Top Banner
46

DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.

Apr 17, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 2: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 3: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 4: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 5: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 6: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 7: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.

DISSOLUÇÃO

Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente puro e no soluto puro.

SOLUBILIDADE – quantidade máxima de material que se pode dissolver numa certa quantidade de solvente, numa temperatura constante, para formar solução estável.Ex.: 950 g de nitrato de prata em 100 ml de água a 100°C 0,00217 g de cloreto de prata em 100 ml de água a 100°C

Page 8: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 9: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.

Dissolução de líquidos em líquidos

•Miscíveis•Imiscíveis

Octano + CCl4 miscíveis (apolares)Hidrocarbonetos + água imiscíveis

Page 10: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.

Dissolução de sólidos em líquidos

Ex:I2 (apolar) em CCl4 (apolar)sacarose (polar) em água (polar)

As forças de pontes de hidrogênio entre a sacarose e a água são suficientemente fortes para compensar a quebra das ligações entre as moléculas de açúcar puro e entre as de água pura.

Os sólidos reticulados como grafita, diamante, quartzo e areia não se dissolvem em água, pois a ligação covaente destes sólidos é muito forte para ser substituída pelas ligações hidrogênio, muito mais fracas.

Page 11: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 12: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 13: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 14: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 15: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 16: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 17: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 18: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 19: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 20: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 21: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.

Ex: KFHsol = Hhid + Hret

Hsol = -819 + 821 = 2 kJ/mol

Normalmente a solubilidade aumenta quando a entalpia de solução fica mais negativa.

A solubilidade é favorecida quando a energia necessária para desfazer a rede do sólido é menor que a energia desprendida quando os íons se hidratam (Hhid)

Page 22: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 23: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 24: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 25: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 26: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 27: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 28: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 29: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 30: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 31: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 32: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 33: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 34: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 35: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 36: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 37: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 38: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 39: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 40: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 41: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 42: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 43: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 44: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 45: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.
Page 46: DISSOLUÇÃO Ocorre quando as forças atrativas entre as partículas de soluto e solvente são suficientes para superar as forças atrativas no solvente.