Top Banner
JUCESC Junta Comercial do Estado de Santa Catarina Concurso Público (edital 001/2006) Caderno de Provas Prova S2 Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil (classe IV) (Ciências da Computação) nível superior
16

Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

Dec 14, 2018

Download

Documents

lykhuong
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

JUCESCJunta Comercial do Estado de Santa Catarina

Concurso Público (edital 001/2006)

Cadernode Provas

Prova S2Analista Técnico emGestão de Registro Mercantil (classe IV)(Ciências da Computação)nível superior

Page 2: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

Página 2

Analista Técnico em Gestão de Registro MercantilDia: 4 de junho de 2006 • Horário: das 14 h às 17 h Duração: 3 (três) horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Instruções

Para fazer a prova você usará:

este caderno de prova;um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscrição e espaço para assinatura.

Confi ra o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta.

Verifi que, no caderno de prova:

se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 40 (quarenta), está correta;se há imperfeições gráfi cas que possam causar dúvidas.

Comunique imediatamente ao fi scal qualquer irregularidade.

Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.

Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão.

A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fi scais.

Não destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao fi scal o caderno de prova completo e o cartão-resposta devida-mente preenchido e assinado.

O gabarito da prova será divulgado no site:

http://jucesc.fepese.ufsc.brhttp://jucesc.fepese.ufsc.brhttp://

a)b)

Page 3: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 3

Conhecimentos Gerais (15 questões)

Língua Portuguesa (4 questões)

1. Leia o texto abaixo com atenção:

Carolina, nos seus olhos fundos guarda tanta dor, a dor de todo esse mundoEu já lhe expliquei, que não vai dar, seu pranto não vai ajudarEu já convidei para dançar, é hora, já sei, de aproveitar

Lá fora, amor, uma rosa nasceu, todo mundo sambou, uma estrela caiuEu bem que mostrei sorrindo, pela janela, ah que lindoMas Carolina não viu...Carolina, nos seus olhos tristes, guarda tanto amor, o amor que já não existeEu bem que avisei, vai acabar, de tudo lhe dei para aceitarMil versos cantei pra lhe agradar, agora não sei como explicar

Lá fora, amor, uma rosa morreu, uma festa acabou, nosso barco partiuEu bem que mostrei a ela, o tempo passou na janela e só Carolina não viu

(Carolina – Chico Buarque de Holanda)

Com base nas idéias expressas pelo autor do texto, quem é Carolina?

( ) Carolina é um barco à deriva.

( ) Carolina é uma fl or adormecida.

( ) Carolina é meus olhos profundos.

( ) Carolina é uma estrela que brilhou.

( X ) Carolina é o povo sofrido que leva uma vida sem perspectiva de ascensão.

a.

b.

c.

d.

e.

2. Leia o texto abaixo:

“A Volkswagen do Brasil anunciou ontem um plano de reestruturação que inclui o corte de postos de traba-lho e redução nas exportações.”

(Diário Catarinense- 04/05/06 – pág.23)

A função da linguagem presente no texto acima é:

( ) conativa

( ) emotiva

( X ) referencial

( ) poética

( ) fática

3. Leia o texto abaixo:

“Catar feijão se limita com escrever:

jogam-se os grãos na água do alguidare as palavras na folha de papel;e depois, joga-se fora o que boiar.Certo, toda palavra boiará no papel,água congelada, por chumbo seu verbo:pois catar esse feijão,soprar nele, e jogar fora o leve e o oco,palha e eco.” (...)

(Catar feijão – João Cabral de Melo Neto)

A signifi cação da palavra boiar no 4o verso é:

( ) comer .

( X ) fl utuar.

( ) imergir.

( ) fi car no fundo.

( ) fi car sem entender o assunto.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 4: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

Página 4

4. Um amigo de meu fi lho disse-lhe que se mudou para perto de um centro comercial. Aí ele falou que estava muito feliz com sua nova vida.

O texto acima encontra-se no:

( ) discurso direto.

( X ) discurso indireto.

( ) discurso semi-indireto e direto.

( ) discurso direto e indireto.

( ) discurso indireto livre e direto.

Conhecimentos Básicosem Informática (4 questões)

5. Em relação ao transporte das informações de um computador para outro, é correto afi rmar que:

( X ) O disquete (disco fl exível ou fl oppy disc), CD-ROM, DVD-ROM e memória fl ash (como por exemplo, o pen drive) são os meios de arma-zenamento mais comuns para transporte de informações entre computadores.

( ) O disco rígido (hard disc – HD), o disquete (disco fl exível ou fl oppy disc), CD-ROM e memória fl oppy disc), CD-ROM e memória fl oppy disc fl ash(como por exemplo o pen drive) são os meios de armazenamento mais comuns para transporte de informações entre computadores.

