Top Banner
35

Clipping 09 03

Apr 08, 2016

Download

Documents

Decon FAPEAM

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Clipping 09 03
Page 2: Clipping 09 03

Veículo: Movimento Popular Editoria: Pag:

Assunto: Eron no MCTI renova as esperanças para a ciência

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 07/03/2015

Eron no MCTI renova as esperanças para a ciência

Dois dias apos a Assembléia Legislativa do Amazonas enterrar de vez a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, o setor da ciência recebeu uma notícia que animou os pesquisadores. O Sim e Não de hoje da como certa a nomeação do ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB) para a Secretaria de Ciência e Tecnologia […]

Dois dias apos a Assembléia Legislativa do Amazonas enterrar de vez a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, o setor da ciência recebeu uma notícia que animou os pesquisadores. O Sim e Não de hoje da como certa a nomeação do ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB) para a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em seu perfil no facebook, Eron lamentou a extinção da SECTI: “RETROCESSO NA CIÊNCIA. Como autor da Lei que criou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), lamento a extinção da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação (Secti). Acredito que a palavra ‘retrocesso’ serve para resumir o que está acontecendo nesse setor. A Fapeam é fundamental, mas só ela não basta. O planejamento e a estratégia são privativos das secretarias, o que desaparece com o fim da Secti, exatamente no momento em que mais se precisa de respostas e soluções para os nossos desafios. Parabenizo os parlamentares, dentre os quais a nossa brava deputada Alessandra Campelo, que mesmo em minoria – e como eu sei o que é atuar em minoria – se ergueram contra os retrocessos da proposta oficial. Parabéns! Persistam no bom combate”.

Sim

Não

Sim Não

Page 3: Clipping 09 03

Convidado pelo ministro Aldo Rebelo, Eron viaja a Brasília na semana que vem para acertar os detalhes.

Além da experiência parlamentar e executiva, Eron é professor da UFAM, Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e Coordenador Nacional da Questão Amazônica e Indígena do Comitê Central do PCdoB.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS tem por finalidade propor políticas, programas, projetos e ações que viabilizem o desenvolvimento econômico, social e regional, e a difusão de conhecimentos e tecnologias apropriadas em comunidades carentes nos meios rural e urbano.

Categorias: C&T, Destaque, Política

Palavras-chave: #Aldo Rebelo, #MCTI, #PCdoB, Eron Bezerra

http://www.portaldomovimentopopular.com.br/politica/eron-no-mcti-renova-as-esperancas-para-a-ciencia/

Page 4: Clipping 09 03

Veículo: PCE Editoria: Pag:

Assunto: Inscrições para o SBPC Jovem 2015 entram na reta final

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 07/03/2015

Inscrições para o SBPC Jovem 2015 entram na reta final

De 12 a 18 de julho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será sede da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que nesta edição traz o tema “Luz, Ciência e Ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz.

Paralelamente à programação científica do evento, acontece tradicionalmente a SBPC Jovem, evento voltado a estudantes da Educação Básica que tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens pela Ciência, pela Tecnologia e pela Inovação. Para estruturar a programação da SBPC Jovem, a comissão da UFSCar responsável pelo evento recebe até o dia 15 de março propostas de atividades a serem desenvolvidas em tenda coletiva a ser montada na Universidade ou em outros locais do Campus e do município de São Carlos, desde que compatíveis com a estrutura e diretrizes gerais do evento. Podem enviar propostas integrantes da comunidade universitária da UFSCar e de outras instituições de Ensino Superior e de pesquisa, sociedades de especialidades e outras organizações científicas.

A submissão de propostas deve ser feita em formulário próprio (disponível em http://bit.ly/17ubCmJ) e eventuais dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected]. Vale a pena lembrar também a você que é estudante, professor, pesquisador e ainda não enviou o resumo científico do seu projeto para participar da 67ª. SBPC, que o prazo da inscrição acaba dia 24/03 e do envio no dia 31/03

Mais informações sobre a 67ª Reunião Anual da SBPC pode ser obtidas em

Sim

Não

Sim Não

Page 5: Clipping 09 03

www.sbpcnet.org.br/saocarlos.

Fonte: UFSCar

http://pceamazonas.com.br/2015/03/07/inscricoes-para-o-sbpc-jovem-2015-entram-reta-final/

Page 6: Clipping 09 03

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Mulheres são protagonistas no ambiente científico

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

Mulheres são protagonistas no ambiente científico

A figura feminina vem imperando, a cada dia, nos diversos setores da sociedade. No ambiente científico não poderia ser diferente. Prova disso é que o número de mulheres cientistas aumentou 259,70% de 2003 a 2015, segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os dados são referentes ao número de mestres e doutores no País e estão disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq. Segundo as estatísticas do Conselho, em 2003, havia 8.070 mulheres cientistas. Elas faziam parte de um universo de 15,8 mil pós-graduandos em todo o País. Dessas, 5,3 mil eram mestrandas e 2,7 mil eram doutorandas.

Até janeiro deste ano, o CNPq registrou 52,5 mil pós-graduandos no Brasil. Desse número, o total de mulheres saltou para 28.812 em todo o território nacional, sendo 20,5 mil mestrandas e 8,3 mil doutorandas.

Os números demonstram que, além de serem as responsáveis pela continuidade da vida, pela descoberta de modos de sobrevivência e pela organização, as mulheres têm sido protagonistas na evolução do conhecimento científico no Brasil.

