Top Banner
1 BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S. A. Para contribuir com o processo de desenvolvimento sustentável da Região Nordeste, o Banco cumpre o seu papel de agente catalisador do desenvolvimento regional integrado à política econômica do País, atuando como um instrumento do governo federal na Região para a execução de suas políticas públicas. Nesse contexto, entende que na relação com seus fornecedores é imprescindível a adoção de um modelo de atuação que permita e garanta a disseminação de boas práticas de gestão, o respeito aos direitos humanos, o cumprimento da legislação trabalhista e a conservação do meio ambiente. Nossa Missão Atuar na promoção do desenvolvimento regional sustentável, como Banco Público competitivo e rentável. Nossa Visão Ser o Banco preferido na Região Nordeste, reconhecido pela excelência no atendimento e efetividade na promoção do desenvolvimento sustentável. Como Atuamos Para o cumprimento de sua Missão e Visão, as ações do Banco estão apoiadas em suas diretrizes estratégicas, políticas de responsabilidade socioambiental e Código de Conduta Ética, em sintonia com as políticas públicas, princípios do Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Código de Ética O Código de Conduta Ética do Banco do Nordeste estabelece o compromisso institucional frente às relações com nossos empregados, clientes, acionistas, fornecedores e outros parceiros, governo e sociedade. No Código estão alinhados compromissos mútuos nas relações de trabalho, atendo-se, sempre, aos princípios e aos valores éticos fundamentais, a exemplo da honestidade, da cooperação, da disciplina, do compromisso, da confiança, da transparência, da igualdade e do respeito. Relação com os Fornecedores e Outros Parceiros O Banco do Nordeste pauta seu relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços orientado pelo compartilhamento dos padrões morais e éticos e com base na valorização de iniciativas social e ambientalmente responsáveis. A seleção de fornecedores e prestadores de serviços é realizada com imparcialidade, transparência e preservação da qualidade e viabilidade econômica dos serviços prestados e dos produtos fornecidos, observados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência dos atos administrativos. O BNB, quando da contratação das empresas prestadoras de serviços, requer que essas empresas e seus empregados respeitem os princípios e valores éticos fundamentais, a exemplo da honestidade, da cooperação, da disciplina, do compromisso, da confiança, da transparência, da igualdade e do respeito mútuo nas relações de trabalho, enquanto perdurar o contrato.
137

banco do nordeste do brasil sa

Apr 21, 2023

Download

Documents

Khang Minh
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: banco do nordeste do brasil sa

1

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S. A. Para contribuir com o processo de desenvolvimento sustentável da Região Nordeste, o Banco cumpre o seu papel de agente catalisador do desenvolvimento regional integrado à política econômica do País, atuando como um instrumento do governo federal na Região para a execução de suas políticas públicas. Nesse contexto, entende que na relação com seus fornecedores é imprescindível a adoção de um modelo de atuação que permita e garanta a disseminação de boas práticas de gestão, o respeito aos direitos humanos, o cumprimento da legislação trabalhista e a conservação do meio ambiente. Nossa Missão Atuar na promoção do desenvolvimento regional sustentável, como Banco Público competitivo e rentável. Nossa Visão Ser o Banco preferido na Região Nordeste, reconhecido pela excelência no atendimento e efetividade na promoção do desenvolvimento sustentável. Como Atuamos Para o cumprimento de sua Missão e Visão, as ações do Banco estão apoiadas em suas diretrizes estratégicas, políticas de responsabilidade socioambiental e Código de Conduta Ética, em sintonia com as políticas públicas, princípios do Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Código de Ética O Código de Conduta Ética do Banco do Nordeste estabelece o compromisso institucional frente às relações com nossos empregados, clientes, acionistas, fornecedores e outros parceiros, governo e sociedade. No Código estão alinhados compromissos mútuos nas relações de trabalho, atendo-se, sempre, aos princípios e aos valores éticos fundamentais, a exemplo da honestidade, da cooperação, da disciplina, do compromisso, da confiança, da transparência, da igualdade e do respeito. Relação com os Fornecedores e Outros Parceiros O Banco do Nordeste pauta seu relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços orientado pelo compartilhamento dos padrões morais e éticos e com base na valorização de iniciativas social e ambientalmente responsáveis. A seleção de fornecedores e prestadores de serviços é realizada com imparcialidade, transparência e preservação da qualidade e viabilidade econômica dos serviços prestados e dos produtos fornecidos, observados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência dos atos administrativos. O BNB, quando da contratação das empresas prestadoras de serviços, requer que essas empresas e seus empregados respeitem os princípios e valores éticos fundamentais, a exemplo da honestidade, da cooperação, da disciplina, do compromisso, da confiança, da transparência, da igualdade e do respeito mútuo nas relações de trabalho, enquanto perdurar o contrato.

Page 2: banco do nordeste do brasil sa

2

Atendimento à Legislação e às Normas O Banco do Nordeste exige e cumpre, em seu processo de aquisição de bens e contratação de serviços, o atendimento à legislação vigente, em especial a Lei n° 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos), e legislação correlata, conforme a modalidade licitatória e o objeto pretendido: Lei n° 10.520/2002, Lei Complementar n° 123/06, Decreto n° 7.174/2010, Decreto n° 6.204/2007, Decreto n° 5.450/2005, Decreto n° 3.555/2000, dentre outras. O Banco do Nordeste também veda a participação de empresas que estejam sob pena de interdição de direitos previstos na Lei n° 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) em suas licitações. Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo Em cumprimento do disposto no Manual Básico – Recursos Logísticos – Título 2 do Banco, veda-se nos processos licitatórios a participação de empresas que mantenham em seus quadros trabalhadores em condições análogas à de escravo. Ademais, o Banco explicita em cláusula específica, nos contratos com fornecedores, Termos de Parceria, Acordos, Convênios e demais instrumentos contratuais, o combate ao trabalho em condições análogas à de escravo. Assim, não é permitida a contratação ou manutenção de contratos com fornecedores que tenham sido autuados por manterem trabalhadores em condições análogas à de escravidão. Abolição Efetiva do Trabalho Infantil O Banco do Nordeste observa os direitos fundamentais no trabalho definidos pelas convenções e declarações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990) e outras leis, normas e resoluções contra o trabalho infantil. Combate à Corrupção em todas as suas Formas Na realização de seus negócios, o Banco do Nordeste observa os princípios éticos organizacionais consubstanciados em seu Código de Conduta Ética, Estatuto Social, normas da Área de Desenvolvimento Humano e legislação aplicável. Valorização da Diversidade O Banco do Nordeste respeita e valoriza a diversidade de qualquer natureza, dispensando tratamento equânime a todas as pessoas, sem preconceito de origem social, cultural, étnica ou relativos a gênero, idade, religião, convicção filosófica ou política, orientação sexual, estado civil, condição física, psíquica ou grau de escolaridade, repudiando toda e qualquer forma discriminatória. Nesse sentido, desenvolve ações relacionadas à Valorização da Diversidade, contemplando os temas Equidade de Gênero, Acessibilidade de Pessoas com Deficiência e Igualdade Racial. Também participa do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Page 3: banco do nordeste do brasil sa

3

Adoção de Critérios de Sustentabilidade nas Compras e Contratações do BNB Nos editais e minutas de contratos em geral, o Banco preza pelo atendimento da legislação que recomenda a adoção de critérios de sustentabilidade nas especificações dos bens a serem fornecidos e a exigência de práticas sustentáveis por parte das empresas contratadas na execução dos serviços, mormente o Decreto n° 7.746/2012 e a Instrução Normativa SLTI n° 1/2010, e demais dispositivos legais pertinentes à matéria. Destarte, desde que justificável e preservado o caráter competitivo do certame, as licitações promovidas pelo Banco seguem as diretrizes de sustentabilidade expressas no art. 4° daquele Decreto, a saber: • menor impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água; • preferência para materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local; • maior eficiência na utilização de recursos naturais como água e energia; • maior geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local; • maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra; • uso de inovações que reduzam a pressão sobre recursos naturais; e • origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, serviços e obras. Como consequência, nos instrumentos convocatórios que tenham por objeto o fornecimento de bens, por exemplo, constatada a presença dos requisitos referentes à justificativa e à competitividade referidos no parágrafo anterior, são incluídos critérios de sustentabilidade, os quais passam a integrar as especificações técnicas dos bens. No que se refere aos contratos, dentre as obrigações gerais do contratado consta a exigência da adoção de práticas de sustentabilidade na execução dos serviços, de modo a prevenir ações danosas ao meio ambiente, em observância à legislação vigente, principalmente no que se refere aos crimes ambientais, contribuindo para a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Adicionalmente, também é obrigação do contratado orientar e capacitar os prestadores de serviços, fornecendo informações necessárias para a perfeita execução dos serviços, incluindo noções de responsabilidade socioambiental. Além da adoção dos critérios e práticas de sustentabilidade já mencionados, outros podem ser adotados conforme a natureza do objeto a ser contratado. Neste caso, as exigências e/ou obrigações referentes aos critérios e práticas de sustentabilidade são amoldadas às peculiaridades de cada objeto.

Diretoria de Administração e TI

Superintendência de Logística

Ambiente de Estratégia de Suprimento de Logística

Page 4: banco do nordeste do brasil sa

4

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 2015/042 O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará através do sítio www.comprasnet.gov.br, às 09h do dia 23/04/2015, mediante Pregoeiro(a) designado(a) pelo Comitê Gestor da Superintendência de Logística, em 07/04/2015, licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço global , sob o regime de empreitada por preço global, objetivando a contratação dos serviços descritos no item 1 deste Edital. A presente licitação obedecerá às disposições fixadas neste Edital e seus Anexos e será regida pela Lei nº 10.520, de 17/7/2002, pelo Decreto nº 5.450, de 31/5/2005, pela Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006, pelo Decreto nº 6.204, de 5/9/2007, pelo Decreto nº 7.174, de 12/5/2010, e demais dispositivos legais pertinentes à matéria, aplicando-se, subsidiariamente, as normas da Lei nº 8.666, de 21/6/1993. 1. DO OBJETO

1.1. Aquisição definitiva de uma solução para gestão integrada e modelagem de riscos de crédito,

mercado e liquidez, compreendendo licenciamento de uso, serviços de implantação, treinamento e suporte técnico, em conformidade com as especificações e condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos.

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar desta licitação empresas que atendam integralmente às condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

2.2. É vedada a participação de empresas:

2.2.1. em recuperação judicial ou em processo de falência, sob concurso de credores, em

dissolução ou em liquidação; 2.2.2. que estejam suspensas de licitar e impedidas de contratar com o Banco do Nordeste

ou que tenham sido declaradas inidôneas por qualquer órgão da Administração Pública;

2.2.3. que estejam impedidas de licitar e de contratar com a União; 2.2.4. reunidas em consórcio; 2.2.5. impedidas nos termos do art. 9º da Lei nº 8.666/1993; 2.2.6. estrangeiras que não funcionem no País; 2.2.7. que mantenham em seus quadros trabalhadores em condições análogas à de

escravo; 2.2.8. que estejam sob pena de interdição de direitos previstos na Lei n° 9.605, de

12/2/1998 (Lei de Crimes Ambientais); 2.2.9. integrantes de um mesmo grupo econômico, assim entendidas aquelas que tenham

diretores, sócios ou representantes legais comuns, ou que utilizem recursos materiais, tecnológicos ou humanos em comum, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum.

Page 5: banco do nordeste do brasil sa

5

3. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

3.1. Os licitantes ou seus representantes legais deverão estar previamente credenciados junto ao órgão provedor do sistema eletrônico.

3.2. O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e

intransferível, para acesso ao sistema eletrônico no sítio www.comprasnet.gov.br. 3.3. O credenciamento do licitante dependerá de registro cadastral atualizado no Sistema de

Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, e cujo objeto social seja pertinente e compatível com o objeto desta licitação.

3.4. A chave de identificação e a senha poderão ser utilizadas em qualquer pregão na forma

eletrônica, salvo quando cancelada por solicitação do credenciado ou em virtude de seu descadastramento perante o SICAF.

3.5. A perda da senha ou a quebra de sigilo deverão ser comunicadas imediatamente ao provedor

do sistema, para imediato bloqueio de acesso. 3.6. O uso da senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo

qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao Banco do Nordeste, promotor da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

3.7. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal do licitante

ou de seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão na forma eletrônica.

4. DO ENVIO DA PROPOSTA DE PREÇOS 4.1. A proposta e seus anexos, quando for o caso, serão encaminhados por meio do sistema

eletrônico “comprasnet”, via Internet. 4.2. Quando do envio de sua proposta, o licitante deverá pronunciar-se quanto às seguintes

declarações, na forma padrão apresentada pelo sistema ‘comprasnet’: 4.2.1. de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em

conformidade com as exigências previstas neste Edital; 4.2.2. de inexistência de fato superveniente impeditivo de habilitação; 4.2.3. de que não emprega menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre

ou menores de 16 anos em qualquer trabalho, salvo a partir de 14 anos na condição de aprendiz;

4.2.4. de que atende aos requisitos do art. 3º da lei complementar nº 123/2006, caso queira

valer-se do tratamento diferenciado conferido às microempresas e às empresas de pequeno porte pela referida lei;

4.2.5. de que atende aos requisitos do art. 5° (incisos I, II e III) do Decreto n° 7.174/2010,

caso queira valer-se do direito de preferência conferido aos fornecedores de bens e serviços de informática e automação;

4.2.6. de que sua proposta foi elaborada de forma independente.

Page 6: banco do nordeste do brasil sa

6

4.3. A declaração falsa relativa ao cumprimento do disposto nos subitens 4.2.1 a 4.2.6 sujeitará o licitante às sanções previstas neste Edital (art. 21, § 3º do Decreto nº 5.450/2005).

4.4. O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no

sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras sua proposta e subsequentes lances, se for o caso.

4.5. Incumbirá ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão

pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

4.6. A participação no pregão dar-se-á por meio da digitação da senha privativa do licitante e subsequente encaminhamento da PROPOSTA, a partir do dia da divulgação deste Edital até data e horário estabelecidos no preâmbulo deste Edital, exclusivamente pelo sítio eletrônico www.comprasnet.gov.br.

4.7. Até a abertura da sessão, os licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente

apresentada. 4.8. A proposta deverá indicar o preço global , elaborada na forma do Anexo II - Modelo de

Proposta . 4.9. Na elaboração da proposta o licitante deverá considerar:

4.9.1. conformidade com as disposições constantes do Anexo I - Termo de Referência ; 4.9.2. inclusão de todos os custos dos serviços, tais como: despesas administrativas,

impostos/ taxas, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, securitários, tributários, despesas de transportes, alimentação, diária, mão de obra, literatura técnica, atualizações, manuais didáticos, seguros e lucro, bem como outros custos decorrentes ou que venham a ser devidos em razão da contratação objeto deste Edital, não cabendo ao Banco do Nordeste, quaisquer custos adicionais, representando compensação integral pela prestação dos serviços;

4.9.3. prazo de validade de 60 (sessenta) dias, contado da abertura deste Pregão.

4.10. Não poderá ser alterado o conteúdo da proposta apresentada, ressalvadas as alterações que

se destinem a sanar evidentes erros formais, as quais deverão ser avaliadas pelo Pregoeiro.

5. DA ABERTURA E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS DE PRE ÇOS 5.1. Na data e horário estabelecidos no preâmbulo deste Edital, terá início a sessão pública com a

divulgação dos valores das propostas eletrônicas recebidas, não havendo nesse momento a identificação dos participantes, o que só ocorrerá após o encerramento dessa etapa, conforme regras estabelecidas neste Edital e em cumprimento com as normas vigentes.

5.2. O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam

em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital.

5.3. O sistema ordenará, automaticamente, as propostas classificadas pelo Pregoeiro, sendo que somente estas participarão da fase de lance.

Page 7: banco do nordeste do brasil sa

7

6. DA FORMULAÇÃO DOS LANCES 6.1. Iniciada a etapa competitiva, os licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por

meio do sistema eletrônico, sendo o licitante imediatamente informado do seu recebimento e do valor consignado no registro.

6.2. Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observados o horário fixado para abertura

da sessão e as regras estabelecidas neste Edital. 6.3. O intervalo entre os lances enviados pelo mesmo licitante não poderá ser inferior a 20 (vinte)

segundos e o intervalo entre lances não poderá ser inferior a 3 (três) segundos. 6.4. O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo

sistema. 6.5. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido

e registrado primeiro. 6.6. Durante o transcurso da sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do

valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante. 6.7. No caso de desconexão do Pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, se o sistema eletrônico

permanecer acessível aos licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

6.7.1. Quando a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a

sessão do pregão será suspensa e terá reinício somente após comunicação aos participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação.

6.8. A etapa de lances da sessão pública será encerrada, por decisão do Pregoeiro, mediante

aviso de fechamento iminente dos lances, emitido pelo sistema eletrônico aos licitantes, após o que transcorrerá período de tempo de zero até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado também pelo sistema eletrônico, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

7. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS

7.1. Encerrada a etapa de lances, o Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar

quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para contratação. 7.1.1. Para classificação e julgamento das propostas será adotado o critério de menor

preço global , consoante Anexo II - Modelo de Proposta , que servirá de base para formulação da proposta, oferta de lances, bem como para definição do vencedor.

7.2. Caso a proposta não seja aceitável, o Pregoeiro examinará a proposta subsequente,

verificando a sua aceitabilidade, na ordem de classificação e, assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda ao Edital.

7.3. Após a fase de lances se a proposta mais bem classificada não tiver sido ofertada por

microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e do Decreto nº 6.204, de 5 de setembro de 2007, e houver proposta(s) apresentada(s) por licitante(s) que detenha(m) essa condição, igual(is) ou até 5% (cinco por cento) superior(es) à proposta mais bem classificada, caracterizando-se dessa forma uma situação de empate, proceder-se-á da seguinte forma:

Page 8: banco do nordeste do brasil sa

8

7.3.1. a ME ou EPP melhor classificada no intervalo percentual de até 5% (cinco por cento), definido nos termos do subitem 7.3, será convocada automaticamente pelo sistema eletrônico para, desejando, apresentar nova proposta de preço inferior àquela classificada com o menor preço ou lance, no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão;

7.3.1.1. é de responsabilidade do licitante a sua conexão com o sistema eletrônico,

durante o prazo acima referido, para o exercício do direito sob comento;

7.3.2. não sendo exercido o direito de preferência pela primeira ME ou EPP, na forma do subitem 7.3.1, serão convocadas automaticamente pelo sistema eletrônico as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese do subitem 7.3, na ordem classificatória, com vistas ao exercício do mesmo direito.

7.4. Observado o direito de preferência objeto do subitem 7.3, também será assegurada

preferência na contratação aos licitantes enquadrados nos termos do disposto no art. 3º, da Lei nº 8.248, de 1991, regulado pelo art. 5º, do Decreto n° 7.174/2010, observada a seguinte ordem:

i. bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País e produzidos de acordo com o

Processo Produtivo Básico (PPB), na forma definida pelo Poder Executivo Federal; ii. bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País; e iii. bens e serviços produzidos de acordo com o PPB, na forma definida pelo Poder

Executivo Federal.

7.4.1. As microempresas e empresa de pequeno porte que atendam ao disposto no subitem 7.4, terão prioridade no exercício do direito de preferência em relação às médias e grandes empresas enquadradas no mesmo subitem.

7.5. O exercício do direito de preferência disposto no subitem 7.4, será concedido aos licitantes

cujas propostas finais estejam situadas até 10% (dez por cento) acima da melhor proposta válida, conforme o critério de julgamento, observando-se os seguintes procedimentos:

i. convocação automática, pelo sistema eletrônico , dos licitantes classificados que

estejam enquadrados no inciso ‘i’, subitem 7.4, na ordem de classificação, para que possam oferecer nova proposta ou novo lance para igualar ou superar a melhor proposta válida , caso em que será declarado vencedor do certame;

ii. caso a preferência não seja exercida na forma do inciso anterior, por qualquer motivo,

serão convocadas as empresas classificadas que estejam enquadradas no inciso ‘ii’ do subitem 7.4, na ordem de classificação, para a comprovação e o exercício do direito de preferência, aplicando-se a mesma regra para o inciso ‘iii’ do subitem 7.4;

7.5.1. é de responsabilidade do licitante a sua conexão com o sistema eletrônico, durante o

prazo acima referido, para o exercício do direito sob comento. 7.6. Na hipótese em que nenhum dos licitantes preencha os requisitos elencados no subitem 7.4,

prevalecerá o resultado inicialmente apurado pelo sistema eletrônico. 7.7. A comprovação do atendimento ao PPB dos bens de informática e automação ofertados será

feita mediante apresentação do documento comprobatório da habilitação à fruição dos incentivos fiscais regulamentados pelo Decreto nº 5.906, de 26 de setembro de 2006 ou pelo Decreto nº 6.008, de 29 de dezembro de 2006, podendo ser feita da seguinte forma:

Page 9: banco do nordeste do brasil sa

9

7.7.1. eletronicamente, por meio de consulta ao sítio eletrônico oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia ou da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA; ou

7.7.2. por documento expedido para esta finalidade, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia

ou pela SUFRAMA, mediante solicitação do licitante. 7.8. O Pregoeiro poderá negociar diretamente com o licitante para que seja obtido preço melhor.

7.8.1. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

7.9. O licitante que ofertou o menor preço obriga-se a entregar ao Banco, no endereço indicado no

subitem 14.13 deste Edital, via postal ou “em mão”, até às 17h do 3º (terceiro) dia útil contado da solicitação do Pregoeiro:

7.9.1. a proposta de preço ajustada ao valor do seu último lance ofertado ou resultante de negociação, na forma do Anexo VII - Modelo de Proposta deste Edital;

7.9.2. discriminação da solução ofertada, indicando nome comercial, edição, versão e

empresa proprietária do Direito Autoral; 7.9.3. documentação técnica da solução cotada, acrescida de Planilha de Requisitos

Técnicos da Solução, conforme o Anexo III - Requisitos Técnicos deste Edital, obedecendo ao seu formato e conteúdo, indicando para cada requisito especificado como de atendimento imediato, o documento ou manual e o número da pagina, na documentação técnica fornecida, que permita a comprovação do atendimento das características técnicas obrigatórias;

7.9.3.1. a documentação técnica referida no subitem 7.9.3 deverá conter, no

mínimo:

7.9.3.1.1. a arquitetura da solução; 7.9.3.1.2. os componentes da arquitetura da solução; 7.9.3.1.3. os procedimentos de instalação e atualização da solução; 7.9.3.1.4. procedimentos para resolução de problemas; 7.9.3.1.5. procedimentos de administração da solução; 7.9.3.1.6. Manual de Utilização da Solução (Manual do Usuário) em língua

portuguesa ou inglesa;

7.9.3.2. a documentação técnica da solução cotada poderá, ainda, ser acompanhada de comentários que facilitem a avaliação técnica. O licitante deverá fornecer todas as informações que sejam solicitadas pela equipe do BANCO, visando completa validação do atendimento às características não funcionais de atendimento imediato;

7.9.3.3. toda e qualquer referência às características dos componentes da solução a

serem disponibilizados deverá ser comprovada, anexando documentação oficial do fabricante, que ateste o atendimento da correspondente especificação, entendendo-se por documentação do fabricante:

Page 10: banco do nordeste do brasil sa

10

7.9.3.3.1. catálogos, certificados ou prospectos pelo mesmo elaborados; ou

7.9.3.3.2. documentos extraídos de consultas realizadas à internet, com

informação do endereço eletrônico do fabricante e página onde consta a informação ou característica técnica cotada e data em que foi realizada a impressão;

7.9.4. documentação contemplando o Descritivo da Solução onde a composição da solução

(produtos, módulos, componentes e relacionamentos entre os mesmos) deverá estar detalhada. Esse detalhamento deverá levar em consideração as segregações dos perímetros de Produção e as definições do Perímetro de Desenvolvimento. O Descritivo da Solução deverá também apresentar especificação detalhada da infraestrutura mínima de hardware e sistema operacional sugerido para a perfeita utilização da solução de acordo com os requisitos estabelecidos neste Edital;

7.9.5. discriminação dos softwares sublicenciados fornecidos, indicando nome comercial,

edição, versão e empresa proprietária do Direito Autoral; 7.9.6. especificação detalhada da infraestrutura mínima de hardware necessária para a

perfeita utilização da solução cotada; 7.9.7. descrição detalhada do processo de recepção, qualificação, controle e solução dos

chamados de manutenção e suporte técnico especializado, indicando os meios disponíveis para abertura de chamados.

i. Não serão considerados proposta e documentos entregues após o prazo definido no

subitem 7.9 deste Edital. 7.10. O licitante que não atender ao disposto no subitem 7.9 terá sua proposta desclassificada,

ficando também sujeito à aplicação das penalidades legais cabíveis, consoante subitem 13.1 deste Edital.

7.11. No prazo de 15 (quinze) dias úteis , contado da data de solicitação do Pregoeiro no sistema

eletrônico, o licitante provisoriamente classificado em primeiro lugar, após a avaliação e aprovação da documentação técnica, deverá instalar a solução cotada em ambiente computacional de laboratório, para homologação da solução, na sede do Banco do Nordeste, localizada na Av. Dr. Silas Munguba, 5.70 0 - Passaré - Fortaleza-CE. 7.11.1. A instalação da solução destinar-se-á à comprovação:

7.11.1.1. da compatibilidade da solução com o ambiente computacional do BANCO,

conforme Anexo IV - Ambiente Computacional do BNB ; 7.11.1.2. do atendimento aos requisitos funcionais especificados no Anexo II -

Requisitos Funcionais como de entrega imediata; 7.11.1.3. da entrega e disponibilidade da documentação técnica da solução prevista

no Anexo III - Requisitos Técnicos como de entrega imediata.

7.11.2. Serão de responsabilidade e ocorrerão às expensas do licitante as atividades relacionadas com configuração e a disponibilização do sistema no ambiente computacional de laboratório disponibilizado pelo BANCO.

Page 11: banco do nordeste do brasil sa

11

7.11.3. O licitante deverá entregar 1 (um) conjunto completo dos componentes para instalação em ambiente de laboratório a ser montado no BANCO.

7.11.4. Todos os componentes e materiais relativos ao sistema deverão ser entregues de

acordo com a proposta apresentada pelo licitante, identificados e conferidos pelo BANCO.

7.11.5. A instalação deverá, obrigatoriamente, ser efetuada de forma a não afetar o

funcionamento dos sistemas, recursos ou equipamentos atualmente em operação e nem impedir ou interromper, por períodos prolongados, a rotina de trabalho de empregados do BANCO.

7.11.6. No caso de necessidade de interrupção de outros sistemas, recursos, equipamentos

ou da rotina dos trabalhos de qualquer setor funcional em decorrência da instalação a ser efetuada, esta deverá ser planejada e acordada antecipadamente com o BANCO.

7.11.7. A instalação será realizada por técnicos do licitante, com o acompanhamento local de

técnicos do BANCO, cabendo também ao licitante o fornecimento de orientações detalhadas para a instalação do sistema.

7.11.8. Na instalação da solução, se for preciso realizar alterações na configuração do

software básico (sistema operacional, gerenciador de banco de dados, servidor Web etc.), ou, ainda, instalar software básico e/ou hardware não constante do ambiente computacional do BANCO, os procedimentos necessários deverão ser:

7.11.8.1. planejados e detalhados pelo licitante e previamente autorizados pelo

BANCO; 7.11.8.2. executados por técnicos do BANCO, com o acompanhamento local de

técnico(s) do licitante;

7.11.9. Eventuais necessidades de prorrogações de prazos deverão ser submetidas à aprovação do BANCO, com a devida justificativa.

7.11.10. No prazo de 15 (quinze) dias úteis , a contar da completa instalação dos

componentes da solução, o BANCO procederá à avaliação da amostra, podendo este prazo ser prorrogado, a critério do BANCO, caso julgue necessário para a completa avaliação da amostra.

7.11.10.1. A Área de Tecnologia do BANCO avaliará a compatibilidade da solução

com o seu Ambiente Computacional, conforme Anexo IV - Ambiente Computacional do BNB , bem como verificará o atendimento aos requisitos e documentação técnica previstos no Anexo III - Requisitos Técnicos como de comprovação imediata, expressando formalmente o resultado da avaliação.

7.11.10.2. Caso sejam necessários componentes de software não presentes no

Ambiente Computacional do Banco do Nordeste, os quais deverão ser fornecidos pelo licitante, a instalação e o funcionamento destes também deverão ser objeto de comprovação pelo BANCO.

7.11.10.3. O licitante deverá demonstrar o funcionamento de todos os requisitos

especificados no Anexo II - Requisitos Funcionais , cuja comprovação de atendimento está definida como “Imediata” naquele documento. A demonstração deverá ser feita para cada macro processo, devendo o licitante elaborar, em comum acordo com o BANCO, cronograma para

Page 12: banco do nordeste do brasil sa

12

proceder à demonstração das funções da solução que atendem aos referidos requisitos, respeitado o prazo máximo previsto no subitem 7.11.10 deste Edital.

7.11.10.4. O cronograma deverá relacionar as equipes - do licitante e do BANCO -

envolvidas com a avaliação de cada grupamento de requisitos, bem como locais, recursos técnicos e materiais necessários para a perfeita avaliação do atendimento aos requisitos.

7.11.10.5. Os dados necessários à realização da avaliação da amostra serão de

responsabilidade do licitante, podendo o BANCO fornecer dados adicionais para agregar e avaliar a solução.

7.11.10.6. Durante o processo de avaliação da amostra, deverão ser preenchidos e

assinados pelas partes, para cada grupamento de requisitos avaliados, os documentos “Registro da Avaliação dos Requisitos – Formulário 1” e “Avaliação dos Requisitos - Observações – Formulário 2”, conforme os modelos apresentados no Anexo VIII - Formulário para Comprovação de Requisitos , com o resultado da avaliação dos requisitos.

7.11.10.7. Caso a solução apresente defeito (mau funcionamento por erro ou outro

problema causado por componente de software de responsabilidade do licitante) que impeça a perfeita avaliação das funções que atendem ao grupamento de requisitos em demonstração, o licitante terá 24h (vinte e quatro horas) para solucionar o problema.

7.11.10.8. Sanado o problema, a demonstração deverá ser reiniciada, com a

reavaliação dos itens já vistos antes de ocorrer o problema. 7.11.10.9. Durante a demonstração do funcionamento, a identificação de um único

requisito não atendido pela solução será suficiente para interromper o processo de avaliação da amostra e desclassificar a proposta do licitante.

7.11.10.10. Caso o licitante recuse-se a assinar o formulário de avaliação de

requisitos para os casos de identificação de requisito não atendido, a assinatura do representante do BANCO será suficiente na comprovação do não atendimento.

7.11.10.11. Caso a solução seja compatível com o Ambiente Computacional do

BANCO e atenda plenamente aos requisitos e características referidos nos Anexos II - Requisitos Funcionais , no que exigir comprovação de atendimento imediata e III - Requisitos Técnicos , de comprovação imediata, o BANCO emitirá Termo de Homologação e será confirmada a classificação do licitante em primeiro lugar.

7.12. Constituirá motivo para a desclassificação de propostas:

7.12.1. cotação de preços excessivos ou manifestamente inexequíveis, assim considerados

aqueles que não venham a ter demonstrada a sua viabilidade através de documentação que comprove sua coerência com os preços de mercado;

7.12.2. não cotação de preço para todos os itens; 7.12.3. não instalação da solução cotada em ambiente computacional de laboratório no(s)

prazo(s) definido(s) ou instalação em desconformidade com a proposta e/ou Edital;

Page 13: banco do nordeste do brasil sa

13

7.12.4. descumprimento de qualquer dos requisitos estabelecidos neste Edital e seus anexos.

7.13. A desclassificação de proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

7.14. Confirmada a aceitabilidade da proposta, o Pregoeiro divulgará o resultado do julgamento e

solicitará os documentos de habilitação do licitante classificado em primeiro lugar, na forma do item 8 - DA HABILITAÇÃO.

7.15. Os licitantes deverão permanecer logados no Sistema Eletrônico até a conclusão do certame,

salvo interrupções/adiamentos informados pelo Pregoeiro, para que o mesmo possa convocá-los, na ordem de classificação e por meio do Chat, em especial nas seguintes situações:

7.15.1. desclassificação de proposta por enquadramento no disposto nos subitens 7.10 e

7.12; 7.15.2. inabilitação de licitante.

8. DA HABILITAÇÃO 8.1. A habilitação do proponente será verificada mediante as formas abaixo:

8.1.1. consulta “on-line” no Sistema de Cadastro Unificado de Forn ecedores – SICAF , observando a regularidade fiscal e trabalhista e a boa situação Financeira da Empresa, esta última demonstrada pela apresentação dos índices de Liquidez Geral, Liquidez Corrente e Solvência Geral com resultado superior a 1 (um);

8.1.1.1. caso não fique demonstrada a boa situação financeira da empresa por meio

da consulta “on line” no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, o licitante deverá comprovar os índices de liquidez superiores a 1 (um) através do balanço patrimonial, na forma do subitem 8.1.2.2;

8.1.2. apresentação dos documentos a seguir relacionados , a serem encaminhados por

meio eletrônico via Internet (e-mail: [email protected]), no prazo máximo de 2 (duas) horas contado da solicitação do Pregoeiro, com posterior encaminhamento dos originais ou cópias autenticadas, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contado da data do encerramento do Pregão: 8.1.2.1. atestado(s) de capacidade técnica, expedido(s) por pessoa(s) jurídica(s) de

direito público ou privado, com efetivo profissional de pelo menos 3.000 (três mil) empregados, declarando que contratou com o licitante a execução de serviços similares, compatíveis com o objeto deste Edital, e que tais serviços foram, ou estão sendo, realizados de forma satisfatória;

8.1.2.1.1. não serão aceitos atestados emitidos pelo próprio licitante ou

por revenda ou distribuidores do licitante; 8.1.2.1.2. cada atestado deverá conter:

i) nome, endereço e telefone do(s) contato(s), ou outra forma

que permita ao BANCO estabelecer contato com a empresa atestadora, se necessário;

ii) a quantidade de empregados da empresa atestadora;

Page 14: banco do nordeste do brasil sa

14

iii) discriminação da solução implantada, em nível de detalhes que permita a sua perfeita identificação, que deverá ser, necessariamente, do mesmo fabricante da solução que está sendo cotada na presente licitação;

8.1.2.1.3. por serviços similares entende-se o fornecimento e a

implantação de uma solução de software para gestão integrada de riscos, com o suporte técnico correspondente, que contemple, pelo menos, a implantação completa de um dos seguintes processos:

i) Gestão Integrada dos Riscos de Crédito; ii) Gestão Integrada dos Riscos de Mercado; iii) Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez; iv) Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez.

