Top Banner
CUTELARIA Trabalho realizado por André Salema nº6 Professoras: Edite Santos Fátima Serra Rita Natário Pratica Simulada de Expressão Artística
8

Cutelaria

Feb 09, 2017

Download

Education

Hugo Galvão
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Cutelaria

CUTELARIATrabalho realizado por André Salema nº6

Professoras: Edite SantosFátima SerraRita Natário

Pratica Simulada de Expressão Artística

Page 2: Cutelaria

INTRODUÇÃO

Eu neste trabalho vou falar sobre cutelaria e dar a perceber um bocado mais sobre o assunto.

Page 3: Cutelaria

A O RIGEM DA CUTELARIA NO MU NDO

A definição empírica de cutelaria artesanal diz que se trata do ramo da cutelaria que se pratica principalmente com o esforço e a habilidade artística manual, sem grande auxílio de máquinas operatrizes senão no básico, sem a produção em larga escala ou repetida ou de comando computadorizado. Há diversos cuteleiros artesãos no Brasil, que produzem material de excelente qualidade, sendo reconhecidos internacionalmente, a exemplo de Rodrigo Sfreddo, que em 2009 recebeu pela American Bladesmith Society o título de Master Smith, o primeiro da América Latina. Na ocasião, Sfreddo empatou duas de suas peças em primeiro lugar e foi premiado com o B.R. Hugues Award, concedido à melhor faca submetida a julgamento pelos aspirantes ao título.

Page 4: Cutelaria

HISTO RIA DA CU TEL ARIA EM PORTUGAL

Em Guimarães, uma zona têxtil muito antiga, com importação de grandes volumes de algodão, conta-se que o primeiro aço utilizado na produção das cutelarias terá sido aproveitado das tiras que vinham a prender o algodão nos fardos. A utilização do aço inoxidável aparece só em 1913, após descoberto por um metalúrgico britânico.

Page 5: Cutelaria

O QUE É A CUTELARIA ARTESANAL ?

A definição empírica de cutelaria artesanal, diz que se trata do ramo da cutelaria que se pratica principalmente com o esforço e a habilidade artística manual, sem grande auxílio de máquinas operativas, senão no básico, e sem a produção em larga escala, repetida ou automatizada.

Page 6: Cutelaria

O QUE É A CUTELARIA INDUSTRIAL?

É a que atinge larga escada de produção, utilizando metodos e maquinas com automação e produção seriada.

No Brasil é possível encontrarmos algumas marcas famosas como a Corneta (de origem germânica), a Coqueiro (cujo logotipo é de origem belga),a Mundial e a Tramontina. Podemos também encontrar várias marcas portuguesas, um dos maiores produtores mundiais de cutelaria, com marcas como a Herdmar ou a Dalper.

Page 7: Cutelaria

HISTORIA DA ICEL

A Icel nasce a partir de uma oficina familiar fundada nos anos quarenta por três irmãos na qual se trabalhava o aço e de onde saíam peças de cutelaria para a agricultura e cozinha.

Esta oficina localizava-se em Ribafria, uma pequena aldeia perto de Benedita. No início a gama de produtos era constituída por canivetes e algumas facas totalmente fabricadas à mão.

Page 8: Cutelaria

PRODUTOS DA ICEL

Bloco de facas

Facas para o pão

Pinça para empratamento

Cutelo

Fuzil