No Amazonas, a realidade é similar. Há 23.962 mulheres cadastradas no Sistema de Gerenciamento de Informações (Sig) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o ‘SigFapeam’. O sistema é a ‘porta de entrada’ para submissão de propostas aos programas pelos quais o Governo do Estado, via Fapeam, disponibiliza aporte financeiro para realização de projetos de pesquisa.

No Estado, elas representam 56,65% dentre os 42.295 pesquisadores cadastrados no SigFapeam e com a possibilidade de submissão de propostas para análise da Fundação.

Sim

Não

Sim Não

Page 7: Clipping 09 03

Para a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, o protagonismo da mulher na ciência é fruto da mudança de cenário em todos os contextos, desde a legislação à sociedade em geral. “Essa mudança é reflexo de todo movimento da sociedade de valorização da mulher e de reposicionamento dela no âmbito do contexto social. Ficamos felizes em ver essa participação. Queremos parabenizar todas as mulheres que hoje formam a comunidade científica do Amazonas”, disse Olívia.

PIONEIRISMO

Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o CNPq lançou três séries de verbetes sobre as pioneiras das ciências no Brasil denominado de Programa da Mulher e Ciência. O trabalho é voltado para a divulgação do trabalho de várias cientistas e pesquisadoras brasileiras que participaram e contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento científico e a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia no Brasil.

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/03/mulheres-sao-protagonistas-no-ambiente-cientifico/

Page 8: Clipping 09 03

Veículo: Portal do Holanda Editoria: Pag:

Assunto: O que não se pode dar às mulheres

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 08/03/2015

O que não se pode dar às mulheres

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. E elas se mostram cada vez mais mobilizadas pela conquista de novos direitos. Querem ser parte atuante da sociedade em igualdade de número, e querem alcançar essa posição por meio de leis e de cotas de participação. Se, mesmo sendo metade da população do país, não conseguem passar de 10% da representatividade política no Congresso, e menos ainda nos legislativos estaduais, querem uma cota de 30%. Nada mais antidemocrático do que mudar a lei para as beneficiar. Não será uma conquista, como seria se elas se mobilizassem para votar nas colegas candidatas. Afinal, a Justiça e o Direito não podem ser nem exclusivistas nem excludentes. Hoje é um bom dia para comemorar e para refletir.

Tem que ter peito

Em conversa com o defensor-geral do Estado, Ricardo Trindade, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, deputado Abdala Fraxe disse que o protesto no interior do Amazonas contra a falta de internet é sintomático do “descaso total” das operadoras de telefonia com as comunicações no Amazonas. Trindade disse que tem um levantamento pronto da DPE para embasar uma mudança na legislação estadual no sentido de enquadrar as operadoras. Se os políticos vão ter coragem de topar a parada e criar uma Lei é outra coisa.

Políticas públicas x política de grupo

Sim

Não

Sim Não

Page 9: Clipping 09 03

A votação da reforma administrativa do governo acabou mostrando que a preocupação da bancada oposicionista não é com políticas públicas, mas com políticas de grupos. Por exemplo: a grande discussão foi travada em torno da ciência e tecnologia, área historicamente dominada pela intelectualidade de esquerda. Durante a existência da Secti, o governo investiu mais de meio bilhão de reais e neste ano de 2015 vai investir R$ 110 milhões. Só a Fapeam tem 4,2 mil bolsistas e possui 2,3 mil projetos sendo executados, no valor de R$ 30 milhões. Tudo isso para gerar conhecimento que não é aplicado em benefício do Amazonas.

Sem jeito

Para combater a prosopopeia dos “novos cristãos” da oposição, o veterano Sabá Reis recitou antes o mea culpa do Código Canônico, em ato de contrição na tribuna da Assembleia Legislativa. “Eu assumo a minha culpa pelas velhas práticas que ocorriam aqui, quando o governador usava lei delegada para impedir que nós discutíssemos os projetos do governo”. Deixou “sem jeito” nas cadeiras os membros do PMDB do contra que até o ano passado apoiavam tudo dos governos.

Noutro mundo

Em flagrante falta de respeito à inteligência dos jornalistas, a dupla que governa o país, Lula e Dilma criticou a falta de democratização da imprensa, da mesma forma que tratam as denúncias de escândalo no governo. Fingem que não é com eles. Na inauguração de um canal de TV do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula disse que a imprensa hoje "são as mesmas pessoas falando há 80 anos as mesmas coisas". Numa mensagem Dilma chamou o canal de "fruto da luta da democratização dos meios de comunicação". Há 12 anos no governo eles tentam passar uma Lei de Imprensa que amordaça a mídia e impede o surgimento de novos veículos de comunicação.

http://www.portaldoholanda.com.br/bastidores-da-politica/o-que-nao-se-pode-dar-mulheres

Page 10: Clipping 09 03

Veículo: Portal Brasil Editoria: Pag:

Assunto: Confira a agenda científica de 7 a 13 de março

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 07/03/2015

Confira a agenda científica de 7 a 13 de março

Na segunda-feira (9), começa o Space Camp 2015 (Acampamento Espacial, em inglês) no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O evento tem como objetivo ensinar conceitos, como os de astronomia, física e robótica, de forma lúdica e descontraída.

O Space Camp reunirá estudantes e professores do ensino médio que participaram da última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O programa será realizado pela Acrux Aerospace Technologies em parceria com a OBA. O evento contará com palestras e oficinas temáticas com especialistas sobre satélites, foguetes, robótica e astronomia, além da visita guiada à hidrelétrica binacional de Itaipu.