8.1.2.1.4. o(s) atestado(s) apresentado(s) deverá(ão) comprovar:

i) a utilização de metodologias e processos de

implementação contemplando gerenciamento de projetos, análise, design, parametrização e implantação, gerência de configuração, teste e suporte;

ii) a utilização de ferramentas informatizadas para o

gerenciamento de projeto e biblioteca com armazenamento de documentação e artefatos referentes a todas as fases, quais sejam, implantação, parametrização, desenvolvimento e manutenção;

8.1.2.1.5. será aceito o somatório de atestados, ou seja, a apresentação

de diferentes atestados que, no conjunto, abranjam os processos indicados no subitem 8.1.2.1.3;

8.1.2.1.6. não será admitido atestado em que outra(s) sociedade(s) do

grupo econômico do licitante, que não conste(m) como licitante, tenha(m) prestado os serviços de implantação do software;

8.1.2.2. comprovação de patrimônio líquido mínimo correspondente a 10% (dez por

cento) do valor total da proposta, no caso de o licitante apresentar resultado igual ou inferior a 1 (um) nos índices Li quidez Geral, Liquidez Corrente e Solvência Geral , através da apresentação do Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício, já exigíveis e apresentados na forma da lei, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios; 8.1.2.2.1. a comprovação estabelecida no subitem anterior deverá ser feita

relativamente à data da apresentação da proposta, na forma da lei, admitida a atualização para esta data através de índices oficiais;

Page 15: banco do nordeste do brasil sa

15

8.1.2.2.2. quando o licitante for empresa constituída há menos de 12 (doze) meses, o Balanço Patrimonial poderá ser o de abertura ou intermediário;

8.1.2.2.3. somente será considerado na forma da lei o Balanço Patrimonial

que esteja assinado por contabilista legalmente habilitado e por responsável pela empresa, e seja apresentado em uma das formas a seguir:

i) original ou cópia autenticada de publicação em jornal de

grande circulação ou em Diário Oficial; ou ii) original ou cópia autenticada de exemplar registrado ou

autenticado pela Junta Comercial da sede do licitante, quando se tratar de empresa comercial, ou autenticado em Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, se sociedade civil; ou

iii) por cópia autenticada de sua transcrição no livro Diário, em

que se comprove o registro pela Junta Comercial da sede do licitante, quando se tratar de empresa comercial, ou a autenticação em Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, se sociedade civil, acompanhada, obrigatoriamente, de cópia autenticada dos Termos de Abertura e de Encerramento do respectivo livro.

8.1.3. comprovação da habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista e qualificação

econômico-financeira, caso o licitante não se encontre com o cadastrament o atualizado no SICAF :

8.1.3.1. relativamente à HABILITAÇÃO JURÍDICA :

i. registro mercantil, no caso de empresa individual; ii. ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente

registrado, acompanhado de documentos comprobatórios da eleição de seus administradores, no qual deverá constar, dentre os objetivos sociais, a execução de atividades da mesma natureza ou compatíveis com o objeto da licitação;

iii. inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis,

acompanhada de prova de diretoria em exercício; iv. decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade

estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir;

8.1.3.2. relativamente à REGULARIDADE FISCAL e TRABALHISTA :

i. prova de regularidade para com as Fazendas Federal, Estadual e

Municipal do domicílio ou sede do licitante;

Page 16: banco do nordeste do brasil sa

16

i.1) para fins de comprovação da regularidade para com a Fazenda Federal, deverá ser apresentada Certidão Conjunta Negativa, ou Certidão Conjunta Positiva com efeitos de Negativa, de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, fornecida pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional ou Secretaria da Receita Federal;

i.2) para fins de comprovação da regularidade para com as Fazendas

Estadual e Municipal deverão ser apresentadas certidões emitidas pelas Secretarias competentes do Estado e do Município, respectivamente;

ii. Certidão Negativa de Débito – CND, expedida pelo Instituto Nacional do

Seguro Social – INSS; iii. Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de

Serviço – FGTS, emitido pela Caixa Econômica Federal; iv. prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do

Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943;

8.1.3.3. relativamente à QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA :

i. balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício, já

exigíveis e apresentados na forma da lei, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, na forma dos subitens 8.1.2.2.2 e 8.1.2.2.3.

8.2. Todos os documentos apresentados para habilitação deverão estar:

8.2.1. em nome da matriz, se o licitante for a matriz; 8.2.2. em nome da filial, se o licitante for a filial;

8.2.2.1. serão dispensados da filial aqueles documentos que, pela própria natureza,

comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz; 8.2.2.2. o(s) atestado(s) de capacidade técnica poderá(ao) ser apresentado(s) em

nome e com CNPJ da matriz e/ou da(s) filial(ais) do licitante. 8.3. As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação

exigida para efeito de comprovação da regularidade fiscal, mesmo que apresente alguma restrição.

8.3.1. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado

às microempresas e empresas de pequeno porte o prazo de 5 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogável por igual período, a critério do Banco do Nordeste, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

Page 17: banco do nordeste do brasil sa

17

8.3.2. A não-regularização da documentação no prazo previsto no subitem anterior implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666/93, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do Contrato, ou revogar a licitação.

8.4. Será assegurado ao licitante cadastrado e habilitado parcialmente no SICAF o direito de

apresentar, via fax – nº (85) 3299.3202, documentação que se faça necessária, atualizada e regularizada, no prazo estabelecido no subitem 8.1.2.

8.4.1. O Banco do Nordeste não é unidade cadastradora do SICAF, apenas consultora.

8.5. A empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país deverá apresentar também o

decreto de autorização ou o ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

8.6. Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitação de documento, em substituição aos

requeridos neste Edital e seus Anexos. 8.7. Se a documentação de habilitação contrariar qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos,

o Pregoeiro considerará o proponente inabilitado. 8.8. Constatado o atendimento às exigências fixadas neste Edital, o licitante será declarado

vencedor. 8.9. Os documentos de habilitação, já remetidos por meio eletrônico, deverão ser encaminhados

pelo licitante vencedor, em original ou por cópia autenticada, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contado da solicitação do Pregoeiro, para o endereço indicado no subitem 14.13 deste Edital.

8.9.1. Desde que os documentos de habilitação sejam comprovadamente postados nos

correios ou despachados por companhia aérea até o dia seguinte ao do encerramento do Pregão, admitir-se-á prorrogação do prazo definido no subitem 8.9.

9. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

9.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata

e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentar as razões de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contra-razões em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

9.1.1. A falta de manifestação imediata e motivada do licitante quanto à intenção de recorrer

importará na decadência desse direito, ficando o Pregoeiro autorizado a adjudicar o objeto ao licitante declarado vencedor.

9.1.2. O acolhimento de recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de

aproveitamento. 10. DA ADJUDICAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO E CONTRATAÇÃO

10.1. A adjudicação do objeto do presente certame será viabilizada pelo Pregoeiro sempre que não

houver recurso. Caso contrário, decididos os recursos, o objeto da licitação será adjudicado pela autoridade competente do BANCO.

Page 18: banco do nordeste do brasil sa

18

10.1.1. A adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor confere mera expectativa de direito de contratar, submetendo-se ao juízo de conveniência e oportunidade do Banco, enquanto Administração Pública, a convocação para celebração do Contrato.

10.2. A homologação da licitação é de responsabilidade da autoridade competente e só poderá ser

realizada depois da adjudicação do objeto ao proponente vencedor pelo Pregoeiro, ou, quando houver recurso, pela própria autoridade competente.

10.3. Após a homologação, a contratação formalizar-se-á mediante a assinatura de instrumento

contratual, observadas as cláusulas e condições deste Edital e da proposta vencedora, conforme minuta de Contrato, Anexo XI , que integra este Edital.

10.4. A assinatura do Contrato pelo adjudicatário dar-se-á no prazo de até 2 (dois) dias úteis,

contado da data de sua convocação pelo BANCO.

10.4.1. Como condição para celebração do Contrato, o licitante vencedor deverá manter todas as condições de habilitação e qualificação exigidas nesta licitação.

10.5. É facultado ao BANCO, quando o adjudicatário não fizer a comprovação referida no subitem

10.4.1 ou quando, injustificadamente, recusar-se a assinar o Contrato, no prazo e condições estabelecidas, convocar outro licitante, desde que respeitada a ordem de classificação, para, após comprovados os requisitos habilitatórios e feita a negociação, assinar o Contrato, sem prejuízo das penalidades previstas neste Edital e no Contrato e das demais cominações legais.

10.6. Da sessão pública do pregão, divulgar-se-á Ata no sistema eletrônico, na qual constará a

indicação do lance vencedor, a classificação dos lances apresentados e demais informações relativas ao certame licitatório.

11. DO CONTRATO 11.1. O Contrato a ser firmado, cuja minuta, Anexo XI, integra o presente Edital para todos os fins

e efeitos de direito, regulamentará as condições de sua execução, bem como os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, tudo em conformidade com os termos desta licitação e da proposta vencedora, sujeitando-se aos preceitos de direito público e aplicando-se supletivamente os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

11.1.1. É condição indispensável para a elaboração do instrumento contratual que o licitante

vencedor:

11.1.1.1. encaminhe ao Banco cópia autenticada do:

11.1.1.1.1. Estatuto ou Contrato Social e Procuração, se for o caso, indicando o responsável pela respectiva assinatura;

11.1.1.1.2. documento de identificação do responsável pela respectiva

assinatura (Carteira de identidade e/ou Carteira de Motorista).

11.1.1.2. informe qual será a modalidade de garantia escolhida.

Page 19: banco do nordeste do brasil sa

19

12. DA GARANTIA CONTRATUAL 12.1. O Contratado deverá apresentar, no prazo de até 15 (quinze) dias corridos, a contar da

assinatura do Contrato, garantia de execução equivalente a 5% (cinco por cento) do valor global contratado, consoante o art. 56 da Lei nº 8.666/93, devendo optar por uma das seguintes modalidades:

12.1.1. caução em dinheiro ou títulos da dívida pública federal, devendo estes ter sido

emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

12.1.1.1. caso o licitante opte por caução em dinheiro, o depósito deverá ser

efetuado em uma das agências do Banco do Nordeste; 12.1.1.2. caso o licitante opte por apresentar títulos da dívida pública federal, os

mesmos deverão ter valor de mercado compatível com o valor a ser garantido no Contrato, preferencialmente em consonância com as espécies recomendadas pelo Governo Federal, como aquelas previstas no art. 2º, da Lei nº 10.179, de 6/2/2001;

12.1.2. fiança bancária, contendo:

12.1.2.1. prazo de validade, que deverá corresponder ao período de vigência do

Contrato, acrescido de 3 (três) meses, devendo ser tempestivamente renovada se estendida ou prorrogada essa vigência;

12.1.2.2. expressa afirmação do fiador de que, como devedor solidário, fará o

pagamento ao BANCO, independentemente de interpelação judicial, caso o afiançado não cumpra suas obrigações decorrentes da execução do Contrato;

12.1.2.3. renúncia expressa do fiador ao benefício de ordem e aos direitos previstos

nos artigos 827 e 838 do Código Civil;

12.1.3. seguro-garantia, contendo:

12.1.3.1. prazo de validade, que deverá corresponder ao período de vigência do Contrato, acrescido de 3 (três) meses, devendo ser tempestivamente renovada se estendida ou prorrogada essa vigência;

12.1.3.2. cláusula que assegure o pagamento, independente de interpelação

judicial, caso o TOMADOR não cumpra suas obrigações decorrentes da execução do Contrato.

12.2. A inobservância das condições de garantia sujeitará o CONTRATADO às penalidades

previstas no Contrato. 12.3. A garantia prestada ou a parte remanescente somente será liberada ou restituída após o

vencimento ou rescisão do Contrato, mediante solicitação do CONTRATADO, desde que integralmente cumpridas as obrigações assumidas no Contrato.

12.3.1. Quando em dinheiro, a garantia será devolvida atualizada monetariamente pelo

índice da poupança.

Page 20: banco do nordeste do brasil sa

20

12.4. A garantia responderá pelo fiel cumprimento das disposições do Contrato, ficando o Banco do Nordeste autorizado a executá-la para cobrir multas ou indenização a terceiros ou pagamento de qualquer obrigação, inclusive em caso de rescisão.

12.5. Se o valor da garantia for utilizado em pagamento de qualquer obrigação, inclusive multas

contratuais ou indenização a terceiros, o CONTRATADO fica obrigado a fazer a reposição, no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar da data do recebimento de comunicação do Banco do Nordeste.

13. DAS PENALIDADES

13.1. Com fundamento no art. 7º da Lei nº 10.520/02 e no art. 28 do Decreto nº 5.450/05, ficará

impedido de licitar e de contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, e será descredenciado no SICAF, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, garantida a ampla defesa, ficando também sujeito à aplicação das sanções previstas no art. 87 da Lei 8.666/93, o licitante que:

13.1.1. não assinar o Contrato, quando convocado dentro do prazo de validade de sua

proposta; 13.1.2. deixar de entregar documentação exigida neste Edital; 13.1.3. apresentar documentação falsa; 13.1.4. não mantiver a proposta; 13.1.5. comportar-se de modo inidôneo; 13.1.6. fizer declaração falsa; 13.1.7. cometer fraude fiscal.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 14.1. Todos os horários estabelecidos neste Edital, no aviso e durante a sessão pública

observarão, para todos os efeitos, o horário de Brasília-DF e, inclusive para contagem de tempo e registro no sistema eletrônico e na documentação relativa ao certame.

14.2. A participação do licitante pressupõe o conhecimento e aceitação de todas as condições

previstas neste Edital, não sendo consideradas quaisquer condições apresentadas em desconformidade com as suas exigências.

14.3. O licitante é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas e dos

documentos apresentados em qualquer fase da licitação. A falsidade de qualquer documento apresentado ou a inverdade das informações nele contidas implicará a imediata desclassificação do licitante que o tiver apresentado, ou, caso tenha sido o vencedor, a rescisão do Contrato, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

14.4. É facultada ao Pregoeiro ou à autoridade superior do BANCO, em qualquer fase da licitação,

a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo licitatório, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

Page 21: banco do nordeste do brasil sa

21

14.5. Após a abertura da sessão pública do pregão, não caberá desistência de proposta, salvo se por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

14.6. A ata será disponibilizada na Internet para acesso livre, imediatamente após o encerramento

da sessão pública. 14.7. A presente licitação poderá ser anulada em qualquer tempo, desde que seja constatada

irregularidade no processo e/ou em seu julgamento, ou revogada por conveniência do BANCO, sem que caiba aos licitantes qualquer indenização.

14.8. Na hipótese de não haver expediente normal na data prevista para a abertura da presente

licitação, ficará esta transferida para o primeiro dia de funcionamento regular desta Instituição, no mesmo local e horário anteriormente estabelecidos.

14.9. No julgamento da habilitação e das propostas, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que

não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

14.10. Os casos omissos serão resolvidos pelo Pregoeiro, nos termos da legislação pertinente e dos

Princípios Gerais de Direito. 14.11. As dúvidas e divergências que, eventualmente, possam surgir e que não possam ser

dirimidas diretamente entre as partes, ficarão sujeitas ao Foro de Fortaleza, renunciando-se a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

14.12. Quaisquer pedidos de esclarecimentos, porventura necessários para o perfeito entendimento

deste Edital, deverão ser encaminhados ao Pregoeiro exclusivamente por meio eletrônico via Internet (e-mail: [email protected]), até 3 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública.

14.13. A entrega de qualquer documento relativo à presente licitação deverá ser feita na Comissão

Especial de Licitação, no horário das 8h às 17h, na Av. Dr. Silas Munguba, 5.700 – Bloco-E1 – Térreo – Passaré – CEP: 60.743-902 – Fortaleza-CE.

14.14. É de responsabilidade do licitante o acompanhamento do processo no sítio

www.comprasnet.gov.br, até a data da realização da sessão pública, considerando que quaisquer esclarecimentos referentes a este Edital, serão disponibilizados no referido endereço, no link Acesso Livre – Pregões – Agendados.

15. DOS ANEXOS

15.1. O presente Edital faz-se acompanhar dos seguintes anexos:

Anexo I - Termo de Referência; Anexo II - Requisitos Funcionais; Anexo III - Requisitos Técnicos; Anexo IV - Ambiente Computacional do BNB; Anexo V - Integrações com os Sistemas Legados do Banco do Nordeste; Anexo VI - Migração dos Dados dos Sistemas do Banco do Nordeste; Anexo VII - Modelo de Proposta; Anexo VIII - Formulário para Comprovação de Requisitos; Anexo IX - Serviços de Implantação da Solução;

Page 22: banco do nordeste do brasil sa

22

Anexo X - Serviços de Suporte Técnico e Atualização da Solução; Anexo XI - Minuta de Contrato; Anexo XII - Acordo de Responsabilidade para Fornecedores e Parceiros.

Fortaleza-CE, 07/04/2015.

Pelo BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. Superintendência de Logística

Ambiente de Estratégia de Suprimento de Logística

CÉLIA de MATOS Ferreira Gerente de Ambiente

Page 23: banco do nordeste do brasil sa

23

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

1. OBJETO Aquisição definitiva de uma solução para gestão integrada e modelagem de riscos de crédito, mercado e liquidez, compreendendo licenciamento de uso, serviços de implantação, treinamento e suporte técnico, em conformidade com as especificações e condições estabelecidas no Edital e em seus Anexos.

2. JUSTIFICATIVA

Os processos de trabalho das áreas administrativas (processos de back-office) de uma instituição como o Banco do Nordeste são essenciais para garantir e dar suporte às atividades de negócios. Os citados processos se apresentam ainda como meios de dotar a instituição de instrumentos de controles confiáveis, para atingir maior produtividade e nível adequado de qualidade na execução dos procedimentos e serviços. Diante da dinâmica intrínseca dos negócios que envolvem uma instituição financeira, constantemente surgem novas necessidades de mercado ou legal que implicam atendimento de demandas direcionadas para os sistemas que suportam os processos de trabalho das diversas áreas de negócio. Entretanto, pelo próprio processo de evolução do mercado bancário e a crescente regulamentação do setor, tem-se a exigência de se dotar as instituições de processos de trabalho mais confiáveis e integrados entre si. Para suprimento dessas demandas, as melhores práticas de mercado apontam para a utilização de um modelo de gestão integrado no apoio à tomada de decisão. Desse modo, as instituições financeiras estão, cada vez mais, buscando um alto nível de governança, transparência e controle em todos os seus segmentos de atividade, ao tempo que os órgãos controladores e reguladores têm cada vez mais exigido atenção especial à área de riscos. Para consecução desses objetivos, torna-se necessário uma gestão integrada dos riscos, objetivando a segurança na realização dos negócios, bem como fornecer subsídios à boa tomada de decisão. A aquisição de um sistema de gestão integrada de riscos deverá propiciar ganhos para a organização, notadamente em relação aos seguintes aspectos: • disponibilizar informações de forma mais tempestiva e com qualidade, ensejando melhorias na

tomada de decisão;

• servir como um meio de integração entre os vários riscos assumidos pela instituição, além do compartilhamento de bases de dados não redundantes;

• poupar esforço gerencial e operacional nas interfaces entre sistemas de informações;

• viabilizar um planejamento operacional transparente e estruturado, melhorando o desempenho da organização;

• melhorar a qualidade da informação;

• aprimorar os mecanismos de gestão e controle interno; e

• reduzir as interfaces entre sistemas isolados, retrabalhos e inconsistências.

Page 24: banco do nordeste do brasil sa

24

3. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes da prestação dos serviços correrão à conta dos recursos previstos em dotação orçamentária própria, sob as rubricas n° 00000347/000031 - SOFTWARE DE PROCESSAMENTO DE DADOS - AQUISIÇÕES DE ATIVOS e n° 00000291/000032 - OUTROS SERVS. DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

4. CRITÉRIOS UTILIZADOS NA SELEÇÃO DO FORNECEDOR

4.1. Apresentação da proposta de preço e demais doc umentos

4.1.1. O licitante que ofertou o menor preço obriga-se a encaminhar ao Banco, na Av. Dr. Silas Munguba, 5.700, Bloco E1 - Térreo, Passaré, CEP: 60.743-902 - Fortaleza-CE, via postal ou ‘em mão’, até às 17h do 3º (terceiro) dia útil contado da solicitação do Pregoeiro:

4.1.1.1. a proposta de preço ajustada ao valor do seu último lance ofertado ou

resultante de negociação, na forma do Anexo VII - Modelo de Proposta do Edital;

4.1.1.2. discriminação da solução ofertada, indicando nome comercial, edição,

versão e empresa proprietária do Direito Autoral; 4.1.1.3. documentação técnica da solução cotada, acrescida de Planilha de

Requisitos Técnicos da Solução, conforme o Anexo III - Requisitos Técnicos do Edital, obedecendo ao seu formato e conteúdo, indicando para cada requisito especificado como de atendimento imediato, o documento ou manual e o número da pagina, na documentação técnica fornecida, que permita a comprovação do atendimento das características técnicas obrigatórias;

4.1.1.3.1. a documentação técnica referida no subitem 4.1.1.3 deverá

conter, no mínimo:

i) a arquitetura da solução; ii) os componentes da arquitetura da solução; iii) os procedimentos de instalação e atualização da solução; iv) procedimentos para resolução de problemas; v) procedimentos de administração da solução; vi) Manual de Utilização da Solução (Manual do Usuário) em

língua portuguesa ou inglesa;

4.1.1.3.2. a documentação técnica da solução cotada poderá, ainda, ser acompanhada de comentários que facilitem a avaliação técnica. O licitante deverá fornecer todas as informações que sejam solicitadas pela equipe do BANCO, visando completa validação do atendimento às características não funcionais de atendimento imediato;

Page 25: banco do nordeste do brasil sa

25

4.1.1.3.3. toda e qualquer referência às características dos componentes da solução a serem disponibilizados deverá ser comprovada, anexando documentação oficial do fabricante, que ateste o atendimento da correspondente especificação, entendendo-se por documentação do fabricante:

i) catálogos, certificados ou prospectos pelo mesmo

elaborados; ou ii) documentos extraídos de consultas realizadas à internet,

com informação do endereço eletrônico do fabricante e página onde consta a informação ou característica técnica cotada e data em que foi realizada a impressão;

4.1.1.4. documentação contemplando o Descritivo da Solução onde a composição

da solução (produtos, módulos, componentes e relacionamentos entre os mesmos) deverá estar detalhada. Esse detalhamento deverá levar em consideração as segregações dos perímetros de Produção e as definições do Perímetro de Desenvolvimento. O Descritivo da Solução deverá também apresentar especificação detalhada da infraestrutura mínima de hardware e sistema operacional sugerido para a perfeita utilização da solução de acordo com os requisitos estabelecidos no Edital;

4.1.1.5. discriminação dos softwares sublicenciados fornecidos, indicando nome

comercial, edição, versão e empresa proprietária do Direito Autoral; 4.1.1.6. especificação detalhada da infraestrutura mínima de hardware necessária

para a perfeita utilização da solução cotada; 4.1.1.7. descrição detalhada do processo de recepção, qualificação, controle e

solução dos chamados de manutenção e suporte técnico especializado, indicando os meios disponíveis para abertura de chamados.

4.2. Instalação e avaliação da solução cotada em am biente computacional de laboratório

4.2.1. No prazo de 15 (quinze) dias úteis , contado da data de solicitação do Pregoeiro no

sistema eletrônico, o licitante provisoriamente classificado em primeiro lugar, após a avaliação e aprovação da documentação técnica, deverá instalar a solução cotada em ambiente computacional de laboratório, para homologação da solução, na sede do Banco do Nordeste, localizada na Av. Dr. Silas M unguba, 5.700 - Passaré - Fortaleza-CE.

4.2.1.1. A instalação da solução destinar-se-á à comprovação:

4.2.1.1.1. da compatibilidade da solução com o ambiente computacional

do BANCO, conforme Anexo IV - Ambiente Computacional do BNB ;

4.2.1.1.2. do atendimento aos requisitos funcionais especificados no

Anexo II - Requisitos Funcionais como de entrega imediata; 4.2.1.1.3. da entrega e disponibilidade da documentação técnica da

solução prevista no Anexo III - Requisitos Técnicos como de entrega imediata.

Page 26: banco do nordeste do brasil sa

26

4.2.1.2. Serão de responsabilidade e ocorrerão às expensas do licitante as atividades relacionadas com configuração e a disponibilização do sistema no ambiente computacional de laboratório disponibilizado pelo BANCO.

4.2.1.3. O licitante deverá entregar 1 (um) conjunto completo dos componentes

para instalação em ambiente de laboratório a ser montado no BANCO. 4.2.1.4. Todos os componentes e materiais relativos ao sistema deverão ser

entregues de acordo com a proposta apresentada pelo licitante, identificados e conferidos pelo BANCO.

4.2.1.5. A instalação deverá, obrigatoriamente, ser efetuada de forma a não afetar o

funcionamento dos sistemas, recursos ou equipamentos atualmente em operação e nem impedir ou interromper, por períodos prolongados, a rotina de trabalho de empregados do BANCO.

4.2.1.6. No caso de necessidade de interrupção de outros sistemas, recursos,

equipamentos ou da rotina dos trabalhos de qualquer setor funcional em decorrência da instalação a ser efetuada, esta deverá ser planejada e acordada antecipadamente com o BANCO.

4.2.1.7. A instalação será realizada por técnicos do licitante, com o

acompanhamento local de técnicos do BANCO, cabendo também ao licitante o fornecimento de orientações detalhadas para a instalação do sistema.

4.2.1.8. Na instalação da solução, se for preciso realizar alterações na configuração

do software básico (sistema operacional, gerenciador de banco de dados, servidor Web etc.), ou, ainda, instalar software básico e/ou hardware não constante do ambiente computacional do BANCO, os procedimentos necessários deverão ser:

4.2.1.8.1. planejados e detalhados pelo licitante e previamente autorizados

pelo BANCO; 4.2.1.8.2. executados por técnicos do BANCO, com o acompanhamento

local de técnico(s) do licitante;

4.2.1.9. Eventuais necessidades de prorrogações de prazos deverão ser submetidas à aprovação do BANCO, com a devida justificativa.

4.2.1.10. No prazo de 15 (quinze) dias úteis , a contar da completa instalação dos

componentes da solução, o BANCO procederá à avaliação da amostra, podendo este prazo ser prorrogado, a critério do BANCO, caso julgue necessário para a completa avaliação da amostra.

4.2.1.10.1. A Área de Tecnologia do BANCO avaliará a compatibilidade da

solução com o seu Ambiente Computacional, conforme Anexo IV - Ambiente Computacional do BNB , bem como verificará o atendimento aos requisitos e documentação técnica previstos no Anexo III - Requisitos Técnicos como de comprovação imediata, expressando formalmente o resultado da avaliação.

4.2.1.10.2. Caso sejam necessários componentes de software não

presentes no Ambiente Computacional do Banco do Nordeste, os quais deverão ser fornecidos pelo licitante, a instalação e o

Page 27: banco do nordeste do brasil sa

27

funcionamento destes também deverão ser objeto de comprovação pelo BANCO.

4.2.1.10.3. O licitante deverá demonstrar o funcionamento de todos os

requisitos especificados no Anexo II - Requisitos Funcionais , cuja comprovação de atendimento está definida como “Imediata” naquele documento. A demonstração deverá ser feita para cada macro processo, devendo o licitante elaborar, em comum acordo com o BANCO, cronograma para proceder à demonstração das funções da solução que atendem aos referidos requisitos, respeitado o prazo máximo previsto no subitem 4.2.1.10 deste Termo.

4.2.1.10.4. O cronograma deverá relacionar as equipes - do licitante e do

BANCO - envolvidas com a avaliação de cada grupamento de requisitos, bem como locais, recursos técnicos e materiais necessários para a perfeita avaliação do atendimento aos requisitos.

4.2.1.10.5. Os dados necessários à realização da avaliação da amostra

serão de responsabilidade do licitante, podendo o BANCO fornecer dados adicionais para agregar e avaliar a solução.

4.2.1.10.6. Durante o processo de avaliação da amostra, deverão ser

preenchidos e assinados pelas partes, para cada grupamento de requisitos avaliados, os documentos “Registro da Avaliação dos Requisitos – Formulário 1” e “Avaliação dos Requisitos - Observações – Formulário 2”, conforme os modelos apresentados no Anexo VIII - Formulário para Comprovação de Requisitos , com o resultado da avaliação dos requisitos.

4.2.1.10.7. Caso a solução apresente defeito (mau funcionamento por erro

ou outro problema causado por componente de software de responsabilidade do licitante) que impeça a perfeita avaliação das funções que atendem ao grupamento de requisitos em demonstração, o licitante terá 24h (vinte e quatro horas) para solucionar o problema.

4.2.1.10.8. Sanado o problema, a demonstração deverá ser reiniciada,

com a reavaliação dos itens já vistos antes de ocorrer o problema.

4.2.1.10.9. Durante a demonstração do funcionamento, a identificação de

um único requisito não atendido pela solução será suficiente para interromper o processo de avaliação da amostra e desclassificar a proposta do licitante.

4.2.1.10.10. Caso o licitante recuse-se a assinar o formulário de avaliação

de requisitos para os casos de identificação de requisito não atendido, a assinatura do representante do BANCO será suficiente na comprovação do não atendimento.

4.2.1.10.11. Caso a solução seja compatível com o Ambiente

Computacional do BANCO e atenda plenamente aos requisitos e características referidos nos Anexos II - Requisitos Funcionais , no que exigir comprovação de atendimento

Page 28: banco do nordeste do brasil sa

28

imediata e III - Requisitos Técnicos , de comprovação imediata, o BANCO emitirá Termo de Homologação e será confirmada a classificação do licitante em primeiro lugar.

4.3. Qualificação técnica e econômico-financeira (h abilitação)

4.3.1. Atestado(s) de capacidade técnica, expedido(s) por pessoa(s) jurídica(s) de direito

público ou privado, com efetivo profissional de pelo menos 3.000 (três mil) empregados, declarando que contratou com o licitante a execução de serviços similares, compatíveis com o objeto do Edital, e que tais serviços foram, ou estão sendo, realizados de forma satisfatória.

4.3.1.1. Não serão aceitos atestados emitidos pelo próprio licitante ou por revenda

ou distribuidores do licitante. 4.3.1.2. Cada atestado deverá conter:

4.3.1.2.1. nome, endereço e telefone do(s) contato(s), ou outra forma que

permita ao BANCO estabelecer contato com a empresa atestadora, se necessário;

4.3.1.2.2. a quantidade de empregados da empresa atestadora; 4.3.1.2.3. discriminação da solução implantada, em nível de detalhes que

permita a sua perfeita identificação, que deverá ser, necessariamente, do mesmo fabricante da solução que está sendo cotada na presente licitação.

4.3.1.3. Por serviços similares entende-se o fornecimento e a implantação de uma

solução de software para gestão integrada de riscos, com o suporte técnico correspondente, que contemple, pelo menos, a implantação completa de um dos seguintes processos:

4.3.1.3.1. Gestão Integrada dos Riscos de Crédito; 4.3.1.3.2. Gestão Integrada dos Riscos de Mercado; 4.3.1.3.3. Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez; 4.3.1.3.4. Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez.

4.3.1.4. O(s) atestado(s) apresentado(s) deverá(ão) comprovar:

4.3.1.4.1. a utilização de metodologias e processos de implementação

contemplando gerenciamento de projetos, análise, design, parametrização e implantação, gerência de configuração, teste e suporte;

4.3.1.4.2. a utilização de ferramentas informatizadas para o

gerenciamento de projeto e biblioteca com armazenamento de documentação e artefatos referentes a todas as fases, quais sejam, implantação, parametrização, desenvolvimento e manutenção.

Page 29: banco do nordeste do brasil sa

29

4.3.1.5. Serão aceitos o somatório de atestados, ou seja, a apresentação de diferentes atestados que, no conjunto, abranjam os processos indicados no subitem 4.3.1.3.

4.3.1.6. Não será admitido atestado em que outra(s) sociedade(s) do grupo

econômico do licitante, que não conste(m) como licitante, tenha(m) prestado os serviços de implantação do software.

4.3.2. Comprovação de patrimônio líquido mínimo correspondente a 10% (dez por cento)

do valor total da proposta, no caso de o licitante apresentar resultado igual o u inferior a 1 (um) nos índices Liquidez Geral, Liqui dez Corrente e Solvência Geral , através da apresentação do Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício, já exigíveis e apresentados na forma da lei, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios.

5. ESPECIFICAÇÕES DA SOLUÇÃO

Os requisitos indispensáveis à execução do objeto pretendido, os quais deverão ser observados pelo CONTRATADO durante a prestação dos serviços, estão descritos no Anexo II - Requisitos Funcionais e Anexo III - Requisitos Técnicos . A solução constitui os seguintes elementos:

5.1. fornecimento e cessão de direito de uso definitivo, não exclusivo, de Solução, para o

ambiente tecnológico do BNB, conforme descrito nos Anexos II e III, visando, ainda, suportar a operacionalização e controle dos macroprocessos Gestão Integrada dos Riscos de Crédito; Gestão Integrada dos Riscos de Mercado; Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez; e Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez;

5.2. o modelo para prestação dos serviços, objeto da presente contratação é o da Cessão de

Direito de Uso Definitivo, não exclusivo, de software; 5.3. planejamento, parametrização, customização, testes, integração com sistemas legados,

migração de dados dos sistemas do BNB, treinamento e implantação da solução em produção;

5.4. serviços de operação assistida pelo prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de início

de operação em produção de cada um dos módulos, após o aceite provisório da solução e/ou módulo;

5.5. serviços de suporte técnico, funcional e atualização de versões, compreendendo

manutenção de natureza preventiva, corretiva e legal, pelo prazo de até 42 (quarenta e dois) meses, a iniciar após o aceite definitivo da solução e/ou módulo o qual esteja em produção, respeitado, assim, o prazo da operação assistida;

5.6. para efeito de elaboração da proposta de preços (Anexo VII do Edital ), os elementos

enumerados nos subitens anteriores foram agrupados conforme a seguir:

5.6.1. fornecimento e cessão de direito de uso definitivo, não exclusivo, da solução para gestão integrada e modelagem de riscos de crédito, mercado e liquidez do BNB;

5.6.2. serviços de implantação da solução, incluindo planejamento, parametrização,

customização, testes, integração com sistemas legados, migração de dados dos sistemas do BNB e produção assistida;

Page 30: banco do nordeste do brasil sa

30

5.6.3. serviços de treinamento da equipe de implementação do BANCO, dos usuários na operação da solução e equipe de suporte do BANCO;

5.6.4. serviços de suporte e manutenção de licença, incluindo liberação de atualizações,

correções de defeitos do produto e manutenções legais. 6. PLANO DE IMPLANTAÇÃO

6.1. Os requisitos referentes às condições de entrega, instalação e configuração da solução, bem

como ao treinamento sobre a utilização e operação dos equipamentos, os quais devem ser observados pelo CONTRATADO, estão descritos no Anexo IX - Serviços de Implantação da Solução .

6.2. Os prazos referentes à entrega da solução, incluindo os serviços de instalação, integração

com o ambiente computacional do Banco do Nordeste e transferência de conhecimento para utilização do sistema estão descritos no Anexo IX - Serviços de Implantação da Solução .

6.3. O CONTRATADO deverá entregar um plano de implantação da solução no qual contenha

um mapeamento / desenho de execução e desenvolvimento dos macros processos, caso o Framework da Solução seja aprovado pelo CONTRATANTE este emitirá o Termo de Homologação.

6.4. O Termo de Entrega e Conferência (TEC) será emitido pelo CONTRATANTE após o

recebimento e conferência das licenças de software. 7. VIGÊNCIA DO CONTRATO

O prazo de vigência do Contrato será de 48 (quarenta e oito) meses, incluindo a prestação dos serviços de suporte técnico, manutenção de natureza preventiva e corretiva, contado a partir da data de sua assinatura.

8. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

8.1. O pagamento será efetuado no prazo de 5 (cinco) dias úteis contado da

apresentação/aceitação da nota fiscal/fatura em boa e devida forma, através de crédito em conta corrente mantida pelo CONTRATADO, em uma Agência do Banco do Nordeste, não sendo admitida cobrança por meio de boleto bancário , ficando sua liberação condicionada a total observância do Contrato.

8.2. Os pagamentos se darão conforme tabela de cronograma de desembolsos a seguir:

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSOS

EVENTO PAGAMENTO (%)(*)

Assinatura do Contrato. -

Reunião de abertura do projeto. -

Preparação, apresentação e ajustes do plano de trabalho para a implantação da solução por parte da contratada.

-

Page 31: banco do nordeste do brasil sa

31

Entrega do Mapeamento e desenho de execução da solução para desenvolvimento e implantação dos macros processos (Entrega do Framework da Solução ).

5% (cinco por cento) Após a Emissão do Termo de Homologação por parte da contratante referente ao plano

de execução para a implantação da solução.

