Top Banner
Acompanhe a entrevista feita pelo Auto Jornal com o novo Gerente de novos da Auto Vanessa, Natanael Manso. Maceió, sábado, 10 de abril de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected] ou [email protected] Fotos: [email protected]
16
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: AUTOJORNAL 10/04/2010

AAccoommppaannhhee aa eennttrreevviissttaa ffeeiittaa ppeelloo AAuuttoo JJoorrnnaall ccoomm oo nnoovvoo GGeerreennttee ddee nnoovvooss ddaa AAuuttoo VVaanneessssaa,, NNaattaannaaeell MMaannssoo.

Maceió, sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] ou [email protected]

Fo

tos: ig

or93279039@

ho

tmail.co

m

Page 2: AUTOJORNAL 10/04/2010

22

JORNALO LO JORNA

Sábado,10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Fo

tos: ig

or93279039@

ho

tmail.co

mUUttiilliittáárriioo eessppoorrttiivvoo qquuee eessbbaannjjaa bbeelleezzaa ccoomm sseegguurraannççaa,, ccoonnffoorrttoo ee

mmuuiittaaeelleeggâânncciiaa

Page 3: AUTOJORNAL 10/04/2010

JORNALO LO JORNA

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

FFTTPPII

ENDEREÇOAv. Gustavo Paiva, 3771 - MangabeirasMaceió -AL - CEP: 57037-280

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1970

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS [email protected] / [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoPetronio [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Editores Igor [email protected]@ojornal-al.com.brGabriel [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

Colaboradora editorialJakeline Siqueira

33

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Fo

tos:

ig

or9

3279

039@

ho

tmai

l.co

m

O utilitário esportivo Grand Vitara foi ocarro escolhido para marcar o retorno da Suzukiao Brasil, em setembro de 2008. E, não pode-ria haver escolha melhor. Com um preço atra-tivo para as grandes qualidades que traz, ocarro é equipado com tração 4×4 integral, motor2.0 16V a gasolina de 140 cavalos de potênciae 18,67 kgfm de torque. Para conquistar o públi-co mais exigente, o veículo vem em duasopções: a versão equipada com câmbio man-ual de cinco velocidades e a versão equipadacom transmissão automática de quatro.

A estratégia de retorno chegou para provara crença da montadora no Brasil. Uma ver-dadeira potência, o novo Grand Vitara é oprimeiro modelo a ser comercializado no país.A tração nas quatro rodas integral é um pontoforte, e o carro oferece a opção de diferencialcentral bloqueada e reduzida.

No início, o carro era importado direta-mente do Japão, agora ele já pode ser encon-trado em dez concessionárias. O diretor-pres-idente da Suzuki Veículos Brasil, AlexandreCâmara, afirmou: "Vamos começar com dezconcessionárias. A marca vem com força, bemestruturada. A idéia é chegar a 30 até o próxi-mo ano", ressalta.

Page 4: AUTOJORNAL 10/04/2010

44

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

O Grand Vitara traz um interior bem acabado,com opcional dos bancos revestidos em couro, umpainel onde se destacam os mostradores de velo-cidade, rotação e combustível e indicador digital deconsumo. Este verdadeiro SUV de tração 4×4 inte-gral com reduzida, tem controle eletrônico por umbotão no painel é o que chama mais atenção, sua

suspensão independente nas quatro rodas facilitaem muito o deslocamento em terrenos difíceis.

Os itens de segurança é outro diferencial; oGrand Vitara está equipado com air-bags, efreios ABS a discos na traseira e na dianteira. Oveículo oferece além de belza, muita seguran-ça e conforto para conquistar os consumidores

mais exigen-tes e consoli-dar definiti-vamente a en-trada da Su-zuki no Bra-sil.

Transmissãoautomática e manual

Manual com 5 marchas eAutomática de 4 velocidades comOverdrive e Modo A/T Pawer, quefaz com que as trocas de machassejam esportivas com retomadase ultrapassagens seguras.

Porta-malasFechamento leve e

silencioso com sistemahidráulico e grande es-

paço com capacidadede 1.00 litros.

