Top Banner
CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO Universidade Federal do Sergipe- UFS Departamento de Engenharia Química Marcelo Lima Michel Franklin
22

Cimentação de poços de petróleo slide

Oct 27, 2014

Download

Documents

Marcelo Lima
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Cimentação de poços de petróleo slide

CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO

Universidade Federal do Sergipe- UFSDepartamento de Engenharia Química

Marcelo Lima Michel Franklin

Page 2: Cimentação de poços de petróleo slide

A CIMENTAÇÃO CONSISTE BASICAMENTE DO PREENCHIMENTO DO ESPAÇO ANULAR ENTRE OS TUBOS DE REVESTIMENTO E A PAREDE DO POÇO COM CIMENTO ,QUE POSSUI COMO PRINCIPAL OBJETIVO FIXAR A TUBULAÇÃO E EVITAR QUE ACHA MIGRAÇÃO DE FLUIDOS, ENTRE AS DIVERSAS ZONAS PERMEÁVEIS ATRAVESSADAS PELO POÇO.

REALIZADA BASICAMENTE PELO BOMBEIO DE PASTA DE CIMENTO E ÁGUA ATRAVÉS DOS TUBOS DE REVESTIMENTO.

ALÉM DO OBJETIVO DE FORMAR UM TAMPÃO DE SELO NO FUNDO DO POÇO OU PARA CORRIGIR DESVIOS DO POÇO DURANTE A PERFURAÇÃO.

O que é Cimentação ?

Page 3: Cimentação de poços de petróleo slide

O CIMENTO DEVE ESTAR FORTEMENTO ADERIDO A SUPERFICIE EXTERNA E AS PAREDES DO POÇO PARA EVITAR QUE OCORRA A COMUNICAÇÃO NÃO DESEJADA DAS DIVERSAS ZONAS PERMEÁVEIS DO POÇO, QUE EM ALGUNS CASOS PODE RESULTAR EM DANOS ECOLOGICOS INDESEJÁVEIS COMO A COMUNICAÇÃO DE UMA ZONA DE HIDROCARBONETOS COM UMA ZONA DE ÁGUA.

Page 4: Cimentação de poços de petróleo slide

1883- O primeiro uso de cimento em poços de petróleo(Califórnia)

1902- Uso do cimento Portland em processo

manual de mistura.

1910- Perkins patenteou o processo de bombeamento ,

onde a pasta é deslocada por vapor, água ou fluido de

perfuração.

1922- Halliburton patenteou o Jet Mixer , fato que

incentivou as companhias a cimentar seus revestimentos.

1923- Indústrias americanas e Européias passaram a

fabricar cimentos especiais para a indústria do petróleo

Histórico- Cronologia da Cimentação de poços

Page 5: Cimentação de poços de petróleo slide

Tipos de CimentaçãoCimentação primaria:

É A CIMENTAÇÃO PRINCIPAL REALIZADA LOGO APÓS A DECIDA DE CADA COLUNA DE REVESTIMANTO NO POÇO. SEU OBJETIVO É BASICAMENTE PREENCHER O ESPAÇO ANULAR DE MODO A SE OBTER FIXAÇÃO E VEDAÇÃO EFICIENTE E PERMANENTE DESTE ESPAÇO.

Page 6: Cimentação de poços de petróleo slide

Cimentação Secundária:É O NOME DADO AS OPERAÇÕES QUE SE DESTINAM A

CORREÇÃO DA CIMENTAÇÃO PRIMÁRIA .DESSE MODO QUANDO O TOPO DO CIMENTO NÃO ALCANÇAR A ALTURA PREVISTA PODE-SE EFETUAR UMA RECIMENTAÇÃO(FAZENDO CIRCULAR PASTA DE CIMENTO POR TRÁS DO REVESTIMENTO ATRAVÉS DE CANHONEIOS), QUANDO ESTA NÃO É POSSÍVEL REALIZA-SE A COMPRESSÃO DE CIMENTO OU SQUEEZE(PARA CORRIGIR OS DEFEITOS DA CIMENTAÇÃO PRIMÁRIA OU SANAR VAZAMENTOS NA COLUNA DE REVESTIMENTO).E O CIMENTO AINDA PODE SER USADO PARA EXECUÇÃO DE TAMPÕES PARA ABANDONO DE POÇO OU PARA ISOLAMENTO SE ZONAS PER$IFÉRICAS, POR EXEMPLO.

