Top Banner
21

Boletim Nº 191

Mar 17, 2016

Download

Documents

18 de Novembro de 2012
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Boletim Nº 191

T8,o|retÍm lFsroquÍs[No 191 - 18 Novembro 2A12Fradelos/Vilarinho das CambasResponsabilidade: Pe. António Machadoparoq u ia. fradelos@sa po. ptTlm. 9t7293284; Telef. 252458339

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo - 25 Novembro

ía Leit Dan 7, 13-14O seu poder é eterno, não passa-rá jamais, e o seu reino não serádestruÍdo.

Salmo Responsorial: 92O Senhor é rei num trono de luz.

2" Leit. Ap 1, 5-8Aquele que nos ema e pelo seusangue nos libertou do pecado efez de nos um reino de sacerdotespara Deus seu Pai, a Ele a glória eo poder pelos séculos dos séculos.

Evang. Jo í8, 33b-37É como dizes: sou Rei. Para issonascie vim ao mundo.

O meu reino não édeste mundo.

UM POVO QUE PRODUZA FRUTOSNo 34o Domingo do Tempo Comum celebramos a Solenidade de JesusCristo, Rei e Senhor do Universo. A Palavra de Deus que nos é propostaneste último Domingo do ano litúrgico convida-nos a tomar consciência darealeza de Jesus; deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode serentendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se concretizade acordo mm uma lógica própria, a lógica de Deus.O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, Jesus a assumira suacondição de rei diante de Pontius Pilatus. A cena revela, contudo, que arealeza reivindicada por Jesus não assenta em esquemas de ambição, depoder, de autoridade, de violência, como acontece com os reis da tera. Amissão "real" de Jesus é dar "testemunho da verdade"; e concretiza-se noamor, no serviço, no perdão, na partilha, no dom da vida.

Page 2: Boletim Nº 191

CATENDÀRIOTER.20, 18h30 Rosário, 19h Euca-ristiaAgostinho Dias dos SantosAna DominguesAzevedo e familia

HiÍário da Costa Ferreira, neto e gemo

Joaquim Ferreira dos Santos e famíliaJorge Ricardo Oliveira Azevedo e

bisavósJosé Domingues de Azevedo Costa e

filhoMaria Amélia da Costa FeneiraMaria Ascenção Torres e famíliaMaria da Silva Lemos, marido e genro

Maria de Belém Santos Silva e maridoSecundino Machado Moreira e irmão

Avelino Osório FonsecaDeolinda Augusta Azevedo e Cândido

FerreiraJoaquim Costa Santos e genro AntónioMaria Amélia Azevedo Santos e família

Maria da Conceiçâo da Silva Ferreira

Maria de Lurdes Veloso Costa. marido

e oais

QUA.2í, Apresentação de Nossa Se-nhora, í8h30 Rosário, 19h EucaristiaAdelina Gonçalves de Sá

Arminda Dias Azevedo e marido

Carlos llhão e família

Celestino Fernandes AlvesDeolinda Alves Costa e famíliaJosé da Silva Torres e família

Laura Raposo e maridoMaria das Dores Araújo Campos emaridoMaria José Souto Ribeiro. marido e

filhoMaria Santos e ManuelAntónio Morei-ra Santos

DÂS CEttrB&AÇOflS1QUï.22, S. Cecília, í8h30 Rosário, í9hEucaristiaAntónio Augusto de Azevedo Costa eesposaAntónio Sá e pais

Eduardo Silva e Sá e famíliaJoaquim da Silva OliveiraLeonor Santos Gonçalves SáLeopoldina Azevedo MaiaMaría da Costa Ferreira e maridoMaria lnès Lima de Carvalho e famíliaMaria Lopes Moreira, rnarido e filhoOrcÍcio Campos da Silva

SEX.23, S. Clemente e S. Columbano,18h30 Rosário, í9h EucaristiaAmérico Couto RochaAntonio Oliveira e pai

Avôs de Adelaide Furtadoldalino GonçalvesJosé Azevedo Santos e filhaJosé Gomes de AlmeidaJúlia Gonçalves da Silva, marido e

filhosMaria da Silva Moreira e maridoMaria Rosa da Silva e famíliaPalmira Rosa da Costa e filhoRosa Ferreira da Silva e filhosZulmira Maria da Silva

19h30 Adoração Eucarística e Vés-peras

SÁ8. 24, S. André Dung-Lac e compa-nheiros, 18h30 Rosário, 19h Eucaristia

DOM.25, th Eucaristia

th Rosário

11h Eucaristia, com Baptismos deRodrigo Cruz Fonseca e RodrigoCampos dos Santos

Page 3: Boletim Nº 191

AGIND.AAtendimento / cartório - Quarta-feira: 16h-18h. Sábado: 10h-11h30.

Reunião de catequistas - Na Quinta-feira, dia22, às 2íh.

Reunião de pais e padrinhos - Em preparação do sacramento do Baptismo,realiza-se uma reunião para os pais e padrinhos das crianças a baptizar na Sexta--feira, dia 23, às 21h30, na Residência Paroquialde Fradelos.

Encontro Arquidiocesano - Para as direcções de todos os movimentos da paró-quia. Será no Centro Pastoral de Braga no dia 24, a parlir das gh.

Compromisso dos Movimentos - Será na Eucaristia das 11h no Domingo deCristo Rei, dia 25. Apelo a que todos os movimentos estejam presentes!