Entrega das Licenças de Software por parte da contratada.

10% (dez por cento) Após a Emissão do Termo de Entrega e

Conferência (TEC) por parte da contratante referente ao recebimento das licenças.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez . Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Provisório I do macro processo Modelagem dos Riscos de

Crédito, Mercado e Liquidez.

Entrega do macro processo: Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez .

Emissão por parte da contratante do Termo de Aceitação Definitivo I do macro processo

Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Crédito. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Crédito. Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Provisório II do macro processo Gestão Integrada dos Riscos de

Crédito.

Entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Crédito.

30% (vinte por cento) Após a Emissão por parte da contratante do

Termo de Aceitação Definitivo II do macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Crédito.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Mercado. Serviços de Treinamento.

-

Page 32: banco do nordeste do brasil sa

32

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Mercado. Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Provisório III do macro processo Gestão Integrada dos Riscos de

Mercado.

Entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Mercado.

25% (vinte por cento) Após a Emissão por parte da contratante do

Termo de Aceitação Definitivo III macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Mercado.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez. Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Provisório IV do macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

Entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

25% (vinte por cento) Após a Emissão por parte da contratante do

Termo de Aceitação Definitivo IV do macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

Integração de todos os módulos entregues (macro processos). Conclusão de implantação da solução.

5% (cinco por cento) Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Definitivo da Solução.

(*) (%) percentual dos desembolsos referentes às licenças mais os serviços de implantação

e treinamento da solução (somatório dos subitens 5.6.1 a 5.6.3 deste documento). 8.2.1. A emissão dos Termos de Aceitação Provisório (TAP) I, II, III e IV está associado à

implantação em ambiente de produção de cada um dos macros processos. A entrega de cada módulo pode ser independente, podendo ainda ser concomitante. Após a emissão do Termo de Aceitação Provisório (TAP) I, II, III e IV, inicia-se o período de operação assistida pelo prazo de 60 dias em ambiente de produção.

8.2.2. A emissão dos Termos de Aceitação Definitivo (TAD) I, II, III e IV está associado à

entrega de cada um dos macros processos. A entrega de cada módulo pode ser independente, podendo ainda ser concomitante. Após a emissão do(s) Termo(s) de Aceitação Definitivo (TAD) I, II, III, e IV ocorre o pagamento referente à(s) etapa(s) entregue(s), conforme percentagem apresentada na tabela de desembolsos.

8.2.3. O pagamento dos serviços referentes a cada etapa concluída será efetuado no prazo

máximo de 5 (cinco) dias úteis após a apresentação da nota fiscal/fatura correspondente, emitida após o documento de aceite da etapa pelo BANCO.

Page 33: banco do nordeste do brasil sa

33

8.2.4. Os serviços relativos ao suporte técnico de cada macro processo, incluindo atualização de versões, manutenção de natureza preventiva e corretiva dos processos, subitem 5.7.4 deste documento, serão pagos em até 42 (quarenta e duas) parcelas iguais e mensais, no 5º (quinto) dia útil do mês subsequente ao da prestação dos serviços. O pagamento da primeira parcela será efetuado de forma proporcional relativo aos dias de efetiva utilização dos serviços prestados, sendo utilizada a data de emissão dos Termos de Aceitação Definitivos (TAD) como início da prestação dos serviços.

9. REAJUSTE

9.1. Relativamente aos serviços de manutenção (assistência técnica e suporte técnico), os preços contratados poderão ser reajustados pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mediante solicitação do CONTRATADO, considerando-se os preços praticados no mercado e em outros Contratos da Administração.

9.2. Caso o índice estabelecido para reajustamento venha a ser extinto ou de qualquer forma não

possa mais ser utilizado, será adotado em substituição o que vier a ser determinado pela legislação então em vigor.

9.3. Na ausência de previsão legal quanto ao índice substituto, as partes elegerão novo índice

oficial para reajustamento do Contrato.

10. GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL

O CONTRATADO deverá apresentar, no prazo de até 15 (quinze) dias corridos, a contar da assinatura do Contrato, garantia de execução equivalente a 5% (cinco por cento) do valor global contratado, consoante o art. 56 da Lei 8.666/93.

11. SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

11.1. Com fundamento no art. 7º da Lei nº 10.520/02 e no art. 28 do Decreto nº 5.450/05, ficará

impedido de licitar e de contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, e será descredenciado no SICAF, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, garantida a ampla defesa, ficando também sujeito à aplicação das multas previstas no Contrato e das demais cominações legais o CONTRATADO que:

11.1.1. apresentar documentação falsa; 11.1.2. ensejar o retardamento da execução do objeto; 11.1.3. falhar ou fraudar na execução do Contrato; 11.1.4. comportar-se de modo inidôneo; 11.1.5. cometer fraude fiscal.

11.2. Além do previsto no subitem anterior, pela inexecução total ou parcial do objeto do Contrato,

o BANCO poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao CONTRATADO as seguintes sanções:

Page 34: banco do nordeste do brasil sa

34

11.2.1. advertência; 11.2.2. multa de 0,5% (meio por cento) , por dia de atraso, pelo descumprimento dos prazos

relativos à implantação da solução, considerando planejamento, parametrização, customização, testes, integração com legados, migração de dados dos sistemas do BANCO e implantação da solução em produção, aplicável sobre o valor total contratado;

11.2.3. multa, na forma a seguir, pelo descumprimento dos prazos relativos aos serviços de

suporte técnico, incluindo manutenção de natureza preventiva e corretiva, conforme definido no Anexo X - Serviços de Suporte Técnico e Atualização da Solução , pela não solução do problema que originou o chamado, aplicável sobre o preço total dos referidos serviços:

11.2.3.1. 0,1% (um décimo por cento ), por hora de atraso ou fração, quando o

Nível de Severidade do chamado para o serviço de manutenção ou suporte técnico for considerado CRÍTICO;

11.2.3.2. 0,05% (cinco centésimos por cento) , por hora de atraso ou fração,

quando o Nível de Severidade do chamado para o serviço de manutenção ou suporte técnico for considerado ALTO;

11.2.3.3. 0,025% (vinte e cinco milésimos por cento) , por hora de atraso ou

fração, quando o Nível de Severidade do chamado para o serviço de manutenção ou suporte técnico for considerado MÉDIO;

11.2.3.4. 0,010% (dez milésimos por cento) , por hora de atraso ou fração, quando

o Nível de Severidade do chamado para o serviço de manutenção ou suporte técnico for considerado BAIXO;

11.2.4. multa de 10% (dez por cento) , aplicável sobre o valor apurado para pagamento no

mês em que se verificar a ocorrência faltosa, nas demais violações ou descumprimentos de cláusula(s) ou condição(ões) estipulada(s) no Contrato;

11.2.5. multa de 10% (dez por cento) , aplicável sobre o preço global contratado, em caso

de inexecução total do Contrato.

12. TIPO DE JULGAMENTO

O tipo de julgamento será menor preço global.

13. PREÇO GLOBAL ESTIMADO

Não divulgado com respaldo no Acórdão do TCU nº 2.080/2012 – Plenário, publicado no D.O.U. de 14/8/2012.

Page 35: banco do nordeste do brasil sa

35

ANEXO II

REQUISITOS FUNCIONAIS

CRITÉRIOS DESCRIÇÃO COMPROVAÇÃO

1 REQUISITOS FUNCIONAIS

1.1 REQUISITOS GERAIS (Para todos os Processos)

1.1.1 Permitir o uso de multi-moeda em campos monetários. IMEDIATA

1.1.2 Permitir cadastrar, adicionar e excluir usuários, editar características de usuários e alterar permissões de usuários sobre os portfolios do sistema. IMEDIATA

1.1.3 Apresentar mensagens e telas do sistema no idioma português do Brasil. IMEDIATA

1.1.4 Possuir a função Ajuda (help online) no idioma português do Brasil ou inglês. IMEDIATA

1.1.5 Permitir a criação e manutenção, de forma parametrizada, de menus, telas, consultas, relatórios, gráficos e regras de cálculo. IMEDIATA

1.1.6 Permitir que todos os relatórios possam ser:

• visualizados em tela;

• impressos;

• exportados/salvos pelo menos nos formatos txt, Word, Excel (versão 2000 ou superior) html, xml e pdf;

• copiados para a área de transferência do Windows.

IMEDIATA

1.1.7 Permitir o controle de execução das atividades, através de check list ou sinalizadores, indicando pendências através da geração de alertas ou envio de mensagens.

IMEDIATA

Page 36: banco do nordeste do brasil sa

36

CRITÉRIOS DESCRIÇÃO COMPROVAÇÃO

1.2 RISCO DE CRÉDITO

O sistema deverá permitir o gerenciamento do risco de crédito, com a geração de informações legais específicas, bem como a emissão de relatórios gerenciais. O sistema deverá estar em conformidade com todas as normas legais vigentes, emanadas por órgãos reguladores.

1.2.1 Gerar relatórios para permitir a avaliação do grau de suficiência das garantias das operações em nível global e por tipo de mitigador.

NI

1.2.2 Gerar relatórios para possibilitar o gerenciamento dos limites operacionais individuais e por segmento econômico (carteira). NI

1.2.3 Apresentar matrizes de migração de riscos, no mínimo por rating setor de atividade econômica, região ou área de atuação, origem ou fonte de recursos, tomador, por mitigador de risco, por operação e por safra.

NI

1.2.4 Realizar a correlação de spreads versus risco empresa e operação. NI

1.2.5 Permitir a avaliação das carteiras de crédito oferecendo tratamento quanto ao risco, à inadimplência, spread e PDD (Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa), disponibilizando indicadores tais como:

a) concentração e distribuição das carteiras nos vários níveis de riscos;

b) correlação entre níveis de risco e spreads praticados;

c) provisionamento para devedores duvidosos sob o foco gerencial (atuarial), comparando com as provisões estabelecidas na res. 2.682 do BACEN, previamente calculadas em sistema legado do Banco; e

d) comparação com o cômputo de provisões amparadas pelo novo padrão contábil (IFRS), com base no previsto na Lei Nº 11.638, de 28.12.2007, previamente calculadas em sistema legado do Banco.

NI

Page 37: banco do nordeste do brasil sa

37

1.2.6 Realizar o acompanhamento estatístico dos tomadores de crédito que entraram e se recuperaram da situação de default, disponibilizando indicadores tais como:

a) matriz de migração de riscos tomador;

b) índice de default e recuperação de default base corrente (relativo a dados atuais); e

c) probabilidade de default.

O Sistema deverá possibilitar o monitoramento dos limites operacionais estabelecidos, por cliente, grupo econômico, e/ou carteira, mostrando-nos, por meio de relatórios, o valor concedido, valor utilizado e margem disponível, registrando eventuais casos de suplantação de referidos limites.

NI

1.2.7 Apresentar indicativos de correlação, disponibilizando indicadores tais como:

a) níveis de risco operação e spreads;

b) níveis de risco e perdas; e

c) níveis de risco e probabilidade de default.

NI

1.2.8 Atender ao Método Padronizado Simplificado para o cálculo da parcela referente à exposição ao risco de crédito (PEPR), de que trata a Circular do BACEN de número 3.360, de 12 de setembro de 2007 e suas posteriores atualizações, bem como receber e consolidar os valores das demais parcelas referentes ao risco de mercado e operacional e gerar o Patrimônio de Referência Exigido (PRE). Deverá abranger todo o ativo da Instituição e efetuar a conciliação das categorias de exposição com as respectivas contas contábeis dos balanços e balancetes. Deverá, ainda, possibilitar análises das exposições a risco de crédito e capital alocado em várias dimensões, como data, clientes, classes tomadoras, mitigadores de risco, contas contábeis, contratos e carteiras.

IMEDIATA

1.2.9 Efetuar o cálculo do Patrimônio de Referência (PR), em conformidade com a Res. 3.444 do CMN, de 28 de fevereiro de 2007, e suas posteriores atualizações, e do Limite de Imobilização.

IMEDIATA

1.2.10 Gerar arquivo em formato compatível com as exigências do BACEN, - DLO - para envio àquele Orgão, contemplando os detalhamentos do Patrimônio de Referência (PR), dos Limites de Imobilização e de Compatibilização do PR com o PRE, das parcelas PEPR e POPR e do Risco da Carteira “Banking” (RBAN).

IMEDIATA

1.2.11 Guardar todas as versões dos cálculos e arquivos gerados nos subitens 1.2.8, 1.2.9, e 1.2.10, possibilitando a consulta das informações sempre que necessário, assim como efetuar a marcação da última versão que foi enviada ao BACEN para fins de controle operacional.

NI

Page 38: banco do nordeste do brasil sa

38

1.2.12 Gerar relatórios e informações necessárias para o atendimento do disposto na Circ. 3.477 do BACEN, de 24/12/2009, no que se refere às informações relativas às exposições a risco de crédito, bem como outras que venham a ser exigidas pelos órgãos reguladores até a data da publicação do Edital.

NI

1.2.13 Conter controle hierárquico para a autorização de alteração de quaisquer parâmetros envolvidos nos cálculos da parcela PEPR, do PR e do Limite de Imobilização.

NI

1.2.14 Tratar as operações transferidas para Prejuízo (Perda), apresentando visões de:

a) probabilidade de perdas com base na análise de safras;

b) índices prévios de avaliação de perdas para curtos períodos de observação;

c) tratamento para recuperação de perdas; e

d) indicativos de probabilidade de um determinado nível de risco operação deslocar-se para os demais níveis de risco em intervalos de tempo pré-estabelecidos.

NI

1.2.15 Fazer o cálculo do Value at Risk (VaR) considerando os métodos paramétrico e não-paramétrico. NI

1.2.16 Realizar os processos de cálculos dos parâmetros de risco (PD, LGD, EAD, M e Rating. NI

1.2.17 Permitir a simulação dos impactos no Capital Regulatório e no Capital Econômico de alterações das condições financeiras adotadas pelo BNB, bem como da criação de novos produtos, Linhas de Financiamento ou Programas.

NI

1.2.18 Possibilitar a simulação dos impactos no Capital Regulatório e no Capital Econômico de alterações na composição e perfil da carteira de crédito.

NI

1.2.19 Permitir a avaliação da perda financeira ocasionada pela ocorrência de inadimplência ou repactuação das condições contratuais das operações realizadas pelo BNB.

NI

1.2.20 Possibilitar a monitoração da qualidade dos modelos PD, LGD e EAD, através da geração de relatório de acompanhamento.

NI

1.2.21 No cálculo do Value at Risk (VaR), permitir cálculos pelos modelos paramétrico e simulação histórica. NI

1.2.22 Permitir a construção de matrizes de migração de ratings para a Carteira de Crédito. NI

Page 39: banco do nordeste do brasil sa

39

1.2.23 Permitir a realização de testes de avaliação de performance dos modelos de classificação de risco de crédito do BNB, utilizando as metodologias do Working Paper 14. IMEDIATA

1.2.24 Permitir a avaliação de desempenho da Carteira de Crédito, ou subconjunto da mesma, através de indicadores chaves de performance, tais como: Retorno sobre Ativo, Retorno sobre Capital Próprio e Retorno Ajustado pelo Risco (RAROC).

NI

1.2.25 Calcular os ativos ponderados pelo Risco. NI

1.2.26 Calcular as exposições relativas aos limites de exposição definidos nos normativos do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil e gerar relatórios detalhando a apuração das exposições. O sistema deverá possibilitar o monitoramento dos limites máximos de exposições atingidas com os limites fixados.

NI

1.2.27 Permitir a realização de cálculos de risco de crédito de acordo com diferentes intervalos de confiança e horizontes temporais. NI

1.2.28 Permitir a apuração da aderência da carteira de operações de crédito à política de crédito vigente no BNB, confrontando o spread de risco médio das operações contratadas em um determinado período com a taxa de inadimplência média apurada e as provisões realizadas no mesmo período.

NI

1.2.29 Permitir a realização de simulações de condições extremas (stress test), englobando ciclos econômicos, alteração das condições de mercado e liquidez, inclusive a quebra de premissas, cujos resultados possam ser considerados para o estabelecimento ou revisão de políticas e limites.

NI

1.2.30 Admitir qualquer escala, ranking ou níveis de classificação, possibilitando, ainda, desdobramentos em subníveis de um mesmo nível (exemplo: AAA, AAA-, AA etc.). IMEDIATA

1.2.31 Disponibilizar métodos de mensuração da concentração da carteira de crédito (exemplo: Coeficiente GINI, Índice Herfindahl Hirschman). IMEDIATA

1.2.32 Permitir a criação de Pools para agrupamento das exposições de risco, possibilitando o monitoramento da qualidade e estabilidade dos Pools ao longo do tempo. NI

Page 40: banco do nordeste do brasil sa

40

1.2.33 Possibilitar o envio de alertas automáticos para uma lista de usuários, via e-mail, em situações a serem determinadas pelo USUÁRIO (exemplo: na extrapolação de limites de exposição ou insuficiência de margem). NI

1.2.34 Possibilitar a apresentação de relatórios, no mínimo, por:

a) natureza do tomador do crédito;

b) carteiras e portfólios;

c) classificação de risco;

d) demografia;

e) hierarquia;

f) períodos de observação;

g) análise de medidas;

h) valores;

i) quantidades;

j) percentuais;

k) níveis de provisão.

NI

1.2.35 Gerar relatório com o total das exposições e as exposições médias, segmentado pelos fatores de ponderação de risco (FPR) definidos na Circular BACEN 3.360/07, região geográfica e setor econômico, conforme período e periodicidade definidos pelo Usuário.

NI

1.2.36 Gerar relatório com o total mitigado pelos instrumentos mitigadores de risco definidos na Circular BACEN 3.360/07, segmentado por tipo de mitigador e por Fator de Ponderação de Risco. NI

1.2.37 Possibilitar o acesso às informações de Gestão de Risco de Crédito para as tomadas de decisões mais rápidas e fundamentadas, possibilitando uma visão apurada de rentabilidade, lucratividade e perdas, agilizando o cruzamento das informações por parte dos usuários de negócios, além da criação de relatórios analíticos, que possibilitem a independência dos usuários de negócios.

NI

Page 41: banco do nordeste do brasil sa

41

1.2.38 Realizar periodicamente a execução/mensuração dos parâmetros de risco de crédito com base em modelos matemático-estatísticos:

a) PD - Probability of Default:

i. PD Observada;

ii. PD Estimada.

b) LGD - Loss Given Default:

i. LGD Observada;

ii. LGD Estimada.

c) EAD/CCF - Exposure at Default/Credit Conversion Factor:

i. EAD/CCF Observada;

ii. EAD/CCF Estimada.

d) M - Average Maturity.

NI

1.2.39 Realizar, a qualquer momento, o cálculo do Rating de cliente e dos demais modelos de PD, LGD, EAD/CCF e tipos de categoria de exposição em Atacado, Instituições Financeiras, Soberanos e Participações Societárias. O sistema deverá permitir o cálculo, a qualquer momento, do rating, da perda esperada, do valor da exposição no momento de default e da perda efetiva do cliente/operação /grupo econômico, a partir das informações constantes dos sistemas, com a utilização dos modelos adotados pelo BNB para realização dos referidos cálculos.

NI

1.2.40 Realizar, a qualquer momento, o cálculo individual do Rating de cliente e demais modelos internos para PD, LGD e EAD/CCF por Grupos Homogêneos de Risco (Pools) bem como, a sua combinação para formação dos Pools, no tipo de categoria de exposição varejo. O sistema deverá permitir o cálculo, a qualquer momento, do rating, da perda esperada, do valor da exposição no momento de default e da perda efetiva do cliente/operação /grupo econômico, a partir das informações constantes dos sistemas, com a utilização dos modelos adotados pelo BNB para realização dos referidos cálculos.

NI

Page 42: banco do nordeste do brasil sa

42

1.2.41 Realizar os cálculos das PD´s, LGD´s e EAD´s/CCF´s Observadas e Estimadas na visão cliente e por Grupos Homogêneos de risco (Pools) para os tipos de categoria de exposição Atacado, Instituições Financeiras, Soberanos e Participações Societárias.

NI

1.2.42 Realizar a combinação dos agrupamentos de risco PD, LGD, EAD/CCF tanto para exposição Varejo quanto para Atacado. O sistema deverá fornecer agrupamento desses parâmetros, discriminados pelas diversas categorias de exposição e suas combinações.

NI

1.2.43 Realizar o recálculo automático do rating do cliente a partir de determinados eventos ou alterações em seus atributos. NI

CRITÉRIOS DESCRIÇÃO COMPROVAÇÃO

1.3 MODELAGEM DE RISCOS

O processo de modelagem compreende a definição do processo e a sistemática para desenvolver e avaliar metodologias e modelos para aferição dos riscos de crédito, de mercado e liquidez e operacional, além da apuração dos limites de risco de crédito do Banco do Nordeste do Brasil, realizado através de uma solução de mineração de dados, com disponibilização de versões atualizadas, de modo a garantir o pronto atendimento ao que preceitua o acordo de Basiléia e às normas do Banco Central do Brasil (BACEN).

1.3.1 Realizar o processamento das quatro operações fundamentais, potência, logaritmo, função módulo, combinação, exponencial, fatorial, função matemática gama e funções trigonométricas.

IMEDIATA

1.3.2 Permitir realizar operações de merge, join e group by sobre conjuntos de dados. IMEDIATA

1.3.3 Realizar funções de probabilidade (discretas e contínuas) e suas inversas (Poisson, binomial, uniforme, qui-quadrado, F, gama, normal, exponencial), funções de probabilidade beta e log-normal, geração de números aleatórios com distribuição uniforme, normal, exponencial e logarítmica.

IMEDIATA

1.3.4 Realizar operações fundamentais com matrizes, inversa, potência, transposta, determinante, posto, rank, autovalores e autovetores.

IMEDIATA

1.3.5 Realizar função para resolução de sistema de equações lineares. IMEDIATA

Page 43: banco do nordeste do brasil sa

43

1.3.6 Realizar função que calcule o traço da matriz. IMEDIATA

1.3.7 Realizar alisamento exponencial; realizar interpolação linear, exponencial, logarítmica, polinomial. IMEDIATA

1.3.8 Realizar análise de resíduos. IMEDIATA

1.3.9 Executar modelo ARIMA. IMEDIATA

1.3.10 Possibilidade de identificar automaticamente e estimar o melhor modelo ARIMA e de alisamento exponencial para uma ou mais séries temporais.

IMEDIATA

1.3.11 Permitir elaboração das seguintes amostragens: a. aleatória simples; b. estratificada; c. aleatória proporcional ao tamanho; d. aleatória por conglomerados; e. aleatória sistemática; f. amostragem das primeiras N observações do conjunto de dados; e g. amostragem baseada em probabilidade proporcional ao tamanho e suas derivações: PPS Systematic, PPS

Sequential, PPS Brewer, PPS Murthy e PPS Sampford.

IMEDIATA

1.3.12 Possuir ferramentas para transformação e conversão de tipos de variáveis. IMEDIATA

1.3.13 Permitir distribuições de frequência simples e acumulada. IMEDIATA

1.3.14 Calcular medidas de posição: média, mediana, moda, quartis, decis, percentis, máximo e mínimo sem necessidade de programação. IMEDIATA

1.3.15 Calcular medidas de dispersão: desvio padrão, variância, amplitude, quantidade (n). IMEDIATA

1.3.16 Calcular medida de curtose e assimetria. IMEDIATA

Page 44: banco do nordeste do brasil sa

44

1.3.17 Realizar a construção de histogramas, ramos e folhas e de Box plot. IMEDIATA

1.3.18 Realizar medidas de correlação: coeficiente de Pearson, spearman, kendall. IMEDIATA

1.3.19 Realizar testes de qui-quadrado. IMEDIATA

1.3.20 Realizar análise de variância. IMEDIATA

1.3.21 Construir gráficos e tabelas, estatísticos e gráficos univariados. IMEDIATA

1.3.22 Utilizar variáveis intervalares (numéricas) – n, média, mediana, mínimo, máximo, desvio-padrão e percentual de ausentes.

IMEDIATA

1.3.23 Utilizar variáveis categóricas – número de categorias, contagens, moda e percentual de ausentes. IMEDIATA

1.3.24 Construir tabelas para variáveis de resposta múltipla. IMEDIATA

1.3.25 Realizar distribuições de variáveis categóricas pela variável resposta e/ou da variável de segmentação. IMEDIATA

1.3.26 Realizar análise de componentes principais. IMEDIATA

1.3.27 Realizar cálculo de análise fatorial e análise discriminante. IMEDIATA

1.3.28 Elaborar análise de correspondência. IMEDIATA

1.3.29 Elaborar análise de cluster. IMEDIATA

1.3.30 Possibilitar exportar modelos para o formato PMML (Predictive Model Markup Language). IMEDIATA

1.3.31 Permitir o desenvolvimento de modelos lineares generalizados, regressão linear, regressão logística e modelos de regressão não lineares.

IMEDIATA

1.3.32 Realizar diagnósticos de multicolinearidade. IMEDIATA

Page 45: banco do nordeste do brasil sa

45

1.3.33 Realizar teste de heterocedasticidade. IMEDIATA

1.3.34 Permitir realizar processos automáticos de seleção de variáveis: stepwise, forward e backward. IMEDIATA

1.3.35 Realizar regressão de Cox. IMEDIATA

1.3.36 Realizar teste K-S e, pelo menos, mais 05 (cinco) testes adicionais para amostras independentes. IMEDIATA

1.3.37 Calcular e testar a significância da correlação dos pares de atributos. IMEDIATA

1.3.38 Permitir a análise de variância pela classificação ANOVA de Friedman para k amostras combinadas. IMEDIATA

1.3.39 Permitir medida simétrica para associação entre variáveis ordinárias por meio do Gama Goodman Kruskal. IMEDIATA

1.3.40 Permitir medida de associação assimétrica entre variáveis categóricas, obtido usando o principio de redução proporcional de erro por meio do Lambda Goodman-Kruskal.

IMEDIATA

1.3.41 Permitir medida de associação assimétrica entre variáveis categóricas, obtido usando o principio de redução proporcional de erro por meio do Tau Goodman-Kruskal. IMEDIATA

1.3.42 Permitir medida de associação assimétrica entre variável ordinais por meio de Tau-b Kendall. IMEDIATA

1.3.43 Permitir medida de associação assimétrica entre variável ordinais por meio de Tau-c Kendall. IMEDIATA

1.3.44 Permitir medida do coeficiente assimétrico de incerteza. IMEDIATA

1.3.45 Permitir medida de associação entre variáveis ordinais por meio da medida de Sommers. IMEDIATA

1.3.46 Calcular o coeficiente de concordância W para a classificação do ranking (W de Kendall). IMEDIATA

1.3.47 Calcular o coeficiente de correlação de Kendall (Tau de Kendall). IMEDIATA

1.3.48 Comparar subgrupos definidos por um atributo discreto e uma saída contínua por meio do modelo ANOVA Kruskal-Wallis.

IMEDIATA

Page 46: banco do nordeste do brasil sa

46

1.3.49 Executar teste de Sinal. IMEDIATA

1.3.50 Executar teste de sinal e de rank baseado no modelo de Wilcoxon. IMEDIATA

1.3.51 Executar teste baseado no modelo de Wald-Wolfowitz. IMEDIATA

1.3.52 Particionar amostras de dados para treinamento, validação e teste. IMEDIATA

1.3.53 Analisar os modelos dividindo automaticamente pelas partições criadas. IMEDIATA

1.3.54 Aplicar vários limites a fim de eliminar valores em intervalos extremos. IMEDIATA

1.3.55 Plotar gráficos de distribuição, gráficos bivariados, gráficos de ranking das variáveis baseadas em correlação com a variável resposta.

IMEDIATA

1.3.56 Plotar gráficos interativos e batch: diagramas de dispersão, histogramas, gráficos multidimensionais, gráficos de torta, gráficos de área.

IMEDIATA

1.3.57 Plotar gráficos dos perfis dos segmentos. IMEDIATA

1.3.58 Desenvolver gráficos dos perfis de cada segmento baseando-se nos segmentos criados pela análise de cluster ou modelagem.

IMEDIATA

1.3.59 Determinar agrupamento com algoritmo de aglomeração com expectação-máxima. IMEDIATA

1.3.60 Calcular cluster usando mapas de Kohonen. IMEDIATA

1.3.61 Determinar árvores de agrupamentos em cluster. IMEDIATA

1.3.62 Determinar o tamanho de árvores de agrupamentos em cluster. IMEDIATA

1.3.63 Selecionar o melhor número de cluster. IMEDIATA

1.3.64 Determinar cluster usando o método k-Means. IMEDIATA

Page 47: banco do nordeste do brasil sa

47

1.3.65 Determinar cluster por meio de algoritmo Learning Vector Quantisation. IMEDIATA

1.3.66 Determinar cluster por meio de gráfico de proximidade (Neighborhood). IMEDIATA

1.3.67 Determinar variáveis do cluster por meio de K-Means. IMEDIATA

1.3.68 Calcular aglomeração hierárquica. A aglomeração hierárquica tem por objetivo unificar objetos em classes ou grupos sucessivamente maiores através da utilização de alguma medida de similaridade ou de distância. Um resultado típico deste enfoque é uma árvore hierárquica.

IMEDIATA

1.3.69 Detectar outliers usando o princípio de mineração de regra de associação. IMEDIATA

1.3.70 Calcular regras de associação usando um algoritmo A PRIORI. IMEDIATA

1.3.71 Calcular regras de associação que conduzem ao atributo discreto usando a aproximação A PRIORI. IMEDIATA

1.3.72 Calcular árvore de associação que conduzem ao atributo discreto usando a aproximação A PRIORI. IMEDIATA

1.3.73 Permitir classificar três algoritmos. IMEDIATA

1.3.74 Permitir classificação por Suport Vector Machine (SVM). IMEDIATA

1.3.75 Calcular K-vizinho mais próximo. IMEDIATA

1.3.76 Determinar análise linear discriminante supervisionada. IMEDIATA

1.3.77 Determinar regressão logística binária. IMEDIATA

1.3.78 Determinar regressão logística multinomial. IMEDIATA

1.3.79 Utilizar classificadores Naive Bayes. IMEDIATA

Page 48: banco do nordeste do brasil sa

48

1.3.80 Utilizar protótipo vizinho-próximo. Cada cluster pode ser representado por um objeto protótipo que caracteriza o cluster. Se dois protótipos estão distantes, então, os objetos nos respectivos clusters também estão distantes. Os objetos mais próximos do objeto “X” devem ser procurados no cluster correspondente ao protótipo mais próximo de “X”.

IMEDIATA

1.3.81 Executar redes neurais MLP (Multilayer Percepton). IMEDIATA

1.3.82 Executar redes neurais baseado no modelo Kohonen. IMEDIATA

1.3.83 Executar redes neurais baseado no modelo de RFB (Radial Basis Function). IMEDIATA

1.3.84 Gerar procedimentos de Boosting. IMEDIATA

1.3.85 Calcular a matriz confusão e estimar a taxa de erro. IMEDIATA

1.3.86 Possibilitar a utilização de algoritmo de aprendizagem supervisionada com Cross-validation. IMEDIATA

1.3.87 Executar a taxa de erro do leave-one-out do algoritmo de aprendizagem supervisionada. IMEDIATA

1.3.88 Executar uma repetição do processo treinamento-teste e predizer a taxa de erro. IMEDIATA

1.3.89 Calcular o limite da curva (conhecido também como gráfico de ganho). IMEDIATA

1.3.90 Calcular o “score” para uma classe de valores do classificador (algoritmo de aprendizagem supervisionada). IMEDIATA

1.3.91 Gerar a curva ROC (Receiver Operating Characteristics). IMEDIATA

1.3.92 Calcular um atributo novo a partir do produto de dois atributos aleatórios escolhidos. IMEDIATA

1.3.93 Padronizar atributos contínuos. IMEDIATA

1.3.94 Possibilitar criação de variável do tipo sequência numérica. IMEDIATA

1.3.95 Transformar variáveis contínuas na sequencia por intermédio do Rho Spearman. IMEDIATA

Page 49: banco do nordeste do brasil sa

49

1.3.96 Transformar atributos discretos 0/1 em atributos contínuos binários. IMEDIATA

1.3.97 Transformar atributos contínuos em atributos binários. IMEDIATA

1.3.98 Transformar atributos contínuos em discretos. IMEDIATA

1.3.99 Transformar atributos contínuos em discretos por meio da discretização de intervalos fixos de frequências iguais. IMEDIATA

1.3.100 Transformar atributos contínuos em discretos por meio da discretização de intervalos fixos de tamanhos iguais. IMEDIATA

1.3.101 Transformar atributos contínuos em atributos discretos baseado no modelo de Fayyad e Irani. IMEDIATA

1.3.102 Transformar dados RBF (Radial basis function): saída, cluster, entrada, descrição. IMEDIATA

1.3.103 Comparar a distribuição das variáveis transformadas com as distribuições das variáveis originais. IMEDIATA

1.3.104 Realizar transformações básicas: logarítmica, raiz quadrada, inversa, quadrada, exponencial, padronização. IMEDIATA

1.3.105 Realizar transformações de categorização de variáveis: em intervalos equiespaçados: em intervalos com frequências iguais e otimização da relação com a variável resposta categórica.

IMEDIATA

1.3.106 Realizar transformação de dados transacionais de cliente numa única linha contendo o RFV. IMEDIATA

1.3.107 Realizar substituição dos dados por medidas de tendência central (média, mediana etc.), baseado em distribuição de probabilidades.

IMEDIATA

1.3.108 Realizar substituição dos dados por imputação por árvore de decisão (“variável surrogate”). IMEDIATA

1.3.109 Realizar substituição dos dados por Estimadores M robustos de locação. IMEDIATA

1.3.110 Realizar substituição dos dados por Constante pré-definida. IMEDIATA

1.3.111 Permitir a especificação de novos valores para variáveis categóricas para a substituição dos dados. IMEDIATA

Page 50: banco do nordeste do brasil sa

50

1.3.112 Definir valores de substituição para valores desconhecidos. IMEDIATA

1.3.113 Possibilitar colar e copiar dados gráficos ou salvá-los em formatos gráficos como BMP, GIF ou JPG. IMEDIATA

1.3.114 Permitir a publicação de modelos de forma transparente e sem a necessidade de utilizar sua interface GUI, tornando-os acessíveis às aplicações legadas.

IMEDIATA

1.3.115 Possibilitar o gerenciamento dos modelos nas fases de teste, homologação e produção. IMEDIATA

1.3.116 Realizar comparação entre modelos utilizando parâmetros, medidas de desempenho e técnicas visuais. IMEDIATA

1.3.117 Deve oferecer manual do usuário final em idioma Português Brasil e os demais itens, tais como, componentes, configurações etc., em Inglês ou Português de Brasil.

IMEDIATA

1.3.118 Permitir geração automática de documentação do processo de modelagem nos formatos HTML e PDF. IMEDIATA

1.3.119 Possibilitar monitorar modelos em ambiente de produção, de forma a exibir informações quanto a sua aderência e desempenho em produção.

IMEDIATA

Page 51: banco do nordeste do brasil sa

51

CRITÉRIOS DESCRIÇÃO COMPROVAÇÃO

1.4 RISCOS DE MERCADO E DE LIQUIDEZ

O sistema deverá permitir o gerenciamento dos riscos de mercado e de liquidez, com a geração de informações legais específicas, bem como a emissão de relatórios gerenciais. O sistema deverá estar em conformidade com todas as normas legais vigentes, emanadas dos órgãos reguladores.

1.4.1 Permitir cadastrar operações, código contábil, sistema de origem, carteiras, títulos e indexadores para cada fator de risco de mercado. IMEDIATA

1.4.2 Realizar Testes de Aderência (Backtesting), para avaliar se as estimativas de VaR estão calibradas. NI

1.4.3 Permitir Testes de Aderência (Backtesting), para avaliar se as estimativas de fluxo de caixa estão calibradas, comparando os valores do fluxo de caixa (previsão) com os valores movimentados na reserva bancária (efetivo).