Page 7: Cimentação de poços de petróleo slide

Cimentação Secundária:

Tipos de pasta formulação básica

Superfície: Água + Acel. de pega + Cimento.

Produção / Intermediário: Água + Retar. de Pega +Dispersante + Control. de Filtrado + Cimento.Zonas de Sal: Água + Sal + Retar. de Pega +Disper. + Control. de Filtrado + Cimento.Zonas de Gás: Água + Dispersante + Látex + Control. de Filtrado + Retar. de Pega + CimentoHPHT: Água + Retar. de Pega + Dispersante +Control. de Pega + Sílica + Cimento

Page 8: Cimentação de poços de petróleo slide

TAMPÃO DE ABANDONO

TAMPÃO PARA PERDA DE CIRCULAÇÃO

COMPRESSÃO DE CIMENTO OU SQUEEZERECIMENTAÇÃO

Page 9: Cimentação de poços de petróleo slide

OS CIMENTO PORTLAND USADO NA CIMENTAÇÃO É ESSENCIALMENTE PRODUZIDO A PARTIR DE UMA MISTURA DE CALCÁRIO E ARGILA ONDE OS COMPONENTES QUÍMICOS PRINCIPAIS SÃO:

Componentes e Classificação do Cimento

DESSES QUATRO COMPONENTES PRINCIPAIS DERIVAMOS OMPOSTOS FUNTAMENTAS QUE DETERMINAM AS PROPRIEDADES DO CIMENTO:ALUMINATO TRICÁLCICO (C3A): CONTROLA A PEGA INICIAL E O TEMPO DE ENDURECIMENTO DA PASTA, MAS É O RESPONSÁVEL E A BAIXA RESISTÊNCIA A OS SULFATOS.FERRO-ALUMINATO TETRACÁLCICO(C4AF): É O COMPOSTO QUE DÁ A COR ACIZENTADA A O CIMENTO , DEVIDO A PRESENTA DE FERRO E CONTROLA A RESISTÊNCIA A CORROSÃO QUÍMICA DO CIMENTO.

Page 10: Cimentação de poços de petróleo slide

QUANTO A CLASSIFICAÇÃO A API DESIGNOU O CIMENTO POR LETRAS DE A ATE J , EM FUNÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, QUE DEVE ESTAR ADEQUADA AS CONDIÇÕES DE USO, COMO A PROFUNDIDADE A TEMPERATURA E A PRESSÃO DOS POÇOS.

SILICATO TRICÁLCICO(C3S):É O PRINCIPAL COMPONENTE DO CIMENTO EO QUE RESPONDE PELA SUA RESISTÊNCIA MECÂNICA INICIAL.SILICATO DICÁLCICO(C2S):APRESENTA BAIXA RESISTÊNCIA MECÂNICA INICIAL, MAS CONTRIBUI PARA O AUMENTO DA RESISTÊNCIA DO CIMENTO A LONGO PRAZO.

