Top Banner
Polo: Pìrituba – São Paulo Curso: Pedagogia 3º semestre Disciplina: Educação Lúdica NOME: MARIA LUIZA NUNES DE GODOI RA 8323772123 ATIVIDADE : Sequências Didáticas Tutor Presencial : Profª Eloisa Giglio Deois Tutor a Distância : Profª Ma Adriana Rodrigues da Silva Nov/2014
14

ATPS Ed. Ludica

Mar 27, 2023

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: ATPS Ed. Ludica

Polo: Pìrituba – São PauloCurso: Pedagogia 3º semestreDisciplina: Educação Lúdica

NOME: MARIA LUIZA NUNES DE GODOI RA 8323772123

ATIVIDADE : Sequências Didáticas

Tutor Presencial : Profª Eloisa Giglio Deois Tutor a Distância : Profª Ma Adriana Rodrigues da Silva

Nov/2014

Page 2: ATPS Ed. Ludica

INTRODUÇÃO

1) Ao decorrer dos anos a educação se transformou muito, as formas e maneiras de ensinar se tornaram muito complexas, os ensinamentos estão baseados somente na alfabetização formal, as crianças começam na educação infantil se deparando com mesa, cadeira, caderno, lápis,.

Não podemos nos esquecer que não só assim se aprende, a educação lúdica é muito importante para o desenvolvimento da criança, nela a criança desenvolve todos os lados importantes na vida, o social, o aprender, o racional, enfim tudo, pois não só de informações básicas que se forma um ser, a vivência na brincadeira , no faz de conta, nas atitudes com outras crianças é muito importante para a formação da criança.

Através deste trabalho, tentamos transmitir algumas brincadeiras antigas que foram esquecidas, mais que são de suma importância na vivência e desenvolvimento da criança, procuramos estas brincadeiras na obra de Bruegel, que demonstra em poucas fotos a importância a convivência e a ingenuidade no faz de conta .

Observamos também que nos dias de hoje as crianças não tem espaço físico para brincar, que a falta de tempo faz com que pais que trabalham o dia todo paguem escolas para seus filhos e que na maioria delas não tem espaço para a liberdade, para o correr, para o lúdico e também moram em lugares sem espaço para as brincadeiras que possam transformar as crianças no faz de contas, no tempo disponível para brincar com elas.

Page 3: ATPS Ed. Ludica
Page 4: ATPS Ed. Ludica

Brincando com Bolinhas

Escolhemos crianças que estudam em escolas particulares, onde o espaço é muito pequeno e elas nunca tinham visto brincadeiras antigas, ensinamos varias brincadeiras como, passa anel, roda-roda, rodar pião, pular amarelinha, jogar bolinhas.

As crianças se interessaram muito por todas mais a escolhida foi jogar bolinhas, antigamente reunião varias crianças e como não tinham opção jogavam pedrinhas ou saquinhos pequenos cheios de areia e bem costurados.

Esta brincadeiras é assim: coloca-se as bolinhas no centro da roda, pega uma e joga para o alto e pega outra do chão , logo pega junto com a do chão a que jogou para o alto, conseguindo retorna para outra bolinha e assim por diante até que acabem as bolinhas, repete a brincadeira agora jogando uma e pegando duas do chão e assim por diante.

As crianças ficaram impressionadas com a brincadeira e disseram que é muito fácil brincar com tão pouco e se divertir muito, as expressões foram maravilhosas e uma ensinava a outra como fazer para conseguir pegar a bolinha .

Notamos como as crianças se divertiram e não queriam para de brincar , contavam as bolinhas, e uma ajudava a outra, com muito carinho e união.

Ficarão muito tempo e quando chegou a hora de ir embora perguntaram quando iriam se divertir novamente.

Page 5: ATPS Ed. Ludica

Brincar de Faz de Conta

Ao brincar a criança viaja pelo mundo da imaginação , expõe todo sentimento e acontecimento guardado no seu interior, traz a tona sua realidade voltada a um pouco de fantasia e imaginação, foge da sua realidade e da asas ao mundo do faz de contas.