Page 5: AUTOJORNAL 10/04/2010

55

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 6: AUTOJORNAL 10/04/2010

66

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

O Volkswagen Gol está completan-do 30 anos de sucesso e é o carro maisvendido na história do automóvel noBrasil. Projetado e desenvolvido emnosso país, para atender às necessida-des do consumidor brasileiro, ele foilançado em 1980 e está hoje em suaquinta geração.

Desde seu lançamento foram fabri-cadas mais de 6 milhões de unidades,a maior parte delas (mais de 5 milhões)vendida no mercado interno.

Nas grandes metrópoles ou nasmenores e mais remotas cidades, oGol faz parte da paisagem brasileira.Está na garagem de milhões de famí-lias, mas também é um veículo de tra-balho, usado para deslocar trabalha-dores e seu equipamento, em entre-gas urbanas, como táxi, auto escola,viatura policial e um inúmeras outrasaplicações.

Primeiro modelo: refrigeração a arO projeto do Gol começou em 1976

e seu desenvolvimento exigiu nadamenos que um milhão de quilômetrosde testes em ruas e estradas, no Brasile exterior, além de 200 mil quilômetrosna pista. Sua primeira versão chegouao mercado equipada com motor 1,3litro refrigerado a ar. Com tração dian-teira, suas linhas se modernas e aero-dinâmicas se inspiravam nas do Passat,um dos carros mais modernos e ad-mirados na época.

Primeiro veículo da Volkswagendo Brasil concebido para dar origem auma família de modelos, além de servendido também como furgão logo ga-nhou a companhia do sedã Voyage,lançado em 1981, que viria a ser ex-portado para os Estados Unidos como nome de Fox. A Parati, sua versão sta-tion, chegou em 1982, consagrando-selogo como um dos veículos preferidospelas famílias brasileiras. A picapeSaveiro, complementando a linha, foilançada no mesmo ano.

Da primeira versão até o Novo Gol,

a extraordinária históriado carro preferido pelosbrasileiros reflete tam-bém a evolução da tec-nologia do automóvel.Ele foi o primeiro veícu-lo nacional com injeçãoeletrônica (Gol GTI, 1989)e o primeiro com motorbicombustível (Gol TotalFlex, 2003). Foi pioneirotambém ao usar o motorbrasileiro 1.0 de 16 válvu-las e, em seguida, passoua contar com o motorturbo 1.0, também com16 válvulas.

1994 - Geração II - o"Bolinha"

A primeira grande transformaçãodo Gol ocorreu em 1994, com a chega-da de sua segunda geração. O designarredondado originou o apelido cari-nhoso de "Bolinha" e foi desenvolvidoa partir de pesquisas visando atenderàs sugestões de aperfeiçoamento dadaspelos clientes: mais espaço interno,porta-malas maior, mais segurança emenor nível de ruído.

A terceira geração do Gol foi a pri-meira a contar com o revolucionáriomotor 1.6 Total Flex, tornando-se o pri-meiro carro bicombustível do Brasil,em março de 2003.

2005 - Gol G4 Uma "cara" mais limpa, arredon-

dada, reforçando as características jáconsagradas de robustez e esportivida-de do Gol, é a marca do Gol G4, a quar-ta geração, lançada em 2005. Uma novatraseira unia elementos circulares daslanternas e um novo aerofólio integra-do à tampa do portamalas. O pára-choque integrado contribuía para umamaior sensação de volume, além dereforçar a visibilidade traseira.

2008 - Novo GolUm passo ousado da Volkswagen:

criar uma versão totalmente nova do

modelo mais vendido no país. O NovoGol introduziu uma nova plataforma,com motor posicionado transversal-mente aumentando a disponibilidadede espaço e o conforto dos ocupantes.Além do novo design, o carro ganhoumuito em segurança e dirigibilidade.O volume de vendas confirma que aquinta geração foi muito bem recebi-da pelos consumidores.

Séries especiaisA diversidade e o sucesso das sé-

ries especiais são características mar-cantes do Gol, que denotam a extremaversatilidade do modelo. Tudo come-çou com a série Copa, lançada em 1982,em comemoração a participação daSeleção Brasileira na Copa da Espanha.Em 1995, os fãs da banda inglesaRolling Stones puderam comemorar aprimeira temporada brasileira dogrupo a bordo do Gol Rolling Stones,com 12 mil unidades comercializadas.No ano seguinte, o Gol Atlanta celebra-va os Jogos Olímpicos disputados nosEstados Unidos.

Cronologia: os passos da evolução1980 - Lançamento em 15 de maio

em Campos do Jordão (SP), com motor1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).

1981 - Novo motor 1.6 refrigerado a

ar (gasolina ou álcool). Lançamento daversão furgão.

1982 - Lançamento da Série Copa. 1984 - Lançamento do motor 1.6 re-

frigerado a água e do motor 1.8 S. 1985 - Lançamento da série especial

Plus. 1986 - Ganha o motor 1.6 biela longa

em algumas versões. 1987 - Assume a liderança do mer-

cado nacional para nunca mais sair dotopo.

1989 - Lançamento do Gol GTI, pri-meiro automóvel brasileiro equipadocom injeção eletrônica.

1990 - Apresenta os motores AP 1800e AE 1600.

1991 - Nova frente: faróis, lanternas,grades, capô, pára-lamas e pára-brisa la-minados para todas as versões.

1992 - Carburador eletrônico nasversões com motor AP 1800.

1993 - Primeira versão 1.0 com motorde 50 cv.

1994 - Série Copa e direção hidráu-lica de série nas versões GTS e GTI.

1995 - Início da Geração II. Novodesign. Injeção eletrônica para todos osmodelos (menos 1.0 carburado). Novaversão GTI 16V. Lançamento da série es-pecial Rolling Stones.

Gol: 30 anos de história

Projeto totalmente desenvolvido no Brasil

Carro é o mais vendido na história do País

Cinco gerações e dezenas de versões

Page 7: AUTOJORNAL 10/04/2010

77

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

1996 - Lançamento da nova versão1000i. Fim da versão 1.0 com carburador.Lançamento da série especial Atlanta.

1997 - Injeção multiponto para todasas versões. Barra de proteção lateral nasportas, tanque de combustível em plásti-co, painel de instrumentos com ilumi-nação verde, novas roldanas e aletas dosdifusores de ar, novo plano demanutenção de 15 mil/km. Lançamentoda nova versão 1.0 16V.

1998 - Início das versões quatro por-tas. Lançamento da nova versão GTI 200016V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 por-tas.

1999 - Lançamento da Geração III, comnovo design.

2000 - Lançamento da nova versão 1.016V Turbo (o 1º motor 1.0 turboalimentadodo Brasil).

2001 - Gol supera a produção do Fuscano Brasil. Lançamento da Série Ouro, quecomemora esse recorde e os 14 anos de li-derança consecutiva no mercado nacional.Lançamento das séries especiais Fun eHighway. Gol Geração III ganha versão deentrada com quatro portas.

2002 - Lançamento do novo motor 1.016V (família EA-111) com 10% a mais depotência. Sistema de aceleração eletrôni-ca inteligente E-Gas. Cabeçote com sis-tema RSH (acionamento das válvulas por

balancins roletados). Nova chave de ig-nição igual à do Golf. Lançamento dasversões Plus, Comfortline e Sportline, do1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend eGol Power. Lançamento da série especialSport, relativa à Copa do Mundo.

2003 - Lançamento do Gol Total Flex,primeiro carro nacional bicombustível.O Gol estabelece recordes mundiais deendurance em provas de cinco mil, 10 mile 25 mil quilômetros de extensão ho-mologadas pela FIA (FederaçãoInternacional de Automobilismo).Lançamento do Gol Special Geração IIIduas portas. Comemora em 10 de julhomarco histórico de quatro milhões deGol produzidos. Lançamento do GolCity como versão de entrada.

2004 - Lançamento em 26 de agostoda nova série especial Gol Rallye, comsuspensão elevada em 27mm em relaçãoaos modelos convencionais e váriosequipamentos exclusivos. Em dezem-bro, Volkswagen do Brasil comemorou500.000 Gol exportados para 50 países.

2005 - Lançamento do Gol 1.0 TotalFlex, o primeiro carro de entrada bi-combustível do País, que popularizouo acesso à nova tecnologia.

Lançamento do Gol G4, a quartageração.

2007 - Chega ao 20º ano de liderançano mercado nacional, comemorandocinco milhões de unidades produzidas.

2008 - Alcança o marco de 5,7 mi-lhões de unidades produzidas e 4,7 mi-lhões vendidas no Brasil. Lançamentodo Novo Gol.

2010 - Trinta anos de fabricação.Lançamento da série especial Gol Seleção,com três mil unidades. A primeira ver-são do Gol (1980) passa a ser considera-da histórica, com direito a receber placaspretas, exclusivas para carros com maisde 30 anos de idade.

Page 8: AUTOJORNAL 10/04/2010

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaa88

Foto

s: ig

or93

2790

39@

hotm

ail.c

om

"O padrão de atendimmotivação são no

Natanael Manso de Oliveira Junior, Gerente de novos da Auto Vanessa

O entrevistado da semana é o gerente devendas de veículos novos da AutoVanessa,Natanael Manso de Oliveira Junior. Com ape-nas três meses à frente do cargo, o novo geren-te já vislumbra mudanças positivas como oaquecimento nas vendas, reposicionamento daChevrolet em busca da liderança, novos lança-mentos de veículos, e, o sucesso do Ágile, umcarro com muitos diferenciais e o título de“Carro do Ano”. Natanael Manso tem expe-riência de 15 anos no mercado automotivo,entre seus objetivos para este ano, está a con-solidação de uma equipe de vendas motivadae focada em qualidade, como também atuarem mudanças gradativas para atrair sempremais clientes e aquecer as vendas.

AJ- Qual a sua experiência no mercado au-tomotivo?

NM - Passei por outras montadoras, já estouno mercado há 15 anos. Na Chevrolet trabalhohá seis anos, foi uma experiência positiva fiqueiquatro anos como vendedor, depois surgiu aoportunidade de assumir a gerência da outraconcessionária do Grupo, em Garanhuns, aMonte Sinai. Este ano, precisamente no dia 18

de janeiro vim para Maceió. E, me sinfeliz.

AJ – Qual a diferença entre o mercgoano e o de Garanhuns?

NM- O volume, pois em Garanhuncado ainda é pequeno, apesar de ateoutras regiões. Em Maceió, chegamos mais de cem carros por mês. Temos upe de vendas e capacidade de negócires, sendo a visualização do mercado ctodo muito grande. Este mês, por efoi espetacular com o incentivo da redIPI, com vendas de mais de 130 carro

AJ- O que você traz de novidadegerência em Maceió para aquecer as

NM- A motivação, pois o mercado titivo e a concorrência é grande. Uma datuais em termos de negócio é estarmvados, sempre digo aos vendedores qciso ter um atendimento com excelêqualidade. O padrão de atendimentotivação são os principais diferenciais.cliente, o cliente Chevrolet, o AutoVanessa é nosso maior patrimôn

AJ- Nesses três meses após a sua

Page 9: AUTOJORNAL 10/04/2010

aallwweebb..ccoomm | e-mail: [email protected] 99

JORNALO LO JORNA

mento e a ossos principais diferenciais"

nto muito

cado ala-

ns o mer-ndermosa venderma equi-

ios maio-como umexemplo,dução doos.es para avendas?é compe-

das molasmos moti-que é pre-ência emo e a mo-. O nosso

clientenio.

chegada

o que você percebeu de mudanças?NM- Desde que cheguei percebi uma re-

ceptividade muito grande e um crescimentoproporcional ao trabalho que estamos fazen-do. Existe um pensamento chinês que diz:“Para dar mil passos é preciso dar o primei-ro”. Neste início do ano estamos dando o pri-meiro passo para as novas mudanças. Achoque, com trabalho e seriedade, vamos mudara nossa realidade, estamos dando os primei-ros passos para um crescimento maior, estamosno caminho certo. Como gerente, tenho vivi-do um novo crescimento, um novo patamar.

AJ- Como foi o mês de março para aAutoVanessa?

NM- Esse mês foi excelente, estamos muitoacima da nossa média. O nosso desafio ES semês foi adequar o estoque para a procura docliente.O IPI acaba mas volta, a tendência éque o mercado continue aquecido, com certe-za março entrou para a história, foi um mês atí-pico.

AJ- Em relação aos produtos da Chevrolet,quais as tendências com os novos lançamen-tos?

NM- Temos um leque completo no segmen-to de Automóveis. Mesmo assim, a Chevroletcontinua inovando a cada ano. O volume vaiaumentar muito, algumas coisas não possodizer por que é segredo. O que afirmo é quenossos clientes estarão sempre satisfeitos, aprojeção é que em 2010 e 2011 sejam lançadosmais seis veícuos novos, então a tendência éque a vinda do Ágile, com tudo o que vai acon-tecer com as mudanças no Classic e outros car-ros o volume vá aumentar. O ano de 2011 seráde mudanças, mas com certeza nossos clien-tes terão gratas surpresas. A Chevrolet estáreinventando os caminhos da própria marca etenho certeza que vamos em busca da lideran-ça.

AJ- Sobre o lançamento do Ágile, como estásendo a expectativa para esse carro?

NM- O Ágile foi uma surpresa para a gente,ele é um carro inovador e um sucesso de ven-das. A expectativa é muito grande, estamosvendendo mais do que a fábrica está entre-gando, mas já estamos normalizando as en-tregas. Ele é o primeiro carro nessa platafor-ma e várias outras surpresas estão chegando.

O Ágile, com apenas dois meses de lançado,foi considerado o “carro do ano”, ele é real-mente um carro fantástico.

AJ- Sobre a AutoVanessa, o novo Shoppingna localidade veio agregar valor aConcessionária?

NM- Com certeza, o novo shopping trouxeum plus a mais para nossa concessionária,temos ficado até mais tarde, tem muitos clien-tes vindo para esta região. Tenho certeza queo fluxo que temos vivenciado é conseqüênciada movimentação nesta região. Inclusive, omercado imobiliário pretende expandir coma construção de novas edificações neste entor-no, existe mais de três mil imóveis a ser cons-truído nessa região.

AJ- Qual a mensagem que você deixa paraos clientes que ainda estão em dúvida paracomprar um carro na AutoVanessa?

NM- A mensagem que deixo para todos éque nós faremos o possível para oferecer ex-celência no atendimento e no fechamento dosmelhores negócios, com certeza nosso clienteirá se encantar com os bons negócios que temosa oferecer.

Page 10: AUTOJORNAL 10/04/2010

1100

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Anthony Lo é nomeado vice-presidente de Design Exterior do Grupo Renault

Desde 1º de abril, Anthony Lo faz parte do GrupoRenault como vice-presidente de Design Exterior,ligado a Laurens Van Den Acker, vice-presidenteSenior de Design da Renault.

Nascido em 26 de dezembro de 1964 em Hong Kong, Anthony Lo é gra-duado em Design Automotivo pela Royal College of Art de Londres, em 1987.Iniciou sua carreira como designer chefe da Lotus no mesmo ano, seguida depassagem pela Audi em 1990 até chegar ao estúdio de design da Mercedes-Benz no Japão. Em 2000, se tornou responsável pela área de Design Avançadoda Saab Automobile na Suécia. Em 2004, foi nomeado Diretor de DesignAvançado para as marcas Opel e Saab, na General Motors na Alemanha.

BMW 535i GT com novo motor 6 cilindros e turbo

BorgWarner Twin Scroll: economia e desempenho.

Lançado no final do ano passado na Europa,atualmente o BMW 535i GT é um sucesso de ven-das, já que combina características esportivas eclássicas com estilo marcante, espaço e conforto.Com um motor dotado de turbocompressorBorgWarner Twin Scroll, o veículo faz de 0 a 100km/h em 6,3 segundos e está enquadrado nanorma de emissões Euro-5.

Para este veículo, a BMW desenvolveu, emparceria com a BorgWarner, um novo motor agasolina de 3 litros e 6 cilindros em linha. E o sin-cronismo do turbo Twin Scrooll com a injeçãodireta de alta precisão, mais válvulas variáveis,resultou em 306 cv de potência a 5.000 rpm etorque de 400 Nm numa faixa de 1.200 a 5.000rpm. As respostas deste propulsor superam, com

maior economia, muitos motoresde 8 cilindros aspirados: 11,2 kmpor litro de combustível.

Com câmbio automático deoito marchas, o BMW 535i GToferece, como itens de série, o queé opcional na maioria dos veícu-los, como: ar-condicionado au-tomático com quatro zonas deventilação, telecomunicações, sis-temas de navegação, sistema mul-ticanal de vídeo, teto solarpanorâmico com controle deruído, gancho elétrico giratóriopara reboque e muitos outrosacessórios.

Page 11: AUTOJORNAL 10/04/2010

1111

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

NOVOS QUEST E JUKE SÃO ATRAÇÕES DANISSAN NO SALÃO DE NOVA YORKMonovolume irá reunir conforto, espaço e prazer de dirigir

A Nissan marca presença no Salão de Nova York, que começa amanhã, com a apresen-tação oficial da próxima geração do monovolume Quest e com a estreia do crossover com-pacto Juke no mercado norteamericano.

A próxima geração do Nissan Quest apresentará um novo paradigma para a mobilidadefamiliar. Com níveis elevados de qualidade e confiabilidade, o monovolume remodelado reúnesofisticação, segurança e utilidade para famílias com ou sem filhos. O modelo, que começaa ser vendido no início de 2011, é a escolha perfeita para aqueles que procuram espaço, fun-cionalidade e conforto oferecidos pelos monovolumes, mas sem abrir mão do estilo oumesmo prazer de dirigir.

QUEST E JUKE

Renault Master tem vendas recordes em marçoO utilitário Renault Master registrou

em março o seu melhor mês de vendasdesde que foi lançado, com 468 unidadescomercializadas, ultrapassando o recordeanterior de dezembro de 2009 (445 veícu-los). Reconhecido pelo mercado por contade suas qualidades para o transporte decarga e passageiros, o Master registrouuma participação de mercado de 18,3%,sendo líder de vendas em diversas grandespraças do País, como Curitiba, Brasília,Goiânia, São Luís, Salvador e Campinas,entre outras.

"O Master vem demonstrando cresci-mento nas vendas em linha com as nossas

expectativas após o lançamento, em mea-dos do ano passado, de sua nova geração,mais moderna e com grandes benefíciospara o transporte de cargas e passageiros",afirma Christian Pouillaude, vice-presi-dente Comercial da Renault do Brasil.

O Novo Master é exemplo de econo-mia, desempenho, segurança e baixo nívelde emissão. Equipado com o motor diesel2.5 dCi 16V e câmbio de 6 marchas, eleestá disponível nas carrocerias Minibus,Furgão e Chassi Cabine e em seis config-urações em relação à altura e ao compri-mento, que o credenciam para atender àsmais variadas necessidades.

Page 12: AUTOJORNAL 10/04/2010

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

O presidente mundial da Ford, Alan Mulally, queacaba de visitar o Brasil, foi quem desenvolveu e exe-cuta o plano de recuperação da empresa, todos sabem.Na esteira de suas decisões, desde que assumiu o trono,em 2006, para o equilíbrio financeiro da companhia,decidiu vender as subsidiárias Aston Martin, Jaguar,Land Rover e por último se desfez da Volvo, marcassofisticadas de prestígio e renome internacional.

Na mesma linha de raciocínio, seria possível imag-inar que a Troller também poderia ter o mesmo desti-no, já que a Ford, ao anunciar o recente investimentode R$ 4 bi, em novembro do ano passado, para o perío-do de 2011 a 2015, não especificou quanto de dinheiroseria destinado a cada uma de suas unidades industriaisno País.

As especulações foram enterradas nesta semana, naentrevista coletiva de Alan Mulally e cúpula da FordMotor Company, quando foi perguntado o que sig-nificava a Troller para o Oval Ford. Quem respondeufoi o presidente da Ford Brasil e Mercosul, MarcosSérgio de Oliveira, que explicou e garantiu que a marcaTroller continua sendo parte integrante da estratégia daFord no mercado nacional.

Segundo Oliveira, trata-se de uma marca de suces-so no mercado, atende com eficiência o específico nicho“off-road” do qual a Ford não pretende sair e, acimade tudo, porque é uma marca brasileira.

Além disso, concluiu o executivo, desde que a Trollerfoi incorporada pela Ford, há três anos, recebeu inves-timentos em tecnologia e qualidade do produto, o quecontinuará acontecendo, pois o T4 4x4 já bateu todosos seus recordes de produção e vendas nos últimosmeses.

Em 2009, foram vendidas 1.475 unidades, 30% amais do que no ano anterior, e, em 2010, os registrosapontam vendas, no mês de janeiro, de 113 unidades,fevereiro, 94 e março 157, o equivalente às vendas dediversos produtos desse segmento, superando, até,marcas importadas e de tradição no mercado.

CÚPULA DAFORD ABENÇOA

A TROLLER

Page 13: AUTOJORNAL 10/04/2010

1133

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Linhas de motocicletas da IROS Motos Design exclusivo, alta qualidade e preço competitivo são os destaques da Action e ONE.

Práticas, econômicas, robustas e, para completara lista de atributos, bonitas e confortáveis. Assim sãoas motocicletas Action e ONE, da IROS Motos, com100 e 125 cilindradas, respectivamente. Resultado dotrabalho especializado de uma equipe de técnicos edesigners, elas reúnem tudo o que o consumidorbrasileiro quer encontrar em motocicletas destas cilin-dradas: qualidade, beleza, resistência, conforto, pra-zer na pilotagem, segurança, manutenção fácil eeconômica e preço acessível.

Carros chefes da IROS Motos, as motos Action eONE já estão à venda nas concessionárias da marca.

Confira abaixo mais detalhes sobre a Action 100cce a ONE 125cc:

Action 100 cc:Disponível em duas versões - ES e ESA. Pouco

comum nos modelos similares, a Action 100cc tempainel equipado com conta-giros, hodômetros totale parcial e indicador de marcha. Outro item de

série é o bagageiro para transporte de pequenas car-gas. AAction 100cc ES apresenta rodas dianteiras dearo 18" e traseiras de aro 17" raiadas com pneus di-anteiros 2.50-18 e traseiros 3.00-17. Já a Action 100ccESA conta com rodas dianteiras e traseiras aro 17"de

liga leve e pneus dianteiros 2.50-17 e traseiros 2.75-17, deixando a moto mais leve e com aspecto es-portivo. Nas cores prata, preta e vermelha, a Action100cc tem valor sugerido para venda no estado de SãoPaulo com frete incluso de R$ 3.101,00 para o modeloES e de R$ 3.386,00 para a versão ESA.

ONE 125cc:Projetada por designers brasileiros, em plena sin-

tonia com as tendências mundiais do design de mo-tocicletas, a ONE 125cc destaca-se em sua catego-ria pela beleza. Está disponível em três modelos:ES, ESD e EX. A motocicleta obedece aos níveisde emissão de poluentes do PROMOT3. Temposição de pilotagem confortável em função dobom posicionamento do guidão, das pedaleirase do banco. As suspensões foram desen-volvidas para proporcionar conforto e se-gurança na pilotagem, estando adequadasàs condições das vias brasileiras. Possuiconta-giros e hodômetros total e parcial.A ONE está à venda nas cores prata,preta e vermelha e tem um ano degarantia com quilometragem livre. Opreço sugerido para venda da ONE125cc no estado de São Paulo, comfrete incluso, é de R$ 4.752,00 para

o modelo ES, R$ 5.038,00 na versãoESD e R$ 5.334,00 para a EX.

