Top Banner
Profª. Ms Cristina Maria de Barros Dias
19

Cuidados Imediatos Ao RN

Oct 28, 2015

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Cuidados Imediatos Ao RN

Profª. Ms Cristina Maria de Barros Dias

Page 2: Cuidados Imediatos Ao RN

Cuidados Imediatos : são cuidados prestados ao RN logo após o nascimento, ou seja, nas duas primeiras horas após o parto. O ideal é que o neonato receba os cuidados imediatos de um profissional treinado, preferencialmente por um médico ou enfermeiro com capacitação para reanimação.

São cuidados imediatos: - Clampeamento do cordão umbilical- Manter a temperatura corporal;- Verificar a permeabilidade das vias aéreas ;- Avaliar a vitalidade do RN pela escala de APGAR;- Identificar o Recém-nascido- Colocar o RN em contato com a mãe .

Importante : Antes de realizar os cuidados imediatos devemos preparar e ligar a incubadora ou berço aquecido para receber o recém-nascido . Testar todo material colocando-os em condição de uso imediato , tais como : aspirador, fonte de oxigênio, vácuo, ar comprimido, material de punção venosa, cateterismo umbilical, medicações de parada e material de reanimação.

Page 3: Cuidados Imediatos Ao RN

Clampeamento (Laqueadura) do Cordão Umbilical

Existem duas correntes de pensamento sobre esse procedimento:

Uma delas defende o clampeamento imediato alegando que o bebê ficando muito tempo preso ao cordão e mais baixo que a mãe, sendo assim, receberia uma "transfusão" de sangue e isso aumentaria o risco de policitemia (o sangue fica muito concentrado, causando problemas ao bebê).

A outra corrente diz que é melhor esperar o cordão parar de pulsar, pois enquanto pulsa o bebê ainda recebe sangue oxigenado da placenta e assim ele tem mais tempo para se adaptar à respiração com seus próprios Pulmões e diminui o índice de anemia entre os 2 e 3 meses de idade, pois aumenta a quantidade de ferro .

Há algumas exceções, quando o cordão deve ser cortado imediatamente, como no caso de mãe HIV +, líquido amniótico meconial, RN deprimido e provavelmente incompatibilidade entre o tipo sanguíneo da mãe e do bebê (mãe sendo Rh negativo).

Page 4: Cuidados Imediatos Ao RN

Clampeamento Final

Em RN saudável deve-se clampear a quatro centímetros do anel umbilical com fio, látex ou clamp.

Caso haja a possibilidade de ser realizado um cateterismo umbilical, como por exemplo em : RNs asfíxios, prematuros ou isoimunizados, deve-se clampear com a distância de 8 cm do anel umbilical e envolver o coto com gaze esterilizada embebida em soro fisiológico 0,9% .

Observar a presença de AVA (2 artérias e 1 veia) e deve-se coletar sangue para realização de VDRL, Coombs direto , tipagem sanguínea e fator Rh .

Page 5: Cuidados Imediatos Ao RN

Manter a Temperatura Corporal (Aquecimento)

Receber o RN em campo estéril e aquecido em ligeiro céfalodeclive. Nunca pendurá-lo pelos pés, devido ao risco de hemorragia intracraniana e tração do pendúculo cerebral .

A perda de calor por evaporação através da pele resulta numa queda da temperatura do RN após o nascimento em poucos segundos. Esta perda de calor é fisiológica e impossível de ser evitada . Para evitar essa perda importante de calor, a temperatura da sala deve estar em torno de 25°C (desligar o ar condicionado ), secar imediatamente o RN usando panos limpos e secos . É preciso também mudar o primeiro campo molhado e envolver com um outro seco.

Page 6: Cuidados Imediatos Ao RN

Nos RN com idade gestacional inferior a 29 semanas, é necessário o emprego de filme plástico poroso e transparente de polietileno de 20x50cm. Assim, logo depois de posicionar o RN sob fonte de calor radiante e antes de secá-lo, envolver o corpo, exceto a face, com plástico e realizar as manobras necessárias. Todos os procedimentos de reanimação, incluindo a entubação, a massagem cardíaca e a inserção de cateter vascular podem ser executados no paciente envolvido em saco plástico, com o objetivo de manter a temperatura axilar em aproximadamente 36,5oC.