A brincadeira em si da á criança a criatividade, a socialização, a linguagem oral, cognitiva, expõe o que lhe é agradável e imita por vezes os adultos á sua volta, expondo sua satisfação ou insatisfação, se mostram atentas a tudo a sua volta.

O brincar esta relacionado com convívio da criança, o meio em que vivem trazendo sua realidade.

O professor tem seu papel fundamental, orientando e dando a chance das crianças criarem, viajarem no mundo da imaginação, mediando a solução de problemas e fazendo com que a criança tenha confiança no brincar.

Todos temos que ficar atentos nos pequenos gestos, nos objetos que mais chamam atenção o que significa para cada uma delas o brincar, o agir o resolver seus conflitos, sua linguagem , sua espontaneidade e sua criatividade.

A criança por si só indica suas fragilidades, seus medos, suas inseguranças, os pais e os professores tem o dever de transformar tudo coisas simples e feliz para que as crianças consigam crescer de bem com a vida, com um caráter bom e sem medo do desafio.

Page 6: ATPS Ed. Ludica
Page 7: ATPS Ed. Ludica

Educar Brincando

A arte de saber ensinar brincando é muito especial para o professor, as crianças descobrem o inusitado, o diferente, o importante .

A criança gosta de ir para a escola, pois é nela que eles tem a liberdade de expressão a hora certa para tudo, brincar , comer aprender, a socializar, enfim nenhuma criança deve ser obrigada a ir para a escola, ela tem que gostar e querer só assim ela consegue aprender.

Em cada rosto, em cada gesto que vemos nas ilustrações acima conseguimos ver que elas estão felizes.

Inventar as brincadeiras faz com que as crianças imaginem sua realidade, viagem no faz de conta e desenvolva seu potencial para aprender e ensinar os adultos como aprender e ser feliz ao mesmo tempo.

Page 8: ATPS Ed. Ludica

Brincadeira de Bebês

Ao nascer a criança já traz com ela sua capacidade emocional , afetiva , somente precisamos moldá-las, e é através de algumas brincadeiras, musicas, paciência que conseguimos com que o bebê se desenvolva.

Algumas brincadeiras como, esconder e achar, bater palmas, fazer barulho com a boca, danças musicas infantis e trazem para o bebê confiança, desenvolvimento motor e mental.

Ao passar dos meses podemos incrementar as brincadeiras como : cubos para encaixe, legos para montar e desmontar, bonecos que andam, acendem luzes quando apertamos o botão, e muitos outros desenvolvem a capacidade mental e motora do bebê.

Podemos também citar a musica, principalmente as infantis que fazem com que a criança demonstre do que se retrata a musica, varias musicas antigas fazem parte até hoje da vida dos bebês, peixe é, sapo na lagoa, dorme nenê, não atirei o pau no gato e muitas outras que fazem as crianças acalmarem, ouvirem com carinho e tentarem imitá-las.

Page 9: ATPS Ed. Ludica

O Espaço Atual para o desenvolvimento das crianças

Podemos dizer que hoje em dia, talvez pela segurança ou mesmo por comodismo os pais optam por morar em apartamentos e trabalharem o dia inteiro, neste período as crianças passam a fr4equentar escolas em tempo integral, e neste caso somente escolas particulares tem período integral para crianças acima de 03 anos.

Podemos afirmar que tanto os apartamentos como as escolas particulares em tempo integral não tem o espaço ideal para o desenvolvimento da criança, a maioria das escolas são formadas em casas comuns de moradia e divididas entre salas de aulas e muito pouco espaço para brincadeiras.

As escolas municipais tem períodos reduzidos porém tem espaços maravilhosos para a criança, com parquinho, tanque de areia, brinquedoteca, que são espaços ideais para a coordenação motora da criança, para o social para o livre.

As moradias podem até ter este espaço para brincadeiras mais os pais de hoje não tem mais tempo para brincar com seus filhos e deixam que a tecnologia tomem conta da vida deles.

Page 10: ATPS Ed. Ludica

Os celulares, computadores, tablets, vídeo -games, são hoje em dia a diversão das crianças mesmo as pequenas , facilitam para os pais a vida o tempo de brincar.

As crianças necessitam do brincar, da socialização com outras crianças jogos que chamem a atenção deles que desenvolvam as crianças.

Algumas brincadeiras foram esquecidas com o passar dos tempos, jogar bola, brincar de boneca, bolinha de gude, jogo de botão, pega-pega, esconde-esconde, vareta, e muitas outras brincadeiras que trazem a união, a socialização e grande aprendizado.

Retirar das crianças o sedentarismo, é muito importante nos dias de hoje, as crianças se tornam obesas, sem projeto de vida, sem hora para comer ou brincar .

A obesidade infantil tem um quadro muito preocupante nos dias de hoje, temos muitas crianças em fator de risco, não podemos fechar os olhos para o problema, temos que incentivar as crianças para o certo.

Page 11: ATPS Ed. Ludica

Projeto : Leitura de Fabulas

Ensino Fundamental I Crianças de 06 á 09 anos Alfabetizadas Incentivar a leitura e o faz de conta

O objetivo é fazer com que a criança comece desde cedo a gostar da leitura, aprenda nossas fábulas, nosso folclore, desenvolva atividades que mexam com a coordenação motora e mental, recontando as histórias e construindo objetos que lembrem as histórias.

O conteúdo traz a diversificação de brincadeiras que tragam a arte, a participação e desenvoltura da criança.

Procedemos da seguinte maneira : escolher entre várias fábulas como a cigarra e a formiga, a festa no céu, a batalha na neve, a galinha dos ovos de ouro, a lebre e a tartaruga, entre outras.

Page 12: ATPS Ed. Ludica

Deixar fluir a imaginação para que elas recontem a fábulas e criem objetos para relembrar estas histórias.

Fornecer roupas usadas, sapatos, sulfites, cola, Eva, purpurina, miçangas , gliter, estrelinhas.

Confeccionar cadernos para que elas escrevam as histórias e troquem umas com as outras para recordação.

Orientar um teatro para contar as histórias do jeito delas. A atividade deve ser esporádica para que as crianças sintam

prazer em fazê-la. Na avaliação devemos ver o comportamento, o modo de agir, a

imaginação para o desenvolvimento da atividade, a criatividade na confecção dos cadernos, na criação da peça teatral, incentivar a musica cantada durante a musica.

Incentivar o tempo todo a leitura, a escrita e a musica, além do movimento da expressão e desenvoltura.

Page 13: ATPS Ed. Ludica

Considerações Finais

Desde bebê devemos incentivar a brincadeira ,a criatividade das crianças, sendo com leitura, musica ou brincadeiras.

Toda criança precisa de espaço de liberdade de expressão para desenvolver qualquer atividade que for imposta para ela, a criança precisa vivenciar o passado as brincadeiras as musicas e o modo de brincar com ingenuidade, comportamento e amor para que elas consigam levar em sua personalidade tudo de bom de proveito para seu crescimento.

A participação dos pais, dos professores são muito importante, a criança deve ser livre em seus pensamentos, devem aprender como andar de bicicleta, jogar bola, brincar de faz de conta, imitar os adultos, aprender com seriedade as cosas boas da vida.

Devemos fazer com que a tecnologia tenha espaço sim na vida delas mais com muita moderação, para que o lúdico fale mais alto.

Incentivar a leitura, a arte de interpretar as musicas, desenvolvem o lado criativo, social e afetivo das crianças.

Page 14: ATPS Ed. Ludica

Bibliografia

Revista Pais e Filhos - ano VII

Coleção Educação Infantil – ano VI - nº 50

http//portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnicaaula

http//portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdl/rcnei_vol1.pdf

http://www.rupert.id.au/TJ521/bruegel_la.ipg