Top Banner
Ano 18 Número 223 Maio 2017 Que alegria se unir a Igreja Particular de Portugal e celebrar os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fatima. São muitos os milagres, sinais de Deus quer mostrar o quanto nos ama. Como um amor incansável que Ele tem pelos seus lhos. Exatamente há 100 anos, Nossa Senhora falou ao coração de três crianças, ou seja, pastorinhos. Mensagem de paz, perdão, partilha e libertação. Nossa Senhora pede que seus lhos voltem para o seu Filho e escutem sua palavra e a coloquem em pratica. Rezar pela conversão dos pecadores. Maria esta muito próxima de cada um de nós. Ela atrai multidão de éis, como uma Mãe que acolhe a todos. No dia 13 de Maio, o Papa Francisco vai estar lá em Fatima para a Canonização de dois videntes. O Sumo Pontíce canonizará os dois pastorinhos no dia 13 de Maio, durante a sua visita a Portugal por ocasião das comemorações do Jubileu de 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Na mesma data da canonização, há 17 anos, os dois pastorinhos foram beaticados pelo Papa São João Paulo II. Os Beatos Jacinta e Francisco Marto – que na época tinham apenas sete e nove anos respectivamente – serão as primeiras crianças que não foram mártires a serem canonizadas, ou seja, serão declaradas Santas. A primeira aparição de Fátima se deu em 13 de Maio de 1917, repetindo-se no dia 13 de cada mês, a não ser no mês de agosto – no dia 13 de Agosto os videntes foram presos em Ourém pelas autoridades locais, por isso a Senhora do Rosário apareceu-lhes pela quarta vez no dia 19 de agosto – até o dia 13 de outubro, quando se deu a última aparição. Nas suas aparições, a Virgem Maria apresentou-se como Senhora do Rosário e conou aos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta, o Segredo de Fátima e pediu que estes rezassem o Rosário diariamente e zessem jejuns, penitências e sacrifícios pela conversão dos pecadores. Assim continua a nossa missão como batizados. Continuar em constantes orações pela conversão dos pecadores, pelos sacerdotes, pelo Papa e pelos Bispos, que eles sejam éis a vocação que Deus lhes conou. Rezemos pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Fátima pelo mundo todo. Pe Denilso Seco Pároco da Paróquia Santo Antônio ‘‘CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA’’ 13 de Maio – 1917 | 13 de Maio - 2017
9

CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

Jan 23, 2019

Download

Documents

trinhthuy
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

Ano 18Número 223

Maio2017

Que alegria se unir a Igreja Particular de Portugal e celebrar os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fatima. São muitos os milagres, sinais de Deus quer mostrar o quanto nos ama. Como um amor incansável que Ele tem pelos seus lhos. Exatamente há 100 anos, Nossa Senhora falou ao coração de três crianças, ou seja, pastorinhos. Mensagem de paz, perdão, partilha e libertação. Nossa Senhora pede que seus lhos voltem para o seu Filho e escutem sua palavra e a coloquem em pratica. Rezar pela conversão dos pecadores. Maria esta muito próxima de cada um de nós. Ela atrai multidão de éis, como uma Mãe que acolhe a todos. No dia 13 de Maio, o Papa Francisco vai estar lá em Fatima para a Canonização de dois videntes. O Sumo Pontíce canonizará os dois pastorinhos no dia 13 de Maio, durante a sua visita a Portugal por ocasião das comemorações do Jubileu de 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Na mesma data da canonização, há 17 anos, os dois pastorinhos foram beaticados pelo Papa São João Paulo II. Os Beatos Jacinta e Francisco Marto – que na época tinham apenas sete e nove anos respectivamente – serão as primeiras crianças que não foram mártires a serem canonizadas, ou seja, serão declaradas Santas.

A primeira aparição de Fátima se deu em 13 de Maio de 1917, repetindo-se no dia 13 de cada mês, a não ser no mês de agosto – no dia 13 de Agosto os videntes foram presos em Ourém pelas autoridades locais, por isso a Senhora do Rosário apareceu-lhes pela quarta vez no dia 19 de agosto – até o dia 13 de outubro,

quando se deu a última aparição. Nas suas aparições, a Virgem Maria apresentou-se como Senhora do Rosário e conou aos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta, o Segredo de Fátima e pediu que estes rezassem o Rosário diariamente e zessem jejuns, penitências e sacrifícios pela conversão dos pecadores. Assim continua a nossa missão como batizados. Continuar em constantes orações pela conversão dos pecadores, pelos sacerdotes, pelo Papa e pelos Bispos, que eles sejam éis a vocação que Deus lhes conou. Rezemos pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Fátima pelo mundo todo.

Pe Denilso Seco Pároco da Paróquia Santo Antônio

‘‘CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA’’

13 de Maio – 1917 | 13 de Maio - 2017

Page 2: CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

Maio 2017

Editorial: Tempo de Ressuscitar

Preparação para Comunhão

Famílias em Ação

Cantinho do Mini TLC

Novena de Santo Antônio

Curiosidades: Santa Rita de Cássia

Oração para conseguir emprego

Semente da Palavra

Porque na missa não se diz Amém no Pai Nosso

Diario do Papa

Pastoral Familiar: Casais com Fátima

Testemunho Dizimista

Aniversariantes Dizimistas

Liturgia Diária

Casamentos/Batizados

Sandra de Fátima Faria Paiva

Ronald Aparecido de Paiva

RESSUSCITAR PARA UMA VIDA NOVAComeço a escrever este edital fazendo

uma menção a uma passagem bíblica ao qual escolhi como lema vocacional: “E já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim. E a vida que agora vivo, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou”. Gl 2, 20.

Ressuscitar para uma vida nova em Cristo vai muito além do que participar da missa todos os domingos, pois isto é cumprir preceito. Ressuscitar para uma vida nova em Cristo esta muito além de ser um agente de pastoral el, pois isto é o mínimo que podemos fazer como cristãos ao qual gostamos de dizer que somos.

Devemos mergulhar em águas profundas para entendermos o MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO ao qual devemos contemplar, experi-mentar, vivenciar e, muito mais do que isso, colocar em prática o que o próprio Cristo nos ensinou, através do mistério de sua PAIXÃO, MORTE E RESSUREIÇÃO.