Haverá ainda uma competição científica em equipe entre os jovens. Num dos torneios, eles terão de construir protótipos de veículos para uma expedição numa base que irá simular a superfície irregular da Lua.

Confira mais informações.

Astronomia

No mesmo dia, começa o 10º Encontro da Colaboração Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (J-PAS/PAU-Brasil).

Sim

Não

Sim Não

Page 11: Clipping 09 03

O J-PAS é um projeto de colaboração internacional entre Brasil e Espanha, com a finalidade de obter um levantamento astronômico que permitirá aprofundar os estudos da expansão acelerada do universo e natureza da energia escura.

As observações são feitas através de telescópios que captam um grande campo de visão do céu, obtendo dados de alta precisão que permitem traçar um mapa tridimensional preciso do universo, com o registro de centenas de milhões de galáxias e outros corpos celestes, como quasares, supernovas e estrelas.

Com os dados coletados, pesquisadores serão capazes de saber, entre outras coisas, sobre a natureza da Energia Escura, como galáxias e aglomerados de galáxias se formaram e evoluíram. O evento será realizado até sexta-feira (13), em Paraty (RJ).

Saiba mais.

Biodiversidade

Ainda na segunda-feira, em Belém, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) sedia a sessão pública da Plataforma Intergovernamental da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos-IPBES.

A sessão apresentará a importância da geração de informações científicas sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos para subsidiar a elaboração de políticas ambientais em nível local, nacional e internacional. O grupo de trabalho falará sobre "polinização, polinizadores e produção de alimentos".

O IPBES é uma plataforma criada pela comunidade internacional em 2012 que busca fortalecer o diálogo entre a comunidade científica, governo e entidades interessadas na criação de políticas públicas que envolvam a biodiversidade dos ecossistemas terrestres, marinhos, costeiros e ecossistemas de águas interiores.

Confira os detalhes.

Inovação

Na quinta-feira (12), termina o prazo para se inscrever no Prêmio Inovar Finep-ABVCap. Em 2015, a premiação passa a contar com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCap) em sua gestão, ao lado da Finep.

O objetivo do prêmio é estimular a inovação no País e reconhecer as firmas gestoras de fundos de participação cujos esforços contribuem para tornar o Brasil mais competitivo e desenvolvido.

Page 12: Clipping 09 03

Os gestores poderão concorrer nas seguintes categorias: Gestor do Ano e Operação. A premiação para cada categoria será de R$ 75 mil. Serão premiadas as empresas que se destacaram em relação às melhores práticas da indústria de fundos, excelência em governança corporativa e operações de investimento bem-sucedidas.

Leia mais.

Prêmio de jornalismo

Na sexta-feira (13), termina o prazo para as inscrições do Prêmio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) de Jornalismo Científico 2015.

O objetivo é premiar trabalhos jornalísticos que tenham contribuído, em 2014, para a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Amazonas. Serão ofertados R$ 55,5 mil em prêmios, sendo R$ 3,5 mil para profissionais e R$ 1,5 mil para estudantes.

A premiação é dividida nas modalidades de Ações institucionais de Comunicação da Ciência e Comunicação Midiática, nas categorias TV, Rádio, Impresso, Internet e Fotografia.

As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, pela internet por meio do Sistema de Informações Gerencias da Fundação (SigFapeam), sem a necessidade de entrega física do material à Fundação. Confira o edital.

SBPC Jovem

No dia 15, termina o prazo para o cadastramento de propostas de atividades a serem desenvolvidas na SBPC Jovem, que será realizada de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), paralelamente à 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nesta edição, a reunião traz como tema "Luz, ciência e ação", em alusão ao Ano Internacional da Luz.

A SBPC Jovem é um evento voltado a estudantes da educação básica que tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens pela ciência, pela tecnologia e pela inovação. Saiba mais.

Concurso de foto

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) começou a receber as fotografias de raios dos candidatos de março para o concurso Foto do Mês.

Todos os meses a melhor imagem enviada pelos leitores é publicada no site e fica disponível por 30 dias. No final de 2015, será escolhida a melhor foto do

Page 13: Clipping 09 03

ano, que será divulgada em todos os canais de comunicação do grupo. Para participar, basta preencher o formulário na página do grupo.

Ciência Móvel

Para comemorar os 20 anos de Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será realizado o projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos – Arte e Ciência sobre Rodas até o dia 29. O projeto é do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da instituição.

Entre as atividades estão a geração de energia elétrica por meio de bicicleta, verificar as imagens que se formam no olho humano, e vivenciar a experiência de um astronauta em treinamento. As atividades são realizadas de terça a domingo. Saiba mais.

Fonte:Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação

http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2015/03/confira-a-agenda-cientifica-de-7-a-13-de-marco

Page 14: Clipping 09 03

Veículo: D24am Editoria: Pag:

Assunto: Manaus sedia Intercom Norte 2015 em maio

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 07/03/2015

Manaus sedia Intercom Norte 2015 em maio

O XIV Intercom Norte será realizado em Manaus entre os dias 28 e 30 de maio deste ano. Com o tema "Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo", a programação terá palestras, oficinas, atrações culturais, entre outras atividades. As inscrições para participar do evento podem ser efetuadas pela internet. Neste ano, o Congresso será realizado em unidades do Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate), situadas no Centro da capital do Amazonas.

