Top Banner
ao trabalho
20

Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Apr 07, 2016

Download

Documents

cicloiguacu

Manual do Organizador
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

ao trabalho

Page 2: Dia Nacional de Bike ao Trabalho
Page 3: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

“Grandes problemasrequerem muitas

pequenas soluções”

Wendell Berry

Page 4: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

APRESENTAÇÃO

O evento no Brasil

O Dia Nacional de Bike ao Trabalho (DNBT) é inspirado no Bike To Work Day, um evento anual realizado em vários cantos do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho.Maio é considerado o mês da bike ao trabalho, e cada cidade opta por uma data diferente. No Brasil adotamos o De Bike ao Trabalho para toda segunda sexta-feira do mês de maio.Essa campanha está sendo promovida pelo Bike Anjo, porém qualquer um pode organizar o De Bike ao Trabalho em sua cidade.O evento começou nos Estados Unidos com o nome Bike To Work Day , em 1956, pela organização League of American Bicyclists. No Brasil não há um início oficial, porém em 2013 foi o primeiro ano de ação em âmbito nacional.

Manual do organizador

Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Page 5: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Por que participar do DNBT ?É divertidoIr de bicicleta para o trabalho promove a auto-confiança, encoraja o companheirismo e é uma ótima forma de se envolver com uma causa social.

É saudávelEmpregados ativos são mais dispostos, tiram menos licença de saúde e são mais produtivos.

É ecológicoPedalar reduz sua pegada ambiental, diminui os congestionamentos e economiza dinheiro.

Campanha “De Bike ao Trabalho” da Red Bull

Page 6: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Dia Nacional De bike para escolaProclamação de maio como o mês De Bike ao TrabalhoDesafio Carro X Ônibus X BikeMapeamento de rotasBike ValetPedal com o GovernoPedaladas temáticasFestas temáticasEventos abertos em ruasAulas de condução urbana seguraBike rodeioBike AnjosEventos Vá de BikeIncentivos para pedalarDesafios para ciclistasBici ônibusEstação de apoioCafé para ciclistasGuias e manuais

Desafios para ciclistasInspire iniciantes e veteranos com uma competição amigável. Disponibilize um site para registre a quantidade de pessoas e a quilometragem percorrida por elas de bicicleta. No final, identifique e premie as pessoas e/ou empresas com maior participação.

Guias e manuaisDisponibilize guias para iniciantes, voluntários, empregadores e estabelecimentos em geral com dicas para participar da campanha no dia do evento ou ao longo do ano.

Dia Nacional De bike para escolaOrganize um bici-trem para escola com pais e alunos. Caso seja necessário um tratamento do trânsito para garanitir maior segurança, articule com os órgãos locais competentes como isso será feito. É possível promover também batepapos e oficinas com os alunos.

Pedal com o GovernoO bom exemplo de figuras públicas é uma ótima forma de promover a iniciativa. Aproveite para informar sobre as vantagens de pedalar, apresentar a infraestrutura disponível e mostrar ao poder público a importância dessa iniciativa.

Ideias fantásticaspara um evento DNBT

Page 7: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Proclamação do dia/semana/mês De Bike ao TrabalhoInclua a data no calendário oficial da sua cidade ou estado

Mapeamento de rotasForneça links ou mapas, numa página do governo ou da empresa, com dicas dos melhores caminhos para se fazer de bicicleta.

Bike ValetGaranta que vai haver estacionamento seguros para as pessoas interessadas em pedalar para o trabalho.

Desafio Carro X Ônibus X BikeA exemplo do tradicional desafio intermodal de setembro, compare os impactos de pessoas que fazem o mesmo trajeto usando meios de transporte diferentes.

Pedaladas temáticasOrganize uma pedalada para um grupo específico (mulheres, idosos, crianças) ou em relação a uma questão específica (vítimas de trânsito, poluição etc...)

Eventos abertos em ruasAo abrir a rua para as pessoas e fechá-la para os carros, cria-se um ambiente mais convidativo para pedalar pela cidade.

Desafio Intermodal UFPR 2014

Page 8: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Aulas de condução urbana seguraOfereça aulas gratuitas sobre condução, regras de trânsito, mecânica básica, dicas de vestuário e demais habilidades para o ciclista urbano.

