Top Banner
| 11 BIOCOMBUSTÍVEIS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA E O DESAFIO DA CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO INTERNACIONAL A o entrar no Palácio do Planalto, todos os visitantes de- param-se com enorme painel sobre o Programa Brasileiro de Biodiesel. Em todas as viagens do Presidente Lula ao ex- terior e em todos os contatos com visitantes estrangeiros ao Brasil, os biocombustíveis sempre têm papel de destaque. A determinação do Presidente em difundir o emprego de bio- combustíveis no mundo é, sem dúvida, uma das marcas de sua administração. A energia é elemento fundamental para o crescimento e o desenvolvimento das sociedades modernas. A vantagem comparativa do Brasil em relação aos biocom- bustíveis pode ser fundamental para a consolidação do de- senvolvimento do País e do seu novo papel no mundo. No presente artigo, buscou-se, inicialmente, oferecer um panorama do caráter estratégico da energia ao longo do últi- mo século e no momento atual. Depois, descreveu-se a expe- riência brasileira nos biocombustíveis, o etanol e o biodiesel. Em seguida, comentaram-se os desafios para a formação do BIOCOMBUSTÍVEIS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA E O DESAFIO DA CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO INTERNACIONAL Embaixador Antônio José Ferreira Simões 1 1 Diplomata; Diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores.
23

BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

Nov 10, 2018

Download

Documents

phamkhue
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|11BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

AoentrarnoPaláciodoPlanalto,todososvisitantesde-param-secomenormepainelsobreoProgramaBrasileiro

deBiodiesel.EmtodasasviagensdoPresidenteLulaaoex-terioreemtodososcontatoscomvisitantesestrangeirosaoBrasil,osbiocombustíveissempretêmpapeldedestaque.AdeterminaçãodoPresidenteemdifundiroempregodebio-combustíveisnomundoé,semdúvida,umadasmarcasdesuaadministração.Aenergiaéelementofundamentalparaocrescimentoeodesenvolvimentodassociedadesmodernas.AvantagemcomparativadoBrasilemrelaçãoaosbiocom-bustíveispodeserfundamentalparaaconsolidaçãodode-senvolvimentodoPaísedoseunovopapelnomundo.

Nopresenteartigo,buscou-se,inicialmente,oferecerumpanoramadocaráterestratégicodaenergiaaolongodoúlti-moséculoenomomentoatual.Depois,descreveu-seaexpe-riênciabrasileiranosbiocombustíveis,oetanoleobiodiesel.Emseguida,comentaram-seosdesafiosparaaformaçãodo

BiocomBustíveis:a experiência

brasileira e o desafio da consolidação do

mercado internacionalembaixadorantônioJoséferreirasimões1

1Diplomata;DiretordoDepartamentodeEnergiadoministériodasrelaçõesExteriores.

Page 2: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

12| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

mercadointernacionaleaestratégiabrasileiraparaatrans-formaçãodoetanoledobiodieselem“commodities”inter-nacionais.

ocaráterestratégicodaenergia

Emagostode1859,EdwinL.DrakeperfurouemTitusvil-le,naPensilvânia,oprimeiropoçodepetróleodosEUA.AproduçãoemBaku,naRússia,deformamanual,jáhaviasidoiniciadaem1829.NofinaldoséculoXIXeiníciodoséculoXX, estruturou-se a produção em larga escala do petróleo,queseriaaprofundadaapósaSegundaGuerraMundial.

OpetróleoadquiriudimensãoestratégicacomadecisãodoAlmirantadobritânico,de1912,deconverteraesquadra,entãomovidaacarvão,paraóleodiesel.Oprocesso,lideradopeloPrimeiroLordedoAlmirantado,WinstonChurchill,vin-culoufortementeopetróleoàpolítica.Osbritânicosestavamabrindomãodocarvão,abundanteemseuterritório,ecrian-doumadependênciaemtornodeumrecursoqueprovinhadoOrienteMédio.ACoroabritânicateriaparticipaçãomajoritá-rianaAnglo-Persian,futuraBritishPetroleum.EssamudançadeuàesquadrainglesaflexibilidadedeaçãofundamentalnaPrimeiraGuerraMundial.Opesodosnaviosfoialiviadoenãoeramaisnecessáriodeslocargrandecontingentedatripula-çãoparatransferirocarvãodosdepósitosparaascaldeiras.

NaSegundaGuerraMundial,opetróleoteveumpapeles-tratégicoaindamaior.AofensivaalemãcontraaURSSjus-tificava-se,principalmente,pelanecessidadedecontrolarasreservasdepetróleodeBaku.OJapãoatacouPearlHarbourparaneutralizaraesquadranorte-americanaefacilitarsuasações de tomadada Indonésia e de suas ricas reservas de

Page 3: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|13BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

petróleodeentão.Os6bilhõesdebarrisdepetróleo(deumtotalde7bilhõesutilizadospelosaliados)fornecidospelosEUAforamfundamentaisparaavitóriaaliadanoconflitoeaescassezdoprodutoteveimportantepapelnareduçãodacapacidadedasforçasdoEixodeseguirresistindo.

