Top Banner
COMANDOS BÁSICOS REDE SPPAC A Ferramenta SPPAC é uma ferramenta de gerência Telefonica para tecnologias Frame Relay, X.25 e outras, o foco desta apostila é ensinar os comandos básicos desta ferramenta sobre a tecnologia Frame Relay. Nesta apostila você irá aprender há: Fazendo Login na ferramenta SPPAC; O que é um E1; Rede Frame Relay; Definição de Fruni e Fratm; Como consultar um circuito na rede SPPAC; O que é um LMI e como verificar o seu status na Rede; Verificando o tráfego de dados na rede; O que é um Dlci, e como verificar seu Status; Dlci 111/400; Identificando a ponta remota quando é fruni/fratm; Identificar quando há conexão com a Rede IP, Verificando o Cir/bc/be; Verificando as informações do Canalizado; Verificando uma placa HTDS; Verificando Logs de quedas; Teste de PPDELTA; Comandos para pegar um LOOP; FAZENDO LOGIN NA FERRAMENTA SPPAC Clique duas vezes no ícone abaixo: Aparecerá a seguinte tela: Digite nmstool para ter acesso as ferramentas de Gerência.
25

Comandos básicos SPPAC

Feb 16, 2015

Download

Documents

rag121212
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Comandos básicos SPPAC

COMANDOS BÁSICOS REDE SPPACA Ferramenta SPPAC é uma ferramenta de gerência Telefonica para tecnologias Frame Relay, X.25 e outras, o foco desta apostila é ensinar os comandos básicos desta ferramenta sobre a tecnologia Frame Relay.

Nesta apostila você irá aprender há:

• Fazendo Login na ferramenta SPPAC; • O que é um E1; • Rede Frame Relay; • Definição de Fruni e Fratm; • Como consultar um circuito na rede SPPAC; • O que é um LMI e como verificar o seu status na Rede; • Verificando o tráfego de dados na rede; • O que é um Dlci, e como verificar seu Status; • Dlci 111/400;• Identificando a ponta remota quando é fruni/fratm;• Identificar quando há conexão com a Rede IP,• Verificando o Cir/bc/be;• Verificando as informações do Canalizado;• Verificando uma placa HTDS;• Verificando Logs de quedas;• Teste de PPDELTA;• Comandos para pegar um LOOP;

FAZENDO LOGIN NA FERRAMENTA SPPAC

Clique duas vezes no ícone abaixo:

Aparecerá a seguinte tela:Digite nmstool para ter acesso as ferramentas de Gerência.

Page 2: Comandos básicos SPPAC

Esta tela será apresentada cliente em ok:

Aparecerá a seguinte tela:

Selecione a opção System, Utilities, Command Console.

Page 3: Comandos básicos SPPAC

Aparecerá a seguinte tela:

Clique em security e em seguida em Connection Management;

Aparecerá a tela abaixo;Nesta tela você irá selecionar o tipo de destino ou seja a rota que irá usar, colocar o seu RE Telefonica e senha, nesse caso iremos usar a opção de

Page 4: Comandos básicos SPPAC

destino PPREDGLOBAL.

Digite o destino, Login e Senha e clique em Connect:

O QUE É UM E1Padrão de linha telefônica digital europeu criado pela ITU-TS e o nome determinado pela Conferência Européia Postal de Telecomunicação (CEPT), sendo o padrão usado no Brasil. É o equivalente ao sistema T-carrier Norte Americano, embora o sistema T norte-americano utilize taxas de transmissão diferentes.O E1 possui uma taxa transferência de 2 Mbps e pode ser dividida em 32

Page 5: Comandos básicos SPPAC

canais de 64 Kbps cada. A contratação de linhas E1 abaixo de 2 Mbps é conhecida como "E1 fracionário".Pode ser interconectado ao T-1 para uso internacional.Suas variantes:

E2: 8,448 Mbps. (8MEGAS)E3: 34,368 Mbps. (34 MEGAS)E4: 139,264 Mbps. (139 MEGAS)E5: 565,148 Mbps. (565 MEGAS)DS3: 44,736 Mbps. (44 MEGAS)

REDE FRAME RELAYÉ uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade

multiplexado estatisticamente e que é usada em muitas redes WAN e aplicações do tipo LAN, SNA (Systems Network Architecture da IBM), internet e Voz (VoFR, voz sobre Frame Relay), basicamente pode-se dizer que a tecnologia Frame Relay fornece um meio para enviar informações através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadro). Cada quadro carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino, essa tecnologia trabalha na camada 2 enlace de dados do modelo de referência OSI.