Cristo se despojou de sua realeza e se fez homem, veio ao mundo, experimentou a tudo como nós, menos o pecado. O Cristo também teve medo da dor e do sofrimento, mas se fez el ao Pai mesmo sabendo tudo o que iria passar, pois veio com a missão de nos dar a VIDA NOVA, a ressureição. Morreu pelos nossos pecados, para que todos que nele creiam tenham a VIDA ETERNA.

A Páscoa nos leva a um encontro verdadei-ro com o Cristo Ressuscitado que deu a sua vida em favor da nossa. Este encontro deve nos levar sempre a uma conversão na vida cotidiana e na maioria das vezes, ela se da a “conta gotas”, porém sempre deve haver uma mudança verda-deira de nossa parte nos incomodando com nossa própria indelidade, pecado e assim devemos sempre nos arrepender, muito mais do que isso, querer deixar a vida velha e caminhar rumo a uma vida nova.

Esta vida nova nos chama sempre mais a uma busca constante de santidade, o que não quer dizer que não iremos mais pecar, mas sim que lutaremos constantemente contra o pecado que nos aprisiona e nos impede de chegar até

Deus. Somos lhos de Deus, não por nossos méritos mais por graça de Deus em nossas vidas, devemos sempre buscar a conversão sincera, para podermos viver a vida nova que Cristo nos conce-deu através de sua morte e ressureição.

Devemos sempre tomar o devido cuidado para que nossa prepotência não nos leve a presu-mir que só porque servimos já estamos salvos, ou ainda que somos melhores do que nossos irmãos, muitas vezes, quanto mais achamos que estamos perto de Deus, é que estamos mais longe. Prestemos sempre atenção para que de tanto usar a frase: “trabalhamos muito para Igreja” nos esqueçamos do Senhor do Trabalho, pois assim corremos o risco de achar que fazemos tudo e no m não zemos nada.

Deus nos convida sempre à humildade, de esvaziarmos de nós mesmos tudo que é invejoso, tudo que é orgulhoso em nós, toda divisão que há em nós, toda disputa que afasta os nossos irmãos.

Deus quer a união e não a divisão e por isso deu seu Filho como expiação de nossos pecados para que todos nós tenhamos a vida nova, não somente alguns, mas sim todos. Devemos sempre servir a Deus em nossos irmãos, principalmente naqueles que mais precisam e que geralmente são aqueles que não queremos ao nosso lado. Rezar somente dentro da igreja ou na comodidade de nossas casas se torna vago, até porque a fé sem obras é morta assim também é a oração na qual pedimos de mais e fazemos de menos. É justo querer colher aquilo que não plantamos? Deus é misericordioso mais acima de tudo, Ele é justo.

Rezemos sempre para que o Senhor nos ensine a fazer a sua vontade e não as nossas, que nos esvaziemos de nós mesmos e nos tornemos repletos do amor de Deus e de amor pelo nosso próximo para que o reino de Deus aconteça em mim, em você e em todos nós, e assim aprenda-mos a experimentar dessa vida nova que Nosso Senhor Jesus Cristo nos proporcionou e nos chama a cada dia a experimentar tamanha graça de morrer para o pecado e ressuscitar para vida nova em Cristo.

SEMINARISTA RAFAEL SILVA LUCIO

Page 3: CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

Maio 2017

Ser mãe creio que igual para maioria das

mulheres, foi uma grande realização. É em

particular a permissão de Deus para um plano

que tinha desde a infância, que era ter lhos,

ser mãe e formar uma família.

Deus de um modo peculiar me deu a

Sophia, minha lha mais velha e a partir da

gestação dela se iniciou minha família. Hoje

tenho além dela a Manuella e a Maria Cecília.

Três lhos? Que loucura! É isso que ouço com

frequência, porém me sinto a mulher mais

realizada do mundo e quando olho para elas

sinto a benção de Deus! E isso é algo ao qual

sou muito grata.

É desaador, sim claro, e diculdades

existem, mas sempre tenho ao meu lado meu

esposo e juntos pedimos a Deus a direção, e

diariamente a vida delas são colocadas no colo

de Jesus e embaixo do manto de Maria,pois

assim, com Deus somos fortes.

Ser mão é isso! É se lançar e amar

profundamente, às vezes se sentir impotente e

SER MÃE...

lembrar que é importante, fundamental para

as crianças, que com o choro nos desmontam

e com o sorriso nos remontam e nos fazem

continuar sempre...

Didiane, André, Sophia, Manuella e Maria

Cecília.

SUELEN E THIAGO MILANEZ- PASCOM

NOVENA DE SANTO ANTONIO - JUNHO / 2017

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

TEMA CENTRAL: “SANTO ANTONIO UM APAIXONADO DEVOTO DE NOSSA SENHORA” Dia 04 – Domingo - 18:00 hs - Celebrante: Pe. Denilso Seco Benção para os Adolescentes

Dia 05 – Segunda - Feira - 19:30 hs - Celebrante: Pe. João Paulo Spanholo – Aguai – SPTema: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”.Benção para os Festeiros

Dia 06 – Terça– Feira - 19:30 hs - Celebrante: Pe. Ricardo Alexandre – Vargem Grande do Sul Tema: “Bendita és Tu, entre as mulheres, e bendito é fruto do vosso ventre Jesus” Benção para as chaves do carro e da casa

Dia 07 – Quarta Feira - 19:30 hs - Celebrante: Pe. Denilso Seco - Pregador: Diác. Elton M. Ribeiro Tema: “Santa Maria, Mãe de Deus” Benção para os homens e mulheres do Terço

Dia 08 - Quinta Feira – 19:30 hs - Celebrante: Pe. Edson Valin Dainezi – Vargem Grande do SulTema: “ Rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte” Benção para os voluntários da Festa

Dia 09 – Sexta Feira – 19:30 hs - Celebrante: Pe. Everaldo Donizete Ribeiro – Tito Tema: “Maria: Mãe da Misericórdia”Benção para os Casais Gestantes

Dia 10 – Sábado - 19:00 hs - Celebrante: Pe. Denilso SecoBenção para os casais aniversariantes do mês de Junho

Dia 11 – Domingo - 18:00 hs - Celebrante: Pe. Pedro Henrique PrimoBenção para as crianças