Aoterminaraguerra,osEUAperceberamquesuasreser-vas já não seriam suficientes para atender ao aumento dademanda.Consolida-se,assim,aparticipaçãodosnorte-ame-ricanoseeuropeusnodesenvolvimentodaproduçãodaáreaondeseconcentrammaisde61,9%dasreservascomprovadasmundiais2:oOrienteMédio.

AGuerraFriadividiuomundoemdoiscamposantagôni-cosseparadosporumprofundodebateideológico.OtérminodaUniãoSoviéticaeosuposto“fimdahistória”declaradoporFukuyamacriamumnovomomento.Aideologianãodivi-demaisospaísesdomundo,osconflitosnãotêmmaiscomoeixoavertenteLeste-Oeste.

Osconflitosentrepaísesrespondem,naatualidade,aumagamamaisamplaecomplexadevariáveis,taiscomocultura,religiãoe,principalmente,abuscaporsegurançanosupri-mentodematérias-primas,dasquaisamaisrele-vanteéaenergia,emparticularopetróleo.

Energia e estratégia estão indissociavelmen-terelacionadas.Aquestãocentraldaenergianosanos90passouaseracessoa recursosnaturais.Aescassezdosrecursosealutaporacessoare-cursos energéticos passaram a constituir umdosprincipais fatores por trás dos grandes conflitos.Opetróleoérecursoabsolutamenteindispensávelaofuncionamentodequalquereconomiamoderna.

2 Dadorelativoa2005.Fonte:BPStatisticalReviewofWorldEnergy.

energia e estratégia estão inDissociavelmente relacionaDas. a questão central Da energia nos anos 90 passou a ser acesso a recursos naturais.

Page 4: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

14| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

Porsernecessáriotantonaoperacionalidadedeumestablish-mentmilitarquantonasmaisdiversasatividadesprodutivascivis,ainterrupçãodeseufornecimentoequivaleaumcolap-so literaldequalquersociedadecontemporânea.Porisso,osEstadoscentraisbuscamcontrolaroacessoàsreservaseàsrotaspelasquaisoóleochegaaosmercadosconsumidores.Énessecontextoqueseexplicaamilitarizaçãodaspolíticasenergéticas,asemprecrescentepresençadopoderpúbliconoestabelecimentodeobjetivosestratégicoseatransforma-çãodoconceitode“segurançaenergética”numdospilaresdasegurançanacional.

umnovoativoestratégico

Adescobertadenovasreservasdepetróleotemdiminuídonosúltimosanos.Estamosconsumindoasreservasatuaisnumritmomaiselevadodoqueodedescobertadenovasjazidas.Deacordocomoscálculosdosespecialistas,estamospróximosdomomentoemqueteremosconsumidoametadedetodooóleodoplaneta.Issopoderáocorrernestadécada,em10,20ou30anos,masháconsensodequeessemomentoestápróximo.A tendênciaédeque,apesardosavançostecnológicos,apro-dução decline nas décadas futuras e o preço seeleve.Comosesabe,asnovasjazidasencontradassãodepetróleocomcustodeproduçãomaisele-

vado.Óleos pesadosou extra-pesados, produção emáguasprofundas e ultra-profundas, aproveitamentodas chamadas“tarsands”noCanadáexigirãograndevolumederecursosnaprospecção.

a Descoberta De novas reservas

De petróleo tem DiminuíDo nos últimos

anos. estamos consuminDo as

reservas atuais num ritmo mais elevaDo Do

que o De Descoberta De novas jaziDas.

Page 5: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|15BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

Ademanda,poroutro lado,não cessadeaumentar.DeacordocomdadosdaAgênciaInternacionaldeEnergia(AIE),oconsumodepetróleodeveráelevar-senumamédiade1,6%aoanoaté2030,quandoatingiremosumconsumode120milhões de barris por dia. Isso representa umaumentodecercade40%noatual consumode86,1milhõesdebarrispordia3.

Oshidrocarbonetoscontinuarãoa ser,naspróximasdé-cadas,aprincipal fonteenergética.Noentanto,os fatoresacimamencionadosestimularãoodesenvolvimentodeoutrasfontesdeenergia.Énessecontextoqueseinsereaestratégiabrasileiranaáreadosbiocombustíveis.

Ahistóriamostraquepaísesquedetêmadian-teiranoprocessodemigraçãodamatrizenergéticadispõemdeumaimportantevantagemcomparati-va.AInglaterraeraopaísmelhorsituadoquandoocarvãopassouaseroprincipalcomponentenamatrizenergéticamundial.OsEUAtiveramposiçãodeliderançanatransiçãoparaopetróleo.Hojeno-vos atores ingressamno cenário.De acordo comdadosdeestudodaGoldmanSachs,nofinaldapri-meiraGuerradoGolfo,em1991,das20maioresempresasdaáreaenergéticaemtermosdecapita-lizaçãodemercado,55%eramnorte-americanase45%erameuropéias.Mas,em2007,35%das20maioresempresassãodos países BRICs (Brasil, Rússia, China e India), cerca de35%européiasecercade30%sãoamericanas.Umapresençaeconômicamais forte dosBRICs no conjunto da economiamundialécaracterísticadatransiçãoparaumaeconomiadebaixocarbono.