NI

1.4.4 Disponibilizar diariamente, os dados de mercado utilizados para os cálculos do sistema, referenciando as respectivas fontes.

IMEDIATA

1.4.5 Permitir consultar fatores de risco associados a produtos em uma carteira. IMEDIATA

1.4.6 Permitir adicionar, editar e excluir curvas de juros e indexadores, de forma automática ou manualmente. IMEDIATA

1.4.7 Realizar alocação de valores marcados a mercado em vértices, definidos pelo Banco Central. IMEDIATA

1.4.8 Calcular o VaR (Value at Risk) utilizando os métodos paramétrico ou não paramétrico, considerando volatilidades históricas, correlações entre vértices e correlações entre fatores de risco.

IMEDIATA

1.4.9 Gerar relatórios de descasamento de moedas. IMEDIATA

1.4.10 Realizar o cálculo e gerar relatórios de duration das operações, por sistema-fonte, carteira, título ou indexador. NI

1.4.11 Gerar relatórios de ativos e de passivos financeiros, agrupados por faixas de vencimentos. IMEDIATA

Page 52: banco do nordeste do brasil sa

52

1.4.12 Para cálculo do risco de taxa de juros do fator de risco prefixado, incluir as operações indexadas a percentuais diferentes de 100% das taxas CDI ou SELIC, nos termos das Instruções para apuração e Preenchimento do DRM, constantes do sítio do BACEN na Internet.

IMEDIATA

1.4.13 Permitir o cálculo e visualização de índices de liquidez estabelecidos por normativos legais. IMEDIATA

1.4.14 Permitir parametrização, cálculo e visualização de índices de liquidez gerenciais. IMEDIATA

1.4.15 Realizar a marcação a mercado das operações, a partir da coleta de preços de mercado e a partir do desconto dos fluxos de caixa por taxas coletadas no mercado.

IMEDIATA

1.4.16 Desenvolver os seguintes cálculos estatísticos ligados à volatilidade: Variância; Desvio Padrão; Covariância e Correlação.

IMEDIATA

1.4.17 Calcular o valor final de cada parcela de risco de mercado (RBAN, PJUR1, PJUR2, PJUR3, PJUR4, PCOM, PCAM, PACS), permitindo a visualização da memória de cálculo e validação de cada uma destas parcelas.

IMEDIATA

1.4.18 Gerar os arquivos para remessa ao BACEN relativos aos riscos de mercado e de liquidez (DDR, DRM, DRL), mantendo-os atualizados com versões vigentes à época.

IMEDIATA

1.4.19 Construir cenários de estresse previstos pelo BACEN em relação ao demonstrativo legal DRL, permitindo a complementação, manualmente ou via importação de arquivos.

NI

1.4.20 Permitir a entrada do valor do Patrimônio de Referência necessário no processo de geração de dados para envio ao BACEN.

NI

1.4.21 Atualizar diariamente os parâmetros informados pelo BACEN para calculo das parcelas PJUR1, PJUR2, PJUR3, PJUR4, PCOM, PCAM e PACS.

IMEDIATA

1.4.22 Fornecer diariamente taxas coletadas no mercado para marcação a mercado das operações, abrangendo os diversos fatores de risco de mercado a que está sujeito o BNB.

IMEDIATA

1.4.23 Permitir cálculo do Rban, com e sem diversificação de fatores de risco, devidamente documentados e com resultados passíveis de verificação de consistência (backtesting).

IMEDIATA

1.4.24 Gerar fluxos de Caixa das operações, inclusive de derivativos, a partir dos parâmetros fornecidos pelos sistemas do BNB.

IMEDIATA

Page 53: banco do nordeste do brasil sa

53

1.4.25 Permitir a aplicação de diferentes cenários de liquidez aos fluxos de caixa, contribuindo, para a elaboração de análises econômico-financeiras de modo customizado.

NI

1.4.26 Realizar Analise de Sensibilidade, inclusive nos termos requeridos pela instrução 475/2008, da CVM. NI

1.4.27 Permitir a elaboração de relatórios em leiautes customizados. NI

1.4.28 Realizar interpolação e extrapolação de taxas para marcação a mercado. IMEDIATA

1.4.29 Emitir alertas relativos aos limites de risco do BNB cadastrados no sistema e em relação à remessa de informativos legais.

NI

1.4.30 Permitir exportação dos dados para o Excel, Acess e no formato txt de relatórios padrão do sistema e possuir interface para que o usuário defina o layout dos relatórios a serem criados.

IMEDIATA

1.4.31 Realizar a marcação a mercado de ativos e passivos sem cotação disponível no mercado. IMEDIATA

1.4.32 Realizar o cálculo do Value at Risk (VaR) de componente, Value at Risk (VaR) marginal e Value at Risk (VaR) incremental da Carteira.

IMEDIATA

1.4.33 Permitir a elaboração de cenários de estresse, determinista ou histórico, inclusive os cenários estabelecidos pelo Banco Central.

NI

1.4.34 Calcular os cenários de teste de estresse e sensibilidade previstos na Circular BACEN 3365/2007. IMEDIATA

1.4.35 Possuir modelos de simulação para posições da carteira bancária (operações não classificadas na carteira de negociação, que permitam parametrizações relacionadas atribuição de prazos a passivos sem data de vencimento determinado, ao reinvestimento de ativos, à rolagem de passivos, à taxa de crescimento dos empréstimos, a hipóteses sobre o funding (volume, taxas de captação e fatores de risco) e ao comportamento dos clientes (pré-pagamento).

NI

1.4.36 Simular a realização de operações no mercado financeiro, visando a proteção da Carteira. IMEDIATA

1.4.37 Permitir a parametrização de itens do fluxo de caixa, permitindo inserir premissas de pagamentos ou recebimentos antecipados, inadimplência, atribuição de prazos a passivos sem data de vencimento estabelecida, e renovação de captações como depósitos e poupança, por exemplo.

NI

Page 54: banco do nordeste do brasil sa

54

1.4.38 Permitir a definição e formatação de gráficos relativos às informações de cada relatório. NI

1.4.39 Possuir integração do aplicativo com bancos de dados externos, permitindo a inserção de dados de forma automática, inclusive por meio de planilhas eletrônicas.

NI

1.4.40 Utilizar a tabela de feriados do BACEN. IMEDIATA

1.4.41 Tratar cestas de moedas, como por exemplo, UMBNDES e UCBID. NI

1.4.42 Tratar indexadores específicos, como por exemplo, TJLP com redutor. NI

1.4.43 Realizar a conciliação contábil das informações recebidas para processamento. NI

Page 55: banco do nordeste do brasil sa

55

ANEXO III

REQUISITOS TÉCNICOS

A SOLUÇÃO deverá atender obrigatoriamente aos requisitos não funcionais e às características técnicas descritos nos itens deste Anexo. Os requisitos não funcionais e técnicos descritos a seguir atendem aos aspectos relacionados com segurança, desempenho, integração e infraestrutura e todos deverão ser de comprovação imediata. 1. REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS E CARACTERÍSTICAS TÉCN ICAS

Descrição do Requisito

GERAL

1.1. Todas as versões de softwares básicos, frameworks, servidores e quaisquer outros recursos utilizados pela solução deverão ser totalmente compatíveis com o ambiente computacional do Banco do Nordeste, conforme Anexo Ambiente Computacional do BNB.

1.2. A solução a ser ofertada deve ser um único produto de um mesmo fabricante ou um conjunto de produtos de um mesmo fabricante. Em ambos os cenários a solução deve possuir um único ambiente de administração e controle de acessos de usuários.

1.3. A solução deve apresentar em seu módulo de construção e exibição de relatórios como uma solução Web.

1.4. O Banco do Nordeste do Brasil tem ambiente computacional conforme descrito no Anexo - Ambiente Computacional do Banco do Nordeste, com licença e serviço de suporte.

1.5. A solução poderá apresentar seu módulo de ETL (Configuração e Construção) e de Modelagem (Configuração e Cronstrução de Fluxos e Algoritmos) como uma solução Cliente-Servidor, desde que atenda os requisitos:

o No lado servidor (compatível com o ambiente computacional do Banco): todos os módulos que compõem a SOLUÇÃO, quando compatíveis com o ambiente computacional do Banco, devem ser compatíveis com os sistemas operacionais Windows Server 2012 64 bits ou Red Hat 6 64 bits e superior.

o A versão de componentes e produtos de terceiros de que necessite a SOLUÇÃO deverá ser compatível com o ambiente computacional do Banco do Nordeste do Brasil descrito no Anexo - Ambiente Computacional do Banco do Nordeste e sistemas

Page 56: banco do nordeste do brasil sa

56

Descrição do Requisito

operacionais supracitados.

o Deve ser compatível para execução em ambiente virtualizado com VMWare vSphereEnterprise Plus 5.1 e superior.

• No lado servidor (não compatível com o ambiente computacional do Banco):

o Todos os módulos que compõem a SOLUÇÃO com o sistema operacional diferente ao utilizado no Banco do Nordeste do Brasil descrito Anexo – Ambiente Computacional do Banco do Nordeste, o CONTRATADO deverá fornecer o licenciamento, instalação e serviço de suporte do sistema operacional.

o Todos os módulos que compõem a SOLUÇÃO com o ambiente virtualizado diferente ao utilizado no Banco do Nordeste do Brasil descrito Anexo – Ambiente Computacional do Banco do Nordeste, o CONTRATADO deverá fornecer o hardware, licenciamento, instalação e serviço suporte do ambiente virtualizado.

• No lado cliente

o Todos os módulos que compõem a SOLUÇÃO devem ser compatíveis com os sistemas operacionais Windows XP e Windows 7 (32 e 64 bits), ou superior.

o A versão de componentes e produtos de terceiros de que necessite a SOLUÇÃO deverá ser compatível com o ambiente computacional do Banco do Nordeste do Brasil descrito no Anexo - Ambiente Computacional do Banco do Nordeste e sistemas operacionais supracitados.

o O módulo cliente deverá executar nativamente no sistema operacional sem o uso de emuladores que permitam a retrocompatibilidade.

• Todos os módulos da SOLUÇÃO devem executar sem o uso de ambientes que emulem versões anteriores de sistema operacional.

1.6. A solução web deve ser compatível com Internet Explorer 8.0 e superior, e com o Firefox 20.0 e superior.

1.7. A solução web deve ser compatível com os navegadores (browser) para smartphones e tablets Android 2.2 e superior e iOS 5 e superior.

DOCUMENTAÇÃO GERAL

1.8. Documentação descrevendo a Arquitetura da solução (diagrama de representação arquitetural; decomposição em subsistemas, pacotes ou camadas; configuração de hardware/software onde a aplicação será instalada).

Page 57: banco do nordeste do brasil sa

57

Descrição do Requisito

1.9. Documentação descrevendo os procedimentos de instalação e atualização da solução (manual técnico de instalação e configuração).

1.10. Documentação descrevendo os procedimentos de administração da solução (manual do módulo de administração).

1.11. Manual de Utilização da Solução (Manual do Usuário) em Português.

1.12. Documentação descrevendo as configurações necessárias para garantir alta disponibilidade e performance baseado em cenários de quantidade máxima de sessões concorrentes.

USABILIDADE

1.13. O help on-line e manual do usuário deverão estar escritos no idioma português do Brasil.

1.14. A documentação técnica do sistema deverá estar escrita nos idiomas português do Brasil ou Inglês.

1.15. A solução deverá apresentar em seu módulo de relatório as mensagens e telas no idioma português do Brasil.

1.16. A solução deverá apresentar em seu módulo de relatório o idioma Português do Brasil.

1.17. A solução deverá apresentar em seu módulo de modelagem o idioma Português do Brasil ou Inglês.

BANCO DE DADOS

1.18. A solução quando compatível com o ambiente computacional do Banco, de acordo com o disposto no Anexo – Ambiente Computacional do BNB, deve utilizar SGBD IBM DB2 for z/OS versão 10.1 ou SGDB Microsoft SQL Server 2008 (Em modo Nativo) como repositório de dados.

1.19. Caso não seja compatível com o ambiente computacional do Banco, a solução deve permitir o armazenamento de dados em um dos sistemas gerenciadores de banco de dados comercializado no mercado, sendo obrigatório o CONTRATADO fornecer o serviço de suporte técnico, instalação e licenciamento do banco de dados.

SERVIDOR DE APLICAÇÃO

Page 58: banco do nordeste do brasil sa

58

Descrição do Requisito

1.20. A solução deve ser compatível com o ambiente de execução de aplicação IBM WebSphere Application Server (WAS) for z/OS versão 7.x ou Microsoft Internet Information Services 7.x, ou SAP Netweaver 7.4 quando compatível com o ambiente computacional do Banco de acordo com o disposto no Anexo – Ambiente Computacional do BNB.

1.21. Caso não seja compatível com o ambiente computacional do Banco, a solução deve utilizar um servidor de aplicação comercializado no mercado, sendo obrigatório o CONTRATADO fornecer o serviço de suporte técnico, instalação e licenciamento do servidor de aplicação.

SEGURANÇA

1.22. Possibilitar a autenticação dos usuários via LDAP utilizando repositório de usuários AD (Active Directory) do Windows Server 2003 e superior.

1.23. A SOLUÇÃO deve suportar a autenticação em múltiplos domínios federados de Active Directory do Windows Server 2003 e superior.

1.24. Deve prover mecanismo para garantia de identidade, autenticidade e autorização de acesso de forma que cada usuário, ou grupo de usuários, possa acessar apenas as funcionalidades permitidas para o seu perfil de acesso.

1.25. Permitir autenticação utilizando tecnologia de Single Sign-On (SSO).

AUDITORIA

1.26. Gravação automática de trilhas de auditoria para controle de modificações e alterações nos dados, inclusive para eventos que modifiquem as permissões de acesso do usuário.

1.27. Cada registro da trilha de auditoria deve conter, no mínimo, as seguintes informações:

• Data e hora de início e fim do evento;

• Tipo do evento (consulta, inclusão, alteração, exclusão, logon, logout);

• Identificação do responsável;

• Identificação do aplicativo, tela ou função utilizados;

Page 59: banco do nordeste do brasil sa

59

Descrição do Requisito

• Origem do evento (IP);

• Nome da máquina origem do evento;

• Domínio da máquina de origem do evento;

• Resultado final (sucesso ou falha);

• Detalhes do evento (informações adicionais sobre o evento significativos para análise das ocorrências).

1.28. Os registros em trilha de auditoria deverão ter proteção contra violação de confidencialidade e integridade, ou seja, somente deve ser possível sua consulta a usuários autorizados e não deve ser possível operações de alteração e exclusão.

INTEGRAÇÃO

1.29. A solução deverá disponibilizar interface Web Services compatíveis com SOAP 1.1 e 1.2 para que outras aplicações possam interagir com a solução.

1.30. A solução deverá possuir a capacidade para consumir dados contidos em Web Services com SOAP 1.1 e 1.2.

1.31. A solução deverá possuir procedimentos ou rotinas para importar e exportar as informações geradas para integração com outros sistemas.

1.32. A solução deverá possuir a capacidade para consumir dados contidos em SGBD IBM DB2 for z/OS versão 10.x.

1.33. A solução deverá possuir a capacidade para consumir dados contidos em SGBD Microsoft SQL Server 2008 / 2005 / 2000.

1.34. A solução deverá possuir a capacidade para consumir dados contidos em VSAM.

1.35. A solução deverá possuir a capacidade para consumir dados contidos em Microsoft Access 2000 e superior.

1.36. A solução deverá possuir a capacidade para consumir dados contidos em planilhas eletrônicas do Microsoft Excel 2000 e superior.

1.37. A solução deverá possuir a capacidade para consumir dados contidos em arquivos de texto (ASCII).

Page 60: banco do nordeste do brasil sa

60

Descrição do Requisito

1.38. A solução deverá disponibilizar rotinas para importar e exportar as informações geradas para integração com outros sistemas em formato de arquivo.

1.39. A solução deverá possuir a capacidade para exportar informações em arquivo texto (ASCII).

1.40. A solução deverá possuir a capacidade para consumir dados contidos em arquivos de texto (ASCII).

1.41. Caso a solução possua a necessidade de integração por meio de arquivo com os sistemas do BNB, deverá fazer por meio do sistema de mensageria IBM WebSphere MQ(MQSeries), respeitando o conteúdo do Anexo Ambiente Computacional do BNB.

1.42. Caso a solução possua rotina batch a mesma deverá ser compatível com o sistema de processamento e scheduling BMC Control-M, respeitando o conteúdo do Anexo Ambiente Computacional do BNB.

1.43. O módulo de Modelagem da solução deve suportar a “linguagem R”, utilizada para cálculos estatísticos e gráficos.

RELATÓRIO

1.44. A solução deverá possuir a capacidade para geração e customização de relatórios. Entenda-se por customização a capacidade de alteração e organização do layout (posicionamento dos elementos), definição da consulta (tabela e query) e apresentação dados.

1.45. A solução em seu componente de relatório deverá permitir salvar os relatórios em PDF.

Page 61: banco do nordeste do brasil sa

61

ANEXO IV

AMBIENTE COMPUTACIONAL DO BNB 1. Introdução 1.1. Finalidade O objetivo deste documento é consolidar informações sobre recursos de hardware, software básico, ferramentas, componentes corporativos e demais configurações do Ambiente Computacional do Banco do Nordeste.

O documento serve como referência no processo de desenvolvimento de software, na medida em que tanto o desenvolvimento interno quanto o contratado de empresa terceira obriga-se a produzir software aplicativo e processos automatizados que sejam plenamente compatíveis com o ambiente computacional. 2. Configuração Geral do Ambiente Computacional

Configuração do Servidor Central do BNB ( mainframe )

Hardware Mainframe Principal: Fabricante: IBM Modelo: z196-2817-M32-507 Capacidade: 442 MSUs 3.586 MIPs Processadores: 07 CP instruções tradicionais 03 zIIP instruções Java e DB2 01 ICF instruções de Coupling Facility 06 SAP instruções de I/O 21 PU reserva ou uso futuro 02 spare contingência Memória Real: 512 Gigabytes Canais: 04 ESCON 60 FICON Express 8 01 IQD (hipersockets) 06 IFB(Coupling link) Placas OSA: (Gigabit Ethernet 1000/T) 04 OSA-E (non-QDIO) 04 OSA-D (QDIO) 02 OSA-C (ICC) (10 Gigabit Ethernet) 04 OSA-D (QDIO) Criptografia 02 CRYPTO_Exp2 Mainframe Secundário: Fabricante: IBM Modelo: z196-2817-M32-407 Capacidade: 182 MSUs 1.476 MIPs Processadores: 07 CP instruções tradicionais 03 zIIP instruções Java e DB2 01 ICF instruções de Coupling Facility

Page 62: banco do nordeste do brasil sa

62

06 SAP instruções de I/O 21 PU reserva ou uso futuro 02 spare contingência Memória Real: 512 Gigabytes Canais: 60 FICON Express 8 01 IQD (hipersockets) 06 IFB(Coupling link) Placas OSA: (Gigabit Ethernet 1000/T) 04 OSA-E (non-QDIO) 04 OSA-D (QDIO) 02 OSA-C (ICC) (10 Gigabit Ethernet) 04 OSA-D (QDIO) Criptografia 02 CRYPTO_Exp2 PARTIÇÕES LÓGICAS: BNBPRD1 Ambiente de Produção Capacidade: 320 MSUs* Memória: 64 Gigabytes BNBPRD2 Ambiente de Produção da DMZ Capacidade: 320 MSUs* Memória: 05 Gigabytes BNBHOM1 Ambiente de Homologação Capacidade: 320 MSUs* Memória: 12 Gigabyte BNBHOM2 Ambiente de Homologação da DMZ Capacidade: 320 MSUs* Memória: 04 Gigabyte BNBDES1 Ambiente de Desenvolvimento de Sistemas Capacidade: 320 MSUs* Memória: 15 Gigabytes BNBTST1 Ambiente de Testes Integrados Capacidade: 320 MSUs Memória: 12 Gigabytes BNBFAB1 Ambiente de Fábrica de Software Capacidade: 320 MSUs* Memória: 08 Gigabytes BNBFAB2 Ambiente da Fábrica Mainframe Capacidade: 320 MSUs* Memória: 12 Gigabytes BNBSUP1 Ambiente de Suporte Técnico Capacidade: 320 MSUs* Memória: 05 Gigabytes * 320 MSU´s é a Capacidade Definida do Grupo de partições lógicas.

Page 63: banco do nordeste do brasil sa

63

PERIFÉRICOS: Discos: IBM 2107-921(DS-8100) Conectado a 04 canais FICON Área Total = 02,47 Terabytes IBM 2107-931(DS-8300) Conectado a 08 canais FICON Área Total = 06,76 Terabytes Cartuchos: IBM 3584-L22 04 dispositivos 3592 conectados a 04 canais FICON

Software • Sistema Operacional: z/OS 1.10.0 • Ambiente Transacional: CICS/TS 3.2.0 for z/OS • Integração JAVA-CICS: CICS TRANSACTION GATEWAY (CTG) versão 6.0.00* • Ambiente de Mensageria: MQSeries 7.0.0 for z/OS* • Ambiente de Banco de Dados:

o DB2 UDB 8.1.0 for z/OS o WebSphere Information Integrator Classic Federation (WSIICF) 9.1 for

z/OS • Servidor de Aplicação Java: WebSphere Application Server 6.1.0.24 e 7.0.0.4 • Transferência de arquivos: Connect Direct 4.8.0 • Gerenciamento de arquivos: VSAM (Virtual Storage Access Method) 1.10 • Protocolos de comunicação:

o z/OS Communications Server TCP/IP 1.10 o z/OS Communications Server SNA (VTAM) 1.10

• Escalonamento de Job’s Batch’s: Control-M 6.2.27* • Linguagens de Desenvolvimento:

o OS/VS COBOL o VS/COBOL II 4.0 o Enterprise COBOL for z/OS 4.1 o EASYTRIEVE 6.1.0 o JAVA o EGL – Enterprise Generation Language

*Obs.: Os softwares abaixo estão em processo de migração de versão : CICSTG 6.0.0 para CICSTG 8.0.0 MQSeries 7.0.0 for z/OS para MQSeries 7.0.1 for z/OS CONTROL-M 6.2.27 para CONTROL-M 6.3.14

Plataforma de Redes Locais

Rede Local • Rede padrão ETHERNET, de 100 Mbps e 1000 Mbps • Protocolo: TCP-IP

Servidores Sistema Operacional

• Windows 2000 e 2003 Server • Windows 2000 e 2003 Advanced Server • Legado: Windows NT 4.0 • Red Hat Enterprise Linux ES 4.0 • Red Hat Enterprise Linux ES 5.0

Hardware • Pentium Xeon, Pentium 2, 3 ou 4 • Armazenamento: 18 Gb (mínimo)

Estações Sistema • Windows 7 Enterprise Edition • Windows XP Professional SP3

Page 64: banco do nordeste do brasil sa

64

Operacional • Windows 2000 Professional

Hardware • Core i7, Core 2 Duo ou Pentium D, Pentium 4 • Memória RAM: Mín. 1GB Dirge / 512 MB Ags. • Armazenamento: Mín. 250GB Dirge / 40 GB. Ags.

Interligação ao host Software • Sna Server 4.0 e Host Integration Server (LU 2) • COMTI (LU 6.2 e TCP/IP) • IBM Mqseries 5 • TCP/IP • Connect Direct 4.8.0

Hardware • Placas OSA Ethernet, ATM e GigabitEthernet

Gerenciadores de Banco de Dados

• MS SQL Server 2000, 2005 e 2008 • InfoSphere Federation Server 9.7

Software de Acesso ao DB2

• Cliente IBM DB2 • Drivers Microsoft ODBC e OLE DB via Cliente IBM DB2

Serviços de Mensagens • WebSphere MQ (MQSeries) 7.0 for z/OS • WebSphere MQ (MQSeries) 5.2 for WINDOWS • WebSphere MQ 7.0 for LINUX • Microsoft MSMQ 2.0 e 3.0

Barramento de Serviços Corporativo (Enterprise Service Bus - ESB)

• WebSphere Message Broker 7.0

Servidores de Aplicação

Tecnologia Microsoft • MS Windows 2000* e 2003 Server com Microsoft Component Services (COM+)

• MS Windows NT 4.0* Server com Microsoft Transaction Services (*) Mantido por compatibilidade com aplicações legadas.

Tecnologia Java • WebSphere Application Server 6.1 e 7.0

Tecnologia Sybase • Sybase EAServer 5.0 integrado ao APPEON for PowerBuilder

Tecnologia Business Process Management (BPM)

• WebSphere Process Server 6.2 em Windows Server 2003. • WebSphere Business Modeler Publishing Server 6.2 em Windows

Server 2003

Ferramentas de Desenvolvimento

Linguagens, Produtos e Tecnologias

• PowerBuilder Enterprise – 6.5 e 10.5. • Delphi 5.0 – Client/Server ou superior • Microsoft Visual Basic 6.0* (Service Pack 6) ou superior • Microsoft Access 2000* ou superior • Microsoft C#.NET e ASP.NET (Frameworks .NET 1.1*, 2.0, 3.5 e 4.0) • ASP* (Active Server Pages) • Microsoft Visual Studio 6.0* e Microsoft Visual Studio .NET 2003*,

2005, 2008 e 2010 • J2EE 1.4 e JEE 5.0 • Rational Application Developer 7.5 e 8.0 • Rational Software Architect 7.5 e 8.0

(*) Mantido por compatibilidade com aplicações legadas.

Gerador de Help • Adobe Robohelp 6.0

Instaladores • Wise Instalation System, Microsoft Visual Studio Setup Projects

Page 65: banco do nordeste do brasil sa

65

• Install4j (Java) • InstallAWare 12

Correio Eletrônico

Servidor • Microsoft Exchange Server 2003 Enterprise Server

Estações • Microsoft Outlook 2000 • Microsoft Outlook Windows 7 • Microsoft Outlook 2007

Intranet

Software • Windows 2008 Server R2 • Windows 2008 Server x86 e x64 • Windows 2003 Server R2 SP2 x86 e x64 • Windows 2003 Server SP2 x86 • Windows 2000 Server • Microsoft IIS 5.0, IIS 6.0, IIS 7.0 e IIS 7.5 • Microsoft Internet Explorer 6.0, 7.0, 8.0 e 9.0 • Microsoft SQL Server 2000 • Microsoft SQL Server 2005 • Microsoft SQL Server 2008

Internet

Hardware • Pentium Xeon, • Armazenamento: 18 Gb (mínimo)

Sistema Operacional • Windows 2003 Enterprise R2

Link • 4 links de 2 Mbps com a Embratel

Software • Windows 2003 Server R2 SP2 x86 e x64 • Windows 2003 Server SP2 x86 • Windows 2000 Server • Microsoft IIS 5.0, IIS 6.0, IIS 7.0 e IIS 7.5 • Microsoft Internet Explorer 6.0, 7.0, 8.0 e 9.0

Infra-Estrutura de Comunicação

Link • Enlaces Frame Relay variando de 384 Kbps a 2 Mbps Protocolo de

Comunicação • Baseado em TCP-IP (rede local e wan) e SNA/DLS (para o host) –

este último em substituição por HTTPS.

Troca de Arquivos e Mensagens

Soluções para Troca de Arquivos

• Connect Direct • EDI-Web (solução interna) • File Transfer Protocol (FTP)

Formatos para Troca de Mensagens

• Padrão ISO-8583 para transações financeiras dos compartilhamentos de redes com o Banco do Brasil, RVA, TECBAN e VISA)

• XML (Extensible Markup Language)

Ferramentas de Recuperação de Informações ( Business Intelligence e Data Warehouse )

Cognos Connection Portal Cognos 10.1.1 BI Analysis Studio, Report Studio, Query Studio e Event Studio. Cognos 10.1.1 BI Data Manager Engine e Developer Cognos 10.1.1 BI Framework Manager Cognos 10.1.1 BI Metric Designer

Page 66: banco do nordeste do brasil sa

66

Cognos 10.1.1 BI Transformer Cognos 10.1.1 BI Map Manager Cognos Configuration

Outras Ferramentas

Sybase PowerDesigner 15.2 Wise Instalation System Ej-Technologies Install4J 3.2.2 ISKey Dr Lock Sirius Format – Impressão de formulários Infragistics NetAdvantage for .NET 2007 Business Objects Crystal Reports 10.2 Oakland Java HTTP Client 1.9.0 Adobe RoboHelp 6.0

Plataforma de Automação das agências

Rede Local • Rede padrão ETHERNET de 10 Mbps, 100 Mbps e 1000Mbps • Protocolo: TCP-IP

Servidores • Windows 2003 Server Standart Edition SP2 • Microsoft SQL Server 2000 • Microsoft Host Integration Server 2000 • Microsoft MSMQ 3.0 • Symantec Endpoint Protection – SEP V 11.0.4202.75 • ArcServe Backup

Estações • Windows 7 • Microsoft Office 2007 • BROffice 3.1 • Symantec Endpoint Protection – SEP V 11.0.4202.75

Interligação ao host • SNA Server (LU 2 e LU 6.2) • Serviços TCP/IP • Emulador TN3270 • WebService (SOAP) com transporte HTTPS • COMTI • Cics Transaction Gateway (CTG)

Interligação com as redes departamentais da Direção Geral

• Link MPLS com protocolo TCP-IP

Gerenciador de Banco de Dados • MS SQL Server 2000

Terminais de Auto-Atendimento

Fabricante: DIEBOLD-PROCOMP

Modelo Características

Terminal de cash dispenser

e pagamento de contas (CDM4034)

• Leitor de Cartão Magnético manual de tipo inserção (DIP), para leitura da trilhas 1, 2 e 3 (padrão ABA/ISO).

• Monitor de vídeo LCD de 12,1" matriz ativa, com resolução de 800x600 pontos.

• Teclado PIN de 16 teclas (10 numéricas + Entra + Anula + Corrige + 3 para expansão). 8 teclas funções (4 em cada lateral do monitor).

Page 67: banco do nordeste do brasil sa

67

• Impressora de Recibo térmica com 48 colunas, com programação para caracteres minúsculos e maiúsculos da língua portuguesa e caracteres especiais. Sistema de corte por guilhotina e entrega de recibo. Dispositivo para alimentação automática de papel.

• Módulo dispensador de Cédulas (Tecnologia Diebold®) que permite entrega de 2 a 4 tipos de cédulas. Sistema de entrega por presenter. Método de separação de notas por fricção. Separação de notas duplas por detecção de espessura, com rejeição individual, provido de cassetes de notas com capacidade para até 2.500 notas novas, um cassete para notas rejeitadas. Permite o uso de notas novas e semi-novas de papel ou plásticas.

• Módulo dispensador de Moedas de 4 denominações. Instalado em cofre adicional de aço de ¼"de espessura e fechamento por chave tubular. As moedas são acondicionadas em hoppers para até 2.000 moedas de cada tipo de média.

• Leitor de código de barras a laser, para leitura de documentos padrão Febraban.

• Sensores para indicação de porta aberta, inclinação, vibração e temperatura.

• Acesso frontal ou traseiro para manutenção e operação.

Terminal de cash dispenser

e pagamento de contas com validador de cédulas

(TPG4034)

• Leitor de Cartão Magnético manual de tipo inserção (DIP), para leitura das trilhas 1, 2 e 3 (padrão ABA/ISO).

• Monitor de vídeo LCD de 12,1" matriz ativa, com resolução de 800x600 pontos.

• Teclado PIN de 16 teclas (10 numéricas + Entra + Anula + Corrige + 3 para expansão). 8 teclas funções (4 em cada lateral do monitor).

• Impressora de Recibo térmica com 48 colunas, com programação para caracteres minúsculos e maiúsculos da língua portuguesa e caracteres especiais. Sistema de corte por guilhotina e entrega de recibo. Dispositivo para alimentação automática de papel.

• Módulo validador de cédulas SODECO, para recebimento e identificação de cédulas brasileiras até R$ 50,00. Escrow para armazenamento intermediário de até 15 cédulas, permitindo devolução de cédulas nas transações canceladas, evitando a troca de cédulas.

• Módulo dispensador de Cédulas (Tecnologia Diebold®) que permite entrega de 2 a 4 tipos de cédulas. Sistema de entrega por presenter. Método de separação de notas por fricção. Separação de notas duplas por detecção de espessura, com rejeição individual, provido de cassetes de notas com capacidade para até 2.500 notas novas, um cassete para notas rejeitadas. Permite o uso de notas novas e semi-novas de papel ou plásticas.

• Módulo dispensador de Moedas de 4 denominações. Instalado em cofre adicional de aço de ¼"de espessura e fechamento por chave tubular. As moedas são acondicionadas em hoppers para até 2.000 moedas de cada tipo de média.

• Leitor de código de barras a laser, para leitura de documentos padrão Febraban.

• Sensores para indicação de porta aberta, inclinação, vibração e temperatura.

• Acesso frontal ou traseiro para manutenção e operação.

Terminal de cash • Equipamento em conformidade com a norma ABNT NBR 15250,

que fixa regras de acessibilidade a usuários com necessidades

Page 68: banco do nordeste do brasil sa

68

dispenser, pagamento de contas e depositário de

envelopes

(ATM4534)

especiais. • ��Leitor de Cartão magnético manual de tipo inserção (DIP), para

leitura de trilhas 1, 2 e 3 (padrão ABA/ISO). • Monitor de vídeo CRT/LCD de 15’’ - com resolução de 1024x768

pontos, sem entrelaçamento. • Teclado PIN Padrão ABNT 15.250, de 16 teclas (10 numéricas +

ENTRA + CANCELA + CORRIGE + 3 para expansão). 8 teclas de funções (4 em cada lateral do monitor). Teclas com sistema antifurto. Criptografia homologada VISA.

• Impressora de Recibo térmica com 48 colunas, com caracteres minúsculos e maiúsculos da língua portuguesa e caracteres especiais. Sistema de corte por guilhotina e entrega do recibo. Dispositivo para alimentação automática de papel.

• Conector para fone de ouvido com ajuste de volume, para utilização através de orientação audível. Possui marcação tátil.

• Módulo depositário para recebimento de envelopes com leitura de código de barras pré impressos (padrão 2 de 5 intercalado, até 10 caracteres). Os envelopes podem ser acondicionados em cassete auto-lacrável com chave ou em compartimento interno ao equipamento.

• Módulo dispensador de cédulas (Tecnologia Diebold®MMD) que permite entrega de 2 a 4 tipos de cédulas. Sistema de entrega por presenter. Método de separação de notas por fricção. Separação de notas duplas por detecção de espessura, com rejeição individual, provido de cassetes de notas com capacidade para até 2.500 notas novas e 1 cassete para notas rejeitadas. Permite uso de notas novas e seminovas de papel ou plásticas.

• Leitor de Código de Barras para leitura de documentos padrão Febraban, a laser.

• Acesso frontal ou traseiro para manutenção e abastecimento. • Placa de segurança que desativa o terminal em caso de violação

de leitora de cartões ou abertura não autorizada. Registra até 250 eventos, mesmo com o terminal desligado.

Periféricos de Caixa

Fabricante: POSITIVO, ITAUTEC e DIEBOLD

Periférico Características

Impressora Autenticadora

• Tecnologia de impressão matricial, de 9 (nove) agulhas ou superior;

• Direção de impressão bidirecional; • Suporte à geração de conjunto de caracteres no padrão ASCII e

ABICOMP; • Número de colunas em modo normal com valor igual a 48; • Espaço entre linhas permitidos em polegadas: 1/6, 1/8 ou

programável em n/72. • Aceita bobinas com as seguintes dimensões mínimas: largura de

76 milímetros e diâmetro de 65 milímetros; • Autenticação por inserção superior do documento. Sensor de

Autenticação óptico reflexivo central; • Interface de comunicação Paralela (Centronics) ou USB; Buffer de

recepção mínimo de 1 Kbyte.