( ) O disquete (disco fl exível ou fl oppy disc), disco rígido (hard disc – HD), CD-ROM, DVD-ROM e memória RAM volátil são os meios de arma-zenamento mais comuns para transporte de informações entre computadores.

( ) A memória cache, o disco rígido (hard disc – HD), o disquete (disco fl exível ou fl oppy disc), CD-ROM e a fi ta magnética são os meios de armazenamento mais comuns para transporte de informações entre computadores.

( ) A memória cache, a memória RAM volátil, o disco rígido (hard disc – HD), o disquete (disco fl exível ou fl oppy disc) e CD-ROM são os meios de armazenamento mais comuns para trans-porte de informações entre computadores.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

6. Considere as afi rmações a seguir sobre o Micro-soft Windows XP:

Uma forma de proteger computadores do acesso de pessoas não-autorizadas é utilizar a opção ‘Ao continuar, proteger com senha‘, que é apresentada na aba ‘Proteção de Tela’ das ‘Propriedades de Vídeo’.

Ao fazer logoff no computador, a conta de um logoff no computador, a conta de um logoff usuário é fechada, mas o computador perma-nece ligado para que seja acessado quando for necessário fazer logon novamente.

Para abrir um arquivo com um aplicativo diferente do padrão defi nido para ele, basta selecionar este arquivo e clicar com o botão direito do mouse, escolhendo a opção ‘Abrir com’ e, em seguida, escolher o nome do apli-cativo desejado.

Modifi cações na área de trabalho só podem ser realizadas pelo Administrador do sistema.

Se clicarmos com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho aparecerá, entre ou-tras, a opção Propriedades que, se seleciona-da, apresenta as Propriedades do Sistema.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afi r-mações corretas.

( ) Apenas as afi rmativas I e II.

( ) Apenas as afi rmativas I e III.

( X ) Apenas as afi rmativas I, II e III.

( ) Apenas as afi rmativas II, III e V.

( ) Apenas as afi rmativas I, II, III e V.

I.

II.

III.

IV.

V.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 5: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 5

7. Assinale a alternativa correta a respeito das ca-racterísticas das redes de computadores e de suas aplicações.

( ) Os protocolos TCP/IP garantem a transmis-são de dados com segurança pela Internet, impedindo que informações sigilosas, como por exemplo números de cartões de crédito e senhas, possam ser acessadas por outros usu-ários da rede além do remetente e do destina-tário dos dados enviados.

( ) Ao acessar seus e-mails através de um servidor seguro, cujo endereço inicia por ‘https’, o usuá-rio não corre risco de contaminar sua máquina com vírus ou outros códigos maliciosos.

( ) Ethernet é uma tecnologia para redes de lon-ga distância alternativa à Internet, que pro-picia maior segurança e maior velocidade na comunicação entre máquinas.

( X ) As tecnologias utilizadas tipicamente em re-des locais permitem o envio de dados a taxas de transmissão maiores do que aquelas obti-das ao transmitir dados através da Internet.

( ) Um grande número de empresas vem uti-lizando intranets como uma alternativa à Internet, devido à maior segurança propor-cionada pelos protocolos de comunicação utilizados neste tipo de rede, que impedem o acesso de usuários externos aos dados que trafegam pela rede.

a.

b.

c.

d.

e.

8. Considere o fragmento de planilha do Microsoft Excel 2003 mostrado a seguir:

Considere que a função =MÉDIA(A1;B$2;$C$3) foi aplicada à célula D1 e depois copiada para as demais células D2, D3, D4 e D5. Indique qual das alternativas a seguir apresenta os resultados obtidos nas células de D1 até D3, respectivamente, após a aplicação da função.

( ) 5 ; 5 ; 5.

( X ) 5 ; 6 ; 7.

( ) 5 ; 8 ; 11.

( ) 15 ; 24 ; 33.

( ) 15 ; 18 ; 21.

Realidade Socioeconômicade Santa Catarina (4 questões)

9. No Rio Grande do Sul, chegaram em 1824. Em San-ta Catarina, a primeira leva chegou em 1829. Localiza-ram-se em São Pedro de Alcântara.

Assinale a alternativa que indica os imigrantes a que se refere o texto.

( X ) Alemães.

( ) Açorianos.

( ) Italianos.

( ) Poloneses.

( ) Ucranianos.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 6: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

Página 6

10. Assinale a alternativa correta.

( ) O Estado de Santa Catarina limita-se ao norte com a República Argentina: iniciando na foz do rio Peperi-Guaçu, no rio Uruguai, segue o rio Peperi-Guaçu acima até a sua nascente, no marco divisório entre os Estados de Santa Catarina e do Paraná e a República Argentina.