Bike rodeioUma atividade lúdica e educativa, bike rodeios podem ensinar as crianças como conduzir uma bicicleta de forma adequada e segura, ao mesmo tempo que transmitem as regras de trânsito num ambiente controlado.

Bike AnjosAproveite o potencial de ciclistas experientes e dedicados para ajudar novatos que queiram experimentar pela primeira vez ir de bicicleta par ao trabalho.

Eventos Vá de BikeEncoraje o uso da bicicleta através de parcerias com estabelecimentos em geral que possam

Bici ônibusSinalize pontos de convergência para que os ciclistas possam se encontrar e pedalar em grupo. Disponibilize ciclistas experientes para puxar o grupo em horários específicos.

Incentivos para pedalarDisponibilize prêmios, brindes e vales que possam ser utilizados em lojas locais relacionadas a bicicleta. Faça uma camiseta, colete refletivo, boné, botons, adesivos ou outros materiais comemorativos do evento. Se possível, reconheça os patrocinadores.

Estação de apoioMuitos iniciantes podem precisar de uma ajudinha extra. Um problema na bicicleta, uma dúvida sobre o melhor caminho ou até mesmo 5 minutinhos pra descansar e tomar uma água. Monte estações de apoio nas rotas identificadas que provavelmente terão um fluxo maior de ciclistas, em especial, os novatos.

Café para ciclistasTrabalhe em conjunto com negócios locais para oferecer bebidas e lanches para ciclistas em pontos estratégicos. Leve em contato o horário de entrada, estacionamentos, banheiros e coleta de lixo gerado.

Festas temáticasPode ser uma exposição, uma apresentação musical, uma exibição de filmes, um desfile. Existem diversas formas de compartilhar os benefícios da bicicleta. Qual a sua forma de expressão?

Page 9: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

1º PASSO

Escreva um plano

Todo evento bem-sucedido começa com um plano. Ele servirá como um guia e uma lista de tarefas para realização do seu Dia de Bike ao Trabalho. Um planejamento deve focar em que?• Defina metas específicas para seu evento (quantidade de participantes, fontes de recurso, exposição de mídia).• Determine as autorizações necessárias para realizar os eventos e quais os custos e requisitos necessários para essas autorizações.• Estime um orçamento para cada evento/ideia - pense em quem pode financiar ou patrociná-lo.• Defina um cronograma para todas as tarefas relacionadas com a implementação das ideias do evento.• Prepare um plano de publicidade.• Planeje o recrutamento de trabalhadores voluntários, comissões e demais envolvidos.

Planejamentoem 9 passos

Page 10: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

2° PASSO

Começa a buscar patrocínio

Prepare uma proposta de financiamento específica para cada potencial patrocinador. Peça uma quantidade específica de dinheiro ou produto com um plano mostrando ao prestador como ele vai auxiliar positivamente seus esforços. Lembre-se, os parceiros precisam saber que este é um evento sério e como eles serão beneficiados pela contribuição. Acompanhe seus apoiadores e tire quaisquer dúvidas que eles possam ter. Acompanhe o progresso com cada parceiro através de uma planilha pelo menos. Registre todas as negociações e contribuições(dinheiro, mercadorias, alimentos, etc.).Envie notas de agradecimento personalizadas a cada parceiro / patrocinador expressando sua gratidão. Você não pode ignorar esta etapa. Envie uma nota quando as negociações forem bem sucedidos, e novamente após o evento. Um patrocinador feliz irá ajudá-lo novamente no futuro.

3° PASSO

Encontre parceiros

Parcerias ampliam o alcance do seu evento e reduzem a carga de trabalho. Isso constrói conexões que são benéficas mesmo depois que o evento termina. Conquiste o apoio de organizações locais e comerciantes. Peça-lhes para se juntarem em prol do benefício da comunidade. Crie um banco de dados de potenciais parceiros, tais como:

• Grupos de ciclismo• Lojas de bicicletas• Câmaras de comércio• Escolas• Centros comunitários• Restaurantes• Museus• Empresários• Igrejas

Identifique contatos dentro de organizações que possam estarinteressadas em trabalhar com você. Antes de enviar um e-mail oufazer um telefonema para verificar o interesse, tenha uma solicitação específica em mente. Os pedidos podem variar entre trabalho voluntário, doação de alimentos, apoio publicitário. Esta divulgação deve ocorrer bem antes do seu evento De Bike ao Trabalho.