Dia 12 – Segunda – Feira – 19:30 hs - Celebrante: Pe. Denilso Seco - Pregador: Diác. Adriano Brito MaiaTema: “Maria virgem, el e prudente”Benção para os Casais de Namorados

Dia 13 – Terça – Feira - Dia de Santo Antônio Missa as 15:00 hs em Louvor a Santo Antônio e Rosa Mística - Celebrante: Pe. Mario D. AdornoBenção dos Pães e objetos de devoção

Missa as 19:30 hs em Louvor a Santo Antônio - Celebrante: Pe. João Marcos Moreira Benção dos Pães e objetos de devoção

Dia 18 – Domingo - Show de Prêmios Local: Praça da Vila Paraiso Vendas na secretaria da Paróquia no valor de R$ 10,00 – Cartela Será benecente para a Associação Boa Nova

·D ia 11 – Domingo – Dia do Bolo de Santo Antônio – 90 metros ·1 4:00 hs – Oração do Santo Terço na Igreja Matriz Santo Antonio ·1 5:00 hs – Bolo de Santo Antônio ·O bs: Vendas antecipadas do Bolo na secretaria da Paróquia· Não haverá Missa na Igreja São Sebastião às 18 hs nos dias 03,10, 17 de Junho. ·N ão haverá Missa na Igreja Matriz Santo Antônio as 20 hs nos dias 04,11 e 18 de Junho. ·F aça uma doação de uma prenda para a nossa Festa de Santo Antônio e São Sebastião. Pode ser um frango, um bolo, uma lata de doce, qualquer doação será bem vinda.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAFESTA EM LOUVOR A SANTO ANTONIO E SÃO SEBASTIÃO

FESTA NA PRAÇA NOS DIAS 03,04, 10,11, 17 e 18 de Junho

"Venha rezar e participar conosco da Grandiosa Festa de Santo Antonio. A sua presença é muito importante. Vamos agradecer a Deus pela vida do nosso Santo Padroeiro neste ano Mariano. O tema será: " Santo Antonio um homem apaixonado e devoto de nossa Senhora", e meditaremos na Oração da Ave Maria e Salve Rainha. Que pela intercessão de nosso padroeiro Santo Antonio, preparemos o nosso coração para ir ao encontro da casa da Mãe Aparecida" Pe. Denilso

Os adolescentes do mini viveram, junto com a comunidade, o tempo de pre-

paração para a Semana Santa, tempo de conversão e renovação, para abandonar

os pecados e abraçar uma vida nova, na presença de Jesus Cristo.

A preparação para o XIII Encontro continua com bastante alegria. O encon-

tro acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de maio. Pedimos orações por todos os ado-

lescentes e por todas as famílias envolvidas.

Quanta alegria, estamos no Ano Mariano, no mês que celebramos o Dia das

Mães, mês de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Parabéns a todas as mulheres

que vivem com dedicação sua vocação materna, na maternidade biológica ou na

espiritual, a serviço de Deus, de suas famílias ou comunidade, mãe que educa,

que cuida, que ajuda e faz crescer o amor, as virtudes, mãe que nos ajuda a

encontrar Cristo. Que Nossa Senhora interceda por todos os lares do Brasil e

do mundo.

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

Lc 1,38

“Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Sua Palavra e a Eucaristia nos mostram

sua presença junto de nós”

Coordenadores do Mini TLC

Page 4: CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

Maio 2017

Rita nasceu no ano de 1381, na cidade de Cássia. Na infância, manifestou sua vocação religiosa, mas para atender aos desejos de seus pais já idosos, Rita casou-se com um homem de nome Paulo Ferdinando. Seu marido tornou-se violento e agressivo. A tudo ela suportava com paciência e oração. A penitência e a abnegação de Rita conseguiriam convertê-lo aos preceitos de amor a Cristo. Entretanto, suas atitudes passadas deixaram um rastro de inimizades, que culminaram com seu assassinato, trazendo grande dor e sofrimento ao coração de Rita. Dedicou-se então aos dois lhos ainda pequenos que, na adolescência, descobriram a verdadeira causa da morte do pai e resolveram vingá-lo quando crescessem. Rita pediu a interferência de Deus, para tirar tal ideia da cabeça dos lhos. Se isso não fosse possível, que Deus os levasse para junto Dele. Em menos de um ano, os dois lhos de Rita morreram, sem concretizarem a vingança. Rita cou sozinha no mundo e decidiu dar um novo rumo à sua vida. Determinada, resolveu seguir a vocação revelada ainda na infância: tornar-se monja agostiniana. Ela se entregou completamente a uma vida de orações e penitências, com humildade e obediência total às regras agostinianas. Sua fé era tão intensa que na sua testa apareceu um espinho da coroa de Cristo, estigma que a acompanhou durante catorze anos. Rita morreu no ano de 1457, aos 76 anos, em

SANTA RITA DE CÁSSIACássia. Sua ferida cicatrizou-se e seu corpo começou a exalar um perfume de rosas. Sua fama de santidade atravessou os muros do convento e muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão. Os éis

a consideram a "Santa das Causas Impossíveis".

Milagres de Santa Rita de Cássia - Um dos milagres de Santa Rita foi que quando ela estava no convento, em dúvida se vocação de Rita era verdadeira, a superiora mandou-a regar um pedaço de madeira seca que estava no jardim do convento. Ela deveria fazer aquilo por um ano. Rita

obedeceu com paciência e amor. Depois de um ano, para a surpresa de todos, mais um milagre aconteceu: o galho se transformou numa videira que dá uvas até hoje.

O Milagre das Abelhas - Conta à tradição que, seus pais a levavam para a roça e a deixavam dormindo à sombra de uma árvore. Certo dia um enxame de

abelhas brancas entrava e saía de seus lábios abertos, neles depositando mel sem a ferroar. Nenhum gemido da criança para chamar seus pais; ao contrário, a menina se alegrava.

Enquanto isso, um lavrador que estava próximo feriu-se com uma foice, dando um grande talho na mão direita.

Dirigindo-se imediatamente para

Cássia, a m de receber os necessários cuidados médicos, ao passar perto da criança viu as abelhas que zumbiam ao redor de sua cabeça. Parou e agitou as mãos para livrá-las do enxame. No mesmo instante, sua mão parou de sangrar e o ferimento se fechou. Gritou de surpresa, o que chamou a atenção de Antônio e Amata que acorreram ao local.