( ) O Estado de Santa Catarina limita-se a leste com a República Argentina: iniciando na foz do rio Peperi-Guaçu, no rio Uruguai, segue o rio Peperi-Guaçu acima até a sua nascente, no marco divisório entre os Estados de Santa Catarina e do Paraná e a República Argentina.

( ) O Estado de Santa Catarina limita-se a oeste com o Oceano Atlântico: a partir do marco da Ilha de Saí-Guaçu, em direção sul, até a foz do rio Mampituba.

( ) O Estado de Santa Catarina limita-se a noroes-te com o Oceano Atlântico: a partir do marco da Ilha de Saí-Guaçu, em direção sul, até a foz do rio Mampituba.

( X ) O Estado de Santa Catarina limita-se a oeste com a República Argentina: iniciando na foz do rio Peperi-Guaçu, no rio Uruguai, segue o rio Peperi-Guaçu acima até a sua nascente, no marco divisório entre os Estados de Santa Catarina e do Paraná e a República Argentina.

a.

b.

c.

d.

e.

11. Assinale a afi rmação correta a respeito da indús-tria catarinense.

( ) Santa Catarina é um dos mais produtivos es-tados brasileiros e um dos principais parques industriais do país. Nosso estado é ainda um dos maiores produtores de alimentos “in natura”, mas importa a quase totalidade dos alimentos processados que consome.

( ) Os altos índices de consumo fazem com que nosso estado seja o maior importador do país, de móveis, cerâmicas e malhas.

( ) O setor industrial mais importante em Santa Catarina é o da indústria automobilística. As montadoras estrangeiras de automóveis esta-belecidas na região de Joinvile são responsá-veis pela maior parte das nossas exportações.

( X ) Santa Catarina é um dos mais produtivos es-tados brasileiros e um dos principais parques industriais do país. Nosso estado é ainda um dos maiores produtores de alimentos proces-sados e “in natura”.

( ) O principal parque industrial de Santa Catarina está concentrado em Blumenau, terceiro mais importante pólo industrial da Região Sul.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 7: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 7

12. Assinale a alternativa correta nas suas referências à Guerra do Contestado.

( X ) Entre os fatores responsáveis pela Guerra do Contestado está a crença a respeito dos poderes sobrenaturais de um monge que era identifi cado como santo: São João Maria. Na verdade, não houve apenas um monge, mas diferentes personagens aos quais a população chamava de monges.

( ) A principal causa da Guerra do Contestado foi a desistência do governo federal de construir a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande que traria, na visão dos caboclos, grande desen-volvimento econômico.

( ) A Guerra do Contestado é resultado da alian-ça entre os membros da oligarquia local e D. Pedro II que, mesmo exilado, pensava restau-rar a Monarquia.

( ) A Guerra do Contestado, também chamada de Guerra dos Pelados, teve como cenário as regiões da Lapa e de São José dos Pinhais, perto de Curitiba, anexadas pelo governo catarinense.

( ) A Guerra do Contestado teve entre suas prin-cipais causas a Revolução Federalista de 1894. Os revoltosos, expulsos do Desterro, busca-ram asilo na região de onde comandaram uma insurreição camponesa.

a.

b.

c.

d.

e.

Legislação (3 questões)

13. Assinale a alternativa correta.

( ) No caso de condenação criminal, o servidor público estadual será exonerado mediante processo sumário de simples verifi cação.

( ) Preso preventivamente, pronunciado por crime comum, denunciado por crime funcio-nal ou condenado por crime inafi ançável, em processo no qual não haja pronúncia, o ser-vidor público estadual fi cará afastado do seu cargo até decisão fi nal transitada em julgado, sem perda de vencimentos.

( X ) Considera-se trabalho noturno o prestado pelo servidor público estadual entre 22 horas e 6 horas do dia seguinte, entendendo-se a hora noturna como de 52 minutos.

( ) Ao servidor que se deslocar temporariamente da respectiva sede, a serviço, conceder-se-á o transporte e o pagamento antecipado das diárias, acrescidos posteriormente da indeni-zação das despesas de alimentação, estada e deslocamento.

( ) A ajuda de custo é devida ao servidor públi-co estadual ao término de mandato eletivo, sempre que a reassunção do cargo implicar mudança do local de trabalho.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 8: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

Página 8

14. Assinale a alternativa correta.

( ) Ao servidor interessado, sempre através de advogado regularmente constituído, é asse-gurado o direito de vista do processo adminis-trativo, durante o horário de expediente.

( ) O servidor público estadual pode exercer até duas funções gratifi cadas e participar de mais de um órgão de deliberação coletiva como membro nato ou quando não perceber remu-neração.

( ) O servidor público estadual responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, dispensando-se o processo administrativo no caso de denún-cia criminal.

