Top Banner
VELHOGENERAL.COM.BR AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS 1 26/09/2019 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIAS: ANÁLISE, GEOPOLÍTICA, GUERRA ASSIMÉTRICA, GUERRA HÍBRIDA, ONU, OPERAÇÕES DE PAZ AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS Por Major Victor Almeida Pereira* Militares das Forças Armadas Libanesas (LAF) em exercício conjunto de tiro com a UNIFIL (Exercício Steel Storm), em 19 de setembro de 18, atividade voltada para a construção de capacidades nas forças locais, um dos pontos chave do mandato da UNIFIL (Foto: Pasqual Gorriz/UN/via Flickr). Nos últimos anos, o estabelecimento de uma ordem internacional mais estável e a preservação da paz mundial tornaram-se a maior preocupação da civilização ocidental, em virtude da ocorrência de duas guerras mundiais no espaço de uma mesma geração e da consequente possibilidade da eclosão de uma guerra nuclear. Nesse contexto, pode-se dizer que a preservação da paz tende a ser mais requisitada no concerto das nações, tornando o confronto ostensivo, deliberado e ilimitado entre Estados soberanos cada vez mais uma exceção 1 . A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada partindo-se desse pressuposto, visto que, após a Segunda Guerra Mundial, as lideranças globais sentiram a necessidade de estabelecer um período de paz mais duradouro e menos volátil. A ONU seria, portanto, uma forma de contribuir para a solução do problema da guerra, visto por Martin Wight como sendo uma consequência da ausência de um governo supranacional, ou seja, de um estado de anarquia internacional 2 . No entanto, a Carta de São Francisco não foi suficiente para corresponder a tamanha expectativa. Ao longo de sua existência, a ONU, naturalmente, não logrou evitar inúmeros conflitos como as guerras na Coreia, no Vietnã, dentre outras, incluindo as disputas associadas à própria Guerra Fria. Ademais, o
15

As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

Mar 14, 2020

Download

Documents

dariahiddleston
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

VELHOGENERAL.COM.BR ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS 1

26/09/2019 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIAS: ANÁLISE, GEOPOLÍTICA, GUERRA ASSIMÉTRICA, GUERRA HÍBRIDA, ONU, OPERAÇÕES DE PAZ

AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS PorMajorVictorAlmeidaPereira*

MilitaresdasForçasArmadasLibanesas(LAF)emexercícioconjuntodetirocomaUNIFIL(ExercícioSteelStorm),em19desetembrode18,atividadevoltadaparaaconstruçãodecapacidadesnasforçaslocais,umdos

pontoschavedomandatodaUNIFIL(Foto:PasqualGorriz/UN/viaFlickr).

Nosúltimosanos,oestabelecimentodeumaordeminternacionalmaisestáveleapreservaçãodapazmundialtornaram-seamaiorpreocupaçãodacivilizaçãoocidental,emvirtudedaocorrênciadeduasguerrasmundiaisnoespaçodeumamesmageraçãoedaconsequentepossibilidadedaeclosãodeumaguerranuclear.Nessecontexto,pode-sedizerqueapreservaçãodapaztendeasermaisrequisitadanoconcertodasnações,tornandooconfrontoostensivo,deliberadoeilimitadoentreEstadossoberanoscadavezmaisumaexceção1.

AOrganizaçãodasNaçõesUnidas(ONU)foicriadapartindo-sedessepressuposto,vistoque,apósaSegundaGuerraMundial,asliderançasglobaissentiramanecessidadedeestabelecerumperíododepazmaisduradouroemenosvolátil.AONUseria,portanto,umaformadecontribuirparaasoluçãodoproblemadaguerra,vistoporMartinWightcomosendoumaconsequênciadaausênciadeumgovernosupranacional,ouseja,deumestadodeanarquiainternacional2.

Noentanto,aCartadeSãoFrancisconãofoisuficienteparacorresponderatamanhaexpectativa.Aolongodesuaexistência,aONU,naturalmente,nãologrouevitarinúmerosconflitoscomoasguerrasnaCoreia,noVietnã,dentreoutras,incluindoasdisputasassociadasàprópriaGuerraFria.Ademais,o

Page 2: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

2 ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR

surgimentodeoutrasaliançasregionaiscomooextintoPactodeVarsóvia,aOrganizaçãodoTratadodoAtlânticoNorte(OTAN)eaOrganizaçãodosEstadosAmericanos(OEA)demonstrouqueointuitodeseconstituirumainstituiçãoglobalúnicaparasolucionarasdisputasmundiaisnãofoiplenamenteatingido.Asgrandespotênciascontinuaramaexercerinfluênciapolíticaemoutrospaíses,inclusivepormeiodaintervençãoarmada,mesmodiantedeumaposturacontráriadoConselhodeSegurançadaONU.

Todavia,nãosepodeinferirqueaONUfracassou,comoocorreuàLigadasNaçõesapósaPrimeiraGuerraMundial.NãoháevidênciasdequeaONUtenhacondiçõesplenasdeevitarasguerras,porémélícitoadmitirqueelacontribuiuparaquediversosconflitosfossemencurtados:naIndonésiaenaPalestina,em1949;noEgito,em1956e1973;enaCaxemira,em19653.