O enxame, por alguns instantes disperso, voltou ao seu lugar e mais tarde, quando Rita foi para o mosteiro de Cássia, as abelhas cavam nas paredes do jardim interno.

Na literatura espiritual, as abelhas e seu mel signicam “doce conversão”, diálogo com Deus. Em outras palavras, Deus amava Rita, mais doce que o próprio mel.

Em Cássia, ainda hoje, um enxame de abelhas brancas, sem ferrão, está perto do muro da igreja e, através de um pequeno orifício, voa até o tumulo de Rita.

Santa Rita e as Rosas - Já no leito de morte uma parente de Rita a visitou durante um inverno rigoroso, quando tudo estava coberto pela neve. Ao se despedir, a parente perguntou se Rita queria algo. Ela disse que sim, e pediu uma rosa do jardim de sua antiga casa, em Roccaporena. A parente julgou que ela estava delirando; desde quando havia rosas no inverno? Para atender o pedido foi em sua antiga casa e chegando em sua vila, a surpresa: Milagrosamente em meio à neve, havia uma rosa magníca. A parente a colheu e levou para Rita, que agradeceu a Deus por Sua bondade. Assim S. Rita foi denominada a Santa da "Espinha" e a Santa da "Rosa".

KATIÚSCIA E TIAGO - PASCOM

Jesus, abre-me uma porta !Senhor, atende este clamor que brota do

mais íntimo do meu coração: abre-me uma porta ! Só Tu sabes e conheces, Jesus, o momento de diculdade pelo qual eu (diga aqui seu nome) e toda a minha família estamos passando por causa do desemprego.

Tu sabes também, Senhor, com quanta esperança eu me aproximo de Ti para pedir que vás à minha frente, abrindo uma porta e prepa-

ORAÇÃO PARA CONSEGUIR EMPREGOrando um emprego, para que eu possa, através de um trabalho digno, dar à minha família "o pão de cada dia".

Por que tu és, ó meu Deus, minha esperan-ça ! Peço ainda que me concedas todo ânimo, conança, destemor e fortaleza para sair de minha casa em busca desse trabalho, na certeza de que Tuas mãos, estendidas em meu favor, baterão nas portas antes de mim, preparando a minha entrada num emprego segundo a Tua

vontade.Conando inteiramente na Tua Palavra que

diz "Batei e abrir-se-á (...), ao que bater se lhe abrirá", já agradeço, de todo o meu coração, porque acredito que "a Deus nenhuma coisa é impossível."

Reze várias vezes por dia e, principalmente antes de sair para procurar um emprego: "Jesus Misericordioso, abre-me uma porta e concede-me esta graça!"

Page 5: CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

Maio 2017

SEMENTE DA PALAVRA

“PEDI À MÃE, QUE O FILHO ATENDE”

No Brasil, principalmente na região Sul, o dia de Nossa Senhora do Trabalho se comemora no dia 1º de maio, juntamente com a festa de São José Operário.

Essa homenagem e principalmen-te clamor dos desempregados a Santa Mãe de Deus relembra a devoção de todo trabalhador por Maria, aquela cujo Coração Imaculado tudo providencia.

A primeira festa em honra a Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália. A imagem da Mãe abençoando um

agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, propagador d e s t a d e v o ç ã o e f u n d a d o r d a Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência e dos Servos da Caridade.

A sua oração é utilizada por desempregados que precisam arrumar um emprego ou por aqueles que querem fazer este pedido para alguém.

Vale lembrar que o desemprego em nosso país entre dezembro de 2016 e fevereiro último bateu novo recorde e chegou a 13,2%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geograa e Estatística). Pela primeira vez, o núme-ro de desempregados atingiu 13,5 milhões de pessoas procurando empre-go no período.

Então, mais do que nunca nosso coração de se voltar para o Imaculado Coração de Maria que tudo provê e pedir sua intercessão por essas famílias em desespero por falta de trabalho.

“Por m Meu Imaculado Coração triunfará”

Essa é a armação da Virgem de Fátima, cuja aparição em Portugal completa 100 anos. Aos pastorzinhos em 13 de maio de 1917 e a todos nós Nossa Senhora ressalta a importância de rezar o terço diariamente, a m de

que se realize sua mensagem para o mundo: “Por m, o Meu Imaculado Coração Triunfará”.

No dia 24 de maio, ainda, há a festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Esta devoção marca a intervenção de Maria como auxílio dos cristãos em vários momentos de perseguição e conitos externos e internos, fortalecendo-os na fé.

Por m, o mês se encerra com a sempre Virgem Mãe de Deus e nossa fazendo a primeira procissão eucarísti-ca: a Visitação de Nossa Senhora. Ela leva Jesus em seu ventre indo apressa-damente ajudar sua prima Isabel. “Bem aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas” (Luc. 1,45). Isabel que estava no sexto mês de gravidez do precursor São João Batista, ali conrma os Corações Unidos de Jesus e Maria pela humanidade e pela fé.

Neste mês mariano por excelên-cia aproveitemos o Ano Jubilar para o Brasil - que concede indulgência a todos que cumprindo as condições especícas façam peregrinação às igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Imacu lada Conceição Aparecida - pedindo sua sempre amorosa intercessão.

Oração a Nossa Senhora do TrabalhoSalve Virgem Maria, nossa querida

mãe e padroeira!Como lhos nós nos dirigimos a

Vós com toda a conança, implorando a Vossa benção, de modo especial pelos nossos trabalhadores, por todos aqueles que labutam no dia-a-dia para conseguir o sustento da própria família.

Concedei-nos, Vos pedimos, que este labor seja dignicante, de modo a favorecer vossos lhos. Que haja muita consciência da nobreza do trabalho e que nenhum de nossos irmãos seja explorado pela ganância de riquezas.

Abençoai, ó Virgem do trabalho, nossa sociedade, nossas famílias e a cada um de nós.

Que saibamos sempre honrar-vos como lhos devotos e obedientes. Intercedei junto ao Vosso Filho Jesus, concedendo-nos autênticas vocações sacerdotais e religiosas e a perseverança nal. Assim seja. Amém!

REGINA - PASCOM

POR QUE NA MISSA NÃO SE DIZ “AMÉM” NO FINAL DO PAI-NOSSO?Se o correto é terminar as orações com o "amém", por que no Pai-Nosso da missa isso não acontece?