Page 11: Cimentação de poços de petróleo slide

Principais Aditivos da CimentaçãoACELERADORES DE PEGA (NaCl e CaCl2 ): VISAM DIMINUIR O TEMPO DE ESPESSAMENTO E AUMENTAR A RESISTÊNCIA COMPRESSIVA INICIAL DA PASTA.RETARDADORES DE PEGA (Organometálicos):SERVEM PARA RETARDAR O INICIO DA PEGA DA PASTA, MANTENDO SUA FLUIDEZ QUANDO A TEMPERATURA E A SÃO MUITO ALTAS PARA O USO DE CIMENTO SEM ADITIVOS.ESTENDEDORES :UTILISADOS PARA AUMENTAR O RENDIMENTO DA PASTA OU REDUZIR A SUA DENSIDADE.A ADIÇÃO DE AGREGADOS DE BAIXA DENSIDADE (POZOLANA, PERLUITA,GILSONITA) REDUZ A DENSIDADE DA PASTA.DISPERSANTES (Lignossulfonatos):POR REDUZIRAM A VISCISIDADE APARENTE DAS PASTA, POSSIBILITAM O BOMBEIO COM MAIOR VAZÃO E MENOR PERDA DE CARGA.CONTROLADORES DE FILTRADO (Carboxi-Metil-Celulose.):ATUAM REDUZINDO A PERMEABILIDADE DO REBOCO DE CIMENTO, FORMADO EM FRENTE A ZONAS PERMEÁVEIS OU AUMENTANDO A VISCOSIDADE DO FILTRADO. AS PASTAS DE CIMENTO DEVEM APRESENTAR BAIXA PERDA DE FILTRADO, DE MODO A EVITAR A DESIDRATAÇÃO PREMATURA.

Page 12: Cimentação de poços de petróleo slide

OUTROS:PODEM TAMBÉM SER USADOS OUTROS ADITIVOS COMO OS ANTIESPUMANTES, PARA EVITAR AERAÇÃO DA PASTA, OS ADENSANTES, OS CONTROLADORES DE PERDA DE CIRCULAÇÃO OS DESCONTAMINANTES, OS TRAÇADORES RADIOATIVOS E CORANTES PARA SE DETECTAR A PRESENÇA DO CIMENTO E AS AREIAS DE GRANULOMETRIA CONTROLADA PARA EVITAR A DEGRADAÇÃO DO CIMENTO A ALTAS TEMPERATURAS.

»PREPARAÇÃO DA PASTA DE CIMENTO

«DESLOCANDO PARA O POÇO

»HOMOGENEIZANDO NA SUPERFÍCIE

Page 13: Cimentação de poços de petróleo slide

AS PASTAS DE CIMENTO UTILIZADAS PELA INDUSTRIA DO PETROLEO DEVEM PASSAR POR DIVERSOS TESTES PADRONIZADOS, QUE SIMULAM O COMPORTAMENTO DA PASTA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES PREVISTAS DENTRO DO POÇO, TAIS COMO: PRESSÃO, TEMPERTAURA, O TEMPO DE OPERAÇÃO E O REGIME DE FLUXO DURANTE O DESLOCAMENTO.

OS PRINCIPAIS TESTES REALIZADOS SÃO FINURA, ÁGUA LIVRE, RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO, PERDA DE ÁGUA, REOLOGIA, DENSIDADE E CONSISTOMETRIA(TEMPO DE ESPESSAMENTO).

Laboratório de Cimentação

O TESTE DE CONSISTOMETRIA É O MAIS IMPORTANTE POR INDICAR O TEMPO DE FLUIDEZ DA PASTA DE CIMENTO PARA SER BOMBEADA NAS CONDIÇÕES DE PRESSÃO E TEMPERATURA DO POÇO.

Page 14: Cimentação de poços de petróleo slide

CONSISTÔMETRO HPHT

ALTA PRESSÃO E TEMPERATURA

UCA-MEDIDOR ULTRASSÔNICO

Page 15: Cimentação de poços de petróleo slide

DIVERSOS ACESSÓRIOS SÃO CONECTADOS OU AFIXADOS A COLUNA DE REVESTIMENTO, VISANDO GARANTIR O MELHOR RESULTADO NA CIMENTAÇÃO.

