Top Banner
Áudio Digital
29

Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Apr 17, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Áudio Digital

Page 2: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Integrantes do Grupo

Ana Carla

Edgard

Marcelo

Page 3: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.
Page 4: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Objetivo

O objetivo desse trabalho é explicar o funcionamento do áudio bem como a qualidade das placas e mostrar o desenvolvimento das placas de som ao longo do tempo.

Page 5: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

No começo o som era reproduzido por um auto falante ligado a placa mãe.

Quem tinha um micro em casa queria se imergir nos jogos de forma mais real possível. Então fabricantes de placas acústicas e de placas de som passara a investir pesado em novas tecnologias de áudio e as encontraram noscinemas.

Introdução

Page 6: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

A Sony que até então monopolizava na área dos telões, resolveu investir nos computadores, criando o sistema Dolby Surround Sound que reproduzia o som milhares de vezes melhor com efeito estéreo e qualidade de CD.

E daí por diante foram integradas às placas de som, placas de jogos, surgindo dessa forma os kits multimídia e hoje as placas mãe já possuem placa de som embutida são as famosas on-board

Page 7: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

•Amostragem

Parâmetros Fundamentais:

•Taxa de Amostragem

•Som

Page 8: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Áudio

O som é um sinal analógico, que assume uma infinidade de valores e é continuo no tempo.

A placa de som, atua convertendo esses valores contínuos em descontínuos fazendo também o inverso, ou seja, é um conversor analógico/digital, digital/analógico.

Page 9: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Amostragem

Page 10: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Taxa de Amostragem

Page 11: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.
Page 12: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Placas de Som

Page 13: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

A figura seguinte representa uma placa de som típica com seus demais compontes:

Page 14: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Características das Placas de Som:

•Resolução,•Taxa de amostragem,•Relação sinal/ruído (SNR), •Número de canais.

Page 15: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

A placa de som é controlada via comandos em linguagem de máquina, ou de forma mais amigável com as interfaces do Windows, uma para a reprodução de sons (volume control)  e a outra para gravação (recording control), como pode ser visto na figura seguinte, (junto com um diagrama elétrico básico da parte analógica e a correspondência dos controles com os componentes, em vermelho) :

Page 16: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Som Surround:

Há basicamente três padrões de som surround: quatro canais (duas caixas de som na frente e duas atrás), seis canais (também chamado 5.1, onde além de duas caixas de som na frente e duas atrás há uma caixa central para voz e uma caixa para sons graves, o famoso subwoofer) e oito canais (também chamado 7.1, que além das características do 5.1 tem duas caixas no meio).

Alguns tipos de Arquivo de som:MP3 WAV WMA MID

Page 17: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Seis canais

Page 18: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.
Page 19: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

A figura seguinte mostra o diagrama simplificado de placa de som mais moderna, caso típico dos circuitos de som "On-board". Observe as principais diferenças:

Page 20: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Placas de som 3D

Page 21: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.
Page 22: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

A primeira empresa a desenvolver uma API de som tridimensional foi a Aureal, com sua Aureal 3D lançada no ano de 1997

O A3D 1.0 permite simular 3 eixos: frente e trás, direita e esquerda e frente e baixo, aplicando filtros especiais para que o som realmente pareça vir de todas as direções. Estes filtros são capazes de distorcer sutilmente as ondas sonoras, conseguindo enganar nossos ouvidos, fazendo-nos pensar que elas vêem de diferentes direções. Estes filtros consomem uma enorme quantidade de poder de processamento e seu uso é o principal motivo dos chipsets de som atuais serem tão poderosos.

Page 23: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Existem 5 versões da Monster Sound: em ordem cronológica temos a Monster original, a Monster MX200, MX80, MX300 e MX 400.

MX200: Traz um recurso curioso para assegurar compatibilidade com todos os jogos antigos, simplesmente manter instalada simultaneamente uma placa de som ISA, e ligar ambas usando um cabo que acompanha a placa, chamado Monster cable (na foto abaixo). Dentro do Windows será usada a MX200 normalmente, mas na hora de rodar algum jogo antigo ela passará a bola para a placa de som ISA.

MX80: Os recursos são idênticos aos da MX200, porém o sintetizador MIDI possui apenas 32 instrumentos simultâneos e foi retirado o suporte a conjuntos de 4 caixas acústicas: na MX80 é possível usar apenas 2 caixas ou fones de ouvido.

Page 24: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

MX200:

Traz um recurso curioso para assegurar compatibilidade com todos os jogos antigos, simplesmente manter instalada simultaneamente uma placa de som ISA, e ligar ambas usando um cabo que acompanha a placa, chamado Monster cable (na foto abaixo). Dentro do Windows será usada a MX200 normalmente, mas na hora de rodar algum jogo antigo ela passará a bola para a placa de som ISA.

Page 25: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

MX300: Fax uso do chipset Vortex 2 da Aureal, e consequentemente o suporte ao A3D 2.0, que resulta em efeitos 3D muito superiores aos vistos na MX200 e MX80.

Continuamos com os 64 instrumentos MIDI via hardware, mas a MX300 inclui um software especial que permite até 256 instrumentos via software. O número de Wavs simultâneos subiu de 23 para 26 e a placa suporta o uso de 4 caixas acústicas.

Uma das únicas deficiências da MX300, assim com de suas antecessoras, é a ausência de uma saída de som digital.

Page 26: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

MX400: chipset Canyon3D da ESS. Este chipset possui uma arquitetura muito diferente do Vortex 2 usado na MX300, a começar pelas próprias APIs suportadas. Ambos os chipset suportam o Direct Sound 3D e o A3D 1.0, mas as semelhanças param por aí: enquanto o Vortex 2 suporta o A3D 2.0, juntamente com seus recursos de Wavetracing, o Canyon 3D não suporta o A3D 2.0, suportando em compensação o AX 1.0 e o EAX 2.0

Page 27: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Tecnologias das Placas de Som

Page 28: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Soundblaster Audigy SE PCI da Creative Labs

A placa de som Soundblaster Audigy SE PCI da Creative Labs é uma placa de expansão PCI para o seu computador, com uma capacidade de saída de som muito superior à da placa de som integrada à placa-mãe com que a maioria dos computadores são fornecidos hoje em dia. A Audigy SE proporciona áudio Advanced HD de 24 bits, efeitos de som EAX Advanced HD 3.0 e saída de áudio de canal de até 7.1. Esses recursos aprimoram respectivamente música, jogos e filmes, fazendo desse um excelente upgrade de computador para qualquer pessoa que se preocupe com a qualidade do sistema de som do seu computador.

Page 29: Áudio Digital. Integrantes do Grupo Ana Carla Edgard Marcelo.

Sound Blaster X-Fi XtremeMusic

A placa som Sound Blaster X-Fi XtremeMusic possui um processador áudio "X-Fi Xtreme Fidelity" da Creative para todas as aplicações áudio. Graças à função "X-Fi Xtreme Fidelity 24-bit Crystalizer", suas músicas MP3 e seus filmes podem ser convertidos a "Xtreme Fidelity", para uma experiência sonora superior à gravação CD ou DVD original. A Sound Blaster X-Fi XtremeMusic oferece ainda 3 funções "X-Fi CMSS-3D", a "Smart Cross-Fade" e "Smart Volume Management" com uma qualidade sonora de 109 dB SNR.