A palavra “amém”, um dos vocábu-los mais utilizados pelos cristãos, é dicilmente traduzível em seu sentido mais profundo (por isso é mantida em hebraico, o idioma original), e utilizada sempre em relação a Deus.

Pronunciar esta palavra é proclamar que se tem por verdadeiro o que se acaba de dizer, com o objetivo de raticar uma proposição, unir-se a ela ou a uma oração.

Por isso, expressar em forma grupal no âmbito do serviço divino ou ofício religioso também signica “estar de acordo” com o que foi dito.

A palavra “amém” é utilizada para concluir as orações. No entanto, a oração por excelência, o Pai-Nosso, quando rezado dentro da missa, não é acompanhado pelo “amém” no nal.

Fora da missa, o “amém” é dito normal-mente.

Cabe ressaltar que o Pai-Nosso é a única oração da Igreja que está integra-da na liturgia da missa.

Mas qual é a explicação para a ausência do “amém” no Pai-Nosso da missa? É simples: não se diz “amém” porque a oração ainda não terminou.

Depois de todos rezarem o Pai-Nosso até o “… mas livrai-nos do mal”, ao invés de dizer “amém”, o sacerdote continua a oração sozinho. A liturgia chama isso de “embolismo”, ou seja, essa oração que o padre reza sozinho é uma oração que recolhe e desenvolve a oração precedente.

O sacerdote desenvolve a última

petição do Pai-Nosso (“livrai-nos do mal”) dizendo:

“Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.”

E o povo responde com uma aclama-ção muito antiga, cuja origem se perde nos primeiros séculos da história da Igreja:

“Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!”

Assim, o Pai-Nosso ca totalmente integrado à liturgia eucarística, não como um acréscimo, mas como parte funda-mental dela.-----------------------------------------------RICARDO E TATIANA - PASCOM

Page 6: CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

Maio 2017

PASTORAL FAMILIAR

ANA PAULA E SÍLVIO - PASCOM

O nosso grupo de casais, Casais com Fátima, teve início em novembro de 2014. O nome foi escolhido devido à inter-cessão de Nossa Senhora de Fátima.

A princípio nos tornamos amigos, hoje somos uma grande e abençoada família que ao longo desses dois anos persevera na busca por um matrimônio santo e uma família alicerçada em Deus.

Embora seja muito bom estar ao lado de pessoas com o mesmo objetivo, para manter o grupo unido e as reuniões mensais, muitos foram os desaos encontrados, mas com certeza é a mão de Deus que nos guia nessa caminhada.

Hoje, podemos testemunhar o quanto é importante viver em comunidade, compartilhar as experiências e as diculdades encontradas na vida conjugal, por isso pedimos a Deus para que mais casais possam viver essa experiência.

Que Deus abençoe a todos. Arliston e Denise, Fernando e Vanessa, César e Solange,

Alex e Juliana, Kadu e Cris, Gustavo e Gislaine, Adriano e Hortência.

CASAIS COM FÁTIMA

PORQUE SER DIZIMISTA?Ser dizimista é ter consciência de que temos um compromisso

com Deus.

Meus pais sempre foram dizimistas e sempre incentivaram os

lhos para serem também, sempre disseram que devemos dar a

DEUS o que é de DEUS. Quando casamos não éramos dizimistas,

mas ouvindo testemunhos de dizimistas, vários exemplos, nós

questionamos se Deus tem nos dado condições, porque não contribu-

ir fazendo o mesmo que os servos de Deus faziam no passado.

Hoje somos dizimistas éis e a partir dai podemos testemunhar

que a nossa vida só melhorou. Deus derramou tantas graças e até

milagres fez acontecer em nossa família, só ser dizimista é pouco

diante de tantas maravilhas que Deus nos faz.

Se Deus nos deu condições, se podemos ser dizimistas éis e não

zermos isso, qual seria o motivo?

Porque dízimo é santo e somos gratos e felizes contribuindo com o

dízimo, porque é nossa obrigação cooperar com as obras de Deus.

Batata e Fátima

DAIANE E GILBERTO - PASCOM

PAPA RECEBE CRIANÇAS DOENTESNo dia 10 de abril no Vaticano o Papa recebeu, acompanhados por seus pais e médicos, algumas crianças e jovens internados no Hospital Pediátrico Bambino Gesù de Roma e foram recebidos na Saleta Paulo VI. Eles são os protagonistas de uma série de TV que apresenta o cotidiano de dez pequenos pacientes gravemente doentes e sua expectativa de cura.Depois das apresentações e das fotos, o Papa leu o bilhete escrito pelos jovens e agradeceu também pelo livro com a dedicatória que lhe foi presenteado. Em seguida, falando informalmente, o Papa quis ressaltar dois aspectos deste e do encontro anterior, em 15 de dezembro passado, que chamaram a sua atenção: o primeiro é o fato de os médicos conhecerem cada pequeno paciente por nome. “Percebi que mais do que um hospital, vocês parecem uma família”, observou. O segundo é o carinho com que os médicos se relacionam com os menores: “É o remédio mais importante que a família pode dar: o carinho!”. O Papa resumiu afirmando que o Hospital Bambino Gesù é aonde as crianças doentes encontram família e comunidade. “É um testemunho de humanidade, e por isso lhes agradeço”. Enfim, Francisco revelou que o Vaticano cedeu seu heliporto para a aterrisagem de aeronaves com crianças mais graves provenientes da Síria, que seguem diretamente para o Hospital. “O espírito de família é contagioso… cada um é importante, mas sempre juntos!”, concluiu, antes de cumprimentar cada um, conceder a sua bênção e pedir que rezassem por ele.