Esta prática pode ser suplementada pelo uso de touca para reduzir a perda de calor na região da fontanela. Esta foi uma mudança importante na abordagem dos RN prematuros muito pequenos.

Page 7: Cuidados Imediatos Ao RN

Desobstrução das vias aéreas

A limpeza das vias aéreas pode evitar aspiração de secreções (muco, sangue, líquido amniótico claro ou meconizado) que podem levar à dificuldade respiratória (asfixia) e pneumonia.

Deve-se proceder a limpeza delicada das secreções que se encontram na cavidade oral do RN com gaze ou compressa estéril logo após o desprendimento do polo cefálico.

Caso o RN necessite de aspiração, ele deve ser colocado em um berço de calor radiante para se proceder à aspiração . A aspiração não deve ser demorada e intensa, pois a sucção da faringe posterior resultará em estimulação vagal produzindo apnéia e pequenos períodos de apnéia.

OBS : RN vigoroso não precisa de aspiração.

Page 8: Cuidados Imediatos Ao RN

Para desobstruir as vias aéreas superiores, deve-se aspirar primeiro a boca, pois a estimulação do nariz pode fazer com que o RN aspire as secreções existentes.

Caso o RN apresente-se banhado em mecônio, deve-se realizar a aspiração através de entubação endotraqueal .

A aspiração da traquéia propriamente dita é feita através da cânula traqueal conectada a um dispositivo para a aspiração de mecônio e ao aspirador a vácuo, com uma pressão máxima de 100mmHg. A aplicação da pressão negativa durante o movimento de retirada da cânula traqueal não deve exceder 3-5 segundos.

Page 9: Cuidados Imediatos Ao RN

Avaliar a vitalidade do RN pela escala de APGAR

A avaliação das condições clínicas da criança no momento do nascimento deve ser realizada rapidamente os RNs que necessitam de cuidados especiais. Essa avaliação é feita pela escala de APGAR, que é

Essa avaliação é feita pela escala de APGAR, que é utilizada mundialmente para avaliar a vitalidade e o grau de asfixia do RN. Deve ser realizada no primeiro e no quinto minuto de vida. Devendo ser repetida no décimo minuto caso a nota permaneça baixa.

Lembrando que através da nota obtida no APGAR classificamos como:

• Asfixia grave – 0 a 3• Asfixia moderada – 4 a 6•Boa vitalidade – 7 a 10.

Page 10: Cuidados Imediatos Ao RN

Identificação do RN

Deve-se identificar o RN logo após o nascimento ainda na sala de parto ou centro obstétrico,utilizando uma pulseira e uma tornozeleira constando :• o nome da mãe • sexo• data•Nº do prontuário

Caso o parto seja de gemelares deve constar a ordem de nascimento : GI, GII, GII, etc.

Realiza-se a Impressão plantar direita do RN e polegar direito da mãe.

Preencher todos os registros : Nome da mãe, hora do nascimento, cor, sexo, APGAR, tipo de parto, condições gerais do RN e cuidados prestados

Page 11: Cuidados Imediatos Ao RN

O RN sem intercorrência poderá ser colocado em contato com a mãe sobre o abdome ou em seus braços enxugando-o com o campo aquecido, mantendo a temperatura corporal, evitando problemas metabólicos decorrentes e iniciando precocemente o processo de aleitamento materno, preconizado pelo Hospital Amigo da Criança, possibilitando o aumento do vínculo mãe-filho.

Colocar o RN em contato com a Mãe (Permitir interação do Binômio)

Page 12: Cuidados Imediatos Ao RN

Cuidados Mediatos

São os cuidados prestados posteriormente aos imediatos . Podem ser realizados no berçário ou alojamento conjunto.

Verificar condições da laquaedura ( verificar sangramento).

Realizar medidas antropométricas : • Peso - correlacionar com a idade gestacional classificando-o em PIG, AIG ou GIG .

