Top Banner
Convento de Cristo Educando: José Carlos Matos, nº14, 10ºF Docente: Lidia Mineiro Disciplina: Historia e cultura das Artes
12

Convento deCristo

Apr 08, 2016

Download

Documents

Jose Matos

Trabalho do Convento de Cristo
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Convento deCristo

Convento de Cristo Educando: José Carlos Matos, nº14, 10ºF

Docente: Lidia Mineiro

Disciplina: Historia e cultura das Artes

Page 2: Convento deCristo

Arte românica

• Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente conhecido como "românico". O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões.

Page 3: Convento deCristo

Arquitetura românica

• A arquitetura em pedra vem reforçar a característica de monumentalidade e fortaleza, possível depois de toda a evolução dos meios construtivos.

• As suas principais caraterísticas são, então:

• - Robustez ou solidez

• - Equilíbrio

• - Simplicidade estrutural

• - Austeridade

Page 4: Convento deCristo

Escultura românica

• A escultura renasceu no românico, depois de muitos anos esquecida.

• Tipologia:

– Baixos relevos

– Escultura delimitada no espaço: capiteis, pórticos, tímpanos…

– Escultura independente:

– Estátuas, túmulos

Page 5: Convento deCristo

Convento de Cristo

Page 6: Convento deCristo

Historia

• É um histórico monumento na cidade de Tomar classificado pela UNESCO como Património Mundial, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1160 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais, o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede.

Page 7: Convento deCristo

Analise do Monumento

• Os claustros são originalmente góticos, com estrutura de arcadas quebradas sobre colunas grupadas. Já a nave manuelina de espaço unificado está coberta com abóbada rebaixada. As janelas, frisos e platibandas têm corpo manuelino com decoração vegetalista

Page 8: Convento deCristo

Os Claustros

• O Claustro da Lavagem é quadrangular de dois pisos; o Claustro do Cemitério é quadrangular, com um piso com cinco tramos por ala. Os claustros de João de Castilho: o Claustro da Micha é quadrangular com quatro alas, enquanto o dos Corvos é também quadrangular, mas com duas galerias de dupla arcada separadas por contrafortes. Por último, oClaustro de D. João III é ainda quadrado, com chanfros nos ângulos.

Page 9: Convento deCristo

O Núcleo

• O núcleo do mosteiro é a Charola do século XII, o Oratório dos Templários. Tal como em muitos dos seus templos, baseia-se na Rotunda do Santo Sepulcro de Jerusalém, adaptada pelo Infante D. Henrique. A Charola, poligonal, é o centro do conjunto de edificações, culminando-as visualmente. A norte e a este estão a Sacristia, os claustros do Cemitério e da Lavagem, as ruínas dos Paços, as Enfermarias e ainda a Sala dos Cavaleiros e a Botica.

Page 10: Convento deCristo

Igreja

• No que diz respeito à planta da igreja, é composta por dois corpos diferentes: a Charola, atual capela-mor, e o corpo da nave, que se adapta ao desnível do terreno para oeste, onde possui três registos assentes num forte embasamento e marcados por frisos decorativos envolventes, com decoração naturalista emblemática manuelina.

Page 11: Convento deCristo

Planta do Convento

Page 12: Convento deCristo