoz, Maria

Amélia Rolão Varela, de 84 anos, casada com Marcindo Correia Pinto, natural de São Bento do Mato e residente em Azaruja.

Dia 26-12-2015, na igreja de Azaruja, pelas 16:30 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemitério de São Bento do Mato.

Agência Funerária Pestana - Évora - Servilusa

MARIA MANUEL BRANCO ROCHA SILVEIRAFaleceu no dia 27 de Dezembro de 2015, em Évora, Maria

Manuel Branco Rocha Silveira, de 64 anos, viuva de Francisco Alberto Valadão e Silveira, natural de Évora (São Mamede) e residente em Évora.

Dia 28-12-2015, na igreja da Sagrada Familia (Álamos), pelas 16:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemitério do Espinheiro – Évora.

Agência Funerária Pestana - Évora - Servilusa

ANTÓNIO MANUEL BADÉ GANÇO Faleceu dia 28/12/2015 em Évora o senhor António Manuel Badé

Ganço de 53 anos de idade natural de Portel, e que residia em S. Manços (Évora).

Dia 29/12/2015 na Capela de S. Manços, será celebrada encomen-dação de corpo presente às 12 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de S. Manços.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Mauricio

Seus familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar o falecimento da sua ente querida, informam que o corpo esteve em câmara ardente na Igreja da Sagrada Familia (Álamos) - Évora, e ontem dia 28 de Dezembro de 2015, querida, informam que o corpo esteve em câmara ardente na Igreja da Sagrada Familia (Álamos) - Évora, e ontem dia 28 de Dezembro de 2015, querida, informam que o corpo esteve em câmara ardente na Igreja da

pelas 16:00 horas, celebrou-se encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemitério do Espinheiro - Évora, pelas 16:00 horas, celebrou-se encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemitério do Espinheiro - Évora, pelas 16:00 horas, celebrou-se encomendação de corpo presente,

agradecendo desde já a quem se dignou a assistir a tão piedoso ato.

MARIA MANUEL BRANCO ROCHA SILVEIRA

Participação de Falecimento

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Seu marido, fi lha, genro, neta e restantes familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar o falecimento da sua ente querida, informam que o corpo esteve em câmara ardente na Igreja de Azaruja, onde dia 27 de Dezembro de 2015, pelas 16:00 horas, celebrou-se encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemitério de São Bento do Mato - Azaruja, agradecendo desde já a quem se dignou a assistir a tão piedoso ato.

MARIA AMÉLIA ROLÃO VARELA

Participação de Falecimento

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO SÁBADO As Servas da Santa Igreja desejam

a todos um ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA cheio de graças divinas e convidam-vos a participar na celebração do 1º Sábado do mês e do Ano de 2016 - dia 2 de Janeiro - segundo o pedido de Nossa Senhora à Irmã Lúcia. O início será às 15,30 h., na Rua de Avis, 152.

Page 11: Ds dia 29 12 2015

11SociedadeTERÇA-FEIRA , 29 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:18 Desalinhado14:00 Sociedade Civil15:03 A Fé dos Homens15:35 Euronews15:52 Zig Zag20:38 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Revolução22:50 Literatura Aqui23:15 O Regresso00:10 Eurodeputados00:40 Sociedade Civil01:45 Tão Perto, Tão Longe03:45 Gente do Amanhã04:35 Euronews

06:00 Violetta07:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:30 Grande Tarde18:30 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 Ray Donovan01:30 House Of Cards02:30 Podia Acabar O Mundo03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:20 Os Nossos Dias15:51 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:07 O Preço Certo20:00 Telejornal21:07 Bem-vindos a Beirais21:47 Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão22:44 Os Maias00:38 Gotham01:23 Os Mosqueteiros02:17 O Princípio da Incerteza03:07 Os Nossos Dias04:28 Televendas05:59 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – CostaÉVORA - TeixeiraMONTEMOR-O-NOVO – NovalentejoMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Misericórdia REDONDO – Casa do PovoREGUENGOS MONSARAZ – PaulitosVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – DiasALMODÔVAR – AureaALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – J. DelgadoCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa MOURA – RodriguesSERPA – CentralVIDIGUEIRA – Costa

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – CentralCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – EuropaFRONTEIRA – Costa CoelhoGAVIÃO – Gavião; Pimentel MONFORTE – JardimNISA – Seabra; Moderna PONTE DE SÔR – Matos Fernandes PORTALEGRE – Esteves AbreuSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – MisericórdiaGRÂNDOLA – Costa; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES – Central

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraNub Máx.: 15º C Min.: 7º C

Terça-feira, 29

BejaNub Máx.: 16º C Min.: 8º C

PortalegreNub Máx.: 12º C Min.: 7º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora SolidáriaVIP’S

06:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:45 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:00 Jornal das 819:30 Benfica x Nacional - Taça da Liga21:45 A Única Mulher22:45 Santa Bárbara00:00 A Quinta: Extra01:00 Taça da Liga - Resumos01:15 Terapia para Casais03:15 Fascínios04:00 Sonhos Traídos05:00 Televendas

Força Naval de Reação da NATO, Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1)

foi reativada em Lisboa no dia 8 Junho de 2015 a bordo do Navio-almirante NRP D. Francisco de Almeida e marcou o início do Comando Português desta Força NATO, pelo Contra-almirante Alberto Manuel Silvestre Correia.

A SNGM1 participou ativamente na Operação “ ACTIVE ENDEAVOUR” no Mediterrâneo Oriental, num esforço Internacional de combate ao Terrorismo, assim como a realização de operações e exercícios no Mar Negro e no Mar Báltico. Participou igualmente no Exercício TRIDENT JUNCTURE 15.

