Top Banner
Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações atualizadas da GINA para o tratamento/manejo da Asma. Fiquem à vontade para me procurarem (fico na sala da Profa. Aurigena...) caso tenham dúvidas ou queiram discutir sobre algo. Abraços e ótimo final de semana,
94

Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Apr 21, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Caros alunos,

Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de

hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio,

ainda, um arquivo com as recomendações atualizadas da

GINA para o tratamento/manejo da Asma.

Fiquem à vontade para me procurarem (fico na sala da

Profa. Aurigena...) caso tenham dúvidas ou queiram discutir

sobre algo.

Abraços e ótimo final de semana,

Vanessa [email protected]

Page 2: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Farmacoterapia da AsmaFarmacoterapia da Asma

Universidade Federal do Rio Grande do NorteCurso de Graduação em Medicina

DBF- 0805 - Farmacologia Aplicada II

Professora Vanessa de Paula Soares

Page 3: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Global Iniciative for Asthma (GINA), 2008

DEFINIÇÕES

• doença inflamatória crônica

• hiperresponsividade das vias aéreas

• obstrução do fluxo de ar

Page 4: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Global Iniciative for Asthma (GINA), 2008

DEFINIÇÕES

• doença inflamatória crônica

Page 5: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

DEFINIÇÕES

• hiperresponsividade das vias aéreas

Global Iniciative for Asthma (GINA), 2008

tosse, aperto no peito e chiado

estímulos broncoconstritores (exercício, exposição ao ar frio ou outros irritantes ambientais, estimulação mecânica das vias aéreas)

aumento no grau de estreitamento das vias aéreas

Page 6: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

• obstrução do fluxo de ar

Global Iniciative for Asthma (GINA), 2008

Page 7: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FATORES

• Relacionados ao indivíduo

Genéticos

Obesidade

Sexo

Page 8: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FATORES

Genéticospredisposição à alergiapredisposição à hiperresponsividade

Dolovich et al, 2005

Page 9: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

• Relacionados ao ambiente

AlergêniosInfecçõesSensibilizadores ocupacionaisTabacoPoluição do arDieta

Page 10: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

MECANISMOS

Inflamação das vias aéreas

• Persistente

• Células inflamatórias e estruturais(mastócitos, eosinófilos, linfócitos, macrófagos, nervo)

• Mediadores inflamatórios (quimiocinas, leucotrienos, citocinas, histamina, óxido nítrico, protaglandinas)

Page 11: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

MECANISMOS

Alterações estruturais

• Céls. musculatura lisa: hiperplasia e hipertrofia

• Vasos sanguíneos

• Hipersecreção de muco

Page 12: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 13: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

DIAGNÓSTICO

• Histórico

• Exame físico

• Testes

Page 14: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 15: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 16: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Pico de Fluxo Expiratório (PFE)P

FE

L/m

in

Page 17: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Histamina (mg/mL)Metacolina (mg/mL)

CP20

% d

eclí

nio

VE

F1 Normal

Leve

Moderada

Grave

Responsividade das vias aéreas

Page 18: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

• Crianças (≤5 anos)

• Crianças (>5 anos) e adultos

• Idosos

• Asma ocupacional

• Asma x COPD (Chronic Obstrutive Pulmonary Disorder)

Page 19: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 20: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 7):S 447-S 474

CLASSIFICAÇÃO (SEVERIDADE)

Page 21: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 7):S 447-S 474

CLASSIFICAÇÃO (CONTROLE)

Page 22: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA

• Controle ou alívio

• Inalação, Oral ou Parenteral

Page 23: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 24: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• GLICOCORTICÓIDES (inalado, oral, parenteral)

• AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS (inalado ou oral)

Page 25: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• GLICOCORTICÓIDES

Page 26: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

MECANISMO DE AÇÃO

Page 27: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• GLICOCORTICÓIDES INALADOS

Page 28: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 29: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 7):S 447-S 474

Page 30: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

• Beclometasona – Aldecina, Alerfin, Beclosol, Clenil;

• Budesonida – Budecort, busonid, cortasm, pulmicort;

• Ciclesonida – Alvesco;

• Flunisonida – Flunitec.

Page 31: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

GLICOCORTICÓIDES INALADOSEFEITOS ADVERSOS

• candidíase orofaringeal• disfonia• tosse por irritação*

* ciclesonida

• catarata• supressão adrenal• redução densidade mineral óssea

Page 32: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS

Page 33: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 34: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS INALADOS

Page 35: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE(ADJUVANTE)

Formoterol• molécula lipofílica e hidrofílica• início: 1-3min, duração: 12h• Adultos: 1-2 jatos ou 12-24µg (1-2 cápsulas)

Salmeterol• início: 5-10min, duração: 12h• Adultos: 50-100µg (2 vezes/d)

Page 36: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FormoterolFluir, Foradil, Formocaps

SalmeterolSerevent

Page 37: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS INALADOSEFEITOS ADVERSOS

• tremores• estimulação cardiovascular• hipocalemia

Page 38: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• GLICOCORTICÓIDES ORAIS

Page 39: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Índice terapêutico

Page 40: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

GLICOCORTICÓIDES ORAISEFEITOS ADVERSOS

Page 41: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS ORAIS

Page 42: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Salbutamol• início: 30min, duração: >6h• Adultos: 2-4mg, 3-4 vezes/d

Terbutalina• início: 30min, duração: 4-8h• Adultos: 2,5-5mg (3 vezes/d)

