Top Banner
BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR dezembro O Desafio Sebrae 2006 está che- gando ao fim. Agora, de 7 a 11 de dezembro, acontece a final da sétima edição do jogo de empresas, que recebeu inscrições de cerca de 50 mil universitários dispostos a aprender a empreender. As semifinais ocorre- ram em Belo Horizonte, de 22 a 24 de novembro, e foram selecionadas oito equipes para a final do jogo virtual de negócios mais disputado no mundo. Sejam quais forem os vencedores, os participantes já saem ganhando novos conhecimentos e muitos têm par- ticipado há vários anos. É o caso dos cinco integrantes da equipe MTolokos, de Mato Grosso, que participa pela ter- ceira vez da competição e chegou à semifinal como vencedora estadual. "O que mais chamou atenção nessa equi- pe foi a união, o comprometimento e o respeito mútuo, características de quem é empreendedor", avalia a ges- tora do Desafio Sebrae em Mato Grosso, Rosana Rocha. Por exemplo: eles aprenderam a tra- balhar em equipe. "Nos reuníamos de madrugada, percorrendo passo-a-passo cada fase e respeitando as opiniões que nem sempre eram unânimes", conta Robson Neves, estudante de análise de sistema. "O mercado é imprevisível. Tivemos surpresas no decorrer do jogo. Porém, no orçamento e na contenção de despesas, não tivemos dificuldades, como nos outros anos." O estudante de ciências econômi- cas Alexandre Fleith Comitti, da equipe "Picaretas S/A", vencedora de Santa Catarina, já foi finalista do jogo no ano de 2003 e este ano está animado. "Nos aprimoramos em diversos aspectos, sem perder o tino empreendedor que já nos levou tão longe", destaca. Para ele, o Desafio permitiu colo- car em prática muitos conceitos que conheceu em teoria na faculdade. "As pessoas me perguntam o que meu curso ajuda no Desafio, mas o correto seria perguntarem o que o Desafio ajuda no meu curso", observa o estudante. A equipe vencedora do Desafio Sebrae 2006 ganhará uma viagem a um centro de referência mundial de em- preendedorismo e disputará, em mea- dos do ano que vem, a etapa interna- cional do Desafio e competirá com Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai e Paraguai. Os MTolokos: Henrique, Victor Hugo, Danilo, Robson e Marcus Carolina de Moraes MAIS INFORMAÇÕES: www.desafio.sebrae.com.br Performance teatral durante a cerimônia de premiação do Desafio Sebrae 2005 Finalíssima do Desafio Em dezembro, saem os vencedores do jogo que ensina universitários a empreender Márcia Gouthier/ASN INFORME GA185_82a85_Sebrae OK 22/11/2006 9:04 PM Page 2
4

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR dezembro Finalíssima do …revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,69... · milhão de reais em uma pequena empresa nascente?

Nov 30, 2018

Download

Documents

dangphuc
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR dezembro Finalíssima do …revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,69... · milhão de reais em uma pequena empresa nascente?

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR dezembro

ODesafio Sebrae 2006 está che-gando ao fim. Agora, de 7 a 11de dezembro, acontece a final

da sétima edição do jogo de empresas,que recebeu inscrições de cerca de 50mil universitários dispostos a aprendera empreender. As semifinais ocorre-ram em Belo Horizonte, de 22 a 24de novembro, e foram selecionadas oitoequipes para a final do jogo virtual denegócios mais disputado no mundo.

Sejam quais forem os vencedores,os participantes já saem ganhandonovos conhecimentos e muitos têm par-ticipado há vários anos. É o caso doscinco integrantes da equipe MTolokos,de Mato Grosso, que participa pela ter-ceira vez da competição e chegou à

semifinal como vencedora estadual. "Oque mais chamou atenção nessa equi-pe foi a união, o comprometimento eo respeito mútuo, características dequem é empreendedor", avalia a ges-tora do Desafio Sebrae em MatoGrosso, Rosana Rocha.

Por exemplo: eles aprenderam a tra-balhar em equipe. "Nos reuníamos demadrugada, percorrendo passo-a-passocada fase e respeitando as opiniões quenem sempre eram unânimes", contaRobson Neves, estudante de análise de

sistema. "O mercado é imprevisível.Tivemos surpresas no decorrer do

jogo. Porém, no orçamento e nacontenção de despesas, não tivemos

dificuldades, como nos outros anos."O estudante de ciências econômi-

cas Alexandre Fleith Comitti, da equipe"Picaretas S/A", vencedora de SantaCatarina, já foi finalista do jogo no anode 2003 e este ano está animado. "Nosaprimoramos em diversos aspectos, semperder o tino empreendedor que já noslevou tão longe", destaca.