De referir que estas forças navais da NATO são forças multinacionais que integram navios não só dos membros da NATO mas também dos seus aliados. Navios estes em pron-tidão permanente para execução das missões solicitadas não só em exer-cícios mas também em missões reais,

Final do Comando Português da Força de reação rápidada NATO SNMG1 e regresso da Fragata F 334 NRP Franciscode Almeida à Base Naval de Lisboa

n Texto e fotos: Mário Diniz e Francisco Alves

A

F334 NRP Francisco de Almeida. CPO J.Parracho (PRT NAVY ) LYNX EHM “Hooters Flight”CEMGFA Gen. Pina Monteiro, MD Dr. Azeredo Lopes,

CEM da Armada Almirante M. Fragoso

Discurso do Ministro da defesa Dr. Azeredo Lopes

com toda a panóplia que dispõem, como por exemplo as Esquadrilhas de Helicópteros que lhes estão atri-buídas. Fica patente a capacidade de projeção e demonstração da deter-minação da NATO em mostrar a sua

natureza defensiva e a sua capaci-dade de adaptação a novas situações e desafios como medida de dissuasão das ameaças contra os seus membros e aliados. É de salientar que devido ao vasto espaço geográfico do teatro

de operações, as ações de apoio humanitário foram incontornáveis e paralelas á missão primária da SNMG1, como fica demonstrado pelo apoio prestado na crise de refugiados do Mediterrâneo.

Foi com 6 meses decorridos de missão, que no dia 20 de Dezembro de 2015 o “Diário do Sul” presenciou o regresso á Base Naval de Lisboa da Fragata NRP Francisco de Almeida com as cerimónias habituais e a

presença de sua S.Exª. o Ministro da Defesa o Dr. Azeredo Lopes, o CEMGFA General Pina Monteiro, e o CEM da Armada o Almirante Macieira Fragoso.

Missão cumprida.~35

Page 12: Ds dia 29 12 2015

A

Em 2015

n Roberto Dores

ANO: 46.º NÚMERO: 12.678 PVP: 0,75€ TERÇA-FEIRA, 29 DE DEZEMBRO DE 2015

Siga-nos no Twitter

@diariodosulInformação regional.

Pub.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) juntou à CDU, defende “a abolição imediata” das portagens em todos os troços da autoestrada

da Beira Interior (A23), considerando a via “uma acessibilidade estruturante e estratégica”. No projeto de resolução enviado esta segunda-feira à

Lusa, o BE quer que a Assembleia da República se pronuncie “pela abolição imediata da cobrança de taxas de portagem em todos os troços da A23”. A

autoestrada A23 atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, e permite a ligação entre Torres Novas e a Guarda.

BE defende fim da portagem em Portalegre

GNR detetou este ano 1127 infrações por uso indevido do telemóvel durante

a condução nas estradas do Alentejo. Os números agora revelados reportam-se ao período entre 1 de janeiro e 3 de dezembro de 2015.

Segundo avançou a GNR, durante a operação “Smar-tphone, Smartdrive”, na qual foram realizadas ações de sen-sibilização no meio escolar, o distrito de Évora é o que exibe os números mais elevados de infrações na região alentejana, com um total de 636 processos,

GNR apanhou 1.127 condutores ao telemóvel enquanto Beja fi ca na segunda posição, com 310 condutores apanhados ao telemóvel. Já Por-talegre é o distrito com menos transgressões do país, com 181.

A operação que procurou, mais uma vez, alertar os auto-mobilistas para os riscos do uso do telemóvel ao volante teve duas fases distintas. A primeira (levada a cabo entre 30 de novembro e 2 de dezembro) contemplou a realização de ações de sensibilização, através das Secções de Programas Espe-ciais dos Comandos Territoriais, com especial incidência para o meio escolar. Já na segunda fase, entre 3 e 4 de dezembro, as autoridades procuraram inten-sifi car a fi scalização rodoviária

para detetar este tipo de infra-ções, tendo estado envolvidos militares da GNR dos vários Comandos Territoriais e da Uni-dade Nacional de Trânsito.

“O caso é muito sério, porque o uso do telemóvel

ao volante é, de facto, muito perigoso estando na origem de muitos acidentes”, segundo alerta fonte da GNR.

Recorde-se que um estudo efetuado no serviço de urgên-cias do Royal Hospital de

Melbourne concluiu que os automobilistas que usam o tele-móvel sem o equipamento de mãos livres incorrem num risco de acidente quatro vezes supe-rior aos outros, o que equivale a um nível de risco duplo do dos condutores com taxa de alcoole-mia superior à autorizada.

“A desatenção é um fator agravante em 35 por cento dos acidentes e os relatórios da polícia demonstram que o número de acidentes devidos à desatenção, como quando vão com excesso de velocidade ou entram numa via errada, é particularmente elevado entre os automobilistas que telefo-nam ao volante”, concluíram os especialistas.

Natal Tranquilocom mais

acidentes e menosferidos

Já quanto ao balanço rodo-viário nas estradas do distrito de Évora durante a quadra natalícia, a Guarda registou 14 acidentes de viação durante os quatro dias da operação, com um ferido grave e um ferido ligeiro, segundo a Sala de Situ-ação da GNR. O sargento-aju-dante David Carrão revela que, comparando com igual período do ano passado, se registou mais um acidente, mas menos um ferido grave (foram dois em 2014) e menos 11 feridos leves (menos 12 no ano passado).