A abertura do Congresso acontecerá no dia 28 de maio, com credenciamento, oficinas e minicursos pela manhã, mesa-redonda à tarde, e abertura oficial à noite, com direito a apresentação cultural. No dia 29, o evento terá defesa de trabalhos e encontros de grupos de pesquisa nos horários da manhã e tarde. No período da noite, haverá uma conferência sobre o tema do evento.

No último dia do Intercom Norte deste ano, 30 de maio, será realizado o Encontro Fapeam de Jornalismo e Ciência, além da mesa-redonda Brasil Concetado, com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e representantes dos estados do Norte, apresentação de artigos científicos de alunos e o encerramento com a premiação dos melhores trabalhos em nível regional, que serão indicados para representar a região no Intercom Nacional, que será realizado de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sim

Não

Sim Não

Page 15: Clipping 09 03

A coordenadora do Intercom Norte 2015, Edilene Mafra, explica que o tema deste ano faz alusão às festas populares da região e aos eventos internacionais realizados na sede Manaus. "É um tema voltado à realidade amazônica, que tem nas suas cidades verdadeiros cenários da exaltação da cultura popular. Entre os exemplos, estão o Festival de Parintins, no Amazonas, e o de Alter do Chão, no Pará. Além disso, essa edição do Intercom Norte lembra os grandes eventos que o Amazonas vem recebendo nos últimos anos, como foi o caso da Copa do Mundo de 2014. Nesses espetáculos, a Comunicação tem o papel de ser porta-voz, seja promovendo os eventos ou acompanhando todas as etapas da realização deles", destaca.

Oficinas

A coordenação do evento está recebendo propostas de profissionais e pesquisadores da área da Comunicação que queiram ministrar oficinas durante o evento. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] para solicitar o formulário de inscrição. "O principal objetivo das palestras é a troca de experiência e conhecimento. O Intercom reúne os saberes da academia e do mercado, mostrando que ambos devem caminhar lado a lado em busca da informação diferenciada e de qualidade", ressalta Edilene Mafra.

Serviço

O que: Intercom Norte 2015

Quando: de 28 a 30 de maio

Onde: Unidades da Uninorte Laureate, no Centro de Manaus

Inscrições: até 11 de maio pelo Portal Intercom - http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5424&catid=47

http://new.d24am.com/noticias/amazonas/manaus-sedia-intercomnorte-2015-maio/130180

Page 16: Clipping 09 03

Veículo: Guia da Cidade Editoria: Pag:

Assunto: Manaus sedia Intercom Norte 2015 em maio

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 07/03/2015

Manaus sedia Intercom Norte 2015 em maio

O XIV Intercom Norte será realizado em Manaus entre os dias 28 e 30 de maio deste ano. Com o tema "Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo", a programação terá palestras, oficinas, atrações culturais, entre outras atividades. As inscrições para participar do evento podem ser efetuadas pela internet. Neste ano, o Congresso será realizado em unidades do Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate), situadas no Centro da capital do Amazonas.A abertura do Congresso acontecerá no dia 28 de maio, com credenciamento, oficinas e minicursos pela manhã, mesa-redonda à tarde, e abertura oficial à noite, com direito a apresentação cultural. No dia 29, o evento terá defesa de trabalhos e encontros de grupos de pesquisa nos horários da manhã e tarde. No período da noite, haverá uma conferência sobre o tema do evento.No último dia do Intercom Norte deste ano, 30 de maio, será realizado o Encontro Fapeam de Jornalismo e Ciência, além da mesa-redonda Brasil Concetado, com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e representantes dos estados do Norte, apresentação de artigos científicos de alunos e o encerramento com a premiação dos melhores trabalhos em nível regional, que serão indicados para representar a região no Intercom Nacional, que será realizado de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).A coordenadora do Intercom Norte 2015, Edilene Mafra, explica que o tema deste ano faz alusão às festas populares da região e aos eventos internacionais realizados na sede Manaus. "É um tema voltado à realidade amazônica, que tem nas suas cidades verdadeiros cenários da exaltação da cultura popular. Entre os exemplos, estão o Festival de Parintins, no Amazonas, e o de Alter do Chão, no Pará. Além disso, essa edição do Intercom Norte lembra os grandes eventos que o Amazonas vem recebendo

Sim

Não

Sim Não

Page 17: Clipping 09 03

nos últimos anos, como foi o caso da Copa do Mundo de 2014. Nesses espetáculos, a Comunicação tem o papel de ser porta-voz, seja promovendo os eventos ou acompanhando todas as etapas da realização deles", destaca.OficinasA coordenação do evento está recebendo propostas de profissionais e pesquisadores da área da Comunicação que queiram ministrar oficinas durante o evento. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] para solicitar o formulário de inscrição. "O principal objetivo das palestras é a troca de experiência e conhecimento. O Intercom reúne os saberes da academia e do mercado, mostrando que ambos devem caminhar lado a lado em busca da informação diferenciada e de qualidade", ressalta Edilene Mafra.ServiçoO que: Intercom Norte 2015Quando: de 28 a 30 de maio Onde: Unidades da Uninorte Laureate, no Centro de ManausInscrições: até 11 de maio pelo Portal Intercom - http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5424&catid=47

Fonte da Notícias: http://oguia.in/9a0h9

http://www.oguiadacidade.com.br/portal/resultadoestado.php?busca=419367

Page 18: Clipping 09 03

Veículo: G1 Amazonas Editoria: Pag:

Assunto: Manaus sedia Intercom Norte 2015 em maio

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

Manaus deve sediar Congresso de Comunicação Intercom Norte em maio

Após dois anos, Manaus deve sediar o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte). O evento, que está na 14ª edição, deve ser realizado entre os dias 28 e 30 de maio deste ano em uma faculdade particular no Centro da capital amazonense. A programação do evento deve contar com palestras, oficinas, exposições e atrações culturais. As inscrições no evento podem ser feitas pela internet.