( X ) Sendo nomeado em comissão, o servidor pú-blico estadual perderá os vencimentos do seu cargo, ressalvado o direito de opção contrária, quando fará jus a uma gratifi cação de 40% do vencimento do cargo em comissão.

( ) Enquanto a demissão qualifi cada do servidor público estadual gera a incompatibilidade com o exercício de cargo ou emprego públi-co pelo período de 5 a 10 anos, a demissão simples não impede a sua admissão mediante novo concurso público.

a.

b.

c.

d.

e.

15. Assinale a alternativa correta.

( ) Nenhum recurso poderá ser dirigido mais de três vezes à mesma autoridade adminis-trativa, pelo servidor público, no âmbito da Administração Pública Estadual.

( ) Os pedidos de reconsideração produzem o efeito suspensivo, não se dando o mesmo com os recursos, que não impedem a exe-cução dos atos administrativos impugnados pelo servidor público estadual, relativamente ao seu regime jurídico funcional.

( ) A ação disciplinar contra atos irregulares do servidor público estadual prescreve em dois anos, independente de qualquer circunstância.

( ) Os prazos de prescrição para ilícitos prati-cados por servidores estaduais são de cinco anos, tanto para as ações disciplinares, como para as de ressarcimento, no caso de prejuízo ao erário, salvo no caso em que o fato confi -gurar também ilícito penal, quando a pres-crição administrativa será a mesma da ação penal.

( X ) O pedido de reconsideração de decisão profe-rida em requerimento apresentado por servi-dor público estadual só será cabível quando contiver novos argumentos e terá solução no prazo máximo de 45 dias, salvo em caso que obrigue a realização de diligência ou estudo especial, hipótese em que não poderá passar de 90 dias.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 9: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 9

Conhecimentos Específi cos (25 questões)

16. Efetuado o pagamento da taxa cobrada pelo órgão de registro do comércio, este procederá às au-tenticações previstas no Dec. 64.567/69, do seguinte modo:

nos livros, o termo de autenticação será aposto na primeira página tipografi camente numerada e conterá declaração expressa da exatidão dos termos de abertura e de encer-ramento, bem como o número e a data da autenticação.

nas fi chas, a autenticação será aposta no verso da última dobra de cada bloco, ou na última fi cha de cada conjunto, com seu respectivo número e data.

nas fi chas, a autenticação será aposta no an-verso da primeira dobra de cada bloco, ou na primeira fi cha de cada conjunto, mediante lançamento do respectivo termo, com de-claração expressa na exatidão dos termos de abertura e do encerramento, bem como o número e a data da autenticação.

quando do encerramento das atividades mer-cantis, ainda que temporariamente, e conse-qüentemente de sua escrituração, será con-signada a ocorrência, mediante termo aposto na primeira folha ou fi cha útil não escriturada, datado e assinado pelo comerciante ou seu procurador e pelo contabilista(exceto no caso de pequeno empresário) e autenticado pelo órgão de registro do comércio.

Assinale a alternativa correta.

( ) Estão corretas as afi rmativas I e II.

( ) Estão corretas as afi rmativas II e III.

( ) Estão corretas as afi rmativas II e IV.

( X ) Estão corretas as afi rmativas I, III e IV.

( ) Estão corretas as afi rmativas II, III e IV.

I.

II.

III.

IV.

a.

b.

c.

d.

e.

17. Sobre a escrituração dos livros mercantis, é corre-ta a afi rmação:

( ) A inexistência de contabilista legalmente habilitado exime o empresário da obrigação de escrituração dos livros.

( X ) A escrituração dos livros da sociedade em-presária fi cará sob a responsabilidade de con-tabilista legalmente habilitado, salvo se não houver nenhum na localidade.

( ) O empresário, com exceção do pequeno em-presário, tem obrigação de manter em ordem os documentos e papéis concernentes à sua atividade, enquanto não ocorrer prescrição ou decadência dos atos neles consignados.

( ) Somente os livros obrigatórios podem ser au-tenticados pelo Registro Público de Empresas Mercantis.

( ) O Livro Diário é obrigatório somente para as sociedades anônimas.

18. Acerca dos procedimentos específi cos dos recur-sos administrativos, pode-se afi rmar:

( ) Na sessão plenária não se permite vista dos processos aos Vogais.

( ) O pedido de reconsideração tem por objeto a revisão de decisão defi nitiva, singular ou de Turmas e é dirigida à autoridade que prolatou a decisão.

( ) A protocolização do pedido de revisão não suspende o prazo para o cumprimento das exigências formuladas.

( ) Das decisões do Plenário não cabe recurso, eis que o mesmo representa a última instância administrativa.

