Top Banner
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GUINESS COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA PROFESSOR VIRGÍLIO ALUNOS: ALINE DE OLIVEIRA, GABRIEL MARINHO, GABRIEL RÜBINGER, LEONARDO VIEIRA E THAMIRES URCINO ANO: 2º A
8

ASCARIS LUBRICOIDE

Jun 23, 2015

Download

Documents

gabrielrbetti
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: ASCARIS LUBRICOIDE

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GUINESSCOMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA

PROFESSOR VIRGÍLIOALUNOS: ALINE DE OLIVEIRA, GABRIEL MARINHO, GABRIEL

RÜBINGER, LEONARDO VIEIRA E THAMIRES URCINOANO: 2º A

Page 2: ASCARIS LUBRICOIDE

◦ O parasita Ascaris Lumbricoides Ascaris Lumbricoides causa a causa a Ascaridíase. Ascaridíase. É conhecido É conhecido popularmente como lombriga, e é possível popularmente como lombriga, e é possível que que 1 bilhão de pessoas 1 bilhão de pessoas estejam estejam infectadas por esse parasita.infectadas por esse parasita.

◦ Ele afeta as crianças mais frequentemente, alojando-se normalmente no intestino delgado.

◦ O macho mede cerca de 15-30 cm de comprimento; a fêmea, 25-40cm.

◦ A fêmea pode produzir até 200.000 ovos por dia durante um ano.

◦ A diferença entre a fêmea e o macho, além do tamanho, é a na extremidade posterior. A fêmea tem a extremidade cônica e lisa, enquanto no macho é curva com duas pontas.

Page 3: ASCARIS LUBRICOIDE

Ocorre contaminação com a ingestão dos ovos do Ascaris. O homem infecta-se ingerindo água ou alimentos crus contaminadas com fezes humanas. As crianças podem se contaminar através do solo, se levarem as mãos do solo contaminado à boca.

Page 4: ASCARIS LUBRICOIDE

◦ Os ovos entram pela boca e não são digeridos pelo organismo. Seguem ao intestino, onde os vermes eclodem.

◦ Os vermes perfuram a parede do intestino e seguem pela circulação sanguínea até os pulmões.

◦ Passam novamente pelo estômago e chegam de novo ao intestino, onde eles atingem a maturidade e liberam ovos que são eliminados com as fezes.

Page 5: ASCARIS LUBRICOIDE
Page 6: ASCARIS LUBRICOIDE

◦ Na grande maioria dos infectados não causam nenhum sintoma.

◦ No período de migração para outros órgãos, se existirem em grandes números, podem causar irritação pulmonar com hemorragias tosse com sangue

◦ Na maturação após a chegada do intestino podem ocorrer nauseas, vômitos, diarréia e dor abdominal.

◦ Complicações graves são raras e predominantemente em crianças que têm grande número de parasitas; geralmente são causadas somente com número extremamente grande de parasitas.

Page 7: ASCARIS LUBRICOIDE

◦ Utilização de calçados (sapato ou sandália), evitando o contato direto com o solo contaminado; ◦ Fornecimento de infra-estrutura básica para a população, proporcionando saneamento básico e condições adequadas de higienização; ◦ Ter o máximo de cuidado quanto ao local destinado ao lazer das crianças, pois acabam brincando com terra;

◦ Cuidados higiênicos no preparo dos alimentos (particularmente de verduras)

◦ Combate aos insetos domésticos, pois moscas e baratas podem veicular os ovos;

TRATAMENTO: Através de vermífugos receitados pelo médico, como Albendazol.

AGORA EU SÓ ANDO DE SAPATO, UAI!

Page 8: ASCARIS LUBRICOIDE

 

(FEI-SP) Em 1978, exames médicos realizados em 4790 escolares de 28 estabelecimentos de ensino de primeiro grau, localizados em São Paulo, revelaram que 22,31% são anêmicos e 90% têm pelo menos um tipo de verme. Destes 90%, 67,8% são portadores de, no mínimo, três espécies diferentes de vermes. Cite duas medidas profiláticas gerais no combate às verminoses.