Page 14: AUTOJORNAL 10/04/2010

1144

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 15: AUTOJORNAL 10/04/2010

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

1155

Mundial de Rali: Loeb/Elena ven-cem na Jordânia; quatro Citroën C4terminam entre os seis primeiros.

Sébastien Loeb/Daniel Elena lide-raram o esquadrão da Citroën no Ralida Jordânia, terceira etapa doCampeonato Mundial de Rali (WRC).Os hexacampeões mundiais vence-ram a prova e ficaram à frente dosoutros quatro Citroën C4 classificados

nos seis primeiros lugares. O resulta-do do rali deu à Citroën a liderançado Campeonato de Fabricantes.

Loeb/Elena assumiram a liderançano final do segundo dia de competição.Na fase inicial, o domínio foi dos fin-landeses Jari-Matti Latvalla/MiikkaAntilla, que terminaram em segundolugar. No segundo, a dupla franco-monegasca foi descontando a diferen-ça até assumir a liderança no 12º está-

gio. No último dia, Loeb/Elenaampliaram a distância e con-solidaram a vitória. A chega-da do rali aconteceu ao ladodo Mar Morto. "Esta vitórianos deixa em uma posição re-lativamente confortável:temos 25 pontos de vantagemsobre a dupla vice-líder, e issoequivale aos pontos de umavitória", anali-sou. Na Jor-d â n i a ,Loeb/Elena am-pliaram para 56o recorde de vi-tórias de umadupla no Cam-p e o n a t oMundial de Rali.

P e t t e rS o l b e r g / P h i l

Mills terminaram emterceiro lugar com seuCitroën C4 particular eDaniel Sordo/MarcMartí, companheiros deLoeb/Elena na equipeCitroën Total WRT, fica-ram em quarto. ACitroën Junior colocouSébastien Ogier/Julien

Ingrassia em sexto e KimiRäikkönen/Kaj Lindström em oitavo.Com esse resultado, Räikkönen mar-cou seus primeiros pontos noCampeonato Mundial de Rali. O fin-landês, campeão mundial de Fórmula1 em 2007, faz neste ano sua primei-ra temporada completa no WRC.

Citroën vence na Jordânia e desbanca todos

no mundial de Rali

"Gostei do carro. Ele é diferente do StockCar Light, pois a traseira é mais grudada porcausa da grande asa e ai ele sai um pouco defrente. Com os treinos vamos acertar melhorpara que ele fique neutro", comentou LucasFinger (Santa Carolina/TechnosRelógios/Massa Tung), campeão da Stock Jr.em 2008.

Aequipe AMG Motorsport, com direção es-portiva do campeoníssimo Ingo Hoffmann,está estreando na Copa Chevrolet Montanajustamente com Lucas Finger, que disputaráas nove etapas previstas com a picape de nu-meral 21, utilizando chassi tubular montadocom carenagem de fibra de vidro que remeteà picape pequena da GM, utilizando motoresV8 de 5.7 litros e 340 HP de potência.

"Nosso primeiro treino foi excelente. O

carro não teve nenhum problema, comecei avirar rápido logo de cara. Só não fui mais rápi-do porque peguei tráfego nas duas voltas emque eu vinha muito mais rápido. Nossa rea-lidade é ainda melhor do que mostramos",comemorou Finger, que aparece na tabela decronometragem com o sétimo tempo. "O carroestá bom. Nossa perspectiva é muito boa parao final de semana", apontou Mauricio Mattos,diretor técnico da equipe apoiada por3M/Poliron/Beta.

A prova de abertura da temporada estámarcada para domingo (11/4), em Pinhais,dentro da programação da segunda etapa daCopa Caixa Stock Car, com transmissão aovivo pela RedeTV! e Speed Channel, a partirdas 13 horas. O portal RaceTV também trans-mitirá pela internet, no www.racetv.com.br.

Copa Chevrolet Montana: Nelsinho Piquet foi o mais rápido

Page 16: AUTOJORNAL 10/04/2010

1166

JORNALO LO JORNA

Sábado, 10 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]