Top Banner
24

Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

Mar 31, 2016

Download

Documents

Caderno TGI1
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 2: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

EDIFICIO POLIVALENTE

TGI1 2014 Ivan Cronembold Landivar

Page 3: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 4: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

Introdução

O presente projeto se coloca o objetivo de ser uma plataforma física capaz de absorver os atuais processos de construção do espaço decorrentes de relações sociais em constante mudança. Inserindo-se na cidade de São Carlos como um fragmento de uma cidade imaginada a partir da leitura do território, este procura ser autônomo na sua constituição, porém aberto em relação ao âmbito urbano. Neste sentido, não apresenta um programa específico. Sendo as relações sociais cada vez mais flexíveis e efêmeras, considera-se a mudança como dado constante no projeto. Consequentemente, pensando o edifício como um objeto que ‒em princípio‒ tende a ser fixo e durável, procura-se uma forma “polivalente”. Ou seja, uma forma que permita vários usos sem ela mesma perder os seus traços característicos. Assim, não se procura a mais “neutra” das soluções, porém um espaço adequado ao contexto em que se insere, permitindo uma flexibilidade mínima.

Page 5: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

Trabalhou-se principalmente em elementos considerados “fixos” (como estrutura, elementos de circulação, pisos, cotas) a partir de diretrizes do “partido” arquitetônico, específico para o local de implantação. Neste sentido, o espaço interno do edifício é para ser reorganizado eventualmente de acordo com os usos determinados pelas pessoas ou instituições que ocupam o lugar, evitando assim a sua obsolescência e substituição (demolição e reconstrução). Em outras palavras, é pensado para ser “finalizado” pelas relações sociais que habitam o edifício em cada momento. Através deste caráter polivalente procura-se discutir uma produção do espaço urbano que tende à segregação de funções, que gera tanto edifícios que se tornam obsoletos num curto período de tempo ‒por responder a questões muito específicas‒ como uma expansão urbana desnecessária nas periferias. O presente projeto tenta potencializar outras formas de apropriação de espaço que tenderiam à integração e à cidade compacta.

Page 6: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

Território

Escolheu-­‐se  como  local  a  cidade  de  São  Carlos.  A  área  de  intervenção  pode  ser  entendida  como  de  transição  entre  o  centro  histórico  e  um  bairro,  limite  determinado  por  uma  via  de  circulação  de  carros.  

Page 7: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 8: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 9: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

-Existem áreas de difícil transposição para o pedestre que

devem ser tratadas. Novos percursos negariam estes limites e potencializariam diferentes usos. -Reconheceu-se também um gradiente de privacidade no

local que será respeitado. Este é determinado por áreas predominantemente residenciais por um lado e centralidades comerciais e de serviços pelo outro. -A relação imediata com o terminal rodoviário Paulo Egydio

Martins pressupõe uma conexão do local com redes de transporte tanto a nível local como regional. Assim, pensa-se o local como parte de um sistema urbano ainda mais complexo.

A partir de visitas ao local e do estudo do plano diretor da cidade conseguiu-se determinar algumas diretrizes para o projeto:  

Page 10: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 11: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 12: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 13: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 14: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

Projeto

O terreno é um lugar de transição. Por um lado, confluem nele estruturas viárias importantes, assim como redes de transporte. Por outro lado, está em c o n t a t o c o m a temporalidade interna do bairro. Nessa dicotomia foi t r a ba l hado o c a r á t e r pol ivalente do projeto. Pensou-se no objeto em si, reagindo à escala do contexto.

Page 15: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 16: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

Implantação (sem escala)

Page 17: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 18: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

cortes (sem escala)

Page 19: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 20: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

Planta térreo (sem escala)

Page 21: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

Planta tipo (sem escala)

Page 22: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar

FIGUEROA, Mario. Habitação coletiva e evolução da quadra. 069.11, ano 06, fev. 2006. FRAMPTON, Kenneth. El regionalismo crítico: arquitectura moderna e identidad cultural. A&V, 1985, n.5. GIMENEZ, Luis Espallargas. Construir e Configurar. Vitruvius, Arquitextos 150.00, ano 13, nov. 2012. GABRIEL, Andreas. Individualität und Gemeinschaft. Detail, 2008, n.9. HABRAKEN, N.J. et alt. El Diseño de Soportes. Gustavo Gili, Barcelona, 2000. MONTANER, Josep Maria. A Modernidade Superada: ensaios sobre arquitetura contemporânea. Gustavo Gili, SãoPaulo, 2012. KWINTER, Sanford. Architectures of time : toward a theory of the event in modernist culture. The MIT Press, Cambridge, Massachusetts, 2001.

BIBLIOGRAFIA  

Page 23: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar
Page 24: Caderno TGI1 - Ivan Cronembold Landivar