( X ) Das decisões defi nitivas, singulares ou de Turmas, cabe recurso ao Plenário da Junta Comercial, cujo procedimento compreenderá as fases de instrução e julgamento.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 10: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

Página 10

19. Todo ato, documento ou instrumento apresenta-do a arquivamento será objeto de exame, pela Junta Comercial, do cumprimento das formalidades legais. A esse respeito, pode-se afi rmar:

( ) O indeferimento deve ser fundamentado, porém a formulação de exigência dispensa a fundamentação no respectivo dispositivo legal ou regulamentar.

( ) As exigências formuladas pela Junta Comercial deverão ser cumpridas em até sessenta dias a contar do dia em que o interessado teve ciên-cia ou da publicação do despacho.

( X ) Verifi cada a existência de vício insanável, o requerimento será indeferido; caso contrário, sendo sanável o vício, o processo será coloca-do em exigência.

( ) Se o processo em exigência for devolvido à Junta Comercial após o prazo de sessenta dias, será considerado como novo pedido de arquivamento, sujeito ao pagamento dos preços dos serviços correspondentes.

( ) O processo em exigência, não retirado no pra-zo legalmente previsto será invariavelmente eliminado pela Junta Comercial.

20. Compete ao Plenário da Junta Comercial:

deliberar sobre o assentamento dos usos e práticas mercantis.

julgar recursos interpostos das decisões defi -nitivas, singulares ou colegiadas.

propor a criação de Delegacias.

aumentar ou diminuir o número de vogais e seus suplentes.

Assinale a alternativa correta.

( ) Todas as afi rmativas estão corretas.

( ) Somente a afi rmativa I está correta.

( ) Somente a afi rmativa IV está correta.

( X ) As afi rmativas corretas são a I e a II.

( ) As afi rmativas corretas são a III e a IV.

a.

b.

c.

d.

e.

I.

II.

III.

IV.

a.

b.

c.

d.

e.

21. Compete às Turmas:

Julgar originariamente os pedidos de arquiva-mento dos atos sujeitos ao regime de decisão colegiada.

Julgar os pedidos de reconsideração e seus despachos.

Determinar o arquivamento de atos, mediante provocação dos interessados, nos pedidos não decididos no prazo regulamentar.

Propor ao Plenário a criação de Delegacias.

Sobre a competência das Turmas pode ter por corre-tas as afi rmativas:

( X ) I e II.

( ) I e IV.

( ) II e III.

( ) II e IV.

( ) III e IV.

22. O vogal ou seu suplente perderá o mandato nos seguintes casos:

( ) somente por conduta incompatível com a dignidade do cargo.

( X ) mais de três faltas consecutivas às sessões, sem justo motivo.

( ) mais de cinco faltas consecutivas às sessões, sem justo motivo.

( ) dez faltas alternadas no mesmo ano, sem motivo justo.

( ) doze faltas alternadas no mesmo ano.

I.

II.

III.

IV.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 11: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 11

23. O processo revisional pertinente ao Registro Pú-blico de Empresas Mercantis e Atividades Afi ns poderá se dar mediante:

( ) pedido de reconsideração, recurso ao plená-rio e recurso ao Departamento Nacional de Registro de Comércio.

( ) somente pedido de reconsideração e recurso ao plenário.

( ) somente recurso ao plenário e recurso ao Departamento Nacional de Registro de Comércio.

( ) somente pedido de reconsideração e recurso ao Ministério de Estado da Indústria e do tu-rismo.

( X ) pedido de reconsideração e recurso ao ple-nário.

24. As juntas comercias:

( ) subordinam-se administrativa e tecnicamen-te ao governo da unidade federativa de sua jurisdição.

( ) poderão ter uma acessoria técnica, cujos membros deverão ser Advogados, Economistas, Contadores e Administradores.

( X ) poderão desconcentrar seus serviços median-te convênios com órgãos da Administração direta, autarquias , fundações públicas e enti-dades privadas sem fi ns lucrativos.

( ) serão integradas por órgãos, entre eles, o ple-nário que deverá ser constituído por quinze vogais.

( ) por suas turmas, poderão resolver pela criação de Delegacias, nos termos da legislação esta-dual respectiva e desde que homologado pela Procuradoria, órgão de consultoria jurídica.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

25. Assinale a alternativa correta.

( ) nas hipóteses de sucessão de empresa, o su-cessor não poderá continuar a escriturar os livros e fi chas do estabelecimento.

( ) os livros e fi chas de escrituração mercantil fazem prova com presunção absoluta de vera-cidade.

( ) nos casos de extravio de livros, a comuni-cação ao órgão competente do Registro do Comércio supre a necessidade da publicação do fato em jornal de grande circulação do local onde está localizado o estabelecimento.

( ) a escrituração dos livros mercantis só poderá fi car sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado.