Para ele, o Desafio permitiu colo-car em prática muitos conceitos queconheceu em teoria na faculdade. "Aspessoas me perguntam o que meu cursoajuda no Desafio, mas o correto seriaperguntarem o que o Desafio ajuda nomeu curso", observa o estudante.

A equipe vencedora do DesafioSebrae 2006 ganhará uma viagem a umcentro de referência mundial de em-preendedorismo e disputará, em mea-dos do ano que vem, a etapa interna-cional do Desafio e competirá comArgentina, Colômbia, Peru, Uruguai eParaguai.

Os MTolokos: Henrique, Victor Hugo, Danilo, Robson e Marcus

Car

olin

a d

e M

ora

es

MAIS INFORMAÇÕES:www.desafio.sebrae.com.br

Performance teatral durante a cerimônia de premiação do Desafio Sebrae 2005

Finalíssima do DesafioEm dezembro, saem os vencedores do jogo que ensina universitários a empreender

Már

cia

Go

uth

ier/

AS

N

INFORME

GA185_82a85_Sebrae OK 22/11/2006 9:04 PM Page 2

Page 2: BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR dezembro Finalíssima do …revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,69... · milhão de reais em uma pequena empresa nascente?

www.sebrae.com.bro 2006 I N F O R M E P U B L I C I T Á R I O

OPetit Suisse, uma sobremesasaudável e nutritiva, feita deforma inédita no País, com leite

de cabra, rendeu o primeiro lugar doPrêmio Técnico Empreendedor 2006– Categoria Tecnólogo – a uma equi-pe de estudantes do curso superior deTecnologia em Processamento de Ali-mentos do Centro Federal de EducaçãoTecnológica (Cefet), em Bambuí,Minas Gerais.

Estimular a inovação em projetos denegócios é um dos principais objeti-vos da premiação, que está em sua quin-ta edição, desde que foi criada no iníciodesta década pelo Serviço Brasileiro deApoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae) e pelo Ministério da Educação.

"Pensamos nas crianças que têmalergia à lactose e não podem consu-mir produtos à base de leite de vaca,e nos nutrientes que o leite de cabratem para oferecer às crianças", diz oestudante Pedro Henrique Euzébio, umdos vencedores, ao lado de Naiara de

Jesus e Sthefania Braz e o professor-orientador Wemerton Luiz Evangelista.

O leite de cabra é fonte de cálcio, fós-foro, vitamina D e vitamina A. Além denutritivo e saboroso, o petit suisse, queé lançamento no mercado, vai contribuirtambém para gerar uma alternativa desustentabilidade de produtores ruraisenvolvidos com a criação de cabras.

ALGASNa Categoria Técnico, o primeiro lugardo prêmio ficou com o projeto “Algas,

uma Nova Oportunidade” do ColégioAgrícola de Camboriú (SC). Os alunosAlexandre Luís, Edimar Viga e Vander-son Rodrigues, com orientação da pro-fessora Carla Elizabeth, desenvolveramo projeto, que tem como principal obje-tivo oferecer melhor qualidade de vidapara os maricultores de Santa Catarina.

"Tivemos como objetivo ofereceruma nova oportunidade de renda paraos maricultores, por meio da alga mari-nha, matéria-prima abundante no Es-tado", explica Alexandre Luís.

Equipe Algas: o 1ª lugar na categoria Técnico

Técnicos de negóciosInovação rende prêmio a estudantes da rede tecnológica de ensino

CATEGORIA TECNÓLOGO1º) Petit Suisse (Cefet Bambuí).

2º) Cadeira de rodas com motor elétrico(Centro de Educação Tecnológica de Sobral -Ceará);

3º) Geléia de frango cocotó (Cefet Bambuí);

4º) Painel remoto CPU (Centro Federal deEducação Tecnológica de Santa Catarina);

5º) Chocopower – otimizador de desempenho(Centro Federal de Educação Tecnológica deNilópolis);

CATEGORIA TÉCNICO:1º) Algas, uma nova oportunidade (ColégioAgrícola de Camboriú - SC);

2º) Arte das sobras: Transformart (SociedadeEducacional Três de Maio);

3º) Elaboração de picles de melão por proces-so de fermentação natural (Colégio AgrícolaVidal de Negreiros – Universidade Federal daParaíba).