Emverdade,oqueseverificoufoiumamudançanoperfildaorganização,particularmenteapósofimdaGuerraFria,umavezque,apartirdaquelemomento,ahegemonianorte-americanaeuma“pretensamultipolaridade”passaramacaracterizaraordemmundial.Senosseusprimórdios,aONUforauminstrumentodepolíticaexternadaspotências,atualmente,elaconsisteemumimportanteforodenegociaçãomultilateral,dadaasuaconstituiçãoatual(193países-membros).ParaMartinWight,aONUaumentou“aintensidadedalutapelopodertravadaentre”paísesdemenorexpressãopolíticaou“have-notseaspotênciasdostatusquo”,namedidaemqueincrementoua“importânciainternacionaldaspotênciashave-not,permitindoaelasseorganizaremparaformarumgrupodepressãocompesodiplomáticoepropagandísticomuitomaiordoqueseriamcapazesdeobterdeoutraforma”4.

EmfacedanovaconcepçãodaONU,novasnecessidadessurgirame,comelas,novosconceitos.Emboradesde1948,asNaçõesUnidasjátratassemdasquestõesdemanutençãodapaznoâmbitodesuaDivisãodeAssuntosPolíticos,foisomenteem1992quesecriouoficialmenteoDepartamentodeOperaçõesdeManutençãodePaz(DepartmentofPeacekeepingOperations–DPKO)–umadasprimeirasdecisõestomadasporBoutros-Ghaliaoiniciarseumandato5.

Desdeentão,asoperaçõesdepaztêmsidoempreendidasemtodoomundocomfrequênciacadavezmaior.Porém,asmudançasconstantesnocenáriointernacionaleosurgimentodenovasameaçasàpazmundialtêmexigidodaONUaimplementaçãodeoperaçõesmaiscomplexas,alémdenovasabordagens,afimdefazerfrenteàproblemáticaatual.

A Guerra de Quar ta Geração , a Guerra H íbr ida e as Ameaças Ass imétr icas Aconcepçãotradicionaldaguerra,conformeaordeminternacionaldecorrentedaPazdeWestfáliaem1648,pressupõequeasameaçasaosEstadossãoprovenientes,principalmente,dasforçasarmadasdeEstadosantagônicos.Entretanto,osurgimentodeoutrosatorestemconstituídonovafontedeameaçascontraosEstadosecontraasegurançainternacional.

Page 3: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

VELHOGENERAL.COM.BR ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS 3

Assimsendo,entendercomoaguerratemsidofeitaéfundamentalparaacompreensãodasatuaisameaças.SegundoClausewitz:

Aguerranadamaisédoqueumdueloemgrandeescala.Inúmerosduelosfazemumaguerra,maspodeserformadaumaimagemdelacomoumtodo,imaginando-seumpardelutadores.Cadaumdelestenta,atravésdaforçafísica,obrigarooutroafazerasuavontade.Oseupropósitoimediatoéderrubaroseuoponentedemodoatorná-loincapazdeoferecerqualqueroutraresistência.Aguerraé,portanto,umatodeforçaparaobrigaronossoinimigoafazeranossavontade6.

Assume-se,portanto,queaguerrapodeserrealizadanãosomenteporduasforçasestatais,maspordoisgruposantagônicosquaisquer,ondeafinalidadegeraléaimposiçãodeumavontadesobreaoutra.

Umbreveolharsobreoscombatessucedidosnomundorevelaqueacondutadaspartesbeligerantessofreudiversasvariaçõesaolongodahistória,particularmentequandosecomparamasguerrastravadasemmomentoshistóricosdistintos.

Nessesentido,WilliamS.LindequatrooficiaisdoExércitoedoCorpodeFuzileirosNavaisdosEstadosUnidosdaAmérica(EUA)desenvolveramummodelodeestudodosconflitosintitulado“TheChangingFaceofWar:IntotheFourthGeneration”,tendocomomarcotemporalinicialaPazdeWestfália,emqueosEstadospassaramadeteromonopóliodaguerra7.Nessemodeloteórico,sintetizadonaTabela1,osautoresdefiniramquatrogeraçõesparaoestudodaguerramoderna.

Tabe la 1 : As Gerações da Guerra Moderna

(Fontes:WilliamS.Lindetal.,“TheChangingFaceOfWar:IntoTheFourthGeneration”,MarineCorpsGazette,October1989;AlessandroVisacro,AGuerranaEradaInformação,SãoPaulo:Contexto,2018,p.116).

Aguerradequartageração(fourth-generationwarfare–4GW)representaumretornoaoperíodopré-Westfália,noqualmúltiplosatoresseriampotenciaisbeligerantes.Àmedidaqueaguerrainterestatalpassaaserexceção,onúmerode“conflitosdebaixaintensidade”entrediferentesorganizaçõesaumenta.Assoberaniasnacionaisjáestãosendoenfraquecidaspororganizaçõesqueserecusamareconheceromonopólioestatalsobreaviolênciaarmada.Assim,com

Page 4: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

4 ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR

novasformasdeconflitoquesemultiplicameseproliferam,aslinhasdivisóriasentrepúblicoeprivado,governoepovo,militarecivilsetornamobscurascomoeramantesde16488.