( X ) os órgãos do registro do comércio, fora de suas sedes, atendidas as exigências do ser-viço, poderão delegar competência a outra autoridade pública para o preenchimento dos formulários de autenticação dos livros mer-cantis.

26. Admite-se a escrituração resumida do diário, re-lativamente às contas cujas operações sejam numero-sas, por totais que não excedam ao período de:

( X ) um mês.

( ) dois meses.

( ) quinze dias.

( ) quarenta e cinco dias.

( ) trinta e cinco dias.

27. São elementos que, considerados conjunta ou isoladamente, integram a defi nição de pequeno co-merciante, exceto:

( ) renda bruta.

( X ) ser brasileiro nato.

( ) capital efetivamente empregado.

( ) predominância de trabalho de familiares.

( ) natureza artesanal da atividade.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 12: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

Página 12

28. No que se refere à ROM BIOS (Basic Input Output System), é correto afi rmar que:

( ) É o programa de inicialização do hardwareque fi ca gravado em uma memória não-volá-til. É permanente, não permitindo a atualiza-ção. Não apresenta variações de acordo com os fabricantes, pois é um padrão industrial.

( ) É o hardware mínimo para a instalação do sistema operacional, que fi ca gravado em uma memória não-volátil. Pode ser alterado pelo sistema operacional para atender a suas necessidades. Pode apresentar pequenas variações de acordo com a versão e com o fabricante.

( X ) É o programa de inicialização do hardwareque fi ca gravado em uma memória não-vo-látil. Pode ser permanente ou permitir, em condições especiais, sua atualização de acor-do com a tecnologia semicondutora utilizada na memória ROM. Pode apresentar pequenas variações de acordo com a versão e com o fabricante.

( ) É o hardware mínimo para a instalação do sistema operacional que fi ca gravado em uma memória volátil (CMOS). Pode ser permanente ou permitir a atualização em condições espe-ciais de acordo com a tecnologia semicondu-tora utilizada na memória ROM. Pode apre-sentar pequenas variações de acordo com a versão e com o fabricante.

( ) É o programa de inicialização do hardwareque fi ca gravado em uma memória volátil (CMOS). Pode ser permanente ou permitir a atualização em condições especiais de acordo com a tecnologia semicondutora utilizada na memória RAM. Pode apresentar grandes variações de acordo com a versão e com o fabricante.

a.

b.

c.

d.

e.

29. No que se refere à hierarquia de memória, é cor-reto afi rmar que:

( ) É um outro nome para a implementação da memória virtual pelo sistema operacional.

( ) É a classifi cação dos níveis operacionais de memória cache.

( ) É a classifi cação dos níveis operacionais entre a memória principal e a memória secundária.

( ) É a atualização da tabela de páginas na me-mória principal para permitir o gerenciamen-to de memória pelo sistema operacional.

( X ) É a organização física e lógica dos dispositivos de armazenamento, de forma que os mais velozes estejam fi sicamente mais próximos da unidade central de processamento (UCP) e logicamente sejam acessados primeiro.

30. Leia atentamente as afi rmativas abaixo, a respeito da utilização de hubs para interligação de computado-res em rede.

Um hub é um equipamento repetidor de sinal, com múltiplas portas, que difunde um sinal recebido por qualquer uma de suas portas através de todas as demais portas.

A vazão total de um hub é determinada pelo número de portas do hub multiplicado pela velocidade de cada enlace (link). Por exemplo, link). Por exemplo, linka vazão total de um hub de oito portas em uma rede Ethernet 100BaseT é de 800 Mbps.

A utilização de hubs em redes locais Ethernet tem como objetivo minimizar as colisões que ocorrem na transmissão de dados.

Hubs podem reduzir os problemas causados por cabos ou nós defeituosos na rede.

Dentre as afi rmativas acima, estão corretas:

( ) Apenas as afi rmativas I e III.

( X ) Apenas as afi rmativas I e IV.

( ) Apenas as afi rmativas II e III.

( ) Apenas as afi rmativas II e IV.

( ) Apenas as afi rmativas I, II e IV.

a.

b.

c.

d.

e.

I.

II.

III.

IV.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 13: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 13

31. A respeito do protocolo IP (Internet Protocol) ver-são 4, é correto afi rmar:

( ) O protocolo IP versão 4 utiliza endereços de máquinas de 32 bits, permitindo que até 232

máquinas sejam conectadas a uma mesma rede.

( ) O campo “Porta de destino” do cabeçalho de um datagrama IP identifi ca através de um nú-mero inteiro na faixa de 0 a 65535 a aplicação à qual o datagrama deve ser entregue quando chegar ao seu destino.

( ) O campo “ACK” do cabeçalho de um datagra-ma IP é utilizado para confi rmar “por carona” o recebimento de datagramas.