Page 11: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

4°PASSO

Recrute voluntários

Voluntários servem como recursos e organizadores que ajudam um evento fluir.Eles também fornecem a energia necessária para planejar um evento inteiro. Voluntários são vitais para um programa de sucesso, por isso é importante saber como encontrá-los, trabalhar com eles, e reconhecer suas contribuições. Quando pedir a alguém para fazer parte da equipe, certifique-se que as expectativas estão claramente delineadas, bem como as tarefas envolvidas e o tempo de dedicação. Reuniões deve ocorrer conforme necessário e ser conveniente para todos os envolvidos. Algumas pessoas podem não ter tempo para as reuniões regulares da equipe, mas não se importariam se você as convidasse para ajudar com tarefas específicas. Esses papéis podem não ser aparentes imediatamente; uma vez que você começar a planejar, você será capaz de identificar quem pode ajudar com o quê.No recrutamento de voluntários, o primeiro lugar para procurar são as pessoas que já estão envolvidas e familiarizadas com sua causa e são facilmente alcançados.

5° PASSO

Divulgue o evento

A comunicação é crítica para o sucesso de eventos. Na verdade, é a área de maior impacto sobre o número de participantes que você atrai. Alguns dicas sobre comunicação eficaz incluem:• Para organizar um evento de sucesso, você provavelmente vai precisar de: folhetos, cartazes, vários comunicados de imprensa, faixas e cartazes.• Prepare logotipos e gráficos para uma promoção unificada. A importância da qualidade gráfica, clara e simples é fundamental ! Conte com a ajuda de profissionais, se possível.• Dedique voluntários para se concentrar exclusivamente na distribuição de materiais promocionais da forma mais otimizada.• Mantenha um site dinâmico e informativo sobre o evento(s).• Crie gráficos (banners, botões) que os apoiadores podem colocar em seus sites ou compartilhar em suas páginas no Facebook. Considere criar uma hashtag no Twitter para apoiadores e participantes possam começar a agitar as mídias sociais antes do evento.• Mantenha os contatos atualizados sobre a situação das atividades(considerereuniões regulares).

Page 12: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Faça uma lista de todos os jornais, revistas, principais blogs, emissoras de TV e rádio em sua área. Certifique-se de incluir qualquer jornalista que tem escrito sobre bicicleta ou que tenha demonstrado interesse no passado. Nomeie alguém da sua organização para atuar como o contato de mídia para manter contato regular com jornalistas, talvez convidando-os para passeios e eventos. Envie-lhes cópias de sua revista ou newsletter.

Prepare um kit de imprensa a ser enviado a todos os meios de comunicação disponíveis duas semanas antes do evento e colocar essa informação em seu website.

O kit de imprensa deve incluir:• Um informativo contendo uma declaração do propósito de seu grupo, uma contagem de seu membros e lista de funcionários, especialmentese eles são membros bem conhecidos da comunidade.• Estatísticas sobre o seu programa ou projeto juntamente com o apoio de informações, brochuras, etc.• Calendário de Eventos para o seu programa ou projeto.

Faça uma ligação pessoal uma semana mais tarde. Ligue novamente para dizer obrigado cada vez que sair algo na imprensa. Certifique-se de notificar os repórteres e editores que receberam o seu kit de imprensa, se uma reunião ouevento em seu calendário for cancelado.

MARKETING

101

Page 13: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Jornais diários que saem pela manhã geralmente precisam de todas as suas histórias até o fim da tarde no dia anterior a publicação. Os jornais semanaisprecisa das datas de reunião e eventos pelo menos umas duas semanas antecipadamente. Publicações mensais trabalham com muitas semanas de antecedência e precisam da informação com dois, três ou mais meses antes. Blogs, TV e rádio podem ser imediatos do que a de mídia impressa, apesar de não poderem ter a profundidade de uma peça impressa. Planeje seus eventos com esses prazos em mente.

Dicas para o comunicado de imprensaA maneira mais comum de entrar em contato com os meios de comunicação é um comunicado de imprensa. Prepare vários comunicados de imprensa e uma lista de quem deve receber os comunicados de imprensa. Sempre enderece um comunicado de imprensa a uma pessoa específica. Não envie comunicados de imprensa como anexos de email. Coloque-os diretamente no corpo do email.Uma regra simples: torne o trabalho do jornalista tão fácil quanto possível e siga o formato mais convenientemente para ele. Mantenha os comunicados o mais curto possível! Se você usar mais de um lado do papel, corre perigo de perder o interesse do jornalista. Às vezes, notícias e lançamentos concisos serão fielmente impressos, e os prolixos serão descartados ou mutilados.