Uma Rede Frame Relay é composta por equipamentos de usuários (Pcs, WorkStation, servidores, computadores de grande porte e etc), e suas respectivas aplicações. Equipamentos de acesso com interface Frame Relay (bridges, roteadores de acesso e outros). Equipamentos de redes (switches, roteadores de rede, equipamentos de transmissão com canais E1 ou T1 e etc).

DEFINIÇÃO DE FRUNI/FRATM

Definição de Fruni: Frame Relay Unit Network Interface, o fruni é um circuito de dados virtual bidirecional configurado entre 2 portas (DLCI'S) quaisquer na rede, chamado de PVC, permanent Virtual Circuit, Circuito Virtual Permanente onde sua rota é estática na rede Passport.Definição de Fratm: Frame Relay Assycronous Transfer Mode, o Fratm é um circuito de dados virtual que trafega na rede ATM chamado de SVC Switched Virtual Circuit, sua rota é definida dinamicamente quando o link se conecta.

COMO CONSULTAR UM CIRCUITO NA REDE SPPAC

Na ferramenta SIGITM localize a informação ID VANTIVE

Page 6: Comandos básicos SPPAC

Selecione esse número de ID copie e cole na ferramenta GRANITE conforme imagem abaixo:Jogue o Número do ID em acesso A ou Z:Aparecerá a Tela de Resultado de pesquisa:

Clique duas vezes e aparecerá está tela:

Page 7: Comandos básicos SPPAC

Aparecerá o Nó do Passport ex. RCEIRPA01, seguido de LP, E1, canal e dlci, ex, 7.3.1.81.

Nesse caso a posição do Passport é a referente no lado Z.

Ficará desta forma:Utilize d-p ou d “display” para visualizar conforme mostra imagem abaixo:

Aparecerá a tela com as seguintes informações:

Page 8: Comandos básicos SPPAC

Request Completed: Mostra que o comando foi executado sem erro de sintaxe.Mostra o nó do Passport que está acessando.Quantos time slots a LP possuiApplicationFramerName: Define se é Fruni, Fratm, Frnni ou Htds.

Definição de Time slot: Time Slot é um canal do E1 sendo que um E1 possui 32 time slots de 64 kbps.

Ex. Se um cliente possui uma LP de 256 ele ocupa 4 time slots de um E1, se ele tiver 2M ocupará o E1 inteiro.

O QUE É UM LMI E COMO CONSULTAR O SEU STATUS NA REDE.

LMI: Local Management Interface (Interface de Gerenciamento local), através do LMI podemos consultar o status do circuito e verificar sua integridade na rede, ++++ circuito ativo, XXXX circuito inativo “” circuito alarmado ou porta locada.

Para consultar o status de um lmi (circuito) devemos utilizar o seguinte comando.

ex. Nó do Passport seguido de (d) mais o fruni/fratm, seguido de lmi.

Ficará desta forma:RCEIRPA01 D Fruni/70301 lmi em seguida tecle enter.Aparecerá a seguinte tela:

Page 9: Comandos básicos SPPAC

Agora vamos entender algumas destas linhas:

AdminState: Essa linha mostra o status da porta (unlock/lock) bloqueada ou desbloqueada, essa opção deverá está sempre em unlock exceto quando o circuito estiver em loop.OperationState: Estado de operação sempre do circuito enabled, habilitado.NetworkSideEventHistory: Essa opção mostra o status do circuito up ou down nesse caso está up pois está com ++++.ProtocolErrors: Protocolo de erros do circuito.Sempre que um comando for executado com sucesso aparecerá essa tela:

VERIFICANDO O TRÁFEGO DE DADOS NA REDE

Para verificar se a LP está trafegando na rede Frame Relay digite o seguinte comando:ex. Nó do Passport em seguida digite (d) de display digite o fruni/fratm seguido da palavra framer.Ficará desta forma:

Page 10: Comandos básicos SPPAC

Fique atento as seguinte linhas:AdminState: Essa linha mostra o status da porta (unlock/lock) bloqueada ouOperationalState: Estado de operação sempre do circuito enabled, habilitado.FrmToIf: Frames enviados.FrmFromIf: Frames recebidos.OctetoFromIf/Aborts/CrcErrors/lrcErrors/NonOctetErrors/largeFrmErrors: Essas linhas são referentes a erros físicos do circuito (fique atento as essas informações).NormPrioLinkUtilToif: Frames enviados (medidos em porcentagem).NormPrioLinkUtilFromif: Frames recebidos (medidos em porcentagem).

O QUE É UM DLCI E COMO VERIFICAR O SEU STATUS

DLCI (Data link connection Identifier): é um túnel de conexão dedicado que faz a comunicação de dados ponto a ponto da origem até destino final.Como verificar quantos DLCI o circuito possui e o seu status:

Para verificar em quantos DLCI'S o circuito está amarrado, e se está ativo digite o seguinte comando:ex. Nó do Passport, d (display), Fruni/Fratm, seguido de dlci/*, * serve para mostrar quais estão disponíveis.O comando ficará desta forma:RCEIRPA01 D Fruni/70301 dlci/*, aparecerá a próxima tela:

Page 11: Comandos básicos SPPAC

Fiquem atento as seguintes linhasDlci: Identifica o número do DLCI nesse caso o DLCI em questão é o 81;osiAdmin: terá sempre que está unlock;osiOper: terá sempre que está ena;abti: terá sempre que está active;abfi: terá sempre que está active;Cirbit/s: Mostra a velocidade do link contratado.

DLCI 111/400

DLCI 111 e 400 são usados para gerência da telefonica a diferença entre eles é que o 111 navega na internet e o 400 não, na imagem abaixo podemos ver o dois exemplos de DLCI na rede SPPAC.

Exemplo de DLCI 111:

Exemplo DLCI 400:

Page 12: Comandos básicos SPPAC

IDENTIFICANDO PONTA REMOTA QUANDO FRUNI/FRATM

No caso do Fruni para identificarmos a ponta remota (RDNA) de um dlci devemos digitar o seguinte comando:ex. Nó do Passport, d (display) fruni/0000, seguida da palavra dlci/*, seguida de dc op, ficará desta forma: “FLAADPA01 d fruni/40010 dlci/* dc op”.

No exemplo acima vemos que o dlci 111 está amarrado ao RDNA 72511540100000, e o seu dlci remoto é o 323.Em seguida iremos desmembrar o RDNA.

Esse número será desmembrado em 3 partes.A primeira parte mostra a designação da gerência sendo que 7251 é gerenciado pela telefonica.

A segunda parte mostra o Nó do Passport 1540.

A terceira parte mostra a designação da LP, E1/Hssi.

Em seguida digite o número do prefixo referente ao nó do Passport desta

Page 13: Comandos básicos SPPAC

maneira.

Aparecerá que esse número de prefixo .1540 é do Passport de SPOCOPD01.

Digite o comando para listar as LP's.PPREDGLOBAL SPOCOPD01 l lp/*

Nesse caso o número da LP seria o 10, agora iremos identificar qual equipamento está depois da LP, digite o seguinte comando: SPOCOPD01 l lp/10 *, e como resultado ele nos trará o próximo equipamento.

Digite o seguinte comando d lp/10 hssi/0 essa é a ponta remota do fruni.