Há,portanto,noatualcenário,umapredominânciadoscombatescomparticipaçãodeatoresnãoestatais,ouseja,nãoconvencionais,emrelaçãoaostradicionaisconflitosinterestatais.Muitasdastáticasassimétricasempregadasporforçasirregularesconsistememtáticasdeguerrilha,incluindométodosespecíficosdeterrorismo9.Nessesentido,“nãorestadúvidadeque[...]aguerrairregular,pordefiniçãoeprática,permanecerácomoaformadeconflitopredominante”nas4GW10.

TreinamentodedesminagemrealizadopelaUNIFILparacapacitarelementosdasForçasArmadasLibanesas(LAF),em12dejunhode2018,dentrodocontextodedesenvolvimentodecapacidadesnasforçasdesegurança

locais(Foto:PasqualGorriz/UN/viaFlickr).

Outroconceitoatualéodeguerrahíbrida,cunhadopelotenente-coronel(USMC)FrankHoffman,afimdedefinirosnovosconflitosnoséculoXXI.TomandoaorganizaçãolibanesaHezbollahcomoprotótipodeestudo,Hoffmanoconceituoucomoumaameaçahíbrida,ouseja,aquelaqueagregacapacidadesconvencionaisetáticasirregulares,quevãodesdeoempregodefoguetesemísseisatéoterrorismoeavinculaçãocomatividadescriminosas,comoocontrabandoeotráficodearmaseentorpecentes11.Paraoautor,essetipodeorganizaçãohíbridaconstituiriaumanovaformadeameaçaàpazmundial,oquelevariaosEstadosatambémadquiriremcertascapacidadeshíbridas,fazendocomqueoscombatessedeemtantonoespectroconvencional,quantononãoconvencionalsimultaneamente12.Isso,defato,jávemocorrendoemmuitoslugares,comoseobservourecentemente,porexemplo,naquestãoucranianade2014.

Page 5: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

VELHOGENERAL.COM.BR ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS 5

Cabe,portanto,questionarseaONU,pormeiodesuasforçasdemanutençãodapaz,encontra-sepreparadaparasedefrontarcomessetipodecenário.

A Evo lução das Operações de Paz DesdeacriaçãodaONU,em1945,atéofinaldadécadade80,ocorrerammaisdecemconflitosemtodoomundo,deixandoumtotaldeaproximadamente20milhõesdemortos.EssaaparenteineficiênciadaONUpodeserexplicada,emgrandeparte,pelosvetosàatuaçãodaOrganização,atestandoassimadivisãoideológicaquemarcavaapolíticainternacionalnoperíododaGuerraFria,bemcomoaexistênciadeinteressesdivergentesentreosEstados-membros13.

Todavia,comofimdaGuerraFria,aONUemergiu,aomenosemtese,comouminstrumentocentralmaisefetivoparaaprevençãoesoluçãodeconflitos,assimcomoparaapreservaçãodapaz.Pormeiodafigura1,épossívelobservaraevoluçãodasoperaçõesdepazdaONUaolongodepoucomaisde20anosdeexistênciadoDPKO.

PatrulharealizadaporintegrantesdosegmentofemininodaUNIFIL,em13dedezembrode2017,afimdeinteragircomasmulhereslocais.Essasatividadescontribuemparaincrementaroapoiodapopulaçãoaocomponentemilitar,refletindonadiminuiçãodashostilidades(Foto:PasqualGorriz/UN/viaFlickr).

Emsua“AgendaparaaPaz”,em1992,Boutros-GhaliassimtraçouosobjetivosdasNaçõesUnidasparaamanutençãodapaz[traduçãodoautor]:

• Buscaridentificarnoestágiomaisembrionáriopossívelsituaçõesquepossamdesencadearconflitosetentarpormeiodadiplomaciaremoverascausasdessassituaçõesantesdaeclosãodaviolência(preventivediplomacy);

Page 6: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

6 ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR

• Ondeoconflitoeclodir,engajar-senapromoçãodapaz(peacemaking),voltadaàsoluçãodasquestõesquelevaramàshostilidades;

• Pormeiodamanutençãodapaz(peacekeeping),trabalharnapreservaçãodapaz,enquantofrágil,ondeashostilidadestenhamcessadoeassistirnaimplementaçãodosacordosconseguidospelospacificadores(peacemakers);

• Estaremcondiçõesdeapoiaraconstruçãodapaz(peace-building)emseusdiferentescontextos:reconstituirasinstituiçõeseasinfraestruturasnacionaisafetadaspelaguerra;erestaurarrelaçõespacíficasentreasnaçõesemguerra;

• Eemumcontextomaisamplo,lidarcomascausasmaisprofundasdosconflitos:desigualdadeeconômica,injustiçasocialeopressãopolítica14.

Dessaforma,Boutros-GhaliacaboupordefinirasprincipaisoperaçõesdepazemqueasNaçõesUnidastrabalhariamapartirdeentão:adiplomaciapreventiva(preventivediplomacy),aqualestávinculadaaoprimeiroobjetivosupracitado;apeacemaking;apeacekeepingeapeace-building.

Aodissertarsobreousodaforçamilitarnasatividadesdepeacekeeping,Boutros-GhaliconcluiuqueodesdobramentodasforçasmilitaresdaONUexpandeaspossibilidadesdaprevençãodeconflitos,facilitaaexecuçãodasatividadesdepeacemakinge,emmuitoscasos,servedepré-requisitoparaaconstruçãodapaz(peace-building).