Leitor de Documentos • Método de tração semi-automático; • Código de caracteres magnetizáveis compatíveis com o padrão

Page 69: banco do nordeste do brasil sa

69

CMC-7; • Código de barras compatível com o padrão 2 de 5 intercalado,

Code 39; • Velocidade de leitura mínima de 900mm/s; • Interface de comunicação Serial padrão RS232C (conector DB9),

ou USB; • Sensor de presença de documento ótico por interrupção; • Cabeça leitora de código de barras com 2 (dois) sensores óticos,

com placas amplificadoras duplas e independentes; • Indicadores de operação por sinal luminoso e sinal sonoro.

Leitor de Cartão

• Leitor integrado ao teclado do microcomputador; • Tipo de passagem manual; • Capacidade de leitura da trilha 2, padrão ABA-

ANSI/ISO(7810/11)/ABNT.

Teclado PIN

• Teclado PIN com 10(dez) teclas de função, sendo uma tecla ENTRA e uma tecla ANULA (ou �2(duas) CANCELA);

• Leiaute das teclas obedecendo a seguinte disposição:

7 8 9 PRS TUV WXY

4 5 6 GHI JKL MNO

1 2 3 QZ ABC DEF

ANULA 0 ENTRA • Interface Serial padrão RS232C (conector DB9), ou USB; • Indicador de operação por sinal luminoso.

3. Produtos e Tecnologias Utilizados Para Desenvol vimento de Aplicações 3.1. Família de Produtos IBM RATIONAL

FAMÍLIA PRODUTO VERSÕES

ATUAIS EM USO NO BNB

PLATAFORMA PROPÓSITO

IBM

RA

TIO

NA

L

Rational Application Developer

7.5 e 8.0 Windows Codificação

JAVA

Rational Software Architect

7.5 e 8.0 Windows

Modelagem UML de Análise,

Design, Implementação e

Requisitos. Rational

RequisitePro 7.1 Windows

Gerenciamento de Requisitos

Rational XDE Developer Plus for

.NET

2003 Windows

Modelagem UML de Análise,

Design, Implementação e

Page 70: banco do nordeste do brasil sa

70

Requisitos.

Rational Rose Enterprise Edition

2003 Windows

Modelagem UML de Análise,

Design, Implementação e

Requisitos.

Rational Modeling Extension for

Microsoft .NET 7.0 Windows

Extensão do RSA para

modelagem UML para a

plataforma .NET

Rational ClearCase 8.0 Windows

Repositório de códigos fontes e

todos os artefatos

produzidos no processo de

desenvolvimento.

Rational ClearQuest 8.0 Windows

Gerenciamento de requisições de mudanças e

controle de baselines de

maturidade do software.

Rational SoDA 7.0 Windows

Geração de documentação do software ao longo de todo o ciclo de vida.

Rational Functional Tester

8.0 Windows Criação dos Scripts de Testes Automatizados

Rational Method Composer

7.5 Windows

Configuração, manutenção e publicação do processo de

desenvolvimento de software RUP-BNB.

Rational Build Forge Enterprise Edition

7.1 Windows

Build automático de aplicações,

delivery em produção e integração contínua.

Rational Robot 7.0.1 Windows

Automação de

testes funcionais para aplicações cliente/servidor.

Page 71: banco do nordeste do brasil sa

71

Rational Performance Tester

8.0 Windows

Testes de desempenho,

carga e escalabilidade de

aplicações.

Rational Performance Test

Pack Virtual Testers 8.2 Windows

Pacote de usuários virtuais para execução

de testes de performance

Rational Developer for System z

7.1 e 7.5 Windows Desenvolvimento

COBOL.

Rational Business Developer

7.5.1 e 8.0 Windows Desenvolvimento

EGL

Rational Quality Manager

3.0 Windows Ferramenta de gerenciamento

de testes

Rational Asset Manager (RAM)

7.5 Windows

Repositório de ativos de software

Rational Team Concert (RTC)

4.1 Windows

Gestão de Configuração e

Mudança e Gestão de atividades

Rational Requirements

Composer (RRC) 4.1 Windows

Gerenciamento de Requisitos

Rational Quality Manager (RQM)

4.1 Windows Gestão de Qualidade

Page 72: banco do nordeste do brasil sa

72

3.2. Tecnologias Suportadas pelos Produtos IBM RAT IONAL

TECNOLOGIA DESCRIÇÃO Modelagem de

Aplicações Operacionalização da disciplina de Análise e Projeto do processo de

desenvolvimento de software do BNB permitindo a modelagem de sistemas aplicativos, serviços e componentes de software em diversas visões de abstração,

utilizando linguagem UML e técnicas de engenharia de software baseadas em Processo Unificado Rational (RUP).

Gerenciamento de Requisitos

Operacionalização da disciplina de Gerenciamento de Requisitos do processo de desenvolvimento de software do BNB

Codificação e Arquitetura de

aplicações JAVA EE

Codificação de aplicações com tecnologia e core patterns de arquitetura Java Enterprise Edition.

Gerência de Configuração

Operacionalização da disciplina de Gerência de Configuração e Mudança do processo de desenvolvimento de software do BNB, assegurando rastreabilidade e

controle de mudanças no software produzido. Testes Operacionalização da disciplina de Testes do processo de desenvolvimento de

software do BNB. 3.3. Família de Produtos IBM WEBSPHERE

FAMÍLIA PRODUTO VERSÕES ATUAIS EM USO

NO BNB

PLATAFORMA PROPÓSITO

IBM

WE

BS

PH

ER

E

WebSphere Business Modeler

7.0 Windows Modelagem de

processos de negócio.

WebSphere Business Modeler

Advanced 7.0 Windows

Modelagem de processos de negócio.

WebSphere Business Compass

7.0 Windows

Modelagem cooperativa de processos de

negócios (BPM/SOA)

IBM Integration Designer

7.5 Windows

Integração de processos de

negócios baseado em Arquitetura Orientada

a Serviços (SOA).

WebSphere Message Broker

7.0 Red Hat Linux Barramento

corporativo de serviços (ESB)

WebSphere Message Broker

Toolkit. 7.0 Windows

Desenvolvimento de fluxos de integração de serviços e aplicações para o WebSphere Messagem Broker

(ESB). WebSphere

Application Server 6.1 e 7.0 z/OS

Servidor de Aplicação J2EE/SOA

WebSphere 7.5 Windows Servidor de execução

Page 73: banco do nordeste do brasil sa

73

Process Server de processos de negócios (BPM/SOA)

WebSphere Business Monitor

7.5 Windows

Monitoração de indicadores de processos de

negócios.

WebSphere MQ 7.0 z/OS Middleware de

mensagens

Websphere Service Registry and Repository

(WSRR)

7.0 Wi ndows Repositório e Registro

de Serviços

3.4. Tecnologias Suportadas pelos Produtos IBM WEB SPHERE

TECNOLOGIA DESCRIÇÃO Barramento de

Serviços Corporativo

(Enterprise Service Bus – ESB)

Barramento de serviços corporativo responsável por integração de serviços de aplicação em Arquitetura Orientada a Serviços (Service Oriented Architecture

– SOA).

Middleware Orientado a Mensagens

(Message Oriented Middleware –

MOM)

Integração de serviços de aplicação baseado em mensagens.

Servidor de aplicações JAVA

EE

Servidor de aplicações Java Enterprise Edition.

Gerenciamento e Monitoração de Processos de

Negócios (Business Process

Management – BPM e Business

Activity Monitoring - BAM)

Modelagem, execução, integração e monitoração de fluxos de atividades (workflow) baseados em processos de negócios.

Integração de Aplicações

Corporativas (Enterprise Application

Integration - EAI)

Integração de aplicações corporativas baseada em arquitetura orientada a serviços (Service Oriented Architecture – SOA).

Arquitetura Orientada a

Serviços (SOA)

Arquitetura de aplicações corporativas orientada a serviços.

Page 74: banco do nordeste do brasil sa

74

3.5. Família de Produtos IBM DB2 e INFORMATION MAN AGEMENT

FAMÍLIA PRODUTO VERSÕES ATUAIS EM USO

NO BNB

PLATAFORMA PROPÓSITO

IBM

DB

2 IN

FO

RM

AT

ION

MA

NA

GE

ME

NT

DB2 UDB 8.1 z/OS SGBD

DB2 Connect Enterprise Edition 8.1 e 9.5 Windows

Administração e Desenvolvimento IBM

DB2 DB2 Query

Management Facility (QMF)

8.1 Windows Interface interativa

DB2

InfoSphere Federation Server

9.7 Windows Federação de Dados

WebSphere Classic Federation (WSIICF)

9.1 z/OS Integração VSAM

3.6. Tecnologias Suportadas pelos Produtos IBM DB2 e INFORMATION MANAGEMENT TECNOLOGIA DESCRIÇÃO Federação de

Dados Permite implementar modelos virtuais de dados integrados a bases de dados existentes, e de tecnologias distintas, podendo residir em DB2, Microsoft SQL e VSAM.

Base de Dados OLTP

Base de dados de sistemas Online Transaction Processing (OLTP)

Base de Dados OLAP

Base de dados de sistemas de apoio à decisão baseados em tecnologias DataWarehouse e Online Analytical Processing (OLAP)

3.7. Família de Produtos MICROSOFT

FAMÍLIA PRODUTO VERSÕES ATUAIS EM

USO NO BNB

PLATAFORMA PROPÓSITO

MIC

RO

SO

FT

Microsoft Visual Studio .NET

2003, 2005, 2008 e 2010

Windows

Desenvolvimento de aplicações ASP.NET e

C#.NET

Microsoft SQL Server 2000, 2005 e

2008 Windows SGBD

Microsoft SQL Server Tools 2000 e 2005 Windows

Administração e Desenvolvimento

Microsoft SQL Server

Microsoft Visual Studio e Visual Basic

6.0 (SP6) Windows

Desenvolvimento de aplicações

cliente-servidor e componentes COM, COM+, DLL e OCX.

Microsoft Visual InterDev 6.0 (SP6) Windows

Desenvolvimento de aplicações WEB Active

Server Pages

Page 75: banco do nordeste do brasil sa

75

(ASP)

Microsoft Host Integration Server

2000 Windows Integração com

computador central (COMTI)

Microsoft Internet Information Services (IIS)

5.0, 6.0, 7.0 e 7.5

Windows Servidor WEB

Microsoft Message Queuing (MSMQ)

2.0 e 3.0 Windows Middleware de

mensagens 3.8. Tecnologias Suportadas pelos Produtos MICROSOF T

TECNOLOGIA DESCRIÇÃO Plataforma .NET Plataforma de desenvolvimento e execução de aplicações Microsoft .NET com

arquiteturas WEB e Windows. Plataforma COM+ Plataforma de serviços de aplicação distribuídos baseados em tecnologia

Microsoft Componente Object Model (COM/COM+) Plataforma COM

Transaction Integrator (COMTI)

Plataforma de integração entre aplicações distribuídas e computador central (mainframe IBM) baseado em gateway de comunicação Host Integration

Server com tecnologia COMTI Plataforma Cliente

Servidor Arquitetura cliente servidor para desenvolvimento de aplicações duas ou três

camadas com linguagem de programação Visual Basic 6.0. Plataforma WEB

ASP Arquitetura WEB para desenvolvimento de aplicações duas ou três camadas

com linguagem de programação Active Server Pages (ASP). Middleware Orientado a Mensagens

(Message Oriented Middleware –

MOM)

Integração de serviços de aplicação baseado em middleware de mensagens MSMQ.

Base de Dados OLTP

Base de dados de sistemas Online Transaction Processing (OLTP)

Base de Dados OLAP

Base de dados de sistemas de apoio à decisão baseados em tecnologias DataWarehouse e Online Analytical Processing (OLAP)

3.9. Família de Produtos SYBASE

FAMÍLIA PRODUTO VERSÕES ATUAIS EM USO NO BNB

PLATAFORMA PROPÓSITO

SY

BA

SE

Sybase PowerBuilder 6.5 e 10.5 Windows Codificação

PowerBuilder.

Sybase Appeon for PowerBuilder

5.0 Windows Codificação

PowerBuilder Appeon.

Sybase PowerDesigner

15.2 Windows

Modelagem de dados e

engenharia reversa de código

PowerBuilder com geração de modelos UML.

Sybase EAServer 5.0 Windows Servidor de aplicações

Sybase

Page 76: banco do nordeste do brasil sa

76

3.10. Tecnologias Suportadas pelos Produtos SYBASE

TECNOLOGIA DESCRIÇÃO Plataforma WEB

Appeon Plataforma de desenvolvimento e execução de aplicações PowerBuilder com

tecnologia Sybase Appeon for PowerBuilder. Plataforma Cliente

Servidor Arquitetura cliente servidor para desenvolvimento de aplicações duas ou três

camadas com linguagem de programação PowerBuilder. Modelagem Relacional e

Dimensional de Dados

Modelagem relacional e dimensional de dados.

3.11. Família de Produtos IBM Cognos

FAMÍLIA PRODUTO VERSÕES ATUAIS EM USO

NO BNB

PLATAFORMA PROPÓSITO

IBM

CO

GN

OS

Cognos Connection

10.1.1 Windows

Acesso e Gerenciamento

ao/do Portal Cognos

Report Studio 10.1.1 Windows Desenvolvimento

de Relatórios

Query Studio 10.1.1 Windows Geração de Relatórios e

Consultas Ad-hoc

Analyses Studio 10.1.1 Windows

Exploração e Análise de

Informações Disponíveis em

Cubos

Event Studio 10.1.1 Windows Gerenciamento de Eventos e Tarefas

Metric Studio 10.1.1 Windows

Monitoração de Desempenho de

Indicadores e Métricas

Cognos Configuration

10.1.1 Windows Configuração de

Ambiente e Segurança

Framework Manager

10.1.1 Windows

Modelagem de Metadados e Publicação de

Pacotes (cubos)

Metric Designer

10.1.1 Windows

Modelagem de Metadados e Publicação de

Pacotes (métricas) PowerPlay

Transformer Cognos Series 10

version 1.1 Windows

Modelagem e Geração de Cubos

Map Manager 10.1.1 Windows Configuração de

Mapas para Dashboards

Cognos PowerPlay 10.1.1 Windows Exploração e

Análise de Informações

Page 77: banco do nordeste do brasil sa

77

Disponíveis em Cubos (camada

cliente) 4. Ambiente Computacional para Desenvolvimento e O peracionalização de Aplicações com

Arquitetura JAVA no Banco do Nordeste 4.1. Ambiente para Execução de Aplicações JAVA As aplicações Java para ambiente servidor devem ser plenamente compatíveis com o produto IBM WebSphere Application Server z/OS versão 7.0 e suas evoluções ao longo da vigência do contrato, devendo ser observadas as versões de especificações, frameworks e APIs descritas nos quadros a seguir: 4.1.1. Qualquer Tipo de Aplicativo

Especificação ou API Versão

Java™ Platform, Enterprise Edition (Java EE) specification http://java.sun.com/javaee/5/docs/api/

5

Java Platform, Standard Edition (Java SE) specification http://java.sun.com/javase/6/docs/api/

6

Especificações ISO 8859 http://www.iso.org/iso/en/CatalogueListPage.CatalogueList

Compatível

4.1.2. Aplicativos WEB

Especificação ou API Versão

Especificação Java Servlet (JSR 154) 2.5: http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/mrel/jsr154/index.html 2.5

JavaServer Pages (JSP) specification (JSR 245, JSR 152, and JSR 53) 2.1:http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr245/index.html

2.1

4.1.3. Aplicativos de PORTLET

Especificação ou API Versão

Especificação de Portlet JSR 286 1: http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr168/index.html

2

4.1.4. Aplicativos de Protocolo de Inicialização de Sessão

Especificação ou API Versão

API de Servlet SIP (Session Initiation Protocol) (JSR 116) 1: http://www.jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr116/ Para obter uma lista completa dos padrões de SIP e proxy SIP, consulte Conformidade com as Normas SIP do Segmento de Mercado .

1

Page 78: banco do nordeste do brasil sa

78

4.1.5. Aplicativos de BEAN Corporativo (EJB)

Especificação ou API Versão

Enterprise JavaBeans™ (EJB) specification 3.0: http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr220/index.html

3.0

API JDBC (Java DataBase Connectivity) http://java.sun.com/javase/6/docs/technotes/guides/jdbc/

4.0

Especificação JMS (Java Message Service)(JSR914) 1.1: http://java.sun.com/products/jms/docs.html

1.1

4.1.6. Aplicativos clientes

Especificação ou API Versão

Arquitetura Java Web Start 1.4.1: http://java.sun.com/j2se/1.4.1/docs/guide/jws/index.html

1.4.1

4.1.7. Serviços da WEB (Web Services)

Especificação ou API Versão

Java Architecture for XML Binding (JAXB) specification http://jcp.org/en/jsr/detail?id=222

2.1

Java Architecture for XML Binding (JAXB) Reference Implementation Vendor Extensions Runtime Properties specification http://java.sun.com/webservices/docs/2.0/jaxb/vendorProperties.html

2.1

Java API for XML Processing (JAXP) specification http://java.sun.com/javase/6/docs/api/

1.2

Java API for XML Registries (JAXR) specification http://java.sun.com/xml/downloads/jaxr.html

1.0

Java API for XML-based RPC (JAX-RPC) specification http://java.sun.com/webservices/index.jsp#jaxrpcspec11

1.1

Java API for XML Web Services (JAX-WS) specification http://java.sun.com/webservices/jaxws/index.jsp

2.1

Reliable Asynchronous Messaging Profile (RAMP) http://www.ibm.com/developerworks/webservices/library/specification/ws-ramp/

1.0

SOAP http://www.w3.org/TR/soap/

1.1 1.2

SOAP with Attachments API for Java (SAAJ) Specification http://java.sun.com/webservices/reference/apis-docs/index.jsp#saaj

1.2 1.3

SOAP over Java Message Service (SOAP over JMS) http://www.w3.org/TR/soapjms/

1.0

SOAP Message Transmission Optimization Mechanism (MTOM) http://schemas.xmlsoap.org/soap/mtom/SOAP11MTOM10.pdf

1.0

Streaming API for XML (StAX) http://www.jcp.org/en/jsr/detail?id=173

1.0

Universal Description, Discovery and Integration (UDDI) 3.0

Page 79: banco do nordeste do brasil sa

79

Especificação ou API Versão

http://uddi.org/pubs/uddi_v3.htm

W3C XML Schema http://www.w3.org/2001/XMLSchema

1.0

Web Services Addressing (WS-Addressing) http://www.w3.org/TR/2005/CR-ws-addr-soap-20050817/ http://www.w3.org/TR/2005/CR-ws-addr-core-20050817/ http://www.w3.org/TR/2007/REC-ws-addr-metadata-20070904/

1.0

Web Services Atomic Transaction (WS-AT) http://www.ibm.com/developerworks/library/specification/ws-tx/ http://docs.oasis-open.org/ws-tx/wstx-wsat-1.1-spec-os/wstx-wsat-1.1-spec-os.html

1.0 1.1

Web Services Business Activity (WS-BA) http://www.ibm.com/developerworks/library/specification/ws-tx/ http://docs.oasis-open.org/ws-tx/wstx-wsba-1.1-spec-os/wstx-wsba-1.1-spec-os.html

1.0 1.1

Web Services Coordination (WS-COOR) http://www.ibm.com/developerworks/library/specification/ws-tx/ http://docs.oasis-open.org/ws-tx/wstx-wscoor-1.1-spec-os/wstx-wscoor-1.1-spec-os.html

1.0 1.1

Web Services Description Language (WSDL) http://www.w3.org/TR/wsdl 1.1

Web Services for Java Platform, Enterprise Edition (Java EE) (JSR 109) http://jcp.org/en/jsr/detail?id=109 1.2

Web Services Interoperability Organization (WS-I) Basic Profile http://www.ws-i.org/Profiles/BasicProfile-1.1.html

1.1

Web Services-Interoperability Attachments Profile http://www.ws-i.org/Profiles/AttachmentsProfile-1.0.html

1.0

Web Services Invocation Framework (WSIF) http://ws.apache.org/wsif/

Web Services Metadata for the Java Platform (JSR 181) http://jcp.org/en/jsr/detail?id=181

Web Services Notification (WS-Notification) http://docs.oasis-open.org/wsn/wsn-ws_base_notification-1.3-spec-os.pdf http://docs.oasis-open.org/wsn/wsn-ws_brokered_notification-1.3-spec-os.pdf http://docs.oasis-open.org/wsn/wsn-ws_topics-1.3-spec-os.pdf

1.3

Web Services Policy (WS-Policy) specification http://www.w3.org/TR/ws-policy/ http://www.w3.org/TR/ws-addr-metadata/ http://schemas.xmlsoap.org/ws/2004/10/wsat/ http://docs.oasis-open.org/ws-tx/wsat/2006/06 http://schemas.xmlsoap.org/ws/2005/02/rm/policy/ http://docs.oasis-open.org/ws-rx/wsrmp/200702/wsrmp-1.1-spec-os-01.html http://docs.oasis-open.org/ws-sx/ws-securitypolicy/200512

1.5

Web Services Reliable Messaging http://specs.xmlsoap.org/ws/2005/02/rm/ws-reliablemessaging.pdf http://docs.oasis-open.org/ws-rx/wsrm/200702 http://docs.oasis-open.org/ws-rx/wsmc/200702/wsmc-1.0-spec-os-01.html

1.0

XML-binary Optimized Packaging (XOP) 1.0

Page 80: banco do nordeste do brasil sa

80

Especificação ou API Versão

http://www.w3.org/TR/2005/REC-xop10-20050125/

4.1.8. Integração de Serviço

Especificação ou API Versão

API JDBC (Java DataBase Connectivity) http://java.sun.com/javase/6/docs/technotes/guides/jdbc/

4.0

4.1.9. Recursos de Acesso a Dados

Especificação ou API Versão

Java DataBase Connectivity (JDBC) API http://java.sun.com/javase/6/docs/technotes/guides/jdbc/

4.0

Java EE Connector Architecture (JCA) resource adapter http://java.sun.com/j2ee/connector/download.html

1.5

Service Data Objects (SDO) specification 1.0

4.1.10. Recursos do Sistema de Mensagens

Especificação ou API Versão

JMS (Java Message Service)(JSR914) 1.1: http://java.sun.com/products/jms/

1.1

Adaptador de Recursos JCA (J2EE Connector Architecture)(JSR112) 1.5: http://java.sun.com/j2ee/connector/download.html

1.5

4.1.11. Correio, URLS e Outros Recursos do J2EE

Especificação ou API Versão

Documentação da API JavaMail (JSR 919) http://java.sun.com/products/javamail/javadocs/index.html

1.4

Documentação da API URL http://java.sun.com/j2se/1.4.1/docs/api/java/net/URL.html

1.4.1

Especificação JAF (JavaBeans Activation Framework) http://java.sun.com/products/javabeans/jaf/index.jsp

1.1

Arquitetura W3C - Nomenclatura e Endereçamento: URIs, URLs http://www.w3.org/Addressing/

Compatível

4.1.12. Segurança

Especificação ou API Versão

Gerenciador de Segurança Java 2 1.5, 1.4 e 1.3: http://www.ibm.com/developerworks/java/jdk/security/

1.5

JAAS (Java Authentication and Authorization Service) 2.0: http://www.ibm.com/developerworks/java/jdk/security/

2.0

Java ACC (Java Authorization Contract for Containers) 1.1

Page 81: banco do nordeste do brasil sa

81

Especificação ou API Versão

http://www.jcp.org/en/jsr/detail?id=115

Especificação CSIv2 (Common Secure Interoperability Versão 2) 2.0: http://www.omg.org/technology/documents/corba_spec_ catalog.htm#CSIv2 Essa é uma especificação CORBA/IIOP OMG (Grupo de Gerenciamento de Objetos).

2.0

Configuração de SSL (Secure Sockets Layer) O produto utiliza o JSSE (Java Secure Sockets Extension) como a implementação de SSL para conexões seguras. O JSSE faz parte da especificação J2SE (Java 2 Standard Edition) e está incluído na implementação IBM da especificação JRE (Java Runtime Extension). Consulte http://java.sun.com/javase/6/docs/technotes/guides/security/index.html

5.0

JGSS (Java Generic Security Service) 1.0.1: http://java.sun.com/javase/6/docs/technotes/guides/security/index.html Utilize o JGSS com o Kerberos Network Authentication Service, Versão 5: http://www.ietf.org/rfc/rfc1510.txt

1.0.1

O SPNEGO (Simple and Protected GSS-API Negotiation Mechanism) http://www.ietf.org/rfc/rfc2478.txt

1.0

Especificação JCE (Java Cryptographic Extension) 1.0: http://www.ibm.com/developerworks/java/jdk/security/142/secguides/jceDocs/ api_users_guide.html

1.0

API Java CertPath (Certification Path) 1.1 e 1.0: http://www.ibm.com/developerworks/java/jdk/security/142/secguides/certpathDocs/ API_users_guide.html

1.1 1.0

4.1.13. Segurança de Serviços da WEB (Web Services)

Especificação ou API Versão

Canonical XML 1.0: http://www.w3.org/TR/xml-c14n

1.0

Exclusive XML Canonicalization 1.0: http://www.w3.org/TR/xml-exc-c14n/

1.0

API Java Certification Path (JSR 55) http://java.sun.com/webservices/jaxrpc/index.jsp

Compatível

OASIS WS-Security (Web Services Security) 1.0: http://docs.oasis-open.org/wss/2004/01/oasis-200401-wss-soap-message- security-1.0.pdf 1.1:http://www.oasis-open.org/committees/download.php/16790/wss-v1.1-spec-os-SOAPMessageSecurity.pdf

1.0 1.1

OASIS Web Services Security: Kerberos Token Profile http://www.oasis-open.org/committees/download.php/16788/wss-v1.1-spec-os-KerberosTokenProfile.pdf

1.1

OASIS Web Services Security: Username Token Profile http://docs.oasis-open.org/wss/2004/01/oasis-200401-wss-username-token-profile-1.0.pdf http://www.oasis-open.org/committees/download.php/16782/wss-v1.1-spec-os-UsernameTokenProfile.pdf

1.0 1.1

OASIS Web Services Security: X.509 Token Profile 1.0

Page 82: banco do nordeste do brasil sa

82

Especificação ou API Versão

http://docs.oasis-open.org/wss/2004/01/oasis-200401-wss-x509-token-profile-1.0.pdf http://www.oasis-open.org/committees/download.php/16785/wss-v1.1-spec-os-x509TokenProfile.pdf

1.1

Web Services Interoperability Organization (WS-I) Basic Security Profile http://www.ws-i.org/Profiles/BasicSecurityProfile-1.0.html http://www.ws-i.org/Profiles/BasicSecurityProfile-1.1.html

1.0 1.1

Web Services Interoperability Organization (WS-I) Reliable Secure Profile http://ws-i.org/deliverables/workinggroup.aspx?wg=reliablesecure

Web Services Secure Conversation (WS-SecureConversation) http://www.oasis-open.org/committees/download.php/15978/oasis-wssx-ws-secureconversation-1.0.pdf http://docs.oasis-open.org/ws-sx/ws-secureconversation/200512/ws-secureconversation-1.3-os.html

1.0 1.3

Web Services Trust http://schemas.xmlsoap.org/ws/2005/02/trust/ http://docs.oasis-open.org/ws-sx/ws-trust/200512/ws-trust-1.3-os.pdf

1.1 1.3

XML Signature Syntax and Processing http://www.w3.org/TR/xmldsig-core/

XML Encryption Syntax and Processing http://www.w3.org/TR/xmlenc-core/

4.1.14. Nomenclatura e Diretório

Especificação ou API Versão

Especificação JNDI (Java Naming and Directory Interface) 1.2.1: http://java.sun.com/products/jndi/1.2/javadoc/ Consulte também Suporte JNDI no WebSphere Application Server .

1.2.1

Especificação CORBA (Common Object Request Broker: Architecture) e Especificação 2.4: http://www.omg.org/cgi-bin/doc?formal/00-10-33 Essa é uma especificação de Nomenclatura Interoperável (CosNaming) do OMG (Grupo de Gerenciamento de Objetos).

2.4

Capítulos revisados do Serviço de Nomenclatura Interoperável http://www.omg.org/cgi-bin/doc?ptc/00-08-07 Essa é uma especificação OMG CosNaming.

Compatível

Especificação do Serviço de Nomenclatura http://www.omg.org/cgi-bin/doc?formal/2001-02-65 Essa é uma especificação OMG CosNaming.

Compatível

4.1.15. Object Request Broker (ORB) O componente ORB (Object Request Broker) segue as especificações CORBA (Common Object Request Broker Architecture) suportadas pelo Java 2 Platform Standard Edition (J2SE). O OMG (Grupo de Gerenciamento de Objetos) produz as especificações. As versões 6.1 e posterior utilizam as especificações J2SE 5.0 listadas em Especificações Oficiais para Suporte CORBA no J2SE 5.0 em http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/guide/idl/compliance.html. As versões 5.1.x e 6.0.x utilizam as especificações J2SE 1.4 listadas em Especificações Oficiais para

Page 83: banco do nordeste do brasil sa

83

Suporte CORBA no J2SE 1.4 em http://java.sun.com/j2se/1.4.1/docs/api/org/omg/CORBA/doc-files/compliance.html.

Especificação ou API Versão

Especificações CORBA (Common Object Request Broker Architecture) 2.3.1: http://www.omg.org/cgi-bin/doc?formal/99-10-07

2.3.1

IDL revisado para mapeamento de linguagem Java http://www.omg.org/cgi-bin/doc?ptc/00-01-08

Compatível

Capítulo Novo IDL para Mapeamento Java http://www.omg.org/cgi-bin/doc?ptc/00-11-03

Compatível

Especificação de Mapeamento Java Atualizado para IDL http://www.omg.org/cgi-bin/doc?ptc/00-01-06

Compatível

Capítulos revisados do Serviço de Nomenclatura Interoperável http://www.omg.org/cgi-bin/doc?ptc/00-08-07

Compativel

Especificação de Modelo de Referência de Objeto Final Adotado http://www.omg.org/cgi-bin/doc?ptc/2001-08-31

Aplica-se

Especificação de Interceptadores Portáteis http://www.omg.org/cgi-bin/doc?ptc/2001-03-04

Não aplicável

4.1.16. Transações

Especificação ou API Versão

Especificação JTA (Java Transaction API) http://java.sun.com/products/jta/

1.1

Especificação JTS (Java Transaction Service) 1.0: http://java.sun.com/products/jts/

1.0

Especificação CORBA OTS (Object Transaction Service) 1.4: http://www.omg.org/cgi-bin/doc?formal/2003-09-02 1.2: http://www.omg.org/cgi-bin/doc?formal/01-05-02

1.4

Web Services Atomic Transaction (WS-AT) 1.0:http://www.ibm.com/developerworks/library/specification/ws-tx/ 1.1:http://docs.oasis-open.org/ws-tx/wstx-wsat-1.1-spec-os/wstx-wsat-1.1-spec-os.html

1.0 1.1

WS-COOR (Web Services Coordination) 1.0: http://www.ibm.com/developerworks/library/specification/ws-tx/ 1.1:http://docs.oasis-open.org/ws-tx/wstx-wscoor-1.1-spec-os/wstx-wscoor-1.1-spec-os.html

1.0 1.1

WS-BA (Web Services Business Activity) 1.0: http://www.ibm.com/developerworks/library/specification/ws-tx/ 1.1:http://docs.oasis-open.org/ws-tx/wstx-wsba-1.1-spec-os/wstx-wsba-1.1-spec-os.html

1.0 1.1

Adaptador de Recursos JCA (J2EE Connector Architecture) 1.5: http://java.sun.com/j2ee/connector/download.html

1.5

Page 84: banco do nordeste do brasil sa

84

4.1.17. Extensões do WebShpere

Especificação ou API Versão

Serviço de Atividade J2EE para Transações Estendidas (JSR 95) http://www.jcp.org/en/jsr/detail?id=95 Compatível

Especificação JTA (Java Transaction API) http://java.sun.com/products/jta/

1.1

Documentação de internacionalização J2SE http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/guide/intl/

5.0

4.1.18. Administração

Especificação ou API Versão

Especificação de Implementação J2EE 1.1: http://java.sun.com/j2ee/tools/deployment/reference/docs/index.html Consulte Instalando Módulos J2EE com a JSR-88 .

1.2

Arquitetura de Mecanismo de Extensão J2EE 1.4.1: http://java.sun.com/j2se/1.4.1/docs/guide/extensions/spec.html Consulte Pacotes Opcionais Instalados . Para Versão 5.1, que utiliza J2EE 1.3, para uma extensão, você deve utilizar uma entrada de caminho de classe no manifesto.

1.4.1

JMX (Java Management Extensions) 1.2: http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr003/index3.html

1.2

API Remota JMX (Java Management Extensions) 1.0: http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr160/index.html

1.0

Especificação JVM (Java Virtual Machine) Consulte Requisitos Detalhados do Sistema WebSphere Application Server.

6.0

Implementação de Referência de Gerenciamento J2EE 1.0: http://java.sun.com/j2ee/tools/management/

1.0

Especificação de API de Criação de Log (JSR 47) 1.0: http://jcp.org/en/jsr/detail?id=47

1.0

Page 85: banco do nordeste do brasil sa

85

ANEXO V

INTEGRAÇÕES COM OS SISTEMAS LEGADOS DO BANCO DO NOR DESTE

Este documento descreve como deverão ser prestados os serviços relacionados às Integrações dos Sistemas do Banco do Nordeste do Brasil, doravante chamado BANCO, com a Solução de gestão integrada e modelagem de riscos de crédito, mercado e liquidez, doravante chamada SOLUÇÃO. 1. O CONTRATADO será responsável pelo desenvolvimento das rotinas de integração, tanto online

quanto batch, com os sistemas do BANCO necessários para o funcionamento adequado da SOLUÇÃO e dos negócios do BANCO e conforme especificações contidas neste Anexo.

2. O CONTRATADO deverá ter como premissa básica provocar o mínimo de desenvolvimento adicional nos sistemas do BANCO em vista da nova SOLUÇÃO.

3. Por integração da SOLUÇÃO com os sistemas do BANCO entende-se a análise de soluções, desenvolvimento de componentes, construção de interfaces, preparação de rotinas e exportação e importação de dados.

4. Os serviços a serem realizados na SOLUÇÃO para viabilizar a integração com os sistemas do BANCO são de responsabilidade do CONTRATADO.

5. Os serviços a serem realizados nos sistemas do BANCO para viabilizar a integração com a SOLUÇÃO são de responsabilidade do BANCO.

6. A metodologia e os padrões utilizados para essas integrações deverão ser documentados e seu conhecimento transferido para a equipe do BANCO durante o projeto.

7. A necessidade de desenvolvimento nos sistemas do BANCO deverá ser comunicada ao BANCO com antecedência suficiente para que definições quanto a sua execução não comprometam o cronograma estabelecido.

8. A SOLUÇÃO deve estar preparada para interagir com outros sistemas do BANCO. Esta integração deverá ser atendida através de acesso a diferentes interfaces com os sistemas já existentes do BANCO.

9. A integração da SOLUÇÃO com os sistemas legados do BANCO dar-se-á por meio do fornecimento e do acesso a diferentes interfaces sistêmicas, permitindo a troca de informações geradas por e para esses sistemas, para constante atualização da base de dados da SOLUÇÃO e para a operação do negócio do BANCO.