Page 43: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Bambuterol• pseudocolinesterases - terbutalina• pico: 2-6h, duração: 24h• Adultos: 10-20 mg/d

Page 44: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

SalbutamolAerolin, Asmaliv, Aerotrat

TerbutalinaBricanyl

BambuterolBambec

Page 45: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS ORAIS EFEITOS ADVERSOS

• tremores• estimulação cardiovascular• hipocalemia

Page 46: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 47: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• OUTROS FÁRMACOS

Page 48: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• FÁRMACOS QUE ATUAM NA SÍNTESE/RECEPTORES DE

LEUCOTRIENOS

Page 49: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Zileutona

Page 50: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Page 51: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Page 52: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

FÁRMACOS INIBIDORES DA SÍNTESE/RECEPTORES DE LEUCOTRIENOS

EFEITOS ADVERSOS

• algumas alterações nas provas de função hepática

Page 53: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• TEOFILINA e derivados

Page 54: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• receptores adenosina

• fosfodiesterases (↑AMPc, GMPc)

• mediadores inflamatórios

Page 55: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Page 56: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Page 57: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• Ação em vias parenteral, oral e retal (são irritantes da vias respiratórias);

• Teofilina é bem absorvida pelo trato gastrointestinal e sofre metabolismo hepático;

Page 58: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Teofilina - Codrinan

Page 59: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• Distúrbios gastrintestinais (anorexia, náuseas e vômitos), cefaléia, agitação e tremor.

EFEITOS ADVERSOS

Page 60: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• CROMONAS

Cromoglicato (Intal)Nedocromil (Tilade)

Page 61: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Page 62: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• dose inalatória: 10 a 20mg/4 vezes ao dia • pode ser inalado 10 minutos a 1 hora antes das atividades físicas.

Page 63: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

CROMONASEFEITOS ADVERSOS

Gosto desagradável quando inaladoTosseDor de cabeçaLacrimejamento

Page 64: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

• ANTI-IgE

Page 65: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Page 66: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Page 67: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

Page 68: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Administração a cada 4 semanas

Peso corporal (kg)

IgE basal (UI/ml)

> 20-25

> 25-30

> 30-40

> 40-50

> 50-60

> 60-70

> 70-80

> 80-90

> 90-125

>125- 150

> 30-100

75 75 75 150 150 150 150 150 300 300

> 100-200

150 150 150 300 300 300 300 300

> 200-300

150 150 225 300 300 ADMINISTRAÇÃO A CADA 2 SEMANAS

> 300-400

225 225 300

> 400-500

225 300

> 500-600

300 300

> 600-700

300

Page 69: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

Administração a cada 2 semanasPeso corporal (kg)

IgE basal (UI/ml)

> 20-25

> 25-30

> 30-40

> 40-50

> 50-60

> 60-70

> 70-80

> 80-90

> 90-125

>125-150

> 30-100

ADMINISTRAÇÃO A CADA 4 SEMANAS

> 100-200

225 300

> 200-300

225 225 225 300 375

> 300-400

225 225 225 300 300

> 400-500

225 225 300 300 375 375

> 500-600

225 300 300 375 NÃO ADMINISTRAR

> 600-700

225 225 300 375

Page 70: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA CONTROLE

OMALIZUMABEFEITOS ADVERSOS

Não relatadosContra-indicado: < 12 anos

Page 71: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA

• Controle ou alívio

• Inalação, Oral ou Parenteral

Page 72: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 7):S 447-S 474

Page 73: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

• AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS INALADOS

Page 74: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

• Salbutamol• Terbutalina• Fenoterol• Levalbuterol• Reproterol• Pirbuterol• Formoterol

Page 75: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS INALADOSEFEITOS ADVERSOS

TaquicardiaTremores

Page 76: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

• AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS ORAIS

Page 77: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

IdososCrianças

Salbutamol 2-4mg, 3-4 vezes/dComprimidos/xarope

Page 78: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

AGONISTAS β2-ADRENÉRGICOS ORAISEFEITOS ADVERSOS

TaquicardiaTremores

Page 79: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

• GLICOCORTICÓIDES ORAIS

Page 80: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

Prednisolona 40-50mg/d durante 5-10 dias

Início: 4-6h

Page 81: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

GLICOCORTICÓIDES ORAISEFEITOS ADVERSOS

Metabolismo glicoseAumento apetiteRetenção líquidosGanho pesoFace redondaAlterações humorHipertensãoÚlcera

Page 82: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

• ANTAGONISTAS MUSCARÍNICOS

Page 83: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

Page 84: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

M3

Page 85: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

•Brometo de ipratrópio

• 5-15min, duração 3-5h

Page 86: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

• Ipratrópio: Atrovent

Duovent

Page 87: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

ANTAGONISTAS MUSCARÍNICOSEFEITOS ADVERSOS

Boca secaGosto amargo na boca

Page 88: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

• TEOFILINA

Page 89: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

• 4-6 mg/Kg a cada 4-8h (ataque)• 1-2 mg/Kg a cada 6-12h (manutenção)

Page 90: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

FARMACOTERAPIA PARA ALÍVIO

TEOFILINAEFEITOS ADVERSOS

cefaléia, palpitação, tontura, náuseas, hipotensão, dor, agitação, inquietude,

taquicardia, vômitos

Page 91: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 7):S 447-S 474

Page 92: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 93: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.
Page 94: Caros alunos, Em anexo, os slides que foram utilizados na aula de hoje, 13-11-09, sobre a Farmacoterapia da Asma. Envio, ainda, um arquivo com as recomendações.

J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 7):S 447-S 474