EntrevistasSe a TV ou rádio cobrir o evento, eles vão querer uma entrevista com um porta-voz. Aqui estão algumas dicas:• Fale devagar, de forma clara e com sentimento.• Respire fundo, relaxe e pense antes de responder.• Sempre mencione o nome da sua organização e do site quando falar em público.

Promova seu evento na WebAlém de criar um site do evento, Não subestime o poder das ferramentas de marketing de mídias sociais, como o Facebook, Twitter, YouTube e Pintrest. Contacte organizações que possam fornecer um link para o seu programa no site deles. Lojas de bicicletas locais, grupos de ciclismo, organizações de ativismo, estações de rádio, estações de televisão, organismos de segurança pública e clubes de saúde podem facilmente fornecerum link para o site do seu evento. Tudo o que você tem que fazer é pedir!

O EventoVerifique se o seu evento acontece como descrito na nota de imprensa - o lugar certo, hora certa. Deixe os seus contatos de mídia prontos e certifique-se de que ele está informado e sabe o que está acontecendo. Todos os agentes da imprensa devem ser direcionados para este pessoa, que deve ser facilmente reconhecível portando um identificador bem visível. Esta pessoa deve ter cópias extras do comunicado original e quaisquer outras informações relevantes.

Page 14: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

6° PASSO

Curta o evento

Um plano bem planejado e implementado vai permitir que você e seus voluntários tenham um agradável evento de fomento à cultura da bicicleta: Lembre-se de se divertir! Uma chuva pode desanimar bastante gente, portanto considere a chuva em seus planos e pense em um local alternativo. Isso é uma parte fundamental do seu planejamento. O calor intenso também é uma preocupação. Se houver chance de lesões ou pessoas passando mal considere a disponibilização de ambulâncias de atendimento no local. Não se esqueça de tirar fotos, postar atualizações no Facebook e Tweet sobre toda a diversão que está acontecendo em seu evento.

7° PASSO

Recompense os voluntários e reconheça os patrocinadores

Reconhecer e divulgar a ajuda que você recebeu de voluntários e patrocinadores é essencial. Os voluntários irão apreciar notas escritas à mão, enquanto que patrocinadores olharão para o reconhecimento na cobertura da mídia antes, durante e após o evento. Lembre-se de agradecer seus patrocinadores nas mídias sociais, incluí-los em seu próximo informativo e agradecer-lhes com frequência durante o evento.

8° PASSO

Avalie o sucesso

Certifique-se de acompanhar a participação para que você possa avaliar a eficácia de seu evento ou campanha. Crie avaliações não só para os participantes, mas para os organizadores do evento, também. Para este último, a avaliação deve abranger todos os aspectos do planejamento e execução, incluindo o recrutamento de voluntários, publicidade, estacionamento, suprimentos & equipamentos e inscrições. Ele pode ser feito através de um formulário (impresso ou on-line) ou por entrevista. Esta avaliação deve destacar as áreas que precisam de mais atenção e apontar como a mão de obra pode ser melhor aproveitada. Se isso for um evento anual, as metas para o próximo ano devem ser registradas enquanto o evento deste ano ainda está fresco na mente de todos.A avaliação deve ser planejada bem antes dos eventos reais. Empresas e organizações participantes devem ser capazes de dar um retorno, de modo que você pode compilar estatísticas sobre a quantidade de participantes, quilômetros pedalados, redução no consumo de gasolina, poluição evitada, etc. Esta informação pode ser compartilhada com o poder público e a mídia local.

Page 15: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

O que registrar:

• Quantas pessoas participaram?• Quais eram os hábitos de pedalar anteriormente?• Como veem o futuro - vão pedalar mais?• Quantos voluntários foram usados?• Como foi a interação entre voluntários e participantes?

Os questionários podem estar disponíveis no final do programa, com os participantes convidados a preenchê-los antes de sair. Certifique-se de que você tem espaço disponível suficiente e forneça canetas. Inclua um link ou site para permitir que os participantes possam concluir a pesquisa de casa.