10. Nas integrações com os sistemas legados do BANCO, poderão ser utilizados qualquer um dos mecanismos abaixo que serão definidos pelo BANCO de acordo com a característica de cada integração: 10.1. fornecer acesso síncrono a sistemas de informação com a tecnologia Web Services;

10.2. suportar a integração com os sistemas de informação em ambiente CICS, por meio de

software de envio e recebimento de mensagens em filas IBM MQ Series;

10.3. fornecer integração utilizando APIs em Java;

10.4. fornecer integração utilizando APIs em .NET;

Page 86: banco do nordeste do brasil sa

86

10.5. permitir a transferência de arquivos no formato XML (eXtensible Markup Language);

10.6. implementar integração assíncrona, permitindo a independência de tempos de processamento das aplicações de forma a cada qual seguir o seu ritmo natural;

10.7. fornecer interfaces transacionais com os SGBD´s utilizados no BANCO através de acesso a dados (JDBC, ODBC, dentre outros);

10.8. utilizar mecanismos de integração em conformidade com as especificações JCA (Java Connector Achitecture) e JMS (Java Message Service);

10.9. dispor de mecanismo de integração em conformidade com a especificação JEE 1.5 (Java Enterprise Edition) ou superior.

11. Serão considerados para integração com a SOLUÇÃO os sistemas legados do BANCO que estiverem operando em produção (que não tiverem sido desativados) e que necessitam de algum tipo de interface com a SOLUÇÃO.

12. Lista dos principais sistemas do BANCO que devem possuir integração com a SOLUÇÃO. 12.1. Pode haver outros sistemas que necessitem de integração com a SOLUÇÃO para atender

os processos do BANCO que não foram detectados neste levantamento inicial e que poderão ser identificados durante a execução do projeto, os quais devem representar numericamente até 20% destes e que, da mesma forma que aqueles já identificados, também deverão ser integrados com a SOLUÇÃO durante a execução do projeto.

Page 87: banco do nordeste do brasil sa

87

12.2. O macroprocesso de RISCO DE CRÉDITO utiliza informações dos sistemas:

Sistema Legado Objetivo do Sistema

Envia para a

SOLUÇÃO

Recebe da

SOLUÇÃO

Descrição da

Interface Periodicidade

Linguagem de programação

Sistema Operacional Suportado

Banco de

dados

1. S039 – ATIVO OPERACIONAL

Base de dados com informações do ativo

operacional p/fins gerenciais do Ambiente de

Monitoração e Controle. Dados p/publicação no

balanço e órgãos externos

X

Operações contratadas (volumes e quantidades

contratadas, curto e longo prazo, por carteira

de crédito);

Base Saldos de Operações de Crédito;

Batch Access Windows Microsoft

SQL Server

2. S970 – INFOGER

Subsidiar Gerentes e Agentes de

Desenvolvimento com informações-resumo a respeito das operações de

crédito dos clientes da Agência.

X

Informações atualizadas sobre operações

contratadas (volumes e quantidades contratadas, curto e longo prazo, por

carteira de crédito);

Base Saldos de Operações de Crédito;

Batch PowerBuilder 10 Windows Microsoft

SQL Server

Page 88: banco do nordeste do brasil sa

88

3. S253 – HISTÓRICO

Definir o risco das operações de crédito

com base na resolução 2682 do

BACEN Classificação das operações de crédito quanto ao risco. Cálculo do Limite de Risco

Cliente. Envio das informações sobre devedores para o

BACEN através dos documentos 3010,

3020 e 3030.

X

Recuperar informações históricas sobre a

classificação de risco das operações.

Batch VB, C#,

ASP.NET, JAVA Windows

Microsoft SQL

Server

4. S400- CADASTRO

Gerencia a base de informações

corporativas e os dados comuns aos

sistemas financeiros. Engloba os serviços de Cliente Único e

Parâmetros Globais Inclui ainda os módulos CCS - Informações do

Cadastro de Clientes e relacionamentos

com o banco para o Sistema Financeiro e

ICF - Informações sobre abertura de conta do cliente do

X

Recuperar informações dos clientes acerca de renda, patrimônio, para

enquadramento de porte, setor, atividade etc.

Batch

C# , ASP.NET , JAVA ,

POWERBUILDER 10

Windows Microsoft

SQL Server

Page 89: banco do nordeste do brasil sa

89

banco para o sistema financeiro.

5. S153 – Módulo Provisão

Recebe os dados das operações, as

classificações de risco e provisões,

consolida, e transforma em

partidas contábeis.

X Saldo de operações,

classificações de risco e provisões.

Batch

PowerBuilder Windows Microsoft

SQL Server

6. S220 – Contabilidade Integrada.( Sistema será substituído por solução integrada de gestão empresarial ERP com base IBM DB2 e integrações por meio de arquivos texto posicionais com leiaute predefinido )

Faz a contabilidade de todas as agências

e direção geral, de forma integrada aos demais sistemas do

Banco.

X Saldo de operações,

classificações de risco e provisões.

Batch

COBOL , EASYTRIEVE , COBOL - CICS ,

EGL - ENTERPRISE GENERATION LANGUAGE

Z/OS VSAM

7. S950-SIAC - Sistema Integrado de Administração de Crédito.

Cadastro, atualização e administração financeira das operações de

créditos. Plataforma mainframe/Db2 na DIRGE e NT/SQL

nas agências

X

Detalhes específicos das operações que não constam da base do

S039. Ex.: Dados das Garantias.

Batch

COBOL , POWERBUILDER

, JAVA , EGL - ENTERPRISE GENERATION LANGUAGE

Windows,Z/OS

Microsoft SQL

Server, DB2

Page 90: banco do nordeste do brasil sa

90

12.3. Sistemas que mantêm integração com o macroprocesso de Risco de Mercado e de Liquidez

Sistema Legado Objetivo do Sistema

Envia para a

SOLUÇÃO

Recebe da

SOLUÇÃO

Descrição da

Interface Periodicidade

Linguagem de programação

Sistema Operacional Suportado

Banco de

dados

8. S048 – Conta Corrente

Controla a movimentação das contas correntes dos clientes do

Banco.

X

Disponibilizar os saldos, vencimentos, indexadores

de operações ativas e passivas e suas características .

Batch COBOL ,

EASYTRIEVE , COBOL - CICS

Z/OS VSAM

9. S410 - Poupança

Gerencia a carteira de clientes de poupança do

Banco.

X Disponibiliza os saldos das

operações e suas características.

Batch PowerBuilder 10 Windows Microsoft

SQL Server

10. S320 – Despesas Administrativas( Sistema será substituído por solução integrada de gestão empresarial ERP com base IBM DB2 e integrações por meio de arquivos texto posicionais com leiaute

Sistema responsável pela

automatização das tarefas que

compõem os processos da Área de Logística, quais sejam: suprimento de materiais, bens

e serviços, administração dos

contratos e serviços

X

Disponibiliza previsões de pagamentos a

fornecedores e outros contratos administrativos de responsabilidade do

Banco.

Batch PowerBuilder 10 Windows Microsoft

SQL Server

Page 91: banco do nordeste do brasil sa

91

predefinido ) terceirizados, execução e

gerenciamento das licitações, controle

dos bens patrimoniais,

manutenção do cadastro de

fornecedores e execução dos pagamentos a fornecedores.

11. S493- Renda Fixa

Sistema destinado ao gerenciamento

e controle das operações no

mercado aberto, incluindo

operações de CDB.

X

Disponibilizar os saldos, vencimentos, indexadores

das operações e características das

operações (títulos públicos e privados, operações

ativas e passivas).

Batch Java Wndows Microsoft

SQL Server

12. S493- SWAP

Sistema destinado ao gerenciamento

e controle das operações no

mercado aberto, incluindo

operações de CDB.

X

Disponibilizar os saldos, vencimentos, indexadores

das operações e características das

operações (operações ativas e passivas).

Batch Java Wndows Microsoft

SQL Server

Page 92: banco do nordeste do brasil sa

92

13. S303- Controle do Passivo

Apoia o departamento de

administração financeira na gerência das operações

passivas do Banco.

X

Disponibilizar os saldos, vencimentos, indexadores

das operações e características das

operações passivas.

Batch

COBOL , EGL - ENTERPRISE GENERATION LANGUAGE

Z/OS VSAM

14. S430- Câmbio

Automação Completa da

carteira de câmbio, desde o registro na

mesa até a liquidação, com entrada única de

dados e integração automática com o BACEN E SWIFT.

X

Disponibilizar os saldos, vencimentos, indexadores

das operações e suas características (operações

ativas e passivas).

Batch Delphi Windows Microsoft

SQL Server

15. S465- Cobrança

Gerenciamento das Operações de

Cobrança e Desconto de

Títulos.

X

Disponibilizar os saldos, vencimentos, indexadores

das operações e suas características

Batch Asp.NET,

PowerBuilder 10 Windows

Microsoft SQL

Server

Page 93: banco do nordeste do brasil sa

93

16. S950-SIAC

Cadastro, atualização e administração financeira das operações de

créditos. Plataforma

mainframe/Db2 na DIRGE e NT/SQL

nas agências

X

Disponibilizar os saldos, vencimentos, indexadores de operações de crédito

ativas e suas características

Batch

COBOL , POWERBUILDER

, JAVA , EGL - ENTERPRISE GENERATION LANGUAGE

Windows,Z/OS

Microsoft SQL

Server, DB2

17. S583- Crediamigo

Centraliza as informações das

diversas unidades geograficamente distribuídas, para

tratamento gerencial.

X

Disponibilizar os saldos, vencimentos, indexadores

das operações de microcrédito ativas e suas

características

Batch Visual Basic Windows Microsoft

SQL Server.

18. S701 -Risco

Processamento de operações ativas e passivas, geração

de cálculos, relatórios e fluxos

de caixa para gerenciamento dos riscos de mercado

e liquidez.

X

Disponibilizar toda a base de dados armazenada pelo

s701. Os dados serão disponibilizados até o momento que o novo

sistema esteja em funcionamento pleno.

Batch PowerBuilder 10 Windows Microsoft

SQL Server

Page 94: banco do nordeste do brasil sa

94

19. S220 – Contabilidade Integrada.(Sistema será substituído por solução integrada de gestão empresarial ERP com base IBM DB2 e integrações por meio de arquivos texto posicionais com leiaute predefinido )

Faz a contabilidade de todas as

agências e direção geral, de forma integrada aos

demais sistemas do Banco.

X

Disponibiliza informações de saldos de contas não

disponibilizadas por outros sistemas e saldos de

contas para a conciliação contábil.

Batch

COBOL , EASYTRIEVE , COBOL - CICS ,

EGL - ENTERPRISE GENERATION LANGUAGE

Z/OS VSAM

20. S440 – Demonstrações Financeiras.(Sistema será substituído por solução integrada de gestão empresarial ERP com base IBM DB2 e integrações por meio de arquivos texto posicionais com leiaute predefinido)

Gera mensalmente demonstrações financeiras do

Banco.

X Disponibiliza informações

de saldos de contas para a conciliação contábil.

Batch POWERBUILDER , VISUAL BASIC

Windows Microsoft

SQL Server

Page 95: banco do nordeste do brasil sa

95

21. S463 - Crédito Pessoal (CDC)

Controle e administração dos produtos Crédito

Direto ao Consumidor

(CDC).

X

Disponibilizar os saldos, vencimentos, indexadores de operações de crédito

ativas e suas características

Batch POWERBUILDER , ASP.NET

Windows Microsoft

SQL Server

Page 96: banco do nordeste do brasil sa

96

ANEXO VI

MIGRAÇÃO DOS DADOS DOS SISTEMAS DO BANCO DO NORDEST E

Este documento descreve como deverão ser prestados os serviços relacionados à Migração de Dados que corresponde ao processo de transferência dos dados corporativos dos Sistemas Legados do Banco do Nordeste do Brasil, doravante chamado BANCO, para a nova Solução de gestão integrada e modelagem de riscos de crédito, mercado e liquidez, descrito a seguir. 1. O CONTRATADO será responsável pela definição da metodologia e coordenação das atividades

relacionadas à migração dos dados, bem como pelo fornecimento de uma solução ou ferramenta para execução da extração.

2. Os dados a transferir estarão armazenados em bancos de dados gerenciados pelo MS-SQL Server

ou em bancos de dados gerenciados pelo DB2 for z/OS ou em formato IBM VSAM. 3. A equipe de conversão de dados do CONTRATADO terá como objetivo planejar, coordenar e

executar as atividades de extração e carga da base de dados, incluindo:

3.1. o mapeamento das informações dos sistemas legados para o novo modelo de dados da SOLUÇÃO;

3.2. definição da estratégia de migração de dados; 3.3. execução e testes das extrações para validação dos dados; 3.4. cargas de dados convertidos para o banco de dados da SOLUÇÃO.

4. Após a definição do modelo de dados da SOLUÇÃO, o CONTRATADO deverá fornecer

documentado, o domínio, tamanho, tipo e formato de cada atributo, juntamente com suas regras de integridade. Para os casos de sistemas legados cujos dados estejam armazenados em banco de dados, o BANCO deverá disponibilizar os scripts de extração. Para os demais casos, deverá disponibilizar os dados em forma de arquivo texto.

5. O CONTRATADO em conjunto com o BANCO deverá realizar levantamento dos impactos relativos

à migração da atual base de dados, com a finalidade de adequar ao cronograma o volume de informações a serem migradas.

6. Caso sejam necessários recadastramentos ou levantamentos em campo para atualizar ou obter

informações inexistentes nos sistemas legados, o BANCO será responsável pela execução dessas atividades.

7. As atividades de higienização dos dados são de responsabilidade do BANCO. 8. A atividade de carga de dados para a base de dados da SOLUÇÃO é de responsabilidade

exclusiva do CONTRATADO. Este processo de transferência deverá garantir a integridade dos dados transferidos, bem como emitir relatório apontando possíveis inconsistências.

8.1. Ao final da transferência, o BANCO validará a consistência dos dados transferidos.

9. Para que as atividades sejam realizadas sem impactar no cronograma, o CONTRATADO deverá

informar ao BANCO em tempo hábil e documentar todas as necessidades adicionais das atividades que serão desenvolvidas pelo BANCO.

Page 97: banco do nordeste do brasil sa

97

10. Alguns dos sistemas legados que terão seus dados migrados para a nova SOLUÇÃO estão descritos na tabela a seguir.

10.1. Pode haver a necessidade de migração para a nova solução de outros dados de sistemas a serem descontinuados, que não foram detectados neste levantamento inicial e que poderão ser identificados durante a execução do projeto, os quais devem representar numericamente menos de 20% destes e que, da mesma forma que aqueles já identificados, também deverão ser migrados para a nova SOLUÇÃO durante a execução do projeto.

Descrição da migração de dados dos sistemas legados do BANCO para a Solução de ges tão integrada e modelagem de riscos de crédito, mer cado

e liquidez.

Sistema Legado

Descrição do Sistema Legado

Módulo do Sistema Legado

Descrição dos Dados para Migração

Dados a serem migrados

Linguagem de programação

Sistema Operacional Suportado

Banco de dados

S701 - Risco

Processamento de operações ativas e passivas, geração de cálculos, relatórios e fluxos de caixa para gerenciamento dos riscos de mercado e liquidez.

Saldos de operações, relatórios, estatísticas, Taxas e Parâmetros.

Base de dados das operações e valores marcados a mercado, estatísticas, taxas e parâmetros utilizados nos cálculos.

Todos os dados. PowerBuilder 10 Windows Microsoft SQL

Server

Planilhas Excel

Conjunto de controle em planilha Excel.

-

Base de dados relativos a RBAN, DRL, Testes de estresse, Backtesting.

Todos os dados VBA, Microsoft Excel Windows -

Page 98: banco do nordeste do brasil sa

98

ANEXO VII

MODELO DE PROPOSTA Ao BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. PREGOEIRO(A) Ref.: PREGÃO ELETRÔNICO N. 2015/____ Prezados Senhores, Apresentamos, em atendimento ao Edital do Pregão em epígrafe, a seguinte proposta de preço: 1. AQUISIÇÃO DEFINITIVA DE UMA SOLUÇÃO PARA GESTÃO INTEGRADA E MODELAGEM DE

RISCOS DE CRÉDITO, MERCADO E LIQUIDEZ, COMPREENDENDO LICENCIAMENTO DE USO, SERVIÇOS DE IMPLANTAÇÃO, TREINAMENTO E SUPORTE TÉCN ICO.

1.1. FORNECIMENTO E CESSÃO DE DIREITO DE USO DEFINITIVO, NÃO

EXCLUSIVO, DA SOLUÇÃO INTEGRADA E MODELAGEM DE RISC OS DE CRÉDITO, MERCADO E LIQUIDEZ DO BNB.

PREÇO TOTAL POR SERVIÇO

(R$) 1.1.1. Gestão Integrada dos Riscos de Crédito. 1.1.2. Gestão Integrada dos Riscos de Mercado. 1.1.3. Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez. 1.1.4. Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez.

SUBTOTAL 1 (R$) 1.2. SERVIÇOS DE IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO, INCLUINDO

PLANEJAMENTO, PARAMETRIZAÇÃO, CUSTOMIZAÇÃO, TESTES, INTEGRAÇÃO COM SISTEMAS LEGADOS, MIGRAÇÃO DE DADOS DOS SISTEMAS DO BNB E OPERAÇÃO ASSISTIDA.

PREÇO TOTAL POR SERVIÇO

(R$)

1.2.1. Gestão Integrada dos Riscos de Crédito. 1.2.2. Gestão Integrada dos Riscos de Mercado. 1.2.3. Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez. 1.2.4. Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez.

SUBTOTAL 2 (R$) 1.3. SERVIÇOS DE TREINAMENTO DA

EQUIPE DE IMPLEMENTAÇÃO DO BANCO, DOS USUÁRIOS NA OPERAÇÃO DA SOLUÇÃO E EQUIPE DE SUPORTE DO BANCO.

QUANTIDADE (HORAS)

PREÇO UNITÁRIO DA

HORA

PREÇO TOTAL POR SERVIÇO

(R$)

(A) (B) (C) = (A) x (B)

1.3.1. Gestão Integrada dos Riscos de Crédito.

1.3.2. Gestão Integrada dos Riscos de Mercado.

1.3.3. Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

1.3.4. Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez.

SUBTOTAL 3 (R$)

Page 99: banco do nordeste do brasil sa

99

1.4. SERVIÇOS DE SUPORTE E MANUTENÇÃO DE LICENÇA, INCLUINDO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÕES, CORREÇÕES DE DEFEITOS DO PRODUTO E MANUTENÇÕES LEGAIS.

PERÍODO (MESES)

PREÇO DA PARCELA MENSAL

(R$)

PREÇO TOTAL DOS

SERVIÇOS (R$)

MÍNIMO MÁXIMO

(E) (F) = (D) x (E) (D)

1.4.1. Gestão Integrada dos Riscos de Crédito. 24 42

1.4.2. Gestão Integrada dos Riscos de Mercado. 24 42

1.4.3. Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

24 42

1.4.4. Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez.

24 42

SUBTOTAL 4 (R$)

PREÇO GLOBAL (R$) (SUBTOTAIS 1 + 2 + 3 + 4)

(1) O preço global indicado é o que deve ser considerado no envio da proposta de que trata o subitem 4.8 do

Edital, o qual deverá ser ajustado ao valor do último lance/valor negociado, no envio da proposta de que trata o subitem 7.9.1 do Edital.

A garantia contratual será na modalidade ________________________ (observar o disposto no item 12 do Edital). II - Declaramos que esta proposta corresponde exata mente às exigências contidas no Edital e

seus Anexos, às quais aderimos formalmente. III - Dados da Empresa:

Razão Social: CNPJ/MF: Tel/Fax: Endereço: CEP: Cidade: UF: Endereço Eletrônico (e-mail): Banco: Agência: C/C:

IV - Dados do Representante Legal, responsável pela assinatura do Contrato:

Nome: Função: CPF: Telefone/Fax: Endereço Eletrônico (e-mail):

_____________________________________ Local e data _____________________________________ Assinatura do representante legal da empresa

Page 100: banco do nordeste do brasil sa

100

ANEXO VIII

FORMULÁRIO PARA COMPROVAÇÃO DE REQUISITOS

Formulário I

Edital CNPJ Licitante: Nome do Licitante: Data de Emissão:

Grupamento de Requisitos:

Descrição do Requisito

Data Avaliação

Atendido (Sim/Não)

N° da Observação

Responsáveis pela Avaliação

Licitante BNB

Assinatura dos Participantes Pelo Licitante Pelo BNB

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Este formulário será utilizado para registrar os re sultados das avaliações realizadas para comprovação dos requisitos da Solução. As avaliaçõe s serão feitas por grupamento de requisitos, conforme especificado no Anexo II - Requisitos Func ionais e Anexo III - Requisitos Técnicos. Para os resultados que necessitem de observações, estas de verão ser descritas no Formulário II.

Page 101: banco do nordeste do brasil sa

101

Formulário II

Edital CNPJ Licitante: Nome do Licitante: Data de Emissão:

Grupamento de Requisitos:

N° da Observação Descrição da Observação

Assinatura dos Participantes Pelo Licitante Pelo BNB

Page 102: banco do nordeste do brasil sa

102

ANEXO IX

SERVIÇOS DE IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO

Este documento descreve os serviços que devem ser realizados para a Implantação da Solução de gestão integrada e modelagem dos riscos de crédito, mercado e liquidez, doravante chamada SOLUÇÃO, nos ambientes computacionais de testes, homologação e produção do Banco do Nordeste do Brasil, doravante denominado BANCO, com objetivo de informar ao CONTRATADO o que deve ser considerado para a elaboração do plano de trabalho com vistas à implantação da SOLUÇÃO.

1. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS DE IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO 1.1. Os serviços de implantação da SOLUÇÃO contemplam, obrigatoriamente, as seguintes

atividades:

• Estruturação e Planejamento do Projeto com apresentação de cronograma detalhado e estratégias de trabalho;

• Gerenciamento do Projeto seguindo as práticas do PMI (Project Management Institute); • Transferência de Conhecimentos para a equipe do BANCO; • Elaboração de desenho técnico da SOLUÇÃO; • Integração da SOLUÇÃO com os sistemas de informação existentes no BANCO,

conforme descrito no Anexo V - Integrações com os Sistemas Legados do Ba nco do Nordeste ;

• Migração dos dados dos sistemas de informação existentes do BANCO para a

SOLUÇÃO conforme descrito no Anexo VI - Migração dos Dados dos Sistemas do Banco do Nordeste ;

• Parametrização e Customização da SOLUÇÃO e seus componentes para atendimento

às necessidades do BANCO; • Planejamento, Execução e Controle de Testes da SOLUÇÃO completa; • Elaboração e implementação do Plano de Implantação detalhado; • Elaboração e implementação do Plano de Contingência, backup e recovery; • Análise e dimensionamento da infraestrutura tecnológica de hardware necessária para

instalação e operação da SOLUÇÃO; • Serviços de instalação da SOLUÇÃO nos ambientes computacionais de testes,

homologação e produção do BANCO; • Suporte Pós-Implantação através da Operação Assistida pelo prazo de 60 (sessenta)

dias, a contar da data de início de operação em produção de cada um dos módulos.

1.2. Todos os serviços listados acima estão detalhados mais adiante neste documento.

Page 103: banco do nordeste do brasil sa

103

2. OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DO CONTRATADO 2.1. Para executar os serviços de implantação da SOLUÇÃO o CONTRATADO deve:

2.1.1. Alocar uma equipe para realizar as atividades de implantação da SOLUÇÃO composta, no mínimo, dos seguintes perfis:

2.1.1.1. Gerente de Projeto; 2.1.1.2. Especialista Técnico;

2.1.2. Manter à frente dos trabalhos um Gerente do Projeto, devidamente credenciado,

responsável pela equipe executante dos serviços contratados e que representará o CONTRATADO perante o BANCO.

2.1.3. O Gerente de Projeto definido pelo CONTRATADO deverá obrigatoriamente ter a

certificação PMP (Project Management Professional). 2.1.4. Fornecer, sempre que solicitado pelo BANCO, relatório e informações sobre a

prestação dos serviços referentes ao Projeto. 2.1.5. Facilitar a ação do representante do BANCO, provendo acesso aos serviços em

execução e documentação, além de atender prontamente às observações e exigências por ele apresentadas.

2.1.6. Responsabilizar-se pelo fornecimento e implementação de quaisquer

módulos/softwares necessários ao atendimento das especificações e condições deste documento, sem ônus adicional para o BANCO.

2.1.7. Responsabilizar-se pelo fornecimento, preenchimento de documentação de

instalação física e implementação de quaisquer hardwares necessários ao atendimento de todas as especificações e condições deste documento, caso forneça solução com ambiente virtualizado diferente ao utilizado no Banco do Nordeste do Brasil descrito no Anexo – Ambiente Computacional do Banco do Nordeste, sem ônus adicional para o BANCO.

2.1.8. Responsabilizar-se pelos custos de salários, hospedagem, diárias, telefones,

transporte e alimentação da equipe do Projeto sob sua responsabilidade. 2.1.9. Responsabilizar-se pelas prescrições e encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais

e comerciais, resultantes da execução do contrato. 2.1.10. Identificar todos os equipamentos e materiais de sua propriedade, de forma a não

serem confundidos com similares de propriedade do BANCO. 2.1.11. Reexecutar serviços sempre que solicitado pelo BANCO, quando estiverem em

desacordo com as especificações definidas, sem ônus adicional para o BANCO, durante a vigência do contrato.

2.1.12. Fornecer todos os planos, esboços, especificações, desenhos e outros documentos

elaborados durante o desenvolvimento dos trabalhos, os quais passarão s ser de propriedade do BANCO.

2.1.13. Fornecer documentação de Requisição de Mudança (RdM) para implantação da

solução em ambiente computacional do Banco, com antecedência de 48 horas.

Page 104: banco do nordeste do brasil sa

104

2.2. A realização do serviço de implementação poderá ocorrer fora do horário comercial (8h às 18h), inclusive nos finais de semana e feriados, a critério do BANCO e desde que previamente acordado entre as partes, sem qualquer ônus adicional para o BANCO.

2.3. O CONTRATADO executará as alterações na SOLUÇÃO necessárias ao atendimento de

todos os requisitos constantes nos anexos do Edital.

3. OBRIGAÇÕES DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL 3.1. Facilitar o exercício das funções do CONTRATADO, dando-lhe acesso às suas instalações,

promovendo o bom entendimento entre seus funcionários e os empregados do CONTRATADO e cumprindo suas obrigações estabelecidas no Edital e seus anexos.

4. ESTRUTURAÇÃO, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DO PR OJETO 4.1. O CONTRATADO deverá prover o gerenciamento do projeto, incluindo planejamento,

execução e controle de todas as atividades, gestão de mudanças, documentação, divulgações e comunicação do Projeto, transferência de conhecimento para a equipe do BANCO e informações referentes à metodologia de gerenciamento.

4.2. O CONTRATADO deverá executar atividades de Gestão do Projeto para implantação da

SOLUÇÃO, de acordo com a metodologia de Gestão de Projeto do CONTRATADO, seguindo as melhores práticas do PMI (Project Management Institute).

4.2.1. A metodologia adotada deverá prever atividades baseadas nas áreas de

conhecimento de gerenciamento de projetos propostas pelo PMBOK do PMI (Project Management Institute).

4.3. A estrutura organizacional para a Gestão do Projeto deverá ser estabelecida, contemplando

as melhores práticas do PMI (Project Management Institute), devendo ser discriminado:

4.3.1. Atribuições e responsabilidades dos participantes da equipe do Projeto; 4.3.2. Relação dos recursos humanos envolvidos por atividade (conforme cronograma),

indicando qualificação e perfil profissional por parte da equipe do CONTRATADO.

4.4. Para execução dos serviços de parametrização da SOLUÇÃO, o CONTRATADO deverá disponibilizar profissionais com treinamento oficial se houver, ministrado ou reconhecido pela detentora dos direitos de propriedade autoral e intelectual da SOLUÇÃO, em parametrização das funcionalidades das ferramentas/módulos a serem implantados.

4.5. O BANCO reserva-se o direito de, mediante comunicação formal, contestar o nível de serviço

prestado e requerer substituição de profissional alocado ao Projeto, de forma que o CONTRATADO deverá substituí-lo por outro profissional que possua as qualificações necessárias para realizar as atividades a ele direcionadas com o nível de qualidade esperado pelo BANCO.

4.5.1. Havendo necessidade de substituição de um profissional, por solicitação do BANCO,

o CONTRATADO se obriga a fazê-lo com prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis. 4.5.2. Havendo necessidade de substituição de um profissional, por parte do

CONTRATADO, esta deverá informar ao BANCO com antecedência mínima de 15 (quinze) dias úteis.

Page 105: banco do nordeste do brasil sa

105

4.6. Nenhuma alteração no corpo técnico ou gerencial do CONTRATADO poderá afetar o cronograma, nem tampouco a qualidade dos produtos contratados.

4.7. O cronograma detalhado das fases e macro-atividades do Projeto deverá ser apresentado,

baseado na metodologia de Gerenciamento de Projetos do CONTRATADO, contendo no mínimo os seguintes itens:

4.7.1. Fases de implantação, estratégia de implantação e períodos de suporte pós-

implantação. 4.7.2. Duração e disposição no tempo das fases/macro-atividades do Projeto; 4.7.3. Produtos entregues em cada fase/macro-atividade do Projeto.

4.8. Durante o Projeto, eventuais alterações do cronograma deverão ser imediatamente encaminhadas, com o respectivo relatório de impacto, para a validação pelo BANCO. Caso haja mudanças na data final de implantação, originadas por ações de responsabilidade do CONTRATADO, o BANCO se reserva o direito de aplicar sansões cabíveis definidas em Contrato.

5. TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS PARA A EQUIPE DO BANCO 5.1. O CONTRATADO deverá propor a estratégia, prover a metodologia/ferramenta de

transferência de conhecimento adequada ao porte do Projeto e documentação final do Projeto com o objetivo de realizar a transferência de conhecimento necessária para a equipe do BANCO.

5.2. O serviço será considerado concluído após aceitação formal pelo BANCO.

6. ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DA INFRAESTRUTURA TECN OLÓGICA DE HARDWARE

6.1. O CONTRATADO deverá orientar a definição das configurações de todos os equipamentos de acordo com os níveis de serviços a serem definidos durante o Projeto. Deve ser dimensionado o ambiente computacional necessário para suportar toda a SOLUÇÃO e seus componentes de forma que esta apresente o desempenho adequado em sua operacionalização em produção.

6.2. Neste dimensionamento devem ser considerados os equipamentos e infraestrutura, tais

como: processamento, memória e armazenamento de dados, recursos de backup, recursos de comunicação, segurança das informações, aplicações Web, microcomputadores e outros dispositivos de processamento e captação de dados.

6.2.1. Dado que este dimensionamento é de caráter crítico para o êxito do Projeto, deverá

o CONTRATADO propor uma configuração inicial e projeção de crescimento futuro para pelo menos 3 (três) anos.

7. SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO DA SOLUÇÃO NOS AMBIENTES COMPUTACIONAIS DE

TESTES, HOMOLOGAÇÃO E PRODUÇÃO DO BANCO. 7.1. O CONTRATADO deverá documentar todos os procedimentos de instalação de todas as

ferramentas, considerando as características do BANCO em seus ambientes de teste, homologação e produção.

Page 106: banco do nordeste do brasil sa

106

7.2. Serão de responsabilidade e ocorrerão a expensas do CONTRATADO as atividades relacionadas com a configuração, migração e carga de dados.

7.3. O CONTRATADO deverá preencher Requisição de Mudança (RdM) para todas as

implantações da solução em ambiente de homologação e produção. 7.4. As fases de instalação e configuração de cada módulo devem seguir as seguintes definições:

7.4.1. O CONTRATADO deverá entregar 01 (um) conjunto completo dos componentes para

instalação em ambiente de homologação e produção do BANCO; 7.4.2. Todos os componentes e materiais relativos aos módulos da SOLUÇÃO deverão ser

entregues de acordo com a proposta apresentada pelo CONTRATADO, identificados e conferidos pelo BANCO;

7.4.3. A instalação deverá, obrigatoriamente, ser efetuada de forma a não afetar o

funcionamento dos sistemas, recursos ou equipamentos em operação em produção e nem impedir ou interromper a rotina de trabalho de funcionários e dos negócios do BANCO;

7.4.4. No caso de necessidade de interrupção de outros sistemas, recursos, equipamentos

ou da rotina dos trabalhos de qualquer setor funcional em decorrência da instalação a ser efetuada, esta instalação deverá ser planejada e acordada antecipadamente com o BANCO, com aceite formal entre as partes;

7.4.5. A instalação será realizada por técnicos do BANCO, acompanhados,

presencialmente, pelos técnicos do CONTRATADO. 7.4.6. Na instalação da SOLUÇÃO, se for necessário proceder a alterações de

configuração do sistema operacional ou de algum software básico (por exemplo: sistema gerenciador de banco de dados, servidor Web), estas devem:

7.4.6.1. Ser devidamente planejadas e receber a autorização prévia do BANCO; 7.4.6.2. Ter os referidos procedimentos executados por técnicos do BANCO

responsáveis pela implantação, cabendo ao CONTRATADO fornecer as instruções necessárias e acompanhar os procedimentos de forma presencial.

7.5. Toda intervenção para troca de componentes e manutenção durante a etapa de implantação

da SOLUÇÃO em ambiente de produção deverá ser realizada sem ônus adicional para o BANCO, independentemente do serviço executado.

8. ELABORAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO DA SOLUÇÃO

8.1. O CONTRATADO deverá elaborar, em conjunto com o BANCO, o desenho dos processos, do mapeamento das integrações com o legado, da definição do modelo de dados e do detalhamento do escopo funcional de acordo com as especificações descritas nos seguintes anexos: Anexo II – Requisitos Funcionais , Anexo III – Requisitos Técnicos e Anexo IV – Ambiente Computacional do BNB.

8.2. O CONTRATADO deverá:

Page 107: banco do nordeste do brasil sa

107

8.2.1. Organizar e estimar esforços, em termos de recursos e prazos, necessários para a realização desta etapa;

8.2.2. Fornecer mapa de integrações com os sistemas legados descrevendo o grau dessas

integrações de acordo com o Anexo V - Integrações com os Sistemas Legados do Banco do Nordeste.

9. INTEGRAÇÃO DA SOLUÇÃO COM OS SISTEMAS LEGADOS EX ISTENTES NO BANCO

9.1. As integrações dos sistemas legados do BANCO com a SOLUÇÃO deverão ser realizadas conforme informações descritas no Anexo V - Integrações com os Sistemas Legados do Banco do Nordeste.

10. MIGRAÇÃO DOS DADOS DOS SISTEMAS LEGADOS EXISTEN TES NO BANCO PARA A

SOLUÇÃO

10.1. A migração dos dados dos sistemas legados do BANCO que serão descontinuados em função da implantação da SOLUÇÃO deverá ser realizada conforme informações descritas no Anexo VI - Migração dos Dados dos Sistemas do Banco do Nordeste.

11. PARAMETRIZAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO DA SOLUÇÃO E SEUS COMPONENTES

11.1. O CONTRATADO deverá realizar a parametrização e customização da SOLUÇÃO e seus componentes para atendimento às necessidades do BANCO contemplando a análise e adequação dos processos da SOLUÇÃO aos processos de trabalho do BANCO.

11.2. O CONTRATADO será responsável pela adequação da SOLUÇÃO às necessidades do

BANCO, de acordo com os requisitos constantes nos anexos do Edital, por meio de parametrizações e customizações, observando que:

11.2.1. Parametrização: quando os requisitos são atendidos sem a necessidade de alteração

no código-fonte da SOLUÇÃO ou de desenvolvimento de novos módulos de código, ou seja, o requisito está incorporado de forma nativa na SOLUÇÃO, necessitando apenas de ajustes de parâmetros para sua implementação;

11.2.2. Customização: quando se faz necessária alteração ou complementação no código-

fonte da SOLUÇÃO ou desenvolvimento de novas funcionalidades para atender os requisitos técnicos e funcionais especificados nos anexos do Edital.

11.3. Para atender os requisitos técnicos e funcionais especificados nos anexos do Edital o

CONTRATADO deverá utilizar prioritariamente os recursos de parametrização disponíveis na ferramenta.