Segundo a organização, em 2015, o tema do congresso é "Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo". Profissionais e pesquisadores da área da Comunicação que tenham interesse em ministrar oficinas durante o evento podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. No e-mail, é preciso solicitar o formulário para envio das propostas.

ProgramaçãoA abertura do Congresso será no dia 28 de maio, com credenciamento. Na manhã do dia, serão realizadas oficinas e minicursos; à tarde, haverá mesa-redonda, e à noite, acontecerá a abertura oficial, com apresentação cultural.

No dia 29 de maio, o congresso contará com defesa de trabalhos e encontros de grupos de pesquisa nos horários da manhã e tarde. À noite, haverá uma conferência sobre o tema do evento.

No dia 30 do mês, está prevista a realização do Encontro Fapeam de

Sim

Não

Sim Não

Page 19: Clipping 09 03

Jornalismo e Ciência. No mesmo dia, haverá uma mesa-redonda Brasil Conectado, com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e representantes dos estados do Norte, além de apresentação de artigos científicos de estudantes e o encerramento, com a premiação de trabalhos em nível regional. Os selecionados devem representar a Região Norte no Intercom Nacional, que será realizado de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Neste ano, o Congresso será realizado em unidades do Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate), situadas no Centro de Manaus. As inscrições no evento devem ser realizadas até o dia 11 de maio pela internet.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/03/manaus-deve-sediar-congresso-regional-de-comunicacao-em-maio.html

Page 20: Clipping 09 03

Veículo: CNPq Editoria: Pag:

Assunto: Abertas as inscrições para o Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico 2015 Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 08/03/2015

Abertas as inscrições para o Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico 2015

Estão abertas, até o dia 13 de março, as inscrições para o Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico 2015. O objetivo é de premiar trabalhos jornalísticos que tenham contribuído, em 2014, para a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Amazonas. Nesta edição, o governo do Estado do Amazonas, via FAPEAM, ofertará R$ 55,5 mil em prêmios, sendo R$ 3,5 mil para profissionais e R$ 1,5 mil para estudantes. A premiação é dividida nas modalidades ¿Ações institucionais de comunicação da ciência¿ e ¿ Comunicação Midiática¿, nas categorias TV, Rádio, Impresso, Internet e Fotografia. O principal diferencial do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico 2015 é a desburocratização do processo de inscrição, com momentos de orientação quanto ao preenchimento do formulário de inscrição. Neste ano, as inscrições são feitas, exclusivamente, via internet pelo Sistema de Informações Gerencias da Fundação (SigFapeam), sem a necessidade de entrega física do material à Fundação. Poderão ser inscritos materiais jornalísticos divulgados entre 1º. de janeiro e 31 de dezembro de 2014, de acordo com as modalidades, categorias e níveis definidos no Edital http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-0052015-premio-fapeam-de-jornalismo-cientifico/Perfil - portal: Geral

http://www.enf.ufmg.br/site_novo/modules/mylinks/visit.php?cid=16&lid=62

Sim

Não

Sim Não

Page 21: Clipping 09 03

Veículo: Correio da Amazônia Editoria: Pag:

Assunto: Número de mulheres cientistas aumenta 259%, segundo pesquisa do

CNPqCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

Número de mulheres cientistas aumenta 259%, segundo pesquisa do CNPq

A figura feminina vem imperando, a cada dia, nos diversos setores da sociedade. Na ambiente científico não poderia ser diferente. Prova disso é que o número de mulheres cientistas aumentou 259,70% de 2003 a 2015, segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).O número de mulheres cientistas aumentou 259,70% de 2003 a 2015, segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os dados são referentes ao número de mestres e doutores no País e estão disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq. Segundo as estatísticas do Conselho, em 2003, havia 8.070 mulheres cientistas. Elas faziam parte de um universo de 15,8 mil pós-graduandos em todo o País. Dessas, 5,3 mil eram mestrandas e 2,7 mil eram doutorandas.

Até janeiro deste ano, o CNPq registrou 52,5 mil pós-graduandos no Brasil. Desse número, o total de mulheres saltou para 28.812 em todo o território nacional, sendo 20,5 mil mestrandas e 8,3 mil doutorandas.

Os números demonstram que, além de serem as responsáveis pela continuidade da vida, pela descoberta de modos de sobrevivência e pela organização, as mulheres têm sido protagonistas na evolução do conhecimento

Sim

Não

Sim Não

Page 22: Clipping 09 03

científico no Brasil.

No Amazonas, a realidade é similar. Há 23.962 mulheres cadastradas no Sistema de Gerenciamento de Informações (Sig) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o ‘SigFapeam’. O sistema é a ‘porta de entrada’ para submissão de propostas aos programas pelos quais o governo do Estado, via FAPEAM, disponibiliza aporte financeiro para realização de projetos de pesquis

No Estado, elas representam 56,65% dentre os 42.295 pesquisadores cadastrados no SigFapeam e com a possibilidade de submissão de propostas para análise da Fundação.