Frutodenovasexigênciasdaagendaglobal,oSecretário-GeraldaONU,em1995,redigiunovorelatório,intitulado“SuplementodaAgendaparaaPaz”,emqueforamincluídas,noroldasoperaçõesdepaz,assanções,asatividadesdedesarmamentoedepeace-enforcement(imposiçãodapaz).EmquepeseBoutros-Ghalitratardasenforcementactionsnodocumentoanterior,énoSuplementoqueeledetalhataisoperações15.

Contudo,nãoficaramclarasasdiferençasentreopeacekeepingcomempregodeforçamilitareopeace-enforcement,hajavistaambasasatividadesseremdesencadeadascombasenocapítuloVIIdaCartadaONU.Ademais,oaumentodosconflitosintraestataisemrelaçãoaosinterestataiscontribuiuparagerarconfusãoentreosconceitos.Issoporqueoconsensoentreasparteseraoprincipaldiferencialnadecisãopelousodaforça.Enquantonopeacekeepinghaveriaoconsenso,nopeace-enforcementelenãoocorreria.MastaisconceitosforambaseadosemumpretensoconsensoentreEstados.ApósaGuerraFria,comoincrementodosconflitosinternos,asforçasestataisdeixaramdeserosatorespreponderantesnoscombateseasameaçasnãoestataisassimétricasganharammaiorrelevância.Nessesentido,cabeoquestionamento:comoobteroconsensonoestabelecimentodessasmissões?Oconsensodeveserobtidoentretodososatoresousomentecomoatorgovernamental?SenãoháconsensoentreasforçasestataisenãoestataisesedecideporumaintervençãopelaforçadaONU,estar-se-iadiantedeumaatividadedepeacekeepingoudepeace-enforcement?

Talimprecisãoconceitual,porém,nãoimpediuaONUdeempreenderaschamadas“operaçõesdemanutençãodepazrobustas”,sobaégidedocapítulo

Page 7: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

VELHOGENERAL.COM.BR ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS 7

VIIdaCarta.IssocorroboraaafirmaçãodeBoutros-Ghalidequeousodaforçapermitemaiorliberdadeaospeacemakerseaospeace-buildersnaconsecuçãodosmandatos.Alémdisso,imprimemaiorvelocidadederespostaàONU,noscasosdeescaladaabruptadaviolência,emquesefaçanecessárioumaumentonousodaforçaparaconterashostilidades,assimcomoparaconterviolaçõesnosdireitoshumanos16.Caberessaltarqueamaiorpermissividadenousodaforçanaspeacekeepingoperations(PKO)sedeve,sobretudo,àsexperiênciasmalsucedidasdaONUnadécadade1990,emRuanda,naSomáliaenaBósnia,emqueosgenocídiosnãopuderamsercontidospelafaltadeinstrumentoscoercitivosporpartedasforçasdepaz17.Noentanto,nãoháconsensoentreospaísescontribuintescomtropa(troopcontributingcountries–TCC)acercadalegitimidadedessesinstrumentos,emrazãodajulgadaintervençãonasoberaniadasnações,oque,paraalguns,fereosprincípiosdaOrganização.Masatéopresentemomento,apesardasdivergências,ousodaforçaencontra-seconsagradonasoperaçõesdepaz.

FIGURA 1 – Evo lução das Operações de Paz da ONU após a Guerra Fr ia em face da Con juntura Mundia l

Fonte:imagemproduzidapeloautor

Reafirmandoessanecessidadedoempregodaforçamilitar,aONUpromoveuem2000,umPainelsobreasOperaçõesdePazdasNaçõesUnidas,sobacoordenaçãodeLakhdarBrahimi,emquefoidiscutidooadventodasoperaçõesdepazmultidimensionaisecomplexasemrazãodacrescenteatuaçãodaOrganizaçãoemconflitosintraestatais18.Essenovoconceitodeoperaçõesdepazrequereuaconstituiçãodecomponentespoliciais,civisemilitares,atuandoemumambienteinteragências,afimdedarmaiorflexibilidadeàONUeparapermitirumaabordagemmultifocaldaproblemáticadosconflitos,osquaisquasesemprepossuemraízesnãosónaesferamilitar,mastambémemquestõessociais,étnicas,econômicasepolíticas.Nessecontexto,aforçamilitaréapenasumdosinstrumentosparaasoluçãodoproblema,particularmentenoiníciodamissãodepaz,emquesebuscaatingirumnívelsatisfatóriodesegurançaparaarealizaçãodasatividadesdepeace-building.

Page 8: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

8 ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR

Outropontoimportante,discutidonoPainel,foiaquestãodoconsentimentodaspartesemconflitoparaalegitimaçãodasaçõesdaONU.NorelatóriodoPainel,comumentechamadodeRelatórioBrahimi,pode-seobservarqueaOrganizaçãopassouaadotarumaposturamaisflexíveleproativa,notocanteaoconsentimentodaspartes,umavezquenasguerrasintraestatais,osdiversosatoresenvolvidoscostumammanipularasituação,nointuitodeprejudicaremoprocessodepacificaçãoouaindacomoobjetivodeseveremfortalecidosemrelaçãoàsoutraspartesdoconflito.CondicionarasintervençõesdaONUsomenteàobtençãodoconsensodetodasaspartesenvolvidasnosconflitosnãosomenteatrasa,comoimpedeaconstruçãodapaz.Sendoassim,defendeu-senoPainelaadoçãodeoperaçõesdepazrobustecidasnocomponentemilitar19,dandomaiorflexibilidadeeaumentandoacapacidadedeintervençãodaONUemsituaçõesdeescaladaabruptadaviolência.