Componha seu questionário com cuidado para que os comentários que você receba ajude-o a planejar eventos futuros. Não pergunte se sábados ou domingos são os preferidos, se você sabe que os domingos tem congestionamento por causa da igreja. Além disso, você deve desenvolver um formulário fácil de preencher, mas também deixe espaço para comentários. Mantenha o seu questionário o mais curto possível!

9° PASSO

Dia de Bike ao Trabalho é uma ótima maneira de iniciar ou revitalizar programas de incentivo à bicicleta. Mantenha o interesse através de estratégias e recomendações para incentivar e facilitar esta forma alternativa saudável de transporte. Comece a planejar agora para o ano seguinte - o melhor é começar a escrever o seu plano de nove a doze meses antes do evento, e não se esqueça de planejar o crescimento.

Comece apreparar oano seguinte

Page 16: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Bons motivos pra pedalarPode ser necessário convencer o poder público, empresários, patrocinadores e formadores de opinião que promover uma campanha De Bike ao Trabalho é vantajoso para todos.

A rede de benefícios podem ser distribuídos em quatro grandes áreas: Saúde, Economia, Meio ambiente e Sociedade.

SAÚDE

Um benefício óbvio é a redução do sedentarismo e obesidade. No Brasil, especialistas alertam que entre adultos e crianças, o problema já atingiu níveis de epidemia. Ir de bicicleta para o trabalho é a maneira perfeita de incluir uma atividade física regular na correria do dia a dia. Você pode inclusive ganhar tempo com isso por não precisar ficar procurando estacionamento. Um estudo com 18.000 adultos no Reino Unido demonstrou inclusive que o bem-estar das pessoas que vão de bicicleta para o trabalho é superior aos que vão de carro. Um estudo de medicina preventina comprovou também que o uso da bicicleta aumenta a resistência contra resfriados. Funcionários que não pedalam tem média de faltas de 8,7 dias/ano em virtude de doenças enquanto que os ciclistas apenas 7,4 dias/ano. Uma pesquisa na Suécia, indicando, a partir da observação de 24 mil pessoas, que o coração também é afetado pelo barulho das ruas, um estudo similar já tinha sido

lançado em Londres. O principal agente é justamente o trânsito motorizado. Pressão alta, disfunções gastrointestinais, cefaléia, tensão e dor muscular, principalmente nos ombros e no pescoço, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos são alguns dos danos causados pela poluição sonora que afeta a todos indistintamente, mesmo quem não está no trânsito.

ECONOMIA

A má qualidade do ar custa pelo menos US$ 1 bilhão – cerca de R$ 2,3 bilhões – aos cofres públicos brasileiros a cada ano, principalmente com as mortes ou tratamento de doenças associadas, direta ou indiretamente, à poluição. Em relação aos acidentes de trânsito, o prejuízo causado aos cofres públicos é de R$ 22 bilhões ao ano.Por outro lado, segundo uma pesquisa do governo em inglês em 2012, cada ciclista contribuiu com uma economia de R$ 640,00 no ano, devido à: redução de licença-saúde no trabalho, engarrafamento e poluição ambiental. Ao todo, R$ 540 milhões foram economizados em consequência do menor absenteísmo devido ao uso de bicicleta (considerando apenas o número de licenças). Um estudo semelhante nos EUA mostra que apenas 30 minutos de pedalada por dia resulta numa economia de US$544 por pessoa-ano com gastos com plano de saúde.E não é só com o aumento da produtividade que as empresas ganham. A manutenção de estacionamentos para seus funcionários e clientes geram um custo fixo bastante alto que poderia ser drasticamente reduzido com o incentivo do uso da bicicleta.

Page 17: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

MEIO AMBIENTE

Das 40 cidades brasileiras analisadas pela Organização Mundial de Saúde, apenas 1 ficou dentro dos limites aceitáveis de poluição do ar. E isso realmente é pior para quem dirige. Uma pesquisa da USP revela que motoristas inalam mais poluição do que ciclistas por estarem num ambiente fechado que acaba aumentando a concentração de poluentes. O setor de transporte é o maior consumidor de petróleo do mundo. Um ciclista precisa percorrer 574km para gastar a energia equivalente a um litro de gasolina.Além disso, o aumento da impermeabilização do solo por conta do concreto e asfalto dos estacionamento e ruas compromete a retenção de água da chuva e aumenta a média de temperatura das cidades agravando a crise hídrica. Uma vaga de carro pode comportar até 10 bicicletas.