3 Dadosde2005.Fonte:AgênciaInternacionaldeEnergia.

a história mostra que países que

Detêm a Dianteira no processo De migração

Da matriz energética Dispõem De uma

importante vantagem comparativa.

Page 6: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

1�| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

A liderança que o Brasil possui atualmenteno setor de biocombustíveis representa, portan-to, uma vantagem comparativa fundamental. Sebemempregadaedesenvolvida,podeauxiliarna“commoditização” do etanol e do biodiesel e natransformaçãodoBrasilempotênciaenergéticadeprimeiragrandeza.

Contamos, para tanto, com uma experiênciade trinta anos no setor, capacitação tecnológicasuperioràdequalqueroutroplayerinternacional,mão-de-obraqualificadaparaaatividadeemesca-lashoje incomparáveis, vontadepolíticae terrasagricultáveis capazes de produzir cana-de-açúcarsuficienteparaproduziretanolebiodieselsemque,para tanto, sejanecessáriodesmataraAmazôniaouavançarsobreáreasdedicadasàsdemaiscultu-rasalimentícias.OBrasiltemperfeitaconsciênciadequeaconstruçãodomercadointernacionalde-pendedaentradademuitosoutrosprodutores.OBrasildesejaqueissoocorra.Sabemosquenãoé

possível nemdesejável termos poucos supridores. Para darsegurança de abastecimento, precisamos de muitos paísesproduzindoetanolebiodiesel.Hoje,nomundo,cercade20paísesproduzemenergiapara200países.OBrasildefendeademocratizaçãodaproduçãoenergética:podemoster100ou120paísesproduzindoenergiapara200países.

a liDerança que o brasil possui

atualmente no setor De biocombustíveis

representa uma vantagem comparativa

funDamental. se bem empregaDa e DesenvolviDa,

poDe auxiliar na “commoDitização” Do

etanol e Do bioDiesel e na transformação

Do brasil em potência energética De

primeira granDeza.

Page 7: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|1�BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

AExperiênciabrasileiraembiocombustíveis

É natural que o Brasil tenha muito a contribuir para adiscussãoemtornodasalternativasaoscombustíveisfósseis,poisédetentorde importanteconhecimentoacumuladonaáreadebiocombustíveis,emparticularnousodeetanoldecana-de-açúcarcomocombustívelautomotivo.Amatrizener-géticabrasileiraéumadasmaislimpasdomundoe,atualmen-te,maisde45%detodaaenergiaconsumidanoPaísprovémdefontesrenováveis,aopassoqueamédiadeparticipaçãodessasfontesnamatrizenergéticadospaísesdesenvolvidosnãochegaa15%.IssosetraduzemnítidavantagemparaaposiçãodoPaísnocontextoatual,emqueaspreocupaçõescomasegurançaenergéticaecomomeioambientetêmle-vadodiversospaísesabuscaralternativasaoscombustíveisfósseiseatentar implementar iniciativaspara reduzirsuasemissõesdegasesgeradoresdeefeitoestufa(GEE).

Etanol:dopioneirismoaousosustentável

Aexperiênciabrasileiracomautilizaçãodoetanoladicio-nadoàgasolinaremontaàdécadade1920.Porém,foisomen-teapartirde1931,comaediçãododecretono19.717,de20defevereirodaqueleano,queocombustívelproduzidoapartirdacana-de-açúcarpassouaseroficialmenteadicionadoàgasolina,entãoimportada.Apesardessasiniciativas,entre-tanto,foinadécadade1970,comolançamentodoProgramaNacional do Álcool – Proálcool – em 1975, que o Governocriouascondiçõesnecessáriasparaograndesalto.Osetorsucroalcooleiro brasileiro conseguiu tornar-se, nos últimos

Page 8: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

1�| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

Ban

cod

eim

agen

sP

etro

bras

Page 9: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|1�BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

anos,umdosmaismodernosdomundo,tendoalcançadosig-nificativosresultadostantoambientaisquantoeconômicos.

OProálcooltinhacomoobjetivosprincipaisaintroduçãonomercadodamisturagasolina–álcool (álcoolanidro)eoincentivoaodesenvolvimentodeveículosmovidosexclusiva-menteaálcool(álcoolhidratado).Emtermoscronológicos,pode-sefalaremquatromomentosdistintosdeproduçãoedousodoálcoolcombustívelemlargaescalanoBrasil.

Noprimeiro,de1975a1979,oGoverno,confrontadocomoprimeirochoquedepreçosdopetróleo,em1973,combi-nadocomaquedadepreçosdoaçúcarnomercadointerna-cional,decidiutomarmedidasde incentivoaoaumentodaproduçãodoetanolparautilizaçãocomocombustívelmistu-radoàgasolina.HavianoPaísumexcessodeaçúcarquede-primiatremendamenteospreços.Alémdecombateraquedadepreçosdosetoraçucareiro,pretendia-setambémdiminuiradependênciadoscombustíveisfósseis.