Comisso,oquesevênoRelatórioBrahimiéumacompilaçãodosconceitosdepeacekeepingepeace-enforcementemumnovoconceitodeoperaçõesdepaz,noqualousodaforçaeosesforçosdereconstruçãoseconjugamemigualimportância,dotandoaOrganizaçãodemaioradaptabilidadenosambientescomplexosemqueatua.Emquepeseasemelhançaentreessesconceitos,acontribuiçãodeBrahimi,emcomplementoaospareceresdeBoutros-Ghali,jápermiteelencaralgumasdiferençasentreambososinstrumentos,asquaispodemsersintetizadasconformenaTabela2.

TABELA 2 – D i ferenças en tre PKO com Mandatos Robustos e PEO

Fonte:AdaptadodePriscilaLianeFettFaganello,OperaçõesdeManutençãodaPazdaONU:dequeformaosdireitoshumanosrevolucionaramaprincipalferramentainternacionaldapaz,Brasília:FUNAG,2013.

Ummarcohistórico,porém,viriaainfluenciarnovamenteodesdobramentodasoperaçõesdepaz:osatentadosterroristasdo11deSetembrode2001nosEUA.AaçãodaAlQaedanessesatentadosconstituiuummarconoterrorismotransnacional,noqualcélulasestanquesouindivíduosisolados(“lobossolitários”)passaramaexportaraviolênciainternacionalmente,semanecessidadedenenhumapoiodapopulaçãoesemqualquerbaseterritorialfisicamenteconstituída20.EstimativasdoBancoMundialsugeremqueessesatentados“elevaramonúmerodepessoasvivendoabaixodalinhadapobrezaem10milhões”equeoprejuízoeconômicocausado“àeconomiamundialexcedeuos80bilhõesdedólares”21.Maisumavez,aONUviu-sediantedanecessidadedereestudaroseupapelnocombateaameaçasprovenientesdeatoresnãoestatais.

Page 9: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

VELHOGENERAL.COM.BR ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS 9

O Pape l da ONU e o Cará ter T ransnac iona l das Ameaças Ass imétr icas Emdezembrode2004,emrespostaaocoordenadordoPainelsobreAmeaças,DesafioseMudanças(High-levelPanelonThreats,ChallengesandChange),KofiAnnan,entãosecretário-geraldaONU,afirmouqueeraimprescindívelparaaorganizaçãodesenvolvercapacidadesdecontraterrorismo,emvirtudedasnovasameaçasrepresentadaspelasorganizaçõesterroristastransnacionaisquecomprometiamosesforçosdepazmundial22.CabelembrarqueaAlQaedajáhaviadeclaradopublicamentequeaONUeraumalvosprioritário.OpróprioKofiAnnaneSérgioVieiradeMello,porexemplo,eramduasdaspersonalidadesdaONUvisadaspelaAlQaeda,emrazãodoprotagonismodeambosnaindependênciadoTimorLeste,queeravistapelaorganizaçãoterroristacomoumdesmembramentodaIndonésia,maiorpaísmuçulmanodaÁsia23.

TABELA 3 : Medidas suger idas à ONU pe lo H igh-Leve l Pane l on Threa ts , Cha l lenges and Change (2004) para fazer f ren te ao terror ismo e ao cr ime organ izado t ransnac iona l

Fonte:U.N.Secretary-General’sHigh-levelPanelReportonThreats,ChallengesandChange,AMoreSecureWorld:OurSharedResponsibility,U.N.Doc.A/59/565

Aliadaaoterrorismo,outraameaçatransnacionaltambémpassouacomprometersobremaneiraasegurançainternacional:ocrimeorganizado.Nessaconjuntura,ficouevidentequenenhumEstado,pormaispoderosoquefosse,seriaimuneaessasameaças,poiselaspermeiamassociedadesglobal,regionalenacionalemtodososníveis.

Page 10: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

10 ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR

Noquetangeespecificamenteàsameaçasassimétricassupracitadas,oPainelde2004sugeriualgumasmedidasaseremtomadaspelaONU,asquaisseencontramelencadasnaTabela3,acima.

Atransnacionalidadedasameaçasassimétricaspassou,então,aexigirumaabordagemmultinacional.Aameaçaàpazdeixoudeserexclusividadedepaísescolapsados,paraatingirtambémEstadosconsolidados,cominstituiçõespermanenteseemplenofuncionamento.Reforçandoesseentendimento,aONUemitiu,em2009,umrelatóriodenominado“ANewPartnershipAgenda”,conhecidotambémcomoIniciativaNewHorizon,emquesereafirmouanecessidadedeumaumentononúmerodeTCC,bemcomoseincentivouumamaiorinteroperabilidadeentreosEstados,comoformadeampliaracapacidadedeintervençãodaOrganizaçãoemsituaçõesderupturaouameaçaàpaz24.