SOCIEDADE

Nas grandes cidades brasileiras, o carro monopoliza o espaço público, especialmente nas regiões mais centrais com maior concentração de serviços e comércio. Estudos apontam que é comum que em bairros centrais, mais de 50% de todo o solo é dedicado direto ou indiretamente ao automóvel. O aumento significativo do uso da bicicleta pode liberar espaço para o uso do espaço para outras funções como saúde, educação, lazer e convívio social.

ESTE QUEIMA SUA GORDURAE ECONOMIZA SEU DINHEIRO

ESTE QUEIMA SEU DINHEIROE ECONOMIZA SUA GORDURA

Page 18: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Desculpas mais comuns para não pedalar

Estou fora de forma• Comece devagar, sem pressa. Em poucos meses você estará em forma.• Experimente fazer o caminho no fim de semana para achar a rota mais fácil.• Seu nível vai melhorar significativamente quando pedalar regularmente.

Demora muito• Em média o ciclista anda a 13km/h, quanto mais pedalar, mais rápido conseguirá ir.• Deslocamentos de até uns 4km são mais rápidas de bicicleta.• Deslocamentos urbanos até uns 8km podem levar o mesmo tempo que de carro.

É muito longe• Tente ir pedalando e voltar de ônibus. No dia seguinte faça o contrário.• Faça um trecho de bicicleta e outro de transporte público.• Pedale até a casa de um colega e pegue uma carona com ele.

Não tem lugar pra deixar a bicicleta• Veja se não tem algum local por perto pra deixar a bicicleta.• Encontre um cantinho dentro da sua própria empresa.• Faça uma requisição formal à sua empresa para fornecer um local.

Minha bici tá detonada• Leve a uma bicicletaria de confiança para regulagem. Preferencialmente, ao longo da sua rota.• Procure oficinas comunitárias para aprender a regular de graça.• Certifique-se que a bici está em bom estado antes de pedalar.

Não tem chuveiro• Muitos ciclistas não tomam banho ao chegar no trabalho. Pedale num ritmo tranquilo para ficar fresquinho e seco.• Use roupas leves e leve uma troca de roupa com uma toalhinha para se secar.• Verifique se não existe um outro chuveiro que você possa usar. Pode ser da equipe de serviços gerais, de um clube ou outro estabelecimento próximo.

Eu tenho que estar bem vestido• Mantenha algumas trocas de roupa no serviço. Leve-as quando for de carro.• Use lavanderias próximas ao trabalho.• Leve sua roupa na bici mesmo. Experimente enrolá-las em vez de dobrar. Ou guarde-as num volume rígido para evitar amassá-las.

Page 19: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

Está chovendo• Pára-lamas na bici e capa de chuva para você chegar seco.• Se for pego desprevenido, paciência pegue um ônibus, volte de carona ou vá dirigindo mesmo. No dia seguinte você pega a bici.• Mantenha uma troca de roupa ao alcance para emergências

É muito perigoso andar na rua• Preste atenção no trânsito, seja previsível, sinalize suas intenções e posicione-se para ser sempre visível.• Use roupas de cores claras.• Evite ruas de tráfego intenso.

Preciso carregar muita coisa• Use um bagageiro e/ou cestinha.• Se você for a algum lugar pela primeira vez, reserve um tempinho extra caso precise encontrar um estacionamento. Prenda sempre a sua bicicleta.• Solicite à sua empresa que forneça bicicletas para uso durante o trabalho.

MODELOSManifesto

Pedido de patrocínioRelease de imprensa

REFERÊNCIAS

European Cyclists Federation. Guidelines for carrying out the Focus Groups. BIKE2WORK: Smart choice for commuters. 2014. Disponível em: <http://www.ecf.com/wp-content/uploads/D4.2.-Guidelines-for-focus-groups1.pdf>.

League of American Biciclysts. National Bike Month Guide: Getting started. 2013. Disponível em: <http://bikeleague.org/sites/default/files/Bike_Month_Guide.pdf>.

Page 20: Dia Nacional de Bike ao Trabalho

ao trabalho www.cicloiguacu.org.br