Para a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o protagonismo da mulher na ciência é fruto da mudança de cenário em todos os contextos, desde a legislação à sociedade em geral. “Essa mudança é reflexo de todo movimento da sociedade de valorização da mulher e de reposicionamento dela no âmbito do contexto social. Ficamos felizes em ver essa participação. Queremos parabenizar todas as mulheres que hoje formam a comunidade científica do Amazonas”, disse Olívia.

Pioneirismo

Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o CNPq lançou três séries de verbetes sobre as pioneiras das ciências no Brasil denominado de Programa da Mulher e Ciência. O trabalho é voltado para a divulgação do trabalho de várias cientistas e pesquisadoras brasileiras que participaram e contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento científico e a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia no Brasil.

http://www.correiodaamazonia.com.br/numero-de-mulheres-cientistas-aumenta-259-segundo-pesquisa-do-cnpq/

Page 23: Clipping 09 03

Veículo: Agora Amazonas Editoria: Pag:

Assunto: Manaus deve sediar Congresso de Comunicação Intercom Norte em

maioCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

Manaus deve sediar Congresso de Comunicação Intercom Norte em maio

Após dois anos, Manaus deve sediar o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte). O evento, que está na 14ª edição, deve ser realizado entre os dias 28 e 30 de maio deste ano em uma faculdade particular no Centro da capital amazonense. A programação do evento deve contar com palestras, oficinas, exposições e atrações culturais. As inscrições no evento podem ser feitas pela internet.

Segundo a organização, em 2015, o tema do congresso é “Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo”. Profissionais e pesquisadores da área da Comunicação que tenham interesse em ministrar oficinas durante o evento podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. No e-mail, é preciso solicitar o formulário para envio das propostas.

ProgramaçãoA abertura do Congresso será no dia 28 de maio, com credenciamento. Na manhã do dia, serão realizadas oficinas e minicursos; à tarde, haverá mesa-redonda, e à noite, acontecerá a abertura oficial, com apresentação cultural.

No dia 29 de maio, o congresso contará com defesa de trabalhos e encontros de grupos de pesquisa nos horários da manhã e tarde. À noite, haverá uma conferência sobre o tema do evento.

Sim

Não

Sim Não

Page 24: Clipping 09 03

No dia 30 do mês, está prevista a realização do Encontro Fapeam de Jornalismo e Ciência. No mesmo dia, haverá uma mesa-redonda Brasil Conectado, com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e representantes dos estados do Norte, além de apresentação de artigos científicos de estudantes e o encerramento, com a premiação de trabalhos em nível regional. Os selecionados devem representar a Região Norte no Intercom Nacional, que será realizado de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Neste ano, o Congresso será realizado em unidades do Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate), situadas no Centro de Manaus. As inscrições no evento devem ser realizadas até o dia 11 de maio pela internet.

via G1/AM

http://www.agoraamazonas.com/manaus-deve-sediar-congresso-de-comunicacao-intercom-norte-em-maio/

Page 25: Clipping 09 03

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Pesquisadores extraem de soja transgênica composto contra a aidsCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

Pesquisadores extraem de soja transgênica composto contra a aids

A biotecnologia está, a cada dia, propondo novos rumos para a indústria farmacêutica. A novidade é que pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) conseguiram extrair e purificar a cianovirina, cultivada em soja transgênica, uma proteína presente em algas que é capaz de impedir a multiplicação do vírus HIV no corpo humano.

A pesquisa foi publicada pela revista científica Science e comprova que as sementes de soja geneticamente modificadas constituem, até o momento, a biofábrica mais eficiente e uma opção viável para a produção em larga escala da proteína. “Estamos trabalhando para atingir esta etapa há cinco ou seis anos. Pudemos acumular grande quantidade de cianovirina dentro da soja e conseguimos purificá-la”, explicou o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Elíbio Rech.

Desenvolvida desde 2005, a pesquisa com biofábricas para a cianovirina é feita em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e a Universidade de Londres. O objetivo é produzir um gel, com propriedades viricidas, para que as mulheres apliquem na vagina antes do relacionamento sexual.

O pesquisador ressalta que o gel não é uma vacina contra a aids e nem um substituto ao preservativo, mas um coadjuvante importante no sistema. “O nosso foco é principalmente a África, onde grande parte das mulheres são contaminadas com HIV pelos parceiros. Na cultura de muitos países o uso do preservativo não é respeitado. Com esse produto a mulher não precisa da

Sim

Não

Sim Não

Page 26: Clipping 09 03

opção do homem em querer usar ou não, ela mesmo pode se prevenir”, disse o pesquisador.

Segundo a Embrapa, se a soja transgênica for plantada em uma estufa menor do que um campo de beisebol (97,54 metros) é possível fornecer cianovirina suficiente para proteger uma mulher por 90 anos.

Os biofármacos, ou medicamentos biológicos, são obtidos por fontes ou processos biológicos, a partir do emprego industrial de microrganismos ou células modificadas geneticamente. A técnica consiste em inserir genes de interesse em genomas de plantas que possam assimilar suas propriedades e, a partir daí, produzir proteínas modificadas em larga escala, idênticas às originais.

Segundo Rech, a origem do trabalho foi voltada para a agricultura. “Então começamos a avaliar o uso da soja e do tabaco não só para o agronegócio, mas dele indo para o setor farmacêutico e para o setor industrial”, revelou Elibio, que também trabalha com biofábricas de tabaco.

Para ele, as pesquisas com biofármacos fomentam o mercado farmacêutico, fazendo com que os medicamentos cheguem ao consumidor com menor custo, e valorizam ainda mais o agronegócio brasileiro, já que agrega valor às plantas.

Rech ressalta que a função da Embrapa foi cumprida, a produção do ativo tecnológico. Essa tecnologia será agora enviada a laboratórios e institutos parceiros para testes clínicos e, posteriormente, repassada ao setor industrial.

No caso do gel viricida, durante as próximas fases de desenvolvimento, os cientistas contarão também com a colaboração do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial da África do Sul. Segundo a Embrapa, países em desenvolvimento com altos índices de infestação da aids terão licença de produção e uso interno livre do pagamento de royalties.

A Embrapa, em conjunto com outras instituições, estuda ainda biofábricas para produção do fator IX, utilizado para tratamento da hemofilia tipo B, uma doença hemorrágica de herança genética, que leva à perda de mobilidade do paciente.

Os pesquisadores também desenvolvem uma soja que produzirá o hormônio do crescimento humano (hGH), utilizado por pessoas com distúrbios do crescimento, e ainda trabalham com o isolamento de genes de aranhas da biodiversidade brasileira, com o objetivo de desenvolver fibras sintéticas como as da teia de aranha: flexíveis e resistentes. Para explicar os possíveis usos dessa fibra, Rech faz sua comparação com o plástico, ou seja, serve para quase tudo.

O trabalho intenso com soja tem uma razão para o pesquisador. Além da

Page 27: Clipping 09 03

planta possuir um sistema de produção consolidado no Brasil, biologicamente é excelente, pois 40% da semente é proteína e o restante é óleo. “A soja é uma planta maravilhosa, e nós temos a possibilidade de fazer a engenharia dela, conhecemos seu genoma completo, então fazemos a manipulação que quisermos”, explicou Elíbio Rech.

Fonte: Agência Brasil

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/03/pesquisadores-extraem-de-soja-transgenica-composto-contra-a-aids/

Page 28: Clipping 09 03

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Brasil e Japão discutem cooperação em tecnologia espacial e

monitoramentoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

Brasil e Japão discutem cooperação em tecnologia espacial e monitoramento

Representantes do Governo, indústria, universidades e de instituições científicas do Japão se reuniram na última semana com especialistas das áreas de observação da Terra, de engenharia e tecnologia espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O objetivo do encontro, realizado na sede do instituto em São José dos Campos (SP), foi discutir temas voltados ao desenvolvimento de satélites e monitoramento de desastres naturais.

“Essa reunião deve estimular ainda mais a participação do setor privado e das universidades em áreas inovadoras”, afirmou o diretor do Inpe, Leonel Perondi. “Trata-se de uma oportunidade para preparar as próximas etapas da cooperação técnica entre Brasil e Japão”.

Após a reunião, o Inpe sediou um seminário sobre a parceria entre os dois países, organizado pelo governo japonês. O evento abordou oportunidades na área espacial, como tecnologias relacionadas ao desenvolvimento de satélites e aplicações, o monitoramento de desastres naturais, da agricultura e de recursos naturais.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do Inpe

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/03/brasil-e-japao-discutem-cooperacao-em-tecnologia-espacial-e-monitoramento/

Sim

Não

Sim Não

Page 29: Clipping 09 03

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: 1º Workshop de Inovação Tecnológica ocorre entre os dias 16 e 22 de

marçoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

1º Workshop de Inovação Tecnológica ocorre entre os dias 16 e 22 de março

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), através da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), é uma das instituições parceiras que apoiam a realização do maior evento online e gratuito sobre processos e negócios de inovações tecnológicas: o 1º Workshop online de Inovação Tecnológica (1º Witec), cuja programação acontece até o dia 22 de março de 2015.

Com o lema “Porque Inovar é preciso!”, o evento busca contribuir com informações práticas, acessíveis e organizadas referente à gestão e à estratégia de criação ou alavancagem de negócios tecnológicos.

O workshop é direcionado a pequenos e médios empreendedores; startups, advogados, engenheiros, químicos, biólogos e demais interessados na área da inovação, tendo foco nos seguintes temas: prospecção tecnológica, captação de recursos, isenção fiscal, gestão da inovação (gestão financeira, de projetos e estratégica), transferência de tecnologia e propriedade intelectual.

Por ser um evento totalmente online, os inscritos têm uma série de vantagens: podem participar de qualquer lugar, bastando para isso, ter aceso a internet, um computador e ter se inscrito no evento através do link.

Os participantes poderão assistir a todas as palestras conforme a programação específica. Para isso, eles receberão o link de acesso, por e-mail, 30 minutos

Sim

Não

Sim Não

Page 30: Clipping 09 03

antes de cada palestra. Outra vantagem é que eles não terão custos com transporte, alimentação, hospedagem, além de suas rotinas não sofrerem alteração por conta da programação.

O 1º Witec reunirá mais de 20 profissionais reconhecidos na área de Inovação. Entre os palestrantes estão representantes de NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica), de universidades e também convidados internacionais (Portugal, Israel, Estados Unidos e França). As palestras terão exposições e linguagem prática.

Como parte dos objetivos dos idealizadores está a aproximação do setor privado, público e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) para criar inovações de produtos e processos, gerando valor comercial e social de forma sustentável.

