Top Banner
CRIATIVIDADE CRIATIVIDADE em Sternberg em Sternberg Mestranda: Anita Rink Mestranda: Anita Rink Prof.: Marsyl Mettrau Prof.: Marsyl Mettrau 2010 2010 Universidade Salgado de Oliveira Mestrado em Psicologia
11

CRIATIVIDADE em Sternberg

Jun 27, 2015

Download

Sports

Anita Rink

Criatividade e a Capacidade de Solucionar problemas em Sternberg
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: CRIATIVIDADE em Sternberg

CRIATIVIDADECRIATIVIDADEem Sternbergem Sternberg

Mestranda: Anita RinkMestranda: Anita Rink Prof.: Marsyl Mettrau Prof.: Marsyl Mettrau

20102010

Universidade Salgado de OliveiraMestrado em Psicologia

Page 2: CRIATIVIDADE em Sternberg

Criatividade e a Capacidade de Criatividade e a Capacidade de Solucionar problemasSolucionar problemas

A capacidade de Solucionar Problemas e A capacidade de Solucionar Problemas e a capacidade criativa são partes de um a capacidade criativa são partes de um sistema interligado.sistema interligado.

É possível desenvolver a capacidade É possível desenvolver a capacidade criativa na resolução de um problema. criativa na resolução de um problema.

Rink, 2010

Page 3: CRIATIVIDADE em Sternberg

Etapas da Solução de ProblemasEtapas da Solução de Problemas

1.1. identificação do problema, identificação do problema, 2.2. definição e representação do problema, definição e representação do problema, 3.3. construção/formulação de uma estratégia, construção/formulação de uma estratégia, 4.4. Processo continuo de organização da Processo continuo de organização da

informação sobre o problema, informação sobre o problema, 5.5. alocação dos recursos,alocação dos recursos,6.6. monetarização da solução, monetarização da solução, 7.7. avaliação da solução. avaliação da solução.

Rink, 2010

Page 4: CRIATIVIDADE em Sternberg

Necessário ainda:Necessário ainda: flexibilidade, flexibilidade,

uma certa capacidade de tolerar ambigüidades, uma certa capacidade de tolerar ambigüidades, para descobrir a melhor forma de proceder. para descobrir a melhor forma de proceder.

O individuo deve considerar o caso de ser O individuo deve considerar o caso de ser necessário desenvolver de novas táticas.necessário desenvolver de novas táticas.

Talvez deva-se alterar, pular ou acrescentar Talvez deva-se alterar, pular ou acrescentar passos para além do esquema descrito de passos para além do esquema descrito de solução de problemas. solução de problemas.

Rink, 2010

Page 5: CRIATIVIDADE em Sternberg

Para a formulação de uma Para a formulação de uma estratégia:estratégia:

AnáliseAnálise –decomposição da totalidade do –decomposição da totalidade do problema em elementos mensuráveis.problema em elementos mensuráveis.

SintaxeSintaxe – reunião de vários elementos para – reunião de vários elementos para torná-lo útil.torná-lo útil.

Usar um Usar um pensamento divergentepensamento divergente importante em um momento inicial para que se possa importante em um momento inicial para que se possa

ampliar o espectro de respostas. ampliar o espectro de respostas.

Usar um Usar um pensamento convergentepensamento convergente para focar em uma determinada resposta, sem medo para focar em uma determinada resposta, sem medo

de errar e de voltar atrás. de errar e de voltar atrás.

Rink, 2010

Page 6: CRIATIVIDADE em Sternberg

Dicas para a solução de problemasDicas para a solução de problemas

Organização das informações. Organização das informações.

perceber as informações que já existem em nós, perceber as informações que já existem em nós,

tentar descobrir como alguns fragmentos de tentar descobrir como alguns fragmentos de conhecimento prévio podem se encaixar ao conhecimento prévio podem se encaixar ao problema e funcionar na sua solução. problema e funcionar na sua solução.

as emoções também participam da elaboração do as emoções também participam da elaboração do ciclo de soluções criativas.ciclo de soluções criativas.

Insight - incubaçãoInsight - incubação

Rink, 2010

Page 7: CRIATIVIDADE em Sternberg

CriatividadeCriatividade

““... envolve uma produção ... envolve uma produção de algo que seja original e de algo que seja original e tenha valor” (Sternberg, tenha valor” (Sternberg, 2000: p.406).2000: p.406).

Para ser criativo Para ser criativo individualmente, deve individualmente, deve existir motivação de criar. existir motivação de criar.

Rink, 2010

Page 8: CRIATIVIDADE em Sternberg

Abordagens sobre a criatividadeAbordagens sobre a criatividade

PsicométricaPsicométrica

CognitivasCognitivas

Da Personalidade e MotivacionaisDa Personalidade e Motivacionais

Sociais, Societárias e HistóricasSociais, Societárias e Históricas

IntegrativaIntegrativa

Page 9: CRIATIVIDADE em Sternberg

Tipos de motivação:Tipos de motivação:

motivação intrínseca: motivação intrínseca: interna ao interna ao indivíduo, pode estar ligada ao prazer e ao indivíduo, pode estar ligada ao prazer e ao desejo pessoal. desejo pessoal.

motivação extrínseca:motivação extrínseca: externa,esta externa,esta também pode ser inibidora da criatividade, também pode ser inibidora da criatividade, por estar muito referida ao meio e às por estar muito referida ao meio e às expectativas externas. expectativas externas.

Rink, 2010

Page 10: CRIATIVIDADE em Sternberg

Processo Criativo: Processo Criativo: de “de “domíniodomínio” e de “” e de “campocampo””

O O domíniodomínio é composto do conhecimento é composto do conhecimento existente de uma determinada área do existente de uma determinada área do empreendimento criativo, como a física de empreendimento criativo, como a física de partículas ou a pintura. partículas ou a pintura.

O O campo campo é formado pelo contexto social é formado pelo contexto social que cerca a criatividade... que cerca a criatividade...

Page 11: CRIATIVIDADE em Sternberg

Referência BibliográficaReferência Bibliográfica

STERNBERG, R. J. (2000). STERNBERG, R. J. (2000). Psicologia Psicologia CognitivaCognitiva. Porto Alegre: Artmed.. Porto Alegre: Artmed.