Jáasegundafase,quevaide1979a1989,éconsideradaoapogeudoProálcool.Caracterizou-sepelaestruturaçãodeuma série de incentivos públicos fiscais e financeiros queabarcavamdesdeosprodutoresdeetanolatéosconsumido-resfinais.Seuiníciofoimarcadopelosegundochoquedope-tróleo,em1979,quandoospreçosmaisumavezdispararamnomercadomundial. Seu término, em 1989, caracterizou-sepelafaltadeálcoolhidratadonasbombasdospostosdecombustível.Esseepisódioabalouseriamenteaconfiançadoconsumidorfinaleavendadoscarrosmovidosexclusivamen-teaálcoolsofreuquedasignificativa.

Aterceirafase,de1989a2000,foimarcadapeladeses-truturaçãodoconjuntode incentivoseconômicosgoverna-mentaisaoprograma,nocontextodadesregulamentaçãodosistemadeabastecimentodecombustíveisnoPaís.Em1990,

Page 10: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

20| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

foiextintooInstitutodoAçúcaredoÁlcool(IAA),quere-gulou o mercado brasileiro sucroalcooleiro durante quasesessentaanos.Sobopanodefundodereduçãodospreçosdobarril depetróleonomercado internacional, oGovernogradativamentepassouàsmãosdainiciativaprivadaasde-cisõesrelativasaoplanejamentoeàexecuçãodasatividadesdeproduçãoecomercializaçãodosetor.Oálcoolhidratado,comocombustível,caiuemdesusoapartirdofinaldadécadade1980,comofimdossubsídios.Porsuavez,amisturadeálcoolanidroàgasolinafoiimpulsionadapordecisãogover-namental,em1993,queestabeleceuamisturaobrigatóriadeálcoolanidroemtodaagasolinadistribuídapararevendanospostos(Leino8.723,de28deoutubrode1993).Naprática,adiretivagovernamentalcriouumareservademercadoparao álcool anidro que vigora atéhoje.Opercentual éfixadopeloConselhoInterministerialdoAçúcaredoÁlcoolepodevariarnafaixaentre20%e25%.

Aquarta fase,de2000atéosdiasdehoje, foi lançadacomarevitalizaçãodoálcoolcombustívelefoimarcadapelaliberalizaçãodospreçosdosprodutossetoriais(2002),pelaintroduçãodosveículosflex-fuel (2003),pelapossibilidadedeaumentodasexportaçõesdeetanoleporpreçoseleva-

dosdopetróleonomercadomundial,nocurtoemédioprazos.Nessafase,adinâmicadosetorsu-croalcooleiro passou a depender muito mais dosmecanismosdemercado,emespecialdomercadoexterno,doquedoimpulsogovernamental.Ose-tor realizou investimentos,expandiuaprodução,modernizou-setecnologicamentee,atualmente,oetanoldecana-de-açúcaréproduzidonoBrasildemodoeficiente,ambientalmente sustentável eapreçoscompetitivos.

o etanol De cana-De-açúcar é

proDuziDo no brasil De moDo eficiente,

ambientalmente sustentável e a

preços competitivos.

Page 11: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|21BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

oProgramaNacionaldeBiodiesel

Obiodieseléumcombustívelbiodegradávelderivadodefontesrenováveis,comoóleosvegetaisegordurasanimais,que,estimuladosporumcatalisador,reagemquimicamentecomoálcoolouometanol.ExistemdiferentesespéciesdeoleaginosasnoBrasilcomasquaissepodeproduzirobio-diesel,entreelasmamona,dendê,girassol,babaçu, sojaealgodão.Essecombustívelsubstitui,totalouparcialmente,odieseldepetróleoemmotoresdecaminhões,tratores,ca-mionetas e automóveis e também pode ser empregado nageraçãodeenergiaecalor.Aadoçãodobiodieseltrazbene-fíciosambientaise contribuiparamelhoraraqualidadedoar nos grandes centros urbanos em virtude da redução daemissãodegasespoluentes.

A exemplo do ocorrido na produção de etanol de cana-de-açúcar,oBrasilreúnecondiçõesideaisparasetornarum

Div

ulga

ção/

uni

ca

Page 12: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

22| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

grandeprodutormundialdebiodiesel,poisdispõedeexten-sasáreasagricultáveiscomsoloeclimafavoráveisaoplantiodeoleaginosas.Desdeadécadade1970,váriosprojetosdepesquisa de uso de óleos vegetais como combustíveis vêmsendodesenvolvidosnoPaís.Taisprojetosincluemtestescombiodieselpuroouemmisturacomóleodiesel.Foiconstatadaaviabilidadetécnicadautilizaçãodessesóleoscomocombus-tível,aindaquepermaneçamdesafiostecnológicoseeconô-micosaservencidosparapermitirseuusoemlargaescala.ÉprecisoregistraropioneirismodoProfessorExpeditoParente,cearensedetentordaprimeirapatentemundialdebiodiesel.