Nessesentido,ointentodasNaçõesUnidassegundoaIniciativaNewHorizonfoifomentarodesenvolvimentodetropasdeprontoempregonosTCC,afimdepermitirumrápidodesdobramentoemambientesemquefossenecessáriaaatuaçãodaONU25.Afinal,ofatodeessasameaçasseremvoláteiseatuarememtodooglobo,aliadoaumapossívelincapacidade–aindaquemomentânea–deumEstadoemsecontraporaelas,podetornarnecessáriaumaintervençãoouumapoiodaOrganizaçãonarestauraçãodapaz,nomaiscurtoprazopossível.Assim,havendotropasdisponíveisnosTCC,emsituaçãodeprontidão,essacapacidadederespostadaONUseria,pois,maissatisfatória.LakhdarBrahimijáhaviafeitoreferênciaàs“brigadasdeprontaintervenção”,porémonovomodusoperandidasameaçaseafaltadeadesãodepaísesparaessainiciativafizeramcomquetalaspectofossereiteradonaNewHorizon.

Todavia,em2011,maisumacontecimentoviriaaafetaraatuaçãodaONUnocenáriointernacional,emrazãodoseupotencialdegerarmaisinstabilidadepolíticaemumaregiãodogloboquejávivenciavaoutrascriseseconflitos:aPrimaveraÁrabe.Asinsurgênciassurgidasapartirdesseevento,juntamentecomainstabilidadenoIraquepós-guerra,tornaramessesambienteslocaispropíciosaofortalecimentodeorganizaçõesterroristastransnacionais.OEstadoIslâmico(EI),grupoterroristatransnacionalmaisoperantenaatualidade,surgiunesseemaranhadodecrisespolíticasinternasedisputaspelopodernaregião.

Em2015,asNaçõesUnidas,novamente,conduziramumpaineldediscussãosobreasoperaçõesdepaz–oHigh-levelIndependentPanelonPeaceOperations–noqualforamemitidasnovasrecomendaçõesàatuaçãodaONU,anteofortalecimentodasameaçasassimétricas.

ComoformadeflexibilizaroempregodaOrganização,diantedainstabilidadeconjunturalcaracterísticadosambientesoperacionaisemqueaONUatua,oPainelsugeriuaalteraçãodanomenclatura“peacekeepingoperations”para“peaceoperations”,admitindoqueoespectrodasoperaçõesdepazébastanteamploe,muitasvezes,osdiversostiposdeoperaçõesdepazocorremsimultaneamenteemummesmoambiente26.

OutropontoabordadonoPainelde2015foiaatuaçãodaONUematividadesdecontraterrorismo.Chegou-seàconclusãodequeasforçasdepaznãopossuem

Page 11: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

VELHOGENERAL.COM.BR ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS 11

capacidadesparaseengajaremaçõescontra-terror,poislhesfaltamequipamentoespecífico,estruturadeInteligênciaedelogísticaepreparaçãomilitaradequadaparasecontraporàameaçaterrorista.Noentanto,arecomendaçãodoPainelédequeessasforçasdeveriamrecebertreinamentoespecífico,principalmenteparaprotegerciviseosintegrantesdasNaçõesUnidasdesdobradosnaáreaconflagrada,emquepeseocontraterrorismoseratribuiçãodogovernolocaloudeumacoalizãoadhocautorizadapeloConselhodeSegurançadaOrganização(CSNU)27.

Assim,agrandedificuldadeéestabelecerqualolimitedeatuaçãodaONUnocombateaoterrorismo.OsintegrantesdoPainelsugeremqueumadivisãodetarefasdeveserfeitaentreogovernolocaleaforçadepaznasatividadesdecontraterrorismo28.Entretanto,essadivisãoébastantecomplexa,emvirtudedacapilarizaçãodaameaçaterroristanosdiversosníveisdasociedade.Nospaísesemqueessacapilarizaçãoatingiu,inclusive,aesferagovernamental,porexemplo,torna-sebastanterestritaedifícilessadivisãodetarefas.Aesserespeito,cabeindagarseasatividadesdecontraterrorismodeveriamrecairsobreaforçadepazjádesdobradaousecaberiaaoCSNUaprovarumanovacoalizãoparalidarcomoproblema.

Conc lusão YitzhakRabin,ex-Primeiro-MinistrodeIsrael,aosemanifestarsobreocombateaoterrorismointernacional,afirmou:

“Arespostaaoterrorismointernacionaltambémdeveserinternacional.Asnaçõestêmqueencontrarumamaneiradecooperaçãocontraaredeterrorista.[...]Proponhoqueessetipodecooperaçãosejainstitucionalizadoetornadoconcreto.Ospaísesqueoptaremporcoordenarsuasaçõescontraoterrorismointernacionaldeveriamcriarumaorganizaçãointernacionalespecialcomtalpropósito.[...]essaorganizaçãonãopoderiaserestabelecidadentrodamolduradasNaçõesUnidas29”.

Ficaevidente,portanto,queacooperaçãomultilateraléumaspectoimprescindívelparaosucessodasoperaçõesdecombateàsameaçasassimétricas,sejamelasorganizaçõesterroristasoucriminosas,emquepese,paraRabin,aONUnãosejaoorganismomaisadequadoparatal,emrazão,sobretudo,dasdivergênciasideológicasnoâmbitodosEstados-naçãosobrequestõescomoanãointervençãoeadefiniçãodeterrorismo.

