Top Banner
InfoRama | ano 03 | número 11 Atualmente, existem diversas opções de cimentos no mercado para os diferentes materiais protéticos. Entretanto, a escolha correta ainda é um desafio para parte dos dentistas e é imprescindível para o sucesso clínico, visto que é a etapa que define a adaptação final e a estabilidade da peça, determinando a sua longevidade em função na cavidade oral. Para alcançar o êxito, o cirurgião-dentista deve ter conhecimento do material escolhido para a confecção da peça e das propriedades dos cimentos disponíveis. Laboratório Rama para tornar o resultado dos Cimentação: Finalize seus trabalhos com um toque especial.
2

Cimentação - Laboratório RAMA · InfoRama | ano 03 | número 11 Atualmente, existem diversas opções de cimentos no mercado para os diferentes materiais protéticos. Entretanto,

Nov 10, 2018

Download

Documents

ngotram
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Cimentação - Laboratório RAMA · InfoRama | ano 03 | número 11 Atualmente, existem diversas opções de cimentos no mercado para os diferentes materiais protéticos. Entretanto,

InfoRama | ano 03 | número 11

Atualmente, existem diversas opções de cimentos no mercado para os diferentes materiais protéticos. Entretanto, a escolha correta ainda é um desafio para parte dos dentistas e é imprescindível para o sucesso clínico, visto que é a etapa que define a adaptação final e a estabilidade da peça, determinando a sua longevidade em função na cavidade oral. Para alcançar o êxito, o cirurgião-dentista deve ter conhecimento do material escolhido para a confecção da peça e das propriedades dos cimentos disponíveis.

Laboratório Rama para tornar o resultado dos

Cimentação: Finalize seus trabalhos com um toque especial.

Page 2: Cimentação - Laboratório RAMA · InfoRama | ano 03 | número 11 Atualmente, existem diversas opções de cimentos no mercado para os diferentes materiais protéticos. Entretanto,

InfoRama | ano 03 | número 11

Av. Calama, 2161 | São João Bosco | CEP 76.803-745 | Porto Velho | Rondônia

www.labrama.com.br | [email protected] | (69) 3224-7678 | (69) 3224-8150

WhatsApp: (69) 9284-2515 | facebook: Rama Prótese Dentária

TÉC

NIC

O R

ESP

ON

SÁV

EL: M

AR

CO

S SU

SSEL

CR

O-R

O T

PD

23

| R

AM

A P

TESE

DEN

TÁR

IA L

TDA

- C

RO

-RO

LA

B 0

1

IPS E.MAX (COROAS, INLAYS E ONLAYS)

Esse sistema de cerâmicas vítreas de dissilicato de lítio permite flexibilidade de cimentação. As peças são enviadas com jateamento interno para a cimentação adesiva, devendo o dentista condicionar a superfície interna com ácido no consultório.

São especialmente indicados para esses materiais os cimentos resinosos de dupla polimerização, autocondicionantes, cimentos adesivos e auto adesivos.

Os laminados cerâmicos, ou facetas, apresentam pequena espessura. Essa característica faz com que a coloração do cimento e sua estabilidade de cor sejam fatores muito importantes a considerar, pois o material cimentante poderá ser observado por transparência e fará parte da composição de cor no resultado final. Deve-se optar pela cimentação adesiva, visto que há opção de escolha de cor e testes prévios à cimentação com os try-in. Recomenda-se, portanto, que as facetas sejam cimentadas com cimentos resinosos fotoativados e que a etapa da prova do cimento seja realizada com muita atenção para que o resultado alcançado seja o melhor possível.

FACETAS E LENTES DE CONTATO IPS E.MAX

A zircônia é um material cerâmico com alta dureza e, em geral, pode apresentar alguma opacidade. Peças confeccionadas com este material podem ser cimentadas com cimento convencional de fosfato de zinco, visto que a opacidade faz com que a cor amarelada do cimento não interfira no resultado do tratamento, com ionômero de vidro ou ainda com cimentos resinosos. Devido à opacidade, o cimento resino utilizado deve ter cura dual ou química.

No caso da zircônia, é importante ressaltar que suas características intrínsecas não permitem o condicionamento ácido da superfície interna da peça para a cimentação adesiva. A superfície interna dessas peças, porém, já apresenta irregularidades capazes de promover um relativo imbricamento com o agente cimentante, podendo ser

realizada apenas a limpeza interna com álcool. Para ganho de adesão, o laboratório realiza o jateamento interno com partículas de óxido de alumínio revestidas por sílica e deve-se utilizar primers para metal (metal/zircônia primer) que permitem maior união dos sistemas resinosos à cerâmica, proporcionando melhores resultados. Por essas características, a retenção mecânica dos preparos se torna fundamental para assegurar a estabilidade das peças cimentadas; o dentista, portanto, deve atentar-se para a angulação entre paredes e altura do preparo.

Essa união, porém, é menos estável que a das cerâmicas ácido-sensíveis; peças menores e menos invasivas, como inlays e onlays, devem ser confeccionadas em cerâmicas condicionáveis, visto que são peças que dependem basicamente da união adesiva.

ZIRCÔNIA

O Variolink N (Ivoclar Vivadent) é um cimento resinoso de polimerização dual e fotopolimerizável para restaurações de cerâmicas que se caracteriza por uma alta radiopacidade

O try-in da linha Allcem Veneer (FGM) possui aroma de menta e é uma das boas opções disponíveis no mercado.