PAPA FRANCISCO: “O PECADO SE MANIFESTA NA VIOLÊNCIA QUE DESTRÓI O MUNDO”“Penso que hoje o pecado se manifeste com toda a sua força destruidora nas guerras, nas várias formas de violência e maus-tratos”: este é um trecho da entrevista que o Papa Francisco concedeu ao jornal italiano “La Repubblica”, publicada em 13 de abril, concedida ao jornalista Paolo Rodari, o Papa afirma que está vivendo esta vigília pascal pedindo com força ainda maior a paz “para este mundo submetido aos traficantes de armas que lucram com o sangue dos homens e das mulheres”. Atire a primeira pedra Sobre a Quinta-Feira Santa, Francisco explica que escolheu celebrar novamente o rito do lava-pés com os detentos porque este é o mandamento de Jesus, “que vale para cada um de nós, mas sobretudo para o bispo que é o pai de todos”. “Eu respondo com a palavras de Jesus: quem não for culpado, que atire a primeira pedra. Devemos nos olhar por dentro e tentar ver as nossas culpas. Somente assim, o coração se tornará mais humano.” O Papa recorda que todos podemos errar. “Todos, de um modo ou de outro, erramos. E a hipocrisia faz com que não pensemos na possibilidade de mudar de vida: há pouca confiança na reabilitação, na reinserção na sociedade.” A violência destrói o mundo. Quanto à violência, Francisco afirma: “Penso que hoje o pecado se manifeste com toda a sua força destruidora nas guerras, nas várias formas de violência e maus-tratos, no abandono dos mais frágeis. Quem paga a conta são sempre os últimos, os inermes. Não é fácil saber se o mundo é mais ou menos violento do que no passado, nem se os meios de comunicação e a mobilidade que caracteriza a nossa época nos tornam mais conscientes da violência ou indiferentes a ela”. O Papa prossegue: “Já disse várias vezes e repito: a violência não é a cura para o nosso mundo fragmentado. Responder à violência com a violência conduz, na melhor das hipóteses, a migrações forçadas e imensos sofrimentos. No pior dos casos, pode levar à morte, física e espiritual, de muitos, senão de todos”.Francisco fará uma viagem ao Egito e o lema de sua viagem é “O Papa da paz no Egito”

A NOSSA FÉ NASCE NA MANHÃ DE PÁSCOA, DIZ PAPAAinda no clima da Páscoa que a Liturgia continua a celebrar, o Santo Padre refletiu com os fiéis sobre o Cristo Ressuscitado, a esperança, como apresentado por São Paulo na Primeira Carta aos Coríntios.A Ressurreição provocava discussões na comunidade de Corinto e Paulo queria esclarecê-la aos cristãos. “Jesus morreu por nossos pecados, foi sepultado e no terceiro dia ressuscitou e apareceu a Pedro e aos Doze Apóstolos”, dizia. “O cristianismo nasce aqui. Não é uma ideologia, não é uma corrente filosófica, mas um caminho de fé que nasce com um evento testemunhado pelos primeiros discípulos de Jesus”, explicou o Papa.Francisco destacou que a Ressurreição é o núcleo central da fé. “Aceitar que Cristo morreu e que morreu crucifica-do não é um ato de fé, é um fato histórico. Mas acreditar que ressuscitou, sim! A nossa fé nasce na manhã de Páscoa”. Explicando este mistério aos cristãos, Paulo conta que de todos os discípulos que viram o Ressuscitado aparecer, ele foi o último, 'o menos digno'. Paulo tem uma história pessoal dramática: era um perseguidor da Igreja, orgulho-so das próprias convicções, até o dia em que encontrou Jesus no caminho para Damasco. Aquele evento deu uma guinada em sua vida. De perseguidor se tornou Apóstolo, porque viu Jesus vivo e ressuscitado. Este é o funda-mento da fé de todos os Apóstolos e também dos fiéis de hoje.“É belo pensar que o cristianismo, essencialmente é isso!”, comentou o Papa. “Não somos nós a procurar Deus, mas é Deus que nos procura, nos conquista e não nos abandona jamais. O cristianismo é graça; é surpresa, mas deve encontrar nosso coração aberto, capaz de receber maravilhas. Um coração fechado não pode entender o que é o cristianismo. Mesmo sendo pecadores, mesmo olhando para trás e vendo uma vida cheia de insucessos, na manhã de Páscoa podemos ir ao sepulcro de Jesus e ao ver a pedra descartada saberemos que Deus está realizando um futuro para nós. Encontraremos felicidade, alegria e vida onde todos pensavam que havia tristeza, derrotas e trevas. Deus faz crescer suas flores mais belas em meio às pedras mais áridas”.O Papa concluiu que “ser cristãos significa não começar pela morte, mas pelo amor de Deus por nós, que derrotou o nosso maior inimigo. É suficiente uma vela acesa para vencer a mais sombria das noites. E se alguém nos perguntar o porquê do nosso sorriso e da nossa paciência e solidariedade, podemos responder que 'Jesus ainda está aqui, continua vivendo no meio de nós, vivo e ressuscitado'”.

BRUNO E DAYANE - PASCOM

Page 7: CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

Dizimistas Aniversariantes de Maio 2017

Dia

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

1ª Leitura

Gn 1,26-2,3

At 7,51-8,1a

1Cor 15,1-8

At 8,26-40

At 9,1-20

At 9,31-42

At 2,14a.36-41

At 11,1-18

At 11,19-26

At 12,24-13,5a

At 13,13-25

At 13,26-33

At 13,44-52

At 6,1-7

At 14,5-18

At 14,19-28

At 15,1-6

At 15,7-21

At 15,22-31

Atb 16,1-10

At 8,5-8.14-17

At 16,11-15

At 16,22-34

At 17,15.22-18,1

At 18,1-8

At 18,9-18

At 18,23-28

At 1,1-11

At 19,1-8

At 20,17-27

Sf 3,14-18 ou Rm 12,9-16b

Salmo

Sl 89

Sl 30

Sl 18

Sl 65

Sl 116

Sl 115

Sl 22

Sl 41

Sl 86

Sl 66

Sl 88

Sl 2

Sl 97

Sl 32

Sl 113

Sl 144

Sl 121

Sl 95

Sl 56

Sl 99

Sl 65

Sl 149

Sl 137

Sl 148

Sl 97

Sl 46

Sl 46

Sl 46

Sl 67

Sl 67

Sl (Is 12,2-3.4.5-6)

2ª Leitura

1Pd 2,20b-25

1Pd 2,4-9

1Pd 3,15-18

Ef 1,17-23

Evangelho

Mt 13,54-58

Jo 6,30-35

Jo 14,6-14

Jo 6,44-51

Jo 6,52-59

Jo 6,60-69

Jo 10,1-10

Jo 10,11-18

Jo 10,22-30

Jo 12,44-50

Jo 13,16-20

Jo 14,1-6

Jo 14,7-14

Jo 14,1-12

Jo 14,21-26

Jo 14,27-31a

Jo 15,1-8

Jo 15,9-11

Jo 15,12-17

Jo 15,18-21

Jo 14,15-21

Jo 15,26-16,4a

Jo 16,5-11

Jo 16,12-15

Jo 16,16-20

Jo 16,20-13a

Jo 16,23b-28

Mt 28,16-20

Jo 16,29-33

Jo 17,1-11a

Lc 1,39-56

Maio 2017

07 de Maio - 4º Domingo da Páscoa‘‘O Senhor é o Pastor que me conduz; para às águas repousantes me encaminha’’

14 de Maio - 5º Domingo da Páscoa‘‘Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!’’

