Top Banner
12

AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

Apr 17, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.
Page 2: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

MOVIMENTO PENTECOSTAL

WWW.CENTENARIOADBRASIL.ORG.BR

AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ

LIÇÕES BÍBLICAS

Page 3: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados pelos mesmos, mas os nomes revelavam o caráter dos filhos, a sua índole e/ou o que eles representavam e profeticamente o que eles fariam.

Esaú = cabeludo (Ele era bem peludo) Jacó = suplantador (A sua essência,

mostrado no nascimento, seria esta).

Page 4: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

OS NOMES DO ESPÍRITO SANTO

Assim como os nomes das pessoas representam o seu caráter, quando a Bíblia nos mostra alguns nomes de Deus ou do Espírito Santo, também estamos tratando de atribuições relacionados ao caráter de Deus.

Esta “nomenclatura” é observada em várias passagens bíblicas e nos mostra aquilo que Deus e o Espírito Santo são.

Page 5: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

NOMES RELACIONADOS À TRINDADE

Na Bíblia Sagrada há vários nomes que descreve a deidade do Espírito Santo:

a) Espírito de Deus (Gn 1.2)b) Espírito do Senhor (Is 11.2; 2 Co 3.17)c) Espírito de Cristo (Gl 4.6)d) Espírito do Seu Filho (Fp 1.19)e) Espírito da Verdade (Jo 14.17)f) Espírito de Sabedoria e Revelação (Ef 1.17)g) Espírito de Adoção e de Oração (Rm 8.15)

Page 6: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

NOMES DO ESPÍRITO QUE REFLETEM A SUA OBRA

1) CONSOLADOR: Advogado, Ajudador, Amparador (Grego: Paracleto). O sentido original desta palavra no Grego Clássico é alguém que pleiteia a causa de outrem. (Jo 14.16, 26; 15.26; 16.7; Rm 8.26).

Para (para o lado de)

Kaleo (chamar, convocar, dando o sentido de alguém que foi convocado para ajudar ao lado de outro)

Page 7: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

2) ENSINADOR: O Espírito Santo faz com que a verdade que antes era subjetiva para os homens, torne-se objetiva e clara. (Mt 10.20).

a) À partir do momento em que o homem aceita Jesus (somente à partir daí – Jo 14.17; Jo 1.12), o Espírito Santo começa a dar entendimento sobrenatural nas Escrituras Sagradas e a instruir o mesmo no caminho em que se deve andar.

b) Então os crentes tem dois pilares que trabalham para que o mesmo não erre (A Palavra de deus (Cl 3.16) e o Espírito Santo (1 Jo 1.20,27).

Page 8: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

3) PENHOR: Para mostrar aos discípulos que eles não ficariam sozinhos, o Senhor disse que enviaria outro consolador. (Ef 1.13,14)

A palavra penhor significa uma garantia oferecida por outro objeto que seria retirado.

a) latim pignus, -oris, penhor, hipoteca, garantia, caução)

b) Objeto de valor que se dá ou se toma para segurança de alguma dívida ou contrato.

c) Fig. Sinal certo, testemunho, prova.Garantia, segurança.

A palavra penhor significava que o Espírito Santo que seria dado mostraria que realmente Jesus viria nos buscar outra vez e desta forma os crentes obtém a certeza que eles são herdeiros de uma herança celestial e eterna.

Este Espírito dado era uma garantia inicial de tudo aquilo que teríamos no céu (2 Co 1.22, 5.5).

Page 9: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

A linguagem simbólica é muito utilizada na Bíblia. Esta tornava mais simples a interpretação da mesma.

Precisamos nos acautelar através da Hermenêutica Bíblica e da Exegese .

Hermenêutica: O termo "hermenêutica" deriva do grego hermeneuein, "interpretar". A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Escrituras. Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus.

Exegese: Comentário para esclarecimento ou intepretação minuciosa de um texto ou de uma palavra. Aplica-se especialmente em relação a Gramática, à Bíblia, às leis!

Page 10: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

FOGO (Lc 3.16): O fogo representa a presença de Deus (Ex 3.2; Dt 4.11), a purificação (Sl 50.3) e o juízo (1 Rs 18.38; Is 6.1-7) e no A.T. isto é muito evidenciado.

O fogo é um elemento purificador, o ouro e outros metais são purificados pelo fogo pois ele tira as imperfeições do ouro.

Da mesma forma, o Espírito Santo como fogo nos purifica de todas as nossas imperfeições, ou seja, nos santifica (2 Ts 2.13).

A ação sobrenatural do Espírito Santo através da Palavra de Deus nos purifica (Jo 15.3)

Page 11: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

ÁGUA, RIO E CHUVA: Água simboliza vida e é vital para a natureza. Assim, sem o Espírito Santo, nossa vida espiritual não tem força. (Jo 4.13-15, 7.37,38).

O Vale Fértil (Gósen)

Tt 3.5 Is 44.3

Page 12: AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

SELO: O selo nos tempos bíblicos era usado para designar a posse de uma pessoa sobre algum objeto ou coisa por ela selada, ou seja, o selo indica propriedade e marca da autenticação. (2 Co 1.21,22; Ef 1.13)

Quando aceitamos o Senhor Jesus, recebemos o selo do Espírito, ou seja, este começa a habitar em nós e assim somos propriedade Dele.

O selo impresso sobre um documento dava ao mesmo legalidade.

Paulo disse que a igreja de Corinto era o selo do seu apostolado. Neste caso, a igreja era a confirmação de seu ministério, ou seja, o testemunho de que ele era um apóstolo de Jesus.