( X ) O cabeçalho de um datagrama IP possui um campo de soma de verifi cação, que é utilizado pelos roteadores da rede para detectar erros no cabeçalho do datagrama.

( ) O cabeçalho de um datagrama IP possui um campo de “Tempo de Vida” (TTL) que indica quantas vezes este datagrama pode ser re-transmitido caso ocorram seguidas perdas no seu envio.

32. Considere o seguinte conjunto de sentenças a respeito da ferramenta de persitência Hibernate ver-são 3.1:

Objetos que estão no estado desassociado (detached) não podem mais ser armazenados no banco de dados por meio de uma sessão (objeto da classe org.hibernate.Session).

Consultas ao banco de dados são expressas ou em linguagem HQL ou via linguagem SQL.

Se uma classe é mapeada em um banco de dados, então é necessário declarar qual colu-na da tabela usada para armazenar objetos daquela classe é a chave primária da tabela.

Assinale a alternativa correta.

( X ) Somente a sentença III é verdadeira.

( ) Somente as sentenças I e III são verdadeiras.

( ) Somente as sentenças II e III são verdadeiras.

( ) As sentenças I, II e III são verdadeiras.

( ) Todas as sentenças são falsas.

a.

b.

c.

d.

e.

I.

II.

III.

a.

b.

c.

d.

e.

33. Considere o seguinte conjunto de sentenças a respeito do servidor de aplicação JBoss AS versão 4.0.3SP1:

O servidor de aplicação, depois de instalado, disponibiliza o serviço de acesso a um banco de dados relacional sem que seja necessária nenhuma confi guração adicional.

A implementação default do modelo de segu-rança declarativo é baseada na API JAAS.

O servidor de aplicação suporta a instalação (deployment) tanto de aplicações baseadas em deployment) tanto de aplicações baseadas em deploymentservlets (arquivos com extensão .war) quanto de aplicações baseadas em EJB (arquivos com extensão .ear).

Qual das seguintes sentenças é a verdadeira?

( ) Somente a sentença I é verdadeira.

( ) Somente a sentença II é verdadeira.

( ) Somente a sentença III é verdadeira.

( ) Somente as sentenças I e II são verdadeiras.

( X ) As sentenças I, II e III são verdadeiras.

34. Uma aplicação para web desenvolvida exclusi-vamente com o framework Struts utiliza a arquitetura MVC. A respeito da classe “org.apache.struts.action.ActionServlet”, é correto afi rmar:

( X ) Esta classe representa o elemento controlador da arquitetura MVC.

( ) Esta classe representa o elemento modelo da arquitetura MVC.

( ) Esta classe representa o elemento visão da arquitetura MVC.

( ) Esta classe não está relacionada com a arqui-tetura MVC.

( ) Esta classe combina os elementos de visuali-zação e controle da arquitetura MVC.

I.

II.

III.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 14: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

Página 14

35. Considere as seguintes sentenças a respeito de transações em aplicações J2EE:

Em uma aplicação onde as transações são controladas pelo contêiner EJB, nem todos os métodos de um bean de sessão (session bean) precisam estar associados a transações.

A execução de um método de um bean de sessão (session bean) pode implicar a criação de mais de uma transação.

Em uma aplicação onde as transações são controladas pelo próprio bean de sessão (ses-sion bean), os limites das transações são defi -nidos no código do bean.

Assinale a alternativa correta:

( ) Somente a sentença I é verdadeira.

( ) Somente a sentença III é verdadeira.

( ) Somente as sentenças I e II são verdadeiras.

( ) Somente as sentenças II e III são verdadeiras.

( X ) As sentenças I, II e III são verdadeiras.

36. A ordenação natural (natural ordering) de dados armazenados em uma coleção (variável do tipo java.util.Collections) é possível em qual das situações?

( ) Dados de qualquer classe podem ser ordena-dos.

( ) Somente dados do tipo primitivo (int, boole-an, etc.) podem ser ordenados.

( ) Somente dados do tipo referência que repre-sentam dados primitivos (Integer, Boolean, etc.) podem ser ordenados.

( X ) Quando a(s) classe(s) dos dados implementa(m) a interface java.lang.Comparable.

( ) Quando a(s) classe(s) dos dados implementa(m) a interface java.util.Comparator.

I.

II.

III.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

37. Considere as tabelas Ambulatórios(códigoAmb, nome) e Médicos(CRM, nome, especialidade, código-Amb), sendo códigoAmb a chave primária da tabela Ambulatórios, CRM a chave primária da tabela Médicose códigoAmb em Médicos uma chave estrangeira que faz referência à tabela Ambulatórios. Considere ainda a seguinte consulta SQL:

SELECT a.nomeFROM Ambulatórios a, Médicos m1, Médicos m2WHERE m2.especialidade = ‘ortopedia’AND m2.CRM <> m1.CRMAND m1.códigoAmb = a.códigoAmbAND m2.códigoAmb = a.códigoAmb

A intenção desta consulta SQL é:

( ) Buscar os nomes dos ambulatórios com pelo menos dois médicos ortopedistas atendendo neles.