11.4. Para cada serviço de customização, o CONTRATADO deverá emitir, previamente,

documento detalhando a customização, esclarecendo, no mínimo, qual atividade/transação da solução será desenvolvida, quais processos/requisitos serão atendidos com a customização e documento de fluxograma, com parecer formal do produtor do software ou sua subsidiária no Brasil, detentora dos direitos autorais e de comercialização da SOLUÇÃO, ratificando a necessidade de customização e afirmando que a solução não atende por parametrização ou outro meio.

Page 108: banco do nordeste do brasil sa

108

11.5. O CONTRATADO deverá refazer os serviços que forem realizados utilizando customização e que poderiam ter sido feitos com parametrização, sem ônus adicional para o BANCO, exceto se a customização foi formalmente solicitada pelo BANCO.

11.6. As atividades de customização, parametrização e integração deverão ser executadas para

cada um dos macroprocessos da SOLUÇÃO. Para a sua realização, o CONTRATADO deverá:

11.6.1. identificar e analisar os fluxos de trabalho do BANCO, referentes ao módulo que será

customizado e homologado; 11.6.2. preparar e apresentar proposta contemplando as alterações necessárias para melhor

adequar os processos do BANCO à SOLUÇÃO, bem como o detalhamento das customizações que serão realizadas no módulo, obedecendo ao especificado nos anexos do Edital;

11.6.3. a proposta deverá conter textos e fluxogramas detalhando os processos propostos.

Será facultado ao BANCO sugerir ajustes na proposta apresentada ou rejeitá-la. No caso de ajustes ou rejeição, o CONTRATADO deverá apresentar nova proposta ao BANCO sem prejuízo dos prazos estabelecidos no cronograma do Projeto;

11.6.4. desenvolver as customizações e integrações relativas ao módulo e aos sistemas do

BANCO, conforme as especificações existentes nos anexos do Edital; 11.6.5. todos os artefatos e componentes necessários à integração da SOLUÇÃO com os

sistemas legados do BANCO deverão ser providenciados/desenvolvidos pelo CONTRATADO sem ônus adicional para o BANCO;

11.6.6. proceder à carga dos dados necessários à realização dos testes para homologação

do módulo; 11.6.7. o CONTRATADO deverá acompanhar, de forma presencial, as simulações e testes

que serão realizados pelos técnicos da área funcional e de TI do BANCO para a homologação de cada módulo.

11.7. Eventuais ocorrências ou erros na SOLUÇÃO, detectadas nesta etapa, deverão ser

corrigidas pelo CONTRATADO sem prejuízo dos prazos estabelecidos no cronograma do Projeto.

12. PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE DE TESTES DA SOLUÇÃO

12.1. Para esta atividade devem ser realizados os seguintes tipos de testes:

12.1.1. Testes Unitários; 12.1.2. Testes Integrados; 12.1.3. Testes de Performance; 12.1.4. Testes de Regressão.

12.2. Para planejamento, execução e controle dos testes da SOLUÇÃO, o CONTRATADO deverá:

Page 109: banco do nordeste do brasil sa

109

12.2.1. Elaborar um plano de testes baseado na metodologia que vier a adotar para a implementação;

12.2.2. Definir a configuração e gestão do ambiente de testes; 12.2.3. Capacitar a equipe do Projeto na metodologia de testes adotada; 12.2.4. Coordenar e executar os testes de funcionalidade e de performance; 12.2.5. Efetuar homologação integrada dos processos de trabalho referentes ao escopo do

Projeto, simulando todos os procedimentos do ambiente real de produção do BANCO;

12.2.6. Executar testes de stress e performance utilizando ferramenta de automatização de

testes; 12.2.7. Criar scripts de testes para realização de testes automatizados. 12.2.8. Promover o envolvimento dos recursos do Projeto na execução, validação e aceite

dos testes de acordo com os perfis funcionais dos usuários; 12.2.9. Envolver a equipe técnica do Projeto na execução, validação e aceite dos testes de

performance; 12.2.10. Promover a execução dos procedimentos de teste de acordo com os perfis de

acesso identificados; 12.2.11. Promover os testes de utilização da SOLUÇÃO a partir de estações de trabalho; 12.2.12. Prover a documentação com a evidência dos casos de testes executados com seus

respectivos roteiros (scripts). Os documentos apresentando os testes realizados, seus resultados e sua validação pelos respectivos aprovadores deverão ser disponibilizados para o BANCO.

12.3. Homologação dos Módulos da SOLUÇÃO

12.3.1. Ao final da homologação de cada macroprocesso, o BANCO emitirá um Termo de

Homologação de Módulo (THM), atestando o atendimento às especificações e que o módulo se encontra em condições de instalação em seu ambiente de produção.

13. ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE ARQ UIVAMENTO E EXPURGO DE DADOS

13.1. O CONTRATADO deverá:

13.1.1. Elaborar e implementar procedimentos de arquivamento e recuperação dos dados

de acordo com os prazos legais de retenção definidos por órgãos reguladores ou pelo BANCO. A estratégia de arquivamento e recuperação dos dados históricos da SOLUÇÃO deve ser documentada no Plano de Arquivamento a ser entregue ao BANCO.

13.1.2. Elaborar e implementar procedimentos para expurgo dos dados de acordo com os

prazos de retenção definidos por órgãos reguladores ou pelo BANCO. A estratégia de expurgo dos dados da SOLUÇÃO deve ser documentada no Plano de Enxugamento de Dados a ser entregue ao BANCO.

Page 110: banco do nordeste do brasil sa

110

14. ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊ NCIA, BACKUP E RECOVERY

14.1. O CONTRATADO deverá realizar a criação e manutenção de planos de contingência, backup e recovery, bem como apoio à realização de testes de contingência e recovery de backup da SOLUÇÃO.

15. ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MONITORAÇÃO 15.1. O CONTRATADO deverá disponibilizar informações de desempenho da SOLUÇÃO no

ambiente de produção, com painéis de monitoração contemplando, no mínimo:

15.1.1. Nível de uso da SOLUÇÃO; 15.1.2. Nível de desempenho da SOLUÇÃO; 15.1.3. Quantidade de chamados por módulo funcional; 15.1.4. Disponibilidade da SOLUÇÃO.

15.2. O CONTRATADO deverá disponibilizar informações de desempenho do hardware

SOLUÇÃO no ambiente de produção, caso o hardware tenha sido fornecido pelo CONTRATADO, com painéis de monitoração contemplando, no mínimo:

15.2.1. Nível de utilização do processamento; 15.2.2. Nível de utilização de memória; 15.2.3. Nível de utilização de I/O; 15.2.4. Nível de utilização de rede; 15.2.5. Alertas de hardware, sistema virtualizado e sistema operacional.

16. SUPORTE PÓS-IMPLANTAÇÃO ATRAVÉS DE OPERAÇÃO ASS ISTIDA

16.1. O período de Operação Assistida consiste no acompanhamento, realizado pela equipe técnica do CONTRATADO, da fase inicial da utilização da SOLUÇÃO no ambiente de produção do BANCO.

16.2. O CONTRATADO deverá realizar o serviço de suporte técnico local e remoto durante a fase

de Operação Assistida, por um período de 60 (sessenta) dias, a contar da data de início de operação em produção do(s) módulo(s) de cada macroprocesso.

16.3. Durante este período, o CONTRATADO deverá prover aos usuários da SOLUÇÃO suporte

funcional e técnico na sua operação, a contar da data de início da operação do(s) módulo(s) de cada macroprocesso.

16.4. O Gerente do Projeto do BANCO dará o aceite da Operação Assistida o que representará o

término da Fase de Implantação. 16.5. Entende-se por suporte funcional e técnico, a execução das seguintes atividades pelo

CONTRATADO:

Page 111: banco do nordeste do brasil sa

111

16.5.1. Apoio ao BANCO na operação da SOLUÇÃO; 16.5.2. Correção de todo e qualquer erro que seja detectado na SOLUÇÃO e nas rotinas e

interfaces implementadas pelo CONTRATADO;

16.6. Durante a Operação Assistida, com o intuito de realizar os ajustes necessários para assegurar a disponibilidade e desempenho da SOLUÇÃO no ambiente de produção, o CONTRATADO deverá realizar o monitoramento de:

16.6.1. Nível de uso da SOLUÇÃO; 16.6.2. Nível de desempenho da SOLUÇÃO; 16.6.3. Quantidade de chamados por módulo funcional; 16.6.4. Disponibilidade da SOLUÇÃO.

16.7. O CONTRATADO deverá propor um plano para suporte pós-implantação da SOLUÇÃO,

incluindo:

16.7.1. Estratégia de preparação de equipe de suporte funcional; 16.7.2. Estratégia de preparação de infraestrutura do Help Desk, 2º nível e 3º nível de

suporte; 16.7.3. Estratégia de acompanhamento pós-produção;

16.8. Durante esta etapa, o CONTRATADO deverá prover profissionais fisicamente alocados no

BANCO, que farão o suporte em todas as funcionalidades da SOLUÇÃO.

17. ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE IMPLANTA ÇÃO DETALHADO

17.1. O CONTRATADO será responsável pela elaboração de um plano de implantação detalhado para a entrada da SOLUÇÃO em produção que deverá estar alinhado com as etapas de implantação definidas a seguir.

17.2. Visão Geral das Etapas da Implantação

17.2.1. Neste tópico é apresentada uma visão geral das etapas idealizadas para a

implantação da SOLUÇÃO no ambiente computacional do BANCO, cujos servidores estão localizados no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas (CAPGV) do Banco do Nordeste, em Fortaleza-CE.

17.2.1.1. Em caso de fornecimento do hardware pelo CONTRATADO, os

equipamentos serão entregues e instalados no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas (CAPGV) do Banco do Nordeste, em Fortaleza-CE.

17.2.2. As etapas relacionadas em seguida deverão ser observadas pelo CONTRATADO

para formular e submeter à apreciação do BANCO o planejamento de todas as etapas da implantação da solução, constituindo uma proposta de plano de trabalho para implantação da SOLUÇÃO.

Page 112: banco do nordeste do brasil sa

112

17.2.3. A SOLUÇÃO deverá ser implantada compreendendo os seguintes macroprocessos:

Macroprocesso Gestão Integrada dos Riscos de Crédito Gestão Integrada dos Riscos de Mercado Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez.

17.2.4. A SOLUÇÃO a ser implantada deverá permitir a desativação dos seguintes sistemas

legados do BANCO:

Identificação dos Sistemas 1. S701 – Processamento de operações ativas e passivas, geração de

cálculos, relatórios e fluxos de caixa para gerenciamento dos riscos de mercado e liquidez.

2. Controles em planilha Excel - Base de dados relativos a RBAN, DRL, Testes de estresse, Backtesting.

17.2.5. Agenda de Implantação

17.2.5.1. O CONTRATADO poderá usar sua metodologia de implantação desde que

seja previamente apresentada e aceita pelo BANCO. 17.2.5.2. O cronograma a seguir estabelece etapas para a implantação e os prazos

máximos para a conclusão destas etapas, que deverão ser observados pelo CONTRATADO quando da elaboração do plano de trabalho para a implantação.

Etapa Descrição Etapa Anterior Prazo

1 Assinatura do contrato - Conforme Edital. 2 Reunião de Abertura 1 Em até 15 dias úteis após a

assinatura do contrato. 3 Implantação 2 Em até 24 meses. 4 Operação Assistida 3 60 dias após a implantação em

produção do(s) módulo(s) de cada macroprocesso.

5 Emissão do Termo de Aceite da operação assistida do(s) módulo(s) de cada macroprocesso.

4 -

6 Inicio do Serviço de Suporte Técnico

5 No dia útil seguinte após a conclusão do período de Operação Assistida

7 Conclusão – Emissão do Termo de Aceitação Definitivo da Solução

5 Após a conclusão da Operação Assistida de todos os módulos de cada macroprocesso.

17.2.6. Na etapa de Reunião de abertura do Projeto, deverá ser estabelecido oficialmente o

início do Projeto, realizada a apresentação das equipes e se discutir detalhes administrativos inerentes ao trabalho que será realizado.

Page 113: banco do nordeste do brasil sa

113

17.2.7. A etapa de Implantação deverá ser composta, no mínimo, pelas seguintes subetapas:

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSOS

EVENTO PAGAMENTO (%)(*)

Assinatura do Contrato. -

Reunião de abertura do projeto. -

Preparação, apresentação e ajustes do plano de trabalho para a implantação da solução por parte da contratada.

-

Entrega do Mapeamento e desenho de execução da solução para desenvolvimento e implantação dos macros processos (Entrega do Framework da Solução ).

5% (cinco por cento) Após a Emissão do Termo de Homologação por parte da contratante referente ao plano

de execução para a implantação da solução.

Entrega das Licenças de Software por parte da contratada.

10% (dez por cento) Após a Emissão do Termo de Entrega e

Conferência (TEC) por parte da contratante referente ao recebimento das licenças.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez . Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Provisório I do macro processo Modelagem dos Riscos de

Crédito, Mercado e Liquidez.

Entrega do macro processo: Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez .

Emissão por parte da contratante do Termo de Aceitação Definitivo I do macro processo

Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Crédito. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Crédito. Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Provisório II do macro processo Gestão Integrada dos Riscos de

Crédito.

Page 114: banco do nordeste do brasil sa

114

Entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Crédito.

30% (vinte por cento) Após a Emissão por parte da contratante do

Termo de Aceitação Definitivo II do macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Crédito.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Mercado. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Mercado. Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Provisório III do macro processo Gestão Integrada dos Riscos de

Mercado.

Entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Mercado.

25% (vinte por cento) Após a Emissão por parte da contratante do

Termo de Aceitação Definitivo III macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Mercado.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez. Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Provisório IV do macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

Entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

25% (vinte por cento) Após a Emissão por parte da contratante do

Termo de Aceitação Definitivo IV do macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

Integração de todos os módulos entregues (macro processos). Conclusão de implantação da solução.

5% (cinco por cento) Emissão por parte da contratante do Termo

de Aceitação Definitivo da Solução.

(*) Percentual dos desembolsos referentes às licenças mais os serviços de implantação e

treinamento da solução.

17.2.8. A etapa de Início do Serviço de Suporte deverá ser composta, no mínimo, pelas seguintes subetapas: • revisar e estabelecer Acordo de níveis de serviços;

Page 115: banco do nordeste do brasil sa

115

• definir procedimentos e ferramentas de Help Desk; • estabelecer Estrutura e Equipe de Suporte; • revisar Plano de Suporte; • iniciar Plano de Suporte.

17.2.9. Ao final de cada etapa, deverá ser realizado encontro entre o BANCO e o

CONTRATADO para validação das ações realizadas e consequente aceitação da etapa, bem como para alinhamento quanto à realização da etapa seguinte. O CONTRATADO deverá apresentar relatório detalhado das atividades realizadas e produtos entregues em cada etapa.

17.2.10. O BANCO emitirá um Termo de Aceitação Definitivo da Solução (TADS) atestando

o aceite da implantação em produção da SOLUÇÃO. 17.2.11. Todos os recursos de software necessários à instalação integral e ao perfeito

funcionamento da SOLUÇÃO, que não estejam contemplados no ambiente computacional do BANCO, serão considerados como parte integrante da SOLUÇÃO, devendo o CONTRATADO fornecer as licenças correspondentes e o respectivo suporte técnico, sem ônus adicional para o BANCO.

17.2.12. O BANCO proverá postos de trabalho (mesa, estação desktop e ramal telefônico

para recebimento de ligação) necessários para a realização de atividades que necessitam ser executadas em suas dependências.

17.2.13. Os Planos de Projeto bem como os demais documentos produzidos no curso do

Projeto e que serão entregues ao BANCO devem ser produzidos nos formatos Microsoft Word ou Microsoft Excel ou Microsoft Project.

17.2.14. Os Planos de Projeto a serem produzidos pelo CONTRATADO deverão ser

avaliados pelo BANCO. Será facultado ao BANCO sugerir ajustes na Proposta apresentada ou rejeitá-la. No caso de ajustes ou rejeição da proposta, o CONTRATADO terá um prazo de até 5 (cinco) dias úteis para apresentar nova proposta.

18. EVENTOS DE CAPACITAÇÃO 18.1. O CONTRATADO realizará a capacitação e preparação das pessoas para as mudanças

geradas pela implantação da SOLUÇÃO, inclusive quanto à operação da SOLUÇÃO pelos usuários, por meio de workshops, cursos presenciais e a distância, entre outros.

18.2. Os treinamentos presenciais das equipes deverão acontecer nas dependências da

Universidade Corporativa Banco do Nordeste, localizada no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas – CAPGV do Banco do Nordeste, situado na Av. Dr. Silas Munguba, 5700, Bairro Passaré – Fortaleza (CE), em datas e horários a serem definidos em comum acordo com o Banco;

18.3. O plano de treinamento elaborado pelo CONTRATADO deverá compor o documento do

Plano de Implantação, prevendo os tipos de treinamento, público-alvo e as respectivas modalidades (presencial ou à distância) recomendadas.

Page 116: banco do nordeste do brasil sa

116

18.4. O CONTRATADO será responsável pela elaboração e fornecimento dos recursos didáticos (apostilas, livros, apresentações e demais documentos). Referido material e demais documentos a serem utilizados deverão ser impressos em material de boa qualidade, escritos em idioma português brasileiro e submetidos para a aprovação prévia da área de capacitação do BANCO com, no mínimo, 30 dias de antecedência. O material do treinamento a ser enviado deverá ser acompanhado da ementa do treinamento, currículo dos instrutores e os recursos didáticos necessários.

18.5. A área de capacitação do Banco promoverá a avaliação dos cursos utilizando modelo de

avaliação próprio e, caso o resultado do treinamento seja considerado insatisfatório, o BANCO poderá solicitar a realização de novo treinamento sem custo adicional para o BANCO.

18.6. O treinamento a ser realizado pelo CONTRATADO deverá abranger o seguinte público alvo:

18.6.1. Equipe do Projeto 18.6.2. Equipe de Tecnologia da Informação

18.6.2.1. Equipes de Infraestrutura e Operações 18.6.2.2. Equipes de Desenvolvimento de Sistemas 18.6.2.3. Equipes de Atendimento a Usuários

18.6.3. Equipe de funcionários de cada macroprocesso

18.7. O CONTRATADO deverá ofertar o seguinte número de turmas para os treinamentos presenciais:

Público alvo Quando ocorrerá o treinamento

Carga horária mínima por turma

Equipe do Projeto No início do Projeto 40h Equipes de Infraestrutura e

Operações No decorrer do Projeto 24h

Equipes de Desenvolvimento de Sistemas

No decorrer do Projeto 24h

Equipes de Atendimento a Usuários.

01 (uma) turma para cada macroprocesso a ser

implantado

16h

Equipe de funcionários de cada macroprocesso.

01 (uma) turma para cada macroprocesso a ser

implantado

24h

18.8. O CONTRATADO deverá dar suporte metodológico e realizar acompanhamento das sessões

de capacitação durante todos os eventos previstos. 18.9. Os treinamentos deverão seguir a mesma sequencia de implantação dos macroprocessos

que compõem a solução.

Page 117: banco do nordeste do brasil sa

117

ANEXO X

SERVIÇOS DE SUPORTE TÉCNICO E ATUALIZAÇÃO DA SOLUÇÃ O

Este documento descreve como deverão ser prestados os serviços de suporte técnico e atualização da solução, compreendendo suporte técnico padrão, disponibilização de novas versões que viabilizem o atendimento de demandas legais e atualização de versão corretivas da solução de gestão integrada e modelagem de riscos de crédito, mercado e liquidez, doravante chamada SOLUÇÃO, pelo CONTRATADO ao Banco do Nordeste do Brasil, doravante denominado BANCO, durante a vigência do Contrato. 1. O CONTRATADO prestará os serviços de SUPORTE TÉCNICO E DE ATUALIZAÇÃO DA

SOLUÇÃO pelo prazo de até 42 (quarenta e oito) meses a contar da emissão do Termo de Aceitação Definitivo da implantação dos processos em ambiente de produção. Este prazo será determinado levando em consideração o prazo total do Contrato – 48 meses – menos o tempo para implantação da solução.

2. Os Serviços de Suporte Técnico e Atualização da SOLUÇÃO compreenderão:

2.1. Suporte Técnico

2.1.1. Recepção e Resolução de Chamados de Suporte.

2.2. Atualização da SOLUÇÃO

2.2.1. Disponibilização de novas versões da SOLUÇÃO; 2.2.2. Disponibilização de novas versões da SOLUÇÃO que viabilizem o atendimento de

demandas legais; 2.2.3. Implantação das versões corretivas da SOLUÇÃO em todos os ambientes.

3. Os Serviços de Suporte Técnico e Atualização do hardware ou software básicos (ambiente

virtualizado, sistema operacional, banco de dados) da SOLUÇÃO fornecidos pelo CONTRATADO compreenderão:

3.1. Suporte Técnico

3.1.1. Detecção, Recepção e Resolução de Chamados de Suporte.

3.2. Atualização da SOLUÇÃO

3.2.1. Disponibilização de atualizações de firmware, drivers e atualizações de versões da

SOLUÇÃO; 3.2.2. Implantação de atualizações de firmware, drivers e atualizações de versões da

SOLUÇÃO.

3.3. Prover o aumento de hardware, caso seja necessário, durante o período de suporte técnico. 4. O CONTRATADO tomará todas as providências cabíveis, observando as condições de prestação

de serviços de manutenção e suporte técnico, visando sanar problemas de operacionalização decorrentes de erros detectados nos componentes de hardware e software da SOLUÇÃO. Quando ocorrer um problema que seja causado por defeito ou mau funcionamento em quaisquer dos

Page 118: banco do nordeste do brasil sa

118

componentes de hardware e software da SOLUÇÃO, todos os custos para a solução do problema serão de responsabilidade do CONTRATADO.

5. Sobre SUPORTE TÉCNICO REMOTO

5.1. O serviço de suporte técnico remoto deverá ser provido 10 horas por dia, 5 dias úteis por

semana e deverá fornecer um canal de comunicação direto com os responsáveis pela SOLUÇÃO dos problemas, em caso de indisponibilidade de qualquer um dos produtos oferecidos pelo CONTRATADO.

5.2. O número de chamados para os serviços de atendimento remoto do CONTRATADO deverá

ser ilimitado, sem restrições de horas de atendimento. 5.3. Para realizar o serviço de suporte técnico remoto, O CONTRATADO deverá disponibilizar,

sem custo adicional para o BANCO, no mínimo, os seguintes canais de atendimento: site na Internet, telefone, e-mail e fax, sendo todas as notificações de incidentes em língua portuguesa.

5.4. O CONTRATADO se obriga a manter, em ambiente computacional próprio, sistema

informatizado para registro dos chamados de manutenção e suporte técnico, permitindo a abertura e o acompanhamento dos chamados pelo BANCO, via Internet.

5.4.1. Os registros deverão conter, pelo menos, as informações de número (protocolo),

data e hora do chamado, descrição do problema, situação do chamado, histórico de atendimento e ocorrências relacionadas, devendo ser submetido ao BANCO antecipadamente os critérios e padrões de nomenclatura para aprovação.

5.4.2. No caso de indisponibilidade temporária do sistema na Internet, quaisquer um dos

outros canais poderá ser utilizado para registrar a abertura do chamado, devendo o CONTRATADO, tão logo possível, providenciar a atualização das informações em seu sistema, tornando-as disponíveis para acompanhamento pelo site na Internet.

5.5. As solicitações de chamados de manutenção e suporte técnico serão encaminhadas pelos

usuários para a Central de Orientação ao Cliente Interno do BANCO, unidade organizacional responsável pelo atendimento aos usuários internos do BANCO, que analisará as solicitações e procederá, se for o caso, à abertura dos chamados ao CONTRATADO, registrando também, em sistema informatizado próprio, os dados referentes aos chamados abertos.

5.6. O CONTRATADO deverá fornecer uma ferramenta que possa ser acessada pela equipe do

BANCO via Internet, contendo as informações relativas aos chamados efetuados e atendidos, pendentes ou não de resolução, incluindo, no mínimo, acesso a todos os relatórios técnicos gerados. Esta ferramenta deverá possibilitar a realização de consultas pelo BANCO, a qualquer momento, do status, do histórico e do andamento do atendimento às solicitações.

6. Sobre MONITORAMENTO, IMPLANTAÇÃO e SUPORTE TÉCNICO

6.1. Quando o CONTRATADO fornecer hardware ou software básicos (ambiente virtualizado,

sistema operacional, banco de dados) da SOLUÇÃO, diferente ao especificado no Anexo – Ambiente Computacional do Banco do Nordeste, o CONTRATADO deverá fornecer serviço de monitoramento, implantação e suporte técnico presencial.

6.2. O serviço de monitoração poderá ser realizado remoto, devendo ser provido 24 horas por

dia, 7 dias por semana e deverá fornecer um canal de comunicação direto com os

Page 119: banco do nordeste do brasil sa

119

responsáveis pela SOLUÇÃO dos problemas, em caso de indisponibilidade de qualquer um dos produtos oferecidos pelo CONTRATADO.

6.3. O número de chamados para os serviços de atendimento remoto e/ou presencial do

CONTRATADO deverá ser ilimitado, sem restrições de horas de atendimento. 6.4. O Banco poderá solicitar a presença de técnico presencial para SOLUÇÃO dos problemas. 6.5. O CONTRATADO deverá realizar a implantação de novas versões da SOLUÇÃO. 6.6. O Banco poderá solicitar a presença de técnico presencial para atualização de hardware e

software básicos (ambiente virtualizado, sistema operacional, banco de dados) da SOLUÇÂO.

7. Sobre a ATUALIZAÇÃO DA SOLUÇÃO

7.1. O CONTRATADO suprirá o BANCO com a versão mais recente dos componentes da SOLUÇÃO, compatíveis com o sistema operacional para o qual foi licenciado, atendendo a todos os requisitos definidos no Edital e seus anexos e executando todas as funções descritas na documentação técnica que acompanha a SOLUÇÃO.

7.2. O CONTRATADO suprirá o BANCO com toda a orientação técnica necessária à instalação e

operacionalização de novas versões de componentes de software da SOLUÇÃO. 7.3. O CONTRATADO fornecerá ao BANCO manuais e boletins técnicos atualizados, em língua

portuguesa ou língua inglesa, que assegurem a continuidade de utilização da SOLUÇÃO. 7.4. As versões mais recentes, os manuais e boletins podem ser supridos através de envio de

mídias ou disponibilização de arquivos para download no site do CONTRATADO. 8. Ocorrendo problema na operação da SOLUÇÃO, em decorrência de mau funcionamento, o nível

de severidade de um chamado ao serviço de suporte técnico determinará o prazo máximo que o CONTRATADO terá para apresentar uma solução para o problema a contar do chamado, conforme descrito a seguir:

Nível de Severidade Impacto no Negócio

Prazo máximo para

iniciar o atendimento

Prazo máximo para solução de contorno

Prazo máximo

para solução da causa do problema

Crítico

Os usuários não conseguem acessar ou utilizar integralmente a SOLUÇÃO, por falha em sua(s) funcionalidade(s), com impacto nos negócios do BANCO o que torna a operação da SOLUÇÃO indisponível, com consequente interrupção dos processos onde um processo crítico é paralisado totalmente em sua operação (os processos críticos serão definidos pelo BANCO durante a Fase de Planejamento do projeto).

2 horas 1 dia útil 5 dias úteis

Page 120: banco do nordeste do brasil sa

120

Nível de Severidade Impacto no Negócio

Prazo máximo para

iniciar o atendimento

Prazo máximo para solução de contorno

Prazo máximo

para solução da causa do problema

Alto

Os usuários não conseguem acessar ou utilizar a SOLUÇÃO no todo ou em parte, por falha em sua(s) funcionalidade(s). O problema causa uma grave perda do potencial operacional da SOLUÇÃO.

4 horas 2 dias úteis 10 dias úteis

Médio

Há falha(s) em funcionalidade(s) da SOLUÇÃO, porém ainda não afeta(m) os usuários finais e não traz(em) impactos aos negócios do BANCO.

2 dias úteis 8 dias úteis 20 dias úteis

Baixo

O chamado não se refere à perda de funcionalidades da SOLUÇÃO, não impactando, portanto, sua operação. Os chamados podem tratar de requisição de informações, melhorias ou esclarecimentos relativos ao funcionamento ou funcionalidade da SOLUÇÃO ou orientação técnica.

4 dias úteis 8 dias úteis 30 dias úteis

Manutenção(*)

Atualização de hardware e software básicos (ambiente virtualizado, sistema operacional, banco de dados) da SOLUÇÃO

De acordo com cronograma acordado com o Banco.

Implantação(*)

Implantação em homologação e produção de novas versões da SOLUÇÃO

1 dia útil Não se aplica 2 dias úteis

(*) Quando o CONTRATADO fornecer a solução de hardware ou software básicos (ambiente

virtualizado, sistema operacional, banco de dados) da SOLUÇÃO 8.1. A solução somente será considerada restabelecida quando estiverem integralmente

operacionais todas as funcionalidades implantadas em decorrência do evento que ocasionou o chamado técnico.

8.2. Ficará a critério do BANCO o aceite das soluções implantadas. 8.3. O não cumprimento dos prazos estipulados acima implica nas penalidades especificadas no

Contrato. 9. Objetivando comprovar os níveis de serviço prestados, o CONTRATADO deverá fornecer relatórios

mensais e anuais contendo a quantidade de chamados atendidos, por grau de severidade, a quantidade de chamados resolvidos dentro do prazo, a quantidade de chamados resolvidos fora do prazo e a quantidade de chamados não resolvidos.

Page 121: banco do nordeste do brasil sa

121

10. As soluções adotadas pela Equipe de Suporte Técnico deverão ser documentadas, com o objetivo de gerar bases de conhecimento que agilizem a resolução de chamados similares no futuro. Estas informações deverão ser armazenadas em base de dados de conhecimento (Knowledge Base), acessível via Internet pelo BANCO.

10.1. A base de dados de conhecimento deverá ser de propriedade do BANCO, sendo vedada

qualquer divulgação ou comercialização por parte do CONTRATADO. 11. Ao término da vigência do Contrato, o CONTRATADO deverá entregar ao BANCO esta base de

dados completa, devidamente atualizada, em formato a ser definido entre as partes.

Page 122: banco do nordeste do brasil sa

122

ANEXO XI

MINUTA DE CONTRATO

CONTRATO Nº _______ QUE ENTRE SI CELEBRAM O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. E ................................. PARA ______________________ O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. , Sociedade de Economia Mista, integrante da Administração Pública Federal Indireta, com sede em Fortaleza-CE, na Av. Dr. Silas Munguba, n.º 5.700 - Passaré, CEP: 60.743-902, inscrito no CNPJ sob n° 07.237.373/0001-20, doravante denominado CONTRATANTE ou BANCO , e de outro lado a empresa .........................................., com sede em \=CIDADE-\=ESTADO, \=END, inscrita no CNPJ sob o n° ....., doravante denominada CONTRATADO , têm entre si, justa e avençada a execução dos serviços objeto deste Instrumento, sob o regime de empreitada por preço global, vinculada ao Edital de Pregão Eletrônico n° 2015/____, de ___/___/_____, seus Anexos e à proposta de preço ref. ..., de ___/___/_____, nos termos das Lei(s) nº 8.666/93 e 10.520/2002, e do Decreto nº 5.450/2005, mediante as cláusulas e condições que se seguem:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O presente Contrato tem por objeto a aquisição definitiva de uma solução para gestão integrada e modelagem de riscos de crédito, mercado e liquidez, compreendendo licenciamento de uso, serviços de implantação, treinamento e suporte técnico, em conformidade com as especificações e condições estabelecidas no Edital e em seus Anexos. CLÁUSULA SEGUNDA - DOS CUSTOS Os preços globais estimados contratados (mínimo e máximo) estão discriminados no quadro abaixo, conforme composição de custos constante do Anexo VII do Edital , cujo(s) desembolso(s) dar-se-ão com os recursos previstos em dotação orçamentária própria, sob a(s) rubrica(s) 00000347/000031 - SOFTWARE DE PROCESSAMENTO DE DADOS - AQUISIÇÕES DE ATIVOS e n° 00000291/000032 - OUTROS SERVS. DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, sendo:

SERVIÇOS PREÇO TOTAL (R$)

Fornecimento e cessão de direito de uso definitivo, não exclusivo, da solução integrada e modelagem de riscos de crédito, mercado e liquidez do BANCO.

Serviços de implantação da solução, incluindo planejamento, parametrização, customização, testes, integração com sistemas legados, migração de dados dos sistemas do BANCO e operação assistida.

Serviços de treinamento da equipe de implementação do BANCO, dos usuários na operação da solução e equipe de suporte do BANCO.

Serviços de suporte e manutenção de licença, incluindo liberação de atualizações, correções de defeitos do produto e manutenções legais.

PERÍODO (MESES)

PREÇO DA PARCELA MENSAL

(R$)

PREÇO TOTAL MÍNIMO

(R$)

PREÇO TOTAL

MÁXIMO (R$) MÍNIMO MÁXIMO

(A) (B) (C) (D) = (A) x (C) (E) = (B) x (C) 24 42

PREÇO GLOBAL ESTIMADO CONTRATADO (R$) MÍNIMO MÁXIMO

Page 123: banco do nordeste do brasil sa

123

PARÁGRAFO PRIMEIRO - No valor acima estão inclusos todos os custos dos serviços, tais como: despesas administrativas, impostos/ taxas, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, securitários, tributários, despesas de transportes, alimentação, diária, mão de obra, literatura técnica, atualizações, manuais didáticos, seguros e lucro, bem como outros custos decorrentes ou que venham a ser devidos em razão da presente contratação, não cabendo ao Banco do Nordeste, quaisquer custos adicionais, representando compensação integral pela prestação dos serviços. PARÁGRAFO SEGUNDO - O CONTRATADO fica obrigado a aceitar nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões necessários, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial contratado, na forma da legislação vigente. CLÁUSULA TERCEIRA - DAS ESPECIFICAÇÕES DA SOLUÇÃO

Os requisitos indispensáveis à execução do objeto pretendido, os quais deverão ser observados pelo CONTRATADO durante a prestação dos serviços, estão descritos no Anexo II - Requisitos Funcionais e Anexo III - Requisitos Técnicos . A solução constitui os seguintes elementos: I - fornecimento e cessão de direito de uso definitivo, não exclusivo, de Solução, para o ambiente

tecnológico do BNB, conforme descrito nos Anexos II e III, visando, ainda, suportar a operacionalização e controle dos macroprocessos Gestão Integrada dos Riscos de Crédito; Gestão Integrada dos Riscos de Mercado; Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez; e Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez;

II - o modelo para prestação dos serviços, objeto da presente contratação é o da Cessão de Direito de

Uso Definitivo, não exclusivo, de software; III - planejamento, parametrização, customização, testes, integração com sistemas legados, migração

de dados dos sistemas do BNB, treinamento e implantação da solução em produção; IV - serviços de operação assistida pelo prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de início de

operação em produção de cada um dos módulos, após o aceite provisório da solução e/ou módulo; V - serviços de suporte técnico, funcional e atualização de versões, compreendendo manutenção de

natureza preventiva, corretiva e legal, pelo prazo de até 42 (quarenta e dois) meses, a iniciar após o aceite definitivo da solução e/ou módulo o qual esteja em produção, respeitado, assim, o prazo da operação assistida;

VI - os elementos enumerados nos incisos anteriores foram agrupados conforme a seguir:

VI.1 - fornecimento e cessão de direito de uso definitivo, não exclusivo, da solução para gestão

integrada e modelagem de riscos de crédito, mercado e liquidez do BNB; VI.2 - serviços de implantação da solução, incluindo planejamento, parametrização, customização,

testes, integração com sistemas legados, migração de dados dos sistemas do BNB e produção assistida;

VI.3 - serviços de treinamento da equipe de implementação do BANCO, dos usuários na operação

da solução e equipe de suporte do BANCO; VI.4 - serviços de suporte e manutenção de licença, incluindo liberação de atualizações, correções

de defeitos do produto e manutenções legais.