Page 14: Comandos básicos SPPAC

No caso do fratm para identificarmos a ponta remota (RDNA) de um dlci devemos digitar o seguinte comando:ex. Nó do Passport, d (display) fratm/00000, seguido de dlci/* siwf

Ficará desta forma:FLAADPA01 d fratm/21628 dlci/* siwf

Aparecerá o número do rci que neste caso é o Vcc/0.552, esse número nos indica qual atmif (ponta remota de um fratm) é a correta.

Em seguida digite o comando:

ex. Nó do Passport d (display) fratm/00000, seguido de dlci/* siwf atmconficará desta forma: FLAADPPA01 d fratm/21628 dlci/* siwf atmcon

Agora digite o seguinte comando:FLAADPA01 trace AtmIf/90 Vcc/0.3480, esse comando nos mostra a rota que existe até o Vcc de destino é o Vcc/0.552, nesse caso o nosso Vcc está amarrado no AtmIf/91.

Page 15: Comandos básicos SPPAC

Agora iremos digitar o seguinte comando:FLAADPA01 D-P AtmIf/91 e conforme imagem abaixo nos trará a ponta remota, que está amarrado a um SDH.

IDENTIFICAR QUANDO HÁ CONEXÃO COM A REDE IP.

Para identificar uma conexão com a REDE IP devemos fazer isto através do DLCI 111, veja abaixo o passo a passo:

Page 16: Comandos básicos SPPAC

No exemplo acima vemos que o dlci 111 está amarrado ao RDNA 72511540100000, e o seu dlci remoto é o 323.Em seguida iremos desmembrar o RDNA.

Esse número será desmembrado em 3 partes.A primeira parte mostra a designação da gerência sendo que 7251 é gerenciado pela telefonica.

A segunda parte mostra o Nó do Passport 1540.

A terceira parte mostra a designação da LP, E1/Hssi.

Em seguida digite o número do prefixo referente ao nó do Passport desta maneira.

Aparecerá que esse número de prefixo .1540 é do Passport de SPOCOPD01.

Digite o comando para listar as LP's.PPREDGLOBAL SPOCOPD01 l lp/*

Page 17: Comandos básicos SPPAC

Nesse caso o número da LP seria o 10, agora iremos identificar qual equipamento está depois da LP, digite o seguinte comando: SPOCOPD01 l lp/10 *, e como resultado ele nos trará o próximo equipamento.

Digite o comando SPOCOPD01 d-p lp/10 hssi/0 e aparecerá a tela abaixo, fiquem atento as informações de commentText neste exemplo é o br-spo-co-ra9, roteador concentrador de Consolação, essa é a nossa ponta remota.

VERIFICANDO CIR/BC/BE.

CIR (Committed Information Rate): Refere-se a taxa de transmissão que é garantida pela tecnologia Frame Relay. Portanto, quando uma operadora de serviço de telecomunicações determina um valor de CIR para um acesso Frame Relay, isto significa que esta banda é garantida.BC: Banda contratada é igual ao CIR.BE: Banda excedente, por exemplo uma empresa contrata um link 128kbps porém é configurado 64kbps portanto você terá 64kbps caso um dia o seu link fique saturado. No exemplo abaixo podemos ver o CIR de 256 e o bc 256000 nesse exemplo o cliente está utilizando a banda total do link sem banda excedente.

Page 18: Comandos básicos SPPAC

VERIFICANDO AS INFORMAÇÕES DO CANALIZADO

Canalizado é o código de designação da operadora para o E1, cada operadora possui a sua designação específica.

Para identificar as informações do canalizado da operadora digite o seguinte comando:ex.FLAADPA01 d-p lp/4 e1/0 commentAs informações do canalizado está contida na linha commentText =FLA_521_6700.

VERIFICANDO UMA PLACA HTDS.

HTDS é uma tecnologia via satélite que utiliza a rede Frame Relay como passagem para que chegar a um determinado equipamento.Para identificar uma tecnologia HTDS digite o comando de consulta para LP.Ex.BSAGRPA01 d-p lp/2 e1/16 ch/5

Page 19: Comandos básicos SPPAC

Digite o seguinte comando:BSAGRPA01 D htds/21605 lco e aparecerá a tela abaixo:Podemos ver que na linha path aparece vários nós de Passport, mais devemos nos atentar a linha que contém a informação sobre o Htds que nesse caso é o Htds/22020.