Para conferir a programação completa acesse o link.

Fonte: Ufam

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/03/1o-workshop-online-de-inovacao-tecnologica-ocorre-entre-os-dias-16-e-22-de-marco/

Page 31: Clipping 09 03

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Avião movido a energia solar que viajará o mundo decola de Abu

DhabiCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

Avião movido a energia solar que viajará o mundo decola de Abu Dhabi

O avião Solar Impulse 2, movido inteiramente a energia solar, decolou nesta segunda-feira (09), de Abu Dhabi, marcando o início da primeira volta ao mundo de uma aeronave que funciona sem uma gota de combustível.

Construído na Suíça, o SI2 partiu do aeroporto Al Bateen com o fundador da empresa, André Borschberg, e o cofundador, Bertrand Piccard. O avião pousa no mesmo local ainda nesta segunda.

A ideia do modelo, segundo os desenvolvedores do projeto, é encorajar a substituição de tecnologias poluentes empregadas na aviação por formatos limpos e eficientes.

O Solar Impulse 2 tem 17.248 células fotovoltaicas que captam energia solar. Elas recarregam quatro baterias que pesam, cada uma, 633 kg. Suas asas têm 72 metros de extensão e a aeronave pesa 2.300 kg.

A dupla deve fazer escalas em Omã, Índia, Mianmar e China antes de cruzar o Pacífico em direção ao Havaí, nos Estados Unidos.

Ainda nos EUA, se dirigem ao Arizona e, depois, a Nova York. Em seguida, cruzam o Atlântico rumo à Europa ou Marrocos antes de encerrar a viagem em Abu Dhabi, no fim de julho.

Sim

Não

Sim Não

Page 32: Clipping 09 03

O avião alcançará altitude de 8.500 metros durante o dia para captar os raios solares. De noite, o Solar Impulse 2 desce para 1.500 metros, quando terá que voar sobre o oceano.

Fonte: G1

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/03/aviao-movido-a-energia-solar-que-viajara-o-mundo-decola-de-abu-dhabi/

Page 33: Clipping 09 03

Veículo: Ciência em Pauta Editoria: Pag:

Assunto: Congresso Mundial de Saúde Pública tem representante da UEA em

KolkataCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

Congresso Mundial de Saúde Pública tem representante da UEA em Kolkata

O 14º Congresso Mundial de Saúde Pública que aconteceu em Kolkata, na Índia, contou com a participação do professor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Eduardo Honorato. O professor representou a instituição na apresentação do artigo derivado da tese de doutorado sobre técnicas de prevenção a DST/AIDS aplicadas a ambientes virtuais.

O congresso culminou com a elaboração da Carta de Kolkata, que entre outras coisas, orienta que os países busquem pela universalidade no acesso aos sistemas de saúde. Os trabalhos iniciaram com questionamentos sobre a saúde pública e o que cada esfera da sociedade pode fazer para melhorar. Na ocasião, também foi apresentado o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS).

As implicações socioeconômicas da saúde das populações foram bastante debatidas, bem como as possíveis saídas para países que ainda não encontraram a cobertura “universal”. China relatou suas dificuldades com população de hipertensos. Houve também a discussão sobre as DGS (Millennium Development Goal).

Também foi dada grande atenção a saúde da mulher e do adolescente, além de relatos sobre a vida de adolescentes na África, mutilação genital e mortalidade infantil. Vários países africanos mostraram dados epidemiológicos destes subgrupos e propostas para melhorias foram traçadas.

“Em todas as apresentações e mesas de debates que participei e presenciei foi

Sim

Não

Sim Não

Page 34: Clipping 09 03

possível perceber o quanto nosso sistema de saúde está avançando, servindo de referência aos demais países, especialmente aqui no Amazonas onde temos grandes investimentos na Saúde. Sabemos que não temos um sistema perfeito e que ele está ainda em construção, mas está há anos luz de muitos pelo mundo a fora”, disse Eduardo.

O professor também destacou que o sistema também se mostra eficaz ao comparar os países com alta extensão demográfica e populacional como o nosso com países do mesmo padrão. “Vemos que somos referência sim. Seja em assistência farmacológica, seja no controle de produção e importação de medicamentos, seja na cobertura. Em todos os momentos no SUS, que foi citado como referência”.

MUDANÇAS NA SAÚDE

Segundo Eduardo Honorato, um dos pontos principais sempre retomados nos debates é a necessidade de mudanças nos sistemas de saúde mundiais, visando à busca pela universalização. “Mas as mudanças nos sistemas não podem existir se não começarmos pelas instituições e pensarmos fora das nossas zonas de conforto. Temos que pensar globalmente e atuar localmente”, afirmou.

O professor concluiu que as apresentações dos sistemas de saúde mundiais foram relevantes para avaliar o próprio sistema. “As apresentações dos sistemas de saúde mundiais, presencias relatos de suas dificuldades e planos, me fez um sanitarista mais defensor do nosso SUS, ainda adolescente, mas com um futuro muito promissor”, afirmou.

Fonte: UEA

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/03/congresso-mundial-de-saude-publica-tem-representante-da-uea-em-kolkata/

Page 35: Clipping 09 03

Veículo: Jornal Acrítica Editoria: DINHEIRO Pag: D7

Assunto: Uso da tecnologia cresce na educaçãoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Publicado no site da FAPEAM: Data: 09/03/2015

Sim

Não

Sim Não