Page 124: banco do nordeste do brasil sa

124

CLÁUSULA QUARTA - DO PLANO DE IMPLANTAÇÃO

I - Os requisitos referentes às condições de entrega, instalação e configuração da solução, bem como ao treinamento sobre a utilização e operação dos equipamentos, os quais devem ser observados pelo CONTRATADO, estão descritos no Anexo IX - Serviços de Implantação da Solução .

II - Os prazos referentes à entrega da solução, incluindo os serviços de instalação, integração com o

ambiente computacional do Banco do Nordeste e transferência de conhecimento para utilização do sistema estão descritos no Anexo IX - Serviços de Implantação da Solução .

III - O CONTRATADO deverá entregar um plano de implantação da solução no qual contenha um

mapeamento / desenho de execução e desenvolvimento dos macros processos, caso o Framework da Solução seja aprovado pelo CONTRATANTE este emitirá o Termo de Homologação.

IV - O Termo de Entrega e Conferência (TEC) será emitido pelo CONTRATANTE após o recebimento e

conferência das licenças de software. CLÁUSULA QUINTA - DA VIGÊNCIA O prazo de vigência deste Contrato é de 48 (quarenta e oito) meses, incluindo a prestação dos serviços de suporte técnico, manutenção de natureza preventiva e corretiva, contado a partir da data de sua assinatura. CLÁUSULA SEXTA - DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO I - O pagamento será efetuado no prazo de 5 (cinco) dias úteis contado da apresentação/aceitação da

nota fiscal/fatura em boa e devida forma, através de crédito em conta corrente mantida pelo CONTRATADO, em uma Agência do Banco do Nordeste, não sendo admitida cobrança por meio de boleto bancário , ficando sua liberação condicionada a total observância deste Contrato.

II - Os pagamentos se darão conforme tabela de cronograma de desembolsos a seguir:

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSOS EVENTO PAGAMENTO (%)(*)

Assinatura do Contrato. -

Reunião de abertura do projeto. -

Preparação, apresentação e ajustes do plano de trabalho para a implantação da solução por parte da contratada.

-

Entrega do Mapeamento e desenho de execução da solução para desenvolvimento e implantação dos macros processos (Entrega do Framework da Solução ).

5% (cinco por cento) Após a Emissão do Termo de

Homologação por parte da contratante referente ao plano de execução para a

implantação da solução.

Entrega das Licenças de Software por parte da contratada.

10% (dez por cento) Após a Emissão do Termo de Entrega e

Conferência (TEC) por parte da contratante referente ao recebimento

das licenças.

Page 125: banco do nordeste do brasil sa

125

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez . Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo de Aceitação Provisório I do macro processo Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e

Liquidez.

Entrega do macro processo: Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e Liquidez .

Emissão por parte da contratante do Termo de Aceitação Definitivo I do macro processo Modelagem dos Riscos de Crédito, Mercado e

Liquidez.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Crédito. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Crédito. Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo de Aceitação Provisório II do

macro processo Gestão Integrada dos Riscos de Crédito.

Entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Crédito.

30% (vinte por cento) Após a Emissão por parte da

contratante do Termo de Aceitação Definitivo II do macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Crédito.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Mercado. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Mercado. Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo de Aceitação Provisório III do

macro processo Gestão Integrada dos Riscos de Mercado.

Page 126: banco do nordeste do brasil sa

126

Entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Mercado.

25% (vinte por cento) Após a Emissão por parte da

contratante do Termo de Aceitação Definitivo III

macro processo Gestão Integrada dos Riscos de

Mercado.

Customização, integração aos sistemas legados, migração, testes e entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez. Serviços de Treinamento.

-

Implantação em ambiente de produção do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez. Operação assistida pelo prazo de 60 dias.

- Emissão por parte da contratante do Termo de Aceitação Provisório IV do

macro processo Gestão Integrada dos Riscos de

Liquidez.

Entrega do macro processo: Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

25% (vinte por cento) Após a Emissão por parte da

contratante do Termo de Aceitação Definitivo IV do macro processo

Gestão Integrada dos Riscos de Liquidez.

Integração de todos os módulos entregues (macro processos). Conclusão de implantação da solução.

5% (cinco por cento) Emissão por parte da contratante do

Termo de Aceitação Definitivo da Solução.

(*) (%) percentual dos desembolsos referentes às licenças mais os serviços de implantação e

treinamento da solução (somatório dos inciso VI.1 a VI.3 da Cláusula Terceira deste Contrato).

II.1 - A emissão dos Termos de Aceitação Provisório (TAP) I, II, III e IV está associado à

implantação em ambiente de produção de cada um dos macros processos. A entrega de cada módulo pode ser independente, podendo ainda ser concomitante. Após a emissão do Termo de Aceitação Provisório (TAP) I, II, III e IV, inicia-se o período de operação assistida pelo prazo de 60 dias em ambiente de produção.

II.2 - A emissão dos Termos de Aceitação Definitivo (TAD) I, II, III e IV está associado à entrega

de cada um dos macros processos. A entrega de cada módulo pode ser independente, podendo ainda ser concomitante. Após a emissão do(s) Termo(s) de Aceitação Definitivo (TAD) I, II, III, e IV ocorre o pagamento referente à(s) etapa(s) entregue(s), conforme percentagem apresentada na tabela de desembolsos.

II.3 - O pagamento dos serviços referentes a cada etapa concluída será efetuado no prazo

máximo de 5 (cinco) dias úteis após a apresentação da nota fiscal/fatura correspondente, emitida após o documento de aceite da etapa pelo BANCO.

II.4 - Os serviços relativos ao suporte técnico de cada macro processo, incluindo atualização de

versões, manutenção de natureza preventiva e corretiva dos processos, inciso VII.4 da Cláusula Terceira deste Contrato, serão pagos em até 42 (quarenta e duas) parcelas iguais

Page 127: banco do nordeste do brasil sa

127

e mensais, no 5º (quinto) dia útil do mês subsequente ao da prestação dos serviços. O pagamento da primeira parcela será efetuado de forma proporcional relativo aos dias de efetiva utilização dos serviços prestados, sendo utilizada a data de emissão dos Termos de Aceitação Definitivo (TAD) como início da prestação dos serviços.

III - A liberação dos pagamentos ficará condicionada, ainda, ao cumprimento das exigências abaixo,

sem que caiba ao CONTRATADO reivindicar quaisquer acréscimos (multas, juros ou reajustamentos) sobre valores retidos:

III.1 - apresentação da primeira via da(s) Nota(s) Fiscal(ais) em boa e devida forma;

III.2 - regularidade para com as Fazendas Federal (Certidão Conjunta Negativa de Débitos

Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União), Estadual e Municipal de sua sede, INSS (Certidão Negativa de Débito - CND), FGTS (Certificado de Regularidade do FGTS – CRF) e para com a Justiça do Trabalho (Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT);

III.3 - cumprimento das demais cláusulas e condições definidas neste Contrato.

IV - A nota fiscal/fatura deverá conter todos os elementos exigidos na legislação aplicável, cabendo ao

CONTRATADO a sua correta emissão, em conformidade com a legislação tributária pertinente, devendo, ainda, constar no seu corpo:

i. a identificação completa do CONTRATANTE, bem como o número deste Contrato; ii. os valores referentes às retenções obrigatórias de tributos, devidamente destacados; iii. descrição detalhada de todos os itens que compõem o objeto contratado, de forma clara,

indicando, inclusive, se for o caso, os valores unitários e totais e o período a que se refere, bem como, a(s) unidade(s) do BANCO contemplada(s) pelo(a) fornecimento/prestação dos serviços.

V - A nota fiscal/fatura não aprovada pelo CONTRATANTE será devolvida ao CONTRATADO para as

necessárias correções, com as informações que motivaram sua rejeição, contando-se o prazo de pagamento da data de sua reapresentação. A devolução da nota fiscal/fatura não aprovada pelo BANCO, em hipótese alguma, autorizará ao CONTRATADO suspender o fornecimento/a prestação dos serviços.

VI - O CONTRATANTE fará as retenções dos tributos, quando exigidas legalmente, em conformidade

com a legislação vigente. As retenções não serão efetuadas caso o CONTRATADO se enquadre em hipótese excludente prevista na legislação, devendo, para tanto, apresentar a documentação pertinente ou declaração que comprove essa condição. Também não ocorrerá a retenção caso o CONTRATADO esteja amparado por medida judicial que determine a suspensão do pagamento dos referidos tributos, devendo apresentar ao BANCO, a cada pagamento, a documentação que comprove essa situação.

PARÁGRAFO ÚNICO - Ocorrendo atraso no pagamento, desde que o CONTRATADO não tenha concorrido, de alguma forma, para o atraso, o valor devido deverá ser acrescido de encargos moratórios apurados com base na variação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. CLÁUSULA SÉTIMA - DO REAJUSTE I - Relativamente aos serviços de manutenção (assistência técnica e suporte técnico), os preços

contratados poderão ser reajustados pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Page 128: banco do nordeste do brasil sa

128

mediante solicitação do CONTRATADO, considerando-se os preços praticados no mercado e em outros Contratos da Administração.

II - Caso o índice estabelecido para reajustamento venha a ser extinto ou de qualquer forma não possa

mais ser utilizado, será adotado em substituição o que vier a ser determinado pela legislação então em vigor.

III - Na ausência de previsão legal quanto ao índice substituto, as partes elegerão novo índice oficial

para reajustamento deste Contrato. CLÁUSULA OITAVA - DO ACOMPANHAMENTO E DA FISCALIZAÇ ÃO Durante a vigência deste Contrato, a execução dos serviços será acompanhada e fiscalizada, sistematicamente, pelo representante do CONTRATANTE, designado pelo titular ou substituto formal do Ambiente de Gestão de Riscos, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição. I - Caberá ao fiscal deste Contrato o recebimento da nota fiscal/fatura apresentada pelo

CONTRATADO, a devida atestação dos serviços e aposição de assinatura sob carimbo identificador, para fins de liquidação e pagamento.

II - A atestação referida na alínea anterior representa a confirmação da efetiva prestação dos serviços

e o total cumprimento das obrigações pelo CONTRATADO. III - A liquidação e pagamento da nota fiscal/fatura apresentada observará o disposto na CLÁUSULA

DÉCIMA QUARTA - DAS SANÇÕES deste Instrumento, quando for o caso. IV - O representante do CONTRATANTE anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas

com a execução deste Instrumento, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.

V - As decisões e providências que ultrapassarem a competência do representante serão solicitadas a

seus superiores em tempo hábil para a adoção das medidas cabíveis. PARÁGRAFO ÚNICO - O CONTRATADO poderá manter preposto para representá-lo durante a execução deste Contrato, desde que aceito pela Administração do CONTRATANTE. CLÁUSULA NONA - DA GARANTIA CONTRATUAL Para assegurar o integral cumprimento de todas as obrigações contratuais assumidas, o CONTRATADO deverá prestar, no prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos, a contar da assinatura deste Contrato, garantia de 5% (cinco por cento) sobre o preço global contratado, na modalidade __________________ (modalidade de garantia escolhid a). PARÁGRAFO PRIMEIRO - A garantia deverá ter validade de 3 (três) meses após o término da vigência deste Contrato, devendo ser renovada a cada prorrogação efetivada neste Instrumento, nos moldes do art. 56 da Lei nº 8.666/93. PARÁGRAFO SEGUNDO - A inobservância das condições de garantia sujeitará o CONTRATADO às penalidades previstas neste Contrato. PARÁGRAFO TERCEIRO - A garantia prestada ou a parte remanescente somente será liberada ou restituída após o vencimento ou rescisão deste Contrato, mediante solicitação do CONTRATADO, desde que integralmente cumpridas as obrigações assumidas neste Instrumento.

Page 129: banco do nordeste do brasil sa

129

I - Quando em dinheiro, a garantia será devolvida atualizada monetariamente pelo índice da poupança.

PARÁGRAFO QUARTO - A garantia responderá pelo fiel cumprimento das disposições deste Contrato, ficando o Banco do Nordeste autorizado a executá-la para cobrir multas ou indenização a terceiros ou pagamento de qualquer obrigação, inclusive em caso de rescisão. PARÁGRAFO QUINTO - Se o valor da garantia for utilizado em pagamento de qualquer obrigação, inclusive multas contratuais ou indenização a terceiros, o CONTRATADO fica obrigado a fazer a reposição, no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar da data do recebimento de comunicação do Banco do Nordeste. CLÁUSULA DÉCIMA - DA PROPRIEDADE DOS COMPONENTES DE SOFTWARE

I - Os componentes do software objeto deste Contrato são de propriedade exclusiva do

FABRICANTE, e, em nenhuma hipótese, transferir-se-á ao BANCO em decorrência de sua utilização.

II - O proprietário dos componentes de software reterá toda a sua titularidade, bem como da

documentação e de todas as cópias dos mesmos, sendo que ao BANCO não será transferida nenhuma titularidade relativa aos componentes de software ou à documentação, ou qualquer direito de propriedade intelectual sobre os mesmos. Não será facultado ao CONTRATANTE traduzir, modificar ou diversamente adaptar os componentes de software ou a documentação sem que para isso tenha o consentimento prévio, por escrito, do proprietário dos componentes de software. Todos os direitos referentes a qualquer tradução, modificação ou adaptação outra serão exclusivamente do proprietário dos componentes de software.

III - Será vedado ao BANCO copiar os componentes de software, exceto para a finalidade de cópia de

segurança e arquivo. Nesses casos, deverá incluir em todas as cópias os avisos e legendas de direitos autorais e de outros direitos de propriedade que constarem do componente de software enviado ao BANCO.

PARÁGRAFO ÚNICO - A nenhum título, as cópias e materiais mencionados nos incisos anteriores poderão ser transferidos, locados, emprestados, comercializados ou cedidos sob qualquer forma ou natureza, a terceiros. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DA CESSÃO E TRANSFERÊNCI A I - É dada ao BANCO licença não exclusiva para utilização dos componentes de software que

integram o objeto deste Contrato. Fica-lhe, pois, vedado, a qualquer título, emprestá-la, sublocá-la, dá-la em comodato, transferi-la ou, por qualquer meio, cedê-la a terceiros.

II - Os direitos e obrigações deste Contrato só poderão ser cedidos ou transferidos pelo BANCO a

empresa subsidiária ou afiliada sua, mediante anuência prévia e por escrito do CONTRATADO. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DAS OBRIGAÇÕES GERAIS DO CONTRATADO I - Não conter em seus quadros, durante toda a execução deste Contrato, empregado(s) menor(es)

de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, ou menor(es) de 16 anos, em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendize(s), a partir de 14 anos, bem como trabalhadores em condições análogas à de escravo.

Page 130: banco do nordeste do brasil sa

130

II - Respeitar e exigir que seus empregados respeitem os princípios éticos e os compromissos de conduta definidos no Código de Conduta Ética do Contratante, cujo teor poderá ser acessado no site www.bnb.gov.br, no seguinte caminho: Institucional / O Banco / Código de Conduta Ética / Código de Conduta Ética do Banco do Nordeste do Bra sil S/A.

III - Adotar práticas de sustentabilidade na execução dos serviços, de modo a prevenir ações danosas

ao meio ambiente, em observância à legislação vigente, principalmente no que se refere aos crimes ambientais, contribuindo para a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

IV - Orientar e capacitar os prestadores de serviços, fornecendo informações necessárias para a

perfeita execução dos serviços, incluindo noções de responsabilidade socioambiental. V - Manter, durante toda a execução deste Contrato, as condições de habilitação e qualificação

exigidas na licitação que deu origem a este Instrumento. VI - Fornecer todos os itens integrantes do objeto deste Contrato, de acordo com os requisitos

estabelecidos no Edital e seus Anexos, bem como prover o CONTRATANTE das informações necessárias à adequada operacionalização dos componentes envolvidos.

VII - Garantir e manter total e absoluto sigilo sobre as informações manuseadas, conforme consta no

Acordo de Responsabilidade para Fornecedores e Parc eiros, constante do Anexo XII do Edital , as quais devem ser utilizadas apenas para a condução das atividades autorizadas, não podendo ter quaisquer outros usos, sob pena de rescisão contratual e medidas cíveis e penais cabíveis, assumindo inteira responsabilidade pelo uso indevido ou ilegal de informações privilegiadas do BANCO, praticado por seus empregados.

VIII - Permitir, em caráter irrevogável e irretratável, que o BANCO forneça aos órgãos e entidades

municipais, estaduais e federais, voltados à administração tributária, toda e qualquer informação ou ainda documentos que lhe forem requisitados, relativos a este Contrato, em cumprimento às disposições normativas vigentes.

IX - Prestar ao CONTRATANTE, durante o período de vigência contratual, os serviços de suporte

técnico e atualização da solução, conforme estabelecido no Anexo X do Edital , visando proporcionar seu perfeito funcionamento e operacionalização.

X - Assumir inteira responsabilidade pelo uso indevido ou ilegal de informações privilegiadas do

BANCO através do manuseio de sistemas e manipulação de dados, praticado por seus empregados, desde que devidamente comprovado.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DAS OBRIGAÇÕES GERAIS DO CONTRATANTE I - Utilizar os componentes fornecidos no escopo desta contratação tão somente em computadores

instalados em suas dependências, ou em instalações por ele contratadas, e a operar tais componentes de acordo com as instruções fornecidas pelo CONTRATADO, tais como utilizar o ambiente recomendado pelo CONTRATADO e destacar pessoal habilitado.

II - Providenciar, como condição de eficácia, a publicação deste Instrumento de Contrato, por extrato,

no Diário Oficial da União, até o 5º (quinto) dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de 20 (vinte) dias daquela data, conforme prescreve o parágrafo único e o caput do art. 61, da Lei nº 8.666/93.

Page 131: banco do nordeste do brasil sa

131

III - Reconhecer, desde já, que todas as marcas, patentes, direitos autorais e intelectuais dos componentes fornecidos no escopo desta contratação, bem como de sua documentação correlata, são de propriedade do CONTRATADO, e que este licenciamento de uso de software não implica em nenhuma transferência ou licenciamento de marcas e patentes.

IV - Não divulgar a terceiros o conteúdo dos componentes de software, nem tampouco permitir que

terceiros atuem no mesmo. Fica estabelecido que “terceiros” são empresas/pessoas físicas que detêm a propriedade intelectual de outros de componentes de software sendo concorrentes diretos do CONTRATADO. Os prestadores de serviço que não se enquadrem na condição acima poderão, a critério do BANCO, atuar nos componentes de software do CONTRATADO.

V - Manter e fazer com que seus funcionários, prepostos e/ou prestadores de serviços mantenham o

mais rigoroso sigilo sobre todos os assuntos e documentos considerados pelo CONTRATADO como confidenciais, relacionados aos componentes de software, e que porventura venham a ter acesso ou conhecimento em razão desta contratação.

VI - Notificar imediatamente ao CONTRATADO, por escrito, quando houver indícios ou suspeitas de

existência de cópias não autorizadas dos componentes de software ou das documentações técnicas que lhes forem entregues, bem como a prestar ao CONTRATADO todos os esclarecimentos e a possível assistência nos esforços que as partes fizerem para recuperar ou minimizar os prejuízos sofridos e apurar a responsabilidade pela autoria.

VII - Assegurar-se, antes de se desfazer de qualquer meio físico de registro, de que os componentes

de software nele contidos tenham sido apagados ou de qualquer outra forma destruídos. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DAS SANÇÕES I - Com fundamento no art. 7º da Lei nº 10.520/02 e no art. 28 do Decreto nº 5.450/05, ficará impedido

de licitar e de contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, e será descredenciado no SICAF, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, garantida a ampla defesa, ficando também sujeito à aplicação das multas previstas neste Contrato e das demais cominações legais o CONTRATADO que:

I.1 - apresentar documentação falsa; I.2 - ensejar o retardamento da execução do objeto; I.3 - falhar ou fraudar na execução deste Contrato; I.4 - comportar-se de modo inidôneo; I.5 - cometer fraude fiscal.

II - Além do previsto no inciso anterior, pela inexecução total ou parcial do objeto deste Contrato, o

BANCO poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao CONTRATADO as seguintes sanções:

II.1 - advertência; II.2 - multa de 0,5% (meio por cento) , por dia de atraso, pelo descumprimento dos prazos

relativos à implantação da solução, considerando planejamento, parametrização, customização, testes, integração com legados, migração de dados dos sistemas do BANCO e implantação da solução em produção, aplicável sobre o valor total contratado;

Page 132: banco do nordeste do brasil sa

132

II.3 - multa, na forma a seguir, pelo descumprimento dos prazos relativos aos serviços de suporte técnico, incluindo manutenção de natureza preventiva e corretiva, conforme definido no Anexo X - Serviços de Suporte Técnico e Atualização da Solução , pela não solução do problema que originou o chamado, aplicável sobre o preço total dos referidos serviços:

II.3.1 - 0,1% (um décimo por cento ), por hora de atraso ou fração, quando o Nível de

Severidade do chamado para o serviço de manutenção ou suporte técnico for considerado CRÍTICO;

II.3.2 - 0,05% (cinco centésimos por cento) , por hora de atraso ou fração, quando o Nível

de Severidade do chamado para o serviço de manutenção ou suporte técnico for considerado ALTO;

II.3.3 - 0,025% (vinte e cinco milésimos por cento) , por hora de atraso ou fração, quando

o Nível de Severidade do chamado para o serviço de manutenção ou suporte técnico for considerado MÉDIO;

II.3.4 - 0,010% (dez milésimos por cento) , por hora de atraso ou fração, quando o Nível de

Severidade do chamado para o serviço de manutenção ou suporte técnico for considerado BAIXO;

II.4 - multa de 10% (dez por cento) , aplicável sobre o valor apurado para pagamento no mês em

que se verificar a ocorrência faltosa, nas demais violações ou descumprimentos de cláusula(s) ou condição(ões) estipulada(s) neste Contrato;

II.5 - multa de 10% (dez por cento) , aplicável sobre o preço global contratado, em caso de

inexecução total deste Contrato. PARÁGRAFO PRIMEIRO - Reserva-se ao CONTRATANTE o direito de reter e compensar dos pagamentos do CONTRATADO as multas referidas nos incisos II.2 a II.5 desta Cláusula. PARÁGRAFO SEGUNDO - A retenção referida no parágrafo anterior será efetivada logo após o CONTRATADO ser comunicado da abertura de processo administrativo para apuração da infração contratual, garantida a apresentação de sua defesa no prazo de 5 (cinco) dias úteis. PARÁGRAFO TERCEIRO - As sanções previstas nos incisos II.2 a II.5 poderão ser aplicadas concomitantemente com as sanções de advertência e impedimento de licitar, facultada a defesa prévia do interessado no prazo de 5 (cinco) dias úteis. PARÁGRAFO QUARTO - As multas poderão ser aplicadas de modo cumulativo, independente de sua quantidade. I - O valor total apurado para pagamento das multas não excederá 10% (dez por cento) do preço

global deste Contrato. CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DA RESCISÃO I - A inexecução total ou parcial deste Contrato enseja a sua rescisão, conforme disposto nos artigos

77 a 80 da Lei nº 8.666/93.

I.1 - Os casos de rescisão contratual serão formalmente motivados nos autos do processo, assegurando o contraditório e a ampla defesa.

II - A rescisão deste Contrato poderá ser:

Page 133: banco do nordeste do brasil sa

133

II.1 - determinada por ato unilateral e escrito do CONTRATANTE, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo 78 da Lei menciona da, notificando-se o CONTRATADO com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias; ou

II.2 - amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo licitatório, desde que

haja conveniência para o CONTRATANTE; ou II.3 - judicial, nos termos da legislação vigente sobre a matéria.

III - A rescisão administrativa ou amigável será precedida de autorização escrita e fundamentada da

autoridade competente. CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - DO FORO O foro deste Contrato é o da Comarca de Fortaleza-CE, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir qualquer questão que porventura for suscitada na execução ou interpretação deste Contrato.

E por estarem as partes justas e contratadas, assinam o presente instrumento em 2 (duas) vias de igual teor, para um só efeito, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

Fortaleza-CE, Pelo BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S. A. Ambiente de Estratégia de Suprimento de Logística Célula de Licitações e Contratos ______________________________ CÉLIA de MATOS Ferreira Gerente de Ambiente __________________________________ Antônia KELVIANE da Silva Jorge Adriano Gerente Executivo - DIRGE

Pela ___________________________ Nome: Função: CPF:

TESTEMUNHAS:

Page 134: banco do nordeste do brasil sa

134

ANEXO XII

ACORDO DE RESPONSABILIDADE PARA FORNECEDORES E PARC EIROS BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. , sociedade de economia mista de cujo capital social a União participa majoritariamente (art. 5º da Lei 1.649, de 19.07.52), integrante da Administração Pública Federal Indireta (art. 4º, II, ‘c’, do Dec-Lei nº 200, 25.02.67), com sede na Av. Dr. Silas Munguba, nº 5.700, Passaré, na cidade de Fortaleza, Ceará, doravante denominado CONTRATANTE, neste ato devidamente representado por sua Gerente de Ambiente, CÉLIA de MATOS Ferreira, brasileira, solteira, portadora do CPF de n° ....................., e por sua Gerente Executivo – Direção Geral, Antônia KELVIANE da Silva Jorge Adriano, brasileira, casada, portadora do CPF de nº ....................., e ............................................................................., (qualificação da pessoa jurídica), inscrita no CNPJ/MF nº......................................, situada ............................................., na cidade de .............................................., UF, doravante denominado CONTRATADO, neste ato devidamente representado(a) por seu ................................................................. (inserir cargo do representante legal da pessoa jurídica), ................................................., brasileiro(a), casado(a)/solteiro(a), portador do CPF de nº ........................................, considerando que: ==>

a) são titulares de informações técnicas, financeiras e comerciais de caráter secreto, confidencial e ou reservado;

b) pretendem realizar acordo comercial, em função do qual CONTRATANTE e CONTRATADO

terão acesso a informações consideradas secretas, confidenciais e ou reservadas pela outra parte;

<== c) as PARTES CONTRATANTES desejam resguardar a confidencialidade de tais informações,

garantindo o mesmo à outra parte, resolvem celebrar o presente ACORDO DE RESPONSABILIDADE, que se regerá pelos seguintes termos e condições:

DA INEXISTÊNCIA DE OBRIGAÇÕES CONFLITUOSAS

CLÁUSULA PRIMEIRA . O CONTRATADO declara que: ==>

(i) o cumprimento de seus deveres como prestador de serviço do CONTRATANTE não violará nenhum acordo ou outra obrigação de manter informações secretas, confidenciais e ou reservadas, de propriedade de terceiros, não importando a natureza de tais informações;

<== (ii) não está vinculado a nenhum acordo ou obrigação com terceiros, o qual esteja ou possa

estar em conflito com as obrigações assumidas perante o CONTRATANTE ou que possa afetar os interesses deste nos serviços por ele realizados; e

(iii) não trará ao conhecimento de qualquer empregado, administrador ou consultor do

CONTRATANTE informação secreta, confidencial e ou reservada ou qualquer outro tipo de informação de propriedade de terceiros, bem como não utilizará, enquanto persistir qualquer espécie de vínculo contratual entre CONTRATANTE e CONTRATADO, qualquer tipo de segredo comercial de terceiros.

DA INFORMAÇÃO SIGILOSA

CLÁUSULA SEGUNDA . O termo “informação sigilosa” significa qualquer informação, elaborada ou não por parte do CONTRATADO, ou ainda, revelada pelo CONTRATANTE ao CONTRATADO, a qual esteja relacionada com as atividades do CONTRATANTE, seus clientes ou fornecedores e que seja secreta, confidencial, reservada ou de sua propriedade.

Page 135: banco do nordeste do brasil sa

135

CLÁUSULA TERCEIRA . O termo “informação sigilosa” inclui, mas não se limita, a informações relativas a software desenvolvido e em desenvolvimento e / ou qualquer tipo de solução de alta tecnologia, especialmente relacionadas com: <==

(i) Segurança em ambientes de redes de computadores; (ii) Auditoria de sistemas; (iii) Projeto de implantação de soluções em segurança da informação; (iv) Treinamento em segurança da informação; (v) Projeto e / ou implantação de sistemas para detecção de invasões; (vi) Análise de vulnerabilidades em rede de computadores; (vii) Análise de vulnerabilidades em sistemas de informática e ambientes de tecnologia da

informação; (viii) Terceirização e / ou administração de sistemas de segurança da informação; (ix) Projeto e / ou implantação de plano de contingências; (x) Projeto e / ou implantação de política de segurança; (xi) Projeto e / ou implantação de sistemas criptográficos; (xi) Projeto e / ou implantação de firewall; (xiii) Teste de invasão.

==> CLÁUSULA QUARTA . O termo “informação sigilosa” pode incluir ainda: <==

(i) informações relativas aos projetos realizados pelas PARTES CONTRATANTES que sejam anteriores a qualquer revelação pública do mesmo, incluindo, mas não se limitando, a natureza dos projetos, produção de dados, dados técnicos e de engenharia, dados e resultados de testes, andamento e detalhes de pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços e informações concernentes à aquisição, proteção, execução e licença de direitos de propriedade (incluindo patentes, direitos de cópia e segredos comerciais);

(ii) informações internas pessoais e financeiras das PARTES CONTRATANTES, nome de

fornecedores ou outras informações relacionadas a estes, informações relativas a quaisquer compras e respectivos custos, serviços internos e manuais de operação, maneira e método de conduzir suas atividades;

(iii) planos de desenvolvimento e marketing; dados de prelo e custo; taxas; políticas de

cobrança e de tabelamento; técnicas de marketing e métodos de obtenção de negócios; previsões e premissas de previsões; e futuros planos e estratégias potenciais das PARTES CONTRATANTES que tenham sido ou estejam sendo discutidas; e

(iv) toda informação que se torne conhecida de qualquer pessoa, devido ao desempenho

pelo CONTRATADO das suas obrigações perante o CONTRATANTE, e que se possa razoavelmente entender que seja secreta, confidencial e ou reservada ou que as partes contratantes devam tomar medidas de proteção para impedir o seu vazamento.

CLÁUSULA QUINTA . “Informação sigilosa” não significará: <==

(i) habilidades gerais ou experiência adquirida durante o período da execução do contrato ao qual este Acordo está vinculado, quando as PARTES CONTRATANTES poderiam razoavelmente ter tido a expectativa de adquiri-las em situação similar ou prestando serviços a outras empresas;

(ii) informações conhecidas publicamente sem a violação deste Acordo ou de instrumentos

similares; ou,

Page 136: banco do nordeste do brasil sa

136

(iii) revelação de informações exigidas por lei ou regulamento, autoridade governamental ou judiciária, devendo as PARTES CONTRATANTES providenciar para que, antes de tal revelação, seja a outra parte notificada da exigência (dentro dos limites possíveis diante das circunstâncias) e lhe seja proporcionada oportunidade de discuti-la.

==> CLÁUSULA SEXTA . Toda informação sigilosa, quer seja desenvolvida pelo CONTRATADO, quer por outros empregados ou consultores do CONTRATANTE, é de propriedade exclusiva do CONTRATANTE, conforme o caso. Estas informações sigilosas serão tratadas e protegidas como tais, de acordo com o estabelecido neste Acordo. CLÁUSULA SÉTIMA . Como conseqüência do conhecimento de informações sigilosas, os CONTRATANTES deverão guardar segredo a respeito dos negócios realizados, obrigando-se desde já a:

(i) salvo se imprescindível para fins de execução do contrato, não destruir, usar, copiar, transferir ou revelar a nenhuma pessoa ou entidade, sem prévia e expressa autorização da outra parte contratante, toda e qualquer informação secreta, confidencial e ou reservada;

(ii) tomar todas as precauções razoáveis para impedir a destruição, uso, cópia,

transferência ou revelação inadvertida de qualquer informação secreta, confidencial e ou reservada;

(iii) entregar imediatamente todas as informações secretas, confidenciais ou reservadas que

estejam expressas em qualquer forma física ou efêmera que estejam sob sua posse e controle, dentro do prazo de 05 (cinco) dias, a contar da data de rescisão do contrato ao qual o presente Acordo está vinculado.

<== CLÁUSULA OITAVA . Os dados, informações e documentos de cada parte contratante, repassados à outra parte por qualquer meio, durante a execução dos serviços contratados, constituem informação privilegiada e, como tal, têm caráter de estrita confidencialidade, só podendo ser utilizados para fins de execução do contrato, ao qual este Acordo é vinculado. CLÁUSULA NONA . É expressamente vedado a qualquer das PARTES CONTRATANTES repassar qualquer informação identificada e caracterizada como sigilosa, inclusive a terceiros contratados para executar atividades decorrentes do contrato ao qual este Acordo está vinculado, exceto mediante autorização expressa da outra parte contratante.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CLÁUSULA DÉCIMA . As PARTES CONTRATANTES declaram-se inteiramente responsáveis pelos atos praticados por seus empregados e ex-empregados, durante ou após a execução do contrato ao qual este Acordo está vinculado, que impliquem no descumprimento de cláusulas do presente Acordo. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA . As obrigações das PARTES CONTRATANTES neste Acordo produzirão efeitos a partir da data da assinatura do instrumento contratual ao qual o presente Acordo está vinculado. Qualquer violação ou ameaça de violação a este Acordo irá constituir justa causa para imediata rescisão do contrato de prestação de serviços firmado. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA . As obrigações das PARTES CONTRATANTES derivadas deste Acordo permanecerão em vigor e produzirão seus regulares efeitos mesmo após a extinção do contrato ao qual este Acordo está vinculado, conforme cada uma das disposições do presente Acordo, continuando válidas e com efeito, a despeito de qualquer violação deste Acordo ou do contrato de prestação de serviços firmado.

Page 137: banco do nordeste do brasil sa

137

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA . Se qualquer dispositivo ou convenção deste Acordo for determinado nulo ou inexeqüível, no todo ou em parte, não afetará ou prejudicará a validade de quaisquer outras convenções ou dispositivos do mesmo, sendo cada uma de suas convenções ou dispositivos considerados separada e distintamente. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA . Os CONTRATANTES reconhecem expressamente que:

(i) receberam uma cópia deste Acordo; (ii) tiveram tempo suficiente para analisar este Acordo; (iii) leram e compreenderam os termos deste Acordo e suas obrigações dele derivadas; (iv) têm ciência que não haverá outro acordo ou aditivos que revoguem os termos deste

Acordo, em nenhuma hipótese. ==> CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA . As PARTES CONTRATANTES declaram e concordam que as restrições impostas por este Acordo são necessárias para proteger seus interesses com respeito à propriedade das informações sigilosas, à propriedade intelectual e aos projetos. CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA . Este Acordo obriga a todas as pessoas, físicas ou jurídicas, de qualquer modo vinculadas às PARTES CONTRATANTES, as quais sejam repassadas informações privilegiadas ou sigilosas, nos termos deste Acordo, que entra em vigor na data de sua assinatura, em caráter irrevogável e irretratável, obrigando as PARTES CONTRATANTES, seus representantes legais e sucessores, inclusive após o encerramento do contrato ao qual o presente Acordo está vinculado. <== Para dar eficácia a este instrumento, as partes assinaram o presente em 02 (duas) vias, de igual teor e forma, na presença de 02 (duas) testemunhas abaixo assinadas: (Cidade) (UF), de de Pelo: BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. Ambiente de Estratégia de Suprimento de Logística Célula de Licitações e Contratos ___________________________________ CÉLIA de MATOS Ferreira Gerente de Ambiente ___________________________________ Antônia KELVIANE da Silva Jorge Adriano Gerente Executivo - DIRGE Pela: ___________________________ Nome: Função: CPF: TESTEMUNHAS: