Top Banner
Barroco no ENEM Manoel Neves
16

Barroco no enem

Apr 15, 2017

Download

Documents

Manoel Neves
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Barroco no enem

Barroco no ENEMManoel Neves

Page 2: Barroco no enem

BARDI,P.M.EmtornodaesculturanoBrasil.SãoPaulo:BancoSudamerisBrasil,1989.

Page 3: Barroco no enem

QUESTÃO 01 primeira aplicação do ENEM-2012

Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, aescultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e estárepresentadaaquiporumdosprofes=tasdopátiodoSantuáriodoBomJesusdeMatosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho.Profundamentereligiosa,suaobrarevela.a)iberdade,representandoavidademineirosàprocuradasalvação.b)credibilidade,atendendoaencomendasdosnobresdeMinasGerais.c)simplicidade,demonstrandocompromissocomacontemplaçãododivino.d)personalidade,modelandoumaimagemsacracomfeiçõespopulares.e)singularidade,esculpindopersonalidadesdoreinadonasobrasdivinas.

Page 4: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2012

OBarrocoarquitetônicomineirodeveriaserchamadoderococóoubarrocotardiodevido não só aos seus traços estilísticos [refinamento estético e delicadeza detraços]masprincipalmenteaofatodequetranscorreuemmeadosdoséculoXVIII.Ostraçoscaracterísticosdaesculturadobarrocomineirosãoadelicadeza,ograndevolumededetalheseostraçosespecíficosquesãodadosàsfigurasrepresentadas.Assinale-se,pois,aalternativa“d”.

Page 5: Barroco no enem

DiscretaeformosíssimaMaria,EnquantoestamosvendoclaramenteNavossaardentevistaosolardente,

EnarosadafaceaAurorafria:Enquantopoisproduz,enquantocriaEssaesferagentil,minaexcelenteNocabeloometalmaisreluzente,Enabocaamaisfinapedraria:

Gozai,gozaidaflordaformosura,Antesqueofriodamaduraidade

Troncodeixedespido,oqueéverdura.QuepassadooZenithdamocidade,Semanoiteencontrardasepultura,

Écadadiaocasodebeldade.CUNHA,H.P.ConvivênciamaneiristaebarrocanaobradeGregóriodeMatos. In:OrigensdaLiteraturaBrasileira.RiodeJaneiro:TempoBrasileiro,1979.p.90.

Page 6: Barroco no enem

QUESTÃO 02 segunda aplicação do ENEM-2009

OBarrocoéummovimentocomplexo,consideradocomoaartedoscontrastes.Opoema de Gregório deMatos, que revela características do Barroco brasileiro, éumaespéciedelivre-traduçãodeumpoemadeLuísdeGóngora,importantepoetaespanholdoséculoXVII.

a)aregularalternânciatemáticaentreversospareseímpares.b)ocontrasteentreabelezafísicadamulhereareligiosidadedopoeta.c)opesarpelatransitoriedadedajuventudeeacertezadamorteoudavelhice.d)ousodeantítesesparadistinguiroqueéterrenoeoqueéespiritualnamulher.

e)aconcepçãodeamorquesetransformaemtormentodaalmaedocorpodoeulírico.

Frutodesuaépoca,opoemadeGregóriodeMatosdestaca

Page 7: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2009

Há, nodiscursodo sujeito poético, umpesar pela passagemdo tempo, expressoespecificamentepormeiodaconstataçãodequeabelezadamulheraquesedirigevai findar.Depoisdeconstatarapassagemdo tempo,o locutorconvidaaamadaparaaproveitaravida.Assinale-se,pois,aletra“c”.

Page 8: Barroco no enem

QuandoDeusredimiudatiraniaDamãodoFaraóendurecido

OPovoHebreuamado,eesclarecido,Páscoaficoudaredençãoodia.Páscoadeflores,diadealegriaÀquelepovofoitãoafligido

Odia,emqueporDeusfoiredimido;Ergosoisvós,Senhor,DeusdaBahia.PoismandadopelaaltaMajestadeNosremiudetãotristecativeiro,Noslivroudetãovilcalamidade.

QuempodesersenãoumverdadeiroDeus,queveioextirpardestacidade

OFaraódopovobrasileiro.DAMASCENO.D.(Org.)Melhorespoemas:GregóriodeMatos.SãoPaulo:Globo,2006.

Page 9: Barroco no enem

QUESTÃO 03 primeira aplicação do ENEM-2014

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentamprincípios barrocos, o soneto deGregório deMatos apresenta temática expressapora)visãocéticasobreasrelaçõessociais.b)preocupaçãocomaidentidadebrasileira.c)críticaveladaàformadegovernovigente.d)reflexãosobreosdogmasdocristianismo.e)questionamentodaspráticaspagãsdaBahia.

Page 10: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2014

No soneto em análise, o sujeito poético constrói um paralelo [alegórico] entre asituaçãodopovo“hebreu”[apresentadanaBíbliaSagrada]eadopovobaiano[dasegundametadedoséculoXVII].Sofremamboscomummaugovernante[oFaraó].Nos dois tercetos, nota-se umdesejo de libertação.Marque-se, portanto, a letra“c”.

Page 11: Barroco no enem

SERMÃODASEXAGÉSIMANunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem tantos pregadores comohoje. Pois se tanto se semeia a palavra deDeus, como é tão pouco o fruto”Nãoh’umhomemqueemumsermãoentreemsieseresolva,nãoháummoçoquesearrependa,nãoháumvelhoquesedesengane.Queéisto?AssimcomoDeusnãoéhojemenos onipotente, assim a sua palavra não é hojemenos poderosa doquedantesera.PoisseapalavradeDeusétãopoderosa;seapalavradeDeustemhojetantos pregadores, por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus?Esta, tão grande e tão importante dúvida, será a matéria do sermão. Querocomeçarpregando-meamimAmimserá,etambémavós;amim,paraaprenderapregar;avós,queaprendaisaouvir.

VIEIRA,A.Sermõesescolhidos.v.2.SãoPaulo:Edameris,1965.

Page 12: Barroco no enem

QUESTÃO 04 segunda aplicação do ENEM-2014

No Sermão da Sexagésima, Padre Antônio Vieira questiona a eficácia daspregações. Para tanto, apresenta como estratégia discursiva sucessivasinterrogações,asquaistêmporobjetivoprincipala) provocar a necessidade e o interesse dos fiéis sobre o conteúdo que seráabordadonosermão.b) conduzir o interlocutor à sua própria reflexão sobre os temas abordados naspregações.c)apresentarquestionamentosparaosquaisaIgrejanãopossuirrespostas.d) inserir argumentos à tese defendida pelo pregador sobre a eficácia daspregações.e)questionaraimportânciadaspregaçõesfeitaspelaIgrejaduranteossermões.

Page 13: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2014

As interrogações funcionam como uma estratégia de interlocução discursiva pormeio da qual o enunciador visa a manter contato com o leitor e despertar seuinteresseacercadoassuntodequeosermãovaifalar.Marque-se,pois,aletra“a”.

Page 14: Barroco no enem

SÍNTESEENTREERUDITOEPOPULARNaregiãomineira,aseparaçãoentreculturapopular(asartesmecânicas)eerudita(asartesliberais)émarcadapelaelitecolonial,quetemcomoexemploosvaloreseuropeus,eogrupopopular, formadopela fusãodevárias culturas:portuguesesaventureiros oudegredados, negros e índios.Aleijadinho, unindo as sofisticaçõesda arte erudita ao entendimentodo artífice popular, consegue fazer essa síntesecaracterística deste momento único na história da arte brasileira: o barrococolonial.

MAJORA,C.BrHistória,n.3,mar.2007(adaptado).

Page 15: Barroco no enem

QUESTÃO 05 segunda aplicação do ENEM-2015

No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais,apresentavaa valorizaçãoda técnicaeumestilopróprio, incluindoaescolhadosmateriais.ArtistascomoAleijadinhoeMestreAtaídetêmsuasobrascaracterizadasporpeculiaridadesquesãoidentificadaspormeioa) do emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dosobjetosrepresentados.b)dousoderecursosmateriaisdisponíveisnolocaledainterpretaçãoformalcomcaracterísticaspróprias.c) da utilização de recursos materiais vindos da Europa e da homogeneização elinearidaderepresentacional.d)daobservaçãoedacópiadetalhadadoobjeto representadoedoempregodemateriaisdisponíveisnaregião.e) dautilizaçãodemateriais disponíveis noBrasil eda interpretação idealizadaelineardosobjetosrepresentados.

Page 16: Barroco no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015

O que distingue os artistas do Barroco Mineiro [Barroco tardio, diga-se depassagem, que deveria, devido à cronologia, ser apropriadamente chamado deRococó]dosdemaiséapresençadeumestilomuitopersonalístico,queenvolvia,entreoutros,ousodefeiçõespopularesnaspersonagenssacras.Postoisso,deve-seassinalaraalternativa“b”.