Page 13: Cuidados Imediatos Ao RN

• Estatura - medir do occipital ao calcanhar (avaliar o crescimento intra-uterino, servindo para avaliações futuras).

• Perímetro Cefálico (PC) – medir a cabeça da proeminência frontal ao occipital ( avaliar presença de hidrocefalia ou microcefalia) .

• Perímetro Torácico (PT) – medir na altura dos mamilos circundando o tórax.

• Perímetro Abdominal (PA) – medir na altura do coto umbilical circundando o abdome .

OBS : Registrar todas as medidas no prontuário e no cartão da criança .

Page 14: Cuidados Imediatos Ao RN

Administrar Vitamina K (Kanakion) – Anti-hemorrágico

• A administração da vitamina K previne a doença hemorrágica do RN que ocorre geralmente entre o primeiro e o quinto dia de vida causada pela deficiência dos fatores de coagulação . • A vitamina K é sintetizada pela flora intestinal e sua função é favorecer a síntese de protrombina no fígado responsável pela coagulação sanguínea. • No RN há uma imaturidade hepática e seu intestino ainda não está colonozida , logo não há produção adequada de fatores sanguíneos.

• Aplicar uma dose de 1,0 mg (0,1 ml) por via intramuscular, no músculo vasto-lateral da coxa ou reto-femural, no RN a termo e 0,5 mg no RN prematuro , padronizando o MIE. Não aplicar no glúteo.

Page 15: Cuidados Imediatos Ao RN

Administrar Vacina contra Hepatite B

• É administrada por via intramuscular igual ao Kanakion, porém em MID, deve ser realizada a 1ª. Dose (0,5 ml) até 12 horas de vida para evitar a transmissão vertical.

• Para conferir imunidade é necessário a administração de 3 doses conforme calendário vacinal.

• No Cartão da Criança, anotar a dose administrada,a data da aplicação da vacina e assinar, comprovando o início do esquema vacinal . Lembrando que este deve ser entregue no momento da alta.

Page 16: Cuidados Imediatos Ao RN

Realizar Credeização (Método Credé)

• Objetivo é previnir a Oftalmia Gonocócica através da instilação de colírio de nitrato de prata a 1%.

• Deve-se instilar 2 gotas de nitrato de prata a 1% no saco conjuntival, nunca instilar diretamente sobre a córnea pois pode levar a lesão grave.

• Manipular cuidadosamente, evitando que escorra o excesso pelo rosto, o que levará o aparecimento de uma manha marrom ou preta aonde escorrer.

•Nunca limpar o excesso com soro fisiológico, pois leva a precipitação dos sais de prata, ocasionando queimadura.

•Manter o nitrato de prata a 1 % acondicionado em frasco escuro, pois a solução é fotossensível .

Page 17: Cuidados Imediatos Ao RN

Realizar Higiene Corporal

• O banho só deve ser realizado após a estabilização dos sinais vitais, com exceção dos RN de mães HIV + ou banhados em mecônio, o qual deve ser realizado imediatamente após o nascimento.

• Realizar o banho em água morna, atentando para a perda de calor e se possível não utilizar nenhum tipo de sabão ou sabão neutro.

Realizar Aplicação de álcool a 70% em Coto Umbilical

• Realiza a anti-sepsia e ajuda a desidratar o coto umbilical, mumificando-o mais rápido.

• Limpar da base para a extremidade

• Manter o coto umbilical fora da fralda evitando o contato com urina.

Page 18: Cuidados Imediatos Ao RN

Realizar Exame Físico e Verificar Sinais Vitais

• É muito importante a realização de um exame físico detalhado, conhecendo a anamnese materna, tipo de parto , APGAR, condições do líquido amniótico e qualquer alteração verificada anteriormente.

Fazer todos os registros :

• Sinais vitais , medidas antropométricas, qualquer anomalia aparente, sem esquecer de mencionar diurese e evacuação do RN caso tenha ocorrido.

Encaminhar o RN a mãe

Page 19: Cuidados Imediatos Ao RN

“O nascimento é o evento mais perigoso com o qual o ser humano se defronta durante toda a sua existência”

OBRIGADA !

Fim