Top Banner
Engenharia Mecânica – Prof. Marcelino Discipl ina Estática Aplicada Aulas nº 12 Assunt o Equilíbrio de um Corpo Rígido Data 27/03/2014 Condições para equilíbrio de um corpo rígido Quando um corpo esta em equilíbrio, a resultante de todas as forças atuantes nele é nula. R = ΣF = 0 ---- M = Σm = 0 ΣFx = 0 , ΣFy = 0 , Σmo=0 . b) Reações de apoio Tipos de Apoios 1) Rolete ou Apoio Móvel. Um sistema mecânico é definido como um corpo ou grupo de corpos que podem ser conceitualmente isolados de outros corpos. A torre de um guindaste esta sujeita a carga a ser elevada e ao seu próprio peso.
12

Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido

Jan 24, 2016

Download

Documents

Josimar Machado

Equilibrio de Um Corpo Rigido
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido

Engenharia Mecânica – Prof. Marcelino Disciplina Estática AplicadaAulas nº 12 Assunto Equilíbrio de um Corpo Rígido Data 27/03/2014

Condições para equilíbrio de um corpo rígidoQuando um corpo esta em equilíbrio, a resultante de todas as forças atuantes nele é nula.

R = ΣF = 0 ---- M = Σm = 0

ΣFx = 0 , ΣFy = 0 , Σmo=0

.

b) Reações de apoio

Tipos de Apoios 1) Rolete ou Apoio Móvel.

.Uma vez que este apoio impede apenas a translação vertical da viga neste ponto o rolete só pode exercer uma força sobre a viga nesta direção

2) Articulação ou Pino.

Um sistema mecânico é definido como um corpo ou grupo de corpos que podem ser conceitualmente isolados de outros corpos.

A torre de um guindaste esta sujeita a carga a ser elevada e ao seu próprio peso.

Page 2: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido

O pino impede a translação da viga em qualquer direção . Possui duas incógnitas, as reações são os dois componentes da força resultante ( Fx e Fy) e atuam paralela e perpendicular à superfície do ponto de contato.

3) Apoio Fixo ou engastamento.

Impede a translação e a rotação da viga. Possui três incógnitas, as reações são os dois componentes da força resultante que atuam paralela e perpendicular à superfície do ponto de contato e um momento.

Page 3: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido
Page 4: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido

Exemplos de Apoios

Diagrama de Corpo Livre – Analogia Prática/TeóricaÉ um desenho esquemático da forma do corpo do corpo representado isoladamente ou “ livre “ dos elementos presentes em sua vizinhança.

Page 5: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido

Peso e Centro de GravidadeQuando um corpo esta sujeito a um campo gravitacional , cada uma de suas partículas passa ter um peso. Para o corpo como um todo considera estas força como um sistema de forças paralelas atuantes sobre todas as partículas constituintes do corpo. Este sistema de forças pode ser reduzido a uma única resultante sobre um ponto específico. Esta força resultante é o peso W do corpo e a localização do seu ponto de aplicação como centro de gravidade.

Exercício 1 - Para a estrutura mostrada na figura determine as reações nos apoios A e C.

Page 6: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido
Page 7: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido

Exercício 2 Para a estrutura mostrada na figura determine as reações nos apoios A e B.

Page 8: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido

Exercício 3A corda mostrada abaixo suporta uma força de 100 lb e circunda uma polia sem atrito . Determine a força trativa sobre a corda em C e as componentes horizontal e vertical da reação no pino A

Diagrama de corpo livre

Page 9: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido

Exercício 4O elemento de ligação mostrado na figura abaixo é rotulado em A e esta em equilíbrio quando a extremidade B entra em contato com apoio liso. Calcule as componentes horizontal e vertical da reação no pino A

Diagrama de corpo livre

Page 10: Aula 9 - Equilibrio de Um Corpo Rigido

Exercício 5

A chave mostrada abaixo é utilizada para apertar o parafuso A . Se a chave não gira durante a aplicação manual da carga , determine o torque aplicado ao parafuso e a força da chave sobre esste.

Diagrama de corpo livre