Com a elevação dos preços do óleo diesel, o biodieselvoltoua receberatençãodoGoverno,quecriou,em2003,oGrupodeTrabalhoInterministerial–GTIBiodiesel,coor-denadopelaCasaCivil.Noanoseguinte,oGovernolançouoficialmenteoProgramaNacionaldeProduçãoeUsodoBio-diesel(PNPB),vinculadoaprogramasdeinclusãosocialededesenvolvimentoregional.Paraincentivarousodebiodiesel,em2005,foisancionadaaLeino11.097,quefixaem5%opercentualmínimoobrigatóriodeadiçãodebiodieselaoóleodieselcomercializadoedáprazodeoitoanosparaqueessepercentualsejaatingido.Areferidaleiestabeleceque,apar-

tirde2008,odieselvendidonoPaísdeveráconter2%debiodiesel.Omesmoinstrumentojurídicode-finesistemadeincentivosfiscaisesubsídiosparaaproduçãodebiodieselefetuadaempequenaspro-priedades familiares de regiões economicamentedeprimidasdoBrasil(Norte,Nordeste,emespecialna regiãodo semi-árido).O fatode ter suapro-duçãovinculadaaprojetosdeagriculturafamiliaragregaelementofavoráveladicionalaobiodiesel,

o fato De ter sua proDução vinculaDa

a projetos De agricultura familiar

agrega elemento favorável aDicional

ao bioDiesel.

Page 13: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|23BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

quetambémpoderácontribuirparaamelhoriadoníveldevidadepopulaçõesdebaixarenda.

NoBrasileemoutrospaísesosbiocombustíveissãofun-damentaisparaareduçãodosgasesdeefeitoestufa,nacria-çãodealternativaparasubstituiçãoparcialdopetróleoenacriaçãodeempregoerendaparapopulaçõescarentes.

osDesafiosdomercadointernacional

Todososbenefíciosadvindosdautilizaçãodosbiocom-bustíveissomenteatingirãoseuplenopotencialpormeiodaconsolidaçãodeummercadointernacionalbemestruturado.Paraqueissoaconteça,énecessárioaumentaronúmerodepaísesprodutores,criarpadrõesenormasinternacionalmenteaceitos,expandirousodebiocombustíveisparaumgrandenúmerodepaíseseestabeleceracotaçãointernacionalembolsadosbiocombustíveis.OGovernobrasileirotemdesen-volvido uma estratégia para atingir esses objetivos que secompõedediversasaçõeseestáestruturadaemtrêsverten-tes:global,regionalebilateral.

Navertenteglobal,aatuaçãobrasileirapauta-sepeloob-jetivodedemocratizaraproduçãomundialdeenergia,comareduçãodeassimetriasedesigualdadesentrepaísescon-sumidoreseprodutores.Paratanto,oBrasiltemdefendidoa adoçãodepadrões enormas técnicas internacionais quepermitamo estabelecimento demercado global para essesprodutos. Para criar um mecanismo de coordenação entreosmaioresprodutores/consumidoresdebiocombustíveisfoicriado,emmarçode2007,emNovaIorque,oFórumInter-nacionaldeBiocombustíveis.Adicionalmente,éobjetivodoBrasilestimularestudoscientíficoseinovaçõestecnológicas

Page 14: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

24| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

quegarantamasustentabilidadenolongoprazodaproduçãodebiocombustíveis,assimcomoanão-interferênciadesuaproduçãonocultivodealimentos.

Noâmbitoregional,oBrasiltemestimuladoaintegração energética da América do Sul, com apromoçãodadiversificaçãodamatriznospaísesdaregiãoeoincentivoàsfontesdeenergiarenová-veis.TambémfoiassinadoMemorandodeEntendi-mentodoMERCOSULparaampliaracooperaçãonotema.Aintegraçãodascadeiasdeproduçãoedecomercializaçãodoetanoledobiodieselnaregião– incluindo aspectos de regulação e fiscalização–visaacontribuirparaoaproveitamentodasim-portantesvantagenscomparativasdospaísessul-americanosnocampodosbiocombustíveis, reco-nhecendoaoportunidadedeseproduzirriquezaedesenvolvimentodemodosustentávelnaregião.

Aterceiravertentedeatuaçãobrasileira,nocampobila-teral,abrangeiniciativasdecooperaçãotécnica–inclusivenapesquisadefontesalternativasparaaproduçãodebio-combustíveis – e de promoção de intercâmbio científico eacadêmico.Suaoperacionalizaçãotem-sedadopormeiodaassinaturadeacordos,comdestaqueparamemorandosassi-nadoscomoIBAS,Paraguai,Uruguai,Chile,Equador,Itáliaeoutrospaíses.OrecenteMemorandodeEntendimentoassina-docomosEUAtambémprevêcooperaçãoemterceirospaísesparaodesenvolvimentodosbiocombustíveis.

no âmbito regional, o brasil tem estimulaDo a

integração energética Da américa Do sul, com a promoção Da

Diversificação Da matriz nos países Da região e o incentivo

às fontes De energia renováveis.