4º) Fabricação de leite de cabra em pó, utili-zando máquina de baixo custo (UniversidadeFederal de Viçosa - Campus Floresta - MG);

5º) Escola de Formação de Jovens - Tecnologiade Mandallas (Colégio Agrícola Vidal deNegreiros – Universidade Federal da Paraíba);

E PUBLICITÁRIO

Equipe do Petit Suisse: 1º lugar nacategoria Tecnólogo

GA185_82a85_Sebrae OK 22/11/2006 9:06 PM Page 3

Page 3: BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR dezembro Finalíssima do …revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,69... · milhão de reais em uma pequena empresa nascente?

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR dezembro 2

Opção de ser ou não empregadoCurso pela internet faz experiência na rede de educação profissional

Para as novas mídiasO Sebrae no Paraná disponibiliza cursos e palestras para serem baixadas, via internet,por MP3, MP4, Palmtop, iPOD e celular

Já pensou em acessar cursos e pa-lestras de consultores do Serviço

Brasileiro de Apoio às Micro e Pe-quenas Empresas (Sebrae) a qual-quer momento? Isso já é uma realida-de no site do Sebrae no Paraná(www.sebraepr.com.br). O programa“Sebrae Digital" está funcionando des-de outubro para o acesso aos inicia-dos nas modernas tecnologias de co-municação. Agora, o empreendedorou o candidato a empresáriopode baixar e acessar asorientações gratuitamen-teatravés de MP3, MP4,PalmTop, iPOD ou ain-da celular, por mensa-gens de texto.

A capacitação de em-preendedores é uma marcaregistrada do Sebrae em todosos estados, de acordo com acampanha da instituição, cujo slo-gan é: “Quem tem conhecimento vaipra frente”. Mas nem sempre há dis-ponibilidade de tempo para partici-par dos cursos e palestras, que namaioria das vezes são presenciais ou

somente via internet. A idéia do “Se-brae Digital” é justamente ampliar oleque de atendimento por novos me-canismos.

A coordenadora da área de educa-ção do Sebrae no Paraná, Marta Mi-randa, conta que o projeto inicial eratímido. Os conteúdos seriam disponi-bilizados somente via celular. Mas aidéia foi aprimorada e o resultado fi-

cou acima do esperado. “A gentepôde abrir para mídias diferentes.

Então foi feito todo um mapea-mento dos clientes para saber

que recursos eles tinham paradirecionar o projeto”, explica.

Inicialmente, estãoacessíveis quatro cur-sos e palestras: “Abri

minha empresa, e ago-ra?”, que ensina o em-

presário a controlar e admi-nistrar seu negócio para que ele

tenha chance de sucesso; “ControlesFinanceiros Essenciais”, que mostraque a parte mais sensível de uma em-presa é o caixa e que o empreendedordeve saber controlá-lo; “Inclusão Di-gital”, em que ele aprende a tirar pro-veito da internet; "Ser Empreendedor",que enumera as principais qualidades eatitudes essenciais para o sucesso doempreendimento.

Sulamita Mendes, gerente da Uni-dade de Marketing do Sebrae no Pa-

raná, explica que essas novas mídiasainda são restritas. Mas, mesmo as-sim, vale a pena investir nesse seg-mento. "O público que vai acessaresses conteúdos são os jovens e altosexecutivos, um nicho interessante pa-ra a instituição", complementa.

Só no Paraná, até setembro de2006, o Sebrae já realizou 147 milatendimentos presenciais ou por telefo-ne e 262 mil atendimentos on-line, ofe-recendo orientações, treinamentos econsultorias nas grandes áreas que nor-teiam o apoio às pequenas empresas:empreendedorismo e desenvolvimento.

INFORME

Um dos cursos do Sebrae/PR ensina o empreendedor a tirar pro-veito da internet

??

GA185_82a85_Sebrae OK 22/11/2006 9:06 PM Page 4

Page 4: BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR dezembro Finalíssima do …revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,69... · milhão de reais em uma pequena empresa nascente?