21 de Maio - 6º Domingo da Páscoa‘‘Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos e seu nome glorioso!’’

28 de Maio - Ascenção do Senhor‘‘Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta’’

01 – Benedita Soares / Maria José Fonseca de Oliveira / Dilza Ribeiro Lins

02 – Ana Maria P. Freitas / Armando Zancopé / Verônica Carolina dos Reis

03 – Eduardo Paschoalon de Azevedo / Isaltina Ferreira Timboreli / José Batista Alves / João

Vítor Bulgarelli Marcondes / Maria Ap. Vilas Boas / Vinícius Gonçalves Zuliani / Carlos

Alexandre da Silva / Milene de Araujo Teixeira / Antonio Vieira dos Santos

04 – Francisco Lázaro / Luis Fernando Romero /

05 – Cirlene de F.da Silva Lazarini / Evellyn Rafaella N. Santon / Nair Tiago Santon

06 – Alcides Antônio Menegoni / Rafael Gomes Depieri / Angelo José Donegá / Letícia

Andressa da Cruz / Maria José Rosoni / Mônica Perpétua Maciel Rodrigues / Felipe Augusto

Pessota

07 – Paulo Eduardo Gaiotto / Pedro Mazarão / Vera Lúcia C. Siqueira

08 – Arthur Cavalcante Rozão / Leonardo Justino Ferreira / Maria Aparecida Mallis / Miguel

Campana / Márcia Inês M. Mazon / Olga Elias M. Bassi / Sandro A. Ataíde

09 – Maria Clara Franco Ligabue / Michel Rodrigo Pereira / Reni Pereira da Silva

10 – Ana Maria Buratim / Lucianda Pereira Borges da Silva / Olga Regina Ferreira

11 – Ademir José Müller / José Carlos Ribeiro / Manoel Ribeiro de Almeida /

Maria Catarina Rosoni / Maria José Pinto de Toledo

12 – Daniela Moreira Lemes Ferreira / Danilo Moises Ferreira

13 – Maria Benedita Domingues Diniz / Maria Ignez Pereira / Milene Carvalho Alborghette

Domingos / Laura Gonçalves Rodrigues

14 – Delno Rodrigues Borba / Maria Ilmara Oliveira Duarte / Bruno Rissi /

Daniela de Araujo Faria / Mônica Coelho Canavezi

15 – Maria Aparecida Pessote Galbier / Maria de Lourdes C. De Pietro / Rita Isabel Pessote

da Silva / Sebastiana Lopes Longato /

16 – Maria Inês Cardoso Mamede / Humberto Marques dos Santos

17 – Felipe Gondim Barberan / Rosemary Aparecida Ribeiro / Tânia Maria Xavier Silva Cola /

Lucas Alexsander Schiavi Romani

18 – Iria de Moraes

19 – Carlos de Oliveira Leite / Cesar Bovolenta Simões / Gessy Brandão de Alvarenga / Isabel

Cristina Grossi de Oliveira / Regina de Cássia Barbosa / Murilo Alves da Silva

20 – José Adauir da Silva / João Edson de Oliveira Ribeiro / Maria Benedita Scaglia / Maria da

Graça Pansani Guerra / Vanessa Tatiane Garé

21 – João Henrique de Lima Morgon / Luiz Fernando Silva Costa / Maria Inês Callori Lovato /

Mariana Felipette Zan / Rosemary Silverio R. Villa Verde

22 – Benedita S. L. Campos / Isaira Isete Montini Franco / Maria Lúcia Miranda de Andrade /

Pedro Simeonato / João Renato Scarabel Marchiori / Raquely Marcela Ferreira Gabriel

23 – Jaqueline Aparecida da Costa / Lucas Voltani Parizi / Patrícia Helena Scarabel Marchiori

24 – Maria F. C. Honorato / Eliza de Freitas Costa / Geralda Aparecida de Souza / José

Claudio da Silva / Roselene Rodrigues Martins Alves

25 – Aparecida Fátima Z. dos Santos / Maria Lucia P. Zacariotto / Luiz Contessoto / Lívia

Zuliani Cipriano / Maria Conceição Miquilin Schiavi / Maria Eduarda Ferreira Oliveira

26 – Ana Paula Moreira de Paula / Gabriel Roberto Ferreira / João Vítor Garbi / Júlia Cambraia

Campos / Pedro Henrique Pereira

27 – Antonio Donizete Ferné / Joaquim de Faria / Marcia Cristina Rodrigues /

Vaniara Cristina Garé

28 – Luis Carlos Colla / Maria Do Carmo Xavier Garcia / Maria Feliciano de Paiva /

Soa de Araujo Faria / Juliana Domingues da Silva / Wilson Gomes Carreiro

29 – Maria Wohlers / Regina Helena Depieri Campos / Patricia Maria da Silva Lobo /

Simone Anselmo Costa

30 – Geraldo José Domingues / Edgar Machado Brandão / Francisca Antonia Costa /

Márcia Cristina de Oliveira / Alvaro Antunes Bezarra

31 – Vanusa Faria Santos / Davi Pereira de Godoi Romero / Maria Ionária C.de Oliveira /

Sebastião F. Cezário / Vera Lucia Marques Montanheiro

22/04Edimar Rodrigues de Souza eDaniela De Benedito

Claiton Rodrigo Rohenkohl e Milena de Camargo HonoratoJeferson Luis Gregório e Andressa Aparecida Casa