Acessórios de Cimentação

OS PRINCIPAIS ACESSÓRIOS SÃO:SAPATA:COLOCADA NA EXTREMIDADE DA COLUNA, A SAPATA SERVI DE GUIA PARA A INTRODUÇÃO NO POÇO PODENDO RECEBER EM SEU INTERIOR UM MECANISMO DE VEDAÇÃO, PARA EVITAR QUE A PASTA POR SER MAIS PESADA QUE O FLUIDO RETORNE A O INTERIOR DO REVESTIMENTO APÓS SEU DESLOCAMENTO.

Page 16: Cimentação de poços de petróleo slide

COLAR: POSICIONADO 2 A 3 TUBOS ACIMA DA SAPATAO COLAR SERVE PARA RETER OS TAMPÕES DE CIMENTAÇÃO, ALÉM DE CONTER UM MECÂNISMO DE VEDAÇÃO.

Page 17: Cimentação de poços de petróleo slide

TAMPÕES: SÃO FEITOS DE BORRACHA QUE AUXILIAM NA CIMENTAÇÃO. NORMALMENTE SÃO LANÇADOS UM DE TOPO E UM DE FUNDO, COM O OBJETIVO DE EVITAR A CONTAMINAÇÃO DA PASTA DE CIMENTO. O TAMPÃO DE FUNDO POSSUI UMA MEMBRANA QUE É A O TOCAR O COLAR SE ROMPE PERMITINDO A PASSAGEM DA PASTA, A SUA FUNÇÃO É LIMPAR A O INTERIOR DO REVESTIMENTO. O TAMPÃO DE TOPO É RÍGIDO SENDO LANÇADO APÓS A PASTA PARA EVITAR O CONTATO COM O FLUIDO QUE O DESLOCA, AO COMPLETAR O BOMBEIO ELE É RETIRADO , VERIFICANDO-SE O AUMENTO DE PRESSÃO QUE INDICA O FINAL DA OPERAÇÃO.

Page 18: Cimentação de poços de petróleo slide

CENTRALIZADORES: SÃO PEÇAS COMPOSTAS POR UM JOGO DE LÂMINAS CURVAS DE AÇO, FIXADAS EXTERNAMENTE A COLUNA DE REVESTIMENTO, VISANDO CENTRALIZA-LÁ E CAUSAR UM AFASTAMENTO MÍNINO DA PAREDE DO POÇO, PARA GARANTIR A DISTRIBUIÇÃO DO CIMENTO ANULAR.

Page 19: Cimentação de poços de petróleo slide

ARRANHADORES: POSSUI A FUNÇÃO DE REMOVER MECANICAMENTE O REBOCO QUE SE FORMA NA PAREDE DO POÇO.TAL REMOÇÃO É FEITA ATRAVES DOS MOVIMENTOS VERTICAIS OU DE ROTAÇÃO DA COLUNA, EMPREGANDO-SE PARA CADA CASO O TIPO DE ARRANHADOR APROPRIADO.

Page 20: Cimentação de poços de petróleo slide

COLAR DE ESTÁGIO: POSICIONADO EM ALGUM PONTO INTERMEDIÁRIO DA COLUNA, O COLAR DE ESTÁGIO PERMITE QUE A CIMENTAÇÃO SEJA FEITA EM MAIS E UMA ETAPA OU “ESTÁGIO”, QUANTO O TRECHO A CIMENTAR É MUITO EXTENSO OU QUANDO EXISTEM ZONAS CRÍTICAS MUITO ACIMA DA SAPATA.

Page 21: Cimentação de poços de petróleo slide

Sequência Operacional da Cimentação Primária típica

Page 22: Cimentação de poços de petróleo slide

ReferenciasTHOMAS, J. E. , “Fundamentos da engenharia do petroleo”. Ed

Interciência, Rio de Janeiro, 2001.COUTO, Julio Cesar. ,”Monografia Cimentação de poços de

petróleo”.Macaé, 2004.• Trabalho de pós-graduação em petróleo e gás realizado pela Onac

Solutions.