Page 15: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|25BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

Aspectosambientais

Osdadosmaisatuaiseosestudos relativosàproduçãodebiocombustíveisnoBrasilcomprovamqueosetortemsedesenvolvidodentrodeparâmetrosadequadosemrelaçãoàsustentabilidadeambiental.OúltimolevantamentodaCom-panhiaNacionaldeAbastecimento(CONAB),referenteàsafra2007/2008decana-de-açúcar,revelaqueaáreaocupadaporessa cultura correspondea6,6milhõesdehectares, sendoque82,5%dessetotalestão localizadosnaRegiãoCentro-Sul.Nessasafra,aproduçãodeálcoolconsumirá50,5%daproduçãonacionaldecana-de-açúcar,oquedeverácorres-ponder a 20 bilhões de litros, um aumento de 14,5% emrelaçãoàsafraanterior.

Mesmocomessaexpressivaprodução, a cana-de-açúcarocupaatualmentecercade10%daáreacultivadadoPaíse,segundo estimativas doMinistério daAgricultura, PecuáriaeAbastecimento (MAPA), ainda é possível incorporarmais100milhõesdehectaresaos62milhõeshojeocupadospelaagricultura,demodoquenãohaverianecessidadededesma-tamentodeflorestasvirgensparaatendereventualaumentodademandaporetanol.

ÉimportantenotarqueaexpansãodocultivodacanavemocorrendosobretudonoEstadodeSãoPauloenãoprocede,portanto,aacusaçãosegundoaqualoaumentodademandaporetanolestariaprovocandoodesmatamentodaFlorestaAmazônica.Abaixafertilidadedossoloseoregimedechu-vas na Amazônia inviabilizam o cultivo de cana-de-açúcarna região.Trata-sedeespéciequenecessitadeclimasecoparaformarasacarosee,emclimasmuitoúmidos,comoodaregiãoamazônica,acanaabsorveáguaemexcessodosolo,oqueimpedeaformaçãodoaçúcar.

Page 16: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

2�| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

Na verdade, o aumento da produção tem sebeneficiado de investimentos em pesquisas e noaprimoramentodastécnicasempregadas,demodoquesucessivosganhosdeprodutividadetêmsidoalcançadosnacadeiaprodutivadoetanol,oqueindicaqueáreascadavezmenoressãoutilizadasparaproduziramesmaquantidadedecana-de-açú-car,minimizandoanecessidadedeincorporaçãodenovasterras.Odesenvolvimentodenovastecno-logias,comoahidrólisedobagaçoedapalhada

cana,permitiráaproveitamentomaiseficientedaplantae,conseqüentemente,produtividadeaindamaior.

Outroaspectoimportanteaserressaltadoéoexcelentebalançoenergéticoverificadonaproduçãodeálcoolapar-tirdacana-de-açúcar.Arelaçãoentreaenergiaproduzidaeenergiadeorigemfóssilutilizadocomoinsumonacadeiadeproduçãodoetanoléde8,3. Istosignificaque,paracadaunidadedeenergiaempregadanoprocessoprodutivodoeta-nol,maisdeoitounidadesdeenergiasãoproduzidas.Esseresultadoéextremamentefavorável,quandocomparado,porexemplo,aobalançoenergéticode1,4obtidonaproduçãodeálcoolapartirdomilho,comoéfeitonosEstadosUnidos.

Háconsensocientíficomundialnosentidodequeousodo etanol combustível acarreta redução considerável dasemissões de diversos poluentes e gases do efeito estufa,emparticulardedióxidodecarbono(CO2).Outrasvantagensambientaisdautilizaçãodeetanolcombustíveltambémpo-dem ser citadas: utilização como substituto de aditivos àbasedemetaispesados(comoochumboeomanganês)eoMTBE(étermetilterbutílico,altamentepoluente);ausênciadeenxofre;emissãodesprezíveldepartículas,emrazãode

o aumento Da proDução tem se

beneficiaDo De investimentos em

pesquisas e no aprimoramento

Das técnicas empregaDas.

Page 17: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|2�BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

suaestruturamolecular simples;e reduçãodeemissõesdemonóxidodecarbonoehidrocarbonetos.

Biocombustíveisesegurançaalimentar

A produção de biocombustíveis no Brasil aumentou namesmaproporçãoemqueaumentouoconsumodealimentos.Ofatorcentralquelimitaoconsumodealimentoséaren-dadaspopulações,nãoaproduçãodebiocombustíveis.Namedidaemqueosbiocombustíveissãocapazesdeaumentara renda dos segmentos mais desfavorecidos da população,suaproduçãocontribui,naverdade,parareduzirafomeeapobreza.