Digite o seguinte comando MIAJAPP01 d-p Htds/22020 framer, para

desmenbrar o Htds em LP/E1/CH.

O próximo comando irá nos mostrar para qual roteador o htds aponta:Digite MIAJAPP01 d-p Lp/2 E1/20 a tela abaixo mostra o resultado:

EX. br-mia-ja-ra1

Page 20: Comandos básicos SPPAC

VERIFICANDO LOGS DE QUEDASPara verificarmos os logs de queda do circuito utilizaremos a ferramenta Query Historical Alarms, para ter acesso na tela MDM MDMA e selecione a opção Fault em seguida Query Historical Alarms

Abrirá a tela seguinte:

Page 21: Comandos básicos SPPAC

No campo Component digite EM/Nó do Passport / fruni/fratm/0000 seguido do lmificará desta forma EM/FLAADPA01 fruni/40010 lmi.

No campo Alarm event selecione a opção set, e no campo Alarm severity selecione os campos critical, major, minor, warning, cleared, unknow e clique em OK.

Como resultado aparecerá a seguinte tela:

Page 22: Comandos básicos SPPAC

Caso não seja detectado quedas no circuito aparecerá essa tela:

TESTE DE PPDELTAO teste de PPDELTA é utilizado para identificar erros que possa impactar no funcionamento do circuito, quando usar este comando? Esse comando é usado em casos de perda de pacotes ou link intermitente ocasionado por algum defeito físico.Este comando possui três variações LMI/FRAMER/DLCI,para rodar um PPDELTA digite o seguinte comando:$ ppdelta 60 all RJOTPPA02 fruni/21517 lmi (Nesse caso iremos rodar um PPDELTA por 60 segundos equivalente a 1 Minutos.

Fiquem atentos a linhas referente a erros, na linha last/delta (~60 sec) mostra a quantidade de erros e depois do teste o tanto que acrescentou.

Page 23: Comandos básicos SPPAC

$ ppdelta 60 all RJOTPPA02 fruni/21517 framer (Nesse caso iremos rodar um PPDELTA por 60 segundos equivalente a 1 Minutos.

Fiquem atentos a linhas referente a erros, na linha last/delta (~60 sec) mostra a quantidade de erros e depois do teste o tanto que acrescentou.

$ ppdelta 60 all RJOTPPA02 fruni/21517 dlci/* (Nesse caso iremos rodar um PPDELTA por 60 segundos equivalente a 1 Minutos.

Page 24: Comandos básicos SPPAC

COMANDOS PARA PEGAR LOOP

Loop é um pulso elétrico usado para testar o circuito ponto a ponto ou parte dele, os mais usados são LDL (loop digital local) e LDR (loop digital remoto), para pegarmos um loop na rede SPPAC devemos utilizar os seguintes comandos:

RJOTPPA02 lock Lp/2 E1/2 Chan/27 ( usamos esse comando para bloquear a porta).

Agora iremos configurar o tempo que o loop ficará rodando na rede, utilizaremos o comando abaixo:

RJOTPPA02 set Lp/2 E1/2 Chan/27 test type manu, dura 60

Depois de configurar o loop iremos iniciar o teste digite o seguinte comando;

RJOTPPA02 start lp/2 e1/2 ch/27 test

Se o tudo correr bem o status do loop ficará rodando na linha timeRemaining aparecerá =60.00 minutes, e conforme for atualizado esse tempo irá reduzindo.

Page 25: Comandos básicos SPPAC

Agora vamos parar o teste utilizar o comando stop: CTARBPA01 stop Lp/2 E1/6 Chan/3 test, aparecerá a seguinte tela:

Clique em OK:

Agora vamos desbloquear a porta utilizando o comando unlock: RJOTPPA02 unlock Lp/2 E1/2 Chan/27

ELABORADO POR: LEANDRO CASADO DOS SANTOS TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES NÍVEL I | OPERAÇÃO TELEFONICA.