Vista dos Pároco aos doentes - Durante esta semana e até ao proximo Domingosão aceites inscriçÕes de doentes e idosos que desejem a visita do pároco. Asfamílias não esqueçam as suas responsabilidades neste assunto e estejam atentasà sensibilidade e à fé dos familiares idosos e doentes que lhes estáo confiadosl

Formação de Leitores e MEG - No Sábado, 1 de Dezembro, em Famalicão, apartir das th.

lgreja: Familia é <ambiente naturab para despertar de novas vocaçõesO SecretáriodaComissão EpiscopalVocaçõese Ministérios (CEVM) consideraquea famÍlia é o melhor espaço para educar as novas gerações para a Íé e promovero aparecimento de novos candidatos ao sacerdócio."A família é o ambiente natural de educação e crescimento na fé e o testemunhoé a maior riqueza na passagem desta mensagem", disse à ECCLESIA o conegoEmanuel Matos Silva, no âmbito da Semana dos Seminários que a lgreja Catolicaestá a celebrar até Domingo.O responsável acredita que a família, estando de certa forma "fragilizada" , não seencontra "impossibilitada' de dar testemunho e cativar os jovensNeste sentido, o secretário da CEVM espera que a semana intitulada 'Sacerdote,

irmâo na fé e servidor dafé dos irmãos'seja uma experiência de comunhão entreas comunidades e uma forma de "ver experiências de oração" por novas vocaçõese também "pela perseverança" dos sacerdotes."Este tema é uma feliz coincidência, noAno da Fé, para valorizar o papeldo padree sublinhar a fé no serviço", afirmou o sacerdote.A CEVM acolheu esta semana dos seminários sem "grandes estratégias" mascomo um "desafio"."A vida dos sacerdotes é a melhor maneira de chamar jovens ao sacerdócio, aqualidade, a alegna e a fidelidade dessa vida mostram a valrdade do grandiosoprojecto". conelui o cónego Emanuel Matos Silva.A mensagem e outros materiais preparados pela CEVM para esta iniciativa estáodisponiveis, online, para que as comunidades católicas possam preparar estacelebração.ASemana dos Semináriosé o tema central do programa ECCLESlAdeste domingo(transmitido às 6h na Antena 1) onde pode escutar a reportagem no seminário dosOlivais, em Lisboa.

Page 4: Boletim Nº 191

A Fé ensina a viver melhor?A fé, manifestada em Jesus, ensina-nos a viver neste mundo. O nosso ponto

de partida pode ser a passagem da Carta a ïto (Tt 2,12), onde se diz a propósitode Jesus: 'a graça de Deus, fonte de salvação, manifestou-se a todos os homens,ensinando-nos a viver neste mundo". Esta frase é um desafio, antes de tudo, atomarmos a sério a humanidade de Jesus como narrativa de Deus e do Homem.Nessa humanídade temos o caminho, a verdade e a vida.

Hoje sentimos a necessidade muito grande de uma fé orientada para a vida. Deuma fé que possa constituir uma arte de viver, um laboratório para uma existênciaautêntica e não apenas para a manutenção de um conjunto de práticas fragmen-tárias. E precisamos reencontrar ou reinventar, a partir da Íé, uma gramática dohumano. A fé é um exercício muito concreto de confìança na narrativa de Deusque Jesus nos relata com a sua própria vida, com o seu próprio corpo, os seusgestos, o seu silêncio, a sua história, a poética da sua humanidade. Que se podeconcluir então? Que Deus, por exemplo, não bate a uma porta que nós não temos,mas está à nossa porta e bate; que Deus não está numa época passada ou futurasimplesmente, mas Deus emerge no nosso presente histórico e é ai (e aquil) queo encontro com Ele se torna para nós decisivo.

Há um ensaio literário de uma grande autora americana, Susan Sontag, ondeela se levanta contra a interpretação, porque diz,"O mundo encheu-se de comen-tários, já só vivemos de coisas em segunda mão". De facto, cada vez estamosmais distantes da fonte, do original, do acontecimento, porque vivemos na novelados comentários e das interpretações. Há sempre mais uma interpretação quese sobrepÕe, à maneira de cascas de cebola. Mas o que é a essência do (nosso)problema? O que é o núcleo fundamental? lsso como que nos escapa. E Sontagdizia que o que temos a lazer é ensinar a ver melhor, a ouvir melhor, a saborearmelhor, a tocar melhor. No fundo, a exercitar melhor a nossa humanidade. UmaÍé vivida aqui e agora é tarnbém uma fé que não se deixa capturar pelo labirintoepidérmico dos meros comentários, mas arrisca-se a construir como uma aventurana ordem do ser.

José Tole ntino Me ndonça

SUEESTÃO DId SEMANAConcerto - Os Voluntários de Nossa Senhora do Sameiro promovem, no dia 23deste mês de Novembro, às 2'1h30, no Auditório Vita, na Rua de S. Domingos,em Braga, um Recitalde Pianoe Canto, com a participação da pianista Luiza daGama Santos e do BarítonoArmando Possante.Este recital incluia interpretaçãode obras de Robert Schuman, Gabriel Fauré, Henri Duparc e Francisco Lacerda.O recitalinsere-se num programa de eventos regulares orientados para a obten-ção de fundos para o restauro do telhado da Basílica do Sameiro.O grupo dos Voluntários de Nossa Senhora do Sameiro é constituído por pessoasque, junto à Confraria do Sameiro, colaboram em diversas actividades e inicia-tivas orientadas para a recolha de fundos, tendo em vista o fim acima referido.Contamos com a colaboraçâo graciosa dos Músicos, tendo o bilhete um custosimbólico de "10 telhas", o qual, para além de ser uma generosa contribuição,decerto proporcionará um bom espectáculo.