Contudo,adespeitodeaONUassumirounãoesseprotagonismo,ofatoéqueasforçasdepazcontinuarãoasedepararcomameaçasassimétricasnos“hostcountries”.Aquestãoécomosecontraporaelas,afimdeassegurarocumprimentodomandato,aproteçãodaforçaedapopulaçãolocal.

Sendoassim,asforçasdepazdeverãopassarporadaptaçõesnoseutreinamentoenasuaconstituição,alémdenecessitaremdeestruturasvoltadastambémparacombateressetipodeameaça:destacamentoscontra-terrorcompostosporoperadoresdeforçasespeciais,equipesdeinteligênciahumana,meiosde

Page 12: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

12 ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR

inteligênciadeimagensedesinaiscompatíveiscomasnovasnecessidadesdeinformação,equipesespecializadasemdesativaçãodeexplosivosimprovisados,operadorespsicológicos,centrosdecoordenaçãointeragências,dentreoutras.Essasestruturas,apósoprocessodepazingressarnafasedepeace-building(ounormalização),poderãoservirdetreinamentoàsforçasdesegurançalocais,comosuporteàreestruturaçãodecapacidadesdoEstadoanfitrião.

EstudantesdeescolapúblicaemAytarun(Líbano)participamdepalestrasobreaUNIFILesobreaBlueLine(linhadecessar-fogonafaixadefronteiraentreLíbanoeIsrael)em7denovembrode2017.Essapalestraépartedeiniciativasvoltadasàreduçãodetensõesnoâmbitodapopulaçãolocal,sobretudodejovensecrianças,osquaissãomaissujeitosàpropagandaextremista(Foto:PasqualGorriz/UN/viaFlickr).

Éincontroversoqueaconfrontaçãoàsameaçasassimétricastransnacionaisrequerumarespostaproativaporpartedacomunidadeinternacional.Osataquesdo11deSetembrode2001mostraramqueosEstados,assimcomoasinstituiçõesdesegurançacoletiva,falharamaoacompanharasmudançasnanaturezadenovosatores.

Masoquedeveficarclarotambéméqueaforçamilitarnãoéoúnicomeioparasecombaterasameaçasassimétricas.Oconsentimentodapopulação(doEstadooudoambienteemquehajaintervenção)éfatordesucessonasoperações.Nessesentido,açõesvoltadasparareduçãodapobrezaedodesemprego,investimentosemeducaçãoinfantiledosjovenseoutrasatividadesdecunhopsicossocialsãofundamentais,poisreduzemsobremaneiraouniversopassívelderecrutamentoporpartedasorganizaçõescriminosaseterroristas.

Oaspectomaisimportante,todavia,éoreconhecimentoporpartedacomunidademundialdequeasameaçasassimétricasconstituemumproblematransnacional,global,enãosãoexclusividadedeEstadosfalidosouvinculadosadeterminadasideologiasradicais.Sendoassim,exige-sedosEstados-naçãoum

Page 13: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

VELHOGENERAL.COM.BR ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS 13

entendimentodequeapoiarasintervençõesdaONUquevisemacombateressasameaçasé,antesdetudo,umdeverhumanitárioeumaimposiçãoparaapazesegurançainternacionais.

Referênc ias 1HansJ.Morgenthau,Apolíticaentreasnações:alutapelopoderepelapaz,traduçãodeOswaldoBiato(Brasília:EditoraUniversidadedeBrasília,InstitutodePesquisadeRelaçõesInternacionais;SãoPaulo:ImprensaOficialdoEstadodeSãoPaulo,2003),p.897.

2MartinWight,Apolíticadopoder,traduçãodeCarlosSérgioDuarte(Brasília:EditoraUniversidadedeBrasília,InstitutodePesquisadeRelaçõesInternacionais;SãoPaulo:ImprensaOficialdoEstadodeSãoPaulo,2002),p.245.

3HansJ.Morgenthau,Apolíticaentreasnações.

4MartinWight,Apolíticadopoder,p.245.MartinWightusaotermohavenotsparasereferiraospaísescompoucaounenhumainfluêncianapolíticaglobal.ParaHansMorgenthau,apolíticadostatusquovisaàmanutençãodadistribuiçãodopoderqueexisteemummomentoparticularnahistória.Nessesentido,aspotênciasdostatusquodaépocaemquestãoseriamaquelasquepassaramaexercermaiorinfluênciapolíticanomundoapósaSegundaGuerraMundial,particularmente,EUA,Grã-BretanhaeRússia.

5Boutros-BoutrosGhalifoisecretário-geraldaONUentre1992e1997.JoãoLinsdeAlbuquerque,Conversações:50entrevistasessenciaisparaentenderomundo(SãoPaulo:Cultura,2008),p.105.

6CarlvonClausewitz,Daguerra,traduçãodooriginalparaoinglêsporMichaelHowardePeterParet,traduçãodoinglêsparaoportuguêsporLuizCarlosNascimentoeSilvadoValle,p.75.

7WilliamS.Lindetal.,“TheChangingFaceofWar:IntotheFourthGeneration”,MarineCorpsGazette(October1989):p.22-26,acessoem9jul.2019,http://lesc.net/system/files/4GW+Original+Article+1989.pdf.