Parece conto de fadas imaginar que alguém com 21 anos possa investir 1milhão de reais em uma pequena empresa nascente? Mas esse enredo é

real e aconteceu, em outubro, na Universidade de São Paulo, onde quatro jovensuniversitários viraram "angels investors" – investidores que aplicam em empre-sas inovadoras. No Brasil, a prática ainda não é muito conhecida, mas é bom

caminho para o desenvolvimento de pequenas empresas de basetecnológica.

"Estamos tirando um negócio de uma universidade, mas temosa certeza de que nosso investimento será muito bem recompen-sado", afirma o investidor Luiz Guilherme Camasmie, de 21 anos.Estudante de Direito, ele é um dos sócios da empresa de investi-mentos Infinity Invest. Após analisar 55 projetos, eles decidi-ram aplicar na AdTS – Soluções em Engenharia e Automação,produtora de equipamentos de medição para grandes empresas.

o 2006

Suas perguntas serão respondidas por consultores especializados. Envie nome e endereço. Além das respostas, você receberá publicações do Sebrae e concorrerá a brindes. Você pode também procurar o Sebrae mais próximo para obter mais informações

ENVIE PERGUNTAS [email protected]

I N F O R M E P U B L I C I T Á R I O

CURSO A DISTÂNCIAPreciso fazer um curso de auxiliar administra-tivo ou de departamento de pessoal. Moro em SãoMateus, Espírito Santo, e gostaria de saber se ocurso é oferecido aqui ou a distância.

Renato [email protected]

RESPOSTARenato,

Uma das principais atribuições do Sebrae é ofere-

cer cursos para capacitação dos empreendedores.

Os cursos do Sebrae contribuem para apontar cami-

nhos mais seguros para o êxito nos negócios. Visite

o site do Sebrae: lá você encontrará testes e dicas

para empreender com mais segurança. A relação dos

cursos do Sebrae pela internet está disponível no

endereço http://educacao.sebrae.com.br. Há tam-

bém cursos e palestras presenciais no Sebrae/ES.

Para mais informações, ligue 0800-399192 ou aces-

se o site do Sebrae/ES http://www.es.sebrae.com.br.

O Sebrae/ES não possui curso de Auxiliar

Administrativo, mas tem o Curso Administração

Básica para Pequenas Empresas.

Sebrae/ES

FEIRA DE ARTESANATOPor favor, gostaria de saber as datas das Feiras deEmpreendedores relacionadas ao artesanato bra-sileiro, como a feira que teve em Minas Gerais. Ecomo poderia conseguir a relação dos exposito-res dessa feira? Estou abrindo uma loja de artesa-nato brasileiro e estou interessada.

Zélia Maria de [email protected]

RESPOSTAZélia,Informamos que acontece sempre em novembroa Feira Nacional de Artesanato, sendo essa a maiorfeira de artesanato da América Latina, realizadadesde 1989, voltada para os segmentos empre-sarial e comercial.

Para informações adicionais acesse: www.feira-nacionaldeartesanato.com.br

Também poderá obter informações sobre even-tos ligados ao artesanato em Minas Gerais no siteda Belotur (www.belotur.com.br)

Sebrae/MG

CUPOM FISCALTenho uma microempresa na cidade de Flo-

rianópolis e gostaria de obter algumas informa-ções sobre o cupom fiscal. Gostaria de saber se éobrigatório ou se apenas a nota fiscal é necessária?

Fernanda [email protected]

RESPOSTAFernanda,De acordo com o regulamento do ICMS emSanta Catarina, a utilização do Cupom Fiscalé obrigatória a todo contribuinte cuja expecta-tiva de receita bruta anual seja superior a R$120.000,00. O regulamento do ICMS está dis-ponível no site da Fazenda Estadual(www.sef.sc.gov.br). Clique em Legislação Tri-butária. Para informações mais específicas, suge-rimos procurar a Agência do Sebrae em Floria-nópolis - Av. Rio Branco, 597, e conversar comnosso contador. O atendimento é gratuito.

Sebrae/SC

??RESPONDESEBRAESEBRAERESPONDE

www.sebrae.com.br

Cerca de 500 mil alunos no País são atendidos por empreendedores voluntários

PUBLICAÇÕESGANHE

Jovens investem em novas empresasProjeto incubado na USP recebe 1 milhão de reais MAIS INFORMAÇÕES:

[email protected]

E PUBLICITÁRIO

CamasmieEquipamento de medição de empresanascente

??

GA185_82a85_Sebrae OK 22/11/2006 9:06 PM Page 5