( ) Buscar os nomes dos ambulatórios que te-nham exatamente dois médicos, sendo que pelo menos um médico é ortopedista.

( X ) Buscar os nomes dos ambulatórios com pelo menos dois médicos, sendo que pelo menos um médico é ortopedista.

( ) Buscar os nomes dos ambulatórios que te-nham exatamente dois médicos ortopedistas.

( ) Buscar os nomes dos ambulatórios que não tenham mais de dois médicos ortopedistas.

38. Sobre XML Schema, é correto afi rmar que:

( X ) Se um elemento é declarado como vazio (empty), então ele não possui conteúdo, mas pode possuir atributos.

( ) Se um elemento é declarado como misto (mixed), então ou ele possui somente atribu-tos ou ele possui somente sub-elementos.

( ) Uma defi nição de tipo complexo (complexType) é sempre formada por uma seqüência de sub-elementos.

( ) Uma defi nição de tipo complexo (complexType) é sempre formada por um ou mais atributos.

( ) As cláusulas maxOccurs e minOccurs defi nem, respectivamente, o número máximo e o mí-nimo de ocorrências de um sub-elemento de um elemento ou de um atributo de um ele-mento.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 15: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 15

39. Considere o diagrama de casos de uso abaixo e as afi rmações a seguir, a seu respeito:

Pode-se afi rmar que os elementos externos representados pelos atores “AtorCliente” e “AtorAtendente” participam apenas de forma conjunta no caso de uso “Verifi cação de conta de cliente”.

Pode-se afi rmar que os elementos externos representados pelos atores “AtorCliente” e “AtorAtendente” participam apenas de forma alternativa (um ou outro) no caso de uso “Pro-cedimento de venda”.

Pode-se afi rmar que o elemento externo re-presentado pelo ator “AtorCliente” não partici-pa do caso de uso “Emissão de fatura”.

A respeito dessas afi rmações, é correto dizer que:

( ) Todas as afi rmações estão corretas.

( X ) Apenas a afi rmação III está correta.

( ) Apenas as afi rmações I e II estão corretas.

( ) Apenas as afi rmações I e III estão corretas.

( ) Apenas as afi rmações II e III estão corretas.

40. Considere o diagrama de classes a seguir, em que uma estrutura de dados Pilha foi implementada reu-sando a implementação existente de uma estrutura de dados Lista. A implementação do método push()incluída na classe Pilha criada consiste em invocar o método herdado adicionar() para colocar um ele-mento na última posição da estrutura de dados; e a implementação do método pop() consiste em invocar o método herdado remover() para retirar o elemento presente na última posição.

I.

II.

III.

a.

b.

c.

d.

e.

Considere as seguintes afi rmações a respeito da situa-ção acima descrita:

Em tempo de execução, uma instância da classe Pilha delega a uma instância da classe Lista a responsabilidade de adicionar um elemento na estrutura de dados, através da invocação do método adicionar().

A possibilidade de invocar o método remo-ver() de uma instância da classe Pilha, com qualquer índice passado como argumento (o que permite remover um elemento de qual-quer posição da estrutura de dados), indica que o relacionamento de herança entre as duas classes é inadequado.

O mesmo reuso do código da classe Listapoderia ser promovido estabelecendo uma relação de composição entre as duas classes (ao invés de herança). Neste caso, uma ins-tância da classe Lista deveria referenciar uma instância da classe Pilha.

Há na modelagem acima a caracterização de reuso por composição.

A respeito dessas afi rmações, é correto dizer que:

( X ) Apenas a afi rmação II está correta.

( ) Apenas as afi rmações I e II estão corretas.

( ) Apenas as afi rmações I e III estão corretas.

( ) Apenas as afi rmações I e IV estão corretas.

( ) Apenas as afi rmações II e III estão corretas.

I.

II.

III.

IV.

a.

b.

c.

d.

e.

Page 16: Caderno de Provas Prova S2 - jucesc.fepese.ufsc.brjucesc.fepese.ufsc.br/pages/provas/S2.pdf · A interpretação das questões é parte ... dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei,

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-EconômicosCampus Universitário • 88040-900 • UFSC • Florianópolis • SCFone/Fax: (48) 3233-0737http://www.fepese.ufsc.br

Junta Comercial do Estado de Santa CatarinaAvenida Rio Branco, 387 • CentroFlorianópolis • SC • 88.015-201Fone: (48) 3212-5599 • http://www.jucesc.sc.gov.br/