8WilliamS.Lind,JohnF.SchmitteGaryI.Wilson,“FourthGenerationWarfare:AnotherLook”,MarineCorpsGazette(December1994):p.34-37,acessoem9jul.2019,http://indianstrategicknowledgeonline.com/web/4Th%20GENRATION%20WARFARE%20ANOTHER%20LOOK.pdf.

9WilliamS.Lind,“CompreendendoaGuerradeQuartaGeração”,MilitaryReview[ediçãobrasileira]85,no1(Janeiro-Fevereiro2005):p.12-17acessoem9jul.2019,http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/MR%20WSLind.pdf.

Page 14: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

14 ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR

10AlessandroVisacro,Guerrairregular:Terrorismo,guerrilhaemovimentosderesistênciaaolongodahistória(SãoPaulo:EditoraContexto,2009),p.40.

11FrankG.Hoffman,Conflictinthe21stCentury:TheRiseofHybridWars(Arlington,Virginia:PotomacInstituteforPolicyStudies,2007),p.28,acessoem9jul.2019,https://potomacinstitute.org/images/stories/publications/potomac_hybridwar_0108.pdf.

12Ibid.,p.14.

13U.N.Secretary-General,AnAgendaforPeace:PreventiveDiplomacy,PeacemakingandPeace-Keeping:Rep.oftheSecretary-General,U.N.Doc.A/47/277-S/24111(NewYork:UnitedNations,17June1992),par.14.

14Ibid.,par.15.

15U.N.Secretary-General,SupplementtoanAgendaforPeace:PositionPaperoftheSecretary-GeneralontheOccasionoftheFiftiethAnniversaryoftheUnitedNations,U.N.Doc.A/50/60-S/1995/1(NewYork:UnitedNations,3Jan.1995),par.23.

16Ibid.,par.35.

17PriscilaLianeFettFaganello,OperaçõesdeManutençãodaPazdaONU:DequeFormaosDireitosHumanosRevolucionaramaPrincipalFerramentaInternacionaldaPaz(Brasília:FUNAG,2013),p.75,acessoem9jul.2019,http://funag.gov.br/biblioteca/download/1078-operacoes-de-manutencao-de-paz.pdf.

18ReportofthePanelonUnitedNationsPeaceOperations,U.N.Doc.A/55/305-S/2000/809(21Aug.2000).

19Ibid.,par.55.

20EricJ.Hobsbawn,Globalização,democraciaeterrorismo,traduçãodeJoséViegas(SãoPaulo:CompanhiadasLetras,2007),p.92.

21U.N.Secretary-General’sHigh-levelPanelReportonThreats,ChallengesandChange,AMoreSecureWorld:OurSharedResponsibility,U.N.Doc.A/59/565(NewYork:UnitedNations,2Dec.2004),par.18.

22Ibid.,par.11.

23KofiA.Annan,Intervenções:umavidadeguerraepaz,traduçãodeDonaldsonM.GarschageneRenataGuerra(SãoPaulo:CompanhiadasLetras,2013),p.187.

Page 15: As Operações de Paz ante Ameaças Assimétricas Transnacionais · 2 AS OPERAÇÕES DE PAZ ANTE AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS TRANSNACIONAIS VELHOGENERAL.COM.BR surgimento de outras alianças

VELHOGENERAL.COM.BR ASOPERAÇÕESDEPAZANTEAMEAÇASASSIMÉTRICASTRANSNACIONAIS 15

24U.N.DepartmentofPeacekeepingOperationsandDepartmentofFieldSupport,ANewPartnershipAgenda:ChartingaNewHorizonforUNPeacekeeping(NewYork:UnitedNations,Jul.2009),p.vi,acessoem9jul.2019,https://peacekeeping.un.org/sites/default/files/newhorizon_0.pdf.

25Ibid.,p.24.

26ReportoftheHigh-levelIndependentPanelonPeaceOperationsonunitingourstrengthsforpeace:politics,partnershipandpeople,U.N.Doc.A/70/95-S/2015/446(NewYork:UnitedNations,17June2015),par.3.

27Ibid.,par.119-120.

28Ibid.,par.123.

29DavidJ.Whittaker,Terrorismo:umretrato,traduçãodeJoubertdeOliveiraBrízida(RiodeJaneiro:BibliotecadoExército,2005),p.353.

ArtigopublicadonaediçãobrasileiradaMilitaryReviewdoQuartoTrimestrede2019.

*VictorAlmeidaPereiraéMajordeArtilhariaformadopelaAcademiaMilitardasAgulhasNegras,éespecialistaemInteligênciaMilitarpelaEscoladeInteligênciaMilitardoExército(EsIMEx,2008)epelaEscueladeGuerradelEjercitodeTierra(Espanha,2013).Em2014,concluiuomestradoemCiênciasMilitarespelaEscoladeAperfeiçoamentodeOficiaisdoExércitoBrasileiro.Em2010,integrouaMissãodasNaçõesUnidasparaaEstabilizaçãodoHaiti(MINUSTAH)comoAdjuntoda9ªSeção(CIMIC)do1ºBatalhãodeInfantariadeForçadePaze,entrenovembrode2018emaiode2019,exerceuafunçãodeanalistaCCIRM(CollectionCoordinatorandIntelligenceRequirementManager)naSeçãodeInteligênciadaMultinationalSectorEastBrigadedaForçaInterinadasNaçõesUnidasnoLíbano(UnitedNationsInterimForceinLebanon–UNIFIL).