Top Banner
Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo – MARÇO. 2015 – nº.109. Associação dos Artesãos de Cananéia – ARTECA José Benito Ouviña Leiro Fundada em 25 de mar- ço de 2010, a Associação foi criada com o intuito de fomen- tar o artesanato local de forma integrada, promovendo o for- talecimento de cadeias produ- tivas locais da economia popular e solidária e a educa- ção empreendedora do artesão, objetivando a eficiência desse empreendimento associativo econômico e cultural, traduzindo-se no fortalecimento das relações dos artesãos com o público, proporcionando o contato com a diversi- dade artística. Objetivos: 1. Desenvolver o artesanato de forma integrada, enquanto setor econômico sustentável, valo- rizando o fortalecimento, a identidade cultu- ral das comunidades, influenciando na melhor qualidade de vida e ampliando a geração de renda. 2. Viabilizar o aperfeiçoamento de mão-de-obra através da promoção de cursos de capacita- ção, orientação e práticas profissionalizantes, assim como intercâmbios, palestras, visitas téc- nicas que enriqueçam e orientem o trabalho profissional. Produtos de vários artesãos no mesmo local Lojinha da ARTECA 3. Participar e cooperar com órgãos competen- tes na execução de feiras, exposições, eventos e bazares para viabilizar a divulgação das ati- vidades e comercialização dos produtos. 4. Facilitar o acesso dos produtos artesanais pro- duzidos em Cananéia e Vale do Ribeira, esti- mular o interesse pelo artesanato e ampliar a representatividade do artesanato local em ou- tras cidades e regiões. A ARTECA possui um quiosque para comerciali- zação dos produtos elaborados pelos seus artesãos, que está localizado na esquina da Rua Tristão Lobo com a Rua Paulo de Almeida Gomes (em frente ao Fun- do Social e Posto de Saú- de do Centro). A ARTECA hoje tem parcerias com o Insti- tuto Ipê /Associação Rede Cananéia/ Enseada da Baleia - Comuni- dade Tradicional Caiçara/Cheiro do Mato – Produtos Naturais com Plan- tas Medicinais do Itapitangui/CAF – Cananéia Artes e Fi- bras. Produtos da CAF - Cananéia Artes e Fibras estão à venda na loja Mulheres da Enseada da Baleia comercializam seus produtos no local A ASSOCIAÇÃO REDE CANANÉIA ATENDE NA: RUA ANTÔNIO COLASSO DE SOUZA, 120 - CARIJÓ. DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 13h ÀS 18h.
8

Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo ... · bom de pesca. O dono da rede faz visitas periódicas para colher o produto da pesca. ... sobre confecção de canoas caiçaras

Jan 14, 2019

Download

Documents

lediep
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo ... · bom de pesca. O dono da rede faz visitas periódicas para colher o produto da pesca. ... sobre confecção de canoas caiçaras

Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo – MARÇO. 2015 – nº.109.

Associação dos Artesãos de Cananéia – ARTECA

José Benito Ouviña LeiroFundada em 25 de mar-ço de 2010, a Associação foicriada com o intuito de fomen-tar o artesanato local de formaintegrada, promovendo o for-talecimento de cadeias produ-tivas locais da economiapopular e solidária e a educa-

ção empreendedora do artesão, objetivando a eficiênciadesse empreendimento associativo econômico e cultural,traduzindo-se no fortalecimento das relações dos artesãoscom o público, proporcionando o contato com a diversi-dade artística.

Objetivos:1. Desenvolver o artesanato de forma integrada,

enquanto setor econômico sustentável, valo-rizando o fortalecimento, a identidade cultu-ral das comunidades, influenciando na melhorqualidade de vida e ampliando a geração derenda.

2. Viabilizar o aperfeiçoamento de mão-de-obraatravés da promoção de cursos de capacita-ção, orientação e práticas profissionalizantes,assim como intercâmbios, palestras, visitas téc-nicas que enriqueçam e orientem o trabalhoprofissional.