SegundodadosdoInstitutoBrasileirodeGeografiaeEsta-tística(IBGE),duranteasafrade1976/1977aáreacultivadacomgrãosnoBrasil foide37,3milhõesdehectares,paraumaproduçãodecercade46,9milhõesdetoneladas.Aáreacultivadacomcana-de-açúcarocupavaentão2,1milhõesdehectares,comproduçãototalde100milhõesdetoneladas.Nasafrade2000/2001,aproduçãodegrãosatingiu100,2milhõesdetoneladasparaumaáreaplantadadeapenas37,8milhõesdehectares,ouseja,aproduçãopraticamentedo-brou,emboracomganhodeapenas500milhectaresamaisemrelaçãoàsafrade1976/1977.Aproduçãodecana,porseuturno,atingiucercade344milhõesdetoneladasparaumaáreacolhidade4,9milhõesdehectares.Taisnúmerosdemonstramque,nesseperíodo,amelhoria tecnológicanaproduçãodacana-de-açúcar,comointroduçãodenovasva-riedadesmelhoradaptadasaoclima,tipodesoloesistemadecorte,possibilitouaumentoexpressivodaproduçãocommelhorprodutividade,aomesmotempoemqueaprodução

Page 18: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

2�| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

debensalimentíciostambémcresceueseaprimorou.Nes-sesanos,orendimentomédiodalavouradecana-de-açúcardestinadaàproduçãodeálcoolpassoude2000paracercade6000litrosporhectare.

Essesdadosindicamqueépossívelexpandiraproduçãobrasileiradeálcooldeformarápida,paraatenderaumentodademanda internaouexterna,semcomprometeraproduçãodealimentos.Porexemplo,com160milhectaresdecana-de-açúcar,pode-seproduzir1bilhãodelitrosdeálcoolcombus-tível. Na verdade, tais estimativas podem ser consideradasconservadoras,poisnaRegiãoCentro-Sul(ondeestáocorren-doaexpansãocanavieira)épossívelproduziraté7000litrosdeálcoolporhectaredecana-de-açúcar.

OfatodequeaampliaçãodaáreaplantadacomcanatemocorridoemáreasdepastagensdegradadasnaRegiãoCentro-SulnãoimplicatampoucodiminuiçãodaproduçãopecuárianoPaís.Emmuitoscasos,apecuáriaextensivacedeulugaràpecuáriaintensiva,comconfinamentodeanimaiseusodemenoráreadepastagem.Em2006,aáreadepastonoEstadodeSãoPaulodiminuiuemcercade2,56%eamaiorpartedessadiminuiçãodeve-seàconversãoparacultivodecana.Segundo dados da Secretaria de Agricultura de São Paulo,oEstadoperdeu,entre2000e2006,cercade4,8%desuaáreadepastagemparacanaviais.Nadadissosignificou,noentanto,decréscimodorebanho,queregistrouaumentode5,6%nonúmerodecabeçasdegado.Nãoháindíciosdequehajaconflito,noBrasil,entreaproduçãodoetanoldecana-de-açúcareproduçãodeproteínaanimalparaalimentaçãohumana.

Page 19: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|2�BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

Padrõesenormastécnicas

Osuporteadequadoàcrescenteutilizaçãodosbiocombustíveis em todo o mundo necessita dofortalecimento da cooperação internacional empesquisas científicas de padrões emedição. Paraque seja atingido o objetivo de ter ummercadoglobal bem estruturado, é fundamental evitar acriação de barreiras técnicas ao comércio dessescombustíveis,sejaemfunçãodecritériosdesus-tentabilidadediscriminatórios,sejaemfunçãodepadrõesenormastécnicasrestritivos.

OBrasildefendequesejamadotadospadrõesecritériostécnicosequilibrados,simplesenãodiscri-minatórios, relacionadosàprodução,distribuiçãoequalidadedosbiocombustíveis.Cabenotarqueosetordebiocombustíveiséumaindústrianascen-te,quecompetenosmercadosde “commodities”agrícolaseenergéticascomoutrasindústriasbemestabelecidas, como a de combustíveis fósseis.Acriaçãoeaestruturaçãodomercadointernacionaldebio-combustíveisdependerá,portanto,doesforçodearticulaçãoqueoBrasilsejacapazdepromoverparaacompatibilizaçãodospadrõesnacionaisvigentescompadrões internacionaisbalizadospelosconceitosacimaenunciados,demodoanãoprejudicaracompetitividadeeaexpansãodosbiocombustí-veisnoplanoglobal.

para que seja atingiDo o objetivo De ter um mercaDo global bem estruturaDo, é funDamental evitar a criação De barreiras técnicas ao comércio Desses combustíveis, seja em função De critérios De sustentabiliDaDe Discriminatórios, seja em função De paDrões e normas técnicas restritivos.

Page 20: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

30| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

FóruminternacionaldeBiocombustíveis

Comoobjetivodedesenvolverinternacionalmenteousoeaproduçãosustentáveldebiocombustíveis,Brasil,ÁfricadoSul,China,EstadosUnidos,ÍndiaeaComissãoEuropéiareuniram-senoFórumInternacionaldeBiocombustíveis,lan-çadooficialmenteem2demarçode2007,afimdeestruturarodiálogoentregrandesprodutoreseconsumidoresdebio-combustíveisinteressadosempromoveracriaçãodomercadointernacionalparaessesprodutos.