Felipe Augusto Meschiari e Carine Bernardes Pereira

29/04Bruno Molero da Silva e Gabriela Nunes da Rocha

16/04/20171. JULIA SDRINGOLA DE FREITAS INACIO

2. KEROLLAYNY DOMYNYK COSTA3. LORENA GABRIELA SENE4. MARIANA CRISTINA ROSA

5. PIETRA BATISTA6. SOPHIA TAVARES MOREIRA

7. VICTORIA MARTINELLI AMANCIO8. BERNARDO HENRIQUE PERCEGO

9. CAUÃ CARVALHO ROZENDO DOS SANTOS10. DAVI LUCCA DOS SANTOS LOURENÇO

11. DAVI RIBEIRO DOS SANTOS12. GABRIEL SDRINGOLA DE FREITAS INACIO

13. HEITOR RIVAIL CAVERZAN SENE14. HEITOR MANTOVANI PINHEIRO15. MATEUS GUILHERME DA SILVA

16. NICOLAS DEPIERI17. PEDRO AUGUSTO MENDES DOS SANTOS

Page 8: CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

Soledede Nossa Senhora das DoresProcissão com a Imagem de Nosso

Senhor Morto

Vigília Pascal - Igreja São Sebastião

Missa da Ressurreição - Ginásio Ari Marchiori

Vigília Pascal - Igreja Santo Antônio

Procissão e Missa de Ramos

Missa do Lava-Pés Celebração da Paixão de Nosso Senhor

Procissão do Encontro Via Sacra Descalço

Maio 2017

Page 9: CENTENÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA APARIÇÃO DE … · Ressuscitar para uma vida nova em Cristo ... mos a experimentar dessa vida nova que Nosso ... "Venha rezar e participar conosco

18h - Missa na Igreja São Sebas�ão

18h - Missa na Igreja São Sebas�ão

09h às 16hAtendimento e Confissões

na Igreja Matriz Santo Antônio

09h às 16hAtendimento e Confissões

na Igreja Matriz Santo Antônio

09h às 16hAtendimento e Confissões

na Igreja Matriz Santo Antônio

09hFormação Presbiteral no Desterro

em Casa Branca - SP

09hFormação Presbiteral no Desterro

em Casa Branca - SP

19h30 - Missa da Mãe Rainhana Igreja Matriz Santo Antônio

08h30 às 11hAtendimento e Confissões

na Igreja São Sebas�ão

08h30 às 11hAtendimento e Confissões

na Igreja São Sebas�ão

08h30 às 11hAtendimento e Confissões

na Igreja São Sebas�ão

08h30 às 11hAtendimento e Confissões

na Igreja São Sebas�ão

19h30Missa na Igreja São Sebas�ão

19h30Missa na Igreja São Sebas�ão

19h30Missa na Igreja São Sebas�ão

19h30Missa na Igreja São Sebas�ão

19h30Missa na Igreja São Sebas�ão

20h - Preparação da Liturgiada Missa da Família

20h - Terço da Família na Igreja Matriz Santo Antônio

20h - Adoração ao San�ssimoSacramento na Igreja Matriz

15h - Missa e Novena do PerpétuoSocorro na Igreja Matriz

15h - Missa e Novena do PerpétuoSocorro na Igreja Matriz

15h - Celebração e Novena do Perpétuo Socorro na Igreja Matriz

15h - Missa e Novena do PerpétuoSocorro na Igreja Matriz

15h - Missa e Novena do PerpétuoSocorro na Igreja Matriz

14h - Reunião com a Pastoral Saúde

07h - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

07h - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

07h - Missa na Igreja MatrizSanto Antônio

09h - Reunião da ForaniaImaculada Conceição

08h - Oração de Laudes na Paróquia São Judas Tadeu - Ipê

10h - Ordenação Diaconal naCatedral em São J. da Boa Vista

DIA DO TRABALHOFERIADO

07h - Missa na Igreja Matriz

07h - Missa na Igreja Matriz

07h - Missa na Igreja Matriz

Encontro Diocesanodo Terço dos Homens

07h - Missa na Igreja Matriz

08h30 - Missa na Igreja São Sebas�ão16h - Missa Encerramento Mini TLC

08h30 - Missa na Igreja São Sebas�ão

08h30 - Missa na Igreja São Sebas�ão

08h30 - Missa na Igreja São Sebas�ão

08h - Preparação para o Ba�smo

18h - Missa na Igreja Matriz

18h - Missa na Igreja Matriz 10h - Ba�zados

10h - Missa do Sacramento da Crismana Igreja Matriz Santo Antônio

10h - Grupo de Apoio para Casais

18h - Missa na Igreja Matriz

18h - Missa na Igreja Matriz

20h - Missa na Igreja Matriz

20h - Missa na Igreja Matriz

20h - Missa na Igreja Matriz

20h - Missa na Igreja Matriz

19h - Missa na Igreja Matriz

19h - Missa na Igreja Matriz emLouvor a Rosa Mís�ca e Ins�tuição

de Novos Ministros

Encontro com Mini TLC

10h - Reunião com a Equipe Diocesana de Catequese

14h - Adoração ao San�ssimoSacramento

15h - Missa do Sagrado Cor. de Jesus19h - Encontro Mini TLC

Monte Alverne em Mogi Mirim20h - Reunião com a PASCOM 21h - Casamento Lucas e Jacqueline

19h - Missa na Igreja Matriz Santo Antônio

19h - Missa na Igreja Matriz Santo Antônio

18h - Missa na Igreja São Sebas�ão

18h - Missa na Igreja São Sebas�ão

21h - Casamento Anderson e Lais

Calendário Maio 2017

Maio 2017

Maio 2017

03 de Maio - 20h - Igreja São Sebastião

10 de Maio - 20h - Igreja São Sebastião

17 de Maio - 20h - Igreja São Sebastião

24 de Maio - 20h - Igreja São Sebastião

31 de Maio - 20h - Igreja São Sebastião

03 de Maio - 20h - Igreja Matriz Santo Antônio

10 de Maio - 20h - Igreja Matriz Santo Antônio

17 de Maio - 20h - Igreja Matriz Santo Antônio

24 de Maio - 20h - Igreja Matriz Santo Antônio

31 de Maio - 20h - Igreja Matriz Santo Antônio

21 DE MAIO DE 2017 ENCONTRO DIOCESANO DO TERÇO

DOS HOMENSSantuário Rosa Mística - Estiva Gerbi - SP

11 de Maio- 20hTERÇO DA FAMÍLIA - IGREJA MATRIZ

02/04 - 10h - Igreja Matriz Santo Antônio