Produtos de vários artesãos no mesmo local

Lojinha da ARTECA

3. Participar e cooperar com órgãos competen-tes na execução de feiras, exposições, eventose bazares para viabilizar a divulgação das ati-vidades e comercialização dos produtos.

4. Facilitar o acesso dos produtos artesanais pro-duzidos em Cananéia e Vale do Ribeira, esti-mular o interesse pelo artesanato e ampliar arepresentatividade do artesanato local em ou-tras cidades e regiões.

A ARTECA possui um quiosque para comerciali-zação dos produtos elaborados pelos seus artesãos, que

está localizado na esquinada Rua Tristão Lobo coma Rua Paulo de AlmeidaGomes (em frente ao Fun-do Social e Posto de Saú-de do Centro).

A ARTECA hojetem parcerias com o Insti-tuto Ipê /Associação Rede

Cananéia/ Enseadada Baleia - Comuni-dade TradicionalCaiçara/Cheiro doMato – ProdutosNaturais com Plan-tas Medicinais doItapitangui/CAF –Cananéia Artes e Fi-bras.

Produtos da CAF - Cananéia Artes e Fibras estãoà venda na loja

Mulheres da Enseada da Baleia comercializamseus produtos no local

A ASSOCIAÇÃO REDECANANÉIA ATENDE NA:

RUA ANTÔNIO COLASSODE SOUZA, 120 - CARIJÓ.DE SEGUNDA A SEXTA,

DAS 13h ÀS 18h.

Page 2: Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo ... · bom de pesca. O dono da rede faz visitas periódicas para colher o produto da pesca. ... sobre confecção de canoas caiçaras

Receita Caiçara

Fonte: Amir Oliveira

Dicionário Caiçara

“Valorize a Cultura Caiçara”.

Peixe assado comsalada de palmito

Ingredientes:200 gramas de filé de peixe sempele, 02 limões, sal, pimenta-do-reino, 01 colher de sopa de pi-menta-dedo-de-moça picadinhasem semente; 01 manga; 01 co-lher de sopa de coentro fresco;01 colher de café de gengibrepicadinho; 02 folhas de couve;½ cebola; ½ vidro de palmito.

Modo de fazer:Tempere o filé de peixe com sal,pimenta-do-reino, ½ limão eazeite. Envolva o filé na folha decouve, regue com azeite e po-nha para assar por 20 minutos.Enquanto assar, corte a mangaem cubos e o palmito, a cebolaem meia lua e misture a pimen-ta, as ervas frescas, o suco de li-mão, o peixe, o palmito e o sal esirva!

CAMPANHA DEARRECADAÇÃO DE PILHAS

E BATERIAS USADAS:Não jogue suas pilhas e

baterias usadas no lixo!!! Deixe-as:

- no Quiosque Caiçara (Ruado Artesão),

- no CRAS ou com- na Escola da Família da

Escola Yolanda.Que encaminharemos para

um local correto.

EXPEDIENTE: O Informativo Rede Cananéia éuma publicação da ASSOCIAÇÃO REDECANANÉIA. Boletim mensal. Edição 109.

Março.2015. Tiragem: 1000 exemplares. Rua AntônioColasso de Souza, 120 – Carijó – Cananéia/S.P.

CEP.: 11.990-000. Tel.: (13) 3851-1201.E-mail: [email protected] /

[email protected]: www.redecananeia.org.br.

Blog: http://redecananeia.blogspot.com. Editoraresponsável, produção e arte: Elaine Marques (Mtb.

30.255). Impressão: SOSET.As informações contidas neste Informativosão de responsabilidade de suas fontes de

informação e não representam,obrigatoriamente, a opinião da

Associação Rede Cananéia.