Essespaísescompartilhamoentendimentodequeosur-gimentodeummercado internacional contribuiráparaau-mentaraeficiêncianaprodução,distribuiçãoeusodebio-combustíveisnoplanoglobal.Paratanto,faz-senecessáriofortaleceracoordenação internacionaletrabalharemcon-juntoparaqueessescombustíveissejamdifundidosmundial-mente,deformasustentável,potencializandoseusbenefícioseconômicos,sociaiseambientais.

NoFórumestãosendorealizadasreuniõesperiódicasparadarcontinuidadeaodiálogosobreostemasdefinidoscomoprioritários.ForamestabelecidosGruposdeTrabalhoparaoestudodeassuntosdeespecialinteresseparaatividadescon-juntas,comoodeIntercâmbiodeInformaçõeseodePadrõeseNormas.Aexpectativabrasileiraédequeainiciativapossafazeravançarconcretamenteodesenvolvimentodepadrõesenormas internacionaisparaosbiocombustíveis, questõesdeinfra-estruturaelogística,aspectosrelativosaocomérciointernacionaldessesprodutos,ointercâmbiodeinformaçõessobreavançoscientíficosetecnológicos(biocombustíveisdesegundaeterceirageração)eostrabalhosquelevarãoàor-ganizaçãodeConferênciaInternacionaldeBiocombustíveis,aserrealizadanoBrasil,em2008.

Page 21: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|31BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

Conclusões

Comoficouevidenciadonoiníciodesteartigo,nospróxi-mosanosaaltanospreçosdopetróleoeodeclíniodasre-servasexistentesaumentaráavantagemcomparativadauti-lizaçãodebiocombustíveis.Ohidrogênioéumatecnologiaquelevarámuitosanosparaseraperfeiçoadaeosbiocom-bustíveis,queconvivemharmoniosamentecomopetróleo,surgemcomoamelhoralternativanomomento.Acrescentenecessidadedereduzirasemissõesdegasesdeefeitoestufaéoutrarazãoquefavoreceomaiorusodebiocombustíveis.

OBrasiltemclaravantagemcomparativanaproduçãodebiocombustíveis.OGovernoeosetorprivadoestãoconvenci-dosdequeoaumentodaproduçãodeetanolebiodieselserácapazdecriarcondiçõesparaamelhoriadoníveldevidadapopulação,criandorendaeempregosefixandoapopulaçãonasáreasrurais.OBrasilestácomprometidocomaproduçãosustentáveldebiocombustíveis.Estãosendoestudadosmeca-nismosnacionaisquecertifiquemoquejáéconhe-cido:osbiocombustíveisnoBrasilsãoproduzidosdeformasustentável,ambientalesocialmente.

Paraqueousoeaproduçãodebiocombustí-veissejamexpandidos,háumasériedecondiçõesqueprecisamseratendidas.Emprimeiro lugar,énecessárioqueaumenteonúmerodepaísespro-dutores.Tambéméindispensávelaadoçãodeumpadrãointernacionalmenteaceitávelparaoetanoleparaobiodiesel.Alémdisso,osbiocombustíveislíquidosdevemsercotadosembolsasinternacio-nais,criandoummercadodefuturoseapossibili-dadedecontratosalongoprazo,aexemplodoquejáexisteparaopetróleo.

para que o uso e a proDução De biocombustíveis sejam expanDiDos, há uma série De conDições que precisam ser atenDiDas. em primeiro lugar, é necessário que aumente o número De países proDutores.

Page 22: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

32| BiocomBustíveisnoBrasil:realidadeseperspectivas

Div

ulga

ção/

Bra

silE

codi

esel

Page 23: BiocomBustíveis - sistemas.mre.gov.br · “commoditização” do etanol e do biodiesel e na transformação do Brasil em potência energética de primeira grandeza. Contamos, para

|33BiocomBustíveis:aexperiênciaBrasileiraeodesafiodaconsolidaçãodomercadointernacional

OBrasildesenvolveuumaestratégia internacional juntocomoutrosparceirosparaviabilizaraconsolidaçãodomerca-dointernacionaldebiocombustíveis.Olançamento,emNovaIorque,em2demarçode2007,doFórumInternacionaldeBiocombustíveismarcaoiníciodeumaetapaessencialdessaestratégia.

PorinspiraçãodoPresidenteLula,seráre-alizadanoBrasil,nosegundosemestrede2008,uma Conferência Internacional de Biocombustí-veis, quedeverá consolidar a liderançadoBrasilno setor e possibilitar o engajamentodemuitosoutrospaísesnoprocesso.Parapaísesemdesen-volvimento, os biocombustíveis trazem grandespossibilidadesdegeraçãodeempregos,rendaedeumareceitadeexportação,alémdegerareconomianaimportaçãodepetróleo.Aproduçãodoetanoldecana-de-açúcartemcomosubprodutoageraçãodeenergiaelétrica.Parapaísesemdesenvolvimen-to,essesubprodutopodeserdegranderelevânciaparaatenderacrescentedemandaenergética,combaixocusto.

para países em Desenvolvimento, os biocombustíveis trazem granDes possibiliDaDes De geração De empregos, renDa e De uma receita De exportação, além De gerar economia na importação De petróleo.