Rede de Espera: É feita damesma maneira que as outrasredes, a única diferença é que otamanho da rede e das suasmalhas é bem maior. A rede deespera é para ser colocada emlugares estratégicos, conhecidospelos pescadores como pontobom de pesca. O dono da redefaz visitas periódicas para colhero produto da pesca.

Plante seu alimento.Faça seu remédio!

AçafrãoUsado como condimento(tempero). Muito bom paracarnes vermelhas, frango e peixe.Ótimo indicador para adepressão.Para conservar seu açafrãoguarde-o misturado no sal decozinha.

Planta medicinal.

ACUCA realiza oficinas no Núcleo AssistencialBezerra de Menezes

Por Amir Oliveira Garcia Filho

As oficinas no Núcleoacontecem semanalmente

A ACUCA - Associação deCultura Caiçara Cananéia vemdesenvolvendo oficinas de artesanatono Núcleo Assistencial Bezerra deMenezes, todos os sábados das 8h00às 10h00, onde os alunos já vemproduzindo pulseiras de linha comtear de prego e flores de escamas depeixe. E assim, caminhamos certosde nosso dever de cidadãos, cedendoum pouco de nosso tempo aosnossos jovens e crianças de nossacomunidade.

Cheiro do Mato realiza aquisição de material, vendasde produtos, exposições e participa de intercâmbio

Nos dias dez, 11 e 12 de feve-reiro os participantes do subprojetodo Empreendimento Econômico So-lidário Cheiro do Mato – ProdutosNaturais com Plantas Medicinais doItapitangui, José Irene dos Santos eAntônia Aires foram à cidade de SãoPaulo para realizar compras de maté-ria-prima para a produção de sabone-tes e shampoo, com a utilização doveículo da Associação Rede Cananéia,sendo que na oportunidade fizerampedidos de óleos essenciais.

O Grupo produziu e realizouentregas em três pontos de venda emCananéia. Vale ressaltar que antes docarnaval o grupo participou das ven-das, sendo dois dias no Quiosque daRua do Artesão, dando bons frutos.

Houve, ainda, exposição deprodutos no dia 27 de fevereiro, du-rante o evento do Curso de Econo-mia Solidária.

Já nos dias seis, sete e oito demarço o grupo participou de um in-tercâmbio com vários outros grupos,visitando a Enseada da Baleia, Ariri,Ilha do Cardoso e Pereirinha. “A via-gem, as comidas, o pouso e as pales-tras foram muito boas, parabéns àsorganizado-ras e ao pes-soal que nosacolheu tãobem nestetrajeto”, co-menta JoséIrene.

Aquisição de matéria-primapossibilita produção

Exposição e vendano quiosque

Page 3: Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo ... · bom de pesca. O dono da rede faz visitas periódicas para colher o produto da pesca. ... sobre confecção de canoas caiçaras

Associação Rede Cananéia:10 anos vivendo em Rede e(re)conhecendo realidades!

Em dez anos a AssociaçãoRede Cananéia descobriu que a tro-ca de experiências, o convívio comoutras realidades, o aprendizado do“como fazer” por meio de quemaprendeu fazendo, o(re)conhecimento cultural e o con-vívio entre os pares da organizaçãodurante um longo período sem in-terrupção, faz muita diferença e au-xilia no desenvolvimento degrupos/organizações e liderançasdesta Rede, pro-porcionando umaprendizado muitomais efetivo, quepossibilita o em-poderamento dasinformações deforma muito maisprática, didática esimples; possibili-tando, muitas ve-zes, a replicação dessas informaçõesdentro das comunidades/grupos/organizações de Cananéia; sendoque esta prática chamamos de in-tercâmbios.

Muitas vezes uma organiza-ção membro da Rede passa por al-guma dificuldade que outra jápassou e pode contribuir para mi-nimizar ou até resolver o problema;não é raro que uma organizaçãoparceira com realidade parecida coma da Rede ou de seus grupos/orga-nizações tenha conseguido encon-trar soluções para demandasparecidas, enfim...é trocando infor-mações que vai se construindo umanova realidade e (re)conhecendorealidades, que possam auxiliar naresolução ou no desenvolvimentode demandas locais.

Entre os intercâmbios ofe-recidos pela Rede Cananéia pode-mos citar os intercâmbiospedagógicos realizados pela I e IIPegadas Culturais Cultura em Rede– Cananéia Cidade Educadora, ascinco Feiras de ECOSOL – Eco-nomia Solidária, o Seminário deECOSOL – Economia Solidária, asquatro visitas do NGDP – Next Ge-neration Development Programme,

um pro-g r a m ade trei-namento em desenvolvimento sus-tentável para os futuros líderes dobanco HSBC Internacional, a Mis-são de Kien Giang do Vietnã, paraconhecer os Projetos de Gestão Co-munitária e de Manejo de RecursosNaturais, bem como os intercâmbi-os realizados entre os grupos daprópria Rede Cananéia, entre outros.

Já entre osintercâmbios rea-lizados pela RedeCananéia estão aFeira de Troca deSementes e Mu-das Tradicionaisdos Quilombosdo Vale do Ribei-ra, a visita à Co-munidade de

Guapiruvu em Sete Barras, para co-nhecer as estratégias de geração derenda entre as comunidades da re-gião; viagem à Barra do Turvo naCooperafloresta, para conhecer téc-nicas de plantio e escoamento deprodutos agroflorestais, os inter-câmbios junto à Aliança Empreen-dedora, em Curitiba/PR, e gruposassessorados, com o objetivo debuscar informações sobre iniciativasde geração de renda em organiza-ções populares, bem como o funci-onamento das estruturas, logística,produção e escoamento dos produ-tos; a visita à cidade de Paraty/RJ,com o objetivo de conhecer experi-ências geradoras de renda ligadas àatividade cultural e comunidade qui-lombola; viagem para o Ceará paraconhecer a experiência da Rede Tu-cum de Turismo Comunitário, en-tre outros, além da representação daRede Cananéia em eventos interna-cionais como o Fórum Social Mun-dial na Tunísia, Slow Food e TerraMadre na Itália; etc., sem contar osintercâmbios da equipe da Rede paraaprimorar seus serviços e dos pró-prios grupos e organizações, queobjetivam a divulgação, a troca deexperiências e o aprendizado mútuo.

Intercâmbio “Águas”

Casa do Idoso faráBingo Beneficente

Estamos a todo vapor paraa realização de um Mega Bingo em

prol da Casa do Idoso, com organi-zação da presidente Rosa Mandetta,da administradora Irani Wissenberg

e diretores. O evento será realizadono dia 16 de maio, na Quadra Co-berta do Maratayama e será oBINGO DA TECNOLOGIA, sen-

do os prêmios todos voltados aoseletroeletrônicos, como Tablet,Iphone, TV de Led, Noteboocks,celulares, extensores para selfie edemais apetrechos tecnológicos.

As cartelas começaram a servendidas em breve, aguardem!!!!Contamos com a presença detodos.

O Bingo ajudará muito nossosmoradores...participem!!!!

Page 4: Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo ... · bom de pesca. O dono da rede faz visitas periódicas para colher o produto da pesca. ... sobre confecção de canoas caiçaras

Dia do Caiçara

Por Amir Oliveira Garcia Filho

Comunidade escolar durantea exposição de artesanato

Na celebração do Dia doCaiçara foram realizadas palestras,rodas de prosa e exibição de filmesobre confecção de canoas caiçarasna comunidade do Ariri, no dia 15de março, domingo, com participa-ção do Grupo de Fandango BatidoSão Gonçalo e ACUCA – Associa-ção de Cultura Caiçara Cananéia.

Contudo as atividades decomemoração foram iniciadas nodia 13 de março, sexta-feira, na Es-cola Estadual “Professora YolandaAraújo Silva Paiva”, com apresenta-

ção do Grupo São Gonçalo, conta-ção de causos e exposição de peçastradicionais caiçaras pela ACUCA ede artesanato com a CAF – Cana-néia Artes e Fibras. Nos dias 14 e15 de março, sábado e domingo, oDia do Caiçara também foi celebra-do pelo PEF – Programa Escola daFamília da Escola Yolanda, com ati-vidades de leitura sobre o tema, ex-posição de artesanato, confecção decartazes, oficina de desenho, entreoutras ações.

Apresentação e contação decausos com o Grupo São

Gonçalo

As ações tiveram o apoiodo Departamento Municipal deCultura, Associação Rede Cananéia,Programa Escola da Família, EscolaEstadual “Professora Yolanda Araú-jo Silva Paiva”, e ACUCA – Associ-ação de Cultura Caiçara.

Em 20 de setembro de2007 foi instituído o Dia Municipaldo Caiçara, a ser celebrado no dia15 de março de cada ano.

Artesãs da CAF mostraramseu trabalho

Page 5: Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo ... · bom de pesca. O dono da rede faz visitas periódicas para colher o produto da pesca. ... sobre confecção de canoas caiçaras

Rede Cananéia realiza Intercâmbio “Águas” peloProjeto Rede de Empreendedorismo Comunitário

Entre os dias seis e oito demarço, a Associação Rede Cananéia,através do Projeto Rede de Empreen-dedorismo Comunitário,patrocinado pela Petrobras,realizou o Intercâmbio“Águas” sob a organizaçãode Gisele Alves Villar e Fer-nanda Martins, integrantesda equipe da Rede, respon-sáveis pelos intercâmbios.

Participaram daação, que visitou grupos eorganizações membros daRede que constituem a par-te com saída para o mar, sen-do a Enseada da Baleia –Comunidade TradicionalCaiçara, Jovens do Ariri,AMOMAR – Associaçãodos Moradores do Marujá ecomunidade do Pereirinha (dentro efora do PEIC – Parque Estadual daIlha do Cardoso), 26 representantes degrupos/organizações membros daRede, bem como da equipe e sócioscontribuintes,entre elas ARTECA –Associação dos Artesãos de Cananéia,

Cheiro doMato – Produ-tos Naturaiscom PlantasMedicinais doItapitangui, Jo-vens do Ariri,Grupo de Mu-lheres do Re-manescente deQuilombo Re-tiro Ex-Colô-nia Velha, CAF– Cananéia Ar-tes e Fibras,Associação Cultural e

Desportiva de Capoeira Nosso Se-nhor do Bonfim Filhos deCananéia, Fandango Batido

São Gonçalo,Rua do Artesão,Mulheres Arte-sãs doMandira,ACUCA – As-sociação de Cul-tura CaiçaraCananéia e CO-OPERCANIS –Cooperativa deCatadores deMaterial Reciclá-vel de Cananéia.

O obje-tivo da ação foiproporc ionaraos grupos da Rede Ca-nanéia, o conhecimento

das realidades dos grupos que tam-bém fazem parte da Rede, “muitasvezes só conhecemos pelos relatosnas reuniões de Assembleia e Grupo

Ida para a Comunidade do Ariri

Refeição naEnseada

Visita à lojinha na Enseada Conversa com Jovens do Ariri

Conversa com a Comunidade doMarujá

Apresentação de Fandango comFamília Neves no Marujá

de Trabalho de Geração de Renda ejá na prática podemos entender e co-

laborar”, comenta Gisele.“Têm muitos grupos que não

conhecem outros lugares em Cana-néia pelas dificuldades e distâncias,assim os intercâmbios proporcionamuma grande conquista para as pesso-as, que passam a poder colaborar mais

de perto ou simples-mente escutar”, fina-liza Gisele.

Page 6: Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo ... · bom de pesca. O dono da rede faz visitas periódicas para colher o produto da pesca. ... sobre confecção de canoas caiçaras
Page 7: Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo ... · bom de pesca. O dono da rede faz visitas periódicas para colher o produto da pesca. ... sobre confecção de canoas caiçaras

Por Tatiana MendonçaCardoso

Mulheres da Enseada da Baleia participam da 2ª Mostra de EconomiaFeminista e Solidária no Largo da Batata em São Paulo

As mulheres da Enseada daBaleia – Comunidade Tradicional Cai-çara estarão presentes, no dia 11 deabril, sábado, na 2ª Mostra de Econo-mia Feminista e Solidária, quando asmulheres da economia solidária ocu-

parão mais uma vez o Largo daBatata em Pinheiros/SP.

O sentido da mostra feminis-ta é dar visibilidade às mulheres comoprodutoras e como agentes/atoras econômicas, além de demostrarque outra economia não só é possí-vel, como acontece fora da lógica ca-pitalista de organização do trabalho.Nesse sentido, a economia solidária éuma estratégia importante na constru-

ção de forças e na transição entre oatual modelo econômico e o que éproposto para uma sociedade basea-da em igualdade e justiça.

Assim, como na primeira

Mostra, mulheres de São Paulo e ou-tros municípios do Estado, de empre-endimentos urbanos e rurais, irãoapresentar seus trabalhos e sua pro-dução. Além disso, haverá uma pro-

gramação de oficinas, debates, etc.A Mostra de Economia Femi-

nista e Solidária é uma realização daSOF - Sempreviva Organização Fe-minista, em parceria com a RESF/AMESOL e conta com o apoio daSecretaria de Trabalho do Municípiode São Paulo.

Page 8: Associação Rede Cananéia – Boletim Informativo ... · bom de pesca. O dono da rede faz visitas periódicas para colher o produto da pesca. ... sobre confecção de canoas caiçaras

Projeto Vida é iniciadona Casa da Criança

No último dia 12 de março, quinta-feira,foram iniciadas as ações do Projeto e Vida na Casada Criança e do Adolescente de Cananéia, com acolaboração da atual presidente da Associação RedeCananéia e representante no CMAS – ConselhoMunicipal de Assistência Social, Thamar AlvesShimodaira.

A ação foi desenvolvida a partir de um convitedos psicólogos Lucas Petronilho Negrão da Silva ePatrícia Alves Pinto, que também participaram.

Ao todo par t ic iparam da at iv idade seisadolescentes nos períodos da manhã, 09h00, e tarde,14h00, sendo que segundo Thamar foi deixado “umgostinho de quero mais”.

III Módulo da Rede de formadores da Ecosol

Por Tatiana Mendonça Cardoso

Tatiana durante explicação no evento

A Enseada da Baleia – Comunidade TradicionalCaiçara esteve presente, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro,no Curso Estadual no III Módulo da Rede de Formado-res da Ecosol, que teve como tema a comercialização. AEnseada da Baleia foi convidada para contar sobre 50 anosde comercialização com pescados, turismo e ar-tesanato.

“Além decontribuir aprende-mos muito com asexperiências demuitos anos dosformadores nacomercializaçãoe na EconomiaSolidária”, co-menta Tatiana Men-donça Cardoso, liderança dacomunidade.

I Encontro de Mulheres Rurais

Aconteceu nos dias 18 e 19 de março, quarta equinta-feira, oPrimeiro En-contro deMulheres Ru-rais, com par-ticipação deempreendi-mentos de vá-rias etnias, quepuderam con-tribuir com sua vivência e experiência de para o cresci-mento coletivo.

A Associação Rede Cananéia foi representada pe-las suas organizações, como Brunielly Martins Claudinoda Rua do Artesão, Maria de Fátima de Almeida da CO-OPERCANIS - Cooperativa de Catadores de MaterialReciclável de Cananéia, além de Creusa Coutinho e GeniCunha Teixeira do Grupo de Mulheres Costureiras